resp bioquimica sabão

2
Perg 4; Saponifcação: a reação que produz sabão Uma vez que óleos e gorduras são ésteres, eles sofrem reação de hidrólise ácida ou básica. A hidrólise ácida produzirá simplesmente o glicer e os ácidos graos constituintes. !á a hidrólise básica produzirá o glicerol os sais desses ácidos graos. "ois bem, esses sais são o que chamamos de sabão . Assim, aquecendo gordura em presença de uma base, realizamos uma reação qu#mica que produz sabão. $ssa reação, a hidrólise básica de um triéster de ácidos graos e glicerol, chamada de saponifcação . "erg % Para saber como é formada a espuma do sabão com a água, é preciso, primeiramente, esclarecer como é formada uma bolha de sabão, pois a espuma é um conjunto de bolhas . As moléculas do sabão (surfactantes*) possuem duas regiões: uma parte polar, chamada de cabeça, e uma parte apolar, formada por hidrocarbonetos, chamada de cauda. s!uema da molécula de sabão. As duas partes interagem de modo !ue, na superf"cie de contato da #gua (polar) com o ar (apolar), as moléculas do sabão se organi$em, formando uma pel"cula artificial na #gua. %uando o sistema é agitado, moléculas de g#s (ar) são englobadas por um filme fino (pel"cul do l"!uido (#gua com sabão). Assim, formam&se as bolhas e, posteriormente, a espuma . 'este caso, uma camada de #gua ficar# entre as demais bolhas. A parte apolar das moléculas de sabão estar# direcionada para o ar e a parte polar direcionada para a #gua. As bolhas també podem ser formadas !uando borbulha&se g#s no l"!uido. s!uema da pel"cula formada de #gua e sabão: a cabeça (polar) da molécula de sabão est# direcionada para #gua (polar). A cauda (apolar) est# direcionada para o ar (apolar). s!uema da união de duas bolhas. A camada de #gua se encontra entre a camada de sabão de #rias bolhas, fa$endo com !ue elas desli$em entre si.

description

resp bioquimica sabão

Transcript of resp bioquimica sabão

Perg 4; Saponificao: a reao que produz saboUma vez que leos e gorduras so steres, eles sofrem reao de hidrlise cida ou bsica. A hidrlise cida produzir simplesmente o glicerol e os cidos graxos constituintes. J a hidrlise bsica produzir o glicerol e os sais desses cidos graxos. Pois bem, esses sais so o que chamamos desabo.Assim, aquecendo gordura em presena de uma base, realizamos uma reao qumica que produz sabo.Essa reao,a hidrlise bsica de um trister de cidos graxos e glicerol, chamada desaponificao.

Perg 1Para saber como formada aespuma do sabo com a gua, preciso, primeiramente, esclarecer como formada uma bolha de sabo, poisa espuma um conjunto de bolhas.As molculas do sabo (surfactantes*) possuem duas regies: uma parte polar, chamada decabea, e uma parte apolar, formada por hidrocarbonetos, chamada de cauda.

Esquema da molcula de sabo.

As duas partes interagem de modo que, na superfcie de contato da gua (polar) com o ar (apolar), as molculas do sabo se organizem, formando uma pelcula artificial na gua.

Quando o sistema agitado, molculas de gs (ar) so englobadas por um filme fino (pelcula) do lquido (gua com sabo). Assim, formam-se as bolhas e, posteriormente, aespuma. Neste caso, uma camada de gua ficar entre as demais bolhas. A parte apolar das molculas de sabo estar direcionada para o ar e a parte polar direcionada para a gua. As bolhas tambm podem ser formadas quando borbulha-se gs no lquido.Esquema da pelcula formada de gua e sabo: a cabea (polar) da molcula de sabo est direcionada para gua (polar). A cauda (apolar) est direcionada para o ar (apolar).Esquema da unio de duas bolhas. A camada de gua se encontra entrea camada de sabo de vrias bolhas, fazendo com que elas deslizem entre si.