PVJunho2012

30
PÁGINAS Vivas Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BPA) - Porto Alegre – RS – BRASIL Junho de 2012 - Ano 45 – N. 306

description

Informativo- INSA

Transcript of PVJunho2012

Page 1: PVJunho2012

PÁGINASVivas

Insp

etor

ia N

ossa

Sen

hora

Apa

reci

da (B

PA) -

Por

to A

legr

e –

RS

– B

RA

SIL

Junh

o de

201

2 - A

no 4

5 –

N. 3

06

Page 2: PVJunho2012

Ano 45 n.306

Editorial2- Páginas Vivas

Queridas Irmãs e formandas!

Prezados Leitores!«Conforme havia pro-

metido, Deus fez surgir da descendência de Davi um Salvador para Israel, que é Jesus. E João, o percursor, havia preparado a chega-da de Jesus, pregando a todo o povo de Israel um batismo de arrependimen-to. Estando para terminar a sua missão, João declarou:

“Não sou aquele que vocês pensam que eu seja! Vejam: depois de mim é que vem aquele do qual não mereço nem sequer desamarrar as sandálias!» (At 13, 23-25)

Assim como João Batista, todo cristão é chamado a viver a própria fé, na simplicida-de do cotidiano, para ser portador do amor de Deus. O cristão, na adesão ao Evangelho, recebe um coração novo, moldado segundo o coração de Jesus - manso e misericordioso -, para anunciar e preparar os caminhos do Senhor: «Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da ter-ra» (Is 49,6b).

A edição do Páginas Vivas do mês de ju-nho nos apresenta as festividades juninas, celebradas intensamente pelas Comunidades educativas da INSA, com o objetivo de favo-recer a diversão saudável que ajuda crianças, adolescentes e jovens a perceberem que os verdadeiros valores podem ser vividos com alegria porque fazem parte do cotidiano. Além disto, vocês encontrarão outras tantas notícias que vêm tecendo a vida das nossas Institui-ções educativas e merecem nossa atenção.

Como já é do conhecimento de muitos de

vocês, neste ano, teremos a beatificação de Ir. Maria Troncatti FMA, missionária no Equa-dor (1883 – 1969). Com alegria comunico que Madre Yvonne Reungoat divulgou a data e o local deste grande evento de Igreja e de Famí-lia: será no dia 24 de novembro, na cidade de Macas (Equador), lá onde Ir. Troncatti viveu com radicalidade o seu amor e a sua fidelida-de a Jesus Cristo e ao carisma salesiano, no serviço aos indígenas Shuar. A Madre solicita que o continente americano participe de um modo especial, com uma representação signi-ficativa de FMA, jovens e leigos empenhados na missão salesiana. O Conselho inspetorial refletiu e achou importante abrir 10 vagas para este evento, sendo uma já destinada à Inspetora. As outras serão assim distribuídas: 5 FMA, 1 jovem (entre 18 e 25 anos comple-tos); 1 SBD; 1 leigo/a; 1 postulante. A esco-lha será feita através de sorteio. Todos somos convidados a conhecer a vida de Ir. Maria Troncatti e vibrar com o grande dom da sua beatificação, para o Instituto e para a Igreja. Um dos meios que nos ajudam neste sentido é a recente publicação “A graça de um sim in-teiramente doado. Maria Troncatti missionária na floresta amazônica”, escrito por Ir. Maria Collino, e publicado pela editora Elledici .

O Espírito Santo nos fortaleça na fé e no amor de Deus para que também nós pos-samos seguir o caminho de Jesus na busca da santidade, à qual todos somos chamados.

Minhas preces e abraço fraterno.

Ir. Maria [email protected]

Page 3: PVJunho2012

Ano 45 n.306

Nesta Edição....3- Páginas Vivas

Colégio Auxiliadora de Campos Novos- pág. 04

Instituto MedianeiraRio Pardo - pág. 25

Lar Padre Jacó Itajaí- pág. 18

Instituto Maria Auxiliadora Rio do Sul- pág. 20

Instituto Maria Auxiliadora Porto Alegre- pág. 08

Instituto Nossa Senhora AuxiliadoraCambé- pág. 29

Centro Educacional João Paulo II Guarapuava- pág. 26

Instituto Laura Vicuña Uruguaiana - pág. 28

Casa Santa Teresa Porto Alegre- pág. 15

Comunidade Laura Vicuña Bagé- pág. 17

Aniversariantes - pág. 30

Page 4: PVJunho2012

Ano 45 n.3064- Páginas Vivas

O Colégio Auxiliadora desenvolve há anos o Projeto “Profissões”,

visando favorecer o conheci-mento e contato dos estudan-tes do Ensino Médio com pro-fissionais de áreas escolhidas conforme o interesse dos pró-prios alunos.

Este ano o projeto traz como proposta uma feira. Na “Feira das Profissões” os grupos terão a oportunidade de socializar com os demais colegas, bem como com a so-ciedade camponovense, a ex-periência realizada no contato diário com o profissional de sua área e os demais ítens de sua pesquisa como: mercado, jornada de trabalho, funções específicas, curiosidades e outros.

Para o lançamento do Projeto, o Colégio Auxiliadora

Projeto Profissõesl Ir. Adrielle Druciak

l Campos Novos-SC

José Fabrício durante palestra com os alunos

contou com o apoio do sr. José Fabrício Diretor da UNOESC – Campos Novos, que minis-trou no dia 27 de maio uma palestra para os estudantes do Ensino Médio: “Hoje o pro-fissional tem que ter um lado

humano, técnico, político e visionário. Vale a pena dar a esses alunos essa oportuni-dade de reflexão sobre a vida profissional enquanto estão nessa fase. É um diferencial no mercado hoje”.

A turma do Infantil III rece-beu a visita do Dr. Leonardo Falcão, que apresentou às crianças o instrumento médi-co Estetoscópio, conforme a proposta do material didático da RSE Caleidoscópio.

A visita de Dr. Leonardo a turminha foi marcada pela curiosidade dos alunos em relação ao instrumento. Após uma brincadeira de corrida, as crianças puderam escutar as batidas o próprio coração e do coração do colega. A tur-ma teve a oportunidade ainda

Infantil III recebe visita de Dr. Leonardo

l Prof. Juliana Barreto de sanar as diversas dúvidas que aquele instrumento curio-so despertou: Para que ser-via; se todos os estetoscópios eram iguais; se ele servia so-mente para escutar as batidas do coração...

Com atividades como es-sas, é possível perceber que a criança progressivamente vai conhecendo seu corpo, identificando seus segmentos e elementos, e desenvolven-do cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado consi-go mesma.

O Infantil I está ampliando seus conhecimentos através do Projeto “Elmer, o elefante Xadrez” dentro do Componen-te Curricular de Matemática.

Com este projeto, a Lite-ratura e a Matemática têm ganhado destaque e impor-tância na aprendizagem das crianças.

As crianças vivenciaram a leitura da história, a desco-berta de o que “será que tem na caixa” (do livro Elmer), a chegada do mascote, o bin-go do elefante, a brincadeira “elefante colorido”...

O Projeto “Elmer, o ele-fante Xadrez” trouxe para a sala de aula descontração, integração entre os alunos fa-vorecendo a troca de conhe-cimento, cooperação e solida-riedade.

l Prof. Juliana Barreto

Infantil I vivencia Projeto de Litera-tura e Matemática

Alunos do Infantil III durante palestra com o Dr. Leonardo

Page 5: PVJunho2012

Ano 45 n.3065- Páginas Vivas

Pé de moleque, pinhão, bolos, pescaria, boca do palhaço, jogo das

latas, muita música e alegria marcou a festança no arraiá do Colégio Auxiliadora no dia 16 de junho.

A Festa Junina contou com a participação e anima-ção de toda a Comunidade Educativa: professores e co-laboradores tipicamente traja-dos coordenando as diversas barraquinhas de brincadeiras e alimentação; dos alunos da AJS e 3º ano do Ensino Mé-dio coordenando o sorteio do “porco surpresa”, Sala do Caipira Esperto e Correio Elegante; e ainda, diversas apresentações de todas as turmas.

O Colégio Auxiliadora agradece o empenho e cola-boração de toda a Comunida-de Educativa neste arraiá. Alegria na festa junina do Auxiliadora

l Ir. Adrielle DruciakArraiá do Auxiliadora

O Projeto Estilo Solidário vem movimentando a Comu-nidade Educativa do Colégio Auxiliadora em prol de uma cultura da solidariedade que perpassa a dimensão pesso-al, relacional e social de cada pessoa. A primeira etapa do projeto teve como objetivo conscientizar a Comunidade Educativa do valor da solida-riedade, a partir da reflexão de seu verdadeiro conceito.

Nesta etapa foram desen-volvidas diversas atividades específicas em sala de aula e em outros ambientes da es-cola: a Educação Infantil, com a ludicidade que caracteriza a idade, participou da “Hora do Conto no Estilo Solidário” na Biblioteca, registrando com tinta e muita diversão esta ideia; já o Ensino Fundamen-tal e Médio, participou do Concurso de Redação “Es-tilo Solidário” desenvolvido

l Ir. Adrielle DruciakProjeto Estilo Solidário e a Cultura da Solidariedade

com o apoio das professoras de Língua Portuguesa Marta Itaroty e Marisol Ferrari na elaboração em sala de aula, e do professor Juliano Ros-si (História) e do jovem em-presário Angelo Dalpasquali como jurados.

Na segunda etapa do pro-jeto toda a Comunidade Edu-cativa é convidada a visitar uma Instituição social do mu-nicípio para uma vivência de

“troca” de experiências. Algu-mas turmas já realizaram sua visita: o Infantil III na ACADAV - Associação Camponovense de Apoio aos Deficientes Au-ditivos e Visuais -; o 4º ano EF I no Centro de Convivên-cia do Idoso e o 3º ano EM na APAE. Desses diversos mo-mentos, nos fica uma certe-za: todo mundo tem um estilo e o nosso é solidário!

l Campos Novos-SC

Page 6: PVJunho2012

Ano 45 n.3066- Páginas Vivas

A AJS aposta e tem como busca constante a for-mação de lideranças

juvenis. Nos dias 22 e 23 de junho a AJS do estado de Santa Catarina promoveu na praia de Armação a 3ª etapa da 1ª edição do Curso de Li-deranças Juvenis.

Com a participação de três presenças salesianas do estado – Campos Novos, Rio do Sul e Itajaí – o encontro teve como objetivo favorecer elementos para a construção do Projeto de Vida dos jo-vens, proporcionando um es-paço de reflexão mais intensa e vivencial.

Do Colégio Auxiliadora concluiu o Curso de Líderes a

3ª Etapa do Curso de Líderes da AJS

aluna Bianca Zancanaro do 1º ano do Ensino Médio: “Com muita diversão tivemos mui-to aprendizado conseguimos captar a essência de Deus em nossa vida por meio dos senti-dos, sempre visando o melhor meio de sermos líderes”.

Momentos especiais do curso de formação de lideranças

Durante quatro meses, nas segundas-feiras o policial Marco Pereira acompanhado da professora Marisol, minis-trou aos educandos do 7º ano Ensino Fundamental II as au-las do PROERD - programa de caráter social e preventivo posto em prática por policiais militares devidamente sele-cionados e capacitados.

Tendo como objetivo levar os educandos à participação e interatividade nas discus-sões e o desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução de problemas e difi-culdades, o programa ensinou os procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habili-dades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.

As informações transmiti-das aos adolescentes a res-peito das drogas e dos tipos de abordagens a que estão sujeitos atuam como uma vacina para que, conscienti-

l Professora Marisol Ferrari

zados, possam dizer NÃO ás drogas.

Na oportunidade, das au-las do PROERD, a professora Marisol solicitou a leitura do li-vro “O Estudante” de Adelaide Carraro, que é um alerta para os adolescentes, jovens, pais e professores: qualquer pes-soa pode, a qualquer momen-to, se tornar vítima das drogas. O livro é o relato de um jovem que teve seu lar destruído pelo fantasma da droga, que não respeita a idade, classe social, religião e raça. Esse livro não pode deixar de ser lido por to-

Alunos participantes do Proerd

l Ir. Adrielle Druciak

dos que abominam o caminho da miséria e degradação para o qual os jovens são arrasta-dos pelo vício das drogas.

Ao término das atividades os alunos prestaram uma ho-menagem de agradecimento ao policial Marco através da leitura de uma mensagem e o presentearam com uma porta retrato com uma foto da turma. Manter as crianças longe das drogas é um compromisso de todos, na busca de um futuro melhor para elas e de uma so-ciedade sadia, justa e feliz.

Alunos do 7º ano participam do PROERD

l Campos Novos-SC

Page 7: PVJunho2012

Ano 45 n.3067- Páginas Vivas

l Campos Novos-SC

A Eucaristia é pão da vida, sustento e força na ca-minhada de uma comu-

nidade de fé. Nela seus mem-bros se reúnem para celebrar e partilhar a vida. Foi nesse espírito que o grupo de Infân-cia Missionária Maria Auxilia-dora passou o mês de junho.

Durante quatro semanas as crianças puderam conhe-cer um pouco mais e rezar sobre o sacramento da Eu-caristia. Como culminância da temática, o grupo fez uma experiência concreta de co-munhão visitando a Senhora Lídia Martins - de 84 anos, que por condições físicas não participa das celebrações na paróquia – juntamente com o P. Luidi, puderam levar até ela a Eucaristia e rezar com dona Lídia e sua família.

Para a missionária Jami-le de Souza Dal Farra a visita foi uma ação solidária: “Pu-

Pequenos missionários fazem Experiência Eucarístical Ir. Heide Teixeira

demos ajudar uma pessoa a receber a Comunhão. Rece-ber a Eucaristia é importante, porque se recebe o corpo de Cristo!”. O momento foi rico de sentido, experiência forte

de missão junto á Igreja, cor-po de Cristo, povo de Deus. Todos voltaram para casa, felizes por cumprir essa mis-são.

A convite do COMAD (Conselho Municipal Anti Dro-gas) o Coral Infantil do Colé-gio Auxiliadora se apresentou na Casa da Cultura de Cam-pos Novos, no dia 28 de ju-nho no evento cultural da IX Semana de Conscientização ao Uso Indevido de Drogas.

O Coral cantou a música “Você é especial” da cantora Aline Barros, deixando a men-sagem de que cada pessoa é única e que reconhecer isso, é valorizar a vida e tudo o que a cerca, valorizando e can-tando a vida, dom de Deus.

A participação das crian-ças nesse evento favoreceu a ampliação de seu cresci-mento cultural e a luta pela vida!

Coral Infantil participa da semana municipal de prevenção às drogas

l Ir. Heide Teixeira

Crianças da Infância Missionária durante ação social

Coral Infantil do Auxiliadora durante apresentação

Page 8: PVJunho2012

Ano 45 n.3068- Páginas Vivas

I Feira das Profissões no Auxiliadora

O Projeto Profissões já é uma tradição no Colé-gio Auxiliadora. Ele é

fruto do empenho da institui-ção em orientar os educan-dos durante todo o Ensino Médio para uma escolha pro-fissional.

O cume deste projeto, proposto à turma do 2º ano, foi a realização da I Feira das Profissões. Os alunos de-senvolveram por grupos um trabalho de contato com pro-fissionais de diversas áreas, vivenciando a rotina e identifi-cando os desafios e caracte-rísticas de cada profissão.

O capricho dos stands e as apresentações dos mes-

Sinfonia do IMA

A sinfonia dos educado-res do IMA-POA iniciou no dia 15 de fevereiro com a Forma-ção musical dos educadores, ministrado pela Professora Carla E. Lopardo. A formação é baseada em ideias para a prática pedagógica na imple-mentação da Lei 11.769/08, que defende a inserção da musicalização no currículo escolar.

No último sábado, dia 23 de junho, os educadores parti-ciparam do II Encontro de For-mação musical, dando conti-nuidade ao processo dentro da escola. Através da oração: “A música na pedagogia e es-piritualidade de Dom Bosco”, o grupo refletiu sobre a mú-sica na pedagogia salesiana, na qual se busca encontrar sempre maneiras criativas de inseri-la nas atividades es-colares como um meio para contribuir no processo de en-

Alunos durante a Feira das Profissões

Educadoras durante formação musical

sino e apren-dizagem do aluno.

F o r a m desenvolvi-dos conte-údos para e d u c a ç ã o musical e, t a m b é m , alguns mo-dos de ex-pressão, a l i n g u a g e m e obra mu-sical, parâmetros do som e a contextualização na roti-na dos alunos. De maneira prática e vivenciada, utiliza-ram diversos instrumentos e construíram outros a partir de materiais reciclados. Repro-duziram e perceberam as se-melhanças e diferenças entre os sons de cada instrumento e finalizaram com a música corporal (ver site dos Barba-tuques).

l Ir. Adrielle Druciak

mos revelaram aos visitantes o empenho e envolvimento

da turma. A todos os envol-vidos, alunos e profissionais, os nossos parabéns!

“Uma casa salesiana sem música é como um corpo sem alma” – Dom Bosco.

A professora Raquel Garbin Megiolaro, do 5º ano do Fundamental I, sinteti-za a sinfonia do IMA-POA: “Concentração e atenção, é tudo! Amei a nossa aula, va-leu a pena!”. A bibliotecária Luciana Fontoura, partilha: “Manhã muito produtiva e divertida! Adorei!”. Enfim, foi um momento bem salesiano e de muita afinação do grupo docente!

lPorto Alegre- RS

l Campos Novos-SC

l Ir. Adriana M. Boeno

Page 9: PVJunho2012

Ano 45 n.306

lPorto Alegre- RS

9- Páginas Vivas

Arraiá Tri animado

O Instituto Maria Auxilia-dora de Porto Alegre encerrou o mês de

Junho com seu tradicional e famoso Arraiá. Foi uma tarde marcada pela alegria e ani-mação movimentada pelas brincadeiras, comidas típicas, apresentações de danças cai-piras e do grupo de capoeira. Uma agradável surpresa mo-bilizou todos os participantes de festa, o casamento caipira, realizado sobre rodas pelo gru-

l Ir. Adriana Miranda Boeno

po de patinação. A tarde linda e ensolarada foi o ingrediente perfeito para abrilhantar este momento forte de convivência entre família e escola somado a alegria e a vivacidade das crianças que deram brilho e tom especial ao arraiá. A mãe

Márcia Neris afirma que “ado-rou a festa, tão esperada pelos alunos!”. Obrigada aos pais, alunos e amigos do IMA pela presença! A toda a equipe do IMA felicitamos pelo empenho dispensado na organização e execução da festa.

A Gurizada Solidária do Instituto Maria Auxiliadora continua animada e compro-metida. Na tarde do dia 27 de junho participou da Ação Preventiva juntamente com a ONG Casa Fonte Colom-bo, administrada pelos Freis Capuchinhos em parceria com a Pastoral da Criança e da Saúde. A Ação Preventi-va teve como meta alertar os moradores das comunidades quanto aos cuidados referen-tes à prevenção do vírus do HIV/Aids e os benefícios que podem ser obtidos median-te a realização do teste anti-HIV precocemente. A Ação foi desenvolvida na comunidade

Gurizada em Ação!

Rubem Berta em Porto Alegre e tem como objetivo colaborar com preservação e prevenção da vida, conforme nos convi-

da o lema da C.F. 2012, “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

l Ir. Adriana Miranda Boeno

Apresentações artísticas no IMA-POA

Participantes da Ação Preventiva realizada juntamente com a Fonte Colombo

Page 10: PVJunho2012

Ano 45 n.306

lPorto Alegre- RS

10- Páginas Vivas

A festa de Corpus Christi, sempre marcada pelos belíssimos tapetes de-

corados por milhares de mãos carinhosas e cuidadosas este ano foi um pouco diferente. Dos tapetes restou uma gosto-sa saudade... de quando junto com os queridos amigos aju-damos numa confecção espe-cial, feita com a serragem, os restos de um material simples, que substituem as tapeçarias finas e elegantes dos grandes palácios, mas que vai formar o caminho para passar o ver-dadeiro Rei.

Aqui em Porto Alegre, o caos da vida moderna não permite que se fechem ruas para decoração, é impossível impedir o trânsito durante um dia todo. Então, Nosso Senhor passa pelo chão normal, pelo mesmo asfalto por onde pas-sam todos os dias, nós todos, seus irmãos. A celebração co-meça com a missa, presidida pelo arcebispo, Dom Dadeus Grings. O frio era intenso, mas a fé também. Milhares de pessoas reunidas participan-do com tamanho entusiasmo que nos faz esquecer o quan-to a nossa fé católica tem sido desprezada. E é preciso des-tacar que linda liturgia, viva, alegre, cantada! Uma verda-deira ação de graças, digna Eucaristia, tanto de adoração, como de partilha! Depois, se-guimos em caminhada até a Igreja da Conceição. O bispo carregando o Ostensório vai de automóvel e o povo cami-nha rezando e cantando fer-vorosamente. Durante o tra-jeto passamos em frente ao Carmelo, onde a celebração ganhou mais vida, na minha modesta opinião. Pois não há quem não tenha notado e até se emocionado ao olhar para a janela da clausura monás-tica e ver dezenas de irmãs, vestidas como a querida Te-resa de Jesus, acenando

Procissão de Corpus Christi realizada em Porto Alegre

emocionadas para a multidão após terem recebido do bispo a Bênção do Santíssimo Sa-cramento lá da rua!

É a Providência! O tema da celebração era: Eucaris-tia, alimento das vocações. Toda a celebração nos falava de vocação. E enquanto ain-da celebrávamos entramos em uma sintonia tão concreta com mulheres que vivem uma vocação bastante específi-ca e rica para a Igreja! “Viva a vida religiosa consagrada!” Dizia animado o frade capu-chinho que entoava os cantos da procissão e o povo respon-dia alegre enquanto acena-va curiosa e simpaticamente para as irmãs.

Sua opção de vida é lá

Comunidade do IMA-POA celebra Corpus Christil Cassiana Ferreira

dentro do Car-melo. Elas não participarão na rua das mani-festações de fé. Mas darão, como deram, um testemunho bonito de ser Igreja e partici-par. Tocaram o sino acolhen-do a procissão, honradas, por

passar em frente à sua casa, lugar de fé e de vida entre-gue totalmente àquele Jesus seguido pela multidão que o ama de outros tantos modos. Quanta beleza e riqueza es-condida, ou melhor guardada, em nossa Igreja. Vidas que se dão por Amor. A vocação ra-dical da vida de clausura re-zando com tantas outras vo-cações religiosas e leigas que manifestavam publicamente o desejo de seguir o Mestre. Resta-nos pedir que seja re-almente Ele o alimento para a nossa vocação, seja ela qual for. Desde que deixemos que a Eucaristia seja nossa força e luz, Eucaristia da Vida: Cor-po de Cristo adorado e pão sempre partilhado!

Page 11: PVJunho2012

Ano 45 n.30611- Páginas Vivas

Palestras com Ir. Afonso Murad

No dia 14 de junho pela manhã as postulantes Aline Leite e Rosemei-

re Toledo participaram da pa-lestra com o Irmão Marista Afonso Murad sobre “Gestão e espiritualidade” que aconte-ceu na ESTEF.

Para ele, a espiritualidade se desenvolve através de 3 símbolos: a seiva da árvore - da existência, o “Para-raio”- nas tempestades da vida e as Antenas - para captar os sinais de Deus na vida. A es-piritualidade é o cultivo da re-lação com o Sagrado, que dá consolo, esperança e sentido para a existência. A vivência da fé motiva as ações e ali-menta nossas convicções. E o núcleo da espiritualidade cristã é seguir a Jesus, en-trar no seu caminho de vida, aprender com Ele. Segundo Murad, o caminho de cresci-mento acontece pelas cinco vias do seguimento: a Mística, a Oração, o Amor Solidário, o Autocontrole e a Sabedoria. Pela Via da Mística, encon-tramos o cultivo da intimidade com Deus. A prática da ora-ção, o manter-se enraizado em Deus, o meditar a Palavra de Deus. Na via do Amor Soli-dário, descobrimos que Deus é amor. Por isso, devemos

lPorto Alegre-RS

buscar aos que mais neces-sitam, e assim, encontramos uma solidariedade liberta-dora. A Via do Autocontrole (Ascética), estimula a disci-plina, o esforço pessoal - a vontade e a auto superação, para cultivar atitudes boas e internalizar hábitos positivos. E por fim, a Via da Sabedoria, que desenvolve a intuição de aprender das experiências co-tidianas a descobrir Deus nos diversos espaços do mundo: a tecnologia, a arte, o conhe-cimento, a beleza, o esporte, as lutas pela cidadania.

No fim da tarde, as comunidades da Casa Inspe-torial Santa Teresa e do IMA, participaram, com o mesmo religioso, da palestra “Maria, a inspiradora dos cristãos”, realizada na Faculdade Dom Bosco.

Murad destacou duas di-mensões distintas de nossa relação com Maria: uma de-las é a devocional, que vigo-ra no imaginário do povo e a outra é a bíblico existencial. Seriam duas etapas da vida da mesma pessoa: uma vê a Maria Assunta aos céus, a outra, a Maria de Nazaré. Para que haja maturidade na nossa relação com a Mãe é preciso equilíbrio entre estas duas vias e o meio de obtê-

lo é partir direto das fontes de conhecimento mariano: a Bíblia, a Tradição e a Teolo-gia. Durante a palestra, ele enfatizou mais a dimensão bíblico-existencial, visto que por muito tempo este perfil foi mais percebido pela sensibi-lidade protestante e precisa ser retomada pelo catolicismo devocional. Para uma cate-quese mariana eficaz, hoje, é preciso que nos perguntemos o que ela tem de parecido co-nosco e não apenas seus pri-vilégios. Olhar Maria como o CELAM de Puebla nos apre-senta: a pedagoga da fé. A imagem do seguidor autênti-co de Jesus, que acolhe, me-dita e frutifica a Palavra – a boa terra para as sementes, profetiza e cidadã, conforme a visão do evangelista Lucas completada por João quando nos mostra Maria como aque-la que aponta Jesus, nas Bo-das de Caná e que persevera na fé, mesmo quando não há mais sinais, lá ao pé da Cruz.

No dia 9 de junho, as pos-tulantes Aline e Cassiana via-jaram a Taquara-RS, em visita à família da Postulante Isa-belle, que já estava em casa, para celebrar o aniversário de 15 anos de sua irmã Alis-sandra. A festa foi linda, muito bem preparada e acolhedora.

Agradecemos, em nome de toda a comunidade, pelo convite e pela acolhida que tivemos da família Scheid! Bem como, desejamos muitas bênçãos do Senhor da Vida

Celebrando a vida em famíliasobre a aniversariante Alissandra, e também sobre seus pais, Lise-ane e Oldemar e seus irmãos Luccas e Edu-arda.

l Cassiana Ferreira

l Cassiana Ferreira

Postulantes Aline, Isabelle e Cassiana, juntamente com a aniversariante Alissandra

Page 12: PVJunho2012

Ano 45 n.306

lPorto Alegre-RS

12- Páginas Vivas

Além das postulantes Ali-ne Leite e Rosemeire Toledo, que fazem seu

estágio pastoral, as postulan-tes Isabelle e Cassiana conti-nuam com o trabalho pastoral já realizados desde o aspiran-tado, no Centro Profissional Gráfico Salesiano e na Casa Fonte Colombo. Seguem os depoimentos sobre a experi-ência vivenciada:

l Cassiana Gonçalves

“A prática pastoral na Casa Fonte Colombo é, com certeza, uma oportunidade única. É um meio de colaborar para a transformação da realidade pessoal dos usuários com os quais trabalhamos, mas também, e principalmente, uma chance de transformação pessoal para nós. Entrar em con-tato com a realidade do sofrimento, da pobreza, da fragilidade da vida, não pode nos deixar invic-tos, precisa desestabilizar nossas ideias prontas, e até mesmo a nossa fé, para fazê-la mais pró-xima da vida. Este ano, assumi uma das oficinas que acontecem na quarta-feira: “Quem você é faz a diferença”, da qual participam aproximadamen-te 12 usuários. Em cada encontro refletimos sobre um tema de formação humana e espiritualidade, conversamos, partilhamos, rezamos e fazemos al-guma atividade concreta de arte, expressividade. Têm sido muito positiva a experiência, e com con-vicção posso dizer, que mais que uma experiência pastoral, com seus desafios e aprendizados, é uma forte experiência de Deus”. (Cassiana)

Comunidade do IMA-POA

Postulantes realizam atividade pastoral

“É uma grande alegria dar continuidade no trabalho pastoral no Centro Profissional Gráfico neste ano. Nas quartas-feiras, desenvolvo junto com o salesiano Giovane de Sou-za, responsável pela pastoral no Colégio D. Bosco e CPG, encontros de formação humana e cristã com cerca de 30 jovens estudantes do Curso Técnico de Artes Gráficas, oferecido pela instituição. Os temas trabalhados tem enfoque na espiritualidade salesiana e em as-suntos de incidência no mundo juvenil. O foco especial deste início de ano foi a história de Dom Bosco, como forma de acompanhar o itinerário de preparação para o Bicentenário em 2015. Os educandos são participativos nas reflexões propostas e, neste ano, 6 jovens do CPG irão participar do projeto missionário juvenil que ocorrerá em julho na cidade de Bagé. Todo este trabalho é uma forma de apresentar aos jovens uma proposta diferente de for-mação e de colocar-se a serviço e para mim, uma experiência rica de acompanhamento dos jovens e amadurecimento na missão educativo-pastoral.” (Isabelle)

Postulante Cassiana durante trabalho pastoral

Casa Fonte Colombo em Porto Alegre

Page 13: PVJunho2012

Ano 45 n.306

lPorto Alegre-RS

13- Páginas Vivas

No dia 16 de junho, o DA-BARC (Diretório Acadê-mico Bartolomeu de Las

Casas), das ESTEF, promoveu um jantar dançante, no salão da paróquia Santo Antonio de Porto Alegre, para arrecadar fundos para o passeio dos es-tudantes do final do ano. As postulantes ajudaram na or-ganização do jantar, já que a postulante Rosemeire faz par-te da equipe do Diretório.

Jantar na ESTEF

Irmã Maria com representantes da comunidade educativa do IMA-POA

Toda a comunidade das irmãs participou do jantar, onde se pode con-viver em alegria e integra-ção com a comunidade da ESTEF, mas também com os amigos de outras congregações e educado-res do IMA que se fizeram presentes. O clima de fa-miliaridade festiva foi o que animou a noite, junto com a música muito bem

executada pelos estudantes da graduação em teologia da própria escola.

O grupo de ginástica rítmica do IMA-POA, representado pe-las alunas Maria Léticia Jardim, Luisa Fantinel Gimenez e Ma-noella Pozzebon, coordenado pela Professoa Cristiane Pinho, participiram das Olimpíadas Escolares de Ginástica Rítmica – seletiva de Canoas, etapa de 12 a 14 anos, onde tiraram o PRIMEIRO LUGAR.

As jovens adolescentes de-senvolveram harmonia, graça e beleza através de movimen-tos criativos com a combinação musical, representando uma bonita arte corporal.

Parabéns para as alunas pela dedicação, esforço e belís-sima apresentação, destacando também o apoio das mães das ginastas que acompanharam o evento.

l Cassiana Ferreira

A bonita arte corporal!

“O IMA-POA iniciou o mês de junho motivado pelo refrão do hino da JMJ (Jor-nada Mundial da Juventude): “No peito eu levo uma cruz no meu coração o que disse Jesus”. A comunidade edu-cativa refletiu o que disse Je-sus a partir de cinco frases: Ama o teu próximo como a ti mesmo - Marcos 12,33; Para Deus tudo é possível - Marcos 10, 27; Perdoem e serão perdoados - Lucas 6, 37; Façam aos outro o que você deseja que eles lhe façam - Lucas 6, 31; Vocês são a luz do mundo - Mateus 5, 14. Assim, com alegria da presença de Deus que ilumi-na a nossa vida, acolhemos a presença da Ir. Maria Flo-riani (Inspetora geral do Pólo

Coração repleto de alegria!Sul), mani-festando a presença de Deus para a comunidade Educativa.

N o s dias em que esteve no IMA-POA, Ir. Maria acom-panhou as Irmãs e pos-tulantes, ten-do uma visão

geral da comunidade edu-cativa, conversando com os colaboradores, pais e com os alunos através do bom dia e do boa tarde. Os alunos agradeceram a presença da Ir. Maria cantando músicas que manifestaram a alegria de sua presença entre nós.

A luz de Ir. Maria nos ilu-mina e nos acompanha! Luz que fortalece o carisma Sa-lesiano, luz que irradia dina-mismo e alegria, luz que gera esperança, luz é que sinal e expressão do Amor de Deus. A nossa prece a Deus é que ela continue sendo essa Luz que vem de Deus, divina fon-te de amor. Levamos o seu sinal com a certeza de que é bom viver sendo assim, abençoados por Deus! Obri-gada Ir. Maria por estar co-nosco nestes dias!”

l Ir. Jacinta Finassi

l Ir. Adriana M Boeno

Postulantes no jantar do DABARC

Page 14: PVJunho2012

Ano 45 n.306

lPorto Alegre- RS

14- Páginas Vivas

Grupo de Lideranças juvenis do IMA-POA

O IMA-POA participou do III Encontro de Lideran-ças Juvenis das Esco-

las Católicas da Arquidiocese de Porto Alegre, que neste ano teve como lema: “Juventude, um sonho de paz”. Aconteceu no dia 20 de junho, das 8h às 16h30, no Colégio Dom Bos-co. O objetivo do encontro foi discutir três eixos: saúde pú-blica, corrupção e educação, refletindo sobre as diversas faces da corrupção e as suas consequências para as políti-cas sociais.

Na abertura do Encontro, o Bispo Dom Dadeus Grings deu as boas-vindas e salien-tou que “devemos viver inten-samente um dia após o outro”. A oração inicial foi conduzida pelos alunos e postulantes do IMA-POA, introduzindo o tema como um grito de es-perança e despertar do com-promisso crítico e social dos jovens, como dizia a oração: “Por esse amor que temos de nos unir para lutar contra to-dos os poderes que tem nos oprimido. Somos jovens, sim. Jovens com sonhos, utopias, jovens que querem viver...”.

Após a oração, Pedro Francisco da Silva Filho, che-fe de Gabinete do deputado Miki Breier, ministrou a pales-tra sobre Políticas Públicas e Juventude, ressaltando a im-portância da participação efe-tiva dos jovens na luta pela elaboração de leis referentes aos seus temas de interesse. “Não podemos ficar fecha-dos em nosso mundinho, não basta ter consciência social, só consciência não traz mu-danças. É preciso se unir, se organizar e discutir os pro-blemas para que as soluções aconteçam. As leis surgem a partir da organização social”, salientou Silva Filho.

IMA participa do III Encontro de Lideranças Juvenis das Escolas Católicasl Postulantes- FMA

Durante a tar-de, os jovens se organizaram em grupos conforme as zonas de suas escolas e discuti-ram ideias sobre saúde pública e educação. Essas ideias se-rão levadas a uma audiência pública sobre o tema, que se realizará no dia 17 de outu-bro na Assembleia Legislati-va de Porto Alegre. Após as discussões, os jovens simula-ram uma audiência no Salão do Colégio, com a presença e participação do deputado estadual e presidente da Co-missão de Cidadania e Direi-tos Humanos da Assembleia Legislativa, Miki Breier (PSB). Neste momento também es-tavam presentes o Secretá-rio da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado, Fabiano Pereira e Ir. Zenilde Fontes, representante do Setor Ju-ventude da CNBB de Porto Alegre.

Os jovens trouxeram di-versas propostas ao encon-tro, entre elas: acesso ao atendimento psicológico, te-

rapêutico e psiquiátrico na saúde pública, investimento em remuneração e qualifica-ção dos professores do En-sino Fundamental e Médio, investimento na infraestrutura de escolas públicas, criação de um órgão medidor dos in-vestimentos realizados pelo governo nas escolas, interio-rização da saúde pública com a implantação de hospitais por zonas e reajuste salarial dos políticos conforme o reajuste salarial dos professores.

Os jovens adolescentes assumiram com responsabili-dade e dinamismo a proposta do encontro que perpassa o cotidiano da vida de todos. Como diz o documento de Puebla “Formar os jovens de maneira gradual para a ação sociopolítica e para as mu-danças de estruturas...”.

Page 15: PVJunho2012

Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II do Instituto Maria

Auxiliadora elaboram o ma-rketing para a campanha do agasalho, destinada a Casa Fonte Colombo. A atividade faz parte do projeto da pas-toral escolar, com viés inter-disciplinar nas disciplinas de Lingua Portuguesa e Ensino Religioso. O grupo elaborou cartazes e slogan com forma-to JPEG para página do face-book da escola. Desenvolve-ram a criatividade através de poemas e rimas, como o das alunas Julia Almeida e Caro-lina Sartori: “Seja fenomenal, doe para o varal!”. A atividade teve a contribuição dos alunos do 6ºano, lembrando e moti-vando a campanha através da rádio escolar 305: “Rádio diferente, venha com a gente fazer!”. Outro grupo de alunos que contribuiu, foi o 9ºano,

“Seja fenomenal, doe para o varal!”

Ano 45 n.30615- Páginas Vivas

No dia 08 de junho de 2012 aconteceu na Inspeto-ria Nossa Senhora Aparecida o encontro das Junioristas, organizado pelas animado-ras Ir. Lucia Tironi e Ir. Ivone Ranghetti. Iniciou-se com a Celebração da Eucaristia jun-to com a comunidade Santa Teresa. Em seguida, o Bom Dia da Ir. Maria Floriani que acompanhou o grupo durante todo o encontro.

Foi um dia rico para re-tomar e rever o Projeto For-mativo de uma maneira bem objetiva e familiar tendo como

Junioristas se encontram para formação

ajudando na organização e separação dos agasalhos. Esse mesmo grupo realizou a entrega da campanha do dia 14 de junho, onde também conheceram um pouco mais da Casa Fonte Colombo, de-

foco o início do trabalho de elaboração do Itinerário da Formação do Juniorato da INSA.

Como diz o Projeto For-mativo “o encontro com Je-sus Cristo, de modo especial na Eucaristia, oferece a pos-sibilidade de experimentar a força transformante de Deus e de fazer o Evangelho da vida ressoar na realidade co-tidiana”. Sendo esse um en-contro de comunhão, de co-mum união com Deus, com as Irmãs e consigo mesma, no qual foi possível retomar a nossa própria vocação, pois

como dizia a Madre Geral, “A nossa vocação é matutina, nova todos os dias”.

Finalizou-se o encontro com a presença da boa Mãe Auxiliadora, momento em que cada uma se colocou sob a sua proteção, rezando com a comunidade o terço.

O grupo das Irmãs Junio-ristas agradece as orações de cada Irmã que nos acom-panha.

Que Maria Auxiliadora au-xilie a cada uma para que seja a cada dia sinal e expressão do amor de Deus.

dicada à prevenção e auxílio das pessoas soropositivas. Sendo os alunos jovens pon-tes, coloborando com o lema da C.F. 2012: “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

l Ir. Adriana M. Boeno

lPorto Alegre- RS

l Ir. Adriana M. Boeno

“O encontro com Jesus Cristo, de modo especial na Eucaristia, oferece a possibilidade de experimentar a força transformante de Deus e de fazer o Evangelho da vida ressoar na realidade cotidiana”. Projeto Formativo das FMA

Alunos do IMA e Ir. Adriana participantes da Campanha do Agasalho

Page 16: PVJunho2012

Ano 45 n.30616- Páginas Vivas

Com a costumeira anima-ção e alegria salesiana realizou-se o encontro

inspetorial das Irmãs da segun-da idade adulta, nos dias 22 e 23 de junho.

O primeiro dia foi asses-sorado por Ir. Susana Rocca, Missionária de Cristo Ressus-citado, São Leopoldo, que de forma sábia e dinâmica e, con-textualizando a vida e pessoa de Dom Bosco, desenvolveu o tema: Resiliência. Aos poucos foi introduzindo a vida cotidia-na, fazendo perceber a neces-sidade de cultivar esta virtude na própria vida.

A pergunta: o que é mesmo Resiliência? foi respondida ao longo do dia, que em síntese é: uma forma sábia, simpática, criativa, leve, dinâmica, positi-va de viver e, superar as situ-ações mais adversas. É uma das formas atualizadas de viver o Sistema Preventivo pois en-

“Crescer para viver”

globa a acolhida, acompanha-mento, protagonismo, alegria, entusiasmo, coragem, cuidado, auto-estima, senso de humor, espiritualidade.... e a lista pros-segue.

Ir. Susana conseguiu fazer crescer em cada uma o otimis-mo e o entusiasmo e, despertou o desejo de aperfeiçoar sempre mais a capacidade de ser resi-liente.

Para tornar mais clara a idéia de pessoa resiliente, à noi-te assistiu-se ao filme que narra a vida de Santa Rita de Cassia, modelo de mulher que soube superar tantas adversidades na vida com a fé e confiança.

O segundo dia, assessora-do por Ir. Lucia Tironi, iniciou na capela com a leitura oran-te, refletindo o texto de Mateus 6, 24-30: Procurar primeiro o Reino de Deus e sua justiça. – “ninguém pode servir a dois senhores...”.

Iluminadas com esta Pala-

vra o grupo foi conduzido ao sa-lão, onde Ir. Lucia apresentou a proposta vinda do Instituto para a elaboração do Itinerário For-mativo Inspetorial.

O dia foi dividido em signi-ficativos momentos de reflexão pessoal para interiorização e breves trabalhos em grupos, sempre com o tema voltado para a formação de uma auten-tica e feliz Filha de Maria Auxi-liadora.

Sendo véspera de São João Batista, o dia terminou com uma animada janta e fes-ta junina, com a presença das postulantes que animaram a dança da quadrilha.

O grupo agradece à equipe que pensou e preparou este en-contro que é sempre uma ótima oportunidade de crescimento. É um momento de intensificar as relações fraternas, consi-derado ponto chave para uma vida religiosa feliz.

l Ir. Carmen Demarchi

Superar para crescer: RESILIÊNCIA na vida e missão da FMA.

lPorto Alegre- RS

Grupo de Irmãs da segunda idade juntamente com Ir. Maria Floriani e postulantes

Page 17: PVJunho2012

Ano 45 n.306

l Bagé-RS

17- Páginas Vivas

No dia 09 de junho acon-teceu no Colégio Auxi-liadora a abertura da V

Semana Social Brasileira, or-ganizada pela Cáritas Dioce-sana de Bagé, através da Co-missão de Políticas Públicas e Controle Social, em sintonia com as Pastorais Sociais de todo o Brasil. As semanas so-ciais são parte da ação evan-gelizadora da Igreja em mui-tos países, que articulam as forças populares e intelectuais para debater questões socio-políticas relevantes e traçar perspectivas para o seu país, baseadas no ensino social da Igreja.

O Assessor foi Waldir José Bohn Gass - integrante da Coor-denação Estadual do evento. Foi apresentado o tema das quatro semanas anteriores e os frutos que produziram como a Aprova-ção do SUS (Sistema Único de Saúde). Waldir salientou a impor-

Bagé realiza V Semana Social Brasileira

Participantes da V Semana Social Brasileira

tância de o povo saber a força que tem e se unir para mudar a situação que aí está. O tema da quinta semana Social Brasileira é: “Participação da Sociedade no Processo de democratização do Estado Brasileiro. E o lema: Bem viver: caminho para uma nova sociedade com um novo Estado. Estiveram presentes em torno de 20 pessoas. E assumiram o com-promisso de levar a mensagem

da quinta semana em todos os ambientes onde cada um e cada uma atua no dia a dia.

Na avaliação, os presentes expressaram a grande importân-cia da participação nesses even-tos a fim de que todos fiquem cientes da necessidade de gran-des transformações no País para o bem de todos. Da comunidade das Filhas de Maria Auxiliadora participou a Irmã Gema Olivo.

No mês de junho, Ir Laura Mondini da comunidade Laura Vicuña de Bagé participou do encontro de reflexão sobre o PPA – Plano Plurianual Partici-pativo- do Governo do Estado do Rio Grande do Sul 2012 a 2015- Região da Campanha. O encontro de participação Popular Cidadã, - Divisão dos Recursos, teve como asses-sor Mateus Azevedo. Se fize-ram presentes em Candiota, na Câmara dos Vereadores, representantes dos municípios que fazem parte da Região da Campanha: Candiota, Hulha Negra, Aceguá, Lavras do Sul, Caçapava, Dom Pedrito e Bagé. O Plano Plurianual (PPA) é um grande plano de Governo que orienta a elaboração e a exe-

cução das políticas públicas para tratar do desenvolvimen-to econômico e social do Rio Grande do Sul. Ele também define a orientação estratégica do governo, as prioridades e as metas concensualizadas com a sociedade para um período de quatro anos, neste caso, de 2012 a 2015. Após longos de-bates, foram selecionados os seguintes programas:

- Segurança Pública;- Saúde- Construção de um

Centro Regional de Referência “Caminho da Luz”para atendi-mento de deficientes;

- Economia Solidária;- Irrigação para a Campa-

nha;- Direitos humanos UERGS

– Desenvolvimento da Educa-ção Superior;

Como Propostas Estruturan-tes foram aprovadas na Região:

- Pavimentação da Trans-campezina – Hulha Candiota- Aceguá

- Pavimentação da BR que liga Bagé – Lavras – São Ga-briel.

- Comunidade Terapêutica Regional;

- Irrigação para a Região da Campanha;

- Geração de empregos e Desenvolvimento;

Também foram eleitos dois delegados e dois suplentes para o encontro de todos os Regionais.

Resta agora fazer campa-nha para que as propostas se-jam votadas por maior número possível de pessoas. A votação será dia 04 de julho de 2012.

Encontro busca refletir sobre políticas públicas do Rio Grande do Sul

l Ir. Laura Mondini

l Ir. Laura Mondini

Page 18: PVJunho2012

Ano 45 n.306

l Bagé- SC

18- Páginas Vivas

No dia 10 de junho, a Igre-ja da Base de Bagé se encontra. Apesar do in-

tenso frio mais de 40 pessoas, adolescentes, jovens e adultos de todas as idades e etnias se reuniram no salão da Comu-nidade Mãe de Deus. Foi um rico dia de reflexão, oração e aprofundamento. O assessor foi Frei João Osmar D’Àvila do assentamento em Hulha Negra. O encontro iniciou com uma oração orientada pelo diá-cono Domingos Manoel R. Lo-pes. Após a oração o Assessor apresentou as perspectivas de Ação da Igreja segundo o Do-cumento de Aparecida para o quatriênio 2012 – 2015. São elas:¨ 1. Igreja: em Estado per-manente de oração; 2.Igreja: casa da iniciação à vida Cristã; 3. Igreja lugar de animação bí-blica de vida e de pastoral; 4. Igreja: comunidade de comu-nidades; 5. Igreja a serviço da vida plena para todos;

Na parte da tarde o encon-tro teve continuidade com tra-

Igreja de Bagé se reúne para estudo e reflexão

Grupo de estudo e reflexão da comunidade Mãe de Deus

balho de grupos. Estudou-se o Evangelho de Marcos 3,31-39 com as seguintes questões: Quando sou irmão, mãe, ir-mão e irmã de Jesus? Quan-do não...? As respostas dos grupos foram muito ricas. Em seguida foram distribuídas as fichas para o 13º Encontro de CEBS que acontecerá em julho em Santa Maria.

Foram também feitas algu-mas comunicações a respeito da vinda da Cruz da juventude e da Jornada Mundial da Ju-ventude. Bagé receberá 300

l Ir. Laura Mondini

jovens estrangeiros que vi-rão conhecer a cultura local e como se vive a fé nesta cultu-ra. A cruz estará na comunida-de do Ivo Ferronato, visitará o presídio, a catedral, caminhará pelo centro da cidade e estará na praça de esportes.

O encontro encerrou com a Celebração Eucarística bem fervorosa e despedidas. Pela avaliação viu-se que o dia foi muito rico em conteúdos e di-nâmicas, agradando a todos os presentes.

Dia Mundial do Meio Ambiente Dia 05 de junho, come-

mora-se o dia mundial do meio ambiente. Para comemorar o dia e para conscientizar os educandos sobre a importân-cia da preservação do meio ambiente aconteceu um “bom dia e boa tarde” especial, pre-parado pelo educador Vitor Hugo Gonçalves, monitor do projeto “Socioambientar” que vem sendo desenvolvido na Unidade. Também foi utilizado o vídeo sobre a morte dos al-batrozes. O educador procu-rou mostrar aos educandos, da necessidade de realizarmos no dia a dia, pequenas ações que irão tornar nosso ambien-

Bom dia dado no salão do Lar Padre Jacóte mais vivo e sustentável. “Se cada um de nós fizer um pou-quinho, podemos contribuir na

construção de um mundo me-lhor e habitável.”

lItajaí SC

l Ir. Iara Poffo

Page 19: PVJunho2012

Ano 45 n.30619- Páginas Vivas

Lar Padre Jacó promove chá beneficente

Já se tornou uma tradição a realização do Chá Be-neficente do Lar Pe. Jacó

que acontece anualmente no mês de junho. Esse evento aconteceu no salão de atos e tem o objetivo de arrecadar fundos para a continuidade do atendimento as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendi-das pela Instituição. O Chá Be-neficente é um momento em que amigos, mantenedores, voluntários, funcionários, cola-boradores se confraternizam e fortalecem os laços de amiza-des para dar continuidade ao trabalho.

Além dos participantes encontrarem um ambiente de-corado e agradável também foram sorteados brindes que

foram oferecidos por empresas e parceiros, sem contar o deli-cioso Chá acompanhado com salgados e doces preparado por I. Virgínia e suas colabora-doras. Um dos momentos mais esperados da tarde foi o desfi-

le da Coleção Outono Inverno Valdete Ferreira Moda Grande e Questão de Estilo Moda Inti-ma. Agradecemos a presença da comunidade, colaboradores e empresas que colaboraram conosco.

Chá beneficiente realizado no Lar Padre Jacó

lItajaí SC

Dança é vidaA Companhia de Danças

Millennium realizou nos dias 09 e 10/06 a “XV Mostra de Dança 2012, 15 anos de his-tória”. Ano em que completa 15 anos de fundação, o grupo recordou momentos, situações e eventos que marcaram a tra-jetória da companhia e que fo-ram de suma importância para sua história. O evento que aconteceu no Teatro Municipal de Itajaí e faz parte do “Proje-to Dança é Vida” que visa di-vulgar o trabalho artístico que é realizado junto às parcerias da Companhia de Dança Mil-lennium promotora da mostra. Para o organizador, Thurbo Braga o objetivo principal é dar oportunidade às crianças e jo-vens de mostrarem talento por meio de coreografias. Hoje o grupo conta com 27 bailarinos e bailarinas profissionais e 200 alunos. O Grupo é considerado eclético devido ao fato de os

l Ir. Iara Poffo

integrantes dançarem vários estilos, entre eles: B. Boying, Poping, Locking, Hip Hop Dan-ce, Axé Calypso, Forró, Afro e House Dance. Segundo o di-retor do grupo, Thurbo Braga, o maior objetivo do trabalho é oferecer aos participantes através da dança, momentos de lazer e formação cultural. O espetáculo foi um verdadeiro

show de equilíbrio, movimento e vibração. Em parceria com a academia o Lar Padre Jacó, apresentou o tema do projeto: “Expresso da cultura nos tri-lhos do protagonismo” do qual fazem parte os educandos das oficinas de dança I, II, e III que são coordenadas por dançari-nos da academia.

l Ir. Iara Poffo

Grupo de dança do Lar Padre Jacó

Page 20: PVJunho2012

Ano 45 n.30620- Páginas Vivas

IMA recebe Jornada Diocesana da Juventude

Nos dias 02 3 03 de Junho aconteceu no Instituto Maria Auxilia-

dora a Jornada Diocesana da Juventude de Rio do Sul. Participaram do encontro 250 jovens de 29 paróquias da Diocese, provenientes de diferentes grupos, movimen-tos e pastorais.

A Jornada teve como tema “Alegrai-vos sempre no Senhor”. Fl 4,4 que foi trabalhado em três oficinas: O Jovem e Jesus, O Jovem e a Igreja e o Jovem e a So-ciedade. As oficinas foram

pensadas para aprofundar a temática geral, confrontando a alegria de ser cristão a par-tir da pessoa de Jesus Cristo, na comunidade Igreja e em relação à participação ativa na sociedade.

Cada grupo de jovens pode construir nas diferentes ofici-nas uma apresentação sobre a temática da Jornada. Foram momentos de trabalho em gru-po, espaço para criação con-junta e expressão dos talentos pessoais.

No domingo, frei Renato do Seminário de Ituporanga trabalhou a temática com o

grupo partindo da realidade juvenil, e apresentando a es-colha pessoal do jovem em viver a alegria cristã. No pe-ríodo vespertino do domin-go houve um espaço aberto para apresentações culturais dos jovens ali presentes.

Foram dois dias de muito entusiasmo, alegria e convi-vência em que os jovens pu-deram conhecer um pouco melhor os grupos que esta-rão participando da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013.

Jovens participantes da Jornada Diocesana da Juventude de Rio do Sul

lRio do Sul-SC

l Ir. Marcia Koffermann

Page 21: PVJunho2012

Ano 45 n.306

lRio do Sul-SC

21- Páginas Vivas

Hoje um grupo da APAE foi no IMA se apresentar. No começo fui olhar só por curiosidade, mas quando eles começaram a cantar eu fiquei impressionada e tambem emocionada, por que eles cantavam com o coração. Olhando para cada um, dava para perceber a pureza e ingenuidade em seus olhos, acho que foi por isso que algumas pessoas realmente ficaram tocadas. Acho que isso serviu como uma lição para muitas pessoas, pois ao contrário desse grupo, muitos estão aí com a vida 100% saudável e não estão nem aí, levam “às coxas”. Como dizia a letra da musica que eles cantaram, “faça alguém feliz”. Não necessariamente o seu par, mas sim aqueles que estão a sua volta. Um sorriso e um bom dia não mata ninguém =)...

Graciela Battisti

Uma das estratégias do Projeto de Pastoral do Instituto Maria Auxilia-

dora é a Solidariedade, em vista disso o IMA sempre pro-cura apoiar as ações solidárias realizadas na cidade. Na se-mana de 11 a 15 de junho os alunos tiveram a possibilidade de contribuir financeiramente com a APAE, através de um cofrinho que ficou disponível na escola. A ação solidária foi motivada pelo coral da APAE que se apresentou durante os recreios, mostrando um pouco do trabalho desenvolvido na Instituição.

No sábado, dia 16, alunos e colaboradores se fizeram pre-sentes, ajudando num dos pon-tos de pedágio na cidade. Foi mais um momento que permitiu

Solidariedade em prol da APAEl Ir. Marcia Koffermann

aos alunos a oportunidade de colocar-se a disposição do ou-tro, doando um pouco de seu tempo para ajudar quem mais precisa. Estas ações demons-tram que quando nos unimos em vista de uma causa, por me-nor que seja a contribuição de

cada um, é mais fácil alcançar os objetivos. O dinheiro arreca-dado será utilizado em vista de melhorias na escola da APAE e na aquisição dos materiais necessários para a formação de uma banda para os alunos com necessidade especiais.

No dia 17 de junho, acon-teceu no Instituto Maria Auxilia-dora de Rio do Sul a II Etapa da Escola de Assessores da AJS do Estado de Santa Catarina. O encontro tem como objetivo a formação de adultos para acompanhar os grupos da AJS nas unidades locais. Estiveram presentes cerca de 20 partici-pantes que estão fazendo o caminho de formação. Pelo IMA, participou do encontro o educador Robson dos Santos da Silva.

O encontro foi dinamiza-do pela Ir. Solange Sanches

IMA recebe II Etapa da Escola de Assessores de SCl Robson dos Santos da Silva

que trabalhou a temáti-ca: “Perfil e ministério do Assessor”. Ir. Solange ressaltou a importância de acompanhar o jovem. Mais do que fazer muitas coisas, é importante que o assessor seja aquela pessoa disposta a escu-tar o jovem, a estar perto, a colocar-se numa atitu-de de quem caminha ao lado. A assessoria não é apenas um trabalho, mas é uma vocação, em vista do bem e do crescimento do jovem.

Coral da Apae durante apresentação no IMA

Grupo de assessores do estado de Santa Catarina

Page 22: PVJunho2012

Ano 45 n.30622- Páginas Vivas

Crie momentos de integração entre a família e a escola por meio de práticas saudáveis

Vamos cuidar de quem cuida de nós...

A seguir artigo publicado na revista Projetos Escolares a partir da atividade do dia dos Pais realizada em 2011 no IMA:

Dia dos Pais

Anos: 1º ao 5ºObjetivos: estudar o que é saúde e o que pode ser feito para se tornar uma pessoa saudá-

vel; pesquisar e sistematizar noções e conceitos que contribuem para a boa saúde; elaborar convites e cartas; construir atitudes de cuidado com a alimentação e com a prática de ativida-des físicas para garantir saúde corporal e mental.

Responsáveis: Angela Fronza dos Santos e Angelita Maria Gambeta Stuepp Redação: Renata Santana

O Dia dos Pais é uma data que tem grande impor-tância em nossa socie-

dade. Que tal comemorá-la com atividades que promovam a integração entre as famílias e a escola?

Esta foi a ideia do Instituto Maria Auxiliadora (IMA) de Rio do Sul, SC, pertencente à Rede Salesiana de Escolas. “Nós desenvolvemos atividades a serem feitas em sala de aula e ao ar livre envolvendo famílias, educadores e crianças”, ex-plica a diretora Angelita Maria Gambeta Stuepp. De acordo com Angelita, o projeto, além de propiciar a conscientização em relação às boas práticas de

exercício físico também pro-porcionou momentos de lazer e integração, aproximando fa-mília e escola.

Hora de Conversa...Materiais: cartolina; lápis

preto; papel sulfite; e pincel marcador.

COLOCANDO EM PRÁTICA

Promova uma roda de conversa e comente com as crianças que o Dia dos Pais está se aproximando. Pergun-te para a turma o que cada um pode fazer para cuidar da saú-de desta pessoa tão especial

em suas vidas. Nesta etapa, é importante questionar o que as crianças compreendem por saúde e o que pode ser feito para se manter saudável.

Depois da troca de ideias, solicite às turmas do 2º ao 5º ano que escrevam o que cada um entende por saúde e as sugestões para ser saudável. Para as turmas do 1º ano, es-creva as ideias sugeridas pe-las crianças em um cartaz e

depois sorteie uma delas para ilustrar as conclusões do gru-po.

Em seguida, encaminhe como tarefa de casa, uma pes-quisa sobre o que é saúde e o que as pessoas podem fazer para mantê-la em bom estado. Sugira a utilização de materiais como revistas, livros, internet, etc. Marque um dia para que as crianças levem o conteúdo pesquisado

lRio do Sul-SC

Page 23: PVJunho2012

Ano 45 n.30623- Páginas Vivas

SAÚDE É O QUE INTERESSA

Materiais: lápis preto; pa-pel sulfite; e pesquisa sobre saúde.

COLOCANDO EM PRÁTICANo dia marcado, pesquise

e leve para a sala de aula in-formações sobre o conceito de saúde e dicas de boas práticas saudáveis. Antes de apresen-tar as suas informações, pro-picie um bate-papo com a tur-ma para socializar o que cada criança descobriu na pesqui-sa. Socialize as informações do grupo e complemente com o que você pesquisou sobre o assunto.

Quando levantarem todas as informações, peça para as crianças ajudarem a escrever o que aprenderam sobre a saúde e elaborar uma lista de atitudes e práticas que podem ser feitas para melhorar a qua-lidade de vida das pessoas. Direcione a conversa para a importância da prática de es-portes.

Nesse momento, convide a

turma para vivenciar uma práti-ca saudável e sugira uma ativi-dade na escola, com esportes sobre rodas e um piquenique com lanches saudáveis para depois da atividade. Elabore, juntamente com o grupo, uma lista de alimentos que podem

ser levados por cada criança para o lanche coletivo. Amplie o conhecimento da turma, ela-borando uma lista coletiva que contenha os principais cuida-dos que se deve ter antes de praticar exercícios físicos.

Materiais: documentos e ofícios para a autorização da atividade e solicitação de servi-

COLOCANDO EM PRÁTICADepois de lançar a ideia

para as crianças, é necessário organizar o passeio com an-tecedência para evitar proble-mas no dia do evento. O pri-meiro passo é definir o trajeto da atividade. Posteriormente, com a ajuda do setor admi-nistrativo da escola, peça au-torizações da prefeitura e das polícias civil e militar para a utilização do espaço público. É importante solicitar a presença do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Mó-vel de Urgência (SAMU) para manter a segurança de todos os participantes.

Para aumentar a interativi-

dade entre os participantes, o Ima firmou uma parceria com o Centro Cultural da cidade e convidou palhaços com pernas de pau, bailarinos e malabaris-tas para fazer algumas inter-venções culturais no decorrer do passeio. Outra ideia que os responsáveis sugerem é provi-denciar um carro de som (nas

cidades em que o uso deste equipamento é permitido) con-duzido por uma pessoa que possa animar e coordenar o evento. Além disso, uma músi-ca de qualidade para acompa-nhar a caminhada e as pedala-das pode funcionar como uma ótima higiene mental.

ORGANIZANDO O PASSEIO

lRio do Sul-SC

Page 24: PVJunho2012

Ano 45 n.30624- Páginas Vivas

JUNTE-SE A NÓS

Materiais: cola branca; giz de cera; lápis de cor; papel colorset colorido;

papel sulfite; revistas velhas (para recortar); e tesoura com pontas arredondadas.

COLOCANDO EM PRÁTICAQuando todas as questões

burocráticas estiverem resolvi-das, proponha que cada crian-ça elabore um convite para o pai participar do evento. Você pode deixar a turma livre para criar o formato do convite ou sugerir uma das opções de-senvolvidas pelo IMA.

A primeira é solicitar que a criança desenhe o pai utilizan-do papel sulfite, lápis de cor ou giz de cera, recorte e cole em um envelope. A segunda opção é recortar partes da imagem de uma figura masculina que te-nha características parecidas com o pai da criança, colar em

um papel sulfite dobrado em formato de convite e completar com desenhos. A última opção é utilizar folhas coloridas para

NADA DE PREGUIÇA!COLOCANDO EM PRÁTICA

No dia do evento, reúna os participantes no local combi-nado e apresente o trajeto que será percorrido pelo grupo. É importante ressaltar que o ob-jetivo do passeio é promover a integração entre as famílias e a escola, portanto, não se trata de uma competição. Sendo assim, é fundamental que se respeite

o espaço e o ritmo do outro.Convide as mães para

também participar da ativida-de, preparando os lanches que serão servidos no pique-nique ao final do passeio. Na chegada, em um parque da região, promova uma homena-gem para os pais. Os alunos do IMA cantaram uma música

e deixaram a mensagem de que o crescimento saudável e a formação do caráter aconte-cem pelo exemplo.

Finalize a atividade com um piquenique para que todos recomponham as energias. Deixe este momento livre para a confraternização e evite fa-zer muitas intervenções.

recortar as partes do corpo que representam o pai e complementar com desenhos.

Essas são somen-te sugestões, entretan-to o mais importante é incentivar os alunos a utilizarem a criativida-de e representarem os pais da maneira mais original possível.

Depois de prepara-rem os convites, solici-te que o grupo escreva uma carta para anexar ao convite e convidar os pais para partici-parem do evento. Não deixe a turma esque-cer de informar o local em que será o ponto de encontro, o horário,

Foi organizado, nos dias 15, 16 e 17 de junho, pelo IMA de Rio do Sul um passeio cultural com as turmas de 1º anos do E.M. A viagem é uma das atividades do Projeto Vestibular que tem como objetivo orientar o aluno na es-colha de um curso universitário. O roteiro consistiu em conhecer o Museu da PUC e pontos turís-ticos de Porto Alegre.

O ônibus partiu da frente da Catedral de Rio do Sul no dia

15 de junho às 23 horas com 40 alunos, acompanhados pela Coord. Disciplinar Magrid e pelo Pastoralista e Prof. de Ensino Religioso Robson.

Logo que chegaram em Porto Alegre encaminharam-se para o Museu de Tecnologia da PUC, lugar em que permanece-ram até as 14h30min observan-do e interagindo com mais de 700 experimentos que demons-tram fenômenos físicos, quí-micos e biológicos. Saindo do

museu puderam ver do ônibus pontos turísticos importantes da cidade como rio Guaíba, Parque Farroupilha, Parque Marinha do Brasil e estádio Beira Rio. O es-tádio foi outro ponto de parada, onde conheceram o museu dos troféus, as novas reformas, os camarotes e o ginásio Giganti-nho. E para finalizar o passeio, ainda puderam visitar o Barra Shopping, lugar em que fizeram compras, jantaram e se diverti-ram até a hora do retorno.

Visita ao Museu de Tecnologia da PUCl Robson dos Santos da Silva

os equipamentos necessários para o passeio, como garrafi-nha de água, roupas e sapatos confortáveis, bicicleta, etc.

lRio do Sul-SC

Page 25: PVJunho2012

Ano 45 n.30625- Páginas Vivas

Festa Junina anima o mês de junho no Instituto Medianeira- Casa da Criança

Abrindo as comemorações no dia 13 de Junho, dia de Santo Antônio, as

crianças do turno da manhã do IMCC, tiveram um “Bom Dia” especial, conhecendo um pouco mais sobre este San-to e o porquê da devoção a ele. As crianças puderam ver a imagem de Santo Antônio e fazer uma visita à Igreja, onde fizeram reflexões e orações. O mesmo foi feito no dia de São João e São Pedro, com o ob-jetivo de que as crianças co-nheçam a imagem e um pouco mais sobre a história destes santos, bem como o motivo de suas comemorações. No de-

Alunos do IMCC participando da Festa Junina

l Sabrina Sherer correr da manhã as crianças participaram de dia lúdico/re-creativo com brincadeiras no pátio, saborearam pipoca e do-ces e se divertiram a valer.

Os dias que se seguiram, foram de aprendizagem e es-tudo tanto das crianças como dos adolescentes, adquirindo conhecimento e recebendo in-formações em relação a esta festa, resgatando a cultura popular e mantendo viva a tra-dição de comemorar as festas conhecidas pelo nome de San-tos Populares: Santo Antônio, São João e São Pedro.

No dia 21 de junho, o pá-tio ficou todo enfeitado com as bandeirolas coloridas. As

adolescentes do turno da tarde vieram preparadas para a fes-ta. Vestidas a caráter, fizeram a apresentação do tradicional casamento caipira e da dança da quadrilha. Puderam ainda, participar de uma gincana ju-nina programada com muitas tarefas, entre elas: estourar balão, catar amendoim, passar chapéu, corrida do saco, corri-da do saci, corrida dos três pés, sapos em fila, ovo na colher, dança da laranja, e o jogo do apito, no qual eram feitas per-guntas relacionadas às festas juninas. As atividades diversifi-cadas foram motivo de alegria e convivência para todos.

lRio Pardo-RS

Page 26: PVJunho2012

Casa da Criança participa de campanha nacional de emissão e renovação de documentos

Atualmente acompanha-mos propagandas nas mídias realizando uma

“Mobilização Nacional pela Certidão de Nascimento e Do-cumentação Básica”, para ga-rantir que todos os brasileiros e brasileiras tenham nome, so-brenome, nacionalidade para exercer seus direitos.

A certidão de nascimento é um direito de todo cidadão bra-sileiro e o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania. Sem a certidão de nascimen-to, uma pessoa, oficialmente, não tem nome, sobrenome e nacionalidade, portanto não existe. Só com a certidão tam-bém é possível fazer matrícula escolar, participar dos progra-mas sociais do Governo como o Bolsa Família e obter outros documentos fundamentais bá-sicos como Identidade e CPF. Tirar uma certidão de nasci-mento é um processo fácil e rápido, porém muitos adiam as providências pela ausência ou distância dos cartórios, por difi-culdade de cumprir as exigên-cias legais ou por pura desin-formação ou falta de tempo

Diante do fato de que muitos atendidos no Instituto Medianeira não estão com os documentos em dia, este re-solveu fazer parte desta gran-de Mobilização, incentivando e orientando as famílias sobre os procedimentos para a emissão e renovação destes documen-tos, fazendo os devidos enca-minhamentos.

A proposta foi lançada na reunião de pais e responsáveis informando sobre a importância de se fazer a certidão e demais

l Sabrina scherer

Ano 45 n.30626- Páginas Vivas

lRio Pardo-RS

Assistidos do IMCC recebendo a documentação pessoal

Grupo de assessores do estado do Paraná

documentos e sobre as vanta-gens sociais, orientando sobre a gratuidade dos documentos para menores e famílias que possuem bolsa família, infor-mando como e onde devem ser encaminhados.

Ainda ao final da reunião, foram preenchidas fichas de solicitação da renovação das certidões para as famílias que desejassem, sendo este o pri-meiro passo para a obtenção dos demais documentos bási-cos.

Escola de Assessores é realizada em Guarapuaval Ir. Rosalina Lemos

lGuarapuava-PR

Realizou-se no dia 3 de ju-nho no salão de atos do Cen-tro Educacional João Paulo II, mais uma etapa da escola de formação para novos assesso-res da Articulação da juventude Salesiana – AJS do estado do Paraná. O tema “Ministério da assessoria” foi desenvolvido por Ir. Solange Sanches – FMA da comunidade de Cambé. Foram trabalhadas as linhas de ação que trata do papel do assessor. No almoço foi cele-brado o aniversário do Jovem

Rodrigo Bogo e do Pe. Ade-mir Ricardo. O bolo não pode faltar. Houve muita participação e interesse por parte dos as-sessores. En-cerrou-se com a celebração Eucarística presidida pelo Pe. Ademir Ricardo animada pelos próprios assessores na capela da residência das Irmãs. A co-

munidade salesiana das irmãs se fez presente. Em seguida foi servido o tradicional cachor-ro quente.

Page 27: PVJunho2012

Ano 45 n.30627- Páginas Vivas

lGuarapuava- PR

Eu me chamo Jocimara de Oliveira, tenho 18 anos, meus pais são José Fer-

reira de Oliveira e minha mãe é Terezinha Aparecida de Ar-ruda Oliveira. Tenho uma irmã Jozimeri Arruda Oliveira. Moro em um povoado no interior de Pitanga chamado Limeira.

Participando das santas missões populares me com-prometi com a Igreja tornei-me catequista, convivi mais com as pessoas. Então, vendo os padres como tinham um cari-nho, uma preocupação mui-to grande para com o povo, sentia essa vontade de ter um amor para com todas as pes-soas, senti necessidade de cuidar dos assuntos da igreja,

Jovem vocacionada partilha sua experiência em Guarapuaval Jocimara de Oliveira de trabalhar para Deus. En-

tão, procurei a vocação religio-sa, porque não me sentia com-pleta queria ser livre e sentia que era livre quando estava servindo. Descobri que minha vocação era servir a Deus com o meu jeito de ser.

Sentindo uma inquietação dentro de mim, conversei com o padre Adriano Wierzyski To-czek , diocesano, da minha paróquia, e ele me encami-nhou para as irmãs Salesia-nas pela amizade que tinha com elas. Hoje, estou fazendo uma experiência com as irmãs salesianas de Guarapuava. A experiência está sendo muito edificante para mim, me sinto muito tranquila e confiante; há uma harmonia muito grande

entre todas, é uma experiência única e envolvente.

No dia 12 de junho de 2012, o Grupo de Dança do Centro Educacional João Pau-lo II foi convidado pela Facul-dade Guairacá para participar de uma Mostra de Dança na Semana de Educação Física

Mostra de Dança na Semana de Educação Física da Faculdade Guairacál Shauane Emanuela Silva da Faculdade Guairacá. Parti-

ciparam desta Mostra 20 edu-candos do Grupo de Dança coreografados pela educadora Shauane Emanuela Silva nos diferentes estilos e gêneros musicais. Bailarinas, ginastas, dançarinas, dançarinos, BBoys

e BGirls juntaram forças e fize-ram da Mostra um verdadeiro Espetáculo de Dança. Pais e os demais educadores do CEJPII também estiveram pre-sentes para prestigiarem a lin-da apresentação.

No dia 26 de junho de 2012, o Centro Educacional João Paulo II promoveu um Show de Talentos interno para os edu-candos. A abertura do espe-táculo foi feita por Luan Fadel, um jovem músico deficiente vi-sual que encantou a todos por sua força de vontade e dedica-ção. Além de várias inscrições das diversas oficinas, o que surpreendeu foi a equipe ven-cedora, os alunos da Profes-sora Ariele Karam, com uma coreografia de Hip Hop, os mesmos deixaram o futebol de lado por aproximadamente um mês e desenvolveram uma co-reografia que encantou todos os jurados, no segundo lugar

Show de Talentos l Shauane Emanuela Silva

ficou uma dublagem da Banda Calypso da oficina de dança e em terceiro lugar a oficina al-ternativa com uma encenação da Música Alegria. Dentre as apresentações apareceram

vários alunos destaques que surpreenderam em suas apre-sentações. Pais e familiares dos educandos compareceram e puderam prestigiar os novos talentos.

Voluntária Jocimara

Apresentação da oficina de dança do Centro Educacional João Paulo II

Page 28: PVJunho2012

Ano 45 n.30628- Páginas Vivas

lUruguaiana-RS

Na quinta-feira, 28/06, o Instituto Laura Vicuña, Uruguaiana-RS, recebeu

homenagem em sessão espe-cial na Câmara de Vereadores, pelos seus cinquenta anos de atividades nesta cidade.

Na solenidade, a escola foi evidenciada pela excelência na educação, pela qualidade e competência do corpo docente e funcionários e pela evidente capacidade de preparar muito bem os seus alunos para o en-sino superior e para futuro.

Segundo palavras extra-ídas do bonito discurso feito pela Diretora da escola, Ir. Denize Salvador, esta home-nagem é o reconhecimento da escola salesiana perante esta comunidade, por ser lugar de aprendizagem e convivência, de reflexão e ação, de solida-riedade e respeito pelas dife-renças, de cuidado com as re-lações interpessoais.

Além disso, o ILV investe na formação dos educadores. Possui um quadro de profis-sionais altamente qualificado, dinâmico, aberto ao novo, ca-paz de construir e promover o saber e o pensar de forma co-letiva e prazerosa.

O conhecimento é algo que se constrói na interação edu-

Câmara de vereadores homenageia os 50 anos de presença salesiana em Uruguaiana

l Luiza Braccini Dornelles

cando e educador. Por isso, o educador(a) salesiano(a) é o mediador do conhecimento, organizador da ação pedagó-gica, pesquisador atento às expressões da ciência e da tecnologia, à influencia da mí-dia, às novas linguagens e aos valores essenciais da cultura humana. Estas características certamente são um diferencial que destaca o ILV no segmen-to da educação.

“Esta homenagem mos-tra o quanto o Instituto Laura Vicuña, ao longo de 50 anos, marcou presença como impor-tante instituição de ensino na comunidade uruguaianense. É o reconhecimento da educa-

ção salesiana que forma bons cristãos e honestos cidadãos e os prepara para o futuro”, con-cluiu a professora e ex- aluna salesiana Izabel Antunes de Almeida.

A sessão especial, lidera-da pelo presidente da Casa, Vereador Francisco Barbará, contou com a presença de au-toridades do município, profes-sores, funcionários e Irmãs da comunidade que prestigiaram a escola, juntamente com os demais homenageados, Sr. Luis Carlos Corrêa da Silva, presidente do Sindicato dos Vi-gilantes, e José Adir de Mello, representante da Guarda Mu-nicipal, pelo dia do Vigilante.

Ir. Denize recebendo homenagem na Câmara de Vereadores de Uruguaiana

Page 29: PVJunho2012

No dia 30 de junho de 2012 foi realizado um momento especial de

avaliação e celebração da ca-minhada com o grupo de cris-mandos da comunidade Nossa Senhora dos Apóstolos, que é acompanhado pela Ir. Lucia-ne. O encontro aconteceu no Instituto Nossa Senhora Au-xiliadora, sendo um momento especial para refletir, rezar e festejar pelo trabalho realizado durante este primeiro semestre de 2012.

Encerramento do semestre

Grupo de crismandos com a Ir. Luciane

Formação para os paisNo dia 1° de julho aconte-

ceu na comunidade Nossa Se-nhora Rainha dos Apóstolos a formação para os pais que tem os filhos na catequese. Foi um momento forte de partilha de vida,de reflexão e de experiên-cia com Jesus.

O tema da formação foi “Quem é Jesus?” e teve como objetivo possibilitar aos pais a oportunidade de conhecer me-lhor a pessoa de Jesus Cristo, para que possam testemunhar a fé para os filhos com perse-verança e responsabilidade.

l Ir. Luciane Carvalho

Grupo de Pais com Ir. Luciane

Ano 45 n.30629- Páginas Vivas

lCambé- PR

Cara sr. Lucia, ho ricevuto le notizie della vostra Ispettoria attra-verso “Paginas vivas” del mese di maggio. Ringrazio per la possibilità che mi offri di seguire il vostro cam-mino e diaccompagnare con la pre-ghiera. A tutte il mio augurio di bene e un sempre vivo ricordo con affetto disorella.

sr. Antonia

Querida Lúcia.Recebi o boletim de vocês.Quanta vida e riqueza em sua

Inspetoria.Dá uma grande anima-ção só de olhar e perceber a frater-nidade e a vida salesiana que corre

por aí. Parabéns!Um beijo.Ir. Adair

Carissima sr.Lucia,grazie di cuore per Paginas

Vivas. Che bella realizzazione e quanta vita! per me è molto più bello leggere adesso e conoscere le notiziedell’ispettoria. Vi ricordo con tanto affetto! Un abbraccio grande.

sr.Yvonne Reungoat

Grazie di cuore, cara sr. Lucia, del bellissimo giornalino!

Dio e Maria vi benedicano!sr. Piera C.

Querida Ir.Lucia Obrigada pelo PV e gostei de

entrar também no site da Inspe-toria. Que bonita a Pagina, ainda não tinha entrado. Gostei de ver a dimensão missionária, bem escriti-nha e com os jovens e crianças na ação.

Continuem a dinamizar a vida e também simpática a Mazzarello que chega cedinho e vai chamando cada uma pelo nome. Isso é sorte e que surpresa! Parabéns pela criati-vidade.

Um abraço grande em ti e em todas.

Com carinho, Ir.Alaide

l Nossos Leitores

Page 30: PVJunho2012

Ano 45 n.30630- Páginas Vivas

Inspetoria N. S. AparecidaRua Gonçalo de Carvalho, 390Bairro Floresta90.035 – 170 Porto Alegre – RSFone: (51) 3311 [email protected]

PÁGINAS VIVASInformativo mensal daInspetoria N. S. Aparecida – BPAAno 45– N. 306 – junho 2012...........................................................

Inspetora: Ir. Maria FlorianiCoordenação: Ir. Marcia KoffermannCorrespondentes: Ir. Ercilde Moratelli, Cassiana Ferreira, Ir. Adrielle Druciak, Ir. Lina Mondini, Ir. Rosalina Lemos, Ir. So-lange Sanches, Sabrina Scherer, Ir. Iara Po-ffo; Ir. Adriana M. Boeno............................................................

Aniversariantes

Aniversariantes de Julho:04.Elisabeth Zimmerman07. Isabelle Scheid (post)16. Ir. Carmen Demarchi22. Ir. Heide T. do Santos27. Ir. Rosane B. Dewes

Acesse o site da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida:www.salesianasbpa.com.br