Relatório de Gestão Unimed

58
RELATÓRIO DE GESTÃO 2009 Cuidando da vida de quem vive aqui, há 20 anos.

description

Relatório de Gestão Unimed

Transcript of Relatório de Gestão Unimed

Page 1: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba1

RELATÓRIO DE GESTÃO 2009Cuidando da vida de quem vive aqui, há 20 anos.

Page 2: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba2

Page 3: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba3

RELATÓRIO DE GESTÃO 2009Cuidando da vida de quem vive aqui, há 20 anos.

Page 4: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba4

Às vésperas do início da década de 1990, 32 médicos se reúnem, em Cachoeiro de Itapemirim, para a assembleia de constituição de uma cooperativa médica. Nascia, em 27 de dezembro de 1989, a Unimed Sul Capixaba – então chamada Unimed Cachoeiro de Ita-pemirim –, que mudaria para sempre o cenário da saúde no sul do estado do Espírito Santo.

Hoje, ela está presente em 30 municípios da região, conta com 374 médicos cooperados e atende a 58 mil clientes, aos quais oferece uma rede credenciada com mais de 100 prestadores, en-tre laboratórios, clínicas e hospitais. A cooperativa possui, ainda, uma completa rede própria, da qual faz parte o Hospital Unimed Sul Capixaba, adquirido em 1993, e que hoje é uma referência para o sul do estado.

Em seus 20 anos de história, a Unimed esteve sempre empenha-da em garantir a melhor assistência médica e hospitalar aos seus clientes, dignificar e valorizar o trabalho de seus cooperados e oferecer as melhores condições de trabalho e de desenvolvimento profissional aos seus colaboradores.

Por isso tudo, cresceu. E hoje, além de ser referência quando o assunto é plano de saúde, a cooperativa também deixa evi-dente a sua importância para o desenvolvimento econômico e social da região.

Ela é um dos maiores empregadores da região sul. Tem um quadro com mais 470 colaboradores e gera milhares de empregos indire-tos. A cooperativa também figura entre os grandes contribuintes dos governos no sul capixaba e está entre as maiores empresas do estado, sendo a segunda maior no segmento de serviços de saúde, segundo a Findes.

HÁ 20 ANOS CUIDANDO DE QUEM VIVE AQUI

Apresentação

Page 5: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba5

Além disso, a Unimed é socialmente responsável. Estimula, apoia e participa de ações que promovem a redução da desigualdade social e a preservação dos recursos naturais.

O leitor dessas páginas vai poder se inteirar apenas do capítulo mais recente dessa história chamada Unimed Sul Capixaba. Mas, ao fim da leitura, não terá dúvida de que se trata de uma história de conquistas e sucesso.

Os traços que percorrem as folhas desse documento delineiam símbolos do sul capixaba. Trata-se de uma singela homenagem à região e à população dos municípios da área de atuação da cooperativa. A Unimed sabe que só pôde crescer nesses 20 anos pela força e união de todos os cooperados que vivem em cada uma das 30 cidades.

Page 6: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba6

O vigésimo ano de existência da Unimed Sul Capixaba trouxe consi-go muitos bons acontecimentos e oportunizou que déssemos conti-nuidade ao crescimento da cooperativa.

Mesmo com um cenário econômico pouco favorável aos negócios e com as dificuldades enfrentadas pelas operadoras de plano de saúde para manter seu equilíbrio econômico-financeiro, nós nos tornamos uma organização mais sólida e robusta. O faturamento da organização evoluiu 9,2%, chegando ao valor de R$ 90,8 milhões.

Conseguimos remunerar melhor os médicos cooperados. Oferece-mos mais consultas e num valor maior que em 2008. Aumentamos o ganho médio do cooperado e o patrimônio líquido da cooperativa.

Mas os 20 anos da Unimed foram marcados também pelo reconhe-cimento ao sério trabalho desempenhado em áreas diversas de sua gestão. A cooperativa recebeu prêmios e atestados públicos de qualidade até de nível nacional.

Tornou-se uma das 150 melhores empresas para se trabalhar do Brasil, segundo o Guia Você S/A – Exame, da editora Abril. Ganhou o Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES), do Governo do Estado, na categoria prata, por suas boas práticas de gestão empresarial.

Foi, ainda, a primeira operadora de planos de saúde do estado a se certificar na ISO 9001:2008, versão mais recente dessa norma que regula o sistema de gestão da qualidade das organizações.

Além disso, o Hospital Unimed Sul Capixaba foi recomendado à acreditação hospitalar da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Garantiu o direito de ser a primeira instituição hospitalar da região acreditada pela ONA.

DEVER CUMPRIDO

Mensagem do Conselho de Administração

Page 7: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba7

Esses foram grandes presentes que recebemos no ano em que completamos duas décadas de muita história e de conquistas. Eles constam desse relatório, por meio do qual queremos compartilhar a alegria de tê-los ganhado com cooperados, clientes, colaboradores e com toda a comunidade sul capixaba.

A sensação é de dever cumprido, e a certeza é de que os anos e as conquistas da Unimed Sul Capixaba vão se perpetuar.

Boa leitura!

Page 8: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba8

Conselho

Diretoria Executiva

Presidente - Dr. Newton Carlos Garcia Vice-Presidente - Dr. Sílvio José Casotti Vidaurre Diretor de Mercado - Dr. João Carlos SerafimDiretor Financeiro - Dr. Paulo Afonso Nicoli Diretor Médico Social - Dr. Abel Santa´Anna JuniorDiretor de Recursos Próprios - Dr. José Ozório B. de Oliveira

Conselheiros Vogais

Dr. Ediraldo Gomes Jacinto Dr. Gilberto Neves de AraújoDr. Heli Manoel Prado Costa Dr. Herval Ribeiro Soares Filho Dr. Moacir Moreira Xavier

Conselho Técnico

Dr. Agliberto Baliano Careta Dr. Fernando Fittipaldi Dr. Hélio José de Campos Ferraz Dr. Marcellus Gazola GriloDr. Marcos Vinício Pinheiro Conselho Fiscal

Dr. Bruno Beber MachadoDra. Elany Aparecida da Silva Dr. Fernando Luiz Ribeiro Nunes Dr. Lucimar Borel de Assis Dr. Eduardo Antonio Leite Dr. Rodrigo Bragança Fonseca

Page 9: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba9

Sumário

GESTÃO DE PESSOAS E PROCESSOS 11

GESTÃO ECONÔMICO - FINANCEIRA

MERCADO

SUSTENTABILIDADE

GESTÃO MÉDICO-SOCIAL

RECURSOS PRÓPRIOS

VISÃO DE FUTURO

Page 10: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba10

Saiba Mais:

O frade e a freira são formações rochosas de granito localizadas em Itapemirim, cujos municípios limítrofes são: Cachoeiro de

Itapemirim, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.

Page 11: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba11

Boas condições de trabalho e qualificação profissional são fatores que, conjugados, contribuem de forma decisiva para a satisfação dos colaboradores, a produção de um bom clima organizacional, o alinha-mento dos objetivos individuais e organizacionais e o atingimento de metas das empresas. Por isso, a Unimed Sul Capixaba não abre mão de garanti-los aos seus 465 colaboradores (dezembro de 2009).

Mas, para além disso, a cooperativa se incumbe do dever de ajudá-los em sua vida pessoal e profissional. Por isso, opta por uma política de gestão de pessoas que privilegia o desenvolvimento de competên-cias, o surgimento de lideranças, a evolução das carreiras e, sobre-tudo, a formação de cidadãos conscientes.

Algumas das apostas da cooperativa são o programa de desenvol-vimento de gestores e de jovens líderes e treinamentos compor-tamentais, em que os colaboradores são incentivados a descobrir as potencialidades e talentos que têm, além de traçar metas em suas carreiras e na vida pessoal.

Para manter seus funcionários sempre atualizados, a cooperativa ofereceu mais de 13,4 mil horas de capacitação, em 2009. Trata-se de valorizar e enriquecer o capital humano da organização, já que o conhecimento é o principal ativo das organizações modernas. A importância desse ativo se fez manifestar até na mudança da no-menclatura que cuida da gestão de pessoas na Unimed. De Recursos Humanos, ele passou a se chamar Gestão do Conhecimento.

A valorização do capital humano fica explícita também com iniciativas como o Banco de Ideias, criado em 2008. Com ele, os colaboradores têm a chance de sugerir projetos e ações que

Qualificação, valorização, reconhecimento e qualidade de vida estão no cerne da política de gestão de pessoas da Unimed Sul Capixaba

CUIDANDO BEM DE QUEM É DE CASA

Gestão de Pessoas e Processos

Page 12: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba12

ajudem a organização a conse-guir melhorias. Uma das idéias do banco, implementada em 2009, foi a primeira Olimpíada Unimed, que mobilizou boa parte dos funcionários.

A importância do conhecimento e da informação é demonstrada aos colaboradores desde seus primeiros dias na cooperativa. Logo que chegam, eles partici-

pam de reuniões de Integração. Nelas, eles podem conhecer as atribuições e o funcionamento de cada setor da cooperativa. É nessa ocasião, também, que começam a assimilar os valores e as crenças da Unimed.

CÓDIGO DE CONDUTA GANHOU COMITÊ

Referência para a conduta pes-soal e profissional nos relacio-namentos interno e externo dos administradores, cooperados e colaboradores na Unimed, o Código de Conduta Profissional ganhou um comitê em 2009.

Formado por colaboradores de áreas diversas, cabe ao comi-tê gerenciar, analisar e opinar sobre as violações do código, bem como promover a divul-gação, revisão e atualização periódica do documento.

O Código de Conduta foi elaborado por 134 cooperativas do siste-ma. Seu principal objetivo é elevar o nível de confiança e de bom relacionamento entre os públicos da cooperativa.

Em 2009, foram mais de 13,4 mil horas de capacitação

para os colaboradores

QUALIFICAÇÃO É A PALAVRA DE ORDEM

Page 13: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba13

QUALIDADE DE VIDA E BENEFÍCIOS

Os cuidados que a Unimed tem com os seus colaboradores não estão vinculados apenas ao trabalho. Preocupada com a saúde de seus profis-sionais, a cooperativa promoveu em 2009 a ação Colabora com a Saúde. Todos foram submetidos a uma avaliação que contou com medição de pressão arterial, peso, circunferência da cintura, além de coleta de informações sobre hábitos de vida. Depois da análise dos dados, os que apresentaram fatores de risco à saúde, como o sobrepeso, passaram a contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde. Foram orientados a ingressar no grupo de reeducação alimentar promovido pela operadora, a seguir uma dieta balanceada e a praticar exercícios físicos, para ganharem mais qualidade de vida.

Page 14: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba14

QUEM FAZ DA NOSSA EMPRESA O MELHOR LUGAR PARA SE TRABALHAR SÃO AS PESSOAS

A COOPERATIVA ESTREOU NO GUIA VOCÊ S.A./EXAME AS 150 MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR

A política de gestão de pessoas da Unimed Sul Capixaba conquistou reco-nhecimento nacional em 2009. A cooperativa passou a figurar entre as 150 organizações com as melhores práticas de gestão dos recursos hu-manos no Brasil, de acordo com a pesquisa feita para o Guia Você S.A./Exame – As 150 melhores empresas para se trabalhar.

Segundo a publicação do grupo Abril, quem trabalha na Uni-med recebe salários e benefícios acima da média na região, o que foi apontado como maior vantagem da organização. Outro ponto destacado no guia é que os colaboradores valo-rizam o bom relacionamento com os chefes e a estabilidade que a empresa oferece.

A pesquisa anual de remuneração e a concessão de subsídios de até 60% para pós e MBA de gestores são medidas praticadas pela coope-rativa que também ganharam destaque. Ainda segundo a publica-ção, 89,5% dos colaboradores se identificam com a empresa e 83,3% estão satisfeitos e motivados.

O QUE OS COLABORADORES DIZEM:

Se identificam com a empresa

89,52%

Estão Satisfeitos e motivados

83,30%

Acreditam ter desenvolvimento

78,69%

Aprovam seus líderes

82,47%

Page 15: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba15

PROFISSIONAIS DO AMANHÃ

Como organização ciente do papel que cumpre na sociedade, a Unimed Sul Capixa-ba também cuida dos profissionais do ama-nhã. Por meio do Programa Jovens Apren-dizes, que existe desde 2004, ela prepara e qualifica adolescentes para o mercado de trabalho, garantindo a eles uma oportunidade de formação profis-sional e pessoal. Treze jovens atuam no Hospital Unimed e na sede administrativa da cooperativa.

Cumprindo funções significativas para a organização, eles são estimulados a desenvolver o senso de responsabilidade e compro-misso com o trabalho. O programa, que atende à Lei do Aprendiz (nº10.097), tem revelado novos talentos. Há casos de aprendizes que, depois de concluírem o programa, passaram a fazer parte do quadro de colaboradores.

Page 16: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba16

GESTÃO DA QUALIDADE E EMPRESARIAL

As práticas de gestão da Unimed Sul Capixaba mais uma vez ganharam notoriedade e reconhecimento público. Ela se tornou a primeira opera-dora de planos de saúde do estado certificada na ISO 9001:2008, norma internacional que especifica requisitos do sistema de gestão da quali-dade das organizações. Certificada na ISO 9001 desde 2003, a Unimed passou por uma auditoria externa e teve recomendada a recertificação na versão mais atualizada da norma.

A cooperativa também faturou a premiação mais importante da gestão empresarial no Espírito Santo: o Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES) ciclo 2009, na categoria prata. O PQES é coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de De-senvolvimento (Sedes), em parceria com o Sebrae-ES e o Espírito Santo em Ação. Faz parte do Programa para Incremento da Compe-titividade Sistêmica do Estado (Compete-ES) e é baseada nos crité-rios de excelência do Prêmio Nacional da Qualidade.

Os colaboradores foram responsáveis diretos pela conquista. Na segunda gincana da qualidade promovida pela cooperativa (Ex-cellence Run), eles elaboraram o relatório do PQES, enviado ao Compete-ES e avaliado. Essa foi a segunda vez que a cooperativa médica ganhou o prêmio. Em 2006, ela ficou com o bronze.A pers-pectiva é de que até 2013, a Unimed participe do Prêmio Nacional da Qualidade, disputado pelas melhores empresas do Brasil.

Page 17: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba17

Page 18: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba18

Saiba Mais:

A festa do Boi Pintadinho é um conhecido folguedo realizado todos os anos em Muqui, sul do Espírito Santo, sempre no carnaval.

Page 19: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba19

A receita operacional bruta da cooperativa cresceu 9,2%: dos R$ 83,2 milhões, obtidos em 2008, ela saltou para R$ 90,8 milhões. A evolução do faturamento aquém do patamar dos últimos anos se deveu principalmente ao fato de 2009 ter sido um ano difícil para a economia da região sul capixaba, com a formação de um cenário desfavorável para os negócios.

O nível das aplicações financeiras da Unimed Sul Capixaba registrou um crescimento de 11% entre 2009 e 2008. O saldo das aplicações chegou a R$ 14,5 milhões. Considerando os últimos quatro anos, o crescimento chegou a 62%. Dos R$ 14,5 milhões, a quantia de R$ 4,1 milhões está no fundo de aplicação dedicado ao setor de saúde suplementar, vinculado como ativo garantidor da Provisão de Risco e da Provisão para Eventos Ocor-ridos e Não Avisados (PEONA), reservas técnicas exigidas pela ANS por meio das Resoluções Normativas 159 e 160.

Gestão Econômico-Financeira

CRESCIMENTO DA APLICAÇÃO FINANCEIRA

EVOLUÇÃO DA RECEITA OPERACIONAL

2009

63,9

72,0

83,2

200820072006

60 Milhões

70 Milhões

80 Milhões

90 Milhões

90,8

2009

8,99,8

13,1

200820072006

8 Milhões

10 Milhões

12 Milhões

14 Milhões

14,5

Page 20: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba20

2006

% Inadimplência

PJ

0,54% -0,07% 2,11% -0,11%

% de Variação

% Inadimplência

PF % de

Variação

*O percentual apresentado em 2009 ainda sofrerá redução no decorrer de 2010, com a quitação de boletos e faturas.

CAPITAL DO COOPERADO

Atendendo ao planejamento do projeto UTMr, em 2009 foi incor-porado ao capital do cooperado o valor de R$ 2,340 milhões. Esse montante pertence ao cooperado na proporção de sua contribuição ao fundo no exercício 2009. A finalidade é adequar a Unimed à RN 160/2009 da ANS, no que se refere à Margem de Solvência.

2007 1,17% 0,63% 3,66% 1,55%

2008 0,93% -0,24% 3,39% -0,27%

2009 3,28% 3,04% 2,37% -1,02%

Entre as maiores empresas do ES

A Unimed Sul Capixaba subiu seis posições no ranking das empresas de maior faturamento do Espírito Santo. Foi o que revelou o resultado da pesquisa “200 Maiores Empresas”, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Com uma receita bruta de R$ 83 milhões, obtida em 2008, a cooperativa médica passou da 91ª colocação, no levantamento feito em 2008, para a 85ª posição em 2009. No segmento de serviços médicos e odontológicos, ela é a segunda maior empresa do Estado. Já entre as empre-sas de serviço, ocupa a 22ª posição.

INADIMPLÊNCIA

Page 21: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba21

4.056.283 4,5

878.465 1,1

687.476 0,8

1.576.131 1,9

Acumulado2009 %

1.505.905 1,7

117.813 0,2

208.195 0,2

388.805 0,6

9.888.799 10,9

90.827.740

3.517.476 4,2

1,1

1.039.223 1,2

1,9

1.057.172 1,3

0,1

124.542 0,1

0,5

8.699.627 10,5

83.193.971

Acumulado2008 %

980.346

1.755.558

144.547

550.489

DESPESAS ADMINISTRATIVAS SOBRE A RECEITA OPERACIONAL

A proporção das despesas administrativas em relação à receita opera-cional da cooperativa permanece estável, na casa dos 10%. Esse per-centual, inferior ao patamar tido para cooperativas do mesmo porte, é resultado da continuidade dos esforços de contenção de custos adminis-trativos na organização.

Pessoal

Administração

Serviços de Terceiros

Desp. c/ Local eFuncionamento

Publicidade e Propaganda

Tributos

Assistência TécnicaEd. Social

Outras DespesasDiversas

Total

Ingressos Líquidos

Page 22: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba22

30.558.577 39,1 34.728.977 40,1

11.316.616 14,4 13.777.442 15,9

6.627.576 8,4 8.324.447 9,6

7.877.931 10,0 7.822.406 9,0

3.189.223 4,1 3.326.290 3,8

15.358.543 19,6 15.492.612 17,9

2.800.386 3,6 2.269.587 2,6

720.869 0,9 911.118 1,1

78.449.722 100,0 86.652.879 100,0

Acumulado2009 %Acumulado

2008 %

CUSTOS DIRETOS DAS ATIVIDADES

*Conta Outros: Custo Centro Especialidades, Alimentação Enteral, Reembolso e Médicos Não Cooperados.

Cooperados

Rede Própria

Hospitais

Clínicas

Laboratórios

Intercâmbio

OPME

Outras

Total

6.254.986 9.807.026 -3.552.039 -56,8

7.937.853 14.541.182 -6.603.329 -83,2

9.462.851 15.358.542 -5.895.692 -62,3

10.176.152 15.492.612 -5.316.460 -52,2

Diferença %Ingressos Desembolsos

INTERCÂMBIO

2006

2007

2008

2009

Ano

A receita de Intercâmbio aumentou 7,6%, enquanto o custo subiu 0,9%. Com isso, a diferença entre os ingressos e desembolsos chegou a 52%, o menor percentual dos últimos quatro anos.

Page 23: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba23

A Unimed continua a garantir o aumento do ganho médio bruto do cooperado com benefícios. Houve um incremento de 33,7% desse ganho, de 2006 (R$ 71.855) para 2009 (R$ 104.722).

2009

71.855

79.158

96.101

104.722

200820072006

70.000

80.000

90.000

100.000

GANHO MÉDIO BRUTO POR COOPERADO

Page 24: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba24

Saiba Mais:

Localizada no centro da cidade de Castelo, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha revela a todos o tamanho da fé do povo castelense. Seus belos vitrais chamam a atenção

pela riqueza de detalhes.

Page 25: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba25

O desempenho comercial e a força da marca Unimed foram mais uma vez determinantes para o resultado alcançado pela cooperativa em 2009. Mais de 9,2 mil novas vidas foram incorporadas à carteira da ope-radora, que passou a contar com 57.392 beneficiários, ao fim do ano. Os esforços de venda continuaram a se concentrar no segmento empresarial. Isso porque os contratos corporativos apresentam maior rentabilidade e se tornaram indispensáveis ao crescimento e sustentabilidade da organização. Importantes contratos com organizações do setor de rochas ornamentais foram fechados em 2009. E o Unimed Flex, produto empresarial e regional, com co-participação, continuou tendo grande adesão pelas empresas:

CRESCIMENTO DA CARTEIRA E APOSTA NO SEGMENTO EMPRESARIAL

Mercado

Page 26: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba26

19.004 18.123 17.329 17.046

2009200820072006

10.000

20.000

30.000

40.000

Pessoa FísicaPessoa Jurídica

31.53234.089

38.042 40.346

2009

50.536

52.212

55.371

57.392

200820072006

48.000

52.000

56.000

60.000

POSIÇÃO NA CARTEIRA NÚMERO DE CLIENTES

COMPARATIVO DE VIDAS DAS CARTEIRAS DE PESSOA FÍSICAE PESSOA JURÍDICA

apresentou uma evolução de cerca de 65,7%. Os clientes empre-sariais já correspondem a 70,3% da carteira de usuários.

O trabalho de estímulo à migração dos contratos não regula-mentados para os regulamentados também auferiu um bom resultado. Agora, os clientes que possuem produtos em confor-midade com a lei 9656/98, que regulamenta os planos, repre-sentam 85,75% do total de vidas da carteira.

Page 27: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba27

2009200820072006

0%

30%

60%

90%

Não RegulamentadoRegulamentado

25,79% 21,88% 17,08%14,25%

74,21%78,12% 82,92%

85,75%

COMPARATIVO DE VIDAS ENTRE PLANOS REGULAMENTADOS E NÃO REGULAMENTADOS

Page 28: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba28

NOVO SITE E SERVIÇOS ONLINE

Em agosto de 2009, a Unimed Sul Capixaba lançou seu novo site. Mais dinâmico e atraente, o portal foi criado para ser uma ferramenta de comunicação eficaz e diferenciada entre a cooperativa médica e seus diversos públicos. Alinhado com os conceitos da marca Unimed, pro-porciona uma navegação intuitiva e facilitada ao internauta, traz mais conteúdos sobre qualidade de vida e dicas de saúde. A área restrita dos médicos no portal também foi remodelada e passou a contar com mais informações sobre o universo da medicina.

Mas o grande diferencial do site é o Portal do Cliente, área restrita por meio da qual os beneficiários - pessoas jurídica e física - podem ter acesso, com comodidade e segurança, a diversos serviços online e informações sobre o seu plano de saúde. Emissão de segunda via de boleto, solicitação de segunda via de cartão, solicitação de alteração cadastral, demonstrativo de imposto de renda, extrato de autoriza-ções e composição de faturamento são alguns dos serviços disponíveis.

A operadora também disponibi-lizou em seu site o Chat Online, canal de comunicação disponível para clientes, médicos cooperados e secretárias. E os clientes ganha-ram ainda outra facilidade: aces-sar o guia médico também pelo celular. Com o Guia Médico Mobi-le, é possível fazer a busca direta de um prestador de qualquer lugar do país na internet pelo aparelho de telefonia móvel.

Page 29: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba29

ATENDIMENTO

Na busca pelo melhor relacionamento com seus clientes e pela ex-celência na prestação de serviços, a Unimed Sul Capixaba tem incre-mentado suas frentes de atendimento. Em 2009, a operadora passou a gerenciar todo o processo de atendimento presencial na Central de Relacionamento. Com a implantação de um sistema de autoaten-dimento, tornou-se possível registrar o motivo da ida do cliente à Central, o tempo de espera de cada um deles, os momentos de maior demanda, além de garantir prioridade a quem necessita, conforme a legislação vigente. Os clientes ainda avaliam o atendimento que re-ceberam. Com todas essas informações, fica mais fácil para área de atendimento da operadora identificar pontos que precisam de melho-ria e planejar ações para garantir a eficácia dos serviços.

Também na Central, os clientes passaram a contar com o Aten-dimento Expresso, que absorve as demandas por serviços mais simples e por orientações, contribuindo para dinamizar o fluxo de atendimento nos guichês.

Outra melhoria alcançada na prestação de serviços foi a informatização de todos os procedimentos na loja de atendimento localizada no muni-cípio de Iconha. Agora, das nove lojas da Unimed em municípios de sua área atuação, seis estão informatizadas.

ESTREITANDO LAÇOS COM OS CLIENTES

Para estreitar ainda mais o relacionamento com seus clientes pessoa física, a operadora criou um setor especializado no atendimento de questões de interesse desse público. A nova área ganhou importância

Page 30: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba30

estratégica na retenção de beneficiários com o advento da portabi-lidade de carências entre planos de saúde de diferentes operadoras. Os resultados alcançados pela área motivaram a criação de um pro-grama de retenção, voltado à manutenção mas também à evolução da carteira de clientes.

Já para se aproximar ainda mais dos clientes corporativos, a Un-imed promoveu a ampliação de sua área de relacionamento empre-sarial, cuja equipe, num turbulento momento da economia, con-seguiu sustentar a evolução da carteira. Esse trabalho tem foco na retenção e na rentabilidade dos contratos.

IMAGEM E MARCA FORTES

Qualidade, confiabilidade e credibilidade são atributos que a marca Uni-med Sul Capixaba, construída ao longo de seus 20 anos no mercado de saúde suplementar, hoje inspira. Privilegiando um posicionamento que enaltece o bem-estar e a qualidade de vida, essa marca torna-se ainda mais robusta e presente na vida da comunidade. Prova disso é que, pela oitava vez consecutiva, a Unimed Sul Capixa-ba foi o plano de saúde mais lembrado pelos cachoeirenses. O nome da cooperativa foi citado por 73% dos consumidores na pesquisa re-call realizada em maio de 2009 pelo Instituto Futura, para o Prêmio Gazeta Empresarial 2009.

Para inaugurar o espaço, a Unimed Sul Capixaba promoveu o seminário “Modelos Econômicos de Sucesso”, que foi conduzido por Ricardo Amo-rim, economista e apresentador do “Manhattan Connection”, programa

Page 31: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba31

do canal GNT (Globosat). Cerca de 1300 pessoas, entre clientes corpo-rativos, autoridades políticas e lideranças regionais, participaram do evento. O seminário foi a ação escolhida pela operadora para estreitar o relacionamento com as empresas clientes.

MUDANÇAS E IMPACTOS PROMOVIDOSPELA ANS EM 2009

Em 15 de abril, entrou em vigor a Portabilidade de Carências para os planos individuais e familiares (Pessoa Física e regulamentados), sem a imposição de cobertura parcial temporária para os casos de lesão e doença preexistentes, conforme a Resolução Normativa nº 186/2009.

Também no dia 15 de abril, passou a vigorar a Resolução Normativa nº 187, que alterou as normas de transmissão para a ANS dos dados cadastrais dos beneficiários das operadoras. Tornou-se obrigatório o envio do número de CPF de todos os beneficiários titulares, maiores ou menores de dezoito anos, e dos beneficiários dependentes maio-res de dezoito anos.

Em 08 de setembro, a ANS publicou a Consulta Pública nº 31, para nova atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Na época, já era prevista a inclusão, no Rol preliminar, dos procedimentos de oxigenoterapia hiperbárica; do aumento das consultas com fonoau-diólogo, psicólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional; do Pet-scan oncológico. A consulta gerou a RN nº 211/2010, que atualizou o Rol, cuja vigência tem início no dia 07 de junho de 2010.

Para melhorar o desempenho e a pontuação da operadora no Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS ), em outubro de 2009, o se-tor da cooperativa que trata especificamente de assuntos da ANS passou a gerir processos importantes para o incremento dos indicadores.

Page 32: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba32

Em 04 de novembro, entrou em vigor a Resolução Normativa nº 195, que provocou um dos principais impactos nas operadoras de planos pri-vados de saúde. Ela acarretou a revisão e a adequação em todo o pro-cesso de vendas da Unimed. Entre as mudanças provocadas estão:

I - alteração da classificação e características dos planos;

II- criação de mais dois documentos de entrega obrigatória aos benefi-ciários: o Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde (MPS) e o Guia de Leitura Contratual (GLC);

III- reclassificação automática de todos os planos coletivos registrados na ANS;

IV - extinção da comercialização dos contratos sem patrocinador ou boletados;

V - regulamentação do tipo de contratação dos planos coletivos (por adesão e empresarial) de acordo com o vínculo definido na norma.

Page 33: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba33

Page 34: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba34

Saiba Mais:

Utensílio de cozinha mais antigo que existe, a panela de barro é um artesanato típico do Espírito Santo. Na região sul, tem tradição na produção dessas panelas artesanais a cidade de Alegre e muni-

cípios litorâneos.

Page 35: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba35

Sustentabilidade

A responsabilidade social faz parte da missão da Unimed, e tem sido amplamente praticada por ela. Seja no apoio a ações que viabilizam a inclusão social, a cidadania infanto-juvenil, o incremento da saúde pública ou preservação ambiental, a cooperativa se mostra cumpri-dora do papel social que se deve delegar ás organizações para o bem das comunidades e do desenvolvimento da sociedade.

INCLUSÃO E PROMOÇÃO SOCIAL PELO ESPORTE

A Unimed aposta na prática esportiva como um importante instrumen-to de inclusão social e promoção da cidadania. Em 2009, foram três os projetos apoiados pela cooperativa que se valem do esporte para ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econô-mica de Cachoeiro de Itapemirim. Em parceria com a associação de mo-radores do bairro Valão, a cooperativa contribui para manter o projeto Esporte e Cidadania, que oferece aulas de futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, handebol, capoeira e até música. Foram atendidos 246 crianças, jovens e adolescentes do bairro.

Liderar ações que objetivem o desenvolvimento social e ambiental da comunidade faz parte da identidade da cooperativa

SOCIALMENTE RESPONSÁVEL

Page 36: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba36

Aliando a prática do esporte a aulas de informática e reforço escolar, o projeto Nossa Criança é outra iniciativa apoiada pela cooperativa. Em 2009, ele conseguiu atender a 472 crianças, adolescentes e jovens de Cachoeiro. Parte deles (118) vive na comunidade quilombola de Monte Alegre. A atuação do projeto nessa comunidade contribui para a inclu-são de um público historicamente excluído e para o fortalecimento de sua identidade cultural. São oferecidas aulas de futebol, capoeira de Angola, recreação e cantigas de roda.

O esporte é ainda uma das soluções mais conhecidas e eficazes para evitar que adolescentes em risco social ingressem no mundo do crime e das drogas. É isso o que faz o projeto Esporte Contra o Crime, promo-vido pela Liga Urbana de Streetball (Lusb). Com a prática do basquete, crianças e adolescentes, de 8 a 16 anos, aprendem conceitos de cole-tividade, disciplina e união. Contam também com acompanhamento de assistente social e ainda podem ganhar bolsas de estudo em colégio particular. Em 2009, 96 adolescentes foram atendidos pelo projeto e 16 ganharam bolsas.

SAÚDE E CIDADANIA

Cuidar da saúde é o que a Unimed melhor sabe fazer. Mas, mais do que cuidar de seus clientes, a cooperativa dedica atenção especial a causas importantes para a comunidade sul capixaba na área da saú-de. Graças à Unimed, em 2009, 1.445 bebês nascidos em hospitais públicos e filantrópicos da região tiveram acesso ao teste do reflexo vermelho, conhecido como teste do olhinho. A cooperativa doou apa-

Page 37: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba37

relhos oftalmoscópios, necessários ao exame, a 12 desses estabeleci-mentos, que até então não faziam o procedimento. O teste identifica potenciais causas de doenças na visão dos recém-nascidos. Dos bebês examinados, 58 apresentaram alguma anormalidade e foram encami-nhados ao oftalmologista, para exames mais precisos.

Também junto a hospitais público-filantrópicos, a cooperativa deu continuidade ao trabalho de sensibilização e estimulo à doação de sangue, iniciado em 2008. Ajudou a divulgar a importância do ato de doar e, também, a aumentar o cadastro de doadores para os bancos de sangue da Santa Casa de Cachoeiro e do Hospital Evangé-lico. A ação obteve bons resultados e contribuiu para a manutenção dos estoques dos bancos.

A cooperativa ainda promove, desde 1998, o projeto Médico da Alegria, para minimizar o sofrimento de crianças internadas nos hospitais Uni-med e Infantil. Com muita descontração, atores de teatro interagem com os pacientes e até com colaboradores das instituições, tornando mais agradável e alegre o ambiente hospitalar.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Por ser ambientalmente responsável, a cooperativa também garan-te apoio a iniciativas como os projetos Coletar e Consumo Cons-ciente. O primeiro, desenvolvido na cidade de Castelo, incentiva a coleta do óleo de cozinha usado para evitar que, depois de des-cartado, ele polua rios e solos. Recolhido em residências, bares e restaurantes, a substância é vendida a uma empresa especializada que o transforma em biodiesel. Os recurso obtidos com a comer-cialização são destinados à Afaca, instituição que ampara doentes de câncer do município. Em 2009, 2.420 litros de óleo foram cole-tados e renderam R$ 1 mil à entidade social.

A importância da preservação ambiental e da reeducação de hábi-tos de consumo tem sido disseminada dentro e fora da cooperativa. Por meio de um comitê interno, são desenvolvidas ações para pro-mover a conscientização e a redução no consumo de recursos entre os colaboradores. E o setor de Relacionamento com Pessoa Jurídica da Unimed passou a apresentar palestras voltadas à conscientiza-ção das empresas clientes e parceiras.

Page 38: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba38

VOLUNTARIADO CORPORATIVO E EDUCAÇÃO

Em 2009, as ações voluntárias praticadas por colaboradores da coo-perativa tiveram grande destaque, por sua relevância. Os profissio-nais da empresa se dedicaram a atuar como orientadores de alunos de uma escola pública estadual em cursos criados pela ONG Junior Achievement. Por meio dos cursos foi possível despertar nesses jo-vens o espírito empreendedor e de liderança comunitária, estimular o desenvolvimento pessoal e facilitar o acesso ao mercado de tra-balho. Foram beneficiados 441 alunos da escola Presidente Getúlio Vargas Escola, com a participação de 47 colaboradores voluntários, que doaram, ao todo, 854 horas à ação.

O trabalho voluntariado de colaboradores permitiu ainda o início do projeto Superando. De cunho educacional, ele proporciona aos co-laboradores e funcionários de terceirizadas que não concluíram seus estudos - do ensino fundamental ao médio - a oportunidade de voltar a estudar. Em parceria com o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos, formaram-se turmas que, com o auxílio de professores, colaboradores voluntários, podem se preparar para fazer provas de avanço de séries. Foram 20 os beneficiados em 2009.

Page 39: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba39

MELHOR DESEMPENHO NO SELO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Em 2009, a cooperativa obteve seu melhor desempenho em edições do Selo de Responsabilidade Social da Unimed do Brasil. Alcançou 83 pontos dos 100 disponíveis, contabilizados a partir da avaliação de um questionário respondido pela Unimed, com informações sobre as ações socialmente responsáveis que pra-tica. Com a pontuação obtida, a Unimed Sul Capixaba se enquadra no terceiro es-tágio dos quatro existentes para indicar o grau de assimilação da gestão da respon-sabilidade social das cooperativas.

Essa foi a sétima vez consecutiva que a cooperativa recebeu o selo, que certifica as cooperativas do Sistema Unimed que contribuem para uma sociedade mais justa, ética e comprometida com o de-senvolvimento sustentável.

Incentivo à Cultura

O fomento da cultura e a garantia de sua diversidade também são preocupa-ções da Unimed Sul Capixaba. Prova disso é que oito dos 17 projetos culturais contemplados pela Lei Rubem Braga, reativada pela prefeitura de Cachoeiro

de Itapemirim em 2009, puderam contar com o apoio da cooperativa. Por meio dessa lei de incentivo à cultura, a Unimed optou por investir parte dos

tributos que pagaria ao município no financiamento de iniciativas culturais nas áreas de música, teatro, artes plásticas, literatura, fotografia e história.

Page 40: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba40

Saiba Mais:

O Pico do Itabira, localizado em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, é uma formação rochosa de granito no formato de um enorme dedo indicador apontado para o céu. Ele possui cerca de 450 metros de altura. Seu nome vem do tupi-guarani e

significa “Pedra Empinada”.

Page 41: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba41

Praticar a filosofia do cooperativismo, valorizando e dignificando o trabalho médico. Esse é um dos valores da Unimed Sul Capixaba, pre-visto em sua identidade corporativa. E em 2009, a cooperativa conti-nuou a melhorar a remuneração e a aumentar o volume de trabalho dos médicos cooperados.

VALORIZANDO O TRABALHO MÉDICO

Gestão Médico-Social

Page 42: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba42

Com a evolução de 11,38% do valor da consulta e o crescimento de 17,6% do número desses procedimentos, a cooperativa aumentou o valor desembolsado para pagamento de consultas aos cooperados.

Observa-se um substancial aumento do número de consultas, ser-viços (SATD) e guias hospitalares, o que representa maior volume de trabalho proporcionado ao cooperado em 2009.

331.875 17,6%

983.084 52,0%

575.037 30,4%

2009 Var.%

PROCEDIMENTOS REALIZADOS

NÚMERO DE CONSULTAS

Nº DE GUIAS SERV. DIVERSOS SADT

GUIAS HOSPITALARES

2009200820072006

30.000

40.000

50.000

60.000

Consulta + benefíciosValor médio da consulta

VALOR MÉDIO POR CONSULTA

40,7040,58

42,4247,25

51,89 52,5653,41 57,63

Page 43: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba43

CAPACITAÇÃO E INTEGRAÇÃO

A cooperativa valoriza seus cooperados também garantindo-lhes capacitação. Em parceria com o Centro de Estudos da Santa Casa, a Unimed Sul Capixaba promoveu o IX Congresso Médico Sul Capi-xaba, que trouxe a Cachoeiro 14 renomados conferencistas, que promoveram discussões em torno de assuntos relacionados a vá-rias especialidades médicas, tendo como pano de fundo a Relação Médico-Paciente.

Para melhorarem ainda mais o desempenho de suas atividades e carrei-ras profissionais, os cooperados também puderam participar de cursos e treinamentos como os de Livro Caixa, Marketing Pessoal e Uso Ra-cional de Antibióticos. Os encontros da Educação Permanente tiveram continuidade e consolidaram essa iniciativa como uma das frentes mais importantes de atualização técnico-científica. As secretárias de médicos e prestadores também participaram de importantes treinamentos. A integração dos cooperados também foi priorizada pela Unimed em 2009. Além da tradicional festa do Dia dos Médicos, a cooperativa promoveu os encontros da Organização do Quadro Social (OQS) nos municípios pólo e criou uma novidade: a Sala dos Cooperados. Trata-se de um espaço confortável, um ponto de encontro na sede da coo-perativa, onde os cooperados têm acesso à internet e a materiais de estudo, podem atualizar conhecimentos e, também, se socializar.

Mas a iniciativa com maior potencial de integração foi o “Conheça Sua Unimed”. O programa levou vários cooperados à sede da Unimed para conhecer melhor a gestão da Unimed, da qual eles são donos. Em seu primeiro ano, o projeto proporcionou a aproximação dos mé-dicos com a cooperativa.

Page 44: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba44

NOVA ÁREA RESTRITA NO SITE

Um importante canal de comunicação entre a cooperativa e os médi-cos cooperados foi renovado. Com a reformulação do site da Unimed, a área restrita dos médicos no portal também foi remodelada e passou a contar com mais informações sobre o universo da medicina. Nesse espaço também estão hospedados documentos importantes para as rotinas e procedimentos dos médicos.

BIOMETRIA

Em 2009, esteve em fase de testes a tecnologia de biometria digital que a Unimed pretende implantar em consultórios e estabelecimentos de saúde para inibir e dificultar o uso indevido do cartão de identifica-ção do cliente. Leitores biométricos (das digitais dos dedos) foram dis-ponibilizados na Central de Relacionamento com o Cliente e no Centro de Especialidades Unimed (CEU) para realizar a captura biométrica dos dados de clientes da cooperativa. Quando o sistema estiver im-plantado, o usuário de planos de saúde vai precisar validar seus dados biométricos toda vez que buscar um serviço pela Unimed.

Page 45: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba45

Page 46: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba46

Saiba Mais:

O Cristo do município de Guaçuí é o segundo edificado no Brasil, tendo sido o primeiro feito com tecnologia nacional. É ainda o

terceiro maior do País.

Page 47: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba47

A busca empreendida pelo Hospital Unimed Sul Capixaba pela melhoria contínua de seus processos internos foi coroada em 2009. A instituição de saúde foi recomendada para receber a acreditação hospitalar em nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Para tanto, o hospital teve que mostrar em uma auditoria externa que realiza todos os seus processos com o rigor e a segurança necessária exigida pelas normas sanitárias e técnicas e pelas boas práticas assistenciais. Dessa forma, o Hospital Unimed, referência para o sul do estado em muitos aspectos, vai se tornar o primeiro da região acreditado pela ONA, ga-nhando ainda mais credibilidade.

Recursos Próprios

Hospital Unimed Sul Capixaba investe na melhoria de seus processos, alcança a acreditação e fortale-ce sua credibilidade

SEGURANÇA E EFICIÊNCIA NAASSISTÊNCIA HOSPITALAR

Page 48: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba48

Em busca do aperfeiçoamento de sua assistência, a instituição implan-tou a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), uma estraté-gia de trabalho científico que direciona os cuidados e esforços de en-fermagem para as necessidades individuais de cada paciente. Com esse método, que é todo informatizado, o Hospital Unimed mais uma vez saiu na frente, sendo pioneiro na região. Em 2009, a enfermagem ainda ganhou uma comissão de ética.

Preocupado em receber seus pacientes em casos de urgência e emergência da melhor maneira possível, o hospital adotou em seu pronto socorro o esquema de acolhimento e classificação de risco, com o projeto Bem Vindo. Melhorias foram promovidas também no serviço de nutrição hospitalar, ampliado para aten-der a totalidade dos pacientes internados no hospital.

Para atualizar seu parque tecnológico, a instituição de saúde fez investimentos em novos equipamentos e também empregou re-cursos em obras de adequação de sua estrutura. Algumas dessas intervenções permitiram ao hospital ampliar sua capacidade de atendimento com novos leitos, sendo mais um na UTI neonatal (que passou a cinco) e outros quatro surgidos com a criação da unidade intermediária.

Page 49: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba49

SATISFAÇÃO DOS INTERNADOS

Os pacientes internados no Hospital Unimed Sul Capixaba avaliam os serviços prestados pela instituição como excelentes. Foi o que revelou a pesquisa de satisfação encomendada ao instituto Futura em 2009. O índice de clientes que acham a assistência do hospital boa ou muito boa é de 80,9%, acima do grau de excelência, que é de 80%.

Tiveram destaque, com índices superiores ao patamar de excelência, os seguintes itens avaliados: resolução de problema por parte do médico; clareza nas informações passadas pelo médico; competência dos mé-dicos; cordialidade dos médicos; conforto, limpeza e higiene das insta-lações; cordialidade do profissional de enfermagem; competência da equipe e enfermagem; entre outros.

ASSISTÊNCIA HUMANIZADA

O Hospital Unimed sul Capixaba sempre se em-penhou em agregar va-lores éticos, respeito e solidariedade ao ser hu-mano à eficiência técnica e científica. Por isso seu projeto de Humanização ganha cada vez mais força com o passar dos anos. Em 2009, foram muitas as ati-vidades que contribuíram para a disseminação de valores, crenças e atitudes que devem fazer parte da assistência humanizada. Elas se desdobraram em comemorações de datas comemorativas, como os dias da Mãe e das Crianças, na segunda semana de huma-nização - com palestras, apresentação e exposição de talentos de colaboradores e clientes -, na campanha de aleitamento materno, nas visitas dos médicos da alegria, entre outras ações. E para forta-lecer e articular todas essas iniciativas de humanização no Hospital Unimed, foi criada uma comissão de humanização.

Page 50: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba50

CAMPANHAS

Adepto do programa Ambiente Livre do Tabaco, o hospital promoveu campanhas em datas que marcam o combate contra o tabagismo. O Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) foi lembrado com uma intervenção na praça Gilberto Machado, que fica em frente à instituição hospitalar. Grandes faixas pretas foram dispostas no local para alertar os passantes, que foram orientados por colaboradores sobre os riscos à saúde que o hábito de fumar acarreta.

E para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agos-to), a instituição inovou promovendo um concurso de criação de outdoor entre os alunos do ensino médio da escola estadual Pre-sidente Getúlio Vargas. Divididos em grupos, eles criaram peças com mensagens e desenhos com a temática do combate ao fumo. As três melhores e mais criativas estamparam outdoors da cidade, com a chancela do hospital.

AMPLIAÇÃO LIBERADA: CAMINHO ABERTOPARA A VERTICALIZAÇÃO

O Hospital Unimed Sul Capixaba pode começar em 2010 o seu processo de expansão. A ampliação da instituição foi liberada no final de 2009 pelo Conselho do Plano Diretor Municipal (CPDM) e teve aprovação da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.

Com a liberação, a Unimed pode fortalecer seu processo de verti-calização, aumentando a capacidade de seus recursos próprios, o

Page 51: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba51

que é uma necessidade para todo o segmento de saúde suplemen-tar. O número de leitos hospitalares deve aumentar em 50%, contri-buindo para minimizar a carência de leitos na região sul capixaba. Mas trata-se também de uma oportunidade de racionalizar custos, aprimorar os serviços oferecidos e de adequação a exigências legais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC 50).

A expansão deve começar pela construção de um edifício-gara-gem, projetado para suprir a necessidade de vagas de estacio-namento gerada pela ampliação da unidade hospitalar. A expec-tativa é de que com a ampliação, cerca de 150 novos postos de trabalho sejam gerados.

NÚMERO DE LEITOS

INTERNAÇÃO

2006

64 64 0%

UTI 7 7 0%

UTIN 4 4 0%

INTERMEDIÁRIA 0 0 0%HOSPITAL DIA 11 11 0%

TOTAL 86 86 0%

2007 % Evol. 2008 % Evol.

71

75

4

11

98

2009

11%

0%

25%

100%0%

14%

% Evol.

64 0%7 0%

4 0%

0 0%11 0%

86 0%

Page 52: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba52

Nº MÉDIO DE PACIENTES/MÊS

NÚMERO DE INTERNAÇÕES

Nº DE ATENDIMENTOS

74 68

225

20.895

-8%

-3%

52 -23%

233

18.990 10%

68

203

16.479

0%

-10%

-21%

182

13.917

-10%

-16%

Nº DE INTERNAÇÕES

MÉDIA MENSAL

ATENDIMENTO HOSPITAL DIA

4.965

414

1.532

9%

9%

5.378 0%4.555

380

2.142 -28%

5.398

450

1.947

9%

9%

27%

448

1.879

0%

-3%

INTERNAÇÕES

TAXA DE OCUPAÇÃO

LEITOS

2006

68% 70% 3% 75%

UTI 73% 68% -7% 81%

UTIN 44% 48% 9% 63%

OCUPAÇÃO GLOBAL 6% 69% 3% 76%

HOSPITAL DIA 56% 47% -16% 47%

2007 % Evol. 2008

7%

19%

31%

10%

1%

% Evol.

76%

83%

53%

75%

45%

2009

1%

3%

-15%

-1%

-4%

% Evol.

INTERNAÇÕES POR CLÍNICA

CLÍNICA MÉDICA 2.086 2.174 4% 2.411CLÍNICA

OBSTÉTRICA 469 411 -12% 483CLÍNICA

CIRÚRGICA 1.392 1.831 32% 1.910CLÍNICA

PEDIÁTRICA 608 549 -10% 594PEQ. CIRÚRGIA S/

INTERNAÇÃO 163 442 171% 339

11%

18%

4%

8%

-23%

2.503

479

1.912

484

304

4%

3%

0%

-19%

-10%

PRONTO SOCORRO

TOTAL DE ATENDIMENTOS 39.853 39.585 -1% 45.259

MÉDIA MENSAL 3.321 3.299 -1% 3.772

14%

14%

44.938

3.745

-1%

-1%

2006 2007 % Evol. 2008 % Evol. 2009 % Evol.

2006 2007 % Evol. 2008 % Evol. 2009 % Evol.

2006 2007 % Evol. 2008 % Evol. 2009 % Evol.

ASSISTÊNCIA DOMICILIAR

2006 2007 % Evol. 2008 % Evol. 2009 % Evol.

Page 53: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba53

2006 2007 % Evol. 2008 % Evol. 2009

TOTAL

MÉDIA MENSAL

2916 2619

218

-10%

-10%

2998 6%

% Evol.

243

2833

236

8%

8% 250 6%

3.473 3.462

2.846

6.308

0%

141%

3.840 7%

1.181

4.654 36%

3.600

4.243

7.843

4%

49%

24%

4.445

8.285

5%

6%

3124 3931

2005

5936

495

26%

-27%

4528 3%

2749

5873

489

1%

1%

4405

2566

6971

581

12%

28%

17%

17%

2415

6943

579

-6%

0%

0%

S.O.S UNIMED

73.273 76.346 4% 77.699 -3%80.098 5%

TOMOGRAFIA

ULTRASSONOGRAFIA

TOTAL

CENTRO DE DIAGNÓSTICO

2006 2007 % Evol. 2008 % Evol. 2009 % Evol.

NÚMERO DE CIRURGIAS

HOSPITAL UNIMED

HOSPITAL DIA

TOTAL

MÉDIA

2006 2007 % Evol. 2008 % Evol. 2009 % Evol.

ATENDIMENTOS RECURSOS PRÓPRIOS

TOTAL

2006 2007 % Evol. 2008 % Evol. 2009 % Evol.

Page 54: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba54

Saiba Mais:

Os pios, produzidos em Cachoeiro de Itapemirim, são in-strumentos de sopro confeccionados em madeiras especi-

ais, usados para reproduzir som de aves no intuito de atraí-las.

Page 55: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba55

O modelo de atenção à saúde voltado à promoção da saúde e preven-ção de doenças tem sido amplamente assimilado pelas operadoras de saúde. Investir em programas e ações preventivas é uma tendência inexorável, em todo o mundo. Além de incentivar a adoção de hábitos saudáveis de vida pelos beneficiários, a assimilação desse paradigma tornou-se fundamental para a sustentabilidade e o futuro dos negócios na saúde suplementar.

Atenta a essa tendência, a Unimed Sul Capixaba também tem feito investimentos nessa área. Em 2009, a cooperativa inaugurou em sua sede um espaço exclusivo para o programa de Medicina Preventiva, com ambientes confortáveis, sala de atendimento dos profissionais da área da saúde e auditório para grupos de clientes atendidos.

Nesse espaço uma equipe multidisciplinar acompanha clientes diabéticos, hipertensos, tabagistas, com sobrepeso e obesi-dade, além de pessoas portadoras de patologias crônicas com dificuldade de deslocamento.

A cooperativa tem investido cada vez mais na promoção da saúde e na prevenção

MEDICINA PREVENTIVA

Mais de cinco mil clientes

participaram dos programas

de Medicina Preventiva em

2009

Visão de Futuro

Page 56: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba56

GERENCIAMENTO DE CRÔNICOS

Exclusivo para clientes portadores de patologias crônicas, dificulda-de de deslocamento e alta necessidade de cuidados, o programa de gerenciamento de crônicos ganha cada vez mais importância para a cooperativa e pacientes.

O cliente conta com atenção individualizada à saúde em sua casa, reduzindo os riscos de agravamento e complicações da doenças. Isso evita o proces-so de internações e o consequente sofrimento da família, e a cooperativa reduz os custos. Em 2009, a redução dos gastos chegou a 29%.

Em 2009, 220 pessoas foram acompanhadas pelo programa. Elas atingiram resultados positivos, como redução do grau de dependência e do risco de úlcera por pressão e o controle da pressão arterial e da glicose

Resultados

Reduziram peso e 78% reduziram circunferência

abdominal

71%Pararamde fumar

ou reduziram o fumo

83%Controlaram a pressão arterial

98%Estão com a

glicose controlada ou reduziram

o valor

50%

Mais de cinco mil clientes participaram dos programas de medicina pre-ventiva, com acompanhamentos individuais e grupos de saúde, pales-tras e campanhas em empresas-clientes, acompanhamento em domicí-lio e monitoramento telefônico.

As ações de promoção e prevenção têm contribuído para a me-lhora clinica de vários beneficiários inseridos no programa. Mui-tos deles conseguiram a redução de peso, controle da glicose, cessação ao tabagismo e, em parceria com os médicos de refe-rência, alcançar o comprometimento do cliente na mudança do seu estilo de vida.

Page 57: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba57

ORÇAMENTO 2010

105.914.903INGRESSOS

R$

100,00%

%

102.145.347Receitas de Planos de Saúde 96,44%

1.789.332Hospital Unimed 1,69%

1.980.225SOS Remoção 1,87%

105.686.920DESEMBOLSOS 99,78%

39.355.444( - ) Produção Médica 37,16%

9.335.092( - ) Hospitais Credenciados 8,81%

19.801.001( - ) Hospital Unimed (Rec. Próprios) 18,70%

3.747.252( - ) Laboratórios 3,54%

8.810.290( - ) Clínicas 8,32%

2.589.717( - ) Materias de Alto Custo 2,45%

60.000( - ) Alimentação Enteral/ Parental 0,06%

16.265.373( - ) Intercâmbio 15,36%

2.228.778( - ) Outros Custos 2,10%

-12.146.841( + ) Recuper. Desp. C/ Eventos indenizáveis -11,47%

15.640.815( - ) Despesas operacionas 14,77%

227.983RESULTADO LÍQUIDO 0,22%

Page 58: Relatório de Gestão Unimed

Relatório de Gestão 2009 - Unimed Sul Capixaba58

CRÉDITOSCoordenação, produção e textos

Assessoria de ComunicaçãoUnimed Sul Capixaba

Projeto gráfico e MultimídiaEntrelinhas Design Editorial

Fotografias e Imagens

HG2 StudioJosé Carlos de Oliveira

Arquivo Unimed Sul Capixaba

Tiragem500 unidades