RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado...

29
RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES

Transcript of RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado...

Page 1: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA AS CARTASD E G U S TA V O G O M E S

Page 2: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que eu disse! Diga aos garotos da sua sala que eles deveriam respeitar mais as pessoas, repensar suas atitudes e pedir desculpas, pois embora pareça brincadeira, se a pessoa não gosta e se magoar, os apelidos podem fazer mal. Quando mostrar o vídeo aos seus pais, diga que o Gustavo mandou um abraço!

-Gustavo

Page 3: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE RAFAEL: Oi, Rafael! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em ver que gostaram das minhas palavras e minhas atitudes! Estou feliz com as cartas e espero que goste da minha resposta. A Cultura Afro é muito importante e devemos saber sobre ela, já que faz parte do nosso dia-a-dia. Até a próxima! -Gustavo

Page 4: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE MILENA: Olá, Milena! Fiquei feliz em saber que gostou da reportagem. Desde janeiro de 2015, já fiz 11 anos (a gravação é de 2014), mas a idade não importa, acredito que todas as crianças saibam um pouco sobre racismo/preconceito, mas várias não conseguem falar sobre o assunto. É como disse uma amiga minha, “A Vergonha mata a voz.” Algumas crianças tem vergonha e acabam não falando... Mas então, leve o vídeo para quantos puder, ficarei feliz em saber que outras pessoas verão algo relacionado a um assunto tão delicado. Abraços!

-Gustavo

Page 5: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE FELIPE: Olá, Felipe! Obrigado pelas palavras, fico feliz em ver que gostou do que eu disse e entendeu a mensagem sobre como somos iguais por dentro. Não é por que sou negro ou branco que não tenho os mesmos órgãos, mesma capacidade etc. Continue lendo livros africanos! Pode não parecer, mas é super importante. -Gustavo

Page 6: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE KELLY: Oi, Kelly! Obrigado pelas palavras! Na minha opinião, a idade não importa, acredito que todas as crianças saibam um pouco sobre racismo e preconceito, mas várias não conseguem falar sobre o assunto. Achei legal que tenha entendido a mensagem que tentei transmitir, sobre sermos todos iguais, só mudar a cor e o caráter. Obrigado e abraços!

-Gustavo

Page 7: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE EDUARDO: Olá, Eduardo! Tudo bem? Eu tenho um primo chamado Eduardo. Legal, né? Fiquei muito feliz que gostou das minhas palavras, que entendeu a mensagem que tentei passar. Fiquei ainda mais feliz com a frase da sua carta: “Juntos fazemos a força”. Inspirador! Como já disseram Raul Seixas, John Lennon e Miguel de Cervantes, “Sonho que se sonha só, é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Não vamos desistir da nossa causa! Você está certo, vamos continuar batalhando contra o racismo.

-Gustavo

Page 8: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE GABRIELLE: Olá, Gabrielle! Fico feliz que tenha gostado da entrevista e ainda mais feliz que tenha entendido a mensagem que tentei passar. Infelizmente, existem, como você disse, os ignorantes, que acham que são mais importantes que os outros. Espero que pelo menos alguns racistas vejam o vídeo e repensem as atitudes. Abraços!

-Gustavo

Page 9: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE RAFAELA: Oi, Rafaela! Fico feliz que tenha gostado da entrevista. Ainda bem que você entendeu a mensagem, e adorei que você ame a sua cor, assim como eu amo a minha. Abraços do seu amigo Gustavo! -Gustavo

Page 10: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE RONAN: Oi, Ronan! Como a entrevista é meio antiga, falta só um mês e alguns dias para eu fazer 12 anos. Mas acho que a idade não importa, todas as crianças sabem sobre racismo, só que algumas tem vergonhas de falar. Na verdade, até adultos tem medo, pois é um assunto polêmico e delicado, então as pessoas pensam: “Se eu falar besteira, vou ser julgado pra sempre!” e nem falam. Eu também imagino quantas pessoas viram a entrevista e fico super feliz que as pessoas entendam o que é racismo e como é grave, e o preconceito vem do passado, então devemos combater o racismo antes das crianças começarem a ter essa atitude! -Gustavo

Page 11: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE MARCELA: Oi, Marcela! Você olhou algo que eu não tinha parado para pensar, o fato da reflexão de se já tratamos negros mal. Que legal que você entendeu a mensagem! Tenho orgulho de você e dos seus colegas, que escreveram cartas impressionantes! Abraços! -Gustavo

Page 12: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE ANA CLARA: Olá, Ana Clara Lucena Lisardo Silva! Fico feliz que gostou da reportagem! O racismo, infelizmente, assim como machismo e tantos outros preconceitos, não faz sentido, já que todos somos humanos! É divertido ter amigos diferentes, pois isso reforça as amizades e nos mostra coisas novas. É super importante, como você disse, olhar a educação e respeito, e não a cor da pele/aparência. Estamos juntos nessa!

-Gustavo

Page 13: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE CHARLES: E aí, Charles!? Obrigado pelas palavras. Fico feliz que tenha gostado da reportagem, é importante saber que as pessoas estão gostando do meu trabalho! Nós todos vamos mudar o mundo, é assim mesmo que se pensa! Todos vocês já estão sendo “grandes-pequenos-heróis” que estão fazendo a diferença! Abraços!

-Gustavo

Page 14: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE LAURA MACEDO: Oi, Laura! Fiquei super feliz em saber que você gostou do que eu disse. Diga para quem te chamou de nariguda que eles estão sendo errados, que deveriam respeitar mais pois eles não tem direito de te ofender, pois todos têm defeitos! Não ligue mesmo! Você também lê histórias da África? Que legal!!! Gostei muito da sua carta. Abraços!

P.S: Vi sua foto na carta e achei seu nariz super bonito!

-Gustavo

Page 15: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE LÍVIA: Oi, Lívia! Obrigado pelo que disse. É bom saber que gostaram do meu trabalho! Eu também acho que o cabelo cacheado das morenas/negras é lindo! Uma amiga minha, a Laura, tem o cabelo enorme e todo cacheado, é a coisa mais linda, eu vivo dizendo que se ela cortar aquele cabelo eu pego ele e colo na cabeça dela com Super Bonder! Gostei muito da sua carta. Abraços!

-Gustavo

Page 16: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE RAÍSSA: Olá, Raíssa! Obrigado pelas palavras! Fico lisonjeado em saber que gostou do meu trabalho, que entendeu a mensagem que tentei passar e que achou interessante. É verdade, os racistas tem muito o que aprender! Abraços!

-Gustavo

Page 17: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE JASMIN: Oi, Jasmine! Super obrigado pelas palavras, fiquei bem feliz de ver que você gostou e achou interessante. Sério, obrigado mesmo, acho que eu não mereço todos esses elogios. Abraços! -Gustavo

Page 18: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE ALHANDRA: Olá, Alhandra! Obrigado pelas palavras, amiga! Fico feliz que tenha gostado da entrevista. Eu também não sou alto, não fica triste e diga para eles que o Gustavo também é baixinho e que ser baixinho tem vantagens. Obrigado pela carta! Abraços!

-Gustavo

Page 19: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE TAYNÁ: Oi, Tayná! Fiquei super feliz ao ler a sua carta e ver que você ficou interessada e se identificou! O mundo precisa de mais pessoas como você, que aceita nossas origens e gosta da nossa cultura! ADOREI a história da sua família! Sua tataravó com certeza era uma pessoa brilhante! Diferente de muita gente que quer partir para a briga, ela se comunicou e mostrou para os colegas que não é por que somos negros que somos inferiores! Obrigado pela carta! Dentre as 28, a sua é uma das que mais gostei de responder. Abraços!

-Gustavo

Page 20: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE ZAYRA: Olá, Zayra! Fiquei muito feliz ao ler a sua carta, que bom que gostou e até quis que eu falasse mais. Eu também não sou tão bom em história, só sei bastante sobre a África. Estou estudando civilizações antigas, como Mesopotâmia, Egito, Hebreus, Fenícios etc. É meio chato, mas eu ainda estou na média da nota 7-8. Obrigado pelas palavras. Abraços!

-Gustavo

Page 21: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE RIANDRA: Oi, Riandra! Obrigado pelas palavras! Fico feliz que tenha gostado do vídeo. Gostei muito da sua carta! O que você disse é certíssimo, não devemos nos curvar aos racistas, devemos seguir em frente com cabeça erguida.

-Gustavo

Page 22: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE MARIANNA: Olá, Marianna! Fiquei bem feliz em saber que gostou da entrevista, que achou interessante e que entendeu a mensagem! Ninguém é perfeito, ótima frase, que mostra para os preconceituosos que eles também tem defeitos e que não devem falar mal nem ofender a ninguém. Obrigado pelas palavras, abraços!

-Gustavo

Page 23: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE ARTHUR: Oi, Arthur! Obrigado pela carta, amigo! Gostei das suas palavras e fiquei super feliz em ver que você captou a mensagem e achou interessante! Abraços!

-Gustavo

Page 24: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE MARIA CLARA: Oi, Maria Clara! Seu aniversário é no dia das crianças? Que Legal!!! O meu é bem no ano novo. Parabéns a sua professora, pelo ótimo projeto e parabéns a você, que mesmo sendo branca entende como o racismo é errado e que todos somos iguais por dentro! Beijo e abraço!

-Gustavo

Page 25: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE ODILON: Oi, Odilon! Obrigado pelas palavras, fiquei bem feliz que você gostou da minha resposta, entendeu a mensagem que tentei passar e achou interessante. Abraços! -Gustavo

Page 26: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE TAFFARELL: Oi, Taffarell! Obrigado pelas palavras, fico feliz em saber que gostou da entrevista e que entendeu a mensagem. Pois é, não devemos abaixar a cabeça! Devemos lutar contra o racismo sempre. Parabéns pela atitude! Abraços!

-Gustavo

Page 27: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE ANA LAURA: Oi, Ana Laura! Obrigado pelas palavras! Fico feliz que tenha gostado, achado legal e entendido a mensagem que tentei passar. Fiquei ainda mais feliz quando vi que você também entende e luta por esse mesmo ideal! Você está super certa em contar para a professora. Diga a esse garoto que te xingou que ele deveria respeitar mais e falar menos. Adorei a frase da sua avó! Abraços!

-Gustavo

Page 28: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE GABRIELA: Olá, Gabriela! Infelizmente, não consegui ler toda a sua carta, veio com a barra de opções de quando aperta o botão direito do mouse na frente de boa parte, mas pelo que entendi, fico feliz que tenha gostado e ficado impressionada. Passe a entrevista para mais pessoas sim! Quanto mais pessoas conscientizadas, melhor fica o mundo! Abraços! -Gustavo

Page 29: RESPOSTA PARA AS CARTAS DE GUSTAVO GOMES. RESPOSTA PARA A CARTA DE YASMIN: Olá, Yasmin! Obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostou do que.

RESPOSTA PARA A CARTA DE ODILON: Oi, Odilon! Fiquei super feliz com a sua carta. Obrigado pelas palavras! Acho que já estamos todos tentando acabar com o preconceito, não precisa ser só quando crescer (rs).. Obrigado por me apoiar na causa! Abraços!

-Gustavo