Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof. Carlos Vinícius [email protected] SERVIÇO NACIONAL...

21
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof. Carlos Vinícius [email protected] SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

Transcript of Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof. Carlos Vinícius [email protected] SERVIÇO NACIONAL...

Projeto de Redes4º Semestre

Aula 2

Prof. Carlos Viní[email protected]

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIALFACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

Metodologia TOP-DOWN

o Atualmente, as empresas dependem cada vez mais de redes de computadores para o acesso imediato à informação. Busca-se a redução do tempo de desenvolvimento e colocação de produtos no mercado. Neste cenário, um dos grandes objetivos é projetarredes de computadores que possam satisfazer as reais necessidades das empresas. Durante a elaboração de um projeto de redes é de fundamental importância a utilização de uma metodologia.

Metodologia TOP-DOWN

o É uma forma que ensina a pensarmos no desenvolvimento lógico de uma rede, incluindo softwares e decisões que implicam diretamente nos negócios do cliente, antes mesmo de pensarmos na negócios do cliente, antes mesmo de pensarmos na solução física dessa rede.

o Isso significa que devemos pensar, antes de implementar. Uma decisão errada, além do retrabalho, implica em um não-funcionamento dessa rede.

Metodologia TOP-DOWN

o A metodologia Top – Down é totalmente iterativa, visando primeiramente que se tenha uma visão global de todos os requisitos do cliente. Ela está dividida em etapas que são:

Metodologia TOP-DOWN

o Análise das metas e necessidades do cliente: Tem como objetivo levantar e analisar as metas e necessidades de negócio do cliente, sendo assim se terá uma definição da abrangência do projeto como um todo.

o Projeto da rede lógica: Tem como objetivo desenvolver uma topologia de rede lógica, um mapa com as interconexões.

Metodologia TOP-DOWN

o Projeto da rede física: Define - se o tipo de rede de acordo com o seu tamanho, bem como os equipamentos e tecnologias que serão utilizadas.

o Documentação: Nesta fase se executa os testes e é elaborada a documentação do projeto de redes.

Metodologia TOP-DOWN

AnalisarRequisitos

Desenvolver Projeto Lógico

Desenvolver Projeto Físico

Testar, otimizar e documentar o

Projeto

Implementar e testar rede

Monitorar e otimizar desempenho da

rede

Metodologia TOP-DOWN

o Sem metodologia, um projeto de redes não tem chances de satisfazer os requisitos do cliente:o Funcionalidade;o Capacidade;o Desempenho;o Disponibilidades;o Escalabilidade;o Preço;o Segurança;o Gerenciabilidade.

Metodologia TOP-DOWN

o Estruturada para incluir um projeto lógico de rede antes de abordar o projeto físico e abordar os requisitos antes de tudo.

o Iterativa para inserções de novos detalhes progressivamente no projeto, à medida que se conhece melhor as necessidades do cliente e os requisitos levantados.

Metodologia TOP-DOWN

o Tem seu foco nos aplicativos, nas metas técnicas e na finalidade dos negócios de uma organização.

Metodologia TOP-DOWN

o Baseada no “modelo OSI”:

o Foca nas metas do negócio do cliente, suas expectativas e objetivos;

o Realiza a análise dos aplicativos, das sessões e do transporte de dados;

o Realiza a seleção exata dos equipamentos e das mídias utilizadas nas camadas mais baixas.

Metodologia TOP-DOWN

o Processo iterativo: O projetista (Analista de Rede) adquire uma “visão geral”, chegando aos detalhes dos requisitos e especificações técnicas.

o Admite alterações ao longo do processo.

As 8 Camadas...

o Camada 7: o Aplicação. Camada que trata

dos aplicativos. Esses aplicativos, entre outros, tratam do gerenciamento de desempenho de uma Rede, por exemplo, apontando para o desperdício de Largura de Banda, causada por um dispositivo de Rede mal posicionado.

As 8 Camadas...

o Camada 6: o Apresentação. Camada

responsável pela conversão, criptografia e compactação de dados. É nessa camada que são feitas, por exemplo, as conversões dos dados digitados em um e-mail para um formato que seja possível de enviar através de uma rede.

As 8 Camadas...

o Camada 5: o Sessão. Camada responsável

pelo estabelecimento, gerenciamento e encerramento das sessões. É ela que estabelece um caminho virtual para que os dados possam trafegar entre a origem e o destino.

As 8 Camadas...

o Camada 4: o Transporte. Como o próprio

nome diz, essa Camada é responsável por transportar os dados. É aqui que trabalham os Protocolos TCP (Transfer Control Protocol) e o UDP (User Datagram Protocol) que são, respectivamente, protocolos com entrega garantida e melhor entrega possível.

As 8 Camadas...

o Camada 3: o Rede. Entre as diversas funções

dessa Camada, estão os endereços IPs (Internet Protocol) e os Roteadores.

As 8 Camadas...

o Camada 2: o Enlace de Dados. Aqui estão os

endereços físicos MAC (Media Access Control), as placas de rede, as bridges e os switches.

As 8 Camadas...

o Camada 1: o Física. Hubs, repetidores, cabos,

conectores e parte elétrica.

As 8 Camadas...

o Camada 8: ?????o É a política local de cada empresa, ou

seja, para garantir que seu projeto dê certo e seja bem-sucedido, você deve conhecer fundo essas políticas e normas internas que possam interferir diretamente o seu projeto. Entre os conhecimentos que devem ser adquiridos, estão, por exemplo, os hábitos dos funcionários, a integração entre os departamentos, o conhecimento real de cada um sobre o seu trabalho, tipos de gastos da empresa (se possível) etc.

Vamos ao trabalho...