Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e...

16

Transcript of Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e...

Page 1: Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e deficientes em Portugal totaliza mais de 2,2 milhões de indivíduos.
Page 2: Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e deficientes em Portugal totaliza mais de 2,2 milhões de indivíduos.

Pressupostos

Alargamento dos públicos-alvo

Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e deficientes em Portugal totaliza mais de 2,2 milhões de indivíduos (21,6 % da população)

Em 2006 cerca de 1 em cada 11 portugueses era portador de uma deficiência que substancialmente limita a sua qualidade de vida (SNRIPD)

Page 3: Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e deficientes em Portugal totaliza mais de 2,2 milhões de indivíduos.

Pressupostos

Na gestão das colecções e serviços

A acessibilidade electrónica deve ser considerada um requisito para toda a actualização que se faça nos sistemas de informação utilizados pelas bibliotecas, assim como nas ocasiões em que se amplia o acervo, com títulos multimédia, e se adquirem novos produtos e equipamentos

Page 4: Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e deficientes em Portugal totaliza mais de 2,2 milhões de indivíduos.

Degraus de acessibilidade(J. Romañach)

1. A utilização física do equipamento informático

2. O ambiente de interacção com o espaço digital

3. O aproveitamento dos conteúdos

Page 5: Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e deficientes em Portugal totaliza mais de 2,2 milhões de indivíduos.

Degrau 2

Transformação harmoniosa do ambiente de interacção

Equivalentes textuais da informação sonora (legendagem) e visual (audiodescrição)

Estruturação de conteúdos coerente, prescindindo da utilização de tabelas e frames desnecessários

Acolhimento: a simbologia da acessibilidade na Web certifica a qualidade e traduz boas-vindas

Tutoriais que guiem e assistam a pesquisa

Page 6: Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e deficientes em Portugal totaliza mais de 2,2 milhões de indivíduos.

Degrau 3

Leitura audiodigital

O advento de sistemas de informação audiodigitais normalizados Daisy abre novas possibilidades de relação com a leitura

Facilidades de manuseamento (hipertexto, opções de indexação na fonte e verbalização de comandos) e de portabilidade (leitores CD e Mp3)

A combinação de texto, imagem e áudio releva para a eficiência das aprendizagens

Page 7: Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e deficientes em Portugal totaliza mais de 2,2 milhões de indivíduos.

O projecto

Apoios

A Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, de Vila Nova de Paiva, recebe financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian e do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento / UMIC para implementar um sistema integrado de serviços, em regime de partenariado público-privado, que associa quatro eixos de intervenção

Page 8: Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e deficientes em Portugal totaliza mais de 2,2 milhões de indivíduos.

Degrau 1

Equipamento tiflotécnico

1. A adaptação inclusiva de postos informatizados na Biblioteca Pública, Biblioteca Itinerante e Bibliotecas Escolares (com software de comunicação aumentativa e sintetização de voz)

Page 9: Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e deficientes em Portugal totaliza mais de 2,2 milhões de indivíduos.

Degrau 2

Conteúdos acessíveis

2. A produção e incorporação de um acervo de Livros Digitais Falados com especificações Daisy

O desenvolvimento de serviços culturais em linha que integrem interfaces e conteúdos acessíveis para todos, incluindo o catálogo de LDF Daisy

Page 10: Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e deficientes em Portugal totaliza mais de 2,2 milhões de indivíduos.

Degrau 3

Formação de utilizadores

3. Um programa especial de formação e certificação em competências básicas da Informação, assistido por tecnologias de apoio, para Cidadãos com Necessidades Especiais, idosos e minorias (50-65h)

Page 11: Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e deficientes em Portugal totaliza mais de 2,2 milhões de indivíduos.

Mais

Acompanhamento individualizado

4. A cooperante programa de intervenção social IDEIA.PT (Progride) incumbe o diagnóstico individual, a organização dos grupos-turma e o encaminhamento de CNE para subvenção de ajudas técnicas, factor de sustentabilidade pós-projecto

Page 12: Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e deficientes em Portugal totaliza mais de 2,2 milhões de indivíduos.

Resultados

Forças

1. Desenvolvimento de um serviço de características regionais, aberto à cooperação

2. Experiência adquirida nos domínios técnico, interpessoal e interinstitucional, com efeito multiplicador em domínios transversais

3. Divulgação de Boas Práticas na acessibilidade electrónica e para bibliotecas digitais

Page 13: Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e deficientes em Portugal totaliza mais de 2,2 milhões de indivíduos.

Resultados

Fraquezas

1. Morosidade da sincronização audiotextual / custos da afectação de pessoal significativos

2. Lenta conversão dos arquivos magnéticos (cassetes sonoras) e dos principais centros produtores para as tecnologias digitais

3. Acrescido défice de penetração de novas tecnologias entre CNE

Page 14: Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e deficientes em Portugal totaliza mais de 2,2 milhões de indivíduos.

Resultados

Ameaças

1. Vocação supramunicipal dos projectos de leitura especial produz efémero impacto público local

2. Inconsistência de patrocínio político e parcerias

3. Dependência excessiva de comparticipação financeira externa

4. Restrições das bibliotecas digitais face a direitos autorais e conexos?

Page 15: Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e deficientes em Portugal totaliza mais de 2,2 milhões de indivíduos.

Resultados

Oportunidades

1. Novidade dos dispostivos audiotextuais nos serviços de informação e documentação, no ensino e no teletrabalho, em Portugal

2. Difusão comercial dos LDF

3. Desenvolvimento de tecnologias de streaming audiodigital e reconhecimento de voz

4. Propriedades de desenho para todos

Page 16: Pressupostos Alargamento dos públicos-alvo Segundo os Censos de 2001, o número de idosos e deficientes em Portugal totaliza mais de 2,2 milhões de indivíduos.

Obrigado a todosSérgio Tavares [email protected] + 351 232 518 924Conferência Inclusão Digital Instituto Politécnico de Leiria 02 Abr. 2007