QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares...

24

Transcript of QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares...

Page 1: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.
Page 2: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

QUEDADE ROMA

QUEDA DECONSTANTINOPLA

Page 3: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar a Terra Santa, que estava em poder dos turcos.

Podem ser consideradas um extensão das lutas travadas entre Cristãos e Muçulmanos na Espanha e na Sicília.

Page 4: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

“São ditas justas as guerras que vingam injustiças, quando um povo ou um estado, a quem a guerra deve ser feita, deixou de punir os erros dos seus ou de restituir aquilo que foi saqueado em meio a essas injustiças”.

Page 5: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

CAUSASReafirmação da autoridade do Papa- Urbano II - Concílio de Clermont.Combater os “infiéis” - turcos seldjúcidas.Reunificação das Igrejas - Cisma de 1054.Religiosidade do homem medieval.Escoamento Populacional.Direito de primogenitura.

Page 6: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

Aventura - saques e busca de riquezas.

Interesses comerciais de Gênova e Veneza.

Page 7: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

PAZ DE DEUS LOCAIS ONDE

ERAM PROIBIDOS OS

COMBATES.TRÉGUA DE

DEUS ALGUNS DIAS

DO ANO EM QUE ERAM

PROIBIDOS OS COMBATES.

Page 8: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

"Deixai os que outrora estavam acostumados a se bater contra os fiéis em guerras particulares, lutar contra os infiéis (...). Deixai os que até aqui foram ladrões tornarem-se soldados. Deixai aqueles que outrora se bateram contra seus irmãos e parentes lutarem agora contra os bárbaros, como devem. Deixai os que  outrora foram mercenários, a baixos salários, receber agora a recompensa eterna. (...) uma vez que a terra que habitais, fechada de todos os lados pelo mar e circundada por picos de montanhas, é demasiado pequena para a vossa grande população (...). Tomai o caminho do Santo Sepulcro; arrebatai-o àquela raça perversa e submetei-o a vós mesmos." Papa Urbano II, 27 de novembro de 1095

Page 9: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

“Recebei esta espada em nome do Padre, e do Filho e do Espírito Santo. Servi-vos dela para o triunfo da Fé; que jamais ela derrame o sangue inocente”, disse o sacerdote ao entregar a espada a um cavaleiro, depois de tê-la abençoada.

“Deus o quer! Deus o quer!”

Page 10: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.
Page 11: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

CRUZADA DOS MENDIGOS - 1096

PRÉ-CRUZADA OU CRUZADA POPULAR

PEDRO, O EREMITA

ILUMINURA FRANCESA - 1270

Page 12: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

PRIMEIRA CRUZADA – 1096 - 1099

CRUZADA DOS NOBRES.

REINO CRISTÃO NO ORIENTE.

ORDENS RELIGIOSAS: TEMPLÁRIOS, HOSPITALÁRIOS E CAVALEIROS TEUTÔNICOS.

Page 13: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

SEGUNDA CRUZADA – 1147 - 1149

LUIS VII – FRANÇA e CONRADO III –SACRO IMPÉRIO ROMANO GERMÂNICO.

TERCEIRA CRUZADA 1189 - 1192

CRUZADA DOS REIS

RICARDO, CORAÇÃO DE LEÃO– INGLATERRA.

FILIPE AUGUSTO – FRANÇA.

FREDERICO I, O BARBA RUIVA – SACRO IMPÉRIO

Page 14: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

QUARTA CRUZADA – 1202 A 1204

CRUZADA COMERCIAL

VENEZA TRANSPORTA OS CRUZADOS

DESTRUIÇÃO DE ZARA – ENTREPOSTO COMERCIAL.

CONSTANTINOPLA – REINO LATINO OU IMPÉRIOLATINO (CRISTÃO) DE CONSTANTINOPLA (ORIENTE).

GÊNOVA – FINANCIA OS TURCOS CONTRA VENEZA

Page 15: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

CRUZADA DAS CRIANÇAS – 1212

NÃO OFICIAL

20 MIL ALEMÃS E 30 MIL FRANCESAS

NÃO CHEGAM AO DESTINO MORTOS/ESCRAVOS

CRUZADA DAS CRIANÇAS – GUSTAVE DORÈ

Page 16: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

QUINTA CRUZADA – 1218 - 1221

ANDRÉ II – HUNGRIA.

SEXTA CRUZADA – 1228 - 1229

FREDERICO II – SACRO IMPÉRIO ROMANO GERMÂNICO.

EXCOMUNGADO PELA IGREJA - FALAVA ÁRABE.

Page 17: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

SÉTIMA E OITAVA CRUZADAS – 1248 - 1254 e 1270

LUIS IX - FRANÇA

CRUZADAS DE SÃO LUIS.

SÉTIMA CRUZADA –PRISÃO NO EGITO.

OITAVA CRUZADA MORTE LUIS IX NA TUNISIA.

Page 18: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

Cavaleiros de São João.Instituição de Caridade que se transformou em uma Ordem Militar para a defesa dos Peregrinos .

Page 19: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

Origem por volta de

1115

Atividades de Hugo Payens e seus companheiros dedicados a proteção dos peregrinos .

Page 20: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

CAUSAS DO FRACASSO

DISTÂNCIA ENTRE EUROPA E ORIENTE.

SOLDADOS MAL TREINADOS E MAL EQUIPADOS.

DESORGANIZAÇÃO.

SOLDADOS DE MUITAS NACIONALIDADES.

ABUSOS COMETIDOS.

Page 21: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

CONSEQUÊNCIAS

AUMENTO DA ATIVIDADE COMERCIAL ENTRE ORIENTE E OCIDENTE.

REABERTURA DO MEDITERRÂNEO ORIENTAL.

ENFRAQUECIMENTO DO PODER PAPAL.

ENFRAQUECIMENTO DA NOBREZA.

ENFRAQUECIMENTO DO FEUDALISMO.

FORTALECIMENTO DA BURGUESIA E DO COMÉRCIO.

Page 22: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

(UFSC) “Deixai os que outrora estavam a se baterem, impiedosamente contra os infiéis, em guerras particulares, lutarem contra os infiéis... Deixai os que aqui foram ladrões, tornarem-se soldados. Deixai aqueles que outrora se bateram contra seus irmãos e parentes, lutarem agora contra os bárbaros como devem. Deixai aqueles que outrora foram mercenários, a baixos salários, receberem agora a recompensa eterna. Uma vez que a terra que vós habitais, fechada por todos os lados pelo mar e circundada por picos e montanhas, é demasiadamente pequena para vossa grande população: sua riqueza abunda, mal fornece o alimento necessário aos seus cultivadores... Tomai o caminho do Santo Sepulcros; arrebatai aquela terra à raça perversa e submetei-a a vós mesmos”.

HUBERMAN, Leo. Papa Urbano II. História do homem, in Mello, L>L>A> ed. COSTA, L.C.F.

História Antiga e Medieval. Editora Scipione, p. 263.

Page 23: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

01. as expedições fossem realizadas para combater os inimigos da Igreja, os infiéis.

02. os integrantes do movimento deveriam pertencer a uma classe nobre.

04. a participação tivesse, como recompensa, vultuosa quantia em dinheiro.

08. a população ocidental se expandisse para outras áreas.

O discurso proferido pelo papa Urbano II, na França, na época das Cruzadas, propunha que:

Page 24: QUEDA DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente para libertar.

Soma 25

16. a meta a ser alcançada seria a Terra Santa.