RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes...

24
RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL 2012

Transcript of RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes...

Page 1: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

RELATÓRIOSOCIOAMBIENTAL2012

Page 2: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

Olá,

O Instituto Autoglass é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública pelo município de Vila Velha, Espírito Santo e mantida pelo Grupo Autoglass, que tem como foco atuar nas áreas de prestação de serviços junto ao mercado segurador e comércio de vidros e peças automotivas.

Apresentamos nesse relatório o que fizemos durante 2012 para promover a educação ambiental e o desenvolvimento social. Acreditamos na parceria entre empresa e cidadãos e também na parceria com instituições públicas que buscam executar as tarefas sociais com foco na proteção da sociedade e do ambiente em que vivemos.

Assim, o Instituto Autoglass apoiou e participou de feiras, seminários, encontros, campanhas e também planejou e executou projetos de educação ambiental em escolas públicas. Além disso, procuramos contribuir com o nosso Estado trazendo para conferências locais temas da atualidade e modernas técnicas de reciclagem na Europa. A exemplo disso, citamos a palestra do especialista Marc Pena, diretor-presidente do Grupo Pena de Bordeaux, na França, no Seminário de Resíduos Sólidos realizado na cidade de Vitória, ES.

O Instituto conheceu ainda diversas experiências bem sucedidas em benefício do Planeta na Feira Pollutec de Tecnologia, Energia e Desenvolvimento Sustentável ocorrida na cidade de Lyon - França. Também conheceu uma recicladora de carros, visitando a empresa Re-Source-Indra na cidade de Vierzon - França.

Não nos cansamos de buscar informações sobre as melhores práticas ambientais existentes no Brasil e no mundo e, sempre que possível, nos fazemos presentes, por meio do Instituto Autoglass, porque sabemos que precisamos contribuir para um mundo melhor, mais humanizado, para hoje e para sempre.

Kleber ChieppePRESIDENTE DO I.A.

Obrigado.

Palavra doPresidente

2

Page 3: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

Missão:

Visão:

Área de atuação:

Objetivos:

2012

VIDRITO

Proporcionar educação, através de estudos, informações e soluções inteligentes, que promovam a sustentabilidade socioambiental em equilíbrio com o desenvolvimento econômico.

Ser exemplo de capacidade inovadora no desenvolvimento de soluções educacionais e ações socioambientais para a transformação da consciência social.

Análise e estudo do setor automotivo;Educação socioambiental;Consciência da reciclagem de materiais.

Promover atividades educacionais em escolas de ensino fundamental e médio;Apoiar projetos de fomentação à educação ambiental;Promover e apoiar palestras e discussões sobre responsabilidade ambiental da sociedade na preservação dos ecossistemas;Realizar internamente estudos, pesquisas e projetos sobre os indicadores socioambientais;Contribuir para a promoção de trabalhos ligados à reciclagem de materiais automotivos.

RELATÓRIOSOCIOAMBIENTAL

3

Page 4: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

AtividadesSociais

Apoio SocialO Instituto doou para a Casa Missionária Bálsamo de Gileade, em Vila Velha-ES, um total de 772 peças de roupas concedidas pelo Grupo Autoglass, entre elas calças jeans, camisas de malha e pares de botinas. Essa instituição trabalha na recuperação de pessoas com dependência química, através de projetos que possam capacitá-las para o retorno à sociedade.

DoaçãoO Instituto doou para a Diretoria Geral de Engenharia e Arquitetura (DIGEA/SEJUS) do Complexo Penitenciário de Viana-ES, 120 calças jeans para serem utilizadas pela equipe do projeto de manutenção e limpeza dos estabelecimentos prisionais capixabas.

SaúdeO Instituto destinou ao Abrigo à Velhice Desamparada Auta Loureiro Machado (Avedalma), de Cariacica-ES, 7.732 fraldas geriátricas arrecadadas pelos colaboradores da Autoglass durante a Gincana de Integração 2012. O Avedalma é uma instituição filantrópica, conduzida por voluntários com a finalidade de abrigar e amparar o idoso carente, suprindo suas necessidades vitais com amor, atenção e afeto.

ConvênioO Instituto Autoglass assinou um convênio com o Instituto de Desenvolvimento Social Casa Verde de Vitória-ES, que prevê apoio para a realização de treinamento, capacitação e pesquisas, visando disseminar o conhecimento tecnológico, além de fortalecer e potencializar o projeto para informatização de crianças, adolescentes e adultos das comunidades da Grande São Pedro.

4

Avedalma

Convênio

Page 5: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

EducaçãoO Instituto fez doações de materiais para campanha de educação ambiental do Projeto Jogue Limpo com a Vida da IBPC de Vila Velha-ES, com a finalidade de contribuir para a educação e consciência ambiental de jovens e adultos do município.

Projeto Maria-MariasProjeto da Secretaria de Justiça do Espírito Santo – SEJUS que visa à formação profissional e capacitação ao trabalho

de internas da Penitenciária Feminina de Cariacica - ES. O Instituto Autoglass participou do programa com a doação de madeiras de Pinus, resíduos das caixas armazenadoras dos vidros automotivos, para serem utilizadas em oficinas desenvolvidas dentro do projeto, como parte do programa de ressocialização do Estado executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI-ES. Os resíduos das madeiras foram concedidos pelo Grupo Autoglass conforme convênio firmado entre a Diretoria de Ressocialização do Sistema Penal - DIRESP, ligada à SEJUS, e o Instituto Autoglass.

Café solidárioO Instituto Autoglass participou do Projeto Desjejum Fraterno realizado por voluntários dentro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, em Vitória-ES. O projeto consiste

em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão, manteiga, biscoitos, café, leite e frutas. Ainda para a Santa Casa, o Instituto contribuiu com as peças de identificação visual para o Bazar do hospital.

AtividadesSociais

5

Projeto Maria-Marias

Page 6: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

ProfissionalizaçãoO Grupo Autoglass realizou, através do Instituto, uma gincana social interna que resultou na coleta de 3.365 garrafas Pet. Esse quantitativo foi doado para a União de Cegos D. Pedro II, de Vila Velha-ES, responsável pela fabricação de vassouras artesanais e ecológicas, além de promover outras atividades internas como ações de profissionalização, educação especial, saúde, esporte, promoção e inclusão social de pessoas portadoras de deficiência visual.

Em redeO Instituto apoiou a realização do I Enconectar, promovido pelo Grupo Terceiro Setor Conectado na cidade de Serra-ES com a doação de material de identificação visual para o encontro. O Enconectar tem como objetivo discutir a importância do trabalho em rede, visando fortalecer as práticas comuns às Instituições.

Utilidade públicaNo mês de agosto de 2012, a juíza de Direito da Vara da Infância e Juventude de Vila Velha, Dra. Richarda Aguiar Littig, assinou o ato que reconhece o Instituto Autoglass como uma entidade de utilidade pública.

AtividadesSociais

6

União de Cegos D. Pedro II União de Cegos D. Pedro II

Page 7: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

SeminárioTambém em 2012, o Instituto participou do VIII Seminário Nacional e VII Workshop Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, promovido pelo Instituto Ideias, de Vitória-ES. Além de um espaço com exposição dos seus programas educativos, o Instituto trouxe à capital capixaba o diretor-presidente do Grupo Pena de Bordeaux, na França, Marc Pena, para realizar uma palestra sobre “A política de Reciclagem na França”. O palestrante destacou as novas tecnologias europeias de reciclagem e as práticas para um bom desenvolvimento sustentável, envolvendo os poderes públicos, empresários e a sociedade.

IntercâmbioO Instituto organizou ainda uma intensa agenda no Espírito Santo para o empresário Marc Pena, do Grupo Pena, oportunidade em que mais uma vez ele divulgou as práticas do setor na Europa. Pena, que também é diretor da Federação Francesa de Reciclagem, se reuniu com representantes da Cesan, do Ministério Público, do Governo do Estado, com o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo, Marcos Guerra e empresários capixabas para troca de experiências. O empresário visitou ainda as instalações do Grupo Autoglass.

Praia LimpaDurante o verão de 2012, o Instituto Autoglass contribuiu para a Campanha Praias Limpas, realizada pela Prefeitura Municipal de Vitória-ES. O Instituto apoiou o evento com a distribuição de sacolas de TNT para uso na praia ou no carro, como forma de orientar, informar e sensibilizar banhistas a manter a limpeza das praias. A campanha também abordou o combate à dengue e a prevenção ao câncer de pele.

CidadãoO Instituto Autoglass participou da I Ação Integrada pela Defesa do Consumidor, que teve como tema “Consumo Infantil - Isso não é brincadeira”. A atividade foi realizada pelo Procon Estadual no Parque Tancredão de Vitória-ES. O Instituto foi um dos parceiros e promoveu, em seu espaço, uma dinâmica educativa sobre consumo consciente. O público participante foi estimado em 5.000 pessoas.

Feiras eEventos

7

Seminário

Page 8: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

PollutecEm busca de novos conhecimentos sobre o mundo sustentável, o Instituto Autoglass enviou sua assessoria para participar da Pollutec 2012, feira realizada em Lyon, França, sobre eco-tecnologia, energia e desenvolvimento sustentável. O Instituto Autoglass participou, ao lado de representantes do Ministério Público do Espírito Santo, de palestras e visitas a estandes de empresas e organizações não-governamentais que atuam no setor de reciclagem e de tratamento de resíduos, acompanhando as novidades que acontecem em todo o mundo.

Reciclagem de carros na FrançaNa pequena cidade de Vierzon, a pouco mais de 100 km de Paris, está sediada a recicladora de veículos Re-Source-Indra, associada às empresas Renault e Veólia. A assessoria do Instituto Autoglass foi recebida no local pelo diretor da empresa, Olivier Gaudeau, que explicou os processos de reciclagem automotiva. No local, são recebidos carros de seguradoras destinados à reciclagem ou veículos em processo jurídico. A Re-source não compra carros para serem reciclados. Na oficina, os veículos são identificados, desmontados e as peças e acessórios colocados no mercado para a venda na Europa e África. A nova legislação francesa obriga a reciclagem de 100% dos veículos automotivos.

CriançaO Instituto, em parceria com o Grupo Autoglass, seus funcionários e clientes, integraram-se à “Campanha Corrente do Bem”, promovida pela Associação de Assistência à Criança Deficiente - AACD, com a finalidade de ajudar a levantar recursos financeiros destinados à manutenção dos projetos mantidos pela entidade e à construção de uma unidade em Vitória-ES. A Associação precisa de uma sede própria para atender no Estado de forma a manter os atendimentos com padrão de excelência nacional e internacional no tratamento de pessoas portadoras de deficiência física.

Dia da CidadaniaO Instituto Autoglass participou pelo segundo ano das atividades do Dia da Cidadania SulAmérica, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na oportunidade, a entidade realizou a dinâmica “Eco Memória: Memorize uma atitude sustentável”, um programa educativo em ritmo de brincadeira idealizado pela equipe do Instituto, que consiste em ensinar os moradores de uma cidade a descartar corretamente os materiais recicláveis.

Feiras eEventos

8 Dia da Cidadania

Page 9: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

PrêmioO Instituto se fez presente na Comissão Julgadora da 6ª edição do Prêmio “SINEPE-ES em Ação”, evento realizado pelo Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (SINEPE-ES) para prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelas instituições de ensino que promovem a inclusão social e a preservação do meio ambiente.

Feira do VerdeDe 23 de novembro a 02 de dezembro, o Instituto Autoglass participou da XXIII Feira do Verde de Vitória-ES que teve como tema “Cidades em Busca da Sustentabilidade”. No estande, foram apresentados ao público os projetos de educação ambiental desenvolvidos e o Programa Reciglass que têm como foco promover a logística reversa da Rede Autoglass, recolhendo e destinando para a reciclagem todos os vidros automotivos substituídos nas suas lojas em todo o Brasil. No evento, os visitantes da feira, em sua maioria estudantes de escolas públicas e privadas da grande Vitória, aproveitaram para participar do jogo educativo “Eco Memória - Memorize uma atitude sustentável” que teve como proposta abordar, entre vários aspectos, a necessidade de um consumo consciente para uma cidade mais sustentável. O público visitante do evento foi estimado em 200.000 pessoas.

Feiras eEventos

9

Feira do Verde

Feira do Verde Feira do Verde

Page 10: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

O Grupo Autoglass promove projetos e atividades internas e externas com foco na consciência ambiental, social, cultural e na integração do corpo de funcionários visando um melhor clima interno de trabalho e desenvolvimento pessoal. Essas ações são realizadas pelo Instituto Autoglass, entidade mantida pela empresa, juntamente com o departamento de Recursos Humanos e outras áreas administrativas. Em 2012, foram realizadas as seguintes ações:

TreinamentoO Grupo Autoglass realiza, através do Centro de Treinamento Tecnológico, módulos de treinamento com todos os novos colaboradores, visando a sua capacitação técnica e aprimoramento. O Instituto integra esse treinamento com o módulo Educação Ambiental, visando disseminar conhecimentos sobre práticas sustentáveis, como cuidados com o meio ambiente, descarte adequado de resíduos, coleta seletiva e reciclagem.

SustentabilidadeDurante 2012, o Instituto promoveu ação para o recolhimento de equipamentos de informática, eletrônicos e de telefonia inservíveis, viabilizando a destinação adequada e a reciclagem destes resíduos. O Grupo Autoglass, através do Instituto, ofereceu gratuitamente o transporte dos bens obsoletos até o projeto Cidadão Eco de São Paulo, responsável pela descaracterização, desmontagem das peças e envio para reciclagem. Em 2012, foram cerca de 1.270 itens destinados à reciclagem sendo: 241 equipamentos eletrônicos, 720 equipamentos de informática e 309 equipamentos telefônicos.

IntegraçãoSustentabilidade foi o tema da Gincana de Integração Autoglass promovida pela equipe de Gestão de Pessoas do Grupo Autoglass em parceria com o Instituto. A gincana reuniu quatro grupos de empregados representando as cores indicativas da coleta seletiva. As tarefas destinadas aos grupos incluíam a prática da solidariedade, como arrecadação de fraldas geriátricas e garrafas pet para doação, além da criação de objetos com resíduos reaproveitáveis e elaboração de poemas ecológicos. A finalidade da gincana foi proporcionar momentos de descontração, promover integração entre funcionários e familiares, bem como disseminar ações socioambientais e boas práticas sociais.

Campanhas eAções Internas

10

Integração

Page 11: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

Semana Nacional do Meio AmbienteO Instituto Autoglass aproveitou a Semana Nacional do Meio Ambiente para promover uma exposição de objetos ecológicos confeccionados pelas internas da Penitenciária Feminina de Bubu, em Cariacica-ES. Os objetos são resultados do curso profissionalizante de marcenaria organizado pela Secretaria de Estado da Justiça - SEJUS, em parceria com o SENAI-ES, utilizando os resíduos de madeiras provenientes de caixas armazenadoras de vidros automotivos doadas pela Autoglass. Além disso, o Instituto promoveu, na Semana do Meio Ambiente, oficinas de artesanato com aplicação da técnica de mosaico ecológico (reaproveitamento de embalagens plásticas), e ainda sorteou peças da exposição, finalizando as atividades com um passeio ecológico para funcionários da empresa.

Campanhas eAções Internas

11

Semana Nacional do Meio Ambiente

Semana Nacional do Meio Ambiente

Semana Nacional do Meio Ambiente

Semana Nacional do Meio Ambiente

Page 12: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

Integração NacionalA logística reversa do vidro automotivo realizada pelo Grupo Autoglass foi destaque no vídeo institucional da seguradora SulAmérica de São Paulo. No vídeo, a diretora Francine Carreira De Rosso falou em nome da empresa e ressaltou o compromisso empresarial com o meio ambiente, explicando que os para-brisas trocados nas lojas Autoglass são levados pela própria empresa para a reciclagem na usina Massfix, que fica na cidade de Guarulhos, em São Paulo.

CulturaNo Dia do Índio, o Instituto promoveu para o Grupo o Concurso Cultural “Somos da Tribo Autoglass” oportunidade em que filhos, afilhados e sobrinhos dos funcionários deveriam se caracterizar como índios, com criatividade e espontaneidade, e enviar o registro fotográfico para a escolha das melhores ideias. O concurso premiou o primeiro colocado e distribuiu brindes aos demais participantes.

SolidariedadePelo 4º ano consecutivo, o Instituto Autoglass promoveu a campanha de Inverno do Grupo Autoglass, ação que mobilizou os funcionários durante 20 dias. O movimento de solidariedade resultou na arrecadação de aproximadamente 688 peças de roupas femininas e masculinas, diversos pares de calçados e acessórios para homens e mulheres, além de roupas de cama. Os materiais arrecadados foram doados à entidade assistencial Montanha da Esperança, de Cariacica-ES, que oferece moradia, lazer e educação a crianças e adolescentes que viviam em situação de vulnerabilidade social, seja por abandono, violência ou negligência familiar.

ReciclagemCom o objetivo de fortalecer as ações de reciclagem do vidro automotivo, o Grupo Autoglass decidiu ampliar as ações do Programa Reciglass, que promove a logística reversa de todos os vidros trocados em sua rede de lojas. A medida, que foi implantada no mês julho de 2012, ampliou a atuação do programa em todo o Brasil, disponibilizando pontos de arrecadação para o recebimento do resíduo gerado por qualquer empresa do seguimento interessada em destinar corretamente os vidros. A determinação, entretanto, não inclui vidros contaminados. Os interessados em saber onde estão localizados os pontos de arrecadação devem entrar em contato com o Instituto.

Campanhas eAções Internas

12

Dia do Índio

1212

Page 13: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

Lei de ResíduosA diretoria do Instituto Autoglass tem acompanhado de perto a implantação no Brasil da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em dezembro de 2010, de forma a se integrar ao movimento por meio de boas práticas ambientais com a destinação correta dos lixos sem impacto para o meio ambiente. Dessa forma, representantes do Instituto participaram de um treinamento sobre A Nova Lei de Resíduos Sólidos e seus Impactos, em São Paulo, oportunidade em que importantes itens da legislação foram debatidos e ainda apresentados casos de sucesso já implantados em algumas poucas cidades brasileiras. A política de logística reversa do Grupo Autoglass também foi um dos cases apresentados, como uma atitude que se enquadra na Política Nacional, Lei nº 12.305/10.

ConsciênciaO Instituto Autoglass realizou no Dia Mundial da Água uma enquete com funcionários do Grupo Autoglass sobre os hábitos de consumo desse recurso, com a finalidade de criar uma consciência sobre o uso racional desse bem. A pesquisa mostrou que a maioria dos colaboradores contribui para o consumo racional da água: 74,57% dos entrevistados disseram manter a torneira fechada ao escovar os dentes; ao lavar as roupas, 88,62% afirmaram juntar uma boa quantidade de peças, a fim de economizar água durante a lavagem. A pesquisa também mostrou atitudes que precisam ser modificadas: 32,34% dos entrevistados disseram utilizar a mangueira para lavar o carro e apenas 11,38% o fazem utilizando balde, atitude que permite maior controle da quantidade de água utilizada no enxague do veículo.

Dia do VoluntárioO Instituto prestou uma homenagem aos colaboradores do Grupo Autoglass engajados em ações voluntárias realizadas no ano de 2012. Com uma exposição de fotos de todos os voluntários participantes em ações diversas e distribuição de brindes personalizados, o Instituto Autoglass agradeceu o empenho dos participantes, ao mesmo tempo em que estimulou a participação de outros colaboradores na realização de atividades sociais e ambientais integrando o voluntariado.

Campanhas eAções Internas

Dia do Voluntário

1312

Page 14: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

Desde a sua fundação, em 2008, o Instituto Autoglass desenvolve o Projeto de Educação Ambiental em escolas da Região Metropolitana da Grande Vitória-ES. Entre março e dezembro de 2012, o Instituto esteve presente em 22 escolas, desenvolvendo palestras sobre coleta seletiva e reciclagem, promovendo dinâmicas educativas e realizando gincanas ecológicas, com o objetivo de conscientizar e engajar crianças e adolescentes em projetos de cidadania e respeito ao meio ambiente. Participaram das atividades 12.147 estudantes que arrecadaram nas gincanas 6.925 quilos de materiais recicláveis. O projeto contou com o trabalho voluntário de 185 colaboradores da Autoglass e finalizou as atividades com passeios ecológicos para os vencedores.

Escolas atendidas no ano:

527 Alunos.

1.418 Alunos.

70 Alunos

651 Alunos

606 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

1.250 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

737.15 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

Centro EducacionalLeonardo da Vinci

EMEFTancredo Almeida Neves

EMEFAdão Benezat

SESIJardim da Penha

VITÓRIA/ES

Educação Ambiental nas escolas

14

Page 15: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

15

EMEF Adão Benezat

Tancredo Almeida Neves

SESI Jardim da Penha

Centro Educacional Leonardo da Vinci737.15 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

Page 16: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

910 Alunos.

439 Alunos.

257 Alunos.

1.100 Alunos

377 Alunos

577 Alunos.

632 Alunos

973 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

220.25 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

1.280Kg de materiais destinadosà reciclagem.

934 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

1.495 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

945.4 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

549.05 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

EMEF N. Horizonte(CAIC Augusto Calmon)

ColégioÁpice

EEEFMFrancisco Nascimento

EEEFMZumbi dos Palmares

EEEFMMaria Penedo

EEEFMAntônio Luiz Valiati

EEEFCarapebus

SERRA/ES

16

Page 17: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

17

EEEF Carapebus

EEEFM Francisco Nascimento

EEEFM Zumbi dos PalmaresColégio Ápice

EEEFM Maria Penedo

934 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

1.495 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

945.4 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

549.05 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

Page 18: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

686 Alunos. 199 Alunos232 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

110 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

EMEFEuzébia Lyrio

EMEFMarcílio de Noronha

VIANA/ES

Educação Ambientalnas escolas

18

EMEF Marcílio de Noronha EMEF Euzébia Lyrio

Page 19: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

245 Alunos.

300 Alunos.

479 Alunos246 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

324.75 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

679.25 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

EEEFMFrancelina C. Setúbal

UMEFProf. Antônio Lorenzutti

UMEFMª Luiza S. Vellozo

433 Alunos267.7 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

EEEFGaldino Antônio Vieira

VILA VELHA/ES

19UMEF Mª Luiza dos Santos Vellozo EEEFM Prof. Antônio Lorenzutti

110 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

Page 20: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

501 Alunos.

340 Alunos. 583 Alunos.

735 Alunos896 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

358.5 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

964.61 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

1050 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

EMEFRenascer

EMEFSebastião R. Sobrinho

EMEFAyrton Senna

EEEFMProf. Augusto Luciano

688 Alunos352 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

EMEFMaria Guilhermina Castro

CARIACICA/ES

20EMEF Ayrton Senna EEEFM Prof. Augusto Luciano

Page 21: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

Pensando hoje nomundo de amanhã!

1050 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

352 Kg de materiais destinadosà reciclagem.

21

Page 22: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

» DIRETORIA EXECUTIVA

PresidenteKleber Chieppe Carreira da Silva

Diretor TécnicoFernando Chieppe Carreira da Silva

Diretora de Relações InstitucionaisFrancine Carreira De Rosso

» EQUIPE

Analista Socioambiental/CoordenaçãoEliane Araújo

Assistente SocioambientalFrancielle Plaster Schneider

Analista de ComunicaçãoPriscila Ricardo Silveira

Assessoria de ImprensaCarminha CorreaLenilde De LeónPaloma Minke

Pauta e RedaçãoCarminha CorreaEliane Araújo

Projeto Gráfico/DiagramaçãoMarcelo Quintão

RevisãoEliane AraújoPaloma Minke

Revisão FinalKleber Chieppe Carreira da Silva

FotosArquivo Instituto Autoglass

ImpressãoGráfica Grafitusa

Tiragem500 exemplares

22

Page 23: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,

23

Page 24: RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL - Instituto Autoglass · O projeto consiste em proporcionar aos pacientes e acompanhantes carentes atendidos diariamente no hospital um desjejum com pão,