Quarta 05/01/2011

16
R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES QUARTA-FEIRA, 05 DE JANEIRO 2011 Nº40924 WWW.FOLHAES.COM.BR SÓ JESUS CRISTO SALVA ! POLÍTICA O secretário de Administração, Logística e Serviços Internos, Manoel Eduardo Baptista Cabral e o pregoeiro do Departamento de Licitação da prefeitura de Cachoeiro, Oldair da Silva Ferreira, envolvidos nas denúncias de fraudes e superfaturamento em obras, serviços e eventos, perderam seus empregos na virada do ano. Página 05 SUSPEITO DE CORRUPÇÃO É AFASTADO Oldair da Silva Pregoeiro do Departamento de Licitação da prefeitura de Cachoeiro Manoel Eduardo O secretário de Administração, Logística e Serviços Internos Leandro Moreno Secretário de Obras

description

edição 40924

Transcript of Quarta 05/01/2011

Page 1: Quarta 05/01/2011

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES QUARTA-FEIRA, 05 DE JANEIRO 2011 Nº40924 WWW.FOLHAES.COM.BRSÓ JESUS CRISTO SALVA !

POLÍTICAO secretário de Administração, Logística e Serviços Internos, Manoel Eduardo Baptista Cabral e o pregoeiro do Departamento de Licitação da prefeitura de Cachoeiro, Oldair da Silva Ferreira, envolvidos nas denúncias de fraudes e superfaturamento em obras, serviços e eventos, perderam seus empregos na virada do ano. Página 05

SUSPEITO DE CORRUPÇÃO É AFASTADO

Oldair da Silva

Pregoeiro do Departamento de Licitação da prefeitura de Cachoeiro

Manoel Eduardo

O secretário de Administração, Logística e

Serviços Internos

Leandro MorenoSecretário de Obras

Page 2: Quarta 05/01/2011

As avaliações externas como o Provinha Brasil, o Prova Brasil e o Saresp, alem da avaliação própria anual, oferecem infor-mações importantes para que se planeje as políti-cas públicas para o pro-cesso educacional no municí-pio. A Secretaria ainda estimula e orienta a participação dos alu-nos em olimpíadas como as de Matemática e Língua Portugue-sa, que neste ano trouxeram me-dalhas de bronze e de prata.

Depois, adotou-se material formado por “livros integra-dos” e investiu-se em forma-ção continuada dos professo-res através de várias parcerias como o SABE, Sistema de En-sino Aprende Brasil da Editora Positivo, com a USP, a Funda-ção Volkswagen, o Cenpec e o PEC-Municípios (programa de Educação Continuada). Inves-tiu-se ainda em projetos de in-centivo à leitura, e atividades esportivas e culturais no contra-turno escolar. São dezenas de projetos que, integrados, con-tribuíram para a melhoria da qualidade da educação de nos-so município.

Essa melhoria é incrível. Acompanhei as vãs tentativas do governo petista de 1996 a 2004, quando somente se pro-

duziu boas propagandas mas nenhum resultado que eu considere signifi-cativo. E, agora, o gover-no do PSDB tentou algo inédito para mim: contra-taram material de Escola Particular.

Estou especulando uma ideia e gostaria compartilhar com o leitor. Um vereador que tem a filha na mesma escola que a mi-nha, fez a seguinte conta, tomou o valor que o município gas-ta em Educação e dividiu pelo número de alunos... Surpresa! Era mais que o que nossa esco-la particular cobrava. Então por que não pegar as piores Esco-las e entregar às Escolas Parti-culares?

As escolas que tiverem bom resultado terão direito a outras escolas e alunos. Aquelas que não tiverem bom resultado, per-dem a que administram. Pelo que vejo na imprensa, a quan-tidade de professores que o Es-tado tem é da ordem de 60% da necessidade, ou seja, todo ano, professores temporários são contratados para suprir a falta. Ou seja, podemos ir realocando as escolas e alunos e liberar em torno de 40% das escolas para a “iniciativa privada”. Gastando menos que se gasta hoje em dia. Que o leitor acha?

“Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo”.

João 16:33ONDE ENCONTRAR A PAZ

Folha BíblicaReverendo Dr. Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

Aquele que é a Palavra fez-se ho-mem e veio morar no meio de nós, cheio de amor e de verdade João 1, 14 // Secretário de Administração, aliás, ex-secretá-rio, saiu na calada da noite // Mano-el Eduardo Cabral estava de ‘férias” // Há tempos // Coinci-dência???? // O prego-eiro do departamento de licitação, Oldair da Silva Ferreira, também // Ecos da Operação Moeda de troca // E da CEI das ten-das // As apurações so-bre fraudes e superfatu-ramento na prefeitura de Cachoeiro de Itapemi-rim estão em fase final // Depois do concurso público, a Câmara “pas-sou o rodo” em muita gente que ocupava car-go em comissão // Um “presente de grego” para 2011 // Julio Ferra-ri visitou a Editora Leia // Conversou com o jorna-lista Jackson Rangel // Destacou suas propos-tas frente á Mesa Direto-ra da Câmara de Cacho-eiro // Está pronto para presidir a primeira ses-são, em fevereiro // Ve-readores Roberto Bas-tos e Marcos Coelho, ambos do PMN também visitaram a Leia // Terça-feira movimentada na Editora// Ruas da peri-feria com muita lama // Trabalho da Limpeza Ur-bana deixando a dese-jar // Violência no litoral // PM que servia em Ca-choeiro foi morto com um tiro // Bandidos rou-baram um cordão e ati-raram no policial // O setor de segurança pú-blica estadual precisar rever conceitos // O Se-nhor dá força ao seu povo; o Senhor aben-çoa com paz ao seu povo Salmos, 29:11 // In-terino produziu o Desfo-lhando desta quarta-fei-ra // A primeira de 2011 // Até a próxima.

02 Folha do E. SantoQuarta-feira, 05 de Janeiro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

opiniãoEditorial

Violência no Verão 2011

A violência contra a pessoa e ao patrimô-nio migra de acordo com o período do ano, mas sempre deixa um rastro de dor, perda e sensação de impuni-dade. O verão está em seu começo e o terror já se espalha pelo li-toral do país com on-das de arrastão, furtos, roubos e assassinatos em troco de pequenos valores.

O Espírito San-to que, infelizmen-te, lidera o ranking da violência nos últi-mos anos precisa de um plano emergencial para a segurança de seu extenso litoral que a cada ano recebe um número maior de turis-tas, principalmente os mineiros.

Na noite da últi-ma segunda-feira, em Guarapari, um exem-plo de como agem de

forma covarde e sorra-teira os marginais que nessa época do ano in-festam as praias. Um policial, acompanha-do da mulher e do filho adolescente, foi prati-camente executado na frente da família.

O setor de seguran-ça pública do Espírito Santo, agora coman-dado pelo alegrense Anselmo Lima, certa-mente terá que rever conceitos para a se-gurança de quem quer apenas se divertir nas férias.

As estradas, que dão início ao perigo do deslocamento en-tre uma cidade e ou-tra, são apenas um co-meço de uma sensação de medo e impotência.

Nós, cidadãos, me-recemos mais que pa-gar impostos. Pre-cisamos de paz e tranqüilidade.

[email protected]

Desfolhando

Por que não privatizar a Educação?MARIO EUGENIO SATURNO - Analista Sênior do Instituto Nacional de

Pesquisas Espaciais - ([email protected])

O mundo em que vivemos hoje é mui-to hostil e as pessoas pensam cada vez mais somente em si próprias.

É o “EU” que predomina.

É neste contex-to que ocorrem situa-ções de disputas, quer seja entre pessoas ou na-ções, cada um querendo ser melhor que o outro. Deus tem sempre uma palavra de consolo para os seus filhos, dando-lhes tranquilidade nas mais diferentes situações, por mais difíceis que elas se-jam. É por isso que as palavras do Senhor Je-sus se tornam um bál-samo para nós, quan-do ele diz: “por estarem

comigo,vocês terão paz... eu venci o mun-do”. Noutra versão: “ No mundo passais por afli-ções, mas tendo bom âni-mo, eu venci o mundo”.

Por intermédio de Jesus Cristo, temos paz com Deus e vivemos a alegre expectativa do encontro com ele, nos céus. Não estamos sozi-nhos, pois ele nos acom-panha em cada passo da nossa jornada.

-Obrigado Se-nhor Jesus, por vencer o mundo na tríplice fron-teira: o pecado, a mor-te e Satanás. Assim es-tamos contentes com a nova vida que nos deste e com a paz que inunda o nosso coração. Em Ti temos a certeza da salva-ção e da vida eterna. Em Teu nome. Amém.

Page 3: Quarta 05/01/2011

03

Folha do E. SantoQuarta-feira, 05 de Janeiro de 2011

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

- somos governo hoje e não vamos nos acotovelar em busca de espaço no governo” - afirmou nesta terça-feira, O líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN)“

EM FOCO

Suplicy dança e ganha a cena

Diferente dos eventos em ou-tras pastas, a cerimônia da transmissão de cargo para a nova ministra Cultura para Ana de Hollanda, que assumiu no lugar de Juca Ferreira, foi mar-cada por apresentações cul-turais e muita música. Quem ganhou a cena foi o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que se juntou a passistas de uma escola de samba e dançou em frente ao palco.

O ex-governador do Rio de Janeiro, Wellington Moreira Franco, assu-miu nesta terça-feira (4) como ministro da Secre-taria de Assuntos Estra-tégicos da Presidência da República, em ceri-mônia repleta de auto-ridades. No discurso e em entrevista à impren-sa, Franco afirmou que a presidente Dilma Rous-seff ainda vai definir as prioridades da secreta-ria.

Alencar voltaà quimioterpia

Fãs de Marcela TemerA vice-primeira-dama Marce-la Temer, que se tornou um dos assuntos mais comentados na internet desde a posse de Dil-ma Rousseff, já ganhou diver-sas comunidades nas redes so-ciais. No Orkut, o maior grupo tem quase 200 pessoas e tópi-cos de discussão como "Can-didata a presidente em 2014" e "Ela não liga para a idade". Marcela, de 27 anos, é mulher do vice-presidente da Repúbli-ca, Michel Temer, de 70 anos.

Sem dificuldade em 'engrenar'

Ameaças contra Dilma no TwitterAs mensagens, cujo teor envolve principalmente o apelo para que um atira-dor de elite abatesse Dil-ma durante sua posse, re-alizada no último sábado, em tese podem ser enqua-dradas, conforme o Códi-go Penal, nas práticas de incitação ... O procura-dor-geral da República, Roberto Gurgel, infor-mou nesta segunda-feira que irá analisar a proce-dência de supostas amea-ças veiculadas na rede de microblogs Twitter à pre-sidente Dilma Rousseff.

Nossa conheci-da SIP, a So-ciedade Inte-ramericana de Imprensa, di-

vulgou, de sua sede em Mia-mi, Estados Unidos, no últi-mo dia 27/12, que 2011 será o "Ano pela Liberdade de Expressão".

Segundo seu novo presi-dente, Gonzalo Marroquín, diretor do diário Prensa Li-bre, da Guatemala, "durante el 2011 pondremos empeño en educar al público para que se tome conciencia de que cuando se restringe a la pren-sa y la libertad de expresión, se menosprecia el valor a sa-ber, un derecho humano de carácter individual y social que es esencial para la so-brevivencia y el éxito de la democracia".

Declarou também que será dada ênfase às "en-señanzas que sobre liber-tad de prensa y de expresi-ón emanan de la Declaración Universal de los Derechos Humanos, la Convención Americana sobre Derechos Humanos y la Declaración de Chapultepec".

A nota da SIP informa que a brasileira ANJ (Associação Nacional de Jornais) é uma das associações nacionais do hemisfério que apóiam a ini-ciativa. Ótimo. Para dar uma modesta contribuição à SIP e à ANJ, considerando que já estamos em 2011, repro-

duzo abaixo alguns trechos dos três documentos básicos que serão enfatizados ao lon-go do ano. " Toda pessoa tem direito à liberdade de opi-nião e expressão; este direi-to inclui a liberdade de, sem interferênci...", " Toda pes-soa tem direito à liberdade de pensamento e de expres-são. Esse direito compreen-de a liberdade de buscar, re-ceber e difundir informações e idéias de toda natureza...", " O exercício do direito pre-visto no inciso precedente não pode estar sujeito a cen-sura prévia, mas a responsa-bilidades ulteriores...".

Ano novo, velha batalha

2011 será o "Ano pela Liberdade de Expressão".

"durante el 2011 pondremos empeño en educar al público para que se tome conciencia de que cuando se restringe a la prensa y

la libertad de expresión..."

SAE ainda não tem prioridadesO ex-vice-presidente da Re-

pública José Alencar recome-çou o tratamento de quimio-terapia nesta terça-feira (4), segundo informou o boletim médico divulgado nesta sema-na pela assessoria de impren-sa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Segundo o bo-letim, Alencar apresenta qua-dro de saúde "estável" e reali-zou exames de imagem nesta segunda. O tratamento de qui-mioterapia será utilizado para combater o câncer de abdô-men. No domingo (2), o ex-vice-presidente voltou a fazer fisioterapia. Na ocasião, um dos médicos da equipe, Raul Cutait, afirmou que o ex-vice-presidente “está bem”.

A nova presidente da Re-pública, Dilma Rousseff, não terá dificuldades em fazer a agenda de interes-se do governo caminhar em um bom ritmo. Ape-sar de nunca ter ocupa-do um cargo de chefia do Executivo, Dilma con-ta com uma série de fato-res positivos que devem fazer com que não perca tempo nos primeiros me-ses de governo.

Foto de 1º de janeiro, divulgada hoje, mostra o suposto assassino do políti-co Reynaldo Dagsa. A foto foi tirada por Dagsa pouco antes de ser morto e mostra sua família, em Manila, nas Filipinas. O suspeito foi preso após a divulgação da imagem

Ursos polares brigam em zoo-lógico de Praga, na República Checa

Page 4: Quarta 05/01/2011

04 Folha do E. SantoQuarta-feira, 05 de Janeiro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Conteúdo e impressão: Editora Leia tudo ltda - Tel: (28) 3521-8044Distribuição: JL Editora Ltda / CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - Baiminas CEP: 29300-000 - Cachoeiro de Itapemirim-ES

ENDEREÇO ELETRÔNICOe-mail: [email protected] / [email protected] /

[email protected] / [email protected]: www.folhaes.com.br

Espaço Cidadã[email protected]

Samuel Andrade Foster – [email protected]

Meu amigo, se você qui-ser ter emprego farto e bem remunerado, com gran-des perspectivas de enri-quecimento (ilícito) e ain-da levar, de lambuja, uma boa aposentadoria vitalícia para seu cruzeiro turístico, faça como muitos esperta-lhões brasileiros e abrace, com toda a força, a "espi-nhosa" carreira política.

Espelhe-se em nosso guru presidencial: tem vida boa, pega onda e faz caça submarina em Fernando de Noronha à nossa custa, e, para seu regalo, já tem al-gumas prebendas vitalícias garantidas, e tudo isso sem ter precisado fazer muito esforço ou queimado pes-tanas em elucubrações mil.

E a gente começa a questionar: para que es-tudar tanto - neste País

de nove dedos políticos -, concluir curso superior, pós-graduação etc., etc. se outros conseguem sta-tus social e financeiro na moleza, e não há empre-go para a maioria ou quan-do encontra é mal-remune-rado?

E o nosso bem abonado presidente da República, que nunca teve preocupa-ção com estudo, fingiu não conhecer a realidade brasi-leira (falta de grana) e man-dou a vassalagem gastar para esquentar a economia. Só que ele não emprestou o seu cartão corporativo para a plebe passear, por exem-plo, na paradisíaca Ilha de Fernando de Noronha. E, já no ocaso de seu gover-no, não perdeu o hábito de abrir a boca para tecer co-mentários inadequados.

Como encontrar emprego fácil

Julio César Cardoso – [email protected]

Já se foi o tempo em que os melhores profes-sores eram os que tinham mais informações e domi-navam maior número de conteúdos disciplinares.

Com a dinaminicidade do mundo globalizado, os conteúdos envelhecem ra-pidamente as informações científicas ficam cada vez mais provisórias e os anti-gos paradigmas do ensino dão lugar a novas formas de se encarar a DIDÁ-TICA para que esta pos-sa atender aos desafios da modernidade.

Neste sentido a DIDÁ-TICA tem perdido cada vez mais seu caráter ins-trucional baseada em au-las e provas repetitivas para assumir, com vi-gor, o “status” de arte. Arte que jamais descar-ta as informações científi-

cas, pois sem elas não se pode conhecer e manipu-lar o mundo. Arte que, por outro lado, sabe que essas informações só serão rele-vantes se forem impreg-nadas de estética e bele-za. Afinal, conhecimentos científicos são indispen-sáveis, mas sozinhos são impotentes para transfor-mar massas disformes em pessoas cidadãs.

Não basta ao professor ter parâmetros curricula-res. É-lhe imprescindível o segredo da sedução. O educador, profissional e artista, deve ter a magia de fazer sonhar. E sonhos dão vida aos argumentos, aos conteúdos, às lições... “Só se convence abrindo as avenidas dos sonhos” afirmava o filósofo e mes-tre da didática Gaston Ba-chelar.

A didática como arte

Newton BragaO Programa de Verão 2011 de Atílio Vivácqua terá início dia 10 de janeiro e se encer-rará dia 04 de março. As ins-crições para a Primeira, Se-gunda e Terceira Divisão do Futsal Masculino e Futsal Fe-minino do Programa de Ve-rão 2011 já estão abertas! As equipes que se inscreverem devem levar a ficha de inscri-ção na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, localizada na Antiga Estação Ferroviária até o dia 05 de ja-neiro.

As obras físicas do Institu-to Perspectiva de Pesquisa e Recuperação da Dependência Química, instituição mante-nedora da Comunidade Tera-pêutica Nova Perspectiva, em Venda Nova do Imigrante es-tão na reta final. Com a assi-natura do convênio com a Se-cretaria de Estado da Saúde, publicado no Diário Oficial do Espírito Santo, no último dia 31, o repasse de recursos irá para equipar e mobiliar o centro, que visa o atendimen-to inicial para 28 pessoas com problemas de abuso e/ou de-pendência de álcool e outras drogas. A data da inauguração será divulgada em breve.

Educação Sabores LitorâneosCapoeira, aulas de vôlei, bas-quete, futsal, xadrez e musica-lização serão apenas algumas das atividades programadas para os alunos inscritos no projeto Escola de Férias, rea-lizado pela prefeitura de Ca-choeiro de Itapemirim. Nes-ta quarta (05), as unidades de referência do projeto estão esperando a chegada de 420 participantes. A aula inaugu-ral oficial está marcada para as 8h, na escola Deusdedith Baptista, no Valão.

O verão chegou! E com ele vem o calor, para quem está em Marataízes e de-seja saborear um refres-cante e delicioso sorvete basta procurar a Sorvete-ria Magali que fica na Av. Rubens Rangel no bairro Arraias, o atendimento e a qualidade dos produtos oferecidos surpreendem. A família Campos é tradi-ção na arte de fazer mara-vilhosos sorvetes.

DEPENDENTES

Verão

A LEITURA EM CAMPANHAA Biblioteca Municipal de Alegre rece-beu na última quarta-feira (29) cerca de 150 exemplares, dentre eles, obras de re-ferência, livros didáticos, literatura em geral, revistas e jornais, doados pelo pre-feito José Guilherme Gonçalves Aguilar. A intenção do Prefeito é estimular a po-pulação - que possui livros que já não es-tão mais sendo utilizados - para que doem a Biblioteca, no sentido de enriquecer o acervo e estimular a leitura em crianças e jovens. A Biblioteca Municipal possui um acervo de 25 mil títulos e uma média de 1.000 usuários, que pegam empresta-dos cerca de 600 livros por mês.

CINEMAUM PARTO DE VIÁGEM

+Nem adianta, web naum atualiza no ve-rão + O "Escola de Fé-rias" agita a galerinha de férias + Cinema também é uma boa

saída no verão + O sol não aparece no fim de semana? + Coluna es-crita pelo interino ao som de System of a Down... um bom dia!!!

Curta Metragem

Do diretor Todd Phillips, Um Parto de Viagem é estrelado por Robert Downey Jr. e Zach Galifianakis, que interpre-

tam dois companheiros improváveis que se vêem viajando de carro juntos em uma jornada que será tão transforma-

dora quanto revoltante. Downey é Peter Highman, um an-sioso pai de primeira-viagem cuja esposa está a cinco dias de dar à luz. Peter corre contra o tempo para conseguir um vôo de volta para Atlanta e chegar para o parto, mas seus planos são atrapalhados quando ele conhece o aspirante a ator Ethan Tremblay (Galifianakis). Vale a pena conferir

no Cine Shopping Cachoeiro.

Page 5: Quarta 05/01/2011

05Folha do E. SantoQuarta-feira, 05 de Janeiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Battisti é dor de cabeça

Palocci quer fim de disputasDurante a primeira reu-nião de coordenação po-lítica da gestão de Dilma Rousseff, o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, pediu que o governo se empenhe para acabar com as disputas partidá-rias no Congresso para que o deputado Marco Maia (PT-RS) seja eleito presidente da Câmara em fevereiro. Ontem, a cúpula do PT se reuniu para traçar estratégias de campanha de Maia. O partido teme que candi-daturas avulsas ganhem força durante o recesso parlamentar.

A decisão do ex-presi-dente Luiz Inácio Lula da Silva de negar o pe-dido de extradição do ex-ativista político ita-liano Cesare Battisti não foi tomada por questões ideológicas, segundo o o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Dois dias depois de to-mar posse como inte-grante do governo de Dilma Rousseff, Cardozo afirmou também que não espera, como sinal de solidariedade à Itália, retaliações de países eu-ropeus alguns dos quais, segundo ele, tomaram decisões semelhantes à do Brasil em casos do tipo.

política Manoel Cabral é um dos envolvidos na Operação Moeda de Troca, diz PF

políticamaisSECRETÁRIO É AFASTADO

POR SUSPEITA DE FRAUDEO secretário

de Admi-nistração, Logística e Servi-

ços Internos, Manoel Eduardo Baptista Ca-bral e o pregoeiro do Departamento de Lici-tação da prefeitura de Cachoeiro, Oldair da Silva Ferreira, envol-vidos nas denúncias de fraudes e superfatu-ramento em obras, ser-viços e eventos, perde-ram seus empregos na virada do ano. A me-dida tomada na calada da noite, pelo prefei-to Carlos Casteglio-ne (PT), mostra o des-conforto do Chefe do Executivo com a pre-sença dos investiga-dos pela CEI das Ten-das.

O secretário de Ad-ministração, pego numa conversa, gra-vada pela Polícia Fe-deral, com o empre-sário Aldo Prudêncio, nas investigações da Operação Moeda de Troca, já estava afas-tado por conveniên-cia. Segundo as infor-mações da Secretaria de Comunicação, o servidor estava em período de férias.

Para o lugar de Ma-noel, foi indicada So-raya Atum de Almei-da.

Ministro tuiteiroEm tom descontraído, o novo ministro da Saú-de, Alexandre Padilha, comentou em seu dis-curso de posse sobre o uso da internet em sua gestão, como mostra o vídeo abaixo. "Sei que tem muita gente assis-tindo [a posse] pela in-ternet. Vocês vão ter que se acostumar com um ministro tuiteiro, que uti-liza as redes sociais e que acha isso um instrumen-to importante de comu-nicação e diálogo com a sociedade", afirmou.

O secretário teve conversas gravadas pela Polícia Federal com o dono da empresa Impacto

Oldair da Silva Ferreira, prego-eiro do Departamento de Lici-tação, foi um dos últimos a ser ouvido pela Comissão Especial de Inquérito que apura as frau-des em contratos na aquisição de tendas e trio elétrico de

propriedade do secretário de Obras, Leandro Moreno. O trio e os equipamentos de sonorização pertenciam ao se-cretário, mas foram sublocados por empresas que participavam de licitações viciadas.

Eram os ‘laranjas’ de Leandro Moreno que, pouco antes de depor perante a CEI das tendas, apresentou um “conveniente” atestado médico e foi substituí-do, na Secretaria de Obras, por Gilvandro Gava.

AS LICITAÇÕES

A série de denúncias de fraudes e superfaturamento em ser-viços, obras e eventos na pre-feitura de Cachoeiro de Itape-mirim, administrada pelo PT, começou com a realização da Operação Moeda de Troca, re-alizada pela Policia Federal e Ministério Público do Espírito Santo, envolvendo várias pre-

feituras capixabas.Foram gravadas conversas en-tre o então secretário de Ad-ministração Manoel Eduardo Cabral e Aldo Prudêncio, dono da Empresa Impacto, que se encontra preso. Os dois man-tinham contatos sobre as licita-ções no município e que seriam fraudadas com apoio do chefe

das licitações Oldair Ferreira.Com os fortes indícios obtidos na investigação, a Câmara de Cachoeiro se dispôs a abrir uma Comissão Processante que acabou em duas CEI’s, mais tarde unificadas. Atual-mente, a CEI das tendas se en-contra em fase final de apura-ção.

ENTENDA O CASO

Page 6: Quarta 05/01/2011

LEI DO SOSSEGO COMPLETA UM ANO

Mais de 16 mil telefones foram registrados no cadastrogeralFolha do E. SantoQuarta-feira, 05 de Janeiro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)06

A "Lei não importune" entrou em vigor em primeiro de janeiro de 2010 no ES

O primeiro ano em vigor da Lei 9.176, conhecida como “Lei não importune”, já registrou mais de 16 mil telefones ca-dastrados no Espírito Santo.

O número de assinantes passou de 9.500 pessoas que pediram o bloqueio das liga-ções de telemarketing no site do Procon Estadual.

O cadastro para bloqueio de ligações de telemarketing passou a vigorar no dia 1º de janeiro de 2010. O objetivo é proteger os cidadãos que não desejam receber ligações de empresas de telemarketing ou de esta-

belecimentos que utilizam este serviço. A “Lei Não Importune” beneficia usu-

ários de telefonia fixa e celular, com os DDDs do Estado do Espírito Santo, inde-pendente se a empresa que presta este tipo de serviço seja de outro Estado.

Para fazer parte do Cadastro Estadu-al para Bloqueio do Recebimento de Li-gações de Telemarketing é necessário que o titular da linha faça a solicitação formal junto ao Procon Estadual. Isso deverá ser feito por meio de um banner localizado no canto inferior direito do site do Instituto (www.procon.es.gov.br).

No formulário pessoa ju-rídica é necessário preencher os dados com razão social, inscrição estadual, CNPJ, en-dereço, CEP, e-mail e o tele-fone a ser cadastrado. Após o registro dos dados, o con-sumidor receberá uma senha para consulta e eventuais alte-rações do cadastro.

A lei determina que o con-sumidor não receba qualquer

tipo de ligação de telema-rketing a partir do trigésimo dia de ingresso no cadastro. O usuário poderá solicitar a qualquer momento sua ex-clusão ou inclusão. Os for-necedores e as empresas de telemarketing deverão se ca-dastrar para poder consultar a lista de inscritos.

O titular da linha que ade-rir ao cadastro e, mesmo as-

sim, receber uma ligação de telemarketing, poderá comu-nicar o fato ao Procon Esta-dual, por meio do mesmo link utilizado para o de bloqueio de telemarketing. A empresa que não respeitar o cadastro estará sujeita às sanções pre-vistas no Código de Proteção e Defesa do Consumidor, que pode variar entre R$ 300,00 e R$ 5 milhões.

FORMULÁRIO

Quando uma empresa nos

contrata para fazer uma consulto-

ria, logo fica preocupada com os

custos, por exemplo, de uma ino-

vação em suas vendas de produ-

tos e/ou serviços para aumentar

seu faturamento e encantar seus

Clientes. Aliás, quase todas não

vêem isso como um investimen-

to, e sim como gastos.

Na maioria das vezes, inovar

não significa grandes investimen-

tos e, em alguns casos, nem se faz

necessário, basta ter criatividade,

com ajuda de uma consultoria ou

não. Quando ainda morava em

Brasília, um restaurante tradi-

cional, onde eu gostava de almo-

çar, me convidou para que fizes-

se alguma coisa para incrementar

e virar notícia, para atrair mais

Clientes e manter a lealdade dos

já conquistados.

Além de treinar seus funcio-

nários para atender com excelên-

cia, como é um restaurante com

muitas variedades, desde carnes,

peixes, frutos do mar, bacalhau,

até iguarias mais exóticas, eu

apenas sugeri uma receita de car-

ne diferente das já existentes, que

é uma picanha assada no trigo e

um picadinho de carne de boi.

Ele topou e eu fui para a cozinha

do restaurante e preparei a pica-

nha no trigo e o picadinho, sen-

do degustado por alguns Clientes

tradicionais, pelo proprietário e

alguns outros convidados.

Todos, sem exceção, adora-

ram os dois pratos, que logo fo-

ram incorporados no cardápio

daquele restaurante, com os no-

mes: Picanha do Romário e o

Picadinho do Romário. Nesse

momento em que escrevo esse

artigo, para aqueles que apre-

ciam uma boa comida, decidi

colocar as receitas à disposição.

Para obtê-las, é só solicitar atra-

vés do meu e-mail: romario@

romariovargas.com.br.

Isso é um tipo de inova-

ção sem investimento nenhum

e de grande retorno no caixa

da empresa, sem falar no ma-

rketing viral que isso propor-

cionou para aquele restauran-

te, ou seja, propaganda boca

a boca, melhor ainda, inteira-

mente gratuita.

A maioria das empresas

é enganada por alguns maus

consultores, que criam difi-

culdades para a inovação, que

muitas vezes é tão óbvia, está

tão à vista, que basta ouvir os

funcionários e, principalmen-

te os Clientes, para descobrir

e agir.

Portanto, seja qual for o

negócio que você empreende,

procure inovar com inteligên-

cia, saindo do lugar comum.

Não se esqueça que a inovação

é um ato constante, até porque

alguém irá copiá-lo. Então ino-

ve sempre, com pouco investi-

mento e tenha um grande retor-

no financeiro.

RomáRio VaRgas, ConsultoR

aRtigo

Inovação: retorno certo, investindo pouco

[email protected]

Page 7: Quarta 05/01/2011

Folha do E. SantoQuarta-Feira, 05 de Janeiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES) 07

Prefeito Carlos Casteglione sobrevoa dehelicóptero áreas alagadas pela enchente

Na última quinta-feira, à tarde, depois das primeiras providências e-mergenciais tomadas pelo Poder Público Municipal em socorro às famí-lias atingidas pela enxurrada, o prefeito CARLOS CASTEGLIONE re-alizou um sobrevôo a bordo de um helicóptero R44 Robinson Raven II, cedido pelo deputado federal CAMILO COLA, para observar a exten-são dos danos causados na cidade, principalmente no interior do nos-so município. O prefeito verificou as conseqüências da enchente na infraestrutura e na agropecuária, com o objetivo de realizar um levan-tamento completo de dados para a elaboração de laudos e relatórios.

Consultoria em Gestão EmpresarialPlanejamento Fiscal e Tributário

Advocacia Civil, Trabalhista e TributáriaContabilidade em Geral

Auditoria Contábil

Fone/fax: 28 2101-6950

VITRINE e s s a t o d o m u n d o v ê

Praça São João, n.º 05 - Em frente à Telemar

28 3521-9991

PAULO SECCHIN, LUCIANO GRILLO e JOSÉ CALEGÁRIO: três óti-mos exemplos de rotarianos, do Rotary Club Cachoeiro, que além de praticar o ideal de servir e de companheirismo com muita freqüên-cia, levam ao êxito projetos e programas humanitários e educacionais.

28 3522-1778

Hoje, festejandomais uma data natalícia, ovice-presidenteda CâmaraMunicipal deCachoeiro,LEONARDOPACHECOPONTES, mais conhecidocomo professorLÉO. A colunadeseja os mais sinceros votosde felicidades,saúde, paz e,é claro, muitose muitosanos de vida.

Família bacana da Stillus Alumínio e da Topázio Mármores e Granitos que começaramo Ano Novo com o pé direito: o casal MARIA ANTONIETA “TIETA” e ELÇO FONTOU-RA DA SILVA, e os seus jovens e queridos filhos ELSO JÚNIOR, MARCOS e ELDER.

Av. Francisco Lacerda de Aguiar, 30 - Gilberto Machado Cachoeiro de Itapemirim - ES

[email protected] 3522-4003

MusculaçãoLocalizada

Boxe - DançaDança do Ventre

Pilates Solo Pilates Studio

Personal TrainerSpinning

Jump

Administração (4 anos)Ciências Contábeis (4 anos)Letras - Licenciatura em Português/Inglês (3 anos)Letras - Licenciatura em Português/Espanhol (3 anos)*Matemática - Licenciatura (3 anos)*Pedagogia (3 anos) Serviço Social (3 anos e meio) *Modalidade SEI

28 3518-3759www.unip.br/ead

A secretária executiva do RotaryClub Cachoeiro, MARINETE

BANDEIRA GOMES, completou na última semana mais uma

primavera. Parabéns!!!

Parabéns!!!

Pensamento do dia“A História tem demonstrado que os mais notáveis vencedores normalmente encontraram obstáculosdolorosos antes de triunfarem. Eles venceram por-que se recusaram a se tornarem desencorajados por suas derrotas.” (BRYAN FORBES)

HighlightsMuito bacana e interessante o site da requisitada ar-quiteta CRISTINA ZIGONI. ////////// É fácil aces-sar www.cristinazigoni.com ////////// ALEXANDRE MAITAN cumprimentando os amigos pela chegada do novo ano. ////////// Vereador MARCOS COELHO,representante do distrito de Conduru, encaminhan-do mensagem de boas festas. ////////// Obrigado! ////////// Já o vereador ALEXANDRE BASTOS, se-gue trabalhando em favor do crescimento do PSB em Cachoeiro. ////////// Bom dia FERNANDO LEAL!

Everaldo 28 9916-3606 28 3521-9991

Quiosque no 1º piso do Shopping Cachoeiro

NELSAT

Foto: AGG

Page 8: Quarta 05/01/2011

Férias

Folias IIFolclore – Desde o úl-timo dia 24 de dezem-bro, as Folias de Reis em todo o país se apre-sentam pelas noites e madrugadas. No Espí-rito Santo, são 85 gru-pos, sendo que a maio-ria é do sul do estado, como os de Muqui, Atí-lio Vivacqua e Cacho-eiro de Itapemirim. Até o dia seis de janeiro - "Dia de Reis" - os fo-liões seguem seus mes-tres em peregrinação. Eles visitam as casas e levam aos moradores o ritual das bênçãos dos três Reis Magos.

História - Venda Nova do Imigrante, de coloni-zação italiana, também tem em suas raízes a be-leza da cor e da raça ne-gra. Para tanto, a prefei-tura acaba de lançar um livro contando essa rica história sobre as famílias afrodescendentes do mu-nicípio. A iniciativa da confecção do livro par-tiu do trabalho escolar desenvolvido pelos alu-nos do 3º ano do Ensino Médio da escola, que fi-zeram a pesquisa, coleta-ram os depoimentos dos remanescentes, escanea-ram os documentos e as fotos dos familiares. Ao todo, o livro tem o de-poimento de 28 famílias, que relatam suas memó-rias e a convivência com os imigrantes italianos.

Folias I

08 Cachoeiro de Itapemirim (ES)Folha do E. SantoQuarta-feira, 05 de Janeiro de 2011

Flavinha

40 Graus

+ Roberto Al Barros prometendo surpre-sas com seu novo livro + Biblioteca da Casa dos Braga atingida pe-las chuvas, mas nada de grave + É local para a boa leitura de milhares

de títulos brasileiros e estrangeiros + Grupos de Folias de Reis percor-rendo os bairros de Ca-choeiro + Tradição que passa de geração a gera-ção e encanta a todos + Trio Voz de Ouro se pre-

parando para uma agen-da apertada neste verão + Grupo Nuvem Ciga-na esperando os turistas na região do Caparaó + Musical Chen-Em-Em se dedicando aos shows na região serrana sul

W E L L I N G T O N SANTIAGO, colu-nista da Revista Leia, na mais char-mosa e famosa Avenida de Paris, a Champs-Élysées, na vira do ano.

Na foto a alegria e descontração do grupo TABACARANA SAMBAROCK'N ROLL que agita o mundo da música

Lazer – Com a liderança do município de Concei-ção do Castelo-ES, a Rota do Imperador é o mais novo ‘point’ do sul do es-tado. Vários municípios da região serrana sul fa-zem partem dessa iniciati-va que mistura o turismo à preservação ambiental da região. Passeios e o tradi-cional ‘cama e café’ são al-guns dos atrativos da Rota

Lazer – Hoje aconte-ce a abertura do proje-to "Escola de Férias", às 8h, na Emeb Deus-dedith Baptista, no Alto Coramara. O programa vai atender alunos da rede municipal de en-sino e apresentará ati-vidades lúdicas e peda-gógicas durante todo o período. As aulas ter-minam dia 28 de janeiro

Lazer – A cantora Flavi-nha Mendonça se apre-senta no próximo sábado, às 23h, em Itaipava, Itape-mirim. O super show vai marcar a abertura do ve-rão 2011, com muito axé. Estima-se que mais de cin-co mil pessoas prestigiem a atração.

Arte – O V Salão de Ar-tes Levino Fanzeres pros-segue até o próximo dia 31 de janeiro, das 8h às 18h, no Bernardino Monteiro. A mostra que reúne vinte trabalhos de artistas capi-xabas vai premiar um de-les ao final da exposição. Até o momento cerca de duas mil pessoas já assina-ram o livro de visitas.

Folclore - Em Cachoei-ro, quatro folias man-têm viva a tradição trazida pelos coloniza-dores portugueses há mais de 400 anos. Uma dessas folias é a Estrela do Mar, do bairro Zum-bi. Desde o Natal, os foliões se reúnem dian-te da Bandeira, que se-gue à frente do Grupo.

Aventura

Fanzeres

Afrodescendentes

Literatura - O jornalista capixaba Maxwell dos Santos, lançou o livro "Corpos Feridos, Cora-ções Rotos" em versão digital para ser lido até na sensação do natal, o iPad, eletrônico da Ap-ple. O livro com temáti-ca juvenil conta a histó-ria de Luciana, uma bela adolescente de tempe-ra-mento forte que se envolve com Renan, o nerd da matemática. A história se embrenha no jogo da sedução, que é uma das atividades pre-feridas de Luciana.

Tecnologia

Page 9: Quarta 05/01/2011

Marius Els mantém um hipopótamo como animal de esti-mação em sua fazenda em Free State, na África do Sul. Els chega a montar o animal de mais de uma tonelada chama-do "Humphrey". Ele cuida do hipopótamo, hoje com seis anos, desde que ele tinha cinco meses.

“"A Fazenda é realmente um grande programa de tevê. Gostei muito de participar e de principalmente em saber como era a mecânica de um reality show, pois tinha muita curiosidade. Por incrível que pareça, aprendi a cuidar dos bichos e da horta", contou. O apresentador, que causou po-lêmica com outros participantes enquanto estava dentro de A Fazenda, disse que as inimizades ficaram apenas dentro do programa, hoje ele se dá bem com todos.

“Sempre foi mais camelô do que empresário.”, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boninho, falando o que pensa

de Silvio Santos

Primeira filhaMax Porto está con-tando os dias para o nascimento de Luna, sua primeira filha. O ex-BBB postou no Twitter uma foto em

que aparece beijando a barriga da namora-da Kah Pinheiro, que está perto de com-pletar sete meses de gestação.

JRC O L U N A

Cameron Diaz passou o réveillon na festa de inauguração do hotel The Cosmopolitan em Las Vegas, com seu namora-do Alex Rodriguez e os amigos, Jay-Z, o anfitrião do evento, Beyoncé, Gwyneth Paltrow, Chris Martin, Rihanna, Kanye

West e outros. No dia seguinte, Diaz e A-Rod foram para Los Angeles onde almoçaram e embarcaram rumo a Nova York.

Animal de estimação

» PERDIDOBritânico é ameaçadoO britânico Mike Harding, de 44 anos, foi ameaçado com uma multa de 1 mil libras (cerca de R$ 2,55 mil) por ter colocado carta-zes para tentar encontrar seu gato desaparecido, segundo reporta-gem do jornal inglês "The Sun". Harding espalhou pela cidade de Bedford, no Reino Unido, 35 car-tazes com o rosto do felino cha-mado "Wookie", que havia de-saparecido há seis semanas. Ele tinha colocado os cartazes em ár-vores, postes e parquímetros de estacionamento.

'Batman' Um homem vesti-do com uma fanta-sia de "Batman" foi flagrado no dia 30 de dezembro enca-rando um touro em uma praça improvi-sada durante um fes-tival anual de toura-das em Zapote, perto de San Jose, na Cos-ta Rica. Mais de 350 toureiros participa-ram do festival.

» GELORecorde mundialOs chineses Chen Kecai e Jin Songhao se enfrentaram em uma competição de resistência nesta segunda-feira em Zhan-gjiajie, na província de Hu-bei, na China, para ver quem permanecia mais tempo com o corpo coberto de gelo (com exceção da cabeça). Kecai ga-nhou a competição ao perma-necer duas horas imerso no gelo, contra 1 hora e 58 minu-tos do adversário. Kecai recu-perou o recorde mundial que havia perdido por alguns dias.

Dois leõesO americano James Jablon, que mora em Spring Hill, no esta-do da Flórida (EUA), pretende passar um mês dentro de uma jaula com dois le-ões. Jablon come-çou no último sá-

bado a viver com o casal de leões cha-mados "Lea" e "Ed", segundo a emisso-ra de TV "WTSP". A aventura de Jablon está sendo transmi-tida ao vivo pela in-ternet.

LÍLIA CABRAL INICIA AS GRAVAÇÕES

Lília Cabral começou 2011 trabalhando. Nesta segunda-feira (03), a atriz se reuniu com a equipe do seriado Divã, que deve entrar para programação da

Globo este ano.A assessoria da Globo confirmou a gravação do

programa, inspirado no filme homônimo dirigido por José Alvarenga Jr., mas disse que ainda não há data

de estreia definida.

O TRIO >>Cláudia Jime-

nez comemorou a chegada do ano

novo com Daniel-le Winits e Jona-tas Faro em Bú-

zios, no litoral do Rio de Janeiro. O trio passou a vira-da do ano na festa na casa do diretor

Wolf Maya.

Claudia Leitte recebeu no seu camarim o cantor Alexandre Pi-res, após show no Réveillon da Cidade, na Bahia Marina, em Salvador. A cantora comemorou com o músico o sucesso do seu novo show, que teve direito a ce-

nário e figurino inéditos. "A vi-rada foi incrível! Tudo lindo!", escreveu ela no Twitter após a apresentação. "Pra completar minha felicidade hoje, dia pri-meiro, o Baêa completa 80 anos de glória", emendou a loira.

Alexandre Pires no camarim

A Fazenda 3 Su

sana

está

em V

itória

Susana Werner postou neste domin-go, 2, uma foto na janela mostran-do a paisagem de Vitória, Espírito Santo. A atriz falou para seus se-guidores que está na cidade para fa-zer um comercial.

Professora de iogaA menina indiana

Shruti Pandey, de seis anos, é considerada a professora de ioga mais jovem do mun-

do, segundo a agência "Barcroft Media". Pan-

dey dá aulas há dois anos em Allahabad, na Índia, para cerca de 30 alunos, entre empresá-rios, aposentados e do-

nas de casa.

co luna j r@fo lhaes .com.br

Page 10: Quarta 05/01/2011

Antônio Nunes deseja um Feliz 2011! Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.ANTÔNIO NUNES - CHAPAS E BRINDES À PRAZO CHAPAS PL. COM 2 METROS: DÚZIA: R$ 840,00CHAVEIRINHOS CRISTAL: R$700,00= MILHEIRODamos amóstras grátis para firmas. (28) 8802-5043 e (28) 9915-0377

Vende-se casa com 80m² de construção e área total de 300m². Rua principal Corinto Barbosa, Village da Luz. Interessados tratar pelo tel: (28)9881-3055. Tra-tar com Leandro. Preço a combinar.

Vende-se, casa de 100 m² na Rua Alfredo Levy Ra-mos nº 62, bairro: Novo Parque em frente a praça, mais ônibus na porta. Tratar direto com o proprietá-rio - França : 9939-0031

Passa-se uma loja “Cosy” no Shop 1º piso Cachoei-ro com todos os móveis e estoque. Tratar com Es-tela e Janine 3521-8034 / 8804-3112 e 9916-7070

Vendo ou troco uma área de 1.520 m2, área nobre com uma casa de 115 m2, em Itaoca praia, valor: R$120.000,00. Tratar Dirceu (28) 9904-1412.

Vendo uma fazenda de 200 Alqueires em Itupiranga Para 50 KM de Marabá negocio por outros imóveis ou carro, tratar com Dirceu (028) 9904-1412.

Vendo um terreno em praia das neves, 2 quadras da praia ou troco por carro. Tratar Dirceu. Contato: (028) 99041412.

Vende-se um sítio, no Retiro com 3 alqueires, no va-lor de R$ 320 mil. Telefone para contato: (28)9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Vende-se uma casa com 80m² com quintal para construção de uma casa de 60m², 3 quartos, 2 va-randas, sala, copa, cozinha, 1 banheiro, garagem, resistência para 2 casas em cima, terraço, escritu-ra. Localizada no bairro Alto Novo parque. Falar com João Lourenço. Tel(28) 3517-1824 / 92534339 ou Sandra Silva (28)9901-4592. Valor: R$60 a 65 mil ou preço a combinar.

Vende-se um sítio, em Sã Simão, distrito de Tijuca, com 1,5 alqueire, com casa, água e luz. Valor: de 150 mil. Telefone: 9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Passa-se um ponto de loja na Rua Eugênio Amo-rim, nº 18, sala 102. Em frente ao Móveis Rafael. Te-lefone (28)3521-7247 ou (28)92585048. Falar com Rose. Preço a combinar.

LOJA TRADICIONAL DE MODA FEMININA - GLÓ-RIA–V.VELHA • Rua de maior movimento comercial • Toda montada • Estoque • Estrutura fiscal em dia • Funcionários treinados • Certidões negativas de to-das as esferas • Faturamento garantido. 20 anos de mercado - Carteira de 10.000 Clientes TRATAR DI-RETO COM O PROPRIETÁRIO, SEM INTERME-DIÁRIOS.TEL: (27) 3229-6393/ 9252-9286/ 9961-6530

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bair-ro Basiléia medindo 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110

VENDO TERRENO, Bairro Gilberto Machado, exce-lente localização, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vendo ou alugo uma casa no bairro Novo Parque, na rua principal. 3 quartos, sala. Cozinha, 2 banhei-ros, garagem para 2 carros, terraço coberto. Con-tato: (28)3522-8778 ou (28)9986-4744. Tratar com Ronaldo.

LEILÕES JUDICIAIS SERRANO, Imóvel indl. c/ 02 Galpões e escritório 1,640 m², 2,15 ha a.t., Cachoei-ro de Itapemirim / ES. Inicial R$ 257,741,00 . www.leiloesjudiciais.com.br 0800-707-9272

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acabado (faltando acabamento interno), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 óti-ma localização. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataízes, excelente locali-zação, 9945-4646. Vilceir

Vende-se um terreno em Córredo do Ubá, 6 km de São José de Fruteiras - Vargem Alta -ES, Próximo

a área de Lazer e Pesque e pague Giore e a rampa de Vôo Livre de Ubá, 1 km para cada lado, 100 m da estrada Prin-cipal. Area com um alquere e meio de terra, uma casa com Palmeiras, frutas e tudo gramado, barracões, dois terreiros 13.000 pés de café. Melhor lugar da comunidade, ótima pai-sagem. Valor do imóvel R$ 170.000,00 contato. 9971-2981 ou 9945-9501

Passa-se uma loja montada, na rua Pedro Dias. Valor do alu-guel: R$600,00 / Valor da loja R$7.000,00. Tel. 3522-5592 / 9882-0668.

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bair-ro Paraíso, ótima visinhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se um terreno de 190m2, no bairro Paraíso, rua Gon-çalvez coelho, nº11, pr´poximo ao Bar do Fabrício, Valor R$35.000,00. Tel: 92510287, falar com Ezequiel

Vende-se um terreno no bairro Vila Rica, próximo a casa das meninas. Valor R$15.000,00. Tratar com Deuclésio. Tel. (28)3511-2369.

Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vendo terreno no Bairro Vila Rica, Quadra C, lote 24, com 240 m². Ótima localização, por apenas R$ 13.000,00(treze mil reais). Tratar com a Srª. Marluce no telefone 3511-2358(re-sidencial).

Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone, Valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932

AlUGO APARTAMENTO, bairro Monte Cristo, 2 quartos, sala, cozinha, varanda, banheiro, área de Serviço e garagem. Pré-dio novo, local tranquilo. Tratar: Jair 9985-2341

Galpão comercial, com 286m², portão de ferro, escritó-rio e banheiro, na rua Nelson Borelli 71, otton marins. Falar com Miro -- 9956-7735.

Alugo casa 3 quartos, 2 banheiros sala, copa, cozinha, área de serviço e garagem, no bairro Alto Novo Parque, próximo ao Supermercado Polonini. Tratar com Marga-rida (28)3511-6541.

Aluga-se um ponto comercial na Av. Jones dos Santos neves. Fundos com Linha Vermelha . 8.60 mt fundos, e 3,50 . 30 . 100 mt. Valor: R$ 300,00.Tel.9883 - 8291 ou 9918 - 4445 , falar com Ademir ou Mario dos Anjos.

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel de casa para tempo-rada.Ótima localização, capacidade para 12 pessoas. Pacote especial para o reveillon. Contato: (28) 3529-2043 / (28) 8805-6499, falar com Beth.

Aluga-se apartamento com 3 quartos no bairro Coronel Borges, falar com Antônio 3521-2100.

Aluga-se 2 casas no centro de Piúma para temporada de verão ou fixo. Tel: (28) 3522-3777 falar com Elizeu Ramos

Aluga-se uma casa para temporada de verão, em cidade nova, com 3 suites, 2 quartos, 2 banheiros, churrasquei-ra, garágem ampla a 50 metros da praia. Tratar: (28)9222-2700.

Aluga-se uma casa de praia em Maarataízes com 3 quar-tos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, garágem para carro. Tel: (28)9902-6600 ou (31) 3411-9198. Falar com Arlete Farias. Rua Sebastião Cortez Nº 23 Ma-rataízes.

Aluga-se uma casa com 2 quartos (suite), piscina, garagem com vaga para 2 carros, churrasqueira. Rua Tapajós Nº101, esquina da praça Elísio Imperial. Contato: (28)9956-2913 (Fátima), (28)3522-5695 / (28) 9884-7009 / (28)8119-6584 (Terza Colli).

Vende-se um Corsa Wind ano 95, 02 portas, trava + vidro elé-trico. Contato: (28) 3522-7892 / 9938-2254, falar com Márcia.

Vende-se gol 1000 branco, ano 2000, 4 portas, direção, ar, tra-va, alarme, 16v. R$ 14.000,00 - 3518-1350 / 9989-6640. Vera Tá no vermelho? Dinheiro na mão, Financio seu carro, casa, caminhão 28 9984-7272 / 3518-2844

Transforme seu imóvel em dinheiro sem sair dele, baixas taxas, valores até R$ 400 mil 28 9984-7272 / 28 3518-2844, capital de giro em apenas uma pres-tação mensal.

Vende-se em Atílio Vivacqua, uma TV simples de 14 polegadas, marca Semp, valor R$ 170,00. Vende-se uma geladeira duplex 410l, marrom, marca Brastemp. Valor R$ 430,00 Tratar com Quênia - 9917-0910

Vende-se duas mesas, sendo uma mesa giratória em granito e outra com base de mármore e tampo de vidro com 2,20 m e seis cadeiras. Valor: R$ 1.000,00 cada (o valo r pode ser dividido em até 5x), tel 3521-5334 e 9298-5208 - Creuza

Vende-se Empresa atuante no ramo de pó de café des-de 1985. Documentação toda em dia, 1 torrador com capacidade de 240 kg por torrada com resfriador da marca J.Araújo, 1 painel semi-automático com coman-do, 1 elevador para café, 1 exaustor para café torra-da, 1 ciclo com capacidade para 5 toneladas de café torrada, 1 moinho a martelo, capacidade de moer 600 kg/h da marca Incapé, 01 empacetadeira semi auto-mática com elevador da marca Jocam. 20 mil reais em embalagens, 25 mil em caixas de papelão, 02 marcas de café registradas. OBS: Só no mercado de café de Cachoeiro esta empresa vende 4 toneladas de café por mês. Valor R$ 200.000,00. Gustavo 3528-4273 / 9975-0743.

Vende-se um volante Joystick universal, com carrega-dor e pilha. Valor: R$300,00. Contato: (28)3522-1159 / (28)3515-0435 / (28)9955-1357. Falar com João ou Igor.

Vende-se 18 cadeiras universitárias estofadas na cor azul, valor de cada R$100,00. Tel. (28)3515-0836 / (28)9272-0520 falar com Jorge.

Corsa Sedan Milenium, 2002, Trava, Alarme, Farol de Milha, reboque, 4 pneus novos e documentos 2010 pago Super eco-nômico em execelente estado de conservação R$ 14.000,00 Diego 9923 5777Vende-se Toyota Corolla, automático, prata, 2001, motor 1,8 gasolina, 4 portas, IPVA 2010 pago, completo. R$ 20.000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.Vende-se GOL 96 (quadrado), nota 1000, 1.0 gasolina, IPVA 2010 pago. Branco, duas portas R$ 9,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Strada, vermelho, 2001, motor 1,6, completo, IPVA 2010 pago, R$ 19,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Palo, azul, 2004/05, motor 1,0, ar condicio-nado, 2 portas, IPVA 2010 R$ 18.500,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.Caminhão 1113 ano 71, toco, caçamba boa, motor com 25.000 km, turbo, hidráulico, único dono, todo bom 9946-1208

Chevette ano 93, álcool, pintura nova, azul metálico, estofa-mento novo, trava e alarme. 9945-4646 Vilceir

Vende-se Honda CBX 200 Strada Ano 98 e uma HAO BAO - HB 110cc, partida elétrica ano 2008. Leonardo 9885-5626

Vende-se um Gol G3, série ouro, ano 2000, 8 válvulas com-pleto IPVA 2010 pago. Falar com Márcia 35212-7892 e 9938-2254

Fiorino Furgão Ano 2006 - 1.3 FIRE54.000 KMS Original (Semi-Novo). Vendo melhor oferta. Fone: (28)8804-5940.

Aulas de redaçãoPara aprimoramento pessoal, vestibula-res e concursos. Aulas personalizadas, com melhora expressiva na interpreta-ção e desenvolvimento de textos.(28) 9905 1903.OPORTUNIDADE DE EMPREGOA Embratel chegou em Cachoeiro, e está ca-dastrando vendedores para o Livre, o melhor telefone fixo do Brasil. Seja um vendedor do Livre: entregue ainda HOJE o seu curriculum com foto no ponto de vendas da Embratel, no Shopping Cachoeiro, 2º piso. Esta é uma exce-lente oportunidade de ganhos permanentes."

10 Cachoeiro de Itapemirim (ES)Folha do E. SantoQuarta-feira, 05 de Janeiro de 2011

Page 11: Quarta 05/01/2011

11Cachoeiro de Itapemirim (ES) Folha do E. SantoQuarta-feira, 05 de Janeiro de 2011

Page 12: Quarta 05/01/2011

12

saúde Sol durante a gravidez pode ajudar a prevenir infecções respiratórias

SOL NA GRAVIDEZ PODEBENEFICIAR OS BEBÊS

saúdemais

A sorte de conseguir engravidar em uma ida-de incomum une a psi-copedagoga Rosemei-re Yassui, de 46 anos, à atriz Solange Couto, que diz ter sido surpre-endida por uma gravi-dez aos 54 anos. Espe-cialistascontam que, a partir dos 40 anos, a gravidez espontânea, sem ajuda médica, fica cada vez mais difícil. Para Rosemeire, foi uma surpresa. “O primeiro fi-lho tive aos 36. E aos 45 engravidei quando eu menos esperava. Pen-sei que não iria acon-tecer”, conta. Segundo o médico que acompa-nhou Rosemeire, os ris-cos não justificam tan-ta apreensão. “A mulher que consegue engravi-dar aos 40 anos não pre-cisa se preocupar tanto.

Filhos depois dos 40 anos

Shakespeare dizia que o passar dos anos produzia nos homens sensações ine-vitáveis, as pernas cada vez mais finas dançavam des-concertadas dentro de cal-ças cada vez mais folgadas, o corpo combalido se man-tinha alheio aos pedidos da alma e do coração. Esque-ceu-se de falar dos incômo-dos da próstata. Uma glân-dula emblemática, que nos jovens tem o papel triunfal de alimentar e manter vivos os espermatozoides e, com isso, perpetuar a espécie. Mas que no homem ma-duro é responsável por um tormento de consequên-cias negativas para a quali-dade e quantidade de vida de seus portadores: o cân-cer da próstata. O mal surge em cerca de 10% dos ho-mens com 50 anos, 30% da-queles com 70 anos e 100% dos que chegarem aos 100 anos de idade.

Incidência de câncer de próstata

Tomar sol du-rante a gra-videz pode ajudar a pre-venir infec-

ções respiratórias no bebê mais tarde. Isso é o que sugere um novo estudo da Universidade de Harvard, nos EUA, que indica que gestan-tes com menores níveis de vitamina D - produzi-daspelo organismo com a exposição ao sol - são mais propensas a ter fi-lhos que apresentam si-bilância - também co-nhecido como chiado no peito.

Avaliando 900 crian-ças, os pesquisadores descobriram que aquelas que apresentavam bai-xos níveis de vitamina D no cordão umbilical - menos de 25 nmol/L - tinham duas vezes mais chances de desenvolver infecções respiratórias entre três meses e cinco anos de idade, compara-das àquelas com maior concentração do nu-triente no sangue. Pu-blicados na edição de janeiro de 2011 da re-vista Pediatrics, os re-sultados indicaram, ain-da, que grande parte das crianças tinham bai-xos níveis da vitamina,

a exposição moderada ao sol durante a gravidez traz benefícios respiratórios à saúde do bebê

Cachoeiro de Itapemirim (ES)Folha do E. SantoQuarta-feira, 05 de Janeiro de 2011

principalmente as nasci-das no inverno e de fa-mílias com histórico de asma e tabagismo.

“Nossos dados suge-rem que a associação en-tre vitamina D e sibilân-cia - que pode ser um sintoma de muitas doen-ças respiratórias, e não

apenas de asma - é lar-gamente devido a in-fecções respiratórias”, destacou o pesquisador Carlos Camargo. “Consi-derando que as infecções respiratórias são a cau-sa mais comum de exa-cerbações de asma, su-plementos de vitamina D

podem ajudar a prevenir esses eventos, particular-mente durante o outono e o inverno, quando os ní-veis de vitamina D decli-nam e as exacerbações são comuns”, explicou o especialista, destacando a necessidade de mais es-tudos.

Page 13: Quarta 05/01/2011

PATROCÍNIOS EM 2011

Na madru-gada do dia que pode ser d e c i s i -

vo para a contratação - ou não - de Ronaldi-nho Gaúcho (foto) pelo Grêmio, uma faixa que faz alusão ao jogador foi fixada por torcedo-res em um viaduto de Porto Alegre.

O pano, que foi co-locado no elevado do cruzamento da Aveni-da Protásio Alves com a Rua Silva Só, man-da um recado à direção tricolor: "Grêmio: se não for por amor, não queremos traidor".

Ronaldinho, que já era criticado por se-tores da torcida do

Grêmio desde que se transferiu para o Paris Saint-Germain (FRA) em 2001, pode ver a situação se agravar se as atuais negociações para o seu retorno ao Olímpico não resulta-rem em acerto. O joga-dor também tem pro-postas de Flamengo e Palmeiras.

Há ainda ameaças do exterior. No fim de semana, o meia já tinha ofertas do Paris Saint-Germain, do futebol turco e também de um clube da Espanha. Ago-ra está na mira do Bla-ckburn (ING). Ronaldi-nho e Assis, seu irmão e empresário, são espe-rados nesta terça-feira em Porto Alegre.

esporte Na madrugada ontem, pano foi fixado em viaduto de Porto Alegre

esportemaisFAIXA DE GREMISTAS MANDA

DURO RECADO A RONALDINHO

Anderson quer ser ‘novo Elias’

Nascido em Laguna, Santa Catarina, Anderson Indalên-cio da Rosa, de 17 anos, fez testes no Grêmio, no Flumi-nense e na Portuguesa. Foi re-provado em todos. Passou, no entanto, na peneira que fez no Corinthians. Sorte dos alvine-gros. Até porque Anderson, ti-tular do time que vai disputar a Copa São Paulo de Juniores, promete ser um “novo Elias”. - Eu procuro jogar como o Elias. E também um pouco como o Jucilei. Sou volante, mas gosto de sair para o jogo, de aparecer na área como sur-presa. No ano passado eu fui chamado pelo Tite para trei-nar com os profissionais, para completar elenco. Depois ele conversou comigo e disse que voltaria a chamar mais – co-mentou o jovem volante.

Mithyuê e Fabrício

O Botafogo está em fase final de negociação para contra-tar dois jogadores que serão apostas para a próxima tem-porada. Ambos atuam como meias ofensivos e chegariam para buscar espaço no elenco, enquanto Maicosuel se recu-pera de grave lesão no joelho esquerdo. Mithyuê, do Grê-mio, e Fabrício, que perten-ce ao Corinthians, devem ser os escolhidos. Mithyuê, de 21 anos, tem passagem pelas Se-leções Brasileiras de base e na última temporada defendeu o Atlético-PR. Fabrício, de 20 anos, tem contrato com o Co-rinthians, e em 2010 passou pelo Juventude. Inicialmen-te ele havia sido descartado pelo Botafogo, mas nos últi-mos dias seu nome voltou a ganhar força, passando a estar entre os favoritos.

13Folha do E. SantoQuarta-feira, 05 de Janeiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

O j o g a d o r t a m b é m te m p ro p o s t a s d e F l a m e n g o e Pa l m e i r a s .

O Santos começou o ano sem patrocinador. Os contra-tos firmados para 2010 termi-naram no último dia de dezem-bro e, por enquanto, o clube não ostenta marcas em suas camisas de treino, nem nos seus painéis instalados nos locais destinados a entrevistas coletivas. No en-tanto, a diretoria garante que é por pouco tempo. Atualmente, o clube negocia com com várias empresas interessadas em es-tampar suas marcas no unifor-me alvinegro.

Em 2010, o Peixe arrecadou R$ 20 milhões com patrocínios. A meta agora é fechar 2011 com R$ 30 milhões. A diretoria de Marketing do Santos usa como trunfo nas negociações as pre-senças de craques como Ney-mar, Ganso e Elano. Lembram ainda que o clube teve muita vi-sibilidade no ano passado.

Um site de comércio virtu-

al disputa com empresa de ele-trônicos para ver quem conse-gue aparecer nas mangas das camisas do Peixe. Já o atual pa-trocinador de peito e costas (es-paço nobre do uniforme), a Sea-ra, disputa com um concorrente (outra empresa do setor de ali-mentos) e com uma montadora de carros.

Outras empresas disputam ainda os calções do Peixe. O atual patrocinador desse espa-ço, a Medley, não renovará o contrato.

Uniformes não exibem marcas

Page 14: Quarta 05/01/2011

A companhia aérea Gol espera uma desacele-ração no crescimento da demanda doméstica brasileira por transporte aéreo neste ano e estabi-lidade no preço médio de passagens na compara-ção com 2010. A segunda maior empresa do setor do país, atrás da TAM, es-tima um crescimento de 10% a 15% na demanda doméstica de passageiros em 2011. No ano passa-do, o mercado cresceu a taxas acima de 20%.

A Volvo convocou os pro-prietários dos veículos Volvo XC60 anos 2009 a 2011 a entrarem em con-tato com um distribuidor da marca no Brasil para inspecionar e, se neces-sário, ajustar os limitado-res de deslocamento dos assentos dianteiros. Em comunicado divulgado pelo Procon-SP, a empre-sa informa a possibilidade dos assentos dianteiros deslocarem-se para uma posição além da máxima permitida em 26 unida-des dos veículos que par-ticipam do recall.

O governador Renato Casagrande (PSB) reuniu o secretariado e autoridades para expor o projeto

Sete em cada dez empre-sas que atuam no mercado popular admitem existir al-gum tipo de preconceito ou resistência interna em suas organizações para atender o consumidor de baixa ren-da. Somente 20% dos pro-fissionais consideram estar de fato preparados para fazer negócios em um mer-cado que movimenta cerca de R$ 900 bilhões, se con-siderada somente a massa de renda dos brasileiros das classes C (com renda fami-liar de 3 a 10 salários míni-mos) e D (1 a 3).

Preconceito X baixa renda

Gol só crescendo

Volvo promove recall

GOVERNO CRIA GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA

14 Folha do E. SantoQuarta-feira, 05 de Janeiro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

segurançanotato

me

O governador Renato Casa-grande (PSB) criou, ontem, o chamado

Gabinete de Gestão Inte-grada que pretende garantir a continuidade de projetos existentes, reduzir a buro-cracia e integrar as várias ações relacionadas à área de segurança, com foco na prevenção e redução da cri-minalidade.

O próprio governador presidiu a instalação do ór-gão e fez uma apresenta-ção do novo modelo de gestão da segurança públi-ca, que se constitui em um dos principais eixos estraté-gicos do governo. O secre-tário de Ações Estratégicas, André Garcia, ressaltou que o GGI é uma instância de poder que está inserida no modelo de gestão apresen-tado pelo governador Casa-grande.

“O GGI está sendo apresentado com uma concepção e uma com-posição inéditas no Bra-sil. É o primeiro gabinete coordenado por um go-vernador de Estado”, dis-se André.

“Isso demonstra a di-mensão e a importância que o governo atribui à prevenção e à redução da criminalidade no Estado. O GGI se integra ao nos-so modelo de gestão, que tem o foco nos resultados em favor da sociedade”, afirmou o secretário

O Gabinete de Gestão Integrada foi anunciado pelo governo

André Garcia enfati-zou, ainda, que o GGI é uma instância de articula-ção com instituições e ór-gãos parceiros do gover-

no. “Muitos problemas relacionados ao sistema de justiça criminal fogem da alçada do Poder Exe-cutivo. Por isso, há a neces-

sidade do envolvimento de outros atores, do Poder Ju-diciário, de órgãos federais e dos municípios, por exem-plo”, destacou.

Leia mais!

LER É UM ÓTIMO EXERCÍCIOVisite uma banca de revistas

Acompanharam a reu-nião o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Manoel Rabelo; o procu-rador chefe do Ministério Público Estadual, Fernando Zardini; a delegada titular da Receita Federal, Laura

Gadelha; o representante da Associação dos Municípios do Espírito Santo, prefeito de Cariacica, Helder Salo-mão; o comandante da Polí-cia Militar, coronel Oberacy Emmerich Junior e o futuro comandante, coronel Ansel-

mo Lima; o chefe de Polícia Civil, Julio Cesar de Olivei-ra; o comandante do Cor-po de Bombeiros, coronel Fronzio Calheira Mota; e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Esta-do, Fábio Rodrigues.

AUTORIDADES PRESENTES

Page 15: Quarta 05/01/2011

A policia militar foi acionada para com-parecer por volta das 8h40, da última segun-da-feira, na Rua Frei Antolin, bairro Otto Marins, onde P.C.C., 26, foi assaltada. A vítima contou aos policiais que passava pelo local quando foi surpreen-dida por um individuo desconhecido que o agarrou levando o seu aparelho celular e um óculos de sol. A RP re-alizou buscas, mas nin-guém foi preso.

Dois jovens com idades de 18 e 19 anos foram detidos pelos policiais da RP 1698 que realiza-vam um patrulhamento preventivo na Rua Mario Resende, bairro Recanto. Os dois estavam em ati-tude suspeita ao ser feita a abordagem, os poli-ciais encontraram com um deles um cigarro de maconha. Eles foram encaminhados para o DPJ de Cachoeiro, onde depois de serem ouvi-dos, assinaram o termo circunstanciado e foram liberados

O policial foi assassinado na noite de segunda-feira, em Guarapari, litoral sul do Estado

A viatura da GM 051 foi acionada para compare-cer em uma residência localizada na Rua Lauro Vianna, no centro de Ca-choeiro. No local, A.M.C., 38, que havia acabado de chegar de Marataizes, levou um susto. Da casa foram levados um DVD da marca, um microon-das Brastemp, relógios e bijuterias antigas. A viti-ma foi orientada a procu-rar a Delegacia de Crimes contra o Patrimônio.

Furto em residência

Roubo em via publica

Baseado da cadeia

ASSASSINATO DE POLICIALDEIXA PM-ES ENLUTADA

15Folha do E. SantoQuarta-feira, 05 de Janeiro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

políciapolíciam

ais

A morte do cabo da Polícia Mili-tar Carlos Luis Ventura da Sil-va, 40, morador

de Campos dos Goytacazes, mas lotado no 9º Batalhão da PM/ES, em Cachoeiro de Itapemirim, deixou revolta-dos e enlutados os seus co-legas de corporação. O mili-tar trabalhava na escolta de presos e morreu em Guara-pari, ao reagir a um assalto.

O ASSASSINATO

O policial foi vitima de la-trocínio (assalto seguido de morte), quando estava junto da esposa e do filho em uma mesa do restaurante Sabiá, localizado na Rua Getúlio Vargas, no centro de Guara-pari-ES. Segundo a esposa, eles estavam jantando e por volta das 20h45 foram sur-preendidos por dois bandidos que estavam em uma moto. Um dos marginais apontou a arma para o policial e o obri-gou a entregar um cordão de ouro. O PM reagiu e sacou uma pistola 4.0, mas o as-saltante foi mais rápido e ati-rou contra a cabeça de Luis. O policial foi socorrido por uma viatura da PM à Unida-de de Pronto Atendimento do bairro Ipiranga, mas acabou morrendo.A PM agiu rápido e, em me-nos de 20 minutos localizou, e prendeu Wilque dos Santos Fontes, 20 (piloto da moto) e Rafael Honorato Martins vulgo “Tragédia”, este últi-

por Ronaldo Índio Brasil

O cabo Luis Ventura foi morto ao lado da familia

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

mo foi o autor do disparo.A moto, placa MTC 9548, e o revolver de calibre 38, com seis munições intactas e

uma deflagrada foram apren-didas e encaminhadas para o DPJ da cidade.O corpo do cabo da PM Ven-

tura saiu de Guarapari, na tarde de ontem, e seguiu com destino a Campos onde será sepultado na manhã de hoje.

A população da região Sul do Estado poderá desfrutar, a partir do 1º semestre de 2011, da nova estrutura do Serviço Médico Legal (SML), locali-zado em Cachoeiro de Itape-mirim (foto).

O Governo do Estado está investindo, por meio da Polí-cia Civil, R$ 132 mil na refor-ma da unidade. A ordem de serviço para o início das obras foi dada no dia 11 de outubro de 2010.

As melhorias incluem re-

forma da garagem; reparos diversos em toda a estrutura, inclusive no telhado; pintura geral; troca de piso e de jane-las; além da adequação de todo o espaço e da entrada da uni-dade para macas e cadeirantes.

Já na recepção, todas as modificações que serão reali-zadas têm o objetivo de ade-quar o espaço para atender melhor o público que utiliza os serviços oferecidos pela unidade.

O SML de Cachoeiro de

Itapemirim atende a demanda de todos os municípios do Sul do Estado e recebeu, no mês de setembro, um novo veículo caminhonete modelo S10/ano 2010 para transporte de cadá-veres.

IML DE CACHOEIRO PASSARÁ POR REFORMA

Page 16: Quarta 05/01/2011

Leia,25 de Dezembro de 201028 >

Cristiane FeuContato: 28 9258 9389leiatudo.com/olharfashiontwitter @olharfashion

Notíc ias sobre Moda, Beleza, Decoração e Saúde

para Réveillon

O � m de ano está Próximo, e junto a ele vêm às festas. Logo começam as preparações da passagem do ano, e o traje, com certeza, é parte importante dessa tradição. As festas de Réveillon permitem um look mais despojado, mas é claro que tudo depende do estilo de comemoração da qual se participará.

Looks

Muitas pessoas pretendem passar a virada do ano à beira da praia. Para essa ocasião, os trajes mais leves e descontraídos são uma boa pedida, como vestidos curtos ou longos, shorts com blusas soltas, macacões curtos ou longos. Pode – se escolher o tradicional branco ou aderir ao colorido. No entanto, isso não signifi ca que não é necessário caprichar um pouco no visual, mesmo que seja simples, afi nal, trata-se de uma comemoração.Para um evento com formalidade, já permite trajes mais elegantes, podendo escolher vestido de coquetel, macacão em tecido de qualidade, pantalonas combinadas a blusas com brilho ou outro modelo de calças com bom corte e tecido. Aposte em decotes bonitos e nos detalhes.Para fi nalizar capriche nos acessórios, que faz grande diferença no visual, mas cuidado para não exagerar, tudo deve estar na medida certa para a ocasião.Nesta edição os looks em destaque são da loja Rosa Pitanga que deseja a todas as clientes e amigos “Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo”.

Rua Dona Joana, n°03 - Centro Cachoeiro de Itapemirim-ES

28 3522 3353