Revista avionicos set2013

12
Revista Ano 1 : nº 11 : set 2013 : Somente digital, em www.issuu.com/marcomb Pág. 3 VEJA AINDA: Equipamentos de voo : Santos Dumont : Meteorologia

description

Aviônicos Set2013: "7 de setembro"

Transcript of Revista avionicos set2013

Page 1: Revista avionicos set2013

Revista

Ano 1 : nº 11 : set 2013 : Somente digital, em www.issuu.com/marcomb

Pág. 3

VEJA AINDA: Equipamentos de voo : Santos Dumont : Meteorologia

Page 2: Revista avionicos set2013

2 Revista AviônicosAno 1 : nº 11 : set 2013

Bem-vindos à mais uma edição da Revista Aviônicos. Na edição deste mês iremos falar sobre mais curiosidades da aviação. Teremos uma reportagem sobre os equipamentos que os pilotos usam durante os voos, falaremos sobre meteorologia aeronáutica e abriremos uma discussão: afinal, quem inventou o avião?

APROVEITE!!

* * * - * * *

CAPA: Os militares da aviação nas paradas militares

Quem inventou o avião?

Meteorologia Aeronáutica

Os equipamentos que garantem a sobrevivência em voo

* * * - * * *

Contribua com nosso trabalho, enviando suas sugestões, críticas ou elogios para:

[email protected]

Page 3: Revista avionicos set2013

3Revista AviônicosAno 1 : nº 11 : set 2013

Como um dos meios utilizados pelos militares, a aviação se tornou figura bastante presente nas paradas militares, mais especificamente na que ocorre no dia 7 de setembro, data em que comemoramos a Independência da Pátria.

Esta presença pode se tornar ainda mais marcante quando a própria Força Aérea exibe suas habilidades ao público. Um bom exemplo disso são as demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, ou de aeronaves de caça.

Esta interação com as pessoas é realmente interessante para as Forças Armadas, pois ela cria um vínculo de respeito, admiração e confiança que os militares passam ao público participando desses eventos.

Nesta reportagem contaremos algumas curiosidades e citaremos alguns eventos realizados pelas autoridades aéreas civis e militares no Brasil, para difundir ainda mais suas ações em defesa da soberania nacional.

Page 4: Revista avionicos set2013

4 Revista AviônicosAno 1 : nº 11 : set 2013

OS MILITARES DA AERONÁUTICA NAS PARADAS MILITARES

A FAB vêm se empenhando nas atividades cívicas desde a década de 60,como citaremos a seguir:• Em 1960, a recém-criada Esquadrilha da Fumaça sobrevoava os

céus de Brasília, a nova capital do país.• Em 2006, o Aeroclube do

Paraná lançava o FestivalA é reo , mostrando aeronavesutilizadas pela instituição.

• Em 2008 a Força AéreaBrasileira criava o SábadoAéreo, evento onde a Forçamostrava aeronaves ematerial.

SÁBADO AÉREOEm outubro se comemora o Mês da Asa, pois foi no dia 23 de outubro,

em 1906, que Santos Dumont realizava o primeiro voo de um objeto maispesado que o ar. Portanto, esta data acabou sendo considerada como o Diado Aviador, em homenagem à este grande herói da aviação.

Sendo assim, outubro é um mês bastante movimentado para a aviação emuito oportuno para eventos do ramo. Desde 2008 a Força AéreaBrasileira realiza o chamado S á bado A é reo , com atrações musicais,exposição de aeronaves e demonstração de atividades inerentes àcorporação.

Realizado em diversas cidades onde a FAB está presente, o S á bado A é reoacabou sendo um dos maiores eventos ligados à aviação realizados no

Page 5: Revista avionicos set2013

5Revista AviônicosAno 1 : nº 11 : set 2013

país. As aeronaves expostas nosaeródromos, a interação com ainstituição com jogos e atividades comoos simuladores de voo e a sempreesperada Esquadrilha da Fumaça sãoingredientes que fazem do evento umprograma para toda a família.

FESTIVAL AÉREO DO AEROCLUBE DO PARANÁ

Também em outubro se realiza oFestival Aéreo do Aeroclube do Paraná.Inspirada nos festivais da Força AéreaBrasileira, mostra, além de aeronavesmilitares, aviões de pequeno porteusados para instrução dos alunos dainstituição.

O Festival Aéreo começou em 2006.Atualmente, conta com uma média de 20mil espectadores, atingida na 7ª ediçãodo evento, realizado em 2012. Além daexposição de aeronaves, o evento aindaconta com o show da Esquadrilha daFumaça.

Colabore com nossa revista, enviando suas sugestões de matérias para nosso endereço eletrônico:

[email protected]

Page 6: Revista avionicos set2013

6 Revista AviônicosAno 1 : nº 11 : set 2013

Muitos são os equipamentos que garantem a sobrevivência dos pilotos. Seja durante o voo

ou em situações de emergência, vários fatores favorecem a tripulação de uma aeronave em

condições adversas. Nesta matéria você vai conhecer alguns deles.

Page 7: Revista avionicos set2013

7Revista AviônicosAno 1 : nº 11 : set 2013

MÁSCARA DE OXIGÊNIODurante o voo de altitude, o pilotopoderá perder a consciência senão houver um suprimento deoxigênio. Por exemplo: em um vooa 25.000 pés (8.300m) existeapenas 30% do oxigêniodisponível ao nível do mar. Umaexposição prolongada à esteambiente sem a devida precauçãopode ocasionar a falta deoxigenação no cérebro. Achamada hipóxia pode, em casosextremos, levar o piloto àinconsciência. Portanto os pilotos

utilizam máscaras de oxigênio apropriadas durante tais voos.

Máscara de oxigênio usado pelos pilotos durante o voo. (Divulgação)

TRAJE ANTI-GEm aeronaves de caça, onde se superafacilmente a velocidade do som,podendo chegar até duas vezes estavelocidade, o organismo humano estásujeito a acelerações extremas. Asconsequências deste fenômeno são,entre elas, a diminuição da quantidadede sangue que chega ao cérebro,podendo ocasionar perda deconsciência. Para evitar tais problemas,os pilotos de caça usam um traje anti-gravidade, chamado de traje Anti-G. Afunção deste traje é fazer com que osangue se concentre na parte superiordo corpo. Para tanto, ele utiliza oprincípio da compressão. Ao sersubmetido à uma aceleração muitointensa, o traje infla bolsas de arespalhadas pelo traje, pressionando aspernas do piloto, cumprindo assim suafunção.

Page 8: Revista avionicos set2013

DESORIENTAÇÃO ESPACIAL

Além da baixa concentração de oxigênio e das acelerações, os pilotos estão sujeitostambém aos fatores gravitacionais. Ao fazer uma curva, por exemplo, o pilotopoderá sentir a Vertigem de Coriolis. Nosso cérebro recebe informações do sistema

QUER SABER MAIS? A FAB disponibiliza informações adicionais em seu website. Acesse:www.fab.mil.br.

8 Revista AviônicosAno 1 : nº 11 : set 2013

vestibular, responsável pelaorientação espacial do nossocorpo. No entanto, ele sóconsegue processar umaúnica informação por vez.Durante uma curva, onde aforça gravitacional e aaceleração passam a serconstantes em umadeterminada direção, osistema vestibular passa aocérebro este comando. Aomexer a cabeça por qualquermotivo, outro comando será dado ao cérebro. Este conflito ocasiona um certodesconforto no piloto, levando-o a crer que a aeronave está desnivelada, quandoem verdade é o contrário. Isso pode ocasionar acidentes graves. A Força AéreaBrasileira dispõe em seu Instituto de Medicina Aeroespacial um simulador dogênero, chamado Cadeira de Barany. Nela, os pilotos podem aprender a administrartais crises.

Gostou desta matéria???

Dê-nos a sua opinião!!!

Envie um e-mail para: [email protected]

Page 9: Revista avionicos set2013

9Revista AviônicosAno 1 : nº 11 : set 2013

Os brasileiros acreditam realmente que foi um brasileiro que inventou o avião. Os americanos acreditam com a mesma certeza que foram dois irmãos americanos. Quem tem razão? Nesta matéria nós vamos revelar!

Page 10: Revista avionicos set2013

10 Revista AviônicosAno 1 : nº 11 : set 2013

QUEM INVENTOU O AVIÃO?Em 1906, Santos Dumont realizou o primeiro voo

de um aparelho que, posteriormente seriadenominado avião. No entanto, dois anos antes, osirmãos Wright realizaram a mesma tentativa,segundo consta, com sucesso.

Vendo assim, até resta uma certa dúvida. Porém, háalguns pontos a serem observados: O avião de SantosDumont, o 14-Bis, voava por meios próprios, aocontrário do modelo dos Wright.

Ademais, o voo deles não foi documentado,diferente do voo de Santos Dumont. Os irmãosWright comunicaram o feito por telegrama.

Henrique Lins de Barros, um dos maioresespecialistas em física do CBPF – Centro Brasileiro de

Pesquisas Físicas, diz em sua opinião quem foi realmente o inventor do avião. Paraele, não existe apenas um inventor: “É muito complicado, num desenvolvimentotecnológico, dizer quem foi o pai da criança. Quem inventou o navio? Qualquer um.Um produto tecnológico são várias descobertas que vão culminar num determinadomomento”.

E O PRIMEIRO VOO? Más desde muito antes o homem já voava. Desde a segunda metade do século XIX ohomem desenvolvia meios de se locomover através do ar. Um desses pioneiros foiMontgomery, inventor doplanador. Diferente dos modelosatuais, era lançado ao ar pormeio de uma catapulta. Outroaviador que marcou esta épocafoi Jean-Marie de Bris. Em 1868,Bris realizou um voo com umaparelho de sua autoria,atingindo 100m de altura epercorrendo uma distância deaproximadamente 200m.

Gostou deste texto? Envie-nos a sua crítica. Ficaremos felizes em receber sua opinião, pois ela nos ajudará a melhorar nossa revista: [email protected]

Page 11: Revista avionicos set2013

11Revista AviônicosAno 1 : nº 11 : set 2013

MeteorologiaAeronáutica

Uma das informações mais importantes para umpiloto é referente à meteorologia. Com base nela elepode planejar seu voo com maior precisão e, assim,minimizar os riscos de acidentes. Nesta matériavocê vai conhecer os meios que os pilotos usampara saber do clima.

Page 12: Revista avionicos set2013

12 Revista AviônicosAno 1 : nº 11 : set 2013

METAR

É a codificação de meteorologia aeronáutica para determinar o clima atual em umaeródromo. Veja um modelo de METAR:

METAR SBCT 231100Z 18004KT 3500 –DZ BR BKN008 BKN030 12/11 Q1028=

Como decodificar:

Explicaremos em detalhes agora como interpretar esse código:METAR ou SPECI: Indica que é uma informação de meteorologia aeronáutica. OsMETAR são confeccionados a cada hora cheia, e os SPECI entre esse intervalo,quando há uma mudança muito brusca na meteorologia.SBCT: Indica a ICAO (Código de Identificação) do aeródromo referente aquelainformação, no caso, o Aeroporto Afonso Pena.231100Z: Indica a data e hora da mensagem, no caso, dia 23, às 11:00.18004KT: Indica a situação do vento. No caso, está a uma direção de 180 graus, comvelocidade de 4 nós.3500: Indicação de visibilidade: no caso, de 3.500m.-DZ BR: Indica precipitações meteorológicas. O exemplo diz que há uma garoa fina(DZ) fraca, por estar com o sinal (-) e uma névoa úmida (BR)BKN008 BKN030: Indica a situação das nuvens. No caso, o céu está nublado (BKN)nos níveis de voo de 800 e 3.000 pés.

12/11: Temperatura local em grausCelsius e a temperatura de ponto deorvalho, que é quando, se mantida apressão e umidade absoluta, a umidadeirá se condensar, formando umnevoeiro. No caso, a temperatura localé de 12 ºC e o ponto de orvalho é de11ºC.Q1028: Pressão atmosférica atual,usada para calibrar o altímetro debordo. No caso, é de 1.028 hPa

(Hectopascais).=: Fim da mensagem.