Reportagem Revista Super Varejo

2
70 SUPERVAREJO JANEIRO/FEVEREIRO 2013 SUCOS JANDAIA Perfil ORGULHO CEARENSE Empresa nordestina fabricante de sucos cresceu valorizando uma fruta genuinamente brasileira [ Por Fábio de Lima [email protected] ] J andaia é uma ave brasileira que mede aproximadamente 30 cm e poucas vezes ultrapassa os 130 g. O verde e o amarelo são as cores mais comuns das penas desse pás- saro, que está presente em vários estados brasileiros, mas no Nordeste é visto com mais frequência. A jandaia adora comer frutas, mas a sua preferida é o caju. Por esse motivo, o nome foi escolhido para batizar uma empresa de suco que surgiu há mais de 70 anos. Em 1941, no Estado do Ceará, Pedro Fi- lomeno Gomes era um empresário muito bem-sucedido que atuava em setores co- mo os de tecido, tabaco e cacau. Entre os empreendimentos, havia um grande lote de terras tomado por carregados pés de cajueiros nativos. O astuto empresário cearense havia comprado as terras pensando em desma- tá-las para fazer lenha, mas ao perceber Fazendo a sua parte A empresa Sucos Jandaia não se orgulha apenas de sua história corporativa, mas também de sua preocupação com o social e com as pessoas da região em que está inserida. Desde 2007, ela pratica um projeto social que virou referência no Brasil e no exterior. Ela apoia integralmente o Instituto de Educação Portal (IEP), que tem como principal objetivo qualificar e inserir, no mercado de trabalho, jovens de 17 a 21 anos. “Quando foi criado, pensávamos atender de 100 a 200 jovens por ano. Nesses cinco anos, já passaram por aqui três mil alunos”, orgulha-se a diretora do IEP, Monica Rabelo. O projeto tem parceria com o governo do Estado e com prefeituras cearenses, além de várias empresas privadas. O aluno tem aulas teóricas na sede do instituto e práticas nas empresas. Desde o início foram criadas ações de Marketing para atrair os jovens para o projeto, mas tudo deu tão certo que hoje a demanda é mui- to maior do que a oferta de vagas. Para participar do projeto, o jovem passa por um processo seletivo que até se assemelha a um vestibular. “No IEP, preparamos o jovem para o mercado de trabalho e para a vida. Nosso slogan é: desenvolver gerações”, conclui Monica Rabelo.

Transcript of Reportagem Revista Super Varejo

Page 1: Reportagem Revista Super Varejo

70 SuperVarejo janeiro/fevereiro 2013

SUCOS JANDAIAperfil

OrgulhO CearenseEmpresa nordestina fabricante de sucos cresceu valorizando uma fruta genuinamente brasileira [ Por Fábio de Lima [email protected] ]

Jandaia é uma ave brasileira que mede aproximadamente 30 cm e poucas vezes ultrapassa os 130 g. O verde e o amarelo são as cores mais comuns das penas desse pás-

saro, que está presente em vários estados brasileiros, mas no Nordeste é visto com mais frequência. A jandaia adora comer frutas, mas a sua preferida é o caju. Por esse motivo, o nome foi escolhido para batizar uma empresa de suco que surgiu há mais de 70 anos.

Em 1941, no Estado do Ceará, Pedro Fi-lomeno Gomes era um empresário muito bem-sucedido que atuava em setores co-mo os de tecido, tabaco e cacau. Entre os empreendimentos, havia um grande lote de terras tomado por carregados pés de cajueiros nativos.

O astuto empresário cearense havia comprado as terras pensando em desma-tá-las para fazer lenha, mas ao perceber

Fazendo a sua partea empresa Sucos jandaia não se orgulha apenas de sua história corporativa, mas também de sua preocupação com o social e com as pessoas da região em que está inserida. Desde 2007, ela pratica um projeto social que virou referência no Brasil e no exterior. ela apoia integralmente o instituto de educação Portal (ieP), que tem como principal objetivo qualificar e inserir, no mercado de trabalho, jovens de 17 a 21 anos. “Quando foi criado, pensávamos atender de 100 a 200 jovens por ano. nesses cinco anos, já passaram por aqui três mil alunos”, orgulha-se a diretora do ieP, Monica rabelo.

o projeto tem parceria com o governo do estado e com prefeituras cearenses, além de várias empresas privadas. o aluno tem aulas teóricas na sede do instituto e práticas nas empresas. Desde o início foram criadas ações de Marketing para atrair os jovens para o projeto, mas tudo deu tão certo que hoje a demanda é mui-to maior do que a oferta de vagas. Para participar do projeto, o jovem passa por um processo seletivo que até se assemelha a um vestibular. “no ieP, preparamos o jovem para o mercado de trabalho e para a vida. nosso slogan é: desenvolver gerações”, conclui Monica rabelo.

Page 2: Reportagem Revista Super Varejo

janeiro/fevereiro 2013 SuperVarejo 71

1941 Fundação da Sucos Jandaia, na cidade de Pacajus, no Ceará

1950 Conquista do mercado do Rio de Janeiro com o suco envasado de caju

1960-1970 Crescimento da empresa em outros Estados, incluindo São Paulo

1980 Reformulação administrativa da empresa

2007 Criação do Instituto de Educação Portal (IEP) para ajudar jovens no mercado de trabalho

2013 Diversificação de produtos e um reposicionamento de mercado, visando aumentar a participação em São Paulo

Fonte desta matériaSucos Jandaia: 0800 2755444

a oportunidade, mudou de ideia. Plantou ainda mais pés de caju e fundou uma fá-brica para processar a fruta e fazer seu suco com a polpa, algo até então pioneiro no Brasil da época. Estava, assim, funda-da a empresa Sucos Jandaia.

O filho do empresário, Francisco Leite Figueiredo, passou a acompanhar de per-to o novo negócio da família e se envolveu tanto que construiu muitas das máquinas para fabricar o produto. Nos anos 1950, o suco de caju Jandaia já era vendido no Rio de Janeiro. “O meu avô, Francisco, revendia uma marca de cerveja da época só para ficar com as garrafas e envasar o suco”, conta, orgulhoso, o diretor Comer-cial da Jandaia e bisneto do fundador da empresa, Eduardo Figueiredo.

O suco fez tanto sucesso na cidade maravilhosa que se espalhou por outras regiões, chegando também a São Paulo e outros Estados. Os anos 1960 e 1970 fo-ram de grande prosperidade para a mar-ca Jandaia, e os sucos de caju caíram no gosto do consumidor brasileiro. Nos anos 1980, algumas mudanças administrativas limitaram um pouco o poder de ação da empresa por alguns anos. “Algumas trans-formações são difíceis, mas necessárias. A empresa se fortaleceu depois disso”, comenta Figueiredo.

Atualmente, a empresa está presente em praticamente todo o território brasi-leiro. A Sucos Jandaia produz 65 mil tone-ladas por ano, entre sucos concentrados e prontos para beber. Na cidade de Pacajus (CE), onde fica sua sede, tem plantados 2,5 mil hectares de cajueiros — o que equivale a 350 mil pés —, que rendem cerca de 3 milhões de quilos da fruta ao ano. Embora os números impressionem, essa produção é apenas 12% do caju que a empresa precisa para fabricar seus su-cos. Ela processa 25 milhões de quilos de caju ao ano e a fruta corresponde a 18% do faturamento da empresa.

A Jandaia fabrica mais de 30 produtos. Atualmente, o mercado brasileiro é a prio-ridade. As exportações, em 2012, foram muito pequenas, não ultrapassando 1% da produção. “A força do mercado interno nos ajudou a ter um crescimento de 25% no ano passado. Apesar das crises lá de fora e da seca no nordeste, tivemos um ano muito bom”, garante Figueiredo.

Hoje em dia, a região Sudeste corres-ponde por 30% do faturamento da em-presa. O Estado de São Paulo, por 15%. Mas um plano estratégico da Jandaia busca aumentar a participação de São Paulo no faturamento nacional. “Já es-tamos fazendo um trabalho mais próxi-mo com padarias e atacarejos. Em bre-

ve, também daremos uma atenção ainda mais especial aos supermercados. São Paulo sempre foi importante para nós, mas, de agora em diante, será ainda mais”, conclui Figueiredo.

JANDAIA: 18% do seu faturamento é com o suco de caju