RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

30
01 RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

Transcript of RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

Page 1: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

01

RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

Page 2: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

02

`

Wellington NogueiraYacoff Sarkovas

Cláudio SanchesValdemar de Oliveira

Neto

Deise HajpekJuliana Rodrigues

Antonio LovatoStephanie H. Ambar

Vitoria MoraesFabiano TresbachFernanda Oliveira

ConselheiroConselheiroConselheiroConselheiro

Parcerias Estratégicas e FellowshipParcerias Estratégicas e Ashoka Support NetworkEmpatia e Escolas TransformadorasChangemakersAdministrativo e FinanceiroComunicaçãoEstagiária

EXPEDIENTE

SUMÁRIO

GLOBAL BRASIL

AMÉRICALATINA

RELATÓRIO

Bill DraytonDiana Wells

Anamaria Schindler

Mary GordonRoger HarrisonFred HehuwatSara HorowitzWilliam Kelly

Felipe VergaraKyle Zimmer

Flavio Bassi

CEOPresidenteCopresidente Emérita

ConselheiraConselheiroConselheiroConselheiraConselheiroConselheiroConselheira

Diretor, Infância e Juventude

NossaMissão & Visão

NossaHistória

Ashoka no Brasil e no

mundo

Impacto

Nossas iniciativas

Parcerias & Projetos

Especiais

Parceiros

07

06

08

29

23

05

04

ponteAponteJuliano Lamb

Redação e RevisãoProjeto gráfico e diagramação

Page 3: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

03

Caros leitores,

Em 2016 demos início às celebrações de 30 da Ashoka no Brasil!

Durante essas três décadas, tivemos o privilégio de apoiar a formação do tecido social brasileiro, ao apontar tendências e identificar as inovações sociais mais importantes da nossa história com impacto na vida de milhares de pessoas.

Atuamos como uma organização global de investimento em ideias inovadoras e seus autores, apoiando a construção do ecossistema do empreendedorismo social no Brasil, identificando líderes visionários com ideias criativas capazes de provocar transformações com amplo impacto social. Nós também criamos uma comunidade global para assegurar a replicação dessas ideias em larga escala, fomentando a colaboração e convergência entre os setores social, privado e público, definindo assim o empreendedorismo social como campo de trabalho.

Nessa trajetória trilharam conosco o caminho da transformação social inúmeros parceiros, colaboradores e voluntários. Também nos integramos a outras redes e expandimos nossas frentes de atuação para impulsionar a visão de um mundo em que “Todos Podemos Ser Agentes de Transformação - Everyone A ChangemakerTM”.

Estamos criando uma comunidade de líderes transformadores para que toda criança e jovem pratique a empatia e se reconheça como um transformador, e para que todas as organizações atuem com liderança colaborativa e trabalho entre equipes para a solução dos principais problemas da sociedade.

É com muita satisfação que compartilhamos o nosso relatório institucional que compreende atividades realizadas no Brasil de 2015 a 2016.

Desejamos a todos uma boa leitura.

Equipe Ashoka Brasil

Page 4: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

04

Empreendedores sociais têm acesso aos recursos necessários para implementar e escalar o impacto sistêmico de suas inovações;

Toda criança desenvolve a empatia;

Todos os jovens desenvolvem empatia, liderança colaborativa, trabalho em equipe e fibra transformadora;

A sociedade é fluida, organizada em equipes formadas por equipes.

Isso é o que chamamos de Everyone a ChangemakerTM, um mundo em que Todos Podemos ser Agentes de Transformação.

Estamos investindo em uma realidade

em que:

Nossa Missão

Nossa Visão

Acelerar a transformação social por meio do empreendedorismo social e da ativação de redes, fomentando a colaboração e a inovação para que todos estejamos aptos e comprometidos a contribuir como protagonistas dessa transformação. Na base da atuação global da Ashoka estão o fomento, a busca e a seleção de empreendedores sociais inovadores que redefinem desafios e padrões sociais, com enfoque em desenvolvimento e impacto sistêmico para a solução dos problemas mais prementes da sociedade.

A transformação é inerente à humanidade. Mas hoje ela acontece em grande escala e em um ritmo acelerado. A tecnologia democratizou a participação de todos e viabiliza colaborações mais que nunca. Ao longo de mais de 30 anos de atuação, aprendemos que empreendedorismo social é de fato um modo de ver o mundo e de agir. Portanto, vivemos um momento histórico em que todos podemos agir como protagonistas da transformação social positiva que desejamos para o mundo. Queremos viver em um mundo em que todas as pessoas reconheçam sua capacidade e compromisso de desenvolver soluções criativas para problemáticas sociais; um mundo em que vemos o protagonismo na transformação social como não só uma prioridade mas uma qualidade de todos.

Page 5: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

05

Fundada em 1980 pelo americano Bill Drayton, a Ashoka é uma organização global, sem fins lucrativos, pioneira no campo da inovação social e apoio aos empreendedores sociais. Seus primeiros focos de atuação foram Índia e Brasil, iniciando suas operações aqui em 1986. Hoje a organização está presente em mais de 90 países, com uma rede de 3.256 Fellows, dos quais 379 são do Brasil.

A Ashoka cunhou o termo Empreendedorismo Social e o caracterizou como campo de trabalho, sendo considerada hoje umas das 6 ONGs mais influentes do mundo, segundo ranking de 2016 realizado pela organização de mídia suíça NGO Advisor. Em 2006 e 2014, Muhammad Yunus e Kailash Satyarthi, Fellows Ashoka, receberam o Prêmio Nobel da Paz por suas consistentes e reconhecidas ações transformadoras a fim de resolver os problemas concretos existentes no mundo. Em 2015, Bill Drayton, fundador e CEO da Ashoka, foi eleito pela revista americana Real Leaders um dos 100 líderes mais visionários do mundo.

Com mais de três décadas de experiência em análise de tendências sociais e catalisação do sucesso de empreendedores sociais, a Ashoka tem a visão de construir um mundo onde “Todos Podemos Ser Agentes de Transformação - Everyone A ChangemakerTM”, em consonância com uma sociedade que responde rapidamente e de maneira eficaz aos desafios sociais, propondo soluções e alcançando transformações positivas. Dessa forma, a Ashoka identificou um conjunto de competências transformadoras que acredita serem necessárias para que as pessoas, inclusive crianças e jovens, se tornem “changemakers” – empatia, trabalho em equipes, criatividade e protagonismo social – e está apoiando o desenvolvimento dessas habilidades tanto nas escolas quanto com o setor privado e os empreendedores sociais para que todas as pessoas se reconheçam e atuem como agentes de transformação.

Por meio de parcerias com os setores privado e social, estamos alcançando a transformação em larga escala e impacto sistêmico.

Nossa História

“Os empreendedores sociais não se

contentam apenas em dar o peixe ou ensinar a pescar. Eles não vão

descansar enquanto não revolucionarem a

indústria da pesca.”

Bill DraytonCEO da Ashoka

Fundador e CEO da Ashoka

Page 6: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

06

A Ashoka no Brasil e no

mundo

270

985

450

469

102

980Númerode Fellowsno Mundo

Distribuição de Fellows por região do país

A maior rede de empreenderoressociais do mundo

Áreas de atuação

educação 17% 17% 20%

16% 12% 18%direitoshumanos

participaçãocidadã

desenvolvimenteeconômico

meioambiente

saúde

379

21%

60%

8%

5%

6%

Norte Nordeste

Centro-OesteSudeste

Sul

Page 7: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

07

3.256 379

37 33.450

250

350

Fellows no Mundo Fellows no Brasil

Campi Inovadores Projetos inovadores inscritos na plataforma

Changemakers

Escolas Transformadoras

Membros da rede Ashoka Support

Network

Ashoka - Redes de Impacto no mundo

A Ashoka foca em impacto na forma de mudanças sistêmicas envolvendo grandes números de pessoas – partindo dos empreendedores sociais, suas ideias e do trabalho em rede entre diversos setores e indivíduos. Temos o compromisso de ajudar o mundo a se adaptar a uma realidade cada vez mais definida pela mudança, no lugar da repetição.

Mais que apoiar a construção de uma escola ou um hospital isoladamente, a Ashoka busca indivíduos que estão mudando o modo de aprendizado das crianças ou o sistema de saúde como um todo. A cada dois anos, a organização conduz estudos de impacto com uma amostra de seus Fellows para avaliar a eficácia de sua rede. Em média, cerca de 80% deles promovem mudanças sistêmicas a nível nacional nos 10 anos seguintes à sua seleção e integração à rede.

Impacto

Page 8: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

08

Luciana HoltzOncoguia

Saúde São Paulo (SP)

Thiago MundanoPimp My Carroça

Participação Cidadã São Paulo (SP)

Fernando AssadPrograma Vivenda Saúde e Habitação

São Paulo (SP)

Nossas iniciativas

VentureÉ o programa de entrada de novos Fellows na rede de empreendedores sociais da Ashoka. O processo de seleção está centrado na pessoa e sua solução inovadora de amplo impacto social. É um processo rigoroso e baseia-se numa avaliação tanto da trajetória individual quanto profissional do(a) candidato(a) por representantes da Ashoka no Brasil e em outros países e pelos próprios Fellows, utilizando para isso os cinco critérios: inovação, perfil empreendedor, criatividade, impacto social e fibra ética.

Nomeação AvaliaçãoNacional

Avaliação internacional

Painel de seleção

Aprovação final pelo

Global Board of Directors

1 2 3 4 5

Método de Seleção

Fellows eleitos em 2015

Indicações por meio da nossa rede global de Nomeadores

Entrevistas com a equipe local da Ashoka e visitas

de campo

Entrevistas com representantes da Ashoka de outros

países

Entrevistas de segunda opinião

com outros Fellows Ashoka e formadores de

opinião

Reunião e deliberação pelos diretores globais para decisão final

Francimar Fernandes Associação de Apoio às Comunidades

Afrodescendentes / Direitos Humanos e Participação Cidadã

João Pessoa (PB)

Jerônimo Villas-BôasKambôas Socioambiental

Meio Ambiente e Educação Ribeirão Preto (SP)

João Augusto FigueiróInstituto Zero a Seis Educação e Saúde

São Paulo (SP)

Page 9: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

09

Diagnóstico de Inovação Social na Região Norte do BrasilMudança sistêmica acontece em rede. Por isso, nosso trabalho se inicia pela identificação de empreendedores sociais e agentes de transformação nas mais diversas localidades geográficas no Brasil e no mundo. Como fizemos o diagnósticoDevido à percepção dos desafios da região Norte do Brasil, tanto sociais quanto ambientais, unimos esforços com diversos parceiros para apoiar o fortalecimento do tecido social e ampliar nossa capilaridade localmente. Iniciamos um trabalho de diagnóstico de inovação social e prospecção de indicações de possíveis Fellows. Assim, os grandes agentes de transformação poderão ser identificados, apoiados e servirão de modelo para os outros stakeholders e a sociedade em geral. Resultados

O mapeamento de organizações sociais e projetos inovadores se iniciou principalmente a partir da mobilização da rede da Ashoka. Os primeiros pontos de contato na região Norte foram Fellows Ashoka, empresas parceiras, institutos, fundações e outros stakeholders, principalmente os que já possuem atuação na região. Esses primeiros contatos indicaram tanto organizações sociais para o diagnóstico, quanto outros indivíduos que pudessem indicar projetos, como professores universitários, pesquisadores e ambientalistas.

Foram mapeados, ao todo, mais de 200 projetos em toda a região Norte, nos estados Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Tocantins, Rondônia e Amapá, reunindo as principais tendências em inovações para soluções socioambientais nas temáticas:

Desenvolvimento Sustentável - Aliando Conservação Ambiental a Oportunidades Para Comunidades Tradicionais

Mudanças Climáticas

Urbanização Desordenada e Direitos Humanos

Maria do Socorro Mendonça

Instituto Nossa Ilhéus Participação Cidadã e Educação - Ilhéus (BA)

Ronaldo LemosInstituto de Tecnologia & Sociedade do Rio - ITS / Participação Cidadã e

Tecnologia Rio de Janeiro (RJ)

Sebastião AlvesSERTA Serviço de Tecnologia

Alternativa / Educação e Desenvolvimento Econômico

Ibimirim (PE)

Violência e Exploração Sexual

Populações Tradicionais

Acesso a Recursos Financeiros

Page 10: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

10

Nossas iniciativas

Fellowship Ao se tornarem Fellows Ashoka, os empreendedores sociais passam a ser apoiados ao longo de toda a sua trajetória de vida empreendedora, principalmente pelo programa de Fellowship com os seguintes suportes:

Bolsa-auxílio: a Ashoka poderá viabilizar, via rede de parceiros e apoiadores, uma bolsa-auxílio de até três anos para que Fellows possam se dedicar ao desenvolvimento de suas ideias e projetos. Programa Take-Off Lab: apoio customizado a Fellows durante seus três primeiros anos de integração com a Rede Ashoka para alavancagem de seu impacto. Mapeia desafios e oportunidades, monitora e busca suporte via rede de parceiros pro bono e voluntários para aconselhamento estratégico e em gestão, suporte jurídico, coaching e mentoria, entre outros. Reconhecimento: a Ashoka divulga o trabalho de seus empreendedores sociais, nomeia-os para prêmios nacionais e internacionais e alimenta a imprensa com suas soluções inovadoras. Integração à Rede de Empreendedores Sociais: atividades de fomento ao intercâmbio de metodologias, experiências e conhecimentos entre os Fellows do Brasil e do mundo. Convergência entre os setores: cocriação de espaços de troca e colaboração entre o setor privado e o social, com foco em inovação propositiva de soluções e expansão de redes.

Formações, Desenvolvimento e Suporte: realização de programas estruturados e atividades de formação com integração de parceiros pro bono e voluntários para suprir os principais desafios de gestão e estratégia dos Fellows e suas organizações sociais, além de capacitações para seu desenvolvimento.

Em 2015 e 2016 tivemos...

30

7

30

150

visitas de monitoramento do Programa Take-Off Lab

encontros locais da Rede de Fellows Ashoka (PE, RJ, RS, SP, PB, PA, BA)

Fellows de diversas regiões do Brasil apoiados estrategicamente na solução de seus desafios de escala e gestão

Fellows envolvidos em atividades para apoio e fomento ao ecossistema do setor social

Page 11: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

11

Nossas iniciativas

Iniciativa de capacitação colaborativa entre os setores lançada pela Ashoka Brasil, em 2014, com o objetivo de apoiar a estruturação de modelos de negócios com impacto social, capazes de gerar transformações e solucionar desafios socioambientais com amplo impacto sistêmico de forma financeiramente sustentável.

Com uma metodologia inovadora de colaboração entre setores e indivíduos, o programa reúne parceiros estratégicos em design thinking, desenvolvimento, negócios, finanças, comunicação, marketing e mensuração de impacto social, para apoiar a construção de modelos capazes de alcançarem o ponto de equilíbrio financeiro e sustentabilidade para escalar maior impacto social.

Em 2016, lançamos a Edição 3 do programa, da qual participam oito organizações sociais do Brasil, representadas por seus líderes e gestores, vindos de diferentes áreas de atuação, entre educação, saúde, desenvolvimento econômico, meio ambiente, participação cidadã e direitos humanos.

Resultados:

22 10

40

75

11 6

140organizações sociais apoiadas

estados brasileiros atendidos

mentores voluntários

líderes e gestores capacitados diretamente

parceiros de conteúdo pro bono

parceiros apoiadores

pessoas capacitadas à distância

“O Grow2Impact, além de criar a possibilidade de abrir uma frente nova que equilibre a questão de financiamento, está gerando uma oportunidade de refinar nossa estratégia.”

Paula JohnsDiretora executiva da

Aliança de Controle do Tabagismo

“O ganho em participar do Grow2Impact é enorme para o BMA. Através do programa, passamos a conhecer projetos absolutamente inovadores, um mercado, um setor específico que coloca para nós, advogados, um desafio muito grande. Do lado do parceiro, nós também aprendemos com os participantes do programa.”

Lígia ReginiSócia da prática de

Direito Tributário BMA

Page 12: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

12

CE

edições

2014

2015

2016

RN

PB

RJ

SP

SC

MG

RS

AM

BA

2 3 4

5

6

7

8

9

1

10

11

12

13

14

1516

1718 19

20

21

22

Modelagem de negócios sociais

Conheça as 22 organizações que participaram das três edições do programa

Page 13: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

13

Descarte, reciclagem e reúso de computadores e educação acessíveis

Incubadora tecnológica de apoio a projetos para comunidades de baixa renda

Negócios inclusivos para agricultura familiar orientada para plataforma de compras públicas

Promoção de políticas e práticas que contribuam para a conservação de recursos agroflorestais

Serviços de arquitetura para reformas de habitações precárias

Desenvolvimento de ferramentas e tecnologias pedagógicas para a primeira infância

Aplicativo de celular para pesquisa e mapeamento em comunidades de baixa renda

Combate e prevenção da obesidade e desnutrição infanto-juvenil

Produção de bioetanol social para gerar desenvolvimento local e inclusão social

Alessandro Dinelli (AM)

Rodrigo Brito (SP)

Felipe Banitz (SP)

Luis Guedes (SP)

Mariana Estevão (RJ)

Beatriz Cardoso (RJ)

Joaquim Melo (CE)

Gisela Solymos (SP)

Eduardo Mallmann (RS)

1

2

3

4

5

6

7

8

9

Desenvolvimento local através do agroturismo associativo de pequenos produtores rurais

Thaise Guzzatti (SC)10

Inserção social e empregabilidade para jovens mães em situação de vulnerabilidade

Raquel Barros (SP) 11

Promoção da diversidade na mídia por meio de tecnologias de comunicação

Paulo Rogerio (BA)12

Page 14: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

14

Promoção do uso sustentável de recursos naturais fortalecendo cadeias produtivas e comunidades tradicionais

Tratamento e reabilitação de crianças com doenças crônicas em risco social, através da intervenção e apoio de suas famílias

Promoção da inclusão social das crianças e jovens com deficiência, através de tecnologias sociais

Fortalecimento da democracia participativa municipal de jovens cidadãos

Pedagogia cooperativa e participativa que prepara o jovem de baixa renda ingressar no ensino superior

Jerônimo Villas-Bôas (SP)

Vera Cordeiro (RJ)

Erika Foureaux (MG)

Maria do Socorro Mendonça (BA)

Manoel Andrade (CE)

Promoção do microcrédito e educação financeira no combate à pobreza, com foco em jovens e mulheres microempreendedores

Promoção e manutenção de leis contra o tabagismo e advocacy para a promoção da saúde

Desenvolvimento de tecnologias sociais e pedagógicas para fortalecer a agricultura familiar e a convivência no semiárido

Implementação de escolas não-tradicionais com foco em tecnologias sociais renováveis

Prevenção, tratamento e cura da obesidade em crianças e adolescentes de forma integrada e com suas famílias

Lilian Prado (RE)

Paula Johns (RJ)

Sebastião Alves (RE)

Flávio Luna (PB)

Vera Barbosa (SP)

18

19

20

21

22

13

14

15

16

17

Page 15: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

15

Nossas iniciativas

A Ashoka, em parceria com a Global Academy Foundation, lançou no Brasil em 2016 a primeira edição do Develop2Change. O programa visa apoiar o desenvolvimento pessoal, interpessoal e organizacional dos Fellows, fortalecendo sua liderança, sustentabilidade pessoal e capacidade de transformação. Ao compreender como a mudança acontece em nós, nos tornamos capazes de apoiar a mudança nos outros e na sociedade.

Números da primeira edição

20 2 3Fellows e gestores

membros da rede Ashoka

Support Network

imersões de três dias ao longo de um ano

“Develop2Change foi, para mim, a descoberta de um novo mundo e de um modo novo para lidar com os velhos problemas; a descoberta de meus pontos-cegos, escuta, de mim mesma e das pessoas que encontro, com mais empatia e maior capacidade de conhecer!”

Gisela Solymos Fellow Ashoka e diretora

executiva do CREN, participante da edição 2016

Page 16: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

16

Nossas iniciativas

Escolas Transformadoras é uma iniciativa da Ashoka para identificar, conectar e apoiar escolas com práticas inovadoras na formação de crianças e jovens como agentes de transformação. Trata-se de uma comunidade global que tem como objetivo compartilhar as boas práticas e experiências de cada escola e fortalecer a visão comum de que todos podemos ser agentes de transformação do mundo, para que essa visão seja o novo marco de referência de educação para a sociedade.

A iniciativa começou nos EUA em 2009 e, de lá para cá, espalhou-se por 29 países, contando hoje com uma rede global composta por mais de 250 escolas reconhecidas como “transformadoras” por trabalharem, em suas práticas pedagógicas, habilidades como empatia, criatividade, trabalho em equipe e protagonismo social. Correalizado no Brasil pelo Instituto Alana, foi lançado em setembro de 2015 no país, onde conta com 18 escolas.

“A Ashoka acredita que todos podem ser agentes de transformação, e o Alana que toda a criança deve acessar sua potência máxima; as escolas transformadoras parecem o melhor lugar para que isso aconteça.”

Ana Lucia Villela Fellow Ashoka e presidente

do Instituto Alana

“O nosso grande ganho foi perceber que a escola não é apenas quatro paredes e que educar é um ato coletivo.”

Sonia Ribeiro Líder da Escola Comunitária

Luiza Mahin (Salvador/BA)

Confira as escolas que integram a rede.

Page 17: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

17

Reunimos 15 especialistas em maio de 2016 para construir, coletivamente, um entendimento sobre a importância da empatia como um valor e como uma competência que pode ser aprendida e cultivada na escola num contexto de transformação de visões sobre a educação que observamos no Brasil e no mundo.

A atenção volta-se para a formação integral, na qual habilidades como as socioemocionais, que por tanto tempo estiveram fora dos muros das escolas, hoje são valorizadas.

“Conversas como essa ocorrem na Índia, na África, na Europa, nos EUA. Estamos trabalhando para que esta seja uma conversa ampla e irrestrita.“

Anamaria Schindler

Copresidente emérita da Ashoka

A importância da empatia na

educação

“Precisamos de lugares para encontros e debates, precisamos de outro tempo e espaço. E esse é o papel da escola, pensar sobre qual lugar vai acolher o que deseja-se fazer.”

Beatriz GoulartArquiteta

Page 18: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

18

Nossas iniciativas

O Changemakers da Ashoka cria oportunidades em parceria com empresas, fundações ou outras organizações com o objetivo de acelerar mudanças sociais em um determinado setor. Atuamos mapeando tendências de inovações, realizando desafios online que promovem a colaboração e o fortalecimento de iniciativas, ativando redes de empreendedores, promovendo encontros estratégicos e oferecendo cursos online. Nos diversos desafios já realizados ao redor do mundo, oferecemos um total de US$ 23,5 milhões em prêmios, recebemos 33.450 inscrições de 197 países, e colaboramos com 146 parceiros de rede e divulgação.

Em 2015 e 2016, realizamos no

Brasil:

Soluções sociais:

4

2

1

desafios online:

mapeamentos de inovações sociais:

curso online:

Tecendo a Mudança – inovações para uma indústria têxtil sustentável (parceria com Instituto C&A), com mais de 300 inscrições de 55 países;

Making More Health: Co-Creating a Healthier World (parceria com Boehringer Ingelheim), com 147 projetos inscritos e 45 semifinalistas;

Unilever Sustainable Living Young Entrepreneurship Awards 2015, com 927 inscrições de 99 países em 6 continentes;

Direitos Humanos na América Latina: Impulsionando a Transformação (parceria com a Fundação Ford), com mais de 350 inscritos de toda a região.

Tecendo a Mudança: Perspectivas de empreendedores sociais que estão transformando a indústria têxtil (parceria com Instituto C&A e C&A Foundation);

Direitos Humanos na América Latina: Impulsionando a Transformação.

Social Intrapreneurship for Innovation in Health and Wellness (parceria com Boehringer Ingelheim)

Mapeamento de tendências e inovações em setores de interesse

Busca e seleção de inovações sociais local e globalmente

Plataforma para rede de inovadores

Cursos online

Engajamento de funcionários na avaliação das inovações sociais

Apoio no desenho de workshops temáticos e ferramentas para inovadores

Page 19: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

19

Tecendo a Mudança:

inovações para uma indústria

têxtil sustentável

A indústria da moda é um importante vetor de crescimento econômico e fornece oportunidade de emprego e renda para milhões de mulheres e homens pelo mundo. Porém, seus desafios são sistêmicos e envolvem grandes impactos sociais e ambientais, exigindo soluções inovadoras e colaborativas, que transformem o setor. Essa transformação não é somente possível, mas imprescindível.

O Instituto C&A – que representa a C&A Foundation no Brasil – e a Ashoka firmaram uma parceria global para promover inovações sociais com o objetivo de assegurar uma indústria da moda sustentável e justa, a fim de promover nossa visão de que a moda pode ser uma força para o bem comum. Realizamos um desafio global, documentamos e publicamos um mapeamento de inovações sociais e estamos buscando empreendedores sociais que atuem na cadeia de produção da moda para fazerem parte da rede da Ashoka.

Nosso desafio recebeu mais de 300 inscrições de 55 países para a categoria geral. Foram mais de US$ 90 mil em prêmios. Dois dos 10 finalistas eram brasileiros. Visando à salubridade e dignidade, o ALINHA propõe e apoia melhorias às condições de trabalho de linhas de costura. Focado na economia solidária, o Banco de Tecido torna possível a troca e venda pelo quilo de retalhos e tecidos reutilizáveis. Na categoria Jovem Changemaker, o projeto Retalhar, co-fundado pelo brasileiro Jonas Lessa, destacou-se como um dos vencedores.

Com base em entrevistas com empreendedores sociais e outras referências do setor da moda, identificamos quatro principais desafios para a transformação da indústria:1. Longe dos olhos: as condições de florestas, plantações e

fábricas só são visíveis para poucos;2. Um emprego não basta: trabalhadores de baixa renda não

conseguem garantir seu bem-estar em longo prazo;3. Consumidores não estão conscientes ou não são

motivados: é difícil modificar hábitos de consumo sem caminhos abertos para a mudança; e

4. A sustentabilidade ainda não está no DNA: o sistema atual não incentiva economias orientadas por valores.

Em paralelo aos desafios, encontramos também quatro principais caminhos e princípios para lidar de maneira sistêmica com essas questões aproveitando capital comunitário e os recursos coletivos, ativando conhecimento local, transformando o negócio e olhando para a cadeia de produção como uma rede.

Acesse o mapeamento

Os vencedores do desafio global

foram selecionados por uma banca

de juízes, entre os quais estiveram

Leslie Johnston, Diretora Executiva

da C&A Foundation, Amy Hall,

Diretora de Responsabilidade Social

da EILEEN FISHER, e Helio Mattar

do Instituto Akatu.

Page 20: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

20

Direitos Humanos na

América Latina:

impulsionando a transformação

No cenário atual da América Latina, os Direitos Humanos tomam uma perspectiva multidimensional, gerando contextos que requerem soluções inovadoras, capazes de incorporar novos e antigos debates, bem como inúmeros atores e demandas. Em parceria com a Fundação Ford, criamos um desafio com o objetivo de reconhecer iniciativas de inovação social e promover oportunidades para colaborações, impulsionando transformações nesse campo: 346 projetos inscritos, de 16 países, receberam apoio para desenvolvimento de suas iniciativas. De nove finalistas, quatro projetos eram brasileiros.

Mulheres Sem Prisão oferece apoio na reinserção social de mulheres que estiveram encarceradas. Empoderando Refugiadas apoia o empreendedorismo de mulheres refugiadas, além de promover o diálogo com empresas sobre sua contratação e como apoiá-las. Convivência com a Realidade Semiárida - Promovendo Acesso à Água, Solidariedade e Cidadania promove o uso sustentável dos recursos naturais locais de comunidades do semiárido paraibano, além do encontro com saberes locais e o desenvolvimento e a difusão de tecnologias sociais inovadoras de baixo custo.

Acesse o mapeamento

Selecionado entre os três projetos vencedores que receberão acima de US$ 40 mil em dinheiro para desenvolver suas inovações e ampliar suas estratégias, o Pesquisa como Direito tem como objetivo a formação em TI de jovens da periferia de Fortaleza e a mobilização de comunidades para a coleta de dados utilizando apenas o celular, possibilitando que desenvolvam soluções locais para seus desafios. Criada pelo Instituto Banco Palmas, fundado e liderado pelo Fellow Joaquim Melo, a iniciativa é fruto da edição de 2014 do programa Grow2Impact.

Em paralelo ao desafio, desenvolvemos o Mapeamento de Inovações Sociais em Direitos Humanos na América Latina, que levantou tendências, barreiras e soluções apontadas por empreendedores sociais e outras personalidades do campo para a defesa e avanços dos Direitos Humanos na região. Os relatos abordam temas como o reconhecimento e visibilidade de comunidades quilombolas na Paraíba, os direitos legais para comunidades LGBT no Piauí que geraram precedentes para o âmbito nacional, o empoderamento de mulheres indígenas na Guatemala e a liberdade de expressão e responsabilidade social da mídia na Venezuela.

Page 21: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

21

Nossas iniciativas

O Ashoka Support Network é uma comunidade global em rápido crescimento com mais de 350 líderes de sucesso de diferentes setores que se reúnem com o objetivo de atuarem como agentes de transformação, ampliando e acelerando o impacto social criado pela Ashoka e seus empreendedores sociais, protagonistas da transformação social no mundo.

Os investidores sociais ativos são convidados a vivenciar experiências e a se engajarem de maneira customizada em programas e projetos, como Conectar para Mudar, Globalizer e Grow2Impact.

“É realmente uma oportunidade para participar ativamente de algo maior na transformação do mundo. Como ASN é possível envolver-se com empreendedores sociais na medida da

disponibilidade e vontade de cada um. Todos nós temos o que compartilhar, seja tempo, recursos

financeiros, habilidades específicas, ideias, network…”

Alessandra MaggioreASN Brasil

“Quando você se torna um membro ASN, não só o dinheiro que você investe tem um enorme

impacto, mas você se torna parte da rede Ashoka e uma peça importante do quebra-cabeça. Tanto

quanto você dá, você recebe de volta.”

Maite ArangoMembro ASN e

Vice Presidente do Conselho Administrativo,

Grupo VIPS

350251

91%

73%

87%

4,2 milhões de dólares arrecadados para projetos da rede de Fellows Ashoka pelo ASN em 2014

Membros ASN

Países

Rede Global

dos membros ASN trabalham com Fellows Ashoka para acelerar e ampliar o impacto dos seus projetos sociais

dos membros ASN classificam sua interação com os Fellows Ashoka como muito valiosa

dos atuais membros querem renovar seu compromisso com a rede

Relação ganha-ganhaAlavancagem de múltiplos resultados

Page 22: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

22

“Foi uma experiência inspiracional e energética, e todos nós saímos com muitas

ideias fantásticas e ações para ajudar a tornar o mundo um lugar melhor!”

Alon ShklarekMembro ASN-Áustria

Ashoka Support Newtork Gobal

Summit 2016

No mês de junho de 2016, realizamos no Brasil o quarto Ashoka Support Network Global Summit. Foi a primeira edição do encontro global de integrantes da rede na América Latina, que aconteceu no Rio de Janeiro e São Paulo, ao longo de quatro dias.

Durante a “Jornada Transformadora” que compôs a primeira parte do evento, os mais de 50 participantes exploraram as duas cidades por meio de uma imersão no trabalho e desafios de Fellows Ashoka e no contexto de instituições que integram o programa Escolas Transformadoras.

No último dia em São Paulo, realizamos a conferência Reinventando empresas com propósito: como inovação e propósito estão mudando o mundo dos negócios? para um público de mais de 160 empresários, investidores, empreendedores sociais e organizações parceiras, promovendo um debate sobre o papel socioambiental de empresas e grandes corporações. Brazil - 2016

GlobalSummit

Page 23: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

23

Guia 2.5A Ashoka é uma das 11 organizações presentes no Guia 2.5: Guia para o desenvolvimento de negócios de impacto, idealizado pelo Instituto Quintessa com o objetivo de contribuir para o melhor direcionamento de empreendedores de negócios de impacto às organizações que lhes oferecem apoio, permitindo que tomem decisões mais qualificadas e tenham mais fácil acesso ao auxílio que necessitam. Além disso, o levantamento tem como objetivo trazer clareza sobre os tipos de suporte que cada ator do setor oferece e seus diferenciais.

Parcerias & Projetos

Especiais

Os principais tipos de suporte ao negócio que a Ashoka oferece:

Capacitação e treinamento: oportunidades de inspiração ou capacitação em conteúdos relacionados a empreendedorismo e gestão por meio de palestras, oficinas ou workshops.

Desenvolvimento pessoal do empreendedor: oferecimento de ferramentas com foco exclusivo no desenvolvimento do empreendedor.

Investimento:apoio por meio de recursos financeiros, como bolsa-auxílio, empréstimo, dívida conversível, ou equity.

Ponte com potenciais clientes e parceiros: apresentação a uma rede de potenciais clientes e parceiros para o negócio, incluindo benefícios por meio de descontos.

Ponte com potenciais investidores:apresentação para potenciais investidores no negócio.

Reconhecimento e divulgação: acesso facilitado a canais de mídia, prêmios ou meios de divulgação do negócio e/ou do empreendedor.

Rede de mentores: acesso a uma rede de mentores (profissionais com grande expertise e experiência em empreendedorismo ou temas de gestão que oferecem orientação e aconselhamento ao empreendedor).

Rede entre empreendedores: apresentação a uma rede de empreendedores, viabilizando a troca de experiências;

Suporte em gestão: oferecimento de suporte com foco no desenvolvimento da gestão do negócio, como no modelo de negócio, estratégia, criação de ferramentas de gestão ou formação de time.

Page 24: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

24

Parcerias & Projetos

EspeciaisA parceria Ashoka-McKinsey tem como objetivo principal desenvolver, disseminar, compartilhar e implementar conhecimento e técnicas de estratégia e gestão adaptados, do setor privado para o setor social.

Entre 2015 e 2016, foram desenvolvidas quatro iniciativas em que consultores McKinsey aplicaram seu conhecimento para ampliar impacto e escala de organizações sociais de Fellows Ashoka em sessões de resolução de problemas, suporte em gestão customizado, plano de escala internacional e workshops de capacitação estratégica.

O Globalizer América Latina é um evento que reúne anualmente um seleto grupo de Fellows Ashoka, consultores McKinsey, integrantes da rede ASN e executivos de sucesso comprometidos com transformação social para que compartilhem experiências e acelerem as estratégias de escala e expansão de seus empreendimentos sociais.

Em 2015, o evento foi em Buenos Aires, Argentina, e contou com a participação de 16 Fellows, sendo um do Brasil, Fábio Bibancos, da Turma do Bem.

Ashoka-McKinsey &

Company

Globalizer

“Toda a visão que a McKinsey traz, numa perspectiva mais voltada ao negócio, mais estruturada e que ajuda muito o empreendedor foi aplicada, e isso é gratificante. Também

aprendemos muito vendo essa atitude mais empreendedora de correr atrás de uma ideia e a paixão que eles têm pela transformação social.”

Consultor McKinsey & Company

“Trabalhar com a Turma do Bem foi especialmente gratificante. Foi relativamente fácil chegarmos a uma estratégia que não só possibilitasse os resultados globais como garantisse

que a organização mantivesse controle sobre os bechmarks de qualidade.”

Ronald SalemMembro ASN

20anos deparceria no Brasil

18 organizações apoiadas no Brasil

53 consultores voluntários engajados

500 horas de voluntariado estratégico

Em 2015 e 2016, foram...

Page 25: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

25

A Ashoka acredita no desenvolvimento de alianças entre diversos públicos para colaboração na construção de soluções inovadoras. A parceria com o Instituto Conceição Moura promoveu a cocriação de soluções para desafios da comunidade da região de Belo Jardim (PE).

Guiados pela metodologia do design thinking, moradores da comunidade elencaram os desafios

Making More Health

Instituto Conceição Moura

Desde 2010, a Boehringer Ingelheim e a Ashoka trabalham juntas em uma parceria global chamada Making More Health. O objetivo dessa iniciativa é identificar ideias e projetos inovadores que estão transformando a área da saúde no mundo.

No Brasil o programa usa a bandeira Mais Saúde, e desenvolvemos uma parceria local para inspirar e amplificar a troca de experiências entre colaboradores da Boehringer Ingelheim com as inovações em soluções sociais de Fellows Ashoka que fazem parte do programa.

Entre as atividades da parceria destacam-se ações com a participação dos quatro Fellows MMH Brasil: João Paulo Ribeiro (Horas da Vida), Gisela Solymos (CREN - Centro de Recuperação e Educação Nutricional), Simone Berti (Instituto Chefs Especiais) e Fernando Botelho (Projeto F123), além do envolvimento do empreendedor Jordí Marti do Projeto Dry Blood Spot Screening, Fellow da parceria MMH na Espanha. As iniciativas mobilizaram o público interno do escritório e fábrica da empresa na realização de atividades inspiracionais e práticas, que desenvolvem empatia e colaboração, protagonizando transformações positivas.

Parcerias & Projetos

Especiais

da região e se conscientizaram acerca do papel que cada um desempenha na construção de uma sociedade mais responsável, para que atuem ativamente na construção da comunidade que desejam. O encontro contou com a participação de moradores, estudantes, educadores, empreendedores, artistas, funcionários e profissionais colaboradores da Moura e representantes do governo.

Page 26: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

26

Parcerias & Projetos

Especiais

Os Diálogos Transformadores, parceria com a Folha de S.Paulo, consistem em uma série de eventos que combinam entrevista, debate e casos inspiradores para discutir temas urgentes da agenda socioambiental atual, num viés de inspiração para soluções.

O primeiro evento, realizado em novembro de 2015, teve como tema a reciclagem. A segunda edição, em maio de 2016, discutiu desafios e apontou caminhos para o combate ao desmatamento no Brasil. A partir de cada encontro com especialistas, foi produzido um minidocumentário para a websérie de mesmo nome, publicada na TV Folha.

Diálogos Transformadores

“Precisamos pensar um novo modelo de desenvolvimento. Não vejo outra saída que não seja trabalhar na redução da geração de resíduos pela indústria.”

Nabil Bonduki

ex-secretário Municipal de Cultura de São Paulo

“Um ponto fundamental para chegar ao desmatamento zero é a mudança de mentalidade. Nada melhor do que comunicação para mostrar o porquê de desmatamento zero ser tão importante na vida das pessoas.”

Suzana PáduaFellow Ashoka e

presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas

Acesse o canal exclusivo dos Diálogos Transformadores na TV Folha

Page 27: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

27

Visionaris

Assessoria Jurídica BMA

“O Visionaris busca premiar as organizações sociais que são capazes de reinventar regimes de mudança social, já que é a única forma para que tenham êxito a longo prazo. Buscamos identificar empreendedores sociais que colocam em prática mecanismos que possibilitem o projeto consistente de soluções inovadoras a problemas sociais.”

Kai Grunauer BrachettiDiretor de Filantropia do UBS

“Para nós, o Grow2Impact proporcionou uma oportunidade única de não apenas sair da nossa zona de conforto, do trabalho que estamos mais habituados no dia a dia, mas, principalmente, de poder ajudar na construção de ideias brilhantes. É muito gratificante ver que com um pouco de esforço e trabalho em equipe conseguimos vestir as ideias dos Fellows com uma roupagem jurídica que fosse capaz de ajudar a realização dos sonhos daquelas pessoas.”

Felipe de Albuquerque DestriAdvogado da Área Tributária BMA

Parcerias & Projetos

EspeciaisO Visionaris – Prêmio UBS ao Empreendedor Social foi criado em 2004 para firmar o compromisso do banco UBS com a responsabilidade social no mercado brasileiro. A iniciativa foi implementada em parceria com a Ashoka e pretende estimular o empreendedorismo social, principalmente aquele marcado por uma visão de mundo inovadora, criativa e determinada a solucionar desafios contemporâneos. Dessa forma, o projeto busca identificar empreendedores sociais que conseguiram alcançar um impacto social significativo e que tenham elaborado estratégias para replicar seus modelos de impacto social.

Amplamente reconhecido e premiado por seus serviços e atuação jurídica, o escritório de advocacia BMA é parceiro da Ashoka, fornecendo colaboração em estratégia jurídica pro bono para a organização, seus programas e sua rede de Fellows no Brasil. No último ano, foram contabilizadas 625 horas de voluntariado.

Page 28: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

28

“A parceria da ARYMAX com a Ashoka significa

para nós a possibilidade de ampliarmos conhecimentos

e experimentações e colaborarmos para a construção de uma geração de líderes mais

engajados e comprometidos com o bem comum.”

Ruth GoldbergDiretora executiva

da Fundação Arymax Organizações e programas que participaram de articulação de apoio da parceria

Parcerias & Projetos

Especiais

A Fundação ARYMAX impulsiona a transformação social pelo apoio ao campo da liderança jovem e fortalecimento de organizações de referência. Em 2015, cocriamos a Rede de Apoio ARYMAX–Ashoka: uma colaboração com o Programa Jovens Talentos ARYMAX, parceiros e conselho da fundação para alavancar o impacto de empreendedores sociais e aprofundar, entre os participantes de todas as organizações envolvidas, o engajamento com a transformação social, multilateralmente e por meio da ativação de redes.

Ao longo de cinco meses, os participantes protagonizaram três encontros presenciais e uma vivência experiencial, em que compartilharam conhecimentos, expandiram suas redes e colaboraram no desenvolvimento de soluções de gestão de conhecimento para ampliar o impacto do Fellow Ashoka Felipe Bannitz, fundador do ISES – Instituto de Socioeconomia Solidária. Sua organização já viabilizou mais de R$ 45 milhões em investimento social direto em Negócios Inclusivos a partir da incubação de mais de 120 iniciativas em cerca de 70 municípios de todas as regiões do país.

Rede de Apoio ARYMAX-Ashoka

Rede de Apoio ARYMAX - Ashoka

Fundação ARYMAX

Ashoka

Parceiros

Indivíduos

JovensTalentos

ISES

Page 29: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

29

Parceiros institucionais:

Parceiros estratégicos:

Parceiros de mídia e divulgação:

Page 30: RELATÓRIO INSTITUCIONAL ASHOKA BRASIL

30

Ashoka Brasilbrasil.ashoka.orgfacebook.com/ashokabrasiltwitter.com/ashokabrasilinstagram.com/ashokabrasil