Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC 1 JURAMENTO HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª RITA DE...

33
Profª Rita de Cássia Pa ula Souza UDESC 1 JURAMENTO HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA

Transcript of Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC 1 JURAMENTO HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª RITA DE...

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

1

JURAMENTO

HISTÓRIA DA FISIOTERAPIAPROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

2

DEFINIÇÃO

Ato de jurar. Fórmula usada para o

juramento. Fazer ou prestar juramento,

fazer afirmação ou promessa solene em que se invoca por testemunho coisa ou entidade tida como sagrada.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

3

JURAMENTO DE HIPÓCRATES [1a] Juro por Apolo médico, Asclépio, Hígia,

Panacéia e todos os deuses e deusas, e os tomo por testemunhas que, conforme minha capacidade e discernimento, cumprirei este juramento e compromisso escrito:

Apolo: Deus da medicina Asclépio: filho de Apolo, Deus da Saúde Hígia: filha de Asclépio, Deusa da Saúde, Limpeza e Sanitariedade Panacéia: irmã de Hígia, Deusa da Cura (remédio para todos os

males)

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

4

JURAMENTO DE HIPÓCRATES [1b] considerar igual a meus pais aquele que me

ensinou esta arte, compartilhar com ele meus recursos e se necessário prover o que lhe faltar; considerar seus filhos meus irmãos, e aos do sexo masculino ensinar esta arte sem remuneração ou compromisso escrito, se desejarem aprendê-la; compartilhar os preceitos, ensinamentos orais e todas as demais instruções com os meus filhos, os filhos daquele que me ensinou, os discípulos que assumiram compromisso por escrito e prestaram juramento conforme a lei médica, e com ninguém mais;

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

5

JURAMENTO DE HIPÓCRATES [2] utilizarei a dieta em benefício dos que sofrem,

conforme minha capacidade e discernimento, e além disso repelirei o mal e a injustiça; Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém.

[3] não darei, a quem pedir, nenhuma droga mortal, nem recomendarei essa decisão; do mesmo modo, não darei a mulher alguma pessário para abortar; A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

6

JURAMENTO DE HIPÓCRATES [4] com pureza e santidade conservarei minha

vida e minha arte;

[5] não operarei ninguém que tenha a doença da pedra, mas cederei o lugar aos homens que fazem isso. Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

7

JURAMENTO DE HIPÓCRATES [6] Em quantas casas eu entrar, entrarei para

benefício dos que sofrem, evitando toda injustiça voluntária e outra forma de corrupção, e também atos libidinosos no corpo de mulheres e homens, livres ou escravos.

[7] O que vir e ouvir, durante o tratamento, sobre a vida dos homens, sem relação com o tratamento, e que não for necessário divulgar, calarei, considerando tais coisas segredo.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

8

JURAMENTO DE HIPÓCRATES [8] Se cumprir e não violar este juramento, que

eu possa desfrutar minha vida e minha arte afamado junto a todos os homens, para sempre; mas se eu o transgredir e não cumprir, que o contrário aconteça.

[Hp. Jusj.]

Fonte: Wilson A. Ribeiro Jr., 'Juramento', in Henrique F. Cairus & _________, Textos Hipocráticos: o doente, o médico e a doença. Rio de Janeiro: Fiocruz, p.151-67, 2005.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

9

GESTUAL

O Juramento dos Horácios (1784) é uma obra do pintor francês Jacques-Louis David.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

10

GESTUAL

Mostra 3 irmãos fazendo a SAUDAÇÃO ROMANA, no qual juram que lutarão pela República Romana, embora sua decisão traga sofrimento a suas famílias.

A pintura simboliza o princípio segundo o qual o dever público, o sacrifício pessoal e o patriotismo são valores superiores à própria segurança.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

11

SAUDAÇÃO ROMANA Supõe-se que a saudação tenha surgido na

República Romana.

Não se sabe se saudações como uma cortesia militar existiam na cultura romana. Entretanto, existem imagens que mostram gestos similares existentes na era imperial.

Em algumas imagens, tropas são descritas também com os braços levantados, sugerindo possivelmente a aclamação do líder.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

12

SAUDAÇÃO ROMANA

O Juramento da corte de tênis (1792) – Jacques-Louis David.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

13

GESTUAL

O Juramento da Princesa Isabel Juramento de Fidelidade

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

14

SAUDAÇÃO ROMANA

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

15

SAUDAÇÃO ROMANA

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

16

JURAMENTOS FISIOTERAPIA Prometo, perante Deus e minha pátria que, no

exercício da profissão de fisioterapeuta, cujo título recebo de .......................... (Instituição Formadora), empregarei meus talentos com inteligência, honestidade e dedicação, sem jamais faltar com a ética cristã.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

17

JURAMENTOS FISIOTERAPIA Juro, no exercício de minha profissão, com

ajuda de Deus, cumprir todos os deveres a ela inerente, com caridade, justiça e elevado zelo. Juro que, ao exercer a Fisioterapia, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade e da ciência. Nunca me servirei da profissão para corromper aos costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens para sempre. Se o infringir ou dele me afastar, suceda-me o contrário.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

18

JURAMENTOS FISIOTERAPIA Prometo dedicar-me à profissão de

Fisioterapeuta utilizando todo conhecimento científico e recursos técnicos por mim adquiridos durante o medir de esforços, assegurando aos pacientes sob meus cuidados o bem-estar físico, psíquico e social.

Juro honrar o nome da Fisioterapia com amor, respeito e dignidade, empregando todos os meios para fazê-la conhecida e valorizada.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

19

JURAMENTOS FISIOTERAPIA Livre e solenemente, em presença de Deus e desta

Assembléia, juro: dedicar a minha vida profissional a serviço da humanidade; respeitar a dignidade e os direitos da pessoa humana; exercer a Fisioterapia com consciência e fidelidade; guardar sem desfalecimentos os segredos que me forem confiados; respeitar a vida desde a concepção até depois da morte; não praticar voluntariamente atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; e manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

20

JURAMENTOS FISIOTERAPIA Juro, livre e solenemente, no exercício de

minha profissão de Fisioterapeuta, respeitar os direitos e a dignidade das pessoas, exercendo a fisioterapia com consciência e ética, respeitar a vida em todas as situações, preservar os preceitos da moral e dos bons costumes pelos ideais do profissional da saúde.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

21

JURAMENTOS FISIOTERAPIA Juro exercer minha profissão com ética,

responsabilidade e consciência, respeitando a vida e os direitos individuais e coletivos em todas as situações, jamais atuando de forma a colocar em risco a integridade física ou psíquica do ser humano.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

22

OUTROS JURAMENTOS DIREITO: Juro exercer a advocacia com

dignidade e independência, observando os postulados da ética profissional, defender a Constituição, a Ordem Jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça Social, a boa aplicação das Leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas, contribuindo para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

23

OUTROS JURAMENTOS HISTÓRIA BACHARELADO: Juro atuar com ética e

independência, nas áreas de educação e pesquisa, em defesa da construção e da preservação da memória dos povos, respeitando a multiplicidade de idéias e a diferença cultural; denunciar a intolerância e lutar pelo direito à liberdade e pela abolição de toda e qualquer espécie de preconceito. Juro não colocar meus conhecimentos a serviço da violência e da destruição, do crescimento da miséria ou da ignorância, da escravização ou desigualdade.

(texto baseado em propostas de universidades brasileiras e em texto do filósofo francês Michel Serres)

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

24

OUTROS JURAMENTOS FONOAUDIOLOGIA: Neste momento, ao assumir a

profissão de fonoaudiólogo, obrigo-me solenemente, a dedicar meu trabalho à humanidade, utilizando o domínio desta ciência, em todas as suas formas de expressão, prevenindo, orientando e tratando todos aqueles que o necessitarem. Respeitarei os segredos que me forem confiados. Manterei por todos os meios ao meu alcance, a honra da minha profissão. Não permitirei que considerações de ordem religiosa, de nacionalidade, de raça, de ordem política, ou de padrões sociais, se interponham entre o meu dever e o meu semelhante, e não usarei meus conhecimentos contra as leis humanas. Faço tais promessas solenemente, livremente sob minha palavra de honra.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

25

OUTROS JURAMENTOS ODONTOLOGIA: Prometo a Deus, que me concedeu o

talento que devo cultivar à comunidade a qual espero servir e a quantos me educaram numa doutrina de trabalho que dignificarei, cumprirei com honradez, lealdade e desvelo, os princípios inerentes à profissão de cirurgião-dentista. Adotar racionalmente os progressos da ciência e tecnologia, respeitando os imperativos da lei e os preceitos éticos; concretizar minhas legítimas aspirações, atuando na promoção, prevenção e recuperação da saúde, contribuindo ao bem estar, na busca da cidadania de meus semelhantes e engrandecimento do país.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

26

RESOLUÇÃO Nº 02/CREFITO-10/2007 Adota texto de juramento para os formandos em

FISIOTERAPIA:

CONSIDERANDO, a iniciativa dos coordenadores de Cursos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional das Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina em elaborar pesquisa sobre Juramento;

CONSIDERANDO a inexistência de um texto de Juramento oficial, adotado no Sistema COFFITO/CREFITOs;

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

27

RESOLUÇÃO Nº 02/CREFITO-10/2007 CONSIDERANDO que o ato do Juramento configura

condição de honra empenhada em prol da dignidade e identidade pelo futuro profissional da Fisioterapia;

CONSIDERANDO a existência difusa de Juramentos utilizados nas solenidades de colação de grau dos cursos de Fisioterapia;

CONSIDERANDO que o Juramento constitui importante ato simbólico de promessa, respeito e lealdade para com o ser humano e a profissão;

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

28

RESOLUÇÃO Nº 02/CREFITO-10/2007 CONSIDERANDO que o Juramento consubstancia ato

solene invocado em penhor aos valores éticos e morais da sociedade;

CONSIDERANDO os princípios éticos norteadores do Código de Ética Profissional;

CONSIDERANDO que o Juramento constitui ato de sublime compromisso e relevante comprometimento do formando para com a profissão e a coletividade;

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

29

RESOLUÇÃO Nº 02/CREFITO-10/2007 Resolve:

Art. 1º. Adotar o texto que segue como Termo de Juramento para os Formandos em Fisioterapia.

Art. 2º. O presente Termo de Juramento constitui iniciativa de caráter sugestivo, ficando, portanto, sua adoção a critério das instituições interessadas.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

30

RESOLUÇÃO Nº 02/CREFITO-10/2007 Juro, por Deus e minha família, diante de meus

mestres que me dedicarei à Fisioterapia com honra dignidade, respeitando a vida humana desde a concepção até a morte, jamais cooperando em ato que voluntariamente se atente contra ela, ou que coloque em risco a integridade física, psíquica e social do ser humano; dispondo todo meu conhecimento, talento e inteligência para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Repassarei meus conhecimentos sempre que se fizer necessário e agirei com humildade e honestidade.

Assim, eu juro.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

31

CITAÇÕES PARA REFLEXÃO A minha língua jurou, o meu coração não... Os mentirosos estão sempre prontos a jurar. Nunca um juramento fez algum réu dizer a

verdade. Quem não acredita no juramento alheio sabe

que é capaz de jurar em falso.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

32

CITAÇÕES PARA REFLEXÃO Quebrar o juramento é como negociar a

própria honra. O abuso de juramento é uma confissão

implícita da insuficiência moral dos homens. O homem honrado nunca jura; contenta-se

com dizer: isto é ou isto não é. O seu caráter jura por ele.

Profª Rita de Cássia Paula Souza UDESC

33

CITAÇÕES PARA REFLEXÃO

Não jurei, apenas li as palavras do juramento.