Recortes Nº130 de 2011

13
Recortes nº 130 Índice – 11 de Julho de 2011 Porto de Setúbal realizou simulação de ameaça de bomba Linha Tarros reforça oferta no porto de Setúbal Tarros Lime liga Setúbal a Mersin Comitiva de empresários chineses visitou o porto de Sines Mais de 500 estudantes visitaram o porto de Leixões nos últimos três dias TCL regista crescimento superior a 10% no primeiro semestre Valente de Oliveira: ‘Cidades e regiões perspicazes precisam de portos inteligentes’ Açores: reforma da administração portuária é hoje votada Pesca do Algarve rende 55 milhões 1

description

Porto de Setúbal realizou simulação de ameaça de bombaLinha Tarros reforça oferta no porto de SetúbalTarros Lime liga Setúbal a MersinComitiva de empresários chineses visitou o porto de SinesMais de 500 estudantes visitaram o porto de Leixões nos últimos três diasTCL regista crescimento superior a 10% no primeiro semestreValente de Oliveira: ‘Cidades e regiões perspicazes precisam de portos inteligentes’Açores: reforma da administração portuária é hoje votadaPesca do Algarve rende 55 milhões

Transcript of Recortes Nº130 de 2011

Page 1: Recortes Nº130 de 2011

Recortes nº 130Índice – 11 de Julho de 2011Porto de Setúbal realizou simulação de ameaça de bombaLinha Tarros reforça oferta no porto de SetúbalTarros Lime liga Setúbal a MersinComitiva de empresários chineses visitou o porto de SinesMais de 500 estudantes visitaram o porto de Leixões nos últimos três diasTCL regista crescimento superior a 10% no primeiro semestreValente de Oliveira: ‘Cidades e regiões perspicazes precisam de portos inteligentes’Açores: reforma da administração portuária é hoje votadaPesca do Algarve rende 55 milhões

1

Page 2: Recortes Nº130 de 2011

CargoNews – 8 de Julho de 2011

Porto de Setúbal realizou simulação de ameaça de bomba

No passado dia 29 de junho, o porto de Setúbal realizou uma simulação de ameaça de bomba (Bomba-Set 2011), sob a égide da APSS (Autoridade Portuária) e da Capitania do Porto de Setúbal (Autoridade Marítima), que teve como objetivo garantir as competências do porto em funções de proteção que lhes estão atribuídas.

Esta foi a primeira vez que todas as onze instalações portuárias, os navios em porto e o

operador de transporte de passageiros do rio Sado participaram simultaneamente num exercício desta natureza e dimensão. Envolvendo globalmente centenas de pessoas da comunidade portuária, em estreita cooperação com a Polícia Marítima, a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana, a Unidade de Controlo Costeiro, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o Governo Civil, a Polícia Judiciária.

2

Page 3: Recortes Nº130 de 2011

Newsletter Portos de Portugal – 7 de Julho de 2011

Linha Tarros reforça oferta no porto de SetúbalA Linha de Serviço Regular Tarros aumentou a sua oferta no Porto de Setúbal, em Junho, com uma ligação ao porto de Mersin, na Turquia, porta de entrada do Mediterrâneo para o Oriente.

Deste modo, a Tarros passa a ligar regularmente, no sentido Leste, desde o porto de Setúbal, os portos de La Spezia e Salerno (Itália). Piraeus (Grécia), Istanbul e Mersin (Turquia), e, para Oeste, desde Mersin, os portos de Alexandria (Egipto), Nápoles e La Spezia (Itália), Casablanca (Marrocos), e Setúbal.

Paralelamente, são oferecidos serviços com transhipment para os portos de Gemlik, Gebze e Izmir (Turquia), Alger, Oran e Annaba (Algéria), Trapani (Itália), Lattakia (Síria), Odessa (Ucrânia), Novorossik (Rússia) e, ainda, serviços para Malta e para a Tunisia.

Recorde-se que a APSS – Administração dos Portos de Setúbal, SA assinou um Protocolo de Cooperação com a Autoridade Portuária de La Spezia em 2010, potenciando ainda mais a oferta de serviços aos clientes do porto de Setúbal, uma vez que aquele porto italiano tem ligações para o Médio e Extremo Oriente, Oceânia, África e Américas, para além da Europa e Mediterrâneo.

3

Page 4: Recortes Nº130 de 2011

Transportes & Negócios – 7 de Julho de 2011

Tarros Line liga Setúbal a MersinA Tarros Line acaba de incluir uma escala em Mersin no seu serviço que liga Setúbal ao Mediterrâneo.

4

Page 5: Recortes Nº130 de 2011

CargoNews – 8 de Julho de 2011

Comitiva de empresários chineses visitou o porto de Sines

Um grupo de empresários chineses visitou, esta sexta-feira, o porto de Sines, com o intuito de aferir das condições de utilização do porto alentejano e da sua Zona de Atividades Logísticas (ZAL), estudando a implementação de novos negócios.

A comitiva analisou as vantagens de utilização dos serviços regulares ao Extremo Oriente, Américas e Europa e o respetivo posicionamento de Sines no cruzamento destas rotas, utilizando os navios porta-

contentores de última geração cujas fortes economias de escala permitem obter cadeias logísticas mais competitivas.

Por outro lado, foi verificada in loco a possibilidade de instalar em Sines infra-estruturas de armazenagem e prestação de serviços às mercadorias, situação que poderá optimizar ainda mais as cadeias logísticas e criar mais valor na utilização de Sines como plataforma giratória dos fluxos entre as diferentes regiões do globo.

5

Page 6: Recortes Nº130 de 2011

CargoNews – 8 de Julho de 2011

Mais de 500 estudantes visitaram o porto de Leixões nos últimos três dias

Nos últimos três dias, mais de meio milhar de estudantes passaram pelo porto de Leixões em visitas de estudo. Entre a passada quarta-feira e o dia de hoje, 540 participantes da "Universidade Júnior" da Universidade do Porto, da "Universidade Sénior Florbela Espanca" e das colónias de férias da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira tiveram a oportunidade de conhecer por dentro a actividade do maior porto marítimo do

Norte de Portugal.

Integradas no programa pedagógico de cada um dos projectos de férias educativas mencionados, a presença de tão significativo número de pessoas em visitas guiadas trouxe três dias diferentes à normal atividade do porto de Leixões.

Estas acções inserem-se numa política de abertura do porto ao exterior, apostando em acções pedagógicas para valorizar, junto das camadas mais jovens, a importância de uma infra-estrutura portuária dinâmica e economicamente sustentável.

Uma estratégia que tem vindo a ser implementada pela Administração dos Portos do Douro e Leixões e que só este ano teve como resultado a visita ao porto de Leixões de mais de 3500 alunos de diversos graus de ensino, provenientes de 90 escolas diferentes.

6

Page 7: Recortes Nº130 de 2011

CargoNews – 8 de Julho de 2011

TCL regista crescimento superior a 10% no primeiro semestre

O TCL - Terminal de Contentores de Leixões divulgou os resultados do primeiro semestre de 2011, no qual movimentou 256.053 TEU, correspondentes a 162.277 contentores, o que significa um crescimento de mais de 10% face a período homólogo de 2010.

Entre os meses de janeiro e junho, o TCL reforçou o estatuto de maior operador nacional de terminais de contentores, muito graças aos resultados do

mês de março, o melhor mês de sempre da concessão, quando foram movimentados 28.438 contentores, mas também impulsionado pelos TEU's movimentados no mês de junho (44.945). Aliás, quatro dos seis primeiros meses do ano corrente revelaram-se melhores do que o anterior recorde mensal de movimentação de cargas no TCL.

Importa ainda referir que, depois de um forte início de ano, o TCL conseguiu ainda acelerar o ritmo de crescimento. E se no primeiro trimestre atingiu os 8% agora, no final do semestre, superou os 10%. O forte crescimento da atividade, num ambiente económico adverso, confirma igualmente a capacidade do TCL em atrair cargas para Leixões e em servir de forma eficiente os carregadores, exportadores e importadores que fazem do Porto de Leixões um ponto nevrálgico das suas cadeias logísticas.

7

Page 8: Recortes Nº130 de 2011

Newsletter Portos de Portugal Nº195 – 8 de Julho de 2011

VALENTE DE OLIVEIRA:

«Cidades e regiões perspicazes precisam de portos inteligentes»Na sequência das edições anteriores, realizadas em Aarhus e Génova, a terceira reunião de Clusters da Auto-Estradas do Mar (MOS) decorreu em Madrid no início de Junho com a participação do Coordenador Europeu para as auto-estradas do mar, Luís Valente de Oliveira.

No seu discurso, Valente de Oliveira destacou que, tendo em conta a forte complementaridade entre o transporte terrestre (Rodoviário e ferroviário) e o marítimo, os portos e os futuros corredores multimodais constantes da Rede Europeia de Transportes (RTE-T) devem estar devidamente interligados.

Valente de Oliveira sublinhou ainda que as relações entre as Administrações locais e nacionais com as Administrações Portuárias assumem um papel fundamental no contexto de planeamento urbano e do território bem como na procura de soluções mais eficientes. "Cidades e regiões perspicazes precisam de portos inteligentes", concluiu o coordenador.

José Anselmo da DG MOVE fez uma apresentação sobre os possíveis tópicos a ter em conta para a apresentação de propostas ao programa RTE-T MOS, cujo prazo de candidaturas se encontra aberto desde o final do passado mês de Junho. Além disso, Anselmo referiu-se ainda às orientações relativas à próxima chamada para a RTE-T que, de acordo com as prioridades definidas no novo Livro Branco, irá reconhecer as MOS como a dimensão marítima da rede europeia de transportes.

Autoridades públicas de diferentes Estados-Membros e os respectivos stakeholders tiveram a oportunidade de apresentar os seus pontos de vista sobre as prioridades relativas ao próximo MOS de acordo com as mais recentes orientações da RTE-T. Um elevado número de stakeholders identificaram potenciais factores para a promoção e melhoria dos serviços MOS. Relativamente aos Operadores logísticos presentes, estes enfatizaram o factor da eficiência dos portos como essencial.

Realçou-se ainda que o sucesso das MOS depende da necessidade dos portos oferecerem ligações intermodais adequadas e devidamente harmonizadas de forma a garantir a fluidez das mercadorias. Maior flexibilidade nos portos europeus também traria benefícios consideráveis. Por último, salientou-se o facto de os apoios relativos às MOS deverem ser direccionados não só para os operadores logísticos ou armadores, mas também para o cliente final.

8

Page 9: Recortes Nº130 de 2011

CargoNews – 8 de Julho de 2011

Açores: reforma da administração portuária é hoje votada

O Governo açoriano apresentou ao parlamento regional uma proposta de fusão, numa só empresa, das quatro empresas que até agora tinham responsabilidades em matéria de administração portuária no arquipélago. A decisão é justificada pelo “estado de maturação” do sistema até agora em vigor.

Com sede na cidade da Horta, a Portos dos Açores, S.A. resultará da incorporação, por fusão, das sociedades Administração dos Portos das Ilhas de São Miguel e Santa Maria, S.S., Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, S.A., e Administração dos Portos do Triângulo e

do Grupo Ocidental, S.A.. A nova empresa terá por objecto a administração dos portos de Ponta Delgada, em São Miguel, de Vila do Porto, em Santa Maria, da Praia da Vitória e Pipas, na Terceira, da Praia, na Graciosa, da Horta, no Faial, de São Roque, da Madalena e das Lajes, no Pico, de Velas e da Calheta, em São Jorge, das Lajes e de Santa Cruz, nas Flores, e da Casa, no Corvo.

O exercício dessa administração, que poderá ser extensivo a outros portos que lhe venham a ser atribuídos, visa a sua “exploração, conservação e desenvolvimento e abrangendo o exercício das competências e prerrogativas de autoridade portuária que lhe estejam ou venham a ser cometidas”.

De acordo com este diploma, os portos dos Açores distribuem-se por cinco classes, ficando os das classes A, B e C sob responsabilidade da autoridade portuária (a Portos dos Açores, S.A.), e os restantes na dependência do departamento do Governo Regional com competência em matéria de pescas (os da classe D) e de administração do domínio público marítimo (os da classe E).O diploma, que só hoje será votado, define como portos de classe A os que têm funções de entreposto comercial, com fundos de cota mínima de – 7,00ZH e cais acostável de pelo menos 400 metros, e como portos de classe B os que tenham funções comerciais, suportando a actividade económica da ilha onde se situam, cujos fundos tenham a cota mínima de – 4,00ZH e com cais acostável de pelo menos 160 metros.

Por sua vez, os portos de classe C têm funções mistas de pequeno comércio, transporte de passageiros e apoio às pescas, os de classe D são exclusivamente destinados ao apoio às pescas e os de classe E são os pequenos portos sem qualquer das funções específicas previstas nas restantes classes, em geral designados por “portinhos”.Está também previsto que o porto da Casa, na ilha do Corvo, fique excepcionalmente incluído na classe B, embora sem ter as características previstas para os portos dessa classe.

9

Page 10: Recortes Nº130 de 2011

Correio da Manhã – 11 de Julho de 2011 – Pág. 26

10

Page 11: Recortes Nº130 de 2011

Correio da Manhã – 11 de Julho de 2011 – Pág. 27

11