Recortes Nº161 de 2011

8
Recortes nº 161 Índice – 24 de Agosto de 2011 Santos Pereira insiste na ligação ferroviária Sines-Caia em bitola europeia Ministro da Economia e do Emprego visita Porto de Sines Portimão recebe seis escalas de cruzeiro numa semana Impacto económico directo de 178 milhões de euros, em Portugal, no ano passado Exportação – Navio dedicado à eficiência energética em Viana do Castelo para transportar torres de aerogeradores Autoeuropa impulsiona exportação de veículos Grupo espanhol mantém negócios de logística e estacionamento 1

description

• Santos Pereira insiste na ligação ferroviária Sines-Caia em bitola europeia• Ministro da Economia e do Emprego visita Porto de Sines• Portimão recebe seis escalas de cruzeiro numa semana• Impacto económico directo de 178 milhões de euros, em Portugal, no ano passado• Exportação – Navio dedicado à eficiência energética em Viana do Castelo para transportar torres de aerogeradores• Autoeuropa impulsiona exportação de veículos• Grupo espanhol mantém negócios de logística e estacionamento

Transcript of Recortes Nº161 de 2011

Page 1: Recortes Nº161 de 2011

Recortes nº 161Índice – 24 de Agosto de 2011

Santos Pereira insiste na ligação ferroviária Sines-Caia em bitola europeia Ministro da Economia e do Emprego visita Porto de Sines Portimão recebe seis escalas de cruzeiro numa semana Impacto económico directo de 178 milhões de euros, em Portugal, no

ano passado Exportação – Navio dedicado à eficiência energética em Viana do Castelo

para transportar torres de aerogeradores Autoeuropa impulsiona exportação de veículos Grupo espanhol mantém negócios de logística e estacionamento

1

Page 2: Recortes Nº161 de 2011

Cargo News – 22 de Agosto de 2011

Santos Pereira insiste na ligação ferroviária Sines-Caia em bitola europeia

Álvaro Santos Pereira, Ministro da Economia e do Emprego, visitou o porto de Sines na passada sexta-feira, acompanhado pelo Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, onde foi recebido pelo Conselho de Administração da APS e ficou a conhecer de forma mais profunda o porto alentejano.

Nesta visita, Santos Pereira voltou a manifestar a necessidade da construção da linha ferroviária de mercadorias entre Sines e a fronteira espanhola, em bitola Europeia, no sentido de aproximar o porto alentejano do resto da Europa, e com o principal intuito de alavancar as exportações, naquela que é uma linha essencial para o transporte de carga de e para o hinterland Ibérico, nomeadamente no que respeita a todo o corredor até Madrid.

2

Page 3: Recortes Nº161 de 2011

Newsletter APP – 22 de Agosto de 2011

Ministro da Economia e do Emprego visita Porto de SinesO Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, visitou o Porto de Sines no passado 19 de Agosto, acompanhado pelo Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro.Álvaro Santos Pereira foi recebido pelo Conselho de Administração da APS e ficou a conhecer de forma mais profunda as características e indicadores de desempenho do principal Porto nacional em mercadorias, bem como os principais desafios estratégicos que se colocam a médio e longo prazo.O Ministro da Economia reafirmou o seu empenho na construção da linha ferroviária de mercadorias entre Sines e a fronteira Espanhola, em bitola Europeia, no sentido de aproximar o nosso país do resto da Europa, e com o principal intuito de alavancar as Exportações. Trata-se de uma linha essencial para o transporte de carga de e para o hinterland Ibérico, nomeadamente no que respeita a todo o corredor até Madrid.O Porto de Sines e a sua Zona Industrial e Logística são já uma referência Ibérica no que diz respeito ao transporte ferroviário de mercadorias, com mais de 20 comboios diários, transportando em média mais de 10.000 toneladas/dia, necessitando da referida melhoria de via para continuar a crescer.De realçar ainda que, no ano de 2010, o movimento de comboios no Porto de Sines ultrapassou as 3.000 composições, o que no segmento da carga contentorizada correspondeu a 86% do tráfego do inland.Face aos fortes investimentos que presentemente decorrem no porto e na ZILS, o transporte ferroviário de mercadorias apresenta um forte potencial de crescimento em novos tráfegos. Com efeito, o desenvolvimento de serviços marítimos directos aos principais mercados internacionais, através de navios de última geração com fortes economias de escala, associado ao potencial de crescimento no hinterland em todo o corredor até Madrid, irá certamente originar novas oportunidades de negócio nas cadeias logísticas marítimo-ferroviárias, nas quais o Porto de Sines assume um lugar privilegiado.

3

Page 4: Recortes Nº161 de 2011

Newsletter APP – 22 de Agosto de 2011

Portimão recebe seis escalas de cruzeiro numa semana No espaço de uma semana (19 a 26 de Agosto), o porto de cruzeiros de Portimão acolhe seis escalas de cruzeiros com cerca de 5500 passageiros. Este ano o porto de cruzeiros deverá crescer 23%.

São mais de 5500 os cruzeiristas que passam por Portimão entre até dia 26, os primeiros no dia 19, numa escala do navio Grand Voyager (Ibero Cruceros), que transporta 840 passageiros, e regressa a Portimão no dia 26.

No dia 21 foi a vez do navio de luxo “Wind Spirit” (Windstar Cruises) com 148 turistas a bordo, seguindo-se no dia 23 as escalas do “Braemar” (Fred Olsen Cruiselines), com 977 passageiros, e do “Ryndam” (Holland America Line), com 1613. A 24 de Agosto está prevista a escala do “Oceanea” (P&O Cruises), que comporta uma lotação de 1950 passageiros.

Estima-se que o movimento do Porto de Cruzeiros de Portimão cresça este ano 23% relativamente ao ano passado, estando previstas até ao final de Novembro um total de 66 escalas.

4

Page 5: Recortes Nº161 de 2011

Newsletter APP – 23 de Agosto de 2011

TURISMO DE CRUZEIROS

Impacto económico directo de 178 milhões de euros, em Portugal, no ano passadoEnquanto o turismo em terra cresceu 30% na última década, na Europa, o turismo de cruzeiros cresceu 175% e não sofreu quebras mesmo durante a pior fase da crise económica. Portugal prepara grandes investimentos para não perder este "barco" de oportunidade.No ano passado, apenas quatro em cada mil portugueses fizeram um cruzeiro, mas o número de cruzeiristas está a aumentar rapidamente, uma vez que a taxa de crescimento anda próxima dos 30% ao ano.

Os números do European Cruise Council só recentemente começam a reflectir a realidade portuguesa. Aquele organismo estima que os cruzeiros, em 2010, tenham tido um impacto económico directo de cerca de 178 milhões de euros para o nosso país. Indirectamente, terão rendido mais de 400 milhões de euros.

Só em Lisboa, o porto de escala número um entre os portos do Norte da Europa, os gastos dos passageiros e tripulantes terão rondado 32 milhões de euros. Quase 450 mil passageiros passaram pela capital, numa das 299 escalas. Este ano, estão previstas 340 escalas (14%), que trarão mais negócio.

De acordo com a Administração do Porto de Lisboa, o “protocolo de cooperação celebrado recentemente entre o porto de Lisboa, a Companhia Docas do Rio de Janeiro e a Pier Mauá S/A, Estação Marítima de Passageiros do porto do Rio de Janeiro, com vista a desenvolver parcerias para o crescimento mútuo da actividade de cruzeiros, será uma importante ferramenta de trabalho no sentido de potenciar o aumento do tráfego com início e fim em Lisboa”. Esperam-se resultados compatíveis já em 2012.

No Porto, onde o novo terminal de cruzeiros do Porto de Leixões ficará terminado em 2013, os números são de menor grandeza, mas a taxa decrescimento de passageiros, em 2010, foi de 56% (27494 passageiros) e deverá continuar a crescer até 2018, quando prevê ter 108 mil passageiros, que renderão “mais de 11 milhões de euros à região”, segundo fonte da Administração dos Portos do Douro e Leixões.

5

Page 6: Recortes Nº161 de 2011

Newsletter APP – 23 de Agosto de 2011

EXPORTAÇÕES

Navio dedicado à eficiência energética em Viana do Castelo para transportar torres de aerogeradoresO navio de carga 'E-Ship 1', que produz electricidade a partir da força do vento para reduzir o consumo de combustível, atracou ontem em Viana do Castelo, para carregar torres de aerogeradores com destino à Lituânia.O 'E-Ship 1' pertence à empresa alemã Enercon e de acordo com o responsável da multinacional em Portugal, Francisco Laranjeira, a chegada a Viana do Castelo representará um momento de consolidação das exportações da empresa a partir de Portugal.“Nos últimos dois meses já tivemos 10 navios a carregar componentes das nossas fábricas em Viana do Castelo. É um movimento que vai continuar até Dezembro”, garantiu Francisco Laranjeira.

6

Page 7: Recortes Nº161 de 2011

O setubalense – 24 de Agosto de 2011, Pag. 6

7

Page 8: Recortes Nº161 de 2011

Diário Económico – 24 de Agosto de 2011, Pag. 21

8