Projeto dalvina

13

Click here to load reader

Transcript of Projeto dalvina

Page 1: Projeto dalvina

Estado de Goiás

Secretaria de Estado de EducaçãoSuperintendência de Educação a Distância e Continuada

Núcleo Regional de Educação a Distância - NURED

Uruaçu – GO2009

Curso Técnico de Profissionalização dos Funcionários da Educação

Page 2: Projeto dalvina

OBJETIVO GERAL

Melhorar o ambiente escolar e a qualidade da merenda desenvolvendo ações que envolvam toda a comunidade escolar e dinamize as ações pedagógicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Formar horta com plantas medicinais e temperos; Formar um jardim na parte frontal da escola; Informar sobre valor nutricional dos alimentos; Conhecer a utilidade e o valor nutricional de várias plantas medicinais; Cultivar e aprimorar o pomar da Unidade Escolar; Interagir com os pais; Adequar às práticas pedagógicas inovando as estratégias inerentes as

necessidades do projeto; Utilizar as ervas e as frutas cultivadas na horta e no pomar como ingredientes na

preparação da merenda escolar.

Page 3: Projeto dalvina

JUSTIFICATIVA

O meio ambiente pode ser compreendido como uma complexa rede de inter-relações e interdependências dos diversos elementos para constituição e manutenção da vida.

Sob este aspecto, torna-se necessário desenvolver nas crianças e nos jovens atitudes pessoais e coletivas que venham contribuir com a preservação de todos os elementos constitutivos desse ambiente. Isso será possível, através do envolvimento da comunidade em um processo de reflexão e ação que promova a melhoria individual e coletiva, construindo-se, a partir daí, novos jeitos de relacionar com a realidade que os cerca.

Assim, conduzir o ser humano, disseminando através da educação valores éticos, atitudes e comportamentos ecologicamente corretos, são ações propostas por esse projeto como forma de propiciar condições para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos sociais favoráveis ao meio ambiente.

Ao mesmo tempo, possibilitar o fortalecimento no processo de construção de uma cidadania participativa e consciente, a ser reafirmada pelos sujeitos através do cumprimento de seus deveres, na busca dos seus direitos e na compreensão das responsabilidades que ele deve ter consigo próprio, com os outros e com o ambiente no qual vive.

Page 4: Projeto dalvina

DESENVOLVIMENTO

Visitação a hortas da comunidade; Visita à garagem municipal; Preparação do espaço físico onde serão formado a horta e o jardim e

adubação orgânica dos canteiros; Coletas de mudas e sementes de ervas medicinais, de cheiro verde, plantas

ornamentais e frutívoras; Seleção e plantio das mudas e sementes; Palestra com profissionais da área da saúde explicitando os valores

nutricionais e medicinais do que será cultivado na horta e no pomar, bem como a importância das plantas ornamentais para melhor qualidade de vida.

Divisão das equipes para o cultivo da horta, do jardim e do pomar; Interação entre as equipes selecionadas com os pais de alunos em todas as

etapas do projeto; Levantamento dos conteúdos dos projetos Refazer, Estimulação e Oficina

pré-profisionalizantes a serem trabalhados com a temática do projeto; Desenvolvimento dos conteúdos selecionados de acordo a realidade da

Unidade de Referência e o cronograma do projeto; Utilização das ervas e frutas na merenda escolar da horta e do pomar

colhidos pelos alunos e monitores.

CRONOGRAMA

Page 5: Projeto dalvina

MÊS AÇÕES CARGA HORÁRIA

MarçoReunião com o grupo gestorElaboração do projeto.Reunião com toda comunidade escolar.

15

Abril

Visita a Agência Rural.Visita a hortas da comunidade.Palestras.Visita à garagem municipal.Preparação do terreno.Coleta de mudas e sementes.Construção da cerca da horta.

25

Maio

Seleção das mudas e sementes.Divisão das equipes para o plantio da horta e do jardim.Orientação sobre o plantio com os agrônomos da Agência Rural.

25

JunhoMutirão para o plantio das mudas e sementes da horta e do jardim.Acompanhamento das equipes para o cultivo.Visita da tutora para avaliação do projeto.

40

JulhoPreservação da horta e do jardim. 10

AgostoCultivo da horta e do jardim.Aquisição dos recursos materiais para implementação do pomar.

10

SetembroComemoração do dia da árvore e inicio da primavera. 25

OutubroPlantio das mudas do pomar.Cultivo da horta e do jardim.

25

NovembroApresentação das atividades desenvolvidas às pessoas da comunidade.Cultivo da horta, do jardim e do pomar.

20

DezembroConfraternização com a comunidade escolar para a culminância do projeto.

10

APRESENTAÇÃO

Page 6: Projeto dalvina

Este projeto foi idealizado para servir de requisito avaliativo do curso Profuncionário pelos cursista, Antonio Balbino Alves da Silva e Dalvina Borges Rego. Em parceria com a Unidade de Referência Estadual de Ensino Especial Herbert José de Souza sob a tutoria da professora Silvânia Alves da Costa Santana. Será desenvolvido na própria no decorrer do ano de 2009, tendo por objetivo melhorar o ambiente escolar e a qualidade da merenda. Foi elaborado em parceria com a equipe gestora e a equipe técnica pedagógica sendo imprescindível destacar que suas ações servirão de subsídios para dinamizar as atividades pedagógicas e inovar as estratégias de ensino, de modo a envolver toda a comunidade escolar. O projeto será executado em duas etapas; no 1º semestre a formação da horta e do jardim e no segundo semestre a perservação do jardim e da horta já cultivados e a implementação do pomar da escola, para tanto, serão realizadas ações especificas que promovam a integração a e participação dos envolvido.

RECURSOS NECESSÁRIOS

Page 7: Projeto dalvina

Enxada; Pá; Carrinho; Rastelo; Vassoura; Adubo orgânico; Balde; Sementes e mudas de plantas; Tela; Arame; Martelo; Pregos Madeira; Mangueira; Internet; Placeta; Enxadão; Facão.

RECURSOS HUMANOS

Gestor; Coordenador; Professores; Alunos; Pais; Palestrantes.

AVALIAÇÃO

Page 8: Projeto dalvina

A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, num processo continuo e progressivo. Deste modo, os diversos meios avaliativos servirão de parâmetros para que possamos replanejar e reajustar aquilo que não foi alcançado ou foi considerado insuficiente.

BIBLIOGRAFIA

Page 9: Projeto dalvina

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, 1988. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2005.

LEI Nº 9.795 de 27 de abril de 1999 – Política Nacional de Educação Ambiental.

INTEGRAÇÃO

Page 10: Projeto dalvina

Unidade de Referência Estadual de Ensino Especial Hebert José de Souza.

Diretor: Marlene Correia Teles Damasceno Vice-diretor: Edite Maria Perícole DamacenaSecretário geral: Cleonice dos Santos Cabral

Coordenadores Pedagógicos:Daniela Helena CardosoRomilda Silveira Machado RêgoRosa Lúcia Dantas Alves Loiola

Professores:Ângela da Silva SantosAndreza Silva Fidélis EvangelistaElainy Xavier RodriguesEliene Tomaz MoreiraFabrícia Vicentini Coelho AlvesGilda Maria da Silva SantanaGilmar Geraldo de SouzaGilva Adriana e SilvaIdenilde Ribeiro de Freitas OliveiraJúlia Pereira TorresLayse Alves SantiagoMaria Alice de Araújo OliveiraMaria Conceição Regina da SilvaMaria da Conceição LimaMaria Felícia Ramos de MenesesMarlúcia Correia Teles LimaRosiclei Soares SantosSimônica Résio Pereira SalgadoSolidônia Moura de SouzaSunamita Xavier Borges Rodrigues

Alunos e familiares dos alunos da Unidade de Referência Estadual de Ensino Especial Herbert José de Souza.

Administrativo:Ábia Lorena Gomes FerreiraÁlbia Rodrigues AlvesAntônio Balbino Alves da SilvaBaltazar Batista CabralBelmiro Mateus VelosoEucléia Regina Pita RodriguesKássia Neide de FreitasLeonardo Teles LimaMaria Ambrósia dos Santos NetoMaria da Anunciação Lima OliveiraSilvane Carneiro de Rezende

IDENTIFICAÇÃO

Page 11: Projeto dalvina

Projeto Plantar, Cultivar, Colher para melhor qualidade de vida.

Cursista: Antônio Balbino Alves da Silva

Curso: Profuncionário Técnico em: Infra-estrutura e Meio Ambiente

Tutora: Silvania Alves da Costa Santana