Recortes Nº237 de 2011

14
Recortes nº 237 Índice –16 de Dezembro de 2011 Porto de Setúbal: Terminal Ro-Ro atinge máximo de tonelagem dos últimos cinco anos Porto de Setúbal: Terminal Sapec – Sólidos também cresce fortemente Prémio de Logística – ESCE e IST distinguidas em Setúbal Greve no porto de Aveiro não afectará operações ‘legais’ e ‘ normais Estivadores esclarecem que não pretendem parar o porto de Aveiro Administração do Porto de Sines comemora o 34º aniversário Refer desiste da nova ligação ao terminal da Liscont Frota imobilizada a caminho dos 600 mil TEU EU deve compensar pescadores nacionais Só metade dos navios operou em Marrocos ‘Pirata do Mar’ está incontactável Marrocos vai reavaliar relações com a EU depois de chumbo do acordo de pescas Protocolo de Pescas – Portas admite acordo com Marrocos 1

description

• Porto de Setúbal: Terminal Ro-Ro atinge máximo de tonelagem dos últimos cinco anos• Porto de Setúbal: Terminal Sapec – Sólidos também cresce fortemente• Prémio de Logística – ESCE e IST distinguidas em Setúbal• Greve no porto de Aveiro não afectará operações ‘legais’ e ‘ normais• Estivadores esclarecem que não pretendem parar o porto de Aveiro• Administração do Porto de Sines comemora o 34º aniversário• Refer desiste da nova ligação ao terminal da Liscont• Frota imobilizada a caminho dos 600 mil TEU• EU deve compensar pescadores nacionais• Só metade dos navios operou em Marrocos• ‘Pirata do Mar’ está incontactável• Marrocos vai reavaliar relações com a EU depois de chumbo do acordo de pescas• Protocolo de Pescas – Portas admite acordo com Marrocos

Transcript of Recortes Nº237 de 2011

Page 1: Recortes Nº237 de 2011

Recortes nº 237Índice –16 de Dezembro de 2011

Porto de Setúbal: Terminal Ro-Ro atinge máximo de tonelagem dos últimos cinco anos

Porto de Setúbal: Terminal Sapec – Sólidos também cresce fortemente Prémio de Logística – ESCE e IST distinguidas em Setúbal Greve no porto de Aveiro não afectará operações ‘legais’ e ‘ normais Estivadores esclarecem que não pretendem parar o porto de Aveiro Administração do Porto de Sines comemora o 34º aniversário Refer desiste da nova ligação ao terminal da Liscont Frota imobilizada a caminho dos 600 mil TEU EU deve compensar pescadores nacionais Só metade dos navios operou em Marrocos ‘Pirata do Mar’ está incontactável Marrocos vai reavaliar relações com a EU depois de chumbo do acordo

de pescas Protocolo de Pescas – Portas admite acordo com Marrocos

1

Page 2: Recortes Nº237 de 2011

Cargo News – 15 de Dezembro de 2011

Porto de Setúbal: Terminal Ro-Ro atinge máximo de tonelagem dos últimos cinco anos

O Terminal Ro-Ro do porto de Setúbal deverá atingir, no final de 2011, uma movimentação total superior a 230 mil toneladas, correspondendo a 186 mil viaturas, o que irá representar o melhor desempenho desde 2006, ano em que se atingiu as 284 mil toneladas. Destas viaturas, cerca de 115 mil serão relativas a exportação, o que também constitui recorde desde 2006.

O desempenho do terminal refletiu uma reacção positiva relativamente à conjuntura, alavancado quer pelo aumento da produção nacional de veículos, nomeadamente dos fabricados na Autoeuropa, quer pelas excelentes condições oferecidas pelos operadores do porto aos seus clientes.

Refira-se que o porto de Setúbal é líder nacional no segmento de carga ro-ro, com mais de 90% de quota de mercado na movimentação de veículos nos portos, incluindo todas as marcas. Tem ainda uma ligação regular por comboio à fábrica da Autoeuropa para exportação dos modelos Sharan, Eos, Scirocco e Alhambra, sendo igualmente apoiado por diversos parques logísticos de segunda linha localizados no seu hinterland.

2

Page 3: Recortes Nº237 de 2011

Cargo News – 15 de Dezembro de 2011

Porto de Setúbal: Terminal Sapec – Sólidos também cresce fortemente

O Terminal Sapec – Sólidos do porto de Setúbal tem vindo a consolidar um crescimento nas mercadorias movimentadas durante o ano de 2011. Até 5 de dezembro, foram atingidas as 766 mil toneladas, estimando-se que, no final do ano, ultrapasse as 820 mil toneladas, o que, a verificar-se, será o melhor desempenho do terminal desde 2007, ano em que a CNE operava em regime normal.

Este crescimento tem vindo a ser alavancado essencialmente com a movimentação de minérios, adubos e produtos agrícolas, e demonstra a competitividade deste Terminal de Serviço Público concessionado à Sapec, posicionando-o como um dos que contribui para o desenvolvimento do porto de Setúbal.

3

Page 4: Recortes Nº237 de 2011

Logística Moderna – 15 de Dezembro de 2011

Prémio de Logística

ESCE e IST distinguidas em Setúbal

O porto de Setúbal atribuiu este ano o Prémio de Logística ao trabalho “Intermodalidade e Multimodalidade”, desenvolvido por alunos da pós-graduação em Gestão Logística da Escola Superior de Ciências Empresariais de

Setúbal, e a um trabalho de mestrado, desenvolvido por alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Os dois mil euros do prémio serão divididos pelos dois vencedores, sendo que a cerimónia de entrega do prémio decorre no próximo dia 10 de Janeiro, nas instalações da APSS.

O Prémio de Logística do porto de Setúbal vai na terceira edição e foi instituído pela APSS e pelo Instituto Politécnico de Setúbal. Este prémio tem como objectivo distinguir, a nível nacional, o melhor trabalho académico de qualquer licenciatura, pós-graduação ou mestrado em Logística Marítimo-Portuária, desenvolvido sobre temas relacionados com a região e o porto de Setúbal, privilegiando os potenciais efeitos práticos nas empresas e na realidade económica.

Os trabalhos a concurso tiveram de apresentar análises inovadoras e debruçarem-se sobre um dos temas propostos: logística roll-on roll-off; logística do papel; logística do contentor; logística dos produtos metalúrgicos; logística do sector cimenteiro; auto-estradas marítimas; sistemas de informação portuários; logística intermodal na Península Ibérica; formação portuária e logística; eficiência dos terminais portuários ou marketing portuário.

4

Page 5: Recortes Nº237 de 2011

Transportes & Negócios – 15 de Dezembro de 2011

Greve no porto de Aveiro não afectará operações “legais” e “normais”A greve dos trabalhadores portuários de Aveiro, anunciada para o próximo dia 24 e para durar por tempo indeterminado, “não visa paralisar o porto”, esclareceu em comunicado o respectivo sindicato. Na prática, de acordo com o sindicato, a greve acontecerá apenas quando e enquanto “se verifique a ocupação de postos de trabalho portuário por parte de mão-de-obra estranha ao sector, em serviços e locais cujos postos de trabalho devam ser preenchidos por trabalhadores portuários”. Em causa está a alegada “redução da área específica de intervenção dos trabalhadores portuários em áreas portuárias” tais como na Sograin, Enerpellets, Pellets Power, Pinewells e Agricon, situadas nos terminais Norte e Sul do porto aveirense e no terminal de granéis sólidos. O pré-aviso de greve não incidirá, portanto, “sobre as operações que decorram legal e normalmente”, sublinha o sindicato. E “a não se verificarem as situações ilegais (…), ou no momento em que estas venham a ser corrigidas, o pré-aviso não terá qualquer incidência no normal funcionamento do porto”.

5

Page 6: Recortes Nº237 de 2011

Cargo News – 15 de Dezembro de 2011

Estivadores esclarecem que não pretendem parar o porto de Aveiro

O Sindicato dos Trabalhadores do Porto de Aveiro veio esclarecer, em comunicado, que houve uma má interpretação do pré-aviso de greve lançado no dia 9 de dezembro. O comunicado refere que "este pré-aviso de greve não visa paralisar o porto ou incidir sobre as operações que decorram legal e normalmente" esclarecendo as reais condições e/ou situações em que o pré-aviso terá eficácia.

No comunicado fica esclarecido que a adesão dos trabalhadores à greve será exercida "apenas nos termos e circunstâncias" apresentados "tendo como duração-limite o período de tempo em que se verifique a ocupação de postos de trabalho portuário por parte de mão-de-obra estranha ao setor, em serviços e locais cujos postos devem ser preenchidos por trabalhadores portuários". E os casos são os seguintes: SOGRAIN (no terminal de granéis sólidos); ENERPELLETS (terminal norte); PINEWELLS (terminal sul); AGRICON (terminal de granéis sólidos).

O comunicado acrescenta que "o pré-aviso de greve não terá qualquer incidência no normal funcionamento do porto de Aveiro caso "não se verificarem as situações ilegais acima descritas".

6

Page 7: Recortes Nº237 de 2011

Cargo News – 15 de Dezembro de 2011

Administração do Porto de Sines comemora o 34º aniversário

A Administração do Porto de Sines (APS) comemorou o seu 34º aniversário nesta quarta-feira, numa cerimónia interna que reuniu os trabalhadores no ativo e aposentados, contando com intervenções da presidente do Conselho de Administração da APS, Lídia Sequeira, e do presidente da recém-criada CPSI - Comunidade Portuária de Sines, Carlos Vasconcelos.

Lídia Sequeira destacou o papel fundamental que o porto de Sines desempenha na economia do país, sendo responsável por cerca de 41% do total de carga movimentada em Portugal pelo modo marítimo, constatando a evolução que este porto tem sofrido ao longo dos 34 anos de existência e a importância que os trabalhadores têm desempenhado neste crescimento. Com o futuro sempre presente, a presidente do Conselho de Administração recordou os principais investimentos em curso na área portuária, que reforçarão o papel do porto de Sines coo grande hub portuário nacional.

Carlos Vasconcelos recordou que a CPSI foi criada no passado mês de junho e integra os principais agentes económicos com atividade no porto de Sines, tendo como primordial objectivo contribuir para o desenvolvimento do porto.

7

Page 8: Recortes Nº237 de 2011

Transportes & Negócios – 15 de Dezembro de 2011

Refer desiste da nova ligação ao terminal da Liscont

A Refer não vai avançar com o projecto Nova Alcântara, em Lisboa, um investimento avaliado em 200 milhões de euros. A certeza foi dada pelo Ministério da Economia, em resposta a uma questão dos deputados do PSD, quando afirmou que "devido à situação económica que o país atravessa, não é possível contemplá-lo no plano de investimentos da Refer".  Em causa está a ligação da Linha de Cintura à Linha de Cascais e ao porto de Lisboa (para servir em particular o terminal de contentores de Liscont depois de ampliado). Uma ligação que seria feita em túnel, resolvendo assim também os problemas do atravessamento da via rodoviária na zona de Alcântara – inevitável para o tráfego de contentores. Na resposta aos sociais-democratas, o ministério liderado por Álvaro Santos Pereira, e que tutela o sector dos transportes, disse ainda que "o projecto com Declaração de Impacto Ambiental e com projecto de execução finalizado e exequível comporta um investimento na ordem dos 200 milhões de euros". O Ministério da Economia recorda ainda que "a Refer estudou várias soluções para o desnivelamento ferroviário de Alcântara nos últimos quatro anos, tendo avaliado do ponto de vista técnico e ambiental quatro traçados que foram submetidos a processo de Avaliação de Impacto Ambiental". O projecto Nova Alcântara foi apresentado a 28 de Abril de 2008, numa cerimónia que contou com as presenças do ex-primeiro-ministro José Sócrates, do então ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e da então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino. A implantação do projecto, que obteve a DIA em Março de 2010, abrangia as freguesias de Santo Condestável, Prazeres, Santa Maria de Belém e Alcântara, em Lisboa.

8

Page 9: Recortes Nº237 de 2011

Transportes & Negócios – 15 de Dezembro de 2011

Frota imobilizada a caminho dos 600 mil TEU

Ao longo de Novembro, a frota de porta-contentores imobilizada por falta de cargas cresceu 100 mil TEU para o nível mais alto desde Maio de 2010. De acordo com os dados coligidos pela Alphaliner, no arranque de Dezembro estavam parados 210 navios, com uma capacidade agregada de 526 mil TEU. A previsão da consultora parisiense é de que aquele valor suba para os 600 mil TEU na viragem do ano, à medida que os operadores retiram navios de serviço por falta de procura. E a tendência deverá manter-se nos primeiros meses de 2012. Em Outubro, os operadores terminaram três rotações no FE-Norte da Europa, duas no FE-Mediterrâneo, duas mais no FE-Costa Leste dos EUA, sete no FE-Costa Oeste dos EUA, duas no FE-Costa Oeste da América do Sul e duas ainda no FE-Costa Leste da América do Sul. Ainda assim, sublinha a Alphaliner, o nível de capacidade imobilizada está muito longe, a cerca de 50% apenas, do verificado ao longo de 2009 e início de 2010. Mesmo com o mercado deprimido, a frota mundial de porta-contentores não pára de aumentar. Os últimos números divulgados pelas Alphaliner apontam para 15,3 milhões de TEU, só considerando os porta-contentores celulares. E a carteira de encomendas totaliza 634 navios, com uma capacidade agregada de 4,4 milhões de TEU.

9

Page 10: Recortes Nº237 de 2011

Diário de Notícias – 16 de Dezembro de 2011 – Pág. 33

10

Page 11: Recortes Nº237 de 2011

Jornal de Notícias – 16 de Dezembro de 2011 – Pág. 41

11

Page 12: Recortes Nº237 de 2011

Correio da Manhã – 16 de Dezembro de 2011 – Pág. 6

12

Page 13: Recortes Nº237 de 2011

PÚBLICO – 16 de Dezembro de 2011 – Pág. 26

13

Page 14: Recortes Nº237 de 2011

I – 16 de Dezembro de 2011 – Pág. 6/7

14