Resumo de Parasitologia Malária

download Resumo de Parasitologia Malária

of 5

Transcript of Resumo de Parasitologia Malária

  • 8/18/2019 Resumo de Parasitologia Malária

    1/5

    Resumo de Parasitologia – Malária (25/03/15)

    A malária é uma doença por parasitas do gênero Plasmodium.

    Gênero Plasmodium:São cerca de 150 espécies diferentes, das quais apenas são capa!es de parasitar

    "umanos. As outras, além de "umanos podem parasitar outros mam#feros, a$es erépteis.% & heteroxeno, ou se'a, precisa de dois "ospedeiros para completar seu ciclo. (ocaso, um mosquito e "umano.% As espécies P. falciparum, P. vivax, P. malariae e P. ovale são capa! de infectar"umanos. ) P. falciparum é mais comum em pa#ses da *frica e é a forma mais gra$e.) P. vivax  é o mais pre$alente e é o mais comum no +rasil -0 do casos naAma!/nia. ) P. ovale s pode ser encontrado na *frica.

    Transmisso:& mediada pelo $etor 2 mosquito do gênero Anop"eles. Apenas a fêmea pica"umanos. ) "omem é o 3nico reser$atrio e apenas P. malariae  'á foi identi4cadotamém em macacos.)utros modos de transmissão6 "emotransfusão ou partil"a de seringas ou durante o parto,apesar de ser um caso e7cepcional.

    !ara"ter#sti"as do $etor:Anofelinos mosquitos Anop"eles são antropof#licos se alimentam do sangue dos "umanose endof#licos 4cam perto das residências "umanas.

    ) mosquito prego é como é con"ecido aqui no +rasil, pertencendo 8 espécie A. darlingi ou A.aquasalis. 9á outras espécies con"ecidas tamém que são espec#4cas de diferentes regi:espelo mundo.;sse mosquito possui "áitos crespuculares ou noturnos e apenas a fêmea pica "umanos.% % mos&uito ' "onsiderado o osedeiro de*niti+o, +isto &ue ' nele &ue árerodu-o se.uada

    iologia dos Plasmdios umanos:(o "omem, os plasmdios podem infectar os eat"itos ou emá"ias. (essas célulasocorrerá a s&ui4ogonia, ou se'a, o s&ui4onte (meronte), cu'a forma possui m3ltiplos

    fragmentos de n3cleo, se formará e quando esti$er pronto se rompe da célula e lieramero4o#tos.

    (o mosquito, os plasmdios podem se encontrar na matri4 eritr*"a ou eit'lio m'dio do intestino. Além disso, tamém será encontrada na emolina e gl6ndulas sali+ares,dependendo do estágio do ciclo que o plasmdio esti$er. A sorogonia dará origem aosesoro4o#tos, que é a forma infectante pros "umanos.

    7ormas e+oluti+as:

    % (os "epatcitos6

  • 8/18/2019 Resumo de Parasitologia Malária

    2/5

    !i"lo do Plasmdio no +etor – de 8 a 35 dias:9á in$asão do intestino por gamet"itos masculinos ou femininos  o gametcitosore$i$e e $ira gameta parece ?agelo  infecta o gameta feminino no intestino. ) 4igotoin$ade o epitélio intestinal do mosquito  se desen$ol$e como oo"isto  os lastos dentrodo oocisto se di$idem  dão origem a esoro4o#tos  caem no tecido "emolinfo do inseto,infectando a gl@ndula sali$ar  atrá$es da picada do inseto fêmea irá infectar o "umano.

    !i"lo do Plasmdio no umano:) "umano é infectado atra$és da picada do mosquito  os esoro4o#tos infectam os

    "epatcitos, dando origem a s&ui4ogonia eáti"a

     es&ui4ontes (merontes) dãoorigem a mero4o#tas  caem na corrente sangu#nea infectando as "emácias (es&ui4ogoniasangu#nea)  dentro da "emácia eles $iram troo4o#tas  darão origem a es&ui4ontes  $iram mero4o#tas, que infectarão outras "emácias e darão origem ao ciclo da doença %9depois de alguns ciclos, darão origem a gametcitos masculinos e femininos que infectarão omosquito $etor quando o "umano for picado no$amente.

    ) ciclo sangu#neo pode durar de B" a C" P. falciparum, C" P. $i$a7 e P. o$ale ou D-"P. malariae.

    ) trofo!o#ta utili!a%se do o.igênio das emá"ias por meio de o7idase, pro$a$elmente

    uma por4rina citocr/mica férrica.

  • 8/18/2019 Resumo de Parasitologia Malária

    3/5

    M%R7%>%G?@:

      ) P. falciparum não altera o taman"o das "emácias e a "emácia acaa em forma de foice.%s: Eemrando a ligação entre anemia falciforme e a resistência a malária,especialmente na *frica. ) P. vivax  altera o taman"o das "emácias

      (o ciclo do P. falciparum "á $ários mero!o#tos para uma mesma "emácia, 'á no P. $i$a7 "áapenas um mero!o#to para cada "emácia infectada.

    7%RM@< $%>9T?$@

  • 8/18/2019 Resumo de Parasitologia Malária

    4/5

    ; !%MP%RT@MET% !>FE?!%:

    @FE?!%ra$ide!%Jigrantes ou $isitantes não imunes

    7atores rotetores:% ;7posição pré$ia a doença anticorpos.% Presença de "emogloina S anemia falciforme.% A pessoa ser KuLM %.

    Malária gra+e:Além dos fatores mencionados pre$iamente, "á tamém a e7pressão de PMP;1 namemrana das "emácias. ;ssa prote#na tem aderência por fatores do endotélio $ascular damicrocirculação e isso pode le$ar a aglutinação das "emácias formação de rosetas,causando a ostrução dos $asos, especialmente em lugares com grande microcirculaçãocomo no cérero, pulmão, rins e f#gado.

  • 8/18/2019 Resumo de Parasitologia Malária

    5/5

    =iagnsti"o arasitolgi"o: Procura dos plasmdios no sangue periférico atra$és de l@minas6 gota espessa e

    esfregaço. Jétodo N+F quantitati$e uLM coat6 Omicro"ematcito com laran'a de acridina e

    anticoagulante 2 oser$a%se em microscpio QR. PF Pro$as rápidas K