Previdencia Privada Itau

8
Comparativo de planos de Previdência Privada Uma Escolha muda todo o seu futuro O que você espera de uma vida inteira de trabalho? Mais trabalho com certeza não deve ser. Mas levar uma vida tranqüila com qualidade de vida na aposentadoria requer um pouco de planejamento. Você tem que considerar suas expectativas no futuro, afinal, você não tem que deixar para trás tudo o que gosta de fazer hoje com a sua família só porque se aposentou, tem? Então a melhor maneira de garantir uma aposentadoria tranqüila, mantendo o seu padrão de vida no futuro, é pensar no presente, investindo ao longo da vida os seus recursos. E para investir com eficiência os seus recursos o melhor caminho é fazer um plano de previdência, um investimento que oferece ao longo do tempo maior rentabilidade e vantagens fiscais no Imposto de Renda durante suas contribuições, no período de acumulação e no momento do recebimento de renda na aposentadoria . E quanto antes começar, mais tempo o seu dinheiro tem para render. Sistema de aposentadoria da Previdência Social e Previdência Complementar no Brasil. A partir deste ponto vamos explicar como funciona o sistema de previdência, pública e privada no país, e ajudar nessa decisão que muda todo o seu futuro. Previdência Social O objetivo da Previdência Social é garantir que o trabalhador e sua família tenham uma renda, mensal e vitalícia, no momento da aposentadoria ou em caso de doença, invalidez, maternidade, acidente ou morte. Entretanto a cada dia que passa está mais difícil para o brasileiro aposentar-se através da Previdência Social. Esta situação, entre outros fatores, é reflexo do envelhecimento da população economicamente ativa, base de sustentação da Previdência Social, do aumento da expectativa de vida no Brasil e do crescimento da economia informal, indicando que as reformas do sistema são necessárias, onde as regras serão cada vez mais rigorosas e os benefícios pagos no futuro podem ser cada vez menores. Diante deste quadro, ter a garantia de uma complementação de renda no futuro passou a ser uma das três maiores preocupações dos brasileiros, junto com educação e saúde (Fonte ANAPP). Previdência Complementar / Privada Desenvolvida exatamente como uma solução para esta preocupação e para assegurar a manutenção da sua qualidade de vida no futuro, complementando os rendimentos proporcionados pela Previdência Social, através de investimentos feitos a longo

Transcript of Previdencia Privada Itau

Page 1: Previdencia Privada Itau

Comparativo de planos de Previdência Privada

Uma Escolha muda todo o seu futuro

O que você espera de uma vida inteira de trabalho? Mais trabalho com certeza não deve ser.

Mas levar uma vida tranqüila com qualidade de vida na aposentadoria requer um pouco de planejamento. Você tem que considerar suas expectativas no futuro, afinal, você não tem que deixar para trás tudo o que gosta de fazer hoje com a sua família só porque se aposentou, tem?

Então a melhor maneira de garantir uma aposentadoria tranqüila, mantendo o seu padrão de vida no futuro, é pensar no presente, investindo ao longo da vida os seus recursos.

E para investir com eficiência os seus recursos o melhor caminho é fazer um plano de previdência, um investimento que oferece ao longo do tempo maior rentabilidade e vantagens fiscais no Imposto de Renda durante suas contribuições, no período de acumulação e no momento do recebimento de renda na aposentadoria . E quanto antes começar, mais tempo o seu dinheiro tem para render.

Sistema de aposentadoria da Previdência Social e Previdência Complementar no Brasil.

A partir deste ponto vamos explicar como funciona o sistema de previdência, pública e privada no país, e ajudar nessa decisão que muda todo o seu futuro.

Previdência Social

O objetivo da Previdência Social é garantir que o trabalhador e sua família tenham uma renda, mensal e vitalícia, no momento da aposentadoria ou em caso de doença, invalidez, maternidade, acidente ou morte.

Entretanto a cada dia que passa está mais difícil para o brasileiro aposentar-se através da Previdência Social.

Esta situação, entre outros fatores, é reflexo do envelhecimento da população economicamente ativa, base de sustentação da Previdência Social, do aumento da expectativa de vida no Brasil e do crescimento da economia informal, indicando que as reformas do sistema são necessárias, onde as regras serão cada vez mais rigorosas e os benefícios pagos no futuro podem ser cada vez menores.

Diante deste quadro, ter a garantia de uma complementação de renda no futuro passou a ser uma das três maiores preocupações dos brasileiros, junto com educação e saúde (Fonte ANAPP).

Previdência Complementar / Privada

Desenvolvida exatamente como uma solução para esta preocupação e para assegurar a manutenção da sua qualidade de vida no futuro, complementando os rendimentos proporcionados pela Previdência Social, através de investimentos feitos a longo prazo a Previdência Complementar / Privada, pode ser uma de suas principais fontes de renda no futuro.

Existem dois sistemas de previdência complementar / privada: a fechada e a aberta.

A previdência complementar / privada fechada é aquela oferecida como forma de benefício por empresas ou associações a seus funcionários ou associados. Entre as principais características deste sistema está o princípio do mutualismo, onde conforme a lei, prejuízos ou superávits são distribuídos entre os participantes do plano. Outra característica é a portabilidade, ou seja, a possibilidade da transferência dos recursos do plano para um novo empregador ou plano de previdência complementar / privada aberta.

A previdência complementar / privada aberta é disponível a todos. Neste sistema é possível escolher o tipo de plano que melhor se adapta às suas necessidades e contribuir da maneira que for mais adequado, respeitando o valor mínimo de contribuição. Destacam-se entre os avanços conquistados nos últimos anos:

A transparência e a governança corporativa na gestão dos recursos investidosA portabilidade, garantindo transferência dos recursos para um novo plano de previdência abertoPadronização de regulamentosTipificação de produtos (para o público jovem, para aqueles que declaram Imposto de Renda e para quem é

isento ou apresenta declaração simplificada de IR)

Page 2: Previdencia Privada Itau

Aplicação dos recursos investidos em fundos de investimento (FICFI ou FIE) geridos por instituições autorizadas pelo Banco Central.

Os dois sistemas de previdência fechada e aberta se complementam. Mesmo se você já contribui para a previdência complementar / privada fechada da empresa que você trabalha é recomendável a garantia adicional dos planos de previdência aberta.

Mais vantagens para você

Ao investir em um Plano de Previdência Itaú você planeja o seu futuro e ainda paga menos Imposto de Renda. Veja:

   Vantagens fiscais

 Durante suas contribuições

 Durante o período de investimento

  No resgate e no recebimento de renda

 Flexprev

Itaú PGBL e

Itaú FAPI

 

Você pode deduzir as suas contribuições da base de cálculo do IR até o limite de 12% de

sua renda bruta tributável anual, ou seja, tudo que você

ganhou no ano como seu salário, aluguéis,

pensões, entre outros.

 Não há tributação

durante todo o período de

investimento diferente de outros tipos de aplicação.

Assim, suas aplicações rendem muito mais ao longo

do tempo.

 Ocorre incidência de IR

sobre o valor total recebido.

 Você escolhe a opção

de tributação mais adequada às suas

necessidades: Tributação

Progressiva Compensável ou

Tributação Regressiva

Definitiva. Clique aqui para saber mais.

 Flexprev

Itaú VGBL

  -    

Ocorre incidência de IR, proporcionalmente, apenas sobre o valor

referente aos rendimentos dos

valores recebidos.

 

Transfira seu plano de previdência para a Itaú Vida e Previdência

Você, que já conhece todos os benefícios de ser um cliente Itaú, e possui recursos em previdência privada aplicados em outras seguradoras ou entidades abertas de previdência complementar, pode contar com a nossa assessoria transferindo seu plano para a Itaú Vida e Previdência.

Oferecemos um amplo portfólio de produtos, através das famílias Flexprev Itaú PGBL e VGBL, que possuem ótima rentabilidade, taxas altamente competitivas, benefícios fiscais e, ainda, contam com a solidez e conveniência do Itaú, o que possibilita planejar o futuro com segurança, escolhendo a modalidade mais adequada às suas necessidades. A transferência do seu plano de previdência privada para a Itaú Vida e Previdência S.A. é muito simples e não há incidência de despesas administrativas nem IR sobre os recursos(*).

Além disto, o Itaú oferece aos clientes benefícios exclusivos como: participar de Consultorias de Previdência ; toda conveniência para acompanhar a evolução e administração do seu plano através do Itaú Bankfone , Caixas Eletrônicos Itaú ou através do Itaú Bankline.

Entre em contato com o seu gerente Itaú. Ele está à sua inteira disposição para prestar todos os esclarecimentos sobre os nossos produtos e orientação sobre o processo de transferência.

Dependendo do seu tipo de plano, poderá incidir taxa de saída sobre o valor transferido.

Page 3: Previdencia Privada Itau

Descubra seu Perfil

Investir em um Plano de Previdência Itaú ou Itaú FAPI é a melhor maneira de acumular os seus recursos, garantir mais qualidade de vida no futuro e ainda, conquistar vantagens no Imposto de Renda (IR). Veja:

Tributação Progressiva Compensável. Clique aqui

No momento do resgate, a incidência de IR na fonte ocorre, de forma antecipada, na alíquota única de 15%. E no recebimento de renda, conforme a Tabela Progressiva do IR. Os valores recebidos e o IR recolhido antecipadamente devem ser lançados na Declaração de Ajuste Anual de IR e podem ainda ser compensados ou restituídos de acordo com suas despesas médicas, escolares ou com os seus dependentes econômicos.

Tributação Regressiva Definitiva. Clique aqui

Ao longo do tempo, as alíquotas do IR na fonte diminuem. Assim quanto mais tempo o seu dinheiro ficar investido, menos imposto você vai pagar. No momento do resgate ou recebimento de renda, a incidência de IR ocorre de forma definitiva e exclusiva na fonte, começando em 35%, com redução de 5% a cada 2 anos, até atingir 10% para prazos acima de 10 anos.

É importante que você saiba que:Em caso de resgates, durante o período de acumulação, a contagem do prazo leva em consideração o tempo da aplicação, ou seja, o valor é retirado das contribuições mais antigas feitas ao plano onde incide a menor alíquota de IR.No caso de recebimento de renda a alíquota será de acordo com a Tabela Decrescente do IR e determinada com base: - no prazo de acumulação (investimento), calculado pela média de permanência dos recursos e ponderado pelo valor de cada contribuição; - e no tempo de recebimento da renda.Desta forma, ao longo do período do recebimento de renda as alíquotas diminuem de acordo com a tabela acima.

Para saber qual tributação pode ser a mais adequada para você que pretende contratar um Plano de Previdência Itaú ou Itaú FAPI,  clique aqui

Descubra seu Perfil

Se você pretende contratar um Plano de Previdência Itaú ou Itaú FAPIresponda as questões para saber qual tributação pode ser a mais adequada ao seu perfil.

Pergunta 1 Você faz declaração de imposto de renda usando o modelo completo?

Sim

Não

O Flexprev Itaú VGBL é ideal para você

Pergunta 2Você pretende resgatar seus recursos no longo prazo (acima de 8 anos)?

Sim

Não

ConclusãoA Tributação Regressiva Definitiva pode ser a mais adequada para você. Saiba Mais.

Page 4: Previdencia Privada Itau

Dedução do IR

Dedução do Flexprev Itaú PGBL no IR.

Até agora você só tinha uma boa notícia sobre a sua declaração do Imposto de Renda: a sua restituição. Agora, aplicando no Flexprev Itaú PGBL você tem uma melhor. Todas as suas contribuições ao plano (inclusive Flexprev Itaú Proteção Familiar, exceto pecúlio) podem ser deduzidas da base de cálculo do IR, até o limite de 12% de sua renda bruta tributável anual, conforme legislação em vigor.

Veja a seguir como funciona a dedução de IR.

Uma jornalista recebe mensalmente uma renda bruta de R$ 4.000,00. Ao aplicar 12% da sua renda em um Flexprev Itaú PGBL, ela aproveita o máximo de dedução do IR. Veja abaixo o cálculo para saber quanto ela deixará de pagar de IR no presente.

SEM

FLEXPREV ITAÚ PGBL

R$ SALÁRIO   4.000,00  (1)

PREVIDÊNCIA SOCIAL (INSS)   308,17  (2)

 BASE DE CÁLCULO PARA IR   3.691,83 = (1)-(2)     IMPOSTO DE RENDA   490,06  (3)

COM

FLEXPREV ITAÚ PGBL

R$ SALÁRIO   4.000,00  (1)

PREVIDÊNCIA SOCIAL (INSS)   308,17  (2)

FLEXPREV ITAÚ PGBL   480,00  (5)

 BASE DE CÁLCULO PARA IR   3.211,83 

Page 5: Previdencia Privada Itau

   OUTRO INVESTIMENTO   480,00  (4)

    SALDO LÍQUIDO   2.721,77 = (1)-(2)-(3)-(4)  

= (1)-(2)-(5)     IMPOSTO DE RENDA   358,06  (6)

   ECONOMIA A SER REINVESTIDA

  132,00  (7)

= (3)-(6)     SALDO LÍQUIDO   2.721,77 = (1)-(2)-(5)-(6)-(7)  

Aplicando R$ 480,00 no Flexprev Itaú PGBL, conforme exemplo acima, você pode economizar por mês R$ 132,00.

Ao final de um ano, além de ter investido no seu futuro, ela terá feito uma economia de quase R$ 1.580,00 de IR. Aplicando em previdência, você tem cada vez mais benefícios!

A tabela abaixo é usada para calcular o IR a pagar. Conforme o valor da base de cálculo, a alíquota e a parcela a deduzir variam. Estas tabelas estão vigentes desde 01/01/2007. Veja:

Tabela Progressiva do Imposto de Renda:

  Imposto Mensal

Base de Cálculo (R$)   Alíquota %   Parcela a Deduzir do imposto  

Até 1.313,69 - -  

De 1.313,70 até 2.625,12 15 197,05  

Acima de 2.625,12 27,5 525,19  

  Imposto Anual

Base de Cálculo (R$)   Alíquota %   Parcela a Deduzir do imposto  

Até 15.764,28 - -  

De 15.764,40 até 31.501,44 15 2.364,60  

Acima de 31.501,44 27,5 6.302,28  

Page 6: Previdencia Privada Itau

Para maiores de 65 anos, a tabela progressiva dobra a capacidade de resgate ou de recebimento de renda. Veja a seguir:

  Imposto Mensal Base de Cálculo (R$)   Alíquota %   Parcela a Deduzir do imposto  

Até 2.627,38 - -  

Acima de 2.627,39 até 3.938,81 15 394,11  

Acima de 3.938,81 27,5 886,46  

  Imposto AnualBase de Cálculo (R$)   Alíquota %   Parcela a Deduzir do imposto  

Até 31.528,56 - -  

De 31.528,57 até 46.065.72 15 4.729,32  

Acima de 46.065,72 27,5 8.268,72  

Observações:

Na Tributação Progressiva Compensável, no resgate ocorre incidência de IR na fonte, alíquota única de 15%, de forma antecipada. E no recebimento de renda a incidência de IR na fonte ocorre conforme a Tabela Progressiva do IR vigente à época.

Na Tributação Regressiva Definitiva a incidência ocorre no resgate ou no recebimento de renda, começando com alíquota de 35% com redução de 5% a cada 2 anos até atingir 10% para prazos acima de 10 anos, ou seja, ao longo do tempo você ganha muito mais. Assim, quanto mais tempo seu dinheiro ficar investido, menos imposto você vai pagar. Veja a tabela:

Prazo de investimento/ recebimento de renda (anos)

Até 2 anos

2 a 4 anos

4 a 6 anos

6 a 8 anos

8 a 10 anos

Acima de 10 anos

Alíquota de IR na fonte 35% 30% 25% 20% 15% 10%

Neste caso não há a possibilidade de compensar os valores na Declaração de Ajuste Anual de IR, pois a tributação passa a ser definitiva.

No caso da família de produtos Flexprev Itaú VGBL, não é dedutível da base de cálculo do Imposto de Renda.