Psicologia desportiva

1
Psicologia Desportiva : Ética no Esporte Sobre a temática do esporte, a psicologia parece não ter muita relevância investigativa. Os profissionais da área fazem uma análise dos pressupostos teóricos implícitos e explícitos em suas manifestações. Logo, a ética no esporte apresenta exemplos advindos do esporte e que nos faz refletir sobre a ética deste contexto. Procura responder a que serviço está a Ética, dialogando com os dados das entrevistas e o referencial teórico desenvolvido. Segundo Ferreira (1986), “Ética significa o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto." Dentro disso, quando Ferreira se refere à determinada sociedade, podemos direcioná-la para o caso específico do esporte, possibilitando-nos uma abordagem sob o aspecto ético. O humanista Pierre de Coubertin viria a enriquecer a ética esportiva com sua célebre frase: "O importante não é vencer, mas competir. E com dignidade." A gentileza do atleta numa competição de esporte coletivo, o cumprimento do vencedor ao vencido e vice-versa. Situam-se como exemplos significativos da ética esportiva. Entretanto, a correção, a lealdade e a elegância do atleta representam ações em que a ética está permanentemente presente no campo esportivo.

Transcript of Psicologia desportiva

Psicologia Desportiva: Ética no Esporte

Sobre a temática do esporte, a psicologia parece não ter muita relevância investigativa. Os profissionais da área fazem uma análise dos pressupostos teóricos implícitos e explícitos em suas manifestações. Logo, a ética no esporte apresenta exemplos advindos do esporte e que nos faz refletir sobre a ética deste contexto. Procura responder a que serviço está a Ética, dialogando com os dados das entrevistas e o referencial teórico desenvolvido.

Segundo Ferreira (1986), “Ética significa o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto." Dentro disso, quando Ferreira se refere à determinada sociedade, podemos direcioná-la para o caso específico do esporte, possibilitando-nos uma abordagem sob o aspecto ético.

O humanista Pierre de Coubertin viria a enriquecer a ética esportiva com sua célebre frase: "O importante não é vencer, mas competir. E com dignidade." A gentileza do atleta numa competição de esporte coletivo, o cumprimento do vencedor ao vencido e vice-versa. Situam-se como exemplos significativos da ética esportiva. Entretanto, a correção, a lealdade e a elegância do atleta representam ações em que a ética está permanentemente presente no campo esportivo.