RECANTO DAS LETRAS Leonardo Morenostatic.recantodasletras.com.br/arquivos/5962122.pdfVai se...

68
1 RECANTO DAS LETRAS Leonardo Moreno

Transcript of RECANTO DAS LETRAS Leonardo Morenostatic.recantodasletras.com.br/arquivos/5962122.pdfVai se...

1

RECANTO DAS LETRAS Leonardo Moreno

2

escrito e editado em 05/04/2017 Dedico este livreto de poesias a minha esposa Lucianna que sempre está comigo em todos os momentos. Todos os direitos são reservados ao autor.

3

AS BASES DO MEU SOSSEGO Eu só queria andar por ai sem me preocupar com as bases do meu sossego. Eu só queria, ficar em paz, na minha preferida solidão ouvindo o som dos mares sem me preocupar com as bases do meu sossego. Hoje tenho medo de um amanhã não existir, tenho medo dos males que podem acontecem com as poucas pessoas que amo. Apenas uma ligação pode acalmar meu coração,

4

apenas uma boa notícia, já será suficiente para deixar o medo ir embora e não me preocupar com as bases do meu sossego. Por toda realidade Sempre queremos moldar a realidade, mas nós somos frutos de uma imagem não concebida, não planejada. Temos que olhar no espelho da alma, para enxergarmos nossos medos, nossos abismos.

5

Nossa tendencia é acreditar na ilusão de nossos sonhos que podem nos destruir através da sua altura. Pisar forte no chão, navegar pela alma procurando a raiz da alma que pode nos desmentir.

6

Só peço uma coisa Foram muitos sacrifícios pelo caminho. O sol forte que chega para iluminar um novo dia, nos dá condições de levantar mais uma vez. Eu sei que vivemos em constante movimento, que estamos suscetíveis a falha, que como qualquer ser humano, podemos cair. Eu só peço uma coisa, continue levantando, continue lutando, estou com você.

7

Se houver fim inesperado, o importante é que estávamos lutando e sonhando juntos. Esse é o motivo de nós existirmos. Eu só peço uma coisa, que você vá em frente, estarei perto para o que possa aparecer. Se precisar chorar pela dificuldade, Se precisar cair no chão, eu estarei por perto.

8

Veja por fora, pense por dentro Veja por fora, pense por dentro, veja os movimentos, seja atento, vê se devora a mentalidade ai dentro. Treine a calma, seja teimoso, na tranquilidade que pode surgir ai dentro. Os seres de sua espécie, são vampiros do centro,

9

se preserve, ame quem deva ser amado para não cair em desalento. Confusos Nossa bagunça está indo longe demais, nos levando a debochar de nossa realidade. Tenho que pisar, em toda essa confusão. Meu olhar de poucos amigos, e poucos incentivos. Existe um deserto de ludicidade por todo canto, me sinto um vírus, em meio aos programados.

10

Mataram a lógica. Desde sempre vivemos debaixo de nossas sombras no cotidiano de uma massa que esqueceu de si mesma. Pode encerrar este ano Crises, por onde eu posso andar. Desempregados de ensino superior vendendo sapatos. Pode encerrar o ano. Presidente +intervencionista impossível, mercado prejudicado, pobre desempregado.

11

Nação conservadora parece + uma embalagem de salsicha enlatada querendo voar. Pode encerrar o ano, pode dispensar o natal. em que anos vamos estar, no ano 0000. A loucura aprovada pela realidade Ta tudo sendo um esgoto, Mas eu to rindo de nada, Rindo de coisa nenhuma, Dançando sem nenhum motivo.

12

Mediante a aceitação do povo amante da repetição. Prepara a metralhadora da dança, do sorriso, da risada que tem o fim em si mesmo. Eu queria ser feliz por ter, Eu queria ser feliz por me sentir confortável, então desisti, agora vou sorrir com nada,

13

absolutamente nada por dentro e por fora. Vou tomar um placebo mental e mandar o mundo se explodir porque eu quero que se dane.

14

No giro de nossas vidas No girar da minha vida, onde o céu brilha em meu rosto me lembrando que você é o reflexo do meu bem estar. Apesar dos problemas, sempre juntos, sempre na luta do dia a dia, provamos um ao outro que é possível a realidade no amor, na verdade. Minha conselheira, minha família, minha amiga, meu amor. minha fonte de energia para seguir onde eu não conseguiria sozinho.

15

Acredito na gente. acredito que podemos subir juntos, que mesmo perdendo, teremos um ao outro. A estrutura da ilusão Vai se construindo a estrutura da expectativa sobre as coisas do mundo,. Ao longo dos anos, o prédio está desabando, ano após ano, deixando assim, um rastro de desilusão transformando o ser em outro. Só resta o chão, e o que está debaixo dele. É do solo que podemos

extrair fonte de vida.

16

Só restou o pensamento Só restou o pensamento para o mentalista, para o observador da realidade, em um mundo cheio de confusão mental. O ser humano a ultima figura a ser vista, observada com cuidado. Pessoas especificas, multidão decadente no final de ano comprando sem precisar. um mundo onde só pensamento pode nos fazer voar, nos colocar os pés no chão.

17

É tempo de Natal É tempo de comprar roupas e sapatos sem precisar. É tempo de enfrentar filas para encontrar aquela promoção que vai preencher seu coração que não aguenta mais bater por causa do excesso de bacon durante o ano. É tempo de encontrar seus familiares que você não vê durante 12 meses. É tempo de enfeitar sua casa, e expulsar um tal de Jesus Cristo pois um homem barbudo de vermelho chegou para te alegrar.

18

Eu quero me libertar Eu quero ter mais tempo para viver bem, viajar por muitos lugares, vivenciar muitos olhares. ficar na solidão com a paisagem que desejo ou com o meu amor que me compreende. Estou cansado de conviver com gente apagada, com pessoas que só enxergam a superficialidade da vida.

19

Eu quero me libertar, quem sabe voar por ai sem destino. Um passo de cada vez Faça coisas interessantes, tente pensar nelas, maquine alguma coisa, felicidade é atividade, que apesar da idade, ainda podemos estar fazendo boas libertinagens. o corpo pode até não ser o mesmo de ontem, mas a cabeça permanece operante

20

para fazer e acontecer. mesmo que seja um passo de cada vez, continue. Faça uma segunda-feira melhor Se seu trabalho for uma completa bobagem, quando largar do expediente, vá ao cinema, coma aquele prato que você gosta, namore sua esposa, se não tive uma. vá ao bar com seus amigos.

21

se não tiver amigos ou esposa, escute aquela música, vivencie o melhor do dia. faça uma segunda melhor. A espera de um salvador Como você pode delegar quem não te conhece para te governar e ainda

22

ficar reclamando. você deveria ser seu próprio gestor, cuidar de sua vida. A maioria não deveria decidir o que você pode fazer. centralizar as coisas, é um erro comum por todos os lados, pois eles querem um salvador que resolva tudo.

23

Final de expediente Prefiro trabalhar menos para chegar em casa e ver você, ter uma boa conversa e depois assistir um filme, te abraçar e brincar até dar a hora de dormir. É essa simplicidade do dia que me faz esperar pelo fim do expediente. muitos fazem hora extra, mas eu não quero deixar de aproveitar a vida, principalmente ao seu lado. Eu ganho muito com isso, e sei que faria o mesmo.

24

Manifestação silenciosa Falar menos para fazer mais, pensar bastante para evitar erros, para se acalmar, para se livrar do impeto. falar consigo mesmo, fazer ações simples que podem ser algo bom. É ficar preso em si no pensamento, mas na ação dizer por si só o que pretende. Viver na intensidade do amanhecer sem precisar dizer. sem precisar se apresentar.

25

Coleção do bem estar As formas que quero pegar. Os olhos ficam atentos aos movimentos de cada cor. Fica a possibilidade da sensibilidade mental em relação ao conteúdo visto. A repetição é o grande momento que leva sons e texturas agradáveis. Quando se completa uma boa conversa e se percebe um bom ar, é nesse momento que o paraíso pode ser possível nesse breve instante.

26

É um quadro, uma obra de arte, um belo ser humano e um som radiante. Único Tudo é único, uma música, uma nuvem, um beijo e tantas coisas que nunca podem voltar existir. Não podemos copiar as coisas e pessoas que foram importantes em nossa vida.

27

Consumidores do mundo O que você desejaria fazer? o que você gostaria de experimentar diversas vezes? A nossa caminhada é procurar sempre a busca da satisfação em relação as nossas inclinações, é o que todo ser humano quer, sejam elas materiais ou não. Sejamos nós, apenas consumidores do mundo? experimentadores temporários ? Adquirimos apenas uma franquia de dados da vida.

28

Um fracasso de realidade Democracia falida no Brasil, estudantes deixando de estudar para trabalhar em lojas de calçados, é tudo tão bizarro, a nossa inversão de valores, hoje em dia é melhor conversar com um macaco, hoje é melhor eleger um macaco para presidir a república. Um fracasso de realidade. Então diante disso você pode sair por ai fantasiado de pedra para homenagear a pedra que caiu por acidente em um politico. Estônia você pode dançar, Uruguai você pode talvez dançar,

29

O Brasil pode ficar parado se alegrando com o jogos da seleção. salve a pedra! parabéns a pedra! Deus proteja a pedra! Cry For Help Fui bloqueado quando tentei achar um lugar melhor para passar a maior parte do meu tempo, e por consequência da palavra sobrevivência, eu tive que aceitar este lugar, agora peço ajuda para ir em direção ao menos pior, ao razoável. Aqui tem muito gente chata e gananciosa, gente que despreza

30

o capital do tempo. Eu peço ajuda para suportar uma diversidade insustentável. Quem te ama ? Só eu posso me entender, somente se eu estiver disposto em me expandir para me avaliar. As dores que eu sinto só podem ser compreendidas por pessoas que me amam. Em uma sociedade de avaliações constantes e falta de empatia. prefiro me calar diante dos meus

31

obstáculos, somente deus e meus amores podem me enxergar nesse mundo. Adeus romances e paixões Quando a mente descobre que o mundo não é como se imaginava ser, a neblina da realidade abre outros caminhos diferentes. É preciso reaprender andar, procurar por outros horizontes,

32

se reinventar. É triste não imaginar mais no que se costumava pensar, mas é necessário acabar com as ilusões e disfarces criados pela mente. Um cenário novo de alguém que abandou os romances, as paixões para viver psicologicamente melhor. Desculpe, Luis! Nós não aprendemos nada Seres podres não querem ver a liberdade dos outros, ficam putos com

33

qualquer tentativa de escolha. querem matar a liberdade querem matar opções, querem continuar sendo podres. Mortos vivos olham e nada fazem, completamente paralíticos em relação ao sofrimento alheio. Lá se foi Luis La se foi a coragem de um homem sozinho que lutava. La se foi a chama de esperança na humanidade em geral

34

Eu preciso me calar Eu percebi que falo muito e pouco faço, faço teorias, mas elas não saem do papel, pretendo fazer uma sincronia com a realidade, se isso for possível. Eu preciso me calar, eu preciso ter mais ação. detesto dar desculpas para não fazer algo. Silenciar minhas ações é necessário, apenas o som dos meus atos. talvez escrever, reaprender a falar. preciso realmente me calar.

35

Me abraça, eu estou cansado To cansado da vida, nossa relação é a única vitalidade que compartilhamos um com o outro, é o único momento que realmente vale a pena. A gente dá certo porque não nos importamos com cerimonias no cotidiano. Procuramos ajudar um ao outro e por causa disso nosso relacionamento resiste a este mundo que só pensa em nos cansar. Quando a idade chega para dizer que nosso tempo está acabando e fazendo meus cabelos antes negros ficarem brancos, Ai percebo o que realmente importa, eu e você.

36

Novas versões Passou um furacão retirou os espinhos velhos, e colocou outros pelo caminho. Agora sobrou tanta coisa para fazer nessa fase que se inicia. Os mesmos espectros, agora com versões mais realistas, comparados aos anos anteriores. Passou um furacão que devastou todas as ilusões e criando novas a serem assistidas.

37

Não pensar em nada Tentar me preservar embora seja uma utopia esse tipo de postura, preciso agora ficar sem pensar, só contemplar o céu, o que restou de belo para se falar bem. Não quero + pensar em nada me deixe aqui no nadismo que até agora deu certo pra mim. Boa sorte na vida

38

Sem saída, completamente parado, tendo apenas que rezar para sair de uma situação, evitar ser engolido pela avalanche. É o apocalipse da falta de sorte, da falta de oportunidade. Preso em si mesmo, o corpo é o único restante, até quando? boa sorte pra mim.

39

Pelo menos Quando se percebe sua fragilidade, é quando se descobre uma pequena força. Percebo meus defeitos e assim tento repara-los, e não consegui resolve-los tento pelo menos remediar. Adeus ideologia É campo vazio, é tempo de si dar por vencido, de esquecer qualquer coisa que possa me fazer ficar

40

triste. Fiz o que era possível dentro da realidade, agora é partir e deixar a ideologia ir embora. Adeus ideologia, foi bom o tempo que passamos juntos agora é hora de nos separar.

41

Uma pessoa Apenas uma pessoa escuta você, então terá que cuidar de si para continuar andando. Vai ter que se preservar, conversar consigo mesmo, aprender a ser só em alguns momentos. Eu desisti de ser lembrado, Eu desisti de lembrar dos outros, apenas de uma pessoa me conecta com algo chamado reciprocidade. Eu desisti, agora quero a solitude plena.

42

Loucura necessária Preciso da loucura, dos pensamentos desarticulados porque o mundo externo não basta, será isso uma arte que nos completa? Quero imaginar, e seu eu puder fazer algo, que seja bem lúdico. Vou meditar Quando tudo parece ficar difícil, é necessário o silêncio da meditação,

43

para regular como se recebe uma sensação ruim. Vou meditar, mesmo que nada se resolva, preciso ficar calmo para melhor me sentir diante do mundo. Vou meditar me silenciar, ouvir apenas meu coração.

44

Eu vou ter que fabricar Eu vou ter que fabricar, qualquer alegria, qualquer coisa que me deixe mais suave, mesmo dentro do obscuro. Terá que ser dentro de mim. Onde existir espinhos, vou jogar minhas flores, onde existir ignorância, vou atirar sabedoria. Tudo será criado, nada de remédios, será uma fabricação mental. Não significa que não irei chorar Não significa que não enxergarei a realidade, mas serei o motor que influenciará a mesma.

45

Não existe silêncio absoluto Não existe silêncio absoluto, quando ficamos consigo mesmos, nos ouvimos, é uma barulheira interna. Imagens, sons e aromas que passam pela mente a todo instante. De dentro pra fora, de fora pra dentro, nesse ciclo que construímos nosso mundo.

46

O fim da felicidade e a busca de uma paz interna Neste momento, eu não tenho mais o controle de nada, não tenho mais opções, e qualquer decisão que posso tomar, pode não ser a melhor. No mundo físico, a felicidade foi destruída. Agora só restou a tentativa de paz, que também não pode ser encontrada mundo afora. Talvez um detalhe, um pequena árvore, um pequeno ponto na escuridão. Agora é tempo de buscar um pequeno ponto no nada. Talvez uma música, talvez um pequeno pássaro voando.

47

É nesse momento que a felicidade perdeu seu lugar. No minimo que pode acontecer é viver diretamente no ponto. A terra do não faz sentido Peguei o avião com destino a terra do não faz sentido, porque não tinha mais saída. Quando desembarquei vi rostos acabados, gente louca esperando aquela folga para lembrarem de quem eram. Agora eu danço sem motivo desde que eu cheguei aqui, porque eu não tenho razão para me movimentar. Aquela risada debochada com

48

a vida, debochada com a realidade agora faz mais sentido do que uma multidão escolhendo quem vai lhe cobrar impostos. Tentativa de visão As coisas não são tão ruins como parecem ser. mas também não são tão boas quanto se imagina. na dúvida, apenas observe. Eu só quis trazer integração Eu só quis trazer integração, abrir meu coração, e agora que o tempo

49

passou, tento viver a realidade, como ela é, as tristezas poderão surgir, que pelo menos eu tenha algum tipo de conforto. Eu só queria uma integração, mas a cultura do outro me fez desistir. De pé no inferno Se você foi desvalorizado, se todas as coisas que você fez, não serviram para nada, e outro(a) chegou e sentou na

50

janela e com esse evento se provou que a ilusão confortável foi escolhida. Isso tudo prova que o mundo está falido, que a ilusão confortável irá vencer. você não precisa baixar a cabeça. Você não precisa mudar sua mente por causa de eventos tradicionais sem graça, meramente previsíveis. Olhe ao redor, veja quem está e quem esteve sempre ao seu lado. Valorize mais essa pessoa, e partir de agora Seja essa força reversa, Ande no inferno com raça, siga em frente. faça por você, faça pelas pessoas que realmente se importam com você.

51

Amores difíceis Eu sou um homem problemático, mesmo não concordando com o que aconteceu, mesmo distante, eu sou algo que nunca vai desaparecer por mais que a distância e as circunstancias possam levar um final. Talvez eu nunca tivesse chegado a destruir as barreiras da regra, mas mesmo assim, sempre estarei aqui. São amores difíceis, São finalizações impossíveis, que por acidente acontecem, ninguém tem culpa.

52

Não sei o que vai acontecer no futuro, mas enquanto nós estivermos vivos, eu prometo nunca desaparecer. Só restou o número 1 Só restou o número 1, que observa, que tenta se salvar, que tenta se poupar. Foi tudo dizimado, as ideias que formaram alguma coisa, agora só são recordações de uma derrota histórica. Agora só restou o número 1, que tenta se levantar, com o seu rosto virado para

53

o sol, buscando se salvar. A volta do excêntrico Não tem problema usar um terno colorido, um óculos com pisca-pisca, se o bizarro é a falta de respeito com a liberdade individual. Amar duas ou mais pessoas, Ajudar um desconhecido, pregar silenciosamente o amor também é normal, já que tem gente que gosta de exibir sua falta de conteúdo mostrando apenas suas pertences. Me chamam de esquisito, de excêntrico,

54

riem de minha existência. fazem piada com minha roupa.

55

Os mundos que existem por si. Essa mente que se abre alguns tipos de perspectiva. Essa mente que que tenta deixar o corpo em pé diante do cansaço. Esperando tarde da noite, um ônibus que demora muito tempo para chegar e me levar para o conforto do descanso. O tempo quer me levar, e quando eu vou, sem perceber que meus cabelos brancos aparecem e ainda não conquistei nada.

56

Quando o fim está próximo Quero consumir o mundo, dizer o que precisar ser dito, fazer o que precisar ser feito, não sei o que vai acontecer no futuro, também não me interessa, o presente me parece impossível de escapar. Se tudo está de alguma forma pré-determinado, só me resta dançar até o fim. Só me resta curtir uma festa dentro de mim. Talvez essa imagem não esteja perfeita aos meus olhos, Talvez os gráficos da realidade, não estejam agradáveis.

57

Eu vou dançar esta noite, Eu vou correr sempre, me desviando dos momentos tristes, embora eu seja pego de vez em quanto.

58

Eu jogo flores na realidade Jogo flores na realidade, Jogo música na distância em que me encontro, me carrego de força depois de cada batalha, encarro a vida com algum tipo de deboche. Eu jogo flores na realidade, Eu jogo perfume na escuridão para me encontrar depois de um dia difícil. Dentro desse mundo, vou provando as coisas boas que encontro na vida, eu jogo cuidados pelos que me amam.

59

Calma extrema Fique calmo na marra, fique calmo, em mundo desmoronando. fique apenas calmo, se as bestas atacam, é preciso ficar frio. Dane-se o mundo com a sua pressa, olhe diretamente nos olhos do apressado. Eu sei que estou propenso a apanhar, Eu sei que não estou livre da tristeza. Mas se me deram um cérebro, tenho que usar toda a sua capacidade.

60

Calma extrema, frieza calculada, em um mundo caótico. É lógico que isso só pode funcionar se estas com o básico para viver.

61

Querem que eu saia É difícil viver em país subdesenvolvido, é muito burocracia para se vencer um pouco. empregos de quem indica, formação inútil que não ajuda. Aquele jeitinho nacional que sempre acaba vencendo. Quem mata, passa 6 anos feliz da vida e ganha emprego ao sair. mas se você for tão comum que nada lhe acontece. É como se um trator passa-se sobre mim neste momento em que não consigo encontrar nenhum emprego.

62

As oportunidade estão amarradas em lugares onde o puxo-saco se beneficia, os que não são vistos, não existem.

63

Deixe se levar Hoje eu só quero, ir para qualquer lugar onde o silêncio e a paz possa me guiar. Não quero pensar, raciocinar muito menos, quero apenas o básico para viver em harmonia com minha natureza interior. Foram momentos difíceis. Quero ficar apenas observando e apreender alguma coisa, largar a pressa, a corrida do cotidiano.

64

A SEGUIR TEXTOS DIFERENTES

65

Giros e giradas Ventos sopram em todas as direções, é de sentir a aproximação da noite. Ventos fortes e ventos fracos, gaivotas voando buscando seu lugar. o chão cinza sendo observado. Olhares direcionados, percepções cotidianas da existência. Cabeças pensantes ou não em plano terrestre. Uma montanha russa no meio do bairro para poder ver a paisagem escutando um música qualquer.

66

O som do ventilador No calor que existe, o som do ventilador persiste com sua brisa amenizadora em direção ao seu beneficiado. É o barulho complementar da noite, que substitui os sons externos que guiam o sono de quem precisa dormir. A chuva grande amiga do solo quente da noite. Barulho do ventilador, que virou um som essencial para dormir. Refrescante é a importância da hélice do ventilador que sempre deve continuar a girar.

67

Percepções de realidade Olhar, uma janela aberta e um recorte da realidade, totalmente mentira, já que a percepção é distinta de uma singularidade que pouco enxerga, que pouco ouve, que se limita por natureza. Por mais que se descubra um novo mundo, ainda sim será um recorte novo. Pois estamos presos ao fato sermos seres humanos. Se tivéssemos muitos sensores o mundo seria outro. Ao colocar um microscópio o mundo já é outro, Um telescópio,

68

O mundo é mais complexo tanto quanto.