Recortes Nº081 de 2011

10
Recortes nº 081 Índice – 29 de Abril de 2011 Porto de Setúbal RO-Ro cresce 14,8 por cento Pórtico para carga e descarga de contentores segue para França Eurocrene: Pórtico STS-twin-lift post Panamax para o porto de Sète em fase de embarque Porto de Leixões preparado para receber cruzeiros de maiores dimensões Cais para cruzeiros no Porto de Leixões Crise passa ao largo de Leixões Porto de Leixões também já tem cais dedicado para cruzeiros Autoeuropa sobe produção para 133 mil 1

description

Porto de Setúbal RO-Ro cresce 14,8 por cento - Pórtico para carga e descarga de contentores segue para França - Eurocrene: Pórtico STS-twin-lift post Panamax para o porto de Sète em fase de embarque - Porto de Leixões preparado para receber cruzeiros de maiores dimensões - Cais para cruzeiros no Porto de Leixões - Crise passa ao largo de Leixões - Porto de Leixões também já tem cais dedicado para cruzeiros - Autoeuropa sobe produção para 133 mil

Transcript of Recortes Nº081 de 2011

Page 1: Recortes Nº081 de 2011

Recortes nº 081Índice – 29 de Abril de 2011Porto de Setúbal RO-Ro cresce 14,8 por centoPórtico para carga e descarga de contentores segue para FrançaEurocrene: Pórtico STS-twin-lift post Panamax para o porto de Sète em fase de embarquePorto de Leixões preparado para receber cruzeiros de maiores dimensõesCais para cruzeiros no Porto de LeixõesCrise passa ao largo de LeixõesPorto de Leixões também já tem cais dedicado para cruzeirosAutoeuropa sobe produção para 133 mil

1

Page 2: Recortes Nº081 de 2011

O Setubalense – 29 de Abril de 2011 – Pág. 6

2

Page 3: Recortes Nº081 de 2011

Newsletter APP – 29 de Abril de 2011

Pórtico para carga e descarga de contentores segue para FrançaUm pórtico para carga e descarga de contentores de navios post-panamax segue no início da próxima semana para França, no navio “Jumbo Shipping” FAIRPLAYER. A estrutura gigante, pesando mil toneladas, foi integralmente montada no Porto de Aveiro pela empresa EUROCRANE, numa longa e delicada operação, iniciada no passado dia 3 de Janeiro, com a instalação dos estaleiros.

O pórtico tem como destino o porto de Sète, localizado no sul de França, no coração do arco mediterrânico.De salientar o facto de se tratar de um projecto nacional, sendo a primeira exportação do género a ser realizada em Portugal.

A EUROCRANE é especialista em equipamentos de elevação pesados, concebendo, projectando, fabricando e montando máquinas para portos, estaleiros navais e centrais eléctricas.REPORTAGEM FOTOGRÁFICA - SITE COM 95 FOTOS

VÍDEO-FOTO

3

Page 4: Recortes Nº081 de 2011

Cargo News – 28 de Abril de 2011

Eurocrane: Pórtico STS-twin-lift post Panamax para o porto de Sète em fase de embarque

O pórtico de contentores STS-twin-lift post Panamax para o porto francês de Sète, fornecido pela portuguesa Eurocrane, já está erigido e em fase de embarque no navio "Fairplayer", operação que decorre nesta sexta-feira e no sábado. Uma operação morosa e complexa, tanto pela envergadura do pórtico como pelas suas 1 100 toneladas.

O pórtico tem 44m de alcance e 34m de altura de elevação, e está apto a operar contentores em twin-lift com uma carga nos cabos até 76 t. O navio que o irá

levar para Sète, o "Fairplayer", já está amarrado ao cais, face ao pórtico, pronto a acolhê-lo no seu convés.

O "Fairplayer" é um navio construído em 2008, e é pertença do armador holandês Jumbo Shipping. Trata-se de uma empresa de transporte de carga de peso de grandes dimensões, operando à escala mundial. Dispõe de uma frota de 14 navios dedicados para carga pesada. O Fairplayer tem uma capacidade de elevação de até 1.800 toneladas, fornecida pelas duas gruas de 900 toneladas cada que o equipam. O armador é agenciado em Portugal pela Portmar, pertencente ao grupo Portline.

Internacionalização da Eurocrane com credenciais portuguesasPara a internacionalização da Eurocrane muito contribuíram as referências obtidas com os fornecimentos realizados a nível nacional, como os "revamp" dos pórticos do Terminal de Contentores de Leixões e do terminal Sotagus, em Lisboa, ou o da recente grua do Terminal de Alcântara que "cresceu" 6,5 metros em altura e seis metros em alcance de lança.

Dirigida por Nunes de Almeida, ex-quadro da extinta Mague, a Eurocrane tem já em carteira a construção de mais um pórtico de cais panamax e um pórtico de parque, num investimento global de 8,2 milhões de euros, ambos destinados ao Terminal de Contentores Sul do porto de Leixões, concessionado ao TCL, terminal que assim passará a dispor de quatro pórticos de cais, três dos quais panamax.

O pórtico de parque deverá estar operacional já em janeiro do próximo ano, ao passo que o pórtico de cais começará a operar previsivelmente em maio de 2012. Com o terceiro pórtico panamax, a produtividade instalada na linha de cais aumentará mais de 20%, o que obrigará à reformulação do terminal para evitar estrangulamentos no fluxo de contentores

4

Page 5: Recortes Nº081 de 2011

Diário Económico – 29 de Abril de 2011 – Pág. 30

5

Page 6: Recortes Nº081 de 2011

« i » – 29 de Abril de 2011 – Pág. 8

6

Page 7: Recortes Nº081 de 2011

Jornal de Notícias – 29 de Abril de 2011 – Pág. 21

7

Page 8: Recortes Nº081 de 2011

Cargo News – 28 de Abril de 2011

Porto de Leixões também já tem cais dedicado para cruzeiros

O porto de Leixões dispõe a partir de hoje de uma nova valência: um cais para cruzeiros com capacidade para a acostagem de navios até 300 metros de comprimento e um cais fluvio-marítimo para acostagem de embarcações que permitam proporcionar itinerários turísticos no Rio Douro a partir de Leixões.

A obra corresponde à primeira fase do terminal de cruzeiros de Leixões, sendo a segunda fase

dedicada à construção da nova estação de passageiros, edifício central do complexo que irá albergar um espaço dedicado à produção e divulgação científica através do Pólo do Mar do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a concluir em 2013.

De acordo com a APDL, os estudos de mercado indiciam que apenas cinco anos depois, em 2018, passarão anualmente por Leixões cerca de 110 navios de cruzeiro com mais de 125 mil passageiros, um acréscimo significativo na procura turística da região que providenciará uma receita anual de 11 milhões de euros para os setores da restauração, transportes, compras, cultura e lazer do Porto e Norte de Portugal. Números que se adivinham perfeitamente razoáveis - o porto de Vigo, o mais importante a seguir a Leixões no noroeste peninsular, está hoje a receber quatro grandes navios de cruzeiro em simultâneo.

8

Page 9: Recortes Nº081 de 2011

Público – 29 de Abril de 2011 – Pág. 26

9