Processamento de grãos em propriedades rurais diagnóstico e otimização do sistema

2
DIAGNÓSTICO E OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA Participantes: JOAO AUGUSTO LEINDECKER, TIAGO FRANCETTO, RAVEL FERON DAGIOS Orientador(a): DEBORA CHAPON GALLI Estima-se que aproximadamente 10% da produção mundial de grãos é perdida anualmente. No Brasil, devida rusticidade das instalações armazenadoras, esses prejuízos estão ao redor de 20%. Essas perdas são expressivas, considerando que ocorrem depois da incidência dos maiores índices do custo de produção nos grãos. Além das perdas quantitativas, poderão ocorrer problemas relacionados com a qualidade e a inocuidade dos grãos: presença de insetos e/ou fragmentos, resíduos de agrotóxicos, desenvolvimento de fungos e a conseqüente produção de micotoxinas. As perdas na armazenagem decorrem, em geral, da insuficiência estrutural ou inadequação da rede de armazenagem, bem como do baixo nível de qualificação da mão-de-obra que opera os secadores, as câmaras de expurgo, os aeradores e outros equipamentos de recepção, movimentação e conservação dos produtos nas unidades armazenadoras. Os grãos devem ser armazenados em ambientes apropriados para manutenção de sua qualidade. A qualidade dos grãos depende da espécie e da variedade, condições ambientais na lavoura, época e método de colheita, processo de secagem e práticas de armazenamento. São de interesse da engenharia as características intrínsecas dos grãos, as condições da colheita, limpeza, processo de secagem e prática de armazenamento. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o processo de armazenagem de grãos de arroz em uma propriedade rural localizada na comunidade de Vila Arlindo no município de Venâncio Aires. Especificamente visou-se verificar a forma de armazenagem do produto e as condições dos equipamentos, sugerindo melhorias para os problemas de ordem de armazenagem. Realizou-se uma visita técnica para o reconhecimento da propriedade, conjuntamente com registros fotográficos e aplicação de questionário ao proprietário visando o recolhimento de dados. A armazenagem de grãos é um processo complexo que envolve diversas variáveis que devem ser controladas para que a esta ocorra com sucesso e acabe por proporcional maior lucratividade aos seus usuários. O conhecimento técnico deve ser empregado para maximizar os benefícios possíveis nas diversas operações de armazenamento, não confiando apenas em situações empíricas.

description

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o processo de armazenagem de grãos de arroz em uma propriedade rural localizada na comunidade de Vila Arlindo no município de Venâncio Aires (RS).

Transcript of Processamento de grãos em propriedades rurais diagnóstico e otimização do sistema

Page 1: Processamento de grãos em propriedades rurais diagnóstico e otimização do sistema

7/14/2019 Processamento de grãos em propriedades rurais diagnóstico e otimização do sistema

http://slidepdf.com/reader/full/processamento-de-graos-em-propriedades-rurais-diagnostico-e-otimizacao 1/2

DIAGNÓSTICO E OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA

Participantes: JOAO AUGUSTO LEINDECKER, TIAGO FRANCETTO, RAVEL FERONDAGIOSOrientador(a): DEBORA CHAPON GALLI

Estima-se que aproximadamente 10% da produção mundial de grãos é perdidaanualmente. No Brasil, devida rusticidade das instalações armazenadoras, essesprejuízos estão ao redor de 20%. Essas perdas são expressivas, considerando queocorrem depois da incidência dos maiores índices do custo de produção nos grãos.Além das perdas quantitativas, poderão ocorrer problemas relacionados com aqualidade e a inocuidade dos grãos: presença de insetos e/ou fragmentos, resíduos deagrotóxicos, desenvolvimento de fungos e a conseqüente produção de micotoxinas.As perdas na armazenagem decorrem, em geral, da insuficiência estrutural ouinadequação da rede de armazenagem, bem como do baixo nível de qualificação da

mão-de-obra que opera os secadores, as câmaras de expurgo, os aeradores e outrosequipamentos de recepção, movimentação e conservação dos produtos nas unidadesarmazenadoras. Os grãos devem ser armazenados em ambientes apropriados paramanutenção de sua qualidade. A qualidade dos grãos depende da espécie e davariedade, condições ambientais na lavoura, época e método de colheita, processo desecagem e práticas de armazenamento. São de interesse da engenharia ascaracterísticas intrínsecas dos grãos, as condições da colheita, limpeza, processo desecagem e prática de armazenamento. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o processo de armazenagem de grãos de arroz em uma propriedade rural localizadana comunidade de Vila Arlindo no município de Venâncio Aires. Especificamentevisou-se verificar a forma de armazenagem do produto e as condições dos

equipamentos, sugerindo melhorias para os problemas de ordem de armazenagem.Realizou-se uma visita técnica para o reconhecimento da propriedade, conjuntamentecom registros fotográficos e aplicação de questionário ao proprietário visando orecolhimento de dados. A armazenagem de grãos é um processo complexo queenvolve diversas variáveis que devem ser controladas para que a esta ocorra comsucesso e acabe por proporcional maior lucratividade aos seus usuários. Oconhecimento técnico deve ser empregado para maximizar os benefícios possíveisnas diversas operações de armazenamento, não confiando apenas em situaçõesempíricas.

Page 2: Processamento de grãos em propriedades rurais diagnóstico e otimização do sistema

7/14/2019 Processamento de grãos em propriedades rurais diagnóstico e otimização do sistema

http://slidepdf.com/reader/full/processamento-de-graos-em-propriedades-rurais-diagnostico-e-otimizacao 2/2

Curso: ENGENHARIA AGRÍCOLAInstituição: UNISC - SANTA CRUZ DO SUL/RSCategoria do Trabalho: TRABALHOS DE GRADUAÇÃO