Revista A Colheita | Edição 29

12

description

Sua revista de conexão missionária

Transcript of Revista A Colheita | Edição 29

Page 1: Revista A Colheita | Edição 29
Page 2: Revista A Colheita | Edição 29

PROJETOS DE MISSÕES MUNDIAISEDITORIAL

A COLHEITA

Com você ficamais fácil

Missões Mundiais da CBB

Diretor Executivo (interino): Pr. Sócrates Oliveira de SouzaTextos:

Gerente de Comunicação e Marketing:

Jornalista Responsável:

Projeto Gráfico:Joatan de Souza

Luciana Simas

Aílton de Faria, Márcia Pinheiro e Sérgio Dias

Luiz Cláudio Marteletto

Sérgio Dias (25944/DRT-RJ)

Designer:

Redação: Rua Senador Furtado, 71 Praça da Bandeira, Rio de Janeiro. CEP 20270-021. - Tel.: (21) 2122-1900 [email protected]: Tel. (21) 2122-1922 / Fax: (21) 2122-1944 [email protected]

Boa leitura!

Programa de OdontologiaPreventiva e Educativa

OP O P E é u m projeto

d e e n s i n o , o r i e n t a ç ã o e t r a t a m e n t o o d o n t o l ó g i c o direcionado a crianças entre 5 e 12 anos, período em que estão trocando a den t i ção . Os m i s s i o n á r i o s a t e n d e m n o própr io local onde a missão ou a igreja se reúne.

Através do atendimento às crianças, o POPE cria também um vínculo com as suas famílias e, dessa forma, abre portas para a apresentação do Evangelho. Usando um consultório portátil, os missionários Dr. Paulo e Tereza Pagaciov, instalados em Assunção, no Paraguai, realizam limpezas, aplicações de flúor, pequenas restaurações e outros serviços odontológicos. A família Pagaciov visita outros países da América Latina num trabalho de apoio a obreiros da JMM.

A COLHEITA

2A COLHEITA

Dr. Paulo Pagaciov dando atendimento

Querido adotante: sua participação tem sido fundamental para o avanço

da obra missionária mundial. Graças ao seu envolvimento e de sua igreja com a Obra de Deus, estamos alcançando outros países nos continentes América, África, Ásia e Europa. Além disso, estamos rea-brindo campos. O mais recente, em maio deste ano, é a República Dominicana (leia a matéria da página 4). Para lá foi reenviado o casal Pr. Jorge e Dulcerly Tejada e família, que deixam o Chile.

Nossos Representantes regionais, ao visitar igrejas pelo Brasil, ficam cada vez mais maravilhados com o amor dos batistas pela obra de missões. Pena que o espaço que temos é pequeno para publicar tantos testemunhos, mas separamos alguns de nossos adotantes e de igrejas missionárias que têm abraçado esse ministério. Leia, nas páginas 9 e 12, os depoimentos de quem vive a obra missionária através das ofertas e orações.

Com a adoção individual, de grupos e igrejas, Missões Mundiais vive um momento de expansão do trabalho missionário no intuito de alcançar os conf ins da Ter ra . Cont inuemos semeando, juntos, a boa semente! Com a sua participação, fica mais fácil levarmos a Palavra de Deus a outras nações!

Capa:Missionários do POPE

Educando para prevenir

Cada criança matriculada no POPE recebe um kit contendo uma escova, um tubo de creme dental e uma toalhinha. Esse material é proveniente de doações de igrejas e pessoas interessadas em ajudar. No dia da entrega do kit é realizado o “escovódromo”, onde todas as crianças escovam os dentes juntas. Dessa forma é possível corrigir a maneira como elas fazem a escovação.

Com sua ajuda faremos ainda mais!

O POPE necessita de kit's odontológicos para atender muito mais crianças. Você pode ajudar fazendo uma campanha para coleta de creme dental,

escovas, toalhinhas, fio dental e etc, para enviar aos missionários. Além disso, pode ajudar financeiramente na manutenção e expansão do POPE na Grande Assunção e demais regiões do Paraguai, e até de outros países da América Latina. As maneiras de participar são: orando pelo projeto e pelos missionários e n v o l v i d o s ; e a d o t a n d o integralmente, ou em parte, o Projeto através das modalidades do PAM como individual, igreja, família, grupo ou empresa.

Page 3: Revista A Colheita | Edição 29

NOTÍCIAS DOS CAMPOS

A COLHEITA3

Um dos missionários do PEM na Malásia, Valdecir de Freitas, esteve recentemente em dois países asiáticos para ampliar o alcance do projeto com escolinhas de futebol. De acordo com ele, os governos de Vietnã e Mianmar estão com as portas abertas para receberem não só as atividades da escolinha, que ensina futebol através de aplicações bíblicas, mas outros obreiros em diversas áreas.

Em julho, uma caravana de jogadores brasileiros cristãos, liderada pelo Pr. Marcos Grava, coordenador do PEM, esteve em cinco países da África para realizar partidas amistosas e, também, evangelizar a população local. A equipe, que contou com jogadores que já defenderam a Seleção Brasileira de Futebol em Copas do Mundo como Paulo Sérgio e Giovanni, saiu vencedora no maior dos confrontos: levar a mensagem do Evangelho. “Muitas pessoas ouviram a mensagem do Evangelho. A maior vitória não foi nos grama-dos, mas na conquista do coração dos africanos”, concluiu o Pr. Marcos Grava.

Ampliando fronteiras na Ásia e África

Visita ao interior inspira missionários

Em recente visita ao interior de um país naquela região, o casal missionário Dawei e Mali, acompanhado de um americano e uma nacional, esteve com um grupo de 15 pastores que moram nas montanhas e em comunidades isoladas. Eles viveram momentos especiais, presenciando a grandeza da obra de Deus.

Após uma viagem que durou algumas horas, passando por pequenas cidades, montanhas e paisagens belíssimas, os missionários chegaram a uma pequena cidade onde um pastor local os esperava para levá-los às montanhas. No topo, os aguardavam um grupo de pastores nacionais, vindos de várias partes do interior, sedentos para ouvir a voz do Pai. “Senti-me pequeno diante das necessidades que eles apresentaram. Houve quebrantamento e muitas lágrimas. Saí dali certo de que necessitamos de mais trabalhadores para esse canto do mundo. Somos tão poucos diante de tantas necessidades. Desci a montanha mais consciente de minha incapacidade e dependência de Deus. Nossos irmãos continuam lá: fiéis, comprometidos, perseverantes e cheios de esperança de que em breve chegará socorro. É possível orar “Venha o Teu Reino” sem nunca dizer “Envia-me a mim?””, finaliza o missionário Dawei.

Atletas cristãos testemunhando de Jesus

SUL DA ÁSIA CUBA

Caravana de pastores para impactar o país

Entre os dias 16 e 24 de novembro, uma caravana de pastores e voluntários estará em Cuba para apoiar o trabalho missionário no país, estreitar laços com o governo local e impactar vidas nas igrejas cubanas. A caravana terá a liderança do Pr. Antônio Galvão, Representante da JMM para o Rio de Janeiro e que foi, durante anos, coordenador do trabalho missionário em Cuba.

A caravana terá a participação do Diretor Executivo interino da JMM, Pr. Sócrates Oliveira de Souza, convidado pela Convenção Batista de Cuba Oriental para participar de uma entrevista, junto com outros líderes batistas, com a Ministra de Religiões e Culto do governo cubano.

Os interessados em se juntar a esta ação missionária podem f aze r sua r e se rva através do e-mail : agalvaojmm@yahoo. com.b r , ou pe lo s telefones (21) 3353-0175 ou 9416-9272 e falar diretamente com o Pr. Antônio Galvão. As vagas são limitadas.

Pr. Antônio Galvão

Page 4: Revista A Colheita | Edição 29

Trabalho cresce entre os jovens

Foi liberada pelo governo senegalês, em agosto, a autorização para o funcionamento do Centro Médico-Esportivo da Fábrica da Esperança em Dacar, para a honra e a glória de Deus. Após um ano de espera, o casal missionário da JMM no país, Humberto e Elisangela Chagas, comemora a abertura do espaço, que promete ser um marco para a comunidade local. O Centro Médico-Esportivo atenderá a população e os projetos da Fábrica da Esperança, como a escolinha de futebol, com cerca de 100 alunos, e o POPE (Programa de Odonto-logia Preventiva e Educativa).

Além da inaugura-ção do Centro Médico-Esportivo, a família missionária apoia o trabalho de uma igreja em Dacar, que está c o n c l u i n d o s e u templo. Entretanto, o Pr. Humberto Chagas relata que o processo de autorização para a construção já dura dois anos e que a liberação definitiva ainda não saiu. “Temos planos de concluir o templo até dezembro de 2010, mas precisamos da autorização. Interceda por nós nesse sentido”, convoca o missionário.

AÇORES

NOTÍCIAS DOS CAMPOS

4A COLHEITA

Segundo o missionário Pr. Narciso Braga, obra de evangelização avança nos Açores, especialmente entre os jovens. Um rapaz de 18 anos, chamado Domingos, passou a frequentar não só as reuniões dos jovens como os cultos na igreja, onde entregou sua vida a Jesus e está firme, apesar da família ser radicalmente contra a sua decisão. Além de Domingos, dois rapazes, Luís e Artem, começaram a frequentar a classe de novos convertidos. O Pr. Narciso ressalta a i m p o r t â n c i a d o b o m testemunho que outros

jovens de sua igreja têm dado junto à comunidade local. “Suas vidas, transformadas por Cristo, têm influenciado os amigos e contribuído para a expansão do Evangelho nos Açores”, diz o missionário.

Os jovens parecem mesmo gostar dos Açores. Três moças brasileiras, de uma igreja batista em Minas Gerais, estiveram lá este ano e acabaram pedindo suas cartas de transferência para a igreja dirigida pelo missionário; elas já estão totalmente integradas com os novos irmãos. “Que o Senhor use poderosamente os nossos queridos jovens cristãos, com a fé, a força e a inteligência que possuem, para o Seu louvor e honra!”, finaliza o Pr. Narciso Braga.

SENEGAL

Pr. Narciso Braga

Fábrica da Esperança amplia atendimentos

Dr. Humberto e Drª Elisangela Chagas

REPÚBLICA DOMINICANA

Retorno após 4 anosO casal Pr. Jorge e Dulcerly Tejada retornou, em maio,

à República Dominicana, na América Central, após quatro anos servindo em Copiapó, no Chile, outro campo missionário.

Diferentemente da primeira passagem dos missionários, entre 2001 e 2005, quando o trabalho ficou concentrado na região central do país, os obreiros da JMM seguiram para a cidade de Baní, no sul. Naquela região, considerada a mais pobre e desconhecida do país, vivem mais de 720 mil pessoas. Grupos de narcotraficantes sul-americanos atuam na região e a utilizam como ponte para levar drogas para os Estados Unidos e a Europa.

“Nesta região da República Dominicana, esquecida pelos homens, a JMM, escutando o pedido dos líderes

nacionais, nos envia para ajudar os dominicanos para alcançar o Sul do país para C r i s t o , o n d e s e f a z necessária uma transfor-mação urgente! Além das barreiras sociais e políticas, há práticas e ritos religiosos, como o vodu importado do vizinho Haiti, que tem escravizado a população local. Contamos com as suas orações”, conta o Pr. Jorge Tejada.

Pr. Jorge e Dulcerly Tejada

Page 5: Revista A Colheita | Edição 29

1/9: Missão cumprida – Louve a Deus pelo retorno dos jovens do Radical Luso-Africano 2 que estavam em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Que eles continuem a ser bênçãos onde estiverem. (Neemias Teck – Angola; Lília Venturini – Equador; Maria Ivonete – Aposentada; Paula de Oliveira – Norte da África; Patrícia Theodoro – esposa do Pr. Fabiano Araújo, Representante JMM/SP) Ezequiel 19 a 21

2/9: Brasil – Interceda pela saúde do irmão João Fabrício, sogro do Pr. Cláudio Andrade, Representante da JMM na Região Sul. Peça a Deus que restabeleça sua saúde. (Rafael Veras – Sede da JMM) Ezequiel 22 a 24

3/9: Congresso Conexão – Agradeça a Deus pelas programações abençoadas e ore para que os vocacionados confirmem o chamado: “As nações clamam! Então usa-me, Senhor”. (Michele Matos Nogueira – Espanha; Maria Lucinalva Oliveira – Guiné Equatorial) Ezequiel 25 a 26

4/9: Haiti – Louve a Deus pela vida dos 40 missionários voluntários, brasileiros, que estiveram nesse país durante 12 dias. Aproximadamente 550 pessoas foram atendidas na área de saúde e cerca de 100 aceitaram a Jesus como Salvador. Foi um tempo de batalhas e vitórias! Mas o país continua carente de nossas intercessões. (Éber Porcides Pires – Espanha) Ezequiel 27 a 29

5/9: Níger – O Radical África Diego Santana foi curado da hepatite A. Esteve em tratamento e já retornou para o seu campo de atuação. Louve a Deus pelo restabelecimento da saúde do missionário e ore para que a equipe permaneça com saúde e prossiga suas atividades normalmente. (Pr. Fábio Pegas – Itália; Ana Lúcia Ferreira – Colômbia; Eula Gonçalves – América Latina; Henrique Davanso – Albânia; Ismael Lourenço – Senegal) Ezequiel 30 e 31

6/9: Brasil – Ore pelo restabelecimento da saúde do irmão Alvahir, pai do Pr. Fabio Daniel, Representante da JMM no Espírito Santo. (Cláudia Matos – Espanha; Hadassah Maia – VSF/Luso) Ezequiel 32 e 33

7/9: Saúde – Interceda pela irmã Priscila, esposa do Representante da JMM no Espírito Santo, Pr. Fábio Daniel. Ela está em tratamento de saúde e, como está grávida, necessita de atenção redobrada. Ore por seu restabelecimento e para que tenha um período gestacional sem riscos para ambos. Ezequiel 34 a 36

8/9: Turcomenistão – Nos últimos tempos, um grande número de eslavos protestantes chegou ao país. Há necessidade de investir nos obreiros nacionais, para continuarem o trabalho ali iniciado. Ore para que o Senhor encoraje esses obreiros. Ezequiel 37 a 39

9/9: Quatro milhões – Este é o número atual de desempregados na Espanha. A crise está gerando uma movimentação geográfica de pessoas, principalmente os estrangeiros, pois são as maiores vítimas. Na cidade de Salou, quase 40% da congregação se mudou para outra cidade ou voltou para o Brasil em busca de uma vida melhor. Ore pelos espanhóis. Ezequiel 40 e 42

10/9 Uzbequistão – Interceda pelos obreiros autóctones desse país. A cada dia fica mais difícil obter informações de suas atividades devido à rigorosa perseguição. Toda correspondência é monitorada pelo governo e a troca de informações é muito perigosa. (Pr. Silas Luiz Gomes – Chile) Ezequiel 43 a 45

11/9: Itália – Há nove grupos de estudos bíblicos e dois desses devem passar por um processo de multiplicação. O objetivo é especialmente a evangelização, com conhecimento da Palavra de Deus e o cuidado pessoal. Ore pelos grupos de estudos bíblicos. (André Luís Amaral – Sede; Marcello Marano – Canadá) Ezequiel 46 a 48

Entre parênteses estão os nomes dos aniversariantes do dia.

No final de cada pedido de oração aparece a referência

para a sua leitura diária da Bíblia.

Diário deoração

Page 6: Revista A Colheita | Edição 29

12/9: Perseguição no Uzbequistão – Foram iniciados inquéritos judiciais e administrativos contra os crentes, inclusive de nossa denominação. Peça ao Senhor que proteja nossos irmãos, pois têm sido revistados e interrogados. (Edileusa Maria da Silva – Guiné-Bissau; Laís Miúra – Japão) Daniel 1 a 3

13/9: Bielo-Rússia – Os irmãos ciganos, em quatro aldeias diferentes desse país, estão amadurecendo na fé. Eles louvam a Deus com cânticos evangélicos no estilo deles e têm um bom ministério de música, pois são muito talentosos. Que o Senhor continue dando sabedoria aos obreiros da terra para que mais ciganos se rendam aos pés de Cristo. Daniel 4 a 6

14/9: Paraguai – O curso de capelania hospitalar será um novo desafio para família Pagaciov, que tem sentido Deus orientar e abrir as portas necessárias. Ore pelo curso que os missionários Paulo e Tereza Pagaciov iniciam este mês. (Bruno Fontes Ribeiro – Sede) Daniel 7 a 9

15/9: Letônia – Ore por dois obreiros da terra que ministram em uma região bem difícil. A maioria do povo não crê em nada e os que creem, adoram ídolos. Há poucos evangélicos naquele campo. (Caroline Campos – Angola; Priscila Berton – Sede) Daniel 10 a 12

16/9: Senegal – Está em funcionamento o centro médico-esportivo da Fábrica de Esperança, inaugurado dia 15 de agosto. Louve a Deus pela inauguração do centro, e peça ao Senhor que abençoe os atletas que têm contribuído em suas atividades. Oséias 1 a 3

17/9: Espanha – Este país está muito longe do Senhor e, a cada dia mais, se afunda na idolatria, no secularismo e no ocultismo. Ore pela atuação dos cristãos evangélicos nessa nação onde o governo mantém tratamento preferencial com a igreja católica em detrimento das outras. Oséias 4 a 6

18/9: Polônia – Os missionários da terra naquele país europeu estão planejando um curso bíblico para os jovens. Por enquanto, não há muitos convertidos, mas eles estão se aproximando pouco a pouco de Deus. Interceda por este trabalho. Ore também pelo único casal de crentes batizados da cidade de Jonkowo. (Pr. Leno Lúcio Souza – Espanha; Lucy Gonçalves Guimarães – Aposentada, William Carrilho – Chile) Oséias 7 e 8

19/9: Uzbequistão – O presidente da convenção batista local se expôs ao escrever uma carta aberta aos cristãos. As autoridades têm feito de tudo para que o único representante do cristianismo no Uzbequistão seja a Igreja Ortodoxa Russa, negando a existência das outras comunidades cristãs. Louve a Deus pelo seu testemunho e interceda pelos crentes uzbeques. (Pr. Romeu Maciel Azevedo – Sede da JMM) Oséias 9 a 11

20/9: República da Guiné – Cubra os líderes guineanos com suas orações, dia e noite. Ore pelo novo presidente do país, por sua equipe e pelo processo de transição do governo. As pessoas têm se sentido inseguras com medo de rebeliões ou outros ataques. Oséias 12 a 14

21/9: Ucrânia – Ore pelo envolvimento das igrejas ucranianas na obra missionária mundial. Que elas continuem a apoiar nossos obreiros da terra, sustentados pelos batistas brasileiros, e que entendam a importância de treinar os obreiros nacionais. (Thiago Pagaciov – Paraguai) Joel 1 a 3

22/9: Angola – Agradeça pelo início das obras de ampliação do Instituto Teológico em Uíge. O projeto de formação de obreiros se tornou um grande desafio, especialmente por causa da crise financeira mundial. (Eth Ferreira Borges da Luz – Aposentada) Amós 1 a 3

23/9: Senegal – O missionário Humberto Chagas e a equipe da Fábrica de Esperança visitaram os 100 alunos inscritos na escolinha da futebol, recenseando suas famílias e também os vizinhos. Os missionários têm conseguido, pouco a pouco, ter acesso aos pais, conquistar a confiança deles e, conforme as oportunidades vão surgindo, expor sua fé. Louve a Deus pelas atividades da Fábrica de Esperança. (Maria Lina Silva dos Santos – Paraguai, Ana Débora La Banca Neves – Chile) Amós 4 a 6

24/9: Uzbequistão – Rogue a Deus pelo governo daquele país asiático, para que tenha sabedoria no relacionamento com os crentes. Interceda pelos cristãos uzbeques, para que permaneçam unidos e fortalecidos. (Pr. Antônio da Silva – Moçambique, Adriana Noeme – Albânia, Elisabete Macharet – Espanha, Edna Carmona – África do Sul) Amós 7 a 9

25/9: Turcomenistão – Louve a Deus conosco, pois em uma cidade no Leste do país, somente pelo trabalho de um casal turcomeno, se converteram 55 pessoas no período de um ano e meio, das quais 50 são mulheres. Ore por este casal e por outros cristãos; muitos deles são discípulos de Cristo secretos. (Pr. Adilson Ferreira dos Santos – Representante JMM/SP, Rosângela Teck de Gamba – Angola, Sarah Raquel – Oriente Médio, Adriana Brito – Radical África) Obadias; Jonas 1

26/9: Cazaquistão – Ore pelo projeto “Stop Droga” e “ Stop Álcool”, desenvolvido nas aldeias do país. Peça ao Senhor que abençoe os obreiros da terra para que permaneçam firmes com essas estratégias. (Raquel Florêncio – Itália) Jonas 2 a 4

27/9: Ucrânia – Interceda pelas igrejas ucranianas no cumprimento da missão de evangelizar além das fronteiras. Nossos irmãos desejam avançar até a Polônia e a Ásia Central, e é preciso organizar uma junta missionária para servir de ponte entre as igrejas da Ucrânia. (Débora Chagas – Senegal, Rhaísa

Page 7: Revista A Colheita | Edição 29

Behrsin – Letônia, Aldair Gomes – Chile, Adriana do Nascimento – Guiné-Bissau) Miquéias 1 a 3

28/9: Equador – Ore pelos moradores da cidade de Esmeralda que estão em estado de alerta por conta de uma onda de sequestros. O motivo principal seria a retirada de órgãos vitais para alimentar o tráfico de órgãos. Há possibilidade de não serem transplantes para fins de saúde, mas para obra diabólica, pois muitos bruxos e grupos satânicos camuflados moram na cidade. Miquéias 4 e 529/9: Novo Executivo da JMM – Ore pela sucessão, para que o Senhor dirija todas as coisas e que Sua vontade – que é boa, agradável e perfeita – seja evidenciada através da vida do futuro diretor. Miquéias 6 e 7

30/9: Moçambique – Pela formação de novos líderes nos institutos batistas da Beira e de Mafarinha. Os irmãos estão no terceiro trimestre letivo e estão se esforçando muito nos estudos. (Raquel Lopes Monteiro – Cabo Verde) Naum 1 a 3

1/10: Oriente Médio – Interceda pelo avanço do Evangelho naquela região. Habacuque 1 a 3

2/10: PEPE – Louve a Deus pelas vidas de diversas crianças que, embora estejam em situação de risco, estão sendo transformadas pela Palavra e pela oportunidade de desenvolvimento pessoal. (Pr. Joabson dos Santos – Paraguai) Sofonias 1 a 3

3/10: Cabo Verde – Interceda pela construção da PIB da Cidade da Praia, pois ainda é um desafio. Os missionários estão trabalhando para conseguir os pisos e as janelas e precisam das nossas orações e contribuições. (Dáfne Soledad Marquez – Paraguai) Ageu 1 e 2

4/10: PEPE – Atualmente o Programa está em 15 países. Ore para que o Senhor continue levantando missionários-educadores para este trabalho. (Maria da Conceição Antônio – Moçambique, Odete Dossi – Peru) Zacarias 1 a 3

5/10: São Tomé e Príncipe – Os missionários estão investindo na formação e treinamento de 15 líderes locais através do Curso Básico de Teologia. Ore para que os alunos sejam multiplicadores e o trabalho frutifique. (Pr. João Caio Bottega – Itália, Pedro Paulo Brito – Radical África) Zacarias 4 a 6

6/10: Moçambique – Menos da metade da população tem acesso à água potável e a expectativa média de vida é, apenas, de 36 anos. Peça ao Senhor que cubra essa nação com a cura espiritual e física. (Pr. Manoel Florêncio – Itália, Marestella Pires – Espanha) Zacarias 7 a 9

7/10: PEPE Mali – O novo PEPE vem causando boa impressão no país. Os pais e a comunidade estão bastantes satisfeitos, pois em pouco tempo eles já verificaram as mudanças benéficas na vida das crianças. Este é um contexto difícil onde o Evangelho tem sido compartilhado por meio de atos de amor. (Sirley da Silva – Moçambique, Úrsula Fuchs – Angola) Zacarias 10 e 12

8/10: Malásia – O Pr. Roberto Romão está desenvolvendo um trabalho esportivo com alguns meninos que são refugiados de Miamar. Nesse trabalho é possível compartilhar o Evangelho abertamente. Antes de cada treino é feita uma pequena reflexão sobre a Palavra usando a linguagem do esporte. Louve a Deus conosco! Malaquias 13 e 14

9/10: São Tomé e Príncipe – Louve a Deus conosco, pois os batistas completaram 10 anos de ministério em terras santomenses. A PIB em São Tomé comemorou a ocasião com uma série de conferências que impactaram a população. (Jonathas Chagas – Senegal, Juan Diego Ferreira – Botsuana) Malaquias 1 e 2

10/10: PEPE Bolívia – Interceda pela reabertura de três PEPEs que, no momento, se encontram fechados. Peça ao Senhor que mova os corações dos pastores da Bolívia para que compreendam a importância deste projeto no trabalho de evangelização de crianças e, consequentemente, de suas famílias. Malaquias 3 e 4

11/10: São Tomé e Príncipe – Peça ao Senhor pelos presos da Cadeia Central que já conseguiram a liberdade. Como o acesso à igreja é difícil, o desânimo e o esfriamento da fé fazem com que caiam no erro novamente e retornem para a cadeia. Ore para que sejam impactados com o Evangelho. Mateus 1 a 3

12/10:. Senegal – Necessitamos da sua retaguarda de oração para que os missionários naquele país consigam comprar um terreno para construírem uma igreja até o fim deste ano. Para que sejam aceitos pela comunidade local é necessário que tenha um lugar próprio de cultos. (Elaine Coelho – Radical Luso-Africano) Mateus 4 a 6

13/10: PEPE Cabo Verde – O Programa ganhou credibilidade no país. O Ministério de Educação o reconheceu e a comunidade tem procurado a igreja para matricular seus filhos. São oportunidades de testemunho aos pais e familiares das crianças que estão se desenvolvendo integralmente. (Danielle Borges – Senegal, Emanuelle Davanso Pechoto – Albânia) Mateus 7 a 9

14/10: PEPE Colômbia – Tem crescido o impacto na vida das crianças e de seus familiares. Numa sociedade cheia de muitos conflitos sociais, políticos e econômicos. Os frutos de recuperação de vidas tem sido visíveis. Ore por este projeto. (Pr. Daniel Duarte – Uruguai) Mateus 10 a 12

Page 8: Revista A Colheita | Edição 29

15/10: Cabo Verde – Interceda ao Senhor pela vida de algumas mulheres do país que têm sofrido perseguições de seus esposos que não as deixam ir à igreja e proíbem-nas de entregar o dízimo. Mateus 13 a 15

16/10: São Tomé e Príncipe – Seis alunos do curso bíblico de liderança viajam, a cada sábado, 45 quilômetros para as aulas. Peça que o Senhor fortifique a fé deles e que cresçam em graça e sabedoria. Mateus 16 a 18

17/10: Cabo Verde – A equipe Radical Luso-Africano 3 foi desafiada a começar um projeto social de alfabetização (e também de evangelização) de adultos no país. Ore pelos missionários e pelos alunos que se matricularão. (Nely Soares – Guiné Equatorial, Ricardo Magalhães – Portugal) Mateus 19 a 22

18/10: Burkina Fasso – Apresente ao Senhor as necessidades que o povo da cidade de Uagadougou tem vivido. Há constantes crises de falta de água e luz. Ore para que o Senhor amenize as dificuldades. (Gabriela Elina – Radical África, Dilson James Moraes – Colômbia) Mateus 23 a 25

19/10: PEPE Peru – Louve a Deus pela formalização da Associação PEPE, que poderá, assim, estabelecer convênio com o UNICEF. Ore por esta possibilidade que abençoará não só as crianças do PEPE no Peru, mas abrirá possibilidades para toda a Rede de PEPEs. (Denise Costa Ferreira – Botsuana, David Boone Jacobsen de Oliveira – Chile) Mateus 26 a 28

20/10: São Tomé e Príncipe – Apresente ao Senhor a vida do Elton, um menino de 10 anos, que possui várias doenças, entre elas a desnutrição, e é carente de carinho. Ele já aceitou Jesus em seu coração. Ore para que o Senhor fortifique sua vida física e espiritual, bem como de toda sua família. Marcos 1 a 3

21/10: PEPE Moçambique – Rogue ao Senhor pelas unidades no país que, apesar do desenvolvimento, têm encontrado dificuldades. Algumas igrejas fecharam o trabalho por falta de recursos. Como consequência, o número de crianças atendidas diminuiu. Interceda para que o bom andamento das atividades não seja prejudicado. Marcos 4 a 7

22/10:. Oriente Médio – Ore por uma mãe e seus 3 filhos que moram num país daquela região. O pai das crianças, um bom cristão, mas que deixou a semente do inimigo dominar seu coração por um tempo, foi liberto da prisão há 5 meses. Ore pela vida desse irmão, para que volte ser um cristão correto. (Paulo Pagaciov – Paraguai) Marcos 8 a 10

23/10: São Tomé e Príncipe – Rogue ao Senhor pela saúde de Edmar e Mahomed, que estão internados com tuberculose. Interceda também

pela saúde de nossa equipe, que está em contato constante com eles. Atualmente são oito pessoas em alas reclusas, todas desejosas em ouvir do amor de Deus. Marcos 11 a 13

24/10: Novos PEPEs – Ore pelos possíveis novos campos: Ruanda, Romênia, República Dominicana, Haiti, Timor-Leste, Índia e Filipinas. Peça ao Senhor que levante pessoas e igrejas dispostas a iniciarem um trabalho nesses países. (Ana Rutter – Aposentada, Adriana Duarte Pereira – Sede da JMM, Mirian Rangel – Espanha, Nataliya Pyrih – Ucrânia) Marcos 14 a 1625/10: Oriente Médio – Ore por três jovens que pararam de comparecer às reuniões por causa da perseguição ao grupo. Peça a Deus que abra seus corações para que voltem à comunhão. Lucas 1 a 3

26/10: Norte da África – Ore pelo grupo de mães que frequentam a casa das missionárias, num dos países da região, para estudos bíblicos e esclarecimento de dúvidas sobre a Bíblia. (Olinda Abreu – Paraguai, Pr. Jônatas Caldeira – Filipinas) Lucas 4 a 6

27/10: Ásia – Agradeça a Deus pelo completo restabelecimento da saúde do missionário Lian Godoy. Louve ao Pai pela vida de cada um que intercedeu pelo restabelecimento do obreiro da JMM. (Amanda Pereira – Radical África, Fabiano Araújo – Representante JMM/SP) Lucas 7 a 9

28/10: Oriente Médio – Ore pelas mulheres com quem a missionária Quézia tem se encontrado. Ela já teve a oportunidade de compartilhar sua fé com duas delas. Interceda para que Deus aja no coração delas. (Sara Campos – Angola) Lucas 10 a 12

29/10: PEPE Senegal – A unidade de Joal foi abençoada com a inauguração de novas instalações. Porém, as dificuldades financeiras afetaram o suprimento das necessidades nutricionais servidas aos alunos. Ore para que, mesmo em meio às dificuldades, as crianças continuem sendo alcançadas pelo Evangelho. Lucas 13 a 15

30/10: Radical África 6 – Agradeça a Deus pelas equipes que fazem parte desta turma do Projeto. Eles retornarão do campo em novembro de 2009 com seus molhos. Peça ao Senhor pelo fechamento das atividades iniciadas, pela preparação dos nacionais que continuarão com o trabalho e que o retorno ao Brasil seja em segurança. (Pr. Élbio Délfi Marquez – Paraguai) Lucas 16 e 18

31/10: Norte da África – Louve a Deus conosco pela formatura das duas turmas de alfabetização em um país daquela região. Um total de 50 crianças, vestidas com becas e com seus certificados em mãos, garantiram suas vagas na primeira série da escola pública local. Todas lendo e escrevendo, o que não é comum no país. (Luiz Carlos de Barros – Sede da JMM, Marilza Ramos – Peru) Lucas 19 e 21

Page 9: Revista A Colheita | Edição 29

ESPAÇO DO ADOTANTE

A COLHEITA

9

É maravilhoso fazer parte d e s t a t ã o g r a n d e comissão de Jesus. Sou promotora de missões em minha igreja e o S e n h o r t e m m e capacitado e usado para despertar em outros irmãos o amor pela obra missionária.

Adolescentes comprometidos

N o s s o g r u p o d e a d o l e s c e n t e s s e comprometeu em ofertar, cada um, a quantia de R$ 1,00 para fechar os R$ 20,00 mensais. As cartas missionárias são lidas durante os cultos de adolescentes e isso tem nos abençoado e inspirado. M e s m o q u a n d o n ã o atingimos este valor, Deus dá a provisão.

Hilza R. Santos, IBC Campo Limpo – Campo Limpo/SP

Usada para despertar

Notícias que emocionam

Tenho s ido grandemente edificada desde que me tornei uma adotante do PAM. O informativo A Colheita me deixa emocionada, quando vejo as lutas e vitórias alcançadas pelos missionários. Agradeço à JMM pela oportunidade de fazer parte desta família que tem como um dos objetivos mais nobres ganhar vidas para Cristo.

Roselia Silva de Oliveira,Comunidade Shamah – Niterói/RJ

0800 709 1900

www.jmm.org.brE-mail: [email protected]

Tel.: 21 2122-1901Fax: 21 2122-1944

Central do Adotante

Maria Gorete de Melo Frota,IB da Liberdade – Fortaleza/CE

Amor por missões

Há mais de 15 anos c o n t r i b u o c o m Missões Mundiais, não porque sobra, mas porque faz parte do meu orçamento. E Deus tem acres-centado e abençoado muito minha vida. Amo missões!

Grupo de Jovens e Adolescentes, IB Novas Missões – São Luiz Gonzaga/RS

Page 10: Revista A Colheita | Edição 29

ESPAÇO DO PAM

01A COLHEITA

ANDRÉ AMARALCoordenador de Projetos e

Desenvolvimento de Recursos

Recebemos o testemunho de um casal missionário informando que, desde que foram para o campo, percebiam uma grande resistência em relação ao crescimento da igreja onde atuavam. As lutas eram muitas e poucos os resultados. Entretanto, em determinado período, ficaram surpresos pois o trabalho fluiu sem dificuldades e com significativo crescimento. Tudo o que faziam dava certo.

Eles perceberam que este episódio aconteceu no ano em que a JMM teve como foco da campanha anual o país onde eles estavam. Naquele ano, muitas pessoas oraram pelo casal e pelo ministério que desenvolviam.

Talvez você não faça ideia do poder que sua oração tem na conquista do mundo para Cristo. Sempre que alguém decide comprometer-se em orar por missões, o agir de Deus acontece do outro lado do mundo; o inimigo é derrotado e vidas são salvas.

Hoje quero te fazer um pedido em nome de Jesus: interceda por missões todos os dias. Periodicamente, enviamos até você informativos e cartas com vários

Use esta poderosa arma!

motivos de oração. Não deixe este material de lado, esquecido, sem receber o devido valor.

Talvez você tenha pouco tempo no seu dia a dia. Então, quando receber a carta do missionário ou o informativo A Colheita, leia de imediato. Acompanhe o Diário de Oração e entregue a Deus cada situação ali relacionada. Convide sua igreja a orar e, se possível, reproduza o material e afixe-o num local estratégico.

Neste ano recebemos muitos adotantes, intercessores e crentes interessados em seguir para o campo missionário. Ore para que nenhum desses desista do desafio assumido. Ore para que os desanimados possam se reerguer e voltar para as fileiras da batalha.

A você que tem abraçado esta causa, nosso muito obrigado. O avanço da obra de Deus requer a permanência de todos, unidos, até o fim.

“Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele

prometeu; pois em breve, muito em breve 'Aquele que vem, virá, e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele'. Nós, porém,

não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos” (Hebreus 10.36-39 – NVI).

obra de missões é feita pelos pés dos que vão, pelas mãos dos que contribuem e pelos joelhos daqueles que ficam em oração”“A

Prezado adotante,Prezado adotante,

Se você não recebeu o boleto para o envio da contribuição, ou não identificou o agendamento do débito automático em sua conta corrente ou fatura de seu cartão, entre em contato conosco.

(para cidades com DDD 21) (para outras localidades)

E-mail: [email protected]

Central do Adotante:

21 2122-1901 0800 709 1900 •

Page 11: Revista A Colheita | Edição 29

IGREJAS MISSIONÁRIAS

11A COLHEITA

Missões: recuperando vidas

Você escolhe como deseja enviar a sua oferta para Missões Mundiais!

A COLHEITA

11

i r m ã o H é l i o OF a r i a s

Freitas, de São P a u l o c a p i t a l , es tava para se afastar do convívio de sua i g re j a . Embora as pessoas não o procurassem, ele observou que e m n e n h u m

momento Missões Mundiais deixou de enviar-lhe correspondências. Assim, sempre que lia os testemunhos dos missionários, se alegrava com as notícias dos campos. Hélio sentia que Deus estava agindo e percebia que grandes coisas Ele estava fazendo. Isso o encorajou e lhe deu forças para prosseguir na fé. Tocado pelo Espírito Santo, o irmão Hélio ligou para Missões Mundiais para agradecer e adotar um projeto missionário. Ele adotou, através do PAM, o projeto “Por Um Novo Haiti” e disse: “Quero promover a obra de missões na igreja que frequento, pois vejo a JMM seguindo o exemplo de Jesus. Missões nunca deixa ninguém de fora, independente da realidade que o mesmo esteja enfrentando”.

issões Mundiais tem procurado implementar ações que colaborem com o envio da oferta Mmissionária, trazendo facilidade para cada

parceiro na obra de evangelização do mundo através do Programa de Adoção Missionária (PAM).

Em relação ao boleto do PAM, em alguns casos, normalmente por dificuldades no serviço dos Correios, as correspondências eram entregues nas residências após o vencimento, mesmo sendo expedidas com 20 dias de antecedência. Como solução para esta dificuldade, desenvolvemos um novo modelo: a contra-apresentação.

Agora você pode enviar sua oferta missionária através da agência bancária (ou correspondente bancário) de sua preferência, mesmo que a correspondência chegue em suas mãos após a data de vencimento.

A fim de não onerar o sustento missionário, é muito importante que o recolhimento do boleto aconteça dentro do mês de vencimento.

Continuam disponíveis as opções de envio da contribuição por débito automático através do Banco Bradesco, do Banco do Brasil e do Cartão de Crédito VISA.

PESQUISA MISSIONÁRIAQUERIDO ADOTANTE:

Estamos aguardando o recebimento da Pesquisa do PAM, enviada na última edição de “A Colheita”. Aproveite a chance de ganhar um lindo Calendário de Meditações da JMM, enviando sua pesquisa, devidamente preenchida, até o dia 30 de setembro.

2009

Page 12: Revista A Colheita | Edição 29

Igreja levanta 50 adotantes para o PAM

INFORME

12A COLHEITA

O Pr. Cláudio de Andrade, Representante da JMM na Região Sul do Brasil, pregou na PIB de Guaíra/RS. Após sua palavra, ele fez um apelo para que os irmãos adotassem um missionário de M i s s õ e s M u n d i a i s . E l e f o i surpreendido pelo pastor daquela igreja, Robson Coelho da Silva, que convidou suas ovelhas para irem à frente e disse: “Hoje nós vamos levantar, aqui, 50 mantenedores do PAM”. Muitos irmãos, emocionados, assumiram o compromisso de interceder e sustentar a obra de Missões Mundiais.“Aquela imagem marcou o meu

coração, ao ver o pastor com suas mãos cheias de fichas do PAM, desafiando os irmãos a irem à frente, comprometendo-se com a obra missionária. O envolvimento dos membros da PIB de Guaíra com a obra missionária chama a atenção de quem a visita. Saí dali muito edificado e feliz ao ver como uma igreja pode ser abençoada ao se envolver com a obra de missões”, conta o Pr. Cláudio.

Pr. Robson

Trabalho em Moçambique

Um grupo da PIB do Morumbi/SP esteve em Moçambique, em maio deste ano, sob a liderança de Daniel Schimenes, apoiadno o trabalho da missionária Maria da Conceição, na IB Mahotas, em Maputo. Ali deram assistência em três dos seis PEPEs (Programa de Educação Pré-Escolar) e iniciaram o Programa de Odontologia Preventiva e Educativa (POPE); também deram palestras educativas de higiene bucal e ministraram prevenção em saúde geral. Além disso, implantaram um ministério de futebol na IB de Mahota, que atraiu mais de 100 crianças. Após quatro dias em Maputo, o grupo s e g u i u p a r a G a z a , o n d e trabalhou nas igrejas batistas de Xai-Xai, de Incaia e d e M a c i a , m i n i s t r a n d o prevenção em saúde. “Glorifico a D e u s p e l a iniciativa desse grupo da PIB do Morumbi em estar em Moçambique. Creio que eles não serão mais os mesmos”, diz a missionária Maria da Conceição.

Crianças moçambicanas com parte do grupo

Pastor despertada igreja para missões

O P r . M a u r o Fonseca de Campos, da PIB em Belo Oriente/MG, l e v o u o s membros do C o n s e l h o Missionário de sua igreja para parti-c i p a r d o c o n g r e s s o

Conexão Missionária, em Ipatinga/MG. A irmã Denise Reis Cardoso, Promotora de Missões da igreja, conta que eles aprenderam muito sobre a obra missionária mundial neste ano. De volta à igreja, o grupo impactou a todos com as informações recebidas no congresso. Empolgados com a obra mundial, os irmãos, inclusive as crianças, contribuíram com muita alegria para Missões Mundiais.

“Nosso pastor está trabalhando para despertar nos membros de nossa igreja o ardor missionário, especialmente nas crianças, que ficaram muito felizes em poder abençoar crianças de outras nações”, finaliza a irmã Denise.

Crianças da PIBBPO com suas líderes

Voluntária apoia projetos na África

Maíra Ribeiro (foto), de 25 anos, é uma voluntária que esteve em Moçambique, de outubro de 2008 a maio de 2009, para apoiar o ministério da missionária Noêmia Cessito. Ela agradece à sua igreja, a PIB de Niterói/RJ, que lhe deu todo o apoio necessário para essa viagem. Maíra, que recebeu o chamado para ser missionária aos 18 anos, se preparou no seminário teológico de sua igreja e participou de vários congressos promovidos por Missões Mundiais.

Durante o período em que esteve na África, Maíra aprendeu a se comportar na comunidade, superando até mesmo as dificuldades de comunicação no dialeto local, colaborou com os projetos desenvolvidos pela missionária e ainda pôde ensinar inglês e flauta doce para as crianças da Escola El Shaday, que também foram presenteadas com uniformes doados pela PIB de Porto Alegre/RS. Ela também deu aulas de música em uma congregação da Igreja do Dondo e conferiu, de perto, o trabalho missionário realizado pelo Projeto Vida, que discipula portadores do HIV. “Precisamos erguer nossas mãos e dizer: Jesus, usa-nos, pois os campos já estão prontos para a ceifa e, de alguma forma, cumprirei o 'ide'”, desafia a voluntária.