Revista InterBuss - Edição 30 - 06/02/2011

20
CAMPINAS CELEBRA SEU 1000º ÔNIBUS NOVO EM ALTO ESTILO R E V I S T A R E V I S T A InterBuss InterBuss ANO 1 Nº 30 06/02/2011 São mil ônibus novos em seis anos. O milésimo é o biarticulado B9Salf da Itajaí Transportes, o carro mais moderno da frota CAMPINAS CELEBRA SEU 1000º ÔNIBUS NOVO EM ALTO ESTILO São mil ônibus novos em seis anos. O milésimo é o biarticulado B9Salf da Itajaí Transportes, o carro mais moderno da frota

description

 

Transcript of Revista InterBuss - Edição 30 - 06/02/2011

  • CAMPINAS CELEBRA SEU 1000 NIBUS NOVOEM ALTO ESTILO

    R E V I S T AR E V I S T A

    InterBussInterBuss ANO 1N 3006/02/2011

    So mil nibus novos em seis anos. O milsimo o biarticulado B9Salf da Itaja Transportes, o carro mais moderno da frota

    CAMPINAS CELEBRA SEU 1000 NIBUS NOVOEM ALTO ESTILO

    So mil nibus novos em seis anos. O milsimo o biarticulado B9Salf da Itaja Transportes, o carro mais moderno da frota

  • PORTAL

    InterBussCONTEDO DE QUALIDADE COM RESPONSABILIDADE

    ATENO VOC QUE J FEZ SEU CADASTRO NOPROGRAMA DEFIDELIDADE INTERBUSS:

    CASO J TENHA FEITO O NOVO CADASTRO NICO DO PORTAL INTERBUSS, PODER VISUALIZAR SEUS PONTOS EM SEU PROFILE A PARTIR DE 9 DE FEVEREIRO.

  • N E S T A E D I O

    EDITORIAL A soluo nos sistemas integrados ......... 4

    PSTER Luciano Roncolato ....................................... 10

    MURAL Os sociais da Revista InterBuss..................... 17

    COLUNISTAS Marisa Vanessa N. Cruz.......................... 9

    MATRIA DA SEMANA Novos nibus para Campinas.. 14

    COLUNISTAS Adamo Bazani ........................................ 8

    Adamo Bazani Pgina 8Adamo Bazani Pgina 8

    Revista na RedeOs sites do grupo Portal InterBuss so atualizados frequentemente com novos contedos. Fiquem atualizados com eles:

    REVISTA ELETRNICAAcesse nosso contedo tambm na revista eletrnica, todos os dias, 24h por dia, em:www.portalinterbuss.com.br/revista

    NOTCIASVeja notcias do setor de transportes atua-lizadas diariamente em nosso blog:www.portalinterbuss.com.br/noticias

    GALERIAS DE IMAGENSNossas galerias so atualizadas semanal-mente com fotos, desenhos e contedos enviados por diversos colaboradores de todo o Brasil. Veja em:www.portalinterbuss.com.br/galeria

    Tudo no site: www.portalinterbuss.com.br

    A SEMANA EM 10 TEMPOS ......................................... 5

    Foto:Tiago

    de G

    rand

    e

    Foto da capa: Luciano Roncolato

    Edio nmero 30 Domingo, 06 de Fevereiro de 2011 Concluda s 14h01 Esta edio tem 20 pginas

    COLUNISTAS Jos Euvilsio Sales Bezerra ................. 18

    FOTOS DA SEMANA As melhores do Portal InterBuss.. 16

    nibus da Viao Piracicabana, a maior operadora de linhas metropolitanas na Baixada Santista, empresa que tambm no se interessou pelo VLT

    LICITAO DO VLT DA BAIXADASANTISTA NO TEVE INTERESSADOS

  • E D I T O R I A L

    A Revista InterBuss uma publicao semanal do site Portal InterBuss com distribuio on-line livre para todo o mundo.Seu pblico-alvo so frotistas, empresrios do setor de transportes, gerenciadores de trnsito e sistemas de transporte, poder pblico em geral e admiradores e entusiastas de nibus de todo o Brasil e outros pases.

    Todo o contedo da Revista InterBuss provenientes de fontes terceiras tem seu crdito dado sempre ao fi-nal de cada material. O material produzido pela nossa equipe protegido pela lei de direitos autorais e sua reproduo autorizada aps um pedido feito por escrito, e enviado para o e-mail [email protected]. As fotos que ilustram todo o material da revista so de autoria prpria e a reproduo tambm autorizada apenas aps um pedido formal via e-mail. As imagens de autoria terceira tm seu crdito dis-ponibilizado na lateral da mesma e sua autorizao de reproduo deve ser solicitada diretamente ao autor da foto, sem interferncia da Revista InterBuss. A im-presso da revista para fins particulares previamente autorizada, sem necessidade de pedido.

    InterBussREVISTA PARA ANUNCIAR

    Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (19) 9636.1087 e converse com nosso setor de publicidade. Voc poder anunciar na Revista InterBuss, ou em qualquer um dos sites parceiros do grupo InterBuss, ou at em nosso site principal. Temos diversos planos e com certeza um deles se encaixa em seu oramento. Consulte-nos!

    PARA ASSINARPor enquanto, a Revista InterBuss est sendo disponibi-lizada livremente apenas pela internet, atravs do site www.portalinterbuss.com.br/revista. Por esse motivo, no possvel fazer uma assinatura da mesma. Porm, voc pode se inscrever para receber um alerta assim que a prxima edio sair. Basta enviar uma mensa-gem para [email protected] e faremos o cadastro de seu e-mail ou telefone e voc ser avisado.

    CONTATOA Revista InterBuss um espao democrtico onde todos tm voz ativa. Voc pode enviar sua sugesto de pauta, ou at uma matria completa, pode enviar tambm sua crtica, elogio, ou simplesmente conversar com qualquer pessoa de nossa equipe de colunistas ou de reprteres. Envie seu e-mail para revista@por-

    talinterbuss.com.br ou [email protected]. Procuramos atender a todos o mais rpido possvel.

    A EQUIPE INTERBUSSA equipe do Portal InterBuss existe h nove anos, desde quando o primeiro site foi ao ar. De l pra c, tivemos grandes conquistas e conseguimos contatos com os mais importantes setores do transporte nacional, sem-pre para trazer tudo para voc em primeira mo com responsabilidade e qualidade. Por conta disso, algu-mas pessoas usam de m f, tentando ter acesso a pes-soas e lugares utilizando o nome do Portal InterBuss, falando que de nossa equipe.Por conta disso, instrumos a todos que os integrantes oficiais do Portal e Revista InterBuss so devidamente identificados com um crach oficial, que informa o nome completo do integrante, mais o seu cargo den-tro do site e da revista. Qualquer pessoa que disser ser da nossa equipe e no estiver devidamente identifi-cada, no tem autorizao para falar em nosso nome, e no nos responsabilizamos por informaes passa-das ou autorizao de entradas dadas a essas pessoas. Qualquer dvida, por favor entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 9636.1087, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia.

    Asuperlotaonosnibusumarealidade em vrias cidades brasileiras.Mas, comoresolver issoa tempoda real-izaodaCopade2014?Esseumprob-lema crnico que existe desde a pocados bondes, quando as pessoas andavampenduradas nos balastres laterais jquea espera era enorme.Osnibus sub-stituram os bondes, porm os pingentescontinuaram. Era muito comum at hpouco tempo ver passageiros penduradosnasportasouatnasjanelasparachegaraotrabalhoouvindodele.Nostrenssub-urbanosasituaoaindaaconteceemal-gumas cidades.Hoje emdia jno sevmaismuitodissopoisasoluoparaocasofoiencontrada:onibusnopodesairdopontocomaportaaberta.umabsurdoissopoisnoresolveoproblema.Aoinvsdeumareprogramaodelinhasquepos-sibilitequeopassageirouseumtransportecomqualidadepossibilitandoqueelepegueumnibusmaisvazio,optou-seporespre-mer todo mundo pra dentro do veculo,fazercomquealgunspassageiros tenhampertences ou partes do corpo prensadasnasportaseatficar todoespremidonosprimeirosdegrausdocarro. OBrasilprimeiramenteprecisadepolticasde incentivoparaamelhoriadotransporteurbanoemtodasaslocalidades(nosnascidadesmdiasegrandes).H

    muitascidadespequenasemqueotrans-portechegaaserpiorqueodegadoequesooperadosporprefeiturassemrecursosparamanteroserviocomumpadroaomenosrazovel, jqueempresasparticu-laresnoseinteressamemcolocarnibusemlocaiscombaixarentabilidade. Depois necessrio um planeja-mento integrado com cidades regionais,jquemuitosdosdeslocamentossoentrecidades. Ainda vivemos sob sistemas to-talmente desintegrados, fazendo com queandemos com vrios cartes de diversasempresas e pagandodiversas tarifas paraatravessarcidadesqueficamnema10km.de distncia. O planejamento em rede de extrema importnciaparamelhoraraqualidade de vida tanto dos passageirosquanto dos funcionrios das empresas eatdopoderpblicolocal,oquemelhoraefacilitaogerenciamento.Opoderpblicoespecializadoprecisa terpulsofirmeparacolocar ordem na casa e no deixar quetudofiquemercdepessoasdesprepara-das.Umaparceriacomempresasqueop-eramsistemashanosumaalternativa.Dessaforma,pessoasquerealmenteenten-demdetransportepodemotimizarvriaslinhasemumadeterminadaregio. necessriovontadedeambososladosparamudaremelhoraravidadeto-dos.

    A soluo nos sistemasintegrados regionais

    Do Leitor

    Este espao para voc deixar a sua opinio sobre nosso contedo. Para isso, entre em contato atravs do e-mail [email protected]. Na prxima e-dio, publicaremos sua opinio neste espao.

    Fruns Ol!Gostariade saber seos frunsdoPortalInterBusspodemtertpicosabertosporqualquerpessoa.

    Contatos em geral

    Voctambmpodeenviarseucontatodiretamenteparacadaumdenossoscolunistasereprteres.Bastaverificarlogonoincioounofinalocontatodecadaumdeleseenviarumamensagem. Caso no haja nenhum canal derelacionamentodisponvelnamatria,vocpodeenviarsuamensagematravsdoe-mailrevista@portalinterbuss.com.br.

    Andr SegalhoSo Paulo/SP

    Notadaredao:Agradecemososeucontato Andr! Qualquer pessoa cadastradapodesimabrirtpicos,semnenhumproblema.

    Voctambmpodeenviarseucontatodiretamenteparacadaumdenossoscolunistasereprteres.Bastaverificarlogonoincioounofinalocontatodecadaumdeleseenviarumamensagem. Casonohajanenhumcanalderela-cionamento disponvel na matria, voc podeenviar suamensagemparaocolunistaouparaoreprteratravsdoe-mailrevista@portalinter-buss.com.brensfaremosoencami-nhamentodamensagempessoadesejada. NaRevista InterBuss,vocnuncaficasemcontatoousemresposta.Emat72hrespon-demossuamensagem.

  • A S E M A N A E M 1 0 T E M P O S

    Mercedes-Benz convoca donos para recall em mais de 26 mil veculos

    DE 30/01 a 05/02/2011

    Doisrecallspara26.940veculos,sen-donibusecaminhes,foramanunciadospelaMercedes-BenzdoBrasilnaltima segunda-feira.nibuscomchassisOF1722eOF1721foramconvocadosparafazermanuteno. Nas duas linhas, a dirigibilidade doveculo pode ser prejudicada caso danos emmolasdo eixo traseiroquebremgrampos,deacordocomocomunicado,quedirecionadoaproprietriosde13.400unidadesqueforamproduzidasentrejulhode2008esetembrode2010,denmerosdechassisentre9BM3840758B610005a9BM384078BB757912. Tambm foram convocados outros13.540proprietriosdenibus comchassiO500MAedas verses 6X2dos caminhesL1620, Atego e Axor. Complicaes nos rola-mentosdasrodaspodemcausarperdadediri-gibilidade. Donos de unidades do O 500 MAfabricados entreoutubrode2009 e setembrode 2010 com chassis entre 9BM382154 9B666132a9BM382154BB750204tambmsoconvocadosparamanuteno. Sobre os caminhes 6X2 L1620, osmodelos submetidos ao recall so os produ-zidos entre dezembro de 2009 e setembrode 2010, de chassis 9BM695302 9B 686101a 9BM695304 BB 745808. Em relao aoscaminhesAtego2425e2428, sooschassis

    5Revista InterBuss

    Foto: Lucian Roncolato

    Entre os convocados esto proprietrios de nibus com chassi OF-1721, OF-1722 e O-500MA

    de BM958094 9B 685052 a 9BM959096 BB750558. Os modelos Axor 2533, 2535,2540 e 2544, classificados como prejudica-dos no anncio, compreendem os chassis de9BM9582549B684903a9BM958254BB751493.

    OsproprietriosafetadospelorecallseroconvocadospelaMercedes-Benzatravsdecartas.Entreosveculosconvocados,algunsno precisam de manuteno. Para esclare-cimentodedvidas,proprietriospodemligarpara08009709090ouacessarosite.(BlogdoSydneyRezende)

    nibus com chassi O-500MA da Mercedes-Benz: recall em mais de 26 mil veculos

    Vendas de nibus Scania em 2010 subiram 48% na Amrica Latina em relao a 2009 A divulgao do balano mundialdevendasdaScaniamostraafilialbrasileiradamontadorasuecacomoaresponsvelpor27%vendasdecaminhesglobais.Em2010,aScaniaBrasilvendeu15.408unidades,comcrescimentode85%frentea2009.Essevol-ume tambm significou 85% das unidadescomercializadaspelamarcanomesmoseg-mentonaAmricaLatina. Ao divulgar os resultados nestaquarta-feira (02/02), o presidente mun-dialdaScaniafezquestodedestacaraim-portnciadoBrasilnosnegciosdaempresae como a Scania se adaptou rapidamentepara atender a demandanacional. Omer-

    cado brasileiro, que passa por um grandemomento econmico, atingiu um patamardevolumeselevadoe consistente.AScaniaaproveitouasvantagensdesuaestruturadeproduoglobalparafornecercomponentesapartirdesuasunidadesindustriaiseurop-iaseatendera fortedemanda local,afirmaLeifstling,presidentemundialdaScania. O relatrio anual divulgado pelaScaniatambmdestacaasvendasdenibusnoBrasil,querepresentaram13%dototaldevendasmundiaise43%naAmricaLatina.Segundo Leif, a previso que o mercadodeveculospesadoscontinuaraquecidonoprimeirosemestrede2011.AScaniaacred-

    ita que a demanda mundial neste comeodeanosersimilaraidentificadaduranteosegundosemestrede2010,ressaltaoexecu-tivo. Na Amrica Latina, a Scania co-mercializou 18.056 caminhes pesados(+89%)e2.104nibus(+48%)em2010.Nomundo, foram 56.837 caminhes (+54) e6.875nibus(+4).Amontadoraapresentouumresultadooperacionalpositivo,de1,416bilhodeeurosfrentea239milhesdeeurosem2009.Osvolumesmaioresdeveculoseservios e amelhor utilizaodenossa ca-pacidadeinstaladaexplicamessesresultadospositivos,destacaLeif.(ScaniadoBrasil)

  • 6 Revista InterBuss

    A S E M A N A E M 1 0 T E M P O S

    Cai aprovao a corredores exclusivos em So Paulo

    Foto: L

    uciano

    Ron

    colato

    OnibusmunicipaldeSoPaulofoiomeiodetransportequeapresentouamaioralta na avaliao dos usurios do sistemapblico daRegioMetropolitana. Por outrolado,odesempenhodessesveculosnoscor-redores exclusivos - tantos os municipaisquantoosmetropolitanos - foionico itemavaliadoempesquisadaAssociaoNacionalde Transportes Pblicos (ANTP) que regis-trou queda na porcentagemdos passageirosqueosavaliamcomobomouexcelente. Os resultados fazem parte da pes-quisa Imagem dos Transportes na RegioMetropolitana,apresentadaontem.Aaprova-odosusurios caiude58%para53%noscorredores de nibus municipais. Quedastambmforamregistradasquandoavaliadosem separado o Expresso Tiradentes (76%para 74%) e o CorredorMetropolitano SoMateus-Jabaquara(72%para70%). Os usurios tm uma expectativa

    maioremrelaoaoscorredoresporqueelesforamprojetados para proporcionar viagensmais rpidas. Por isso so mais exigentesna avaliao. Quando h interferncias queprejudicamodesempenho,queprolongamotempodeviagem,aavaliaocai,dizopresi-dentedaANTP,AltonBrasiliense. Osnmerosdoscorredorescontras-tam com a avaliao geral dos nibus, quepelo segundo ano seguido apresentou mel-hora-apsumasequnciadeanosdequedanaaprovao.Passoude50%para59%apro-poro de entrevistados que classificam osservioscomobomouexcelenteentre2009e2010.Entreaspessoasqueafirmaramnapes-quisaqueotransportepblicocomoumtodomelhorounoltimoano,31%disseramquediminuiuotempodeespera,outros25%in-formaramqueaumentouonmerodelinhase14%,queosveculossonovosoumoder-nos.(Estado)

    Interdio de terminal no Rio gera confuso OterminaldenibusdaMisericr-dia,localizadonasproximidadesdaPraaXV,no centro doRio de Janeiro, foi fechadonamanh da ltima quinta-feira sem qualqueravisoprvioaospassageiros.AinterdiofoideterminadapelopresidentedoTribunaldeJustiadoRio,LuizZveiter,queplanejacon-struirumapraanolocal. Osusurios, revoltados coma faltade informaes, provocaram um pequenotumulto e foram contidos por guardas mu-nicipaisepoliciaismilitares(PMs).Operri-os cercaram o terminal com tapumes e osusuriospreveemmaisconfusonofinaldatarde,quandomilharesdepessoasembarcamno local comdestino zona oeste doRio eparamunicpiosdoGrandeRio. Com a deciso da Justia, os co-letivos que faziam ponto final no terminalpassaram a ser circulares, sendo impedidosdeparar.Agora, os veculos fazemapenasoretorno no local. Para tentar ajudar no em-barque dos passageiros, algumas empresasdeterminaram uma nova parada para suaslinhas, forado terminalMisericrida, oquetambmprovocaconfusoemaisfaltadein-formaoentreosusurios. O Departamento de TransportesRodovirios(Detro),responsvelpelaslinhasintermunicipaisquepossuempontosnoter-minal Misericrdia, tambm no foi infor-madodofechamento.(Terra)

    nibus em corredor em So Paulo: queda na aprovao das faixas exclusivas

    Passageiro preso por perturbao Por volta das 13h30 desta quar-ta-feira (02.02), no Km 520 da BR 364em Ariquemes/RO, a Polcia RodoviriaFederal(PRF), efetuou a priso de um pas-sageirodenibusinterestadual,porperturba-odaordem,duranteaviagem. Policiais Rodovirios Federais lota-dosna3DelegaciadaPRF,encontravam-seemfiscalizaoemfrenteBaseOperacionaldaPRF,quandoonibusdeplacasNEB-1733/RO,doitinerrioPortoVelhoCuiab,paroueomotoristaformuloudennciadandoconta

    dequeopassageiroCsioS.A.de41anos,es-tariaperturbandoosossegodosdemaispas-sageiros, tendo inclusive agredidoumdeles,alm de apresentar sintomas de embriaguezalcolicaecomportamentoinadequado. Desta formaospoliciaisderamvozde priso ao passageiro, sob a acusao deinfringiraLeidaContravenesPenais,porperturbar o sossego alheio e apresentar-seembriagado,colocandoemriscoasegurana,sendoconduzidoaDelegaciadePolciaCivildeAriquemes.(PortalRondnia)

    APromotoriadeJustiadeProteodoMeioAmbienteapresentouumaaocivilpblicacontraaAutoViaoMercs.Aao,sob responsabilidade do promotor SrgioLuiz Cordoni, acusa a empresa de diversostiposdepoluio. Segundo a sustentao da promo-toria, a empresadenibus est agredindoosolo, lenisfreticos,oareaindacausandopoluiosonora.OMinistrioPblico(MP)pede para que a Auto Viao Mercs sus-penda as atividades imediatamente at queosproblemassejamsanados.Aassessoriadeimprensadaempresainformouqueaindanofoinotificadaequesirsepronunciarquan-dotiveracessoaosautos.(ParanOnline)

    Poluio gera ao contraempresa no PR

  • 7Revista InterBuss

    Berrini ganhar corredor exclusivo em SP A avenida Engenheiro Lus CarlosBerrini,nazonasuldacapital,vaiganharumcorredordenibusatofimde2012,segundoaSecretariaMunicipaldosTransportes. A faixa exclusiva para o transportecoletivoter3quilmetrosdeextenso,desdeo inciodaBerrini,nofinaldaruaFunchal,atocruzamentocomaavenidaRoquePetro-niJnior,passandoaindaporalgunsmetrosdaavenidaChucriZaidan. Segundo reportagem do jornal OEstadodeS.Paulo,ocorredorficarposicio-nadoaoladodocanteirocentraldavia,ecer-

    cade150milpessoaspoderosertransporta-das por ele diariamente. Tambm ser feitauma converso na altura da avenida RoquePetroni,paraformarumainterligaocomojexistentecorredordenibus intermunici-palDiadema-Brooklin. De acordo com a Secretaria dosTransportes,seroinvestidoscercadeR$40bilhesnaobra.Aestimativadequeas33linhasdenibusquehojecirculampelaBer-rinipossamutilizarocorredorquandoelefi-carpronto.Paraasecretaria,acriaodafaixaexclusivavaiacabarcomadisputadeespao

    entre automveis e nibus. Atualmente, osveculosdotransportecoletivoperdemmuitotempoemcongestionamentosesoprejudi-cadospelaconstanteentradaesa-dadecar-rosemgaragensdaavenida. Apesardeocorredordenibusocu-parumadas trs faixasdavia, aavaliaodequeotrnsitoficarmaisorganizado,gan-handomaisfluidez.ASPTransaindaprecisadefinirseocorredorterreasdeultrapassa-gem.Umadaspossibilidadesutilizarocan-teirocentraldaBerrini,quelargo,paraisso.(Metro)

    Foto: Luciano Roncolato

    Ingls de 7 anos f de nibus e estuda rotas Enquantonagrandemaioriadascri-anasaprimeirapalavraaserpronunciadamameoupapai. JamieTaylor fezdiferente.Ele falou nibus. Hoje, aos sete anos deidadeelecompletamenteobcecadoporni-busejganhouatumconcursoporisso.Suame,CarlyinscreveuseufilhonacompetioHistriasdenibus,emSwindon,naInglat-erra,eficouchocadaquandoJamievenceu.Oprmiofoiviajargratuitamenteporumano. Eunopodiaacreditarquandoeleganhou.Foiumasurpresaagradvel.Jamieabsolutamenteobcecadocomnibus. MasamaluquicedeJamienoparapor a.Ogaroto temasparedes eportasdeseuquartocobertodehorriosemapasdosnibusqueelepassaodiaestudando.Oga-rotoaprendeualereescreverusandorotasemapasdenibus. OsonhodeJamienopoderiafugirmuitodo seu temapredileto: terumnibuscomseunome.Ogarotopassacercadeumahora por dia no veculo, para ir ao colgio.Quandochegaofimdesemana,Jamiejsabeoquequerfazer. Todofimdesemanaquandovamosparaacidade,elesemprepedeparairatalojaThamesdownondehinformaestursticasparaqueelepossapegarosltimoshorrios,disseCarly,quegostadamaluquicedofilho.lindoparamimv-loterumhobbydoqualelegostamuito. Jamietambmajudaoutrospassage-irosinformandosobretempoepercursosdelinhas,incluindolocaisemqueelenuncaes-teve. Equandoperguntamoqueelequerserquandocrescer, a respostaestnapontadalngua:motoristadenibus.(Extra)

    Ladro assalta vrias vezes a mesma linha de nibus no RJ

    NoRio,passageirosdeumalinhadenibussofreramumasriedeassaltosnosl-timosmeses.Aoolharasimagensfeitaspelascmerasdesegurana,apolciateveumasur-presa. Osassaltos costumamacontecernarodovia que liga o Rio Regio dos Lagos,naalturadeMaric.Para tentardiminuirasocorrncias, a empresa instalou cmeras desegurananosnibus. A empresa de nibus diz que osassaltos se intensificaram nos ltimos seismeses. Foramdeznoperodo. Snaltimasemana, foram dois.Na hora de conferir asimagens, os funcionrios tiveram uma sur-presa:eraomesmoladroagindodamesmaforma. Noprimeiroassalto,sbadopassado(29), um homem entra no nibus e paga apassagem.Eleusaumbonbrancoparaten-taresconderorosto.Nomeiodaviagem,vaipara a frentedonibus e tira uma armadamochila. Exige que o motorista entregue odinheiroecomeaasaqueartambmospas-

    sageiros. Naltimasexta(4),tudoserepetiu:omesmohomem,novamentedebonbranco,entraemumnibusdamesmalinha.Depoisdeumahoradeviagem,eleanunciaoassaltodamesmaforma.Roubaospassageiroselevaodinheiroqueestcomomotorista. Nstemoscmerasdentrodosni-bus,issodeconhecimentodetodousurio.Agenteviuqueelenoseimportacomisso,declarouogerentedeoperaesdaempresaMarceloAlves. Eopior:hpoucomaisdeumano,amesmaempresadenibusviveuumasituaoigualadeagora,quetambmfoinoticiadanoJornal Nacional. Um bandido disfarado depassageiro fez vrios assaltos em dias dife-rentes semprenamesma linha.Ele tambmaproveitava que a estrada um trajeto compoucasparadasparapraticarocrime. A polcia ainda no tem pista dobandidoquepraticouosassaltosessasemana,masachaqueadivulgaodasimagenspodeajudaraidentific-lo.(TVGlobo)

    nibus no Rio de Janeiro: assaltos consecutivos em uma mesma linha

  • 8 Revista InterBuss

    A S E M A N A E M 1 0 T E M P O SFoto: Norberto dos Santos Knzli

    Interior de SP de avio mais barato que nibus Viajar de avio entre Rio Preto eCampinascomovalordapassagem(incluindotaxadeembarque)menorqueocobradopelasempresasdenibusquefazemotrajeto. Oquepareciailusojpossveldes-deestasegunda-feira,quandoaAnac(AgnciaNacional de Aviao Civil) autorizou a AzulLinhasAreasavoarentreasduascidadescincovezespordiadesegundaasexta-feira.Osvooscomeama ser operadosnodia 1 demaro,

    masavendadaspassagens estdisponvelnositedaempresa. O valor da passagem para o dia 1de maro, por exemplo, est sendo vendidoaR$54,42(R$39detarifaeR$15,42detaxadeembarque).Opreomenorquequalquerpassagemintegral(queexcluiasvendidascomdesconto para estudantes) oferecida ontempelasempresasdenibusqueoperamentreasduascidades.

    OjornalBomDiaconstatou,portele-fone, que as passagens rodovirias entre RioPretoeCampinascustamatualmenteentreR$R$57eR$65.NositedaAzulovalordatarifaoscilaentreR$39eR$59,deacordocomdiaehorriodaviagem.Segundoaempresa,ovoodura,emmdia,dura1h15.AAzulinformou,emnota,queserpossvelconexocommais26cidadesemcincoestados,apartirdoaveportoEribertoManoelReino.(BomDiaBauru)

    Adamo BazaniC O L U N I S T A SReestruturao dos transportes e

    VLT do Litoral Paulista nointeressam a empresrios do setor

    Licitao que previa construo de Metr Leve e reorganizao das linhas e renovao da frota na baixada santista tambm foi esvaziada pelos empresrios

    Maisumavezempresriosdetrans-portescoletivossecolocaramcontraareade-quaodostransportesintermunicipais.DestavezfoinoLitoralPaulista. Depoisde a licitaoda rea5, quepretende melhorar os transportes no ABCPaulistatersidoboicotadanestasegunda-feira,dia31dejaneiro,nestatera-feira,damesmaforma,alicitaodoSIMSistemaIntegradoMetropolitano,daBaixada,foiesvaziadapelosempresrioslocais. Aprincipaloperadoradostransport-

    esnolitoralaViaoPiracicabana,doGrupoComporte,deConstantinodeOliveira,umdosmaioresempresriosdoEstadodeSoPaulo. Entre os pontos previstos pelo SIMestavaaimplementaodeumVLTVeculoLevesobreTrilhos,que,aproveitandoaestru-turadalinhafrreajexistente,queseriaread-equada,ligariaemaproximadamente11quil-metros,aregiodoBarreiros,emSoVicente,aoPortodeSantos. DeacordocomaEMTU-EmpresaMetropolitana de Transportes Urbanos -, o

    Metr Leve transportaria 45 mil passageirospordia,com12veculoscomcapacidadepara400pessoas.CadaVLTter44metrosdecom-primento. Esta seria a primeira fase do VLTdo Litoral, que, quando completamente con-cludo,podertransportar220milpessoaspordia.OMetrLeveseriaalimentadoeintegradofisicamenteenatarifaslinhasdenibusmu-nicipaise intermunicipais.Masa licitaodoSIMcontemplavamuitomaisqueoVLT. Estudos do Governo do Estado deSo Paulo comprovaram o aumento popula-cionalealteraesdoperfiltursticodoLitoralPaulista.Almdisso,tmsidorealizadosnovosinvestimentosnosomentenosetorturstico,masdecomrcio,industrialepetrolfero. Osestudoscomprovaramquemuitaslinhasdenibusestavamdefasadasequehave-riaanecessidadedacriaodenovasligaes. A EMTU tambm objetiva renovara frota,comveculosmaisconfortveisepo-tentes. H nibus convencionais operandocommotoresquesonormalmenteusadosemmicres em outras regies do Estado. Almdisso,agerenciadoraexigiriaumafrotamaiordeveculosacessveis. Ospassageirosreclamamdafaltadeorganizao em linhas, algumas se sobrepeas municipais e outras, com as mudanasque ocorreram nos ltimos anos na BaixadaSantistanotmmaisamesmaserventiaen-quantohoutrasreasqueprecisamdemaioroferta de nibus.Nenhum representante dosempresriosdaregioquissemanifestar.Emmenosde24horas,duaslicitaescomoob-jetivodemelhorara situaodos transportesmetropolitanos,umanoABCPaulistaeoutranaBaixadaSantista,foramfrustradas. Os atrasos, as demoras, os nibusinadequadoseaslinhasdefasadasaindaserorealidadenavidademuitosusurios,queco-bramatitudesmaisfirmesdasautoridadesquecuidamdostransportesmetropolitanos. A pergunta : por que esses em-presrioscontinuamfazendooquequeremeondequerem?

    Foto: L

    uciano

    Ron

    colato

    As obras da Rodovia Presidente Dutra, antiga BR-02, delongaram-se por um

    bom tempo

  • 9Revista InterBuss

    Fotos: Marisa

    Vane

    ssa N

    . Cruz

    Marisa Vanessa N. CruzC O L U N I S T A SO passeio do aniversrio

    de So Paulo

    Nodia25dejaneirofuiaoPtiodoColgio,nocentrodeSoPaulo,parapresti-giaroeventoOCoraodaCidadedaJaneladeumTrlebus.Almde tirarmuitas fotospor l e conversar com alguns entusiastas amanhinteira,atrsdoPtiohaviaumest-diomveldaCBNcomapresentaesaovivocontandoahistriada cidadedeSoPaulo.Emseguida tirei fotosdenibusedepaisa-gens nas redondezas, observando o movi-mentodentroeforadoevento. s 13h10 fui fila, debaixo de umsolquente.SomenteduashorasdepoisqueconseguiembarcaremumtrlebusdaHim-alaia,umUrbanussPlussprefixo41770.Es-tavatambmoreprterdaTVGloboAlexan-dreHisayasufazendoareportagem,masnemsaiuemalgumtelejornal.Estavaumtrlebusdeexposio,umGrassi-Villarespintadonas

    coresoriginaisepertenceaoMuseuConstan-tino, e estavam outros 7 trlebus: Dois emuso naMetra - os Urbanuss Pluss LF 7213e o 7301, e tambmum trlebus SanRemoII que rodou nos anos 80 na cidade de SoPaulo,que temomesmoprefixo7213 (notadaentusiasta:possivelmenteacarroceria,nareforma,foiretiradodeumchasside1982ere-utilizadoemoutrochasside1979queantesfoiumCiferal Amazonas). Alm disso, estavamoutrostrsUrbanussPlussLow-EntrydaHi-malaiadeprefixos41770,41772e41773eumre-encarroadodeTorinoGV,deprefixo41720,quejparticipounoeventode2008erodaathoje. No incio da viagem, comearam aaparecer as nuvens brancas, ofuscando a luzdo sol. Sentei no ltimo banco, e mal davapara ouvir o que a monitora estava falando,

    mas pude pelomenos observar as paisagensdo centro da cidade, inclusive vi de longe amovimentaoemtornodareinauguraodaBibliotecaMriodeAndrade.Assimqueche-gouPraadaS,comeouaventarejnaruaWenceslauBraz,localdedesembarque,iniciouafortechuva.CorriparaoCentroCulturaldaCaixa,queestavaemfrenteaodesembarque,eaproveiteiparaveraexposiodos60anosdetelevisonoBrasil.Squeessafortechuvachegou a oscilar a rede eltrica de trlebus,prejudicandoumpoucooevento. Todoano,onmerodeusuriosqueprestigiamoeventoaumenta,eafilatambm.Masoquetambmdeveriaacrescentarseriaonmerodenibuseltricosnoevento,quedes-deoincio,em2006,sempreforam7trlebusrodantese1emexposio.Nomerecordosenos outros eventos o nmero aumentou oudiminuiu,masdesejoque aprioridadeparao prximo evento, em2012, seria aumentaro nmero de nibus para a exposio, poisesteanovidezenasdebuslogosqueoude-sistiram,ouentraramnafilaapss15horassendoquenopoderiammaisembarcar. S uma observao: Se o eventofoi combinadode terminar s 16horas, en-tenderamosqueopblicopoderiaentrarnafila at s 16 horas e a operao terminariaumahoradepois.Squeafilafoibloqueadaaproximadamentes15horasparaquenin-gumpudesseentrar!Ento,deveriareverohorrio:eramelhoresperaropblicoentrarna fila at s 16 horas para que esperassemtodosospassageirosembarcaremparaquemestonafilae,sdepoisqueterminarafila,liberar os trlebus para as garagens. E noprecisavarecolhertodosostrlebuspontual-mentes16horas,poiscomoeradiadefesta,queesperasse terminaropasseiopara todosospassageiros,oucolocariaoavisoantecipa-doqueoeventoterminarias15horas. Curiosidades: Como haviam doisveculos deprefixo 7213, o SanRemo II foichamado pelos organizadores do evento de1213 para identificao via rdio - e paranoserconfundidocomoutro.Enomeiodatarde,umHondaFitquepassavanoptiodocolgioteveprincpiodeexploso,localizadoabaixo do veculo. Dezenas de pessoas nafilaolharamoocorridoegritaramparaqueosocupantesdescessemrapidamentedove-culo.Omotoristademorouaentenderelogotodososocupantesdesceramdocarro.Eape-sardovazamentodeleodeixadonapista,oembarquefoisuspensopor10minutosparaque a CET pudesse espalhar serragem porcimadamanchadeleo. Na prxima semana, saindo umpouco de So Paulo, vocs vo ler osmeusrelatossobreotransportecoletivodaGrandeVitria.

    Os trlebus que participaram do passeio no aniversrio de So Paulo, dia 25 ltimo

  • R E V I S T A

    InterBussLuciano RoncolatoLuciano Roncolato

  • VIVENCIE SEU PASSATEMPO. VIVENCIE A VIDA. VIVENCIE O NOVO PORTAL INTERBUSS

    Um novo site, totalmente reformulado, com muito mais contedo, novas sees, atualizado constantemente, para que voc vivencie o hobby como a sua vida

    NOVA INTERBUSS GALERIA PREMIUMA nova Galeria de Imagens disponibiliza a todos fotos de alta qualidade e resoluo, moderao responsvel e contedo indito.

    NOVA PGINA INICIALO novo Portal InterBuss conta com nova pgina inicial,conectada s principais redes sociais do mundo, formulrio para login simples e menu moderno

    SISTEMA DE ENVIO DE ARQUIVOS E FOTOSAgora, aps fazer o seu login, voc tem acesso ao sistema deenvio de fotos. Muito mais rpido, sem perigo de erros e com confirmao de envio.

    LOJA VIRTUAL INTERBUSSO Portal InterBuss disponibiliza a todos uma loja virtual completa, com vrios produtos que voc sempre quis comprar, mas nunca teve a oportunidade de adquirir.

    Vivencie a Vida! Vivencie o novo Portal InterBuss!A c e s s e a g o r a m e s m o ! w w w . p o r t a l i n t e r b u s s . c o m . b r

  • VIVENCIE SEU PASSATEMPO. VIVENCIE A VIDA. VIVENCIE O NOVO PORTAL INTERBUSS

    Um novo site, totalmente reformulado, com muito mais contedo, novas sees, atualizado constantemente, para que voc vivencie o hobby como a sua vida

    NOVA PGINA INICIALO novo Portal InterBuss conta com nova pgina inicial,conectada s principais redes sociais do mundo, formulrio para login simples e menu moderno

    FRUNS INTERBUSSO mais novo espao para debates do Portal InterBuss. Debates de alto nvel, espao para tira-dvidas e assuntos que fazem o transporte coletivo no Brasil

    LOJA VIRTUAL INTERBUSSO Portal InterBuss disponibiliza a todos uma loja virtual completa, com vrios produtos que voc sempre quis comprar, mas nunca teve a oportunidade de adquirir.

    NOVO SITE DA REVISTA INTERBUSSAgora com notcias atualizadas diariamente, o novo site da Revista InterBuss mudou o sistema de visualizao das edies anteriores da revista, facilitando o acesso

    Vivencie a Vida! Vivencie o novo Portal InterBuss! NOVO PORTALInterBuss Vivencie!A c e s s e a g o r a m e s m o ! w w w . p o r t a l i n t e r b u s s . c o m . b r

  • 14 Revista InterBuss

    Fbio Takahashi Tanniguchi

    M A T R I A D A S E M A N A

    No dia 04/02/2011, a PrefeituraMunicipal de Campinas fez uma cerim-nia de comemorao aomilsimo nibusentregue no Sistema InterCamp, no PaoMunicipal.Naocasio,foramentregues24novosnibus,sendoquetodosforamapre-sentadosnolocal. 12 dos 24 novos nibus eram daOnicampTransportes(darea4),decarro-ceriaCaioApacheVipechassiMercedes-Benz OF-1722. Eles possuem 4 portas (2de cada lado do veculo), elevadores nasduasportastraseiras,itinerrioeletrnico,pisotaraflexe26assentosestofadosdeen-costo alto. Segundo a EMDEC (EmpresaMunicipaldeDesenvolvimentodeCampi-nas),queorganizaotransportenacidade,osveculosiroparaaslinhas408(ParqueJambeiro /RodoviriaviaEstaoParquePrado)e413(Jd.SoJos/CorredorCen-tralviaRod.SantosDumont).Os investi-mentosforamnaordemde2,9milhesdereais. Joutros10veculoseramdaVB

    TransporteseTurismo,empresaqueoperana rea 1. Eles so articulados de carro-ceriaCaioMillenniumechassiMercedes-Benz O-500MA com cmbio automticoVoith.Possuem5portas(3doladodireitoe 2 do lado esquerdo), elevador na portadianteira em ambos os lados, itinerrioeletrnico, piso taraflex e assentos esto-fados de encosto alto. Segundo a gern-cia operacional da empresa, 8 carros iropara a linha 116 (TerminalOuroVerde /Terminal Vila Unio / Shopping ParqueDomPedro)eosoutros2serodestinados linha117 (DICVI /CorredorCentral).A empresa investiu 5milhes de reais naaquisiodestesveculos. Os 2 veculos restantes eram daItaja Transportes Coletivos, que operana rea 2 no Concicamp (Consrcio Ci-dadeCampinas).Umdelesarticulado,decarroceria Caio Mondego e chassi VolvoB9SALF. O outro do mesmo modelo,pormbiarticulado.Ambospossuempisobaixo total, piso taraflex, itinerrio ele-trnicoebancosestofadosdeencostoalto,alm de toda a tecnologia embarcada no

    chassiVolvo. Eles rodaro nas linhas 212(TerminalItaja/TerminalCampoGrande/CorredorCentral)e214(TerminalItaja/TerminalCampoGrande/TerminalCen-tral - Semiexpressa). A Itaja gastou 976milreaisnaaquisiodosdoisveculos. Estavam presentes na cerimniao prefeitoHlio deOliveira Santos, o se-cretrio de Transportes Gerson Luis Bit-tencourt, outros secretrios municipais,representantes das empresas de nibus, odiretordecomunicaodaTransurcPauloBarddal,odeputadofederalCarlosZarat-tini,osvereadoresLeonicedaPazeThiagoFerrarieoutrosrepresentantes. Os veculos que ficaram estacio-nadosnoarruamentoemfrenteaoprdioda prefeitura receberam faixas com umanumerao simblica. Tanto que o biar-ticulado da Itaja, de prefixo 2975, rece-beuafaixadeveculodenmero1000.Oarticulado damesma empresa, de prefixo2976, recebeu a faixa de nmero 998. Jum articulado daVB1 recebeu a faixa denmero999.Porm,o veculodaVB1denmero999chegoucidademuitodepois

    CAMPINAS 1000

    Fotos: Caio Induscar

    Cidade chegou histricamarca de mil novos nibus em seisanos; o milsimo foi o 4 biarticulado da Itaja Transportes

    CAMPINAS 1000

    Cidade chegou histricamarca de mil novos nibus em seisanos; o milsimo foi o 4 biarticulado da Itaja Transportes

  • 15Revista InterBuss

    do carro da Itaja que recebeu a faixa denmero1000.Masficouclaroqueanume-raofoibastantesimblica,comofoidito,para tornar o biarticulado de piso baixototaldaItajaoveculoentreguedenme-ro 1000. Tanto que esse carro foi o maisvisitado do evento. Todos entravam nele,admiravam sua beleza e tiravam fotos. Oprefeito Hlio de Oliveira Santos e o se-cretrioGersonLuisBittencourtposaramjuntofaixacomonmero1000eentra-ramnoveculo. As autoridades presentesna cerimnia compararam a chegada aomilsimo nibus novo da gesto do pre-feitoHlioaummilsimogoldeumjoga-dordefutebol.OdeputadofederalCarlosZarattiniressaltouaimportnciadotrans-portepblicoparaamelhoriado trnsitoedamobilidadenosgrandescentrosurba-nos. O prefeito lembrou a todos queCampinas foi classificada entre as 5 ci-dadesbrasileirasmaisacessveisdoBrasil.SegundoaEMDEC,acidadepassoude21nibus acessveis (em 2005, no incio dagestoHlio) para 404 veculos compisobaixo ou elevador. Amesma fonte revelaqueaidademdiadafrotapassoude5,29anos,em2005,para3,93anos. Umacadeirantequefoicerim-nia ficoubastante feliz ao entrarnobiar-ticuladodepisobaixototaldaItajaTrans-portes.Inclusiveposouparafoto.Penaqueno a realidade predominante que oscadeirantesencontramnacidade,quetempoucosveculosdepisobaixo. Um fato inusitado da cerimniafoi logo na chegada dos nibus. Enquan-toobiarticuladoda Itaja foi estacionadoperfeitamente no arruamento do PaoMunicipal, omotoristado articuladonoconseguiaestacionaroveculo.AgentesdaEMDECficaramirritadoscomomotoristaemandaramque ele estacionassenaAve-nidaAnchieta,norecuodosquevoaces-saraRuaBarretoLeme.Nofinal,foiumatima ideia, j que todos que passavamna avenida apreciavam o belssimo carro.Porm,ficoudeslocadodosdemais. NodeslocamentodoPaoMunic-ipalatagaragem,obiarticulado2975daItaja foi a atrao por onde passava. Nosemforoem frenteEstaoDonaLib-nia, um motorista de uma caminhonetefilmouobiarticuladofazendoacurvaparaentrarnaAv.OrosimboMaia.NofinaldaOrosimboMaia, ummotorista de um ar-ticulado(comchassiOF-1722)daVB3foidevagar para que o biarticulado o ultra-passasse.Assim,poderiaapreciarabelezado veculo. Quase todos os passageiros epedestresquepassavampelo caminhool-

    havamadmiradosparaograndiosocarro.Inclusive algumas pessoas davam sinalachando que o veculo estava fazendo alinha212, jquefoiamaiorpartedotra-jeto pelo itinerrio da linha. Ou seja, foiumverdadeirodesfile.Eemgrandeestilo. Umadvida que havia e quenofoi sanada: como a prefeitura chegou contagem de mil nibus novos? O maisprovvel que contaram toda a frotadas cooperativas (que tiveram que ren-ovar quase toda a frota em 2005 e foram

    renovandocomotempoeanecessidade),os nibus novos que foram chegandonasempresas, os nibus novos que j foramembora (parte dos Torinos GV2 da ItajaTransportes) e inclusive os usados queentraram no sistema, como os Viales daCampibus que vieram da Vila Galvo eosVialesdaVBquevieramdaTransgua-rulhenseejforamembora.Ouseja,umacontagem bastante forada para chegara um nmero suficiente para realizar umverdadeiroespetculo.

    Tambm foram entregues dez unidades de Caio Induscar Millennium MBB O-500MA pela VB Transportes e doze Caio Induscar Apache Vip MBB OF-1722 da Onicamp Transportes

    Fotos: Luciano Roncolato

  • 16 Revista InterBuss

    A S F O T O S D A S E M A N AAs melhores fotos da semana na InterBuss Galeria Premium. Acessem www.portalinterbuss.com.br

    1. Volvo B270F de testes j com a pintura da empresa Torres, de Belo Horizonte, por Lucas Nunes 2. Novo Torino MB OF-1722 do Expresso Ada-mantina, por Rodrigo Gomes 3. Novo Torino da Modelo, por Rodrigo Gomes 4. Novo Apache Vip da Nardelli, por Srgio Carvalho 5. Novo Spectrum Class da Bel-Tour, por Matheus Novacki 6. Novo Gran Via Midi da Nilopolitana, por Rodrigo Gomes (errata - foto na cidade de Nilpolis/RJ) 7. Thamco Scorpion da Polaz, de Porto Feliz, por Tiago de Grande 8. Bela foto do Torino LS Biarticulado da cidade de Curitiba, por Matheus Novacki 9. Neobus Spectrum Road 370 da Breda Rio para uso em city-tour pelo Rio de Janeiro, por Josenilton Cavalcante da Cruz 10. Bela foto de um dos recentes Comil Campiones da Helios, por Douglas Andrez.

  • 17Revista InterBuss

    M U R A L

    Colecionadores, frotistas e pessoas ligadas ao setor de transportes estaro aqui, todas as semanas04/02/2010 Entrega do milsimo nibus na gesto Dr. Hlio. Reunidos na lateral do Mon-dego B9Salf da Itaja Transportes esto rep-resentantes da empresa, motoristas, o secre-trio de Transportes Gerson Luis Bittencourt e o vereador Josias Lech.

    Envie voc tambm a sua foto com sua equipe e veja-a aqui. O e-mail [email protected]

  • 18 Revista InterBuss

    Jos Euvilsio Sales BezerraC O L U N I S T A SO Estado

    e as Concesses...

    Na semana que passou, dois fatosressucitaram a velha discusso da operaoestataldosmeiosdetransportepornibus:alicitaodarea5daRegioMetropolitanadeSoPauloeagrevedagaragemSapopem-badaViaoHimalaia. Na licitaodarea5daEMTUcompostopelosmunicpiosdeSantoAndr,SoBernardodoCampo,SoCaetanodoSul,Diadema,Mau,RibeiroPireseRioGrandedaSerrapelaquartavez,nenhumaempresaouconsrcioentregoupropostaparaaopera-o da rea. Apesar de nenhum interessadoter apresentado proposta sabido que elesexistem:nomnimosoosatuaisoperador-esdareaque,hanos,operamautorizadospor contratos emergenciais que, de temposemtempos,sorenovados.AAssociaodasEmpresas de Transporte Coletivo do ABC(AETCABC),maisumavez, alegaqueas

    condies apresentadas no edital no socompatveis com a realidade operacional daregio. Mas, independente das motivaesque levaram os empresrios a se recusarema participar do certame, uma coisa certa:passoudahoradaEMTUtomarumaatitudecomrelaoaessarea.Nodmaispraespe-rarqueasmelhorias,hanosprometidasparaotransportedaregio,tenhamdeesperarqueumaempresaqueaceiteascondiesdoedi-talaparea. OGovernodoEstadopoderiamuitobem estatizar a operao das linhas metro-politanas da rea, operando-a, logicamente,comfrotaprpriadescartandotodaasortedeveculosantigosqueaindarodamnarea.Dessa forma, seriam implantadas asmelho-rias que devem ser feitas: racionalizao delinhas, troncalizao, construo de termi-

    nais,etc,demodoadiminuirosaltoscustosdeoperao.Feitotudoisso,oestadorepas-saria iniciativa privada a operao dessesistema. rea 4 J na rea 4 paulistana, oproblemabemmaisantigo.Desdeo incioda implantao do sistema interligado, essareasteveproblemascomsuasoperadoras.Na licitaode2003,oConsrciovencedor,formadopelaViaesCapital,CoortubeCe-leste, foi descredenciado, deixando a regioemoperaoemergencialpelosdemaiscon-srcios por um bom tempo. Em 2007, umanovalicitaofoirealizada,sendooConsr-cioLeste4,formadopelasviaesHimalaiaeNovoHorizonte,declaradovencedordocer-tame. No entanto, de uns tempos pra c,vrias alteraes foram ocorrendo na rea.Algumasdelasatcuriosas,comotransfern-ciadaoperaodalinha309T/10CidadeTi-radentesTerminalPrincesaIsabel,umadasdemaiordemandadarea,daHimalaia,queaoperavacomcarros15m,paraaNovoHori-zonte,cujafrotamajoritariamentecompos-tapornibuscommotorizaodianteira. O estopim da greve desta semanafoianotciadequeaHimalaiairiatransferiraoperaodasuagaragemSapopembaparaaNovoHorizontesemopagamentodosdi-reitos trabalhistas.E,comoconseqnciadagreve,opovoficoumaisumavezapouamercdepouqussimosnibusemPAESE. Estes dois casos nos mostram oquantofaltadeatitudeaoEstadonocaso,ogovernoestadualeaprefeituradeSoPaulo. NocasodaEMTU,umasoluose-riamesmoaoperaoprpriae temporaria. uma soluomuito cara, de fato.O custode aquisio emanutenodeuma frotadenibusmuitoalto,muitodinheiropraumaentidadepblica,quetemdezenasdeoutrasprioridades.No entanto, entendendo-se quese tratadeumaquestoemergencial, umasoluoquetendeaevitarqueano-realiza-odaslicitaeseternizemaspromessasdemelhoriasdo transportedeumadas regiesmaisdesenvolvidasdoEstadoequemereceterumtransportemetropolitanoaaltura. Nocasodarea4paulistana,aSP-Transdeveriamonitorarmelhoressas trans-fernciasdemodoaevitarqueacontecimen-toscomoosqueocorreramnaltimasemanavoltemaocorrer.Pormaisqueaoperaodasreas caiba aoConsrcio, a SPTransdeveriafiscalizar essas alteraes, questionando asempresassobreoscritriosemotivaesdes-sastransferncias.Concessesdevemsempreserfiscalizadastotalmente,assimcomotodasasimplicaesdecorrentesdasalteraespro-postas...Enosimplesmenteseremdeixadasaosabordosinteressesdosconsrcios.

    Fotos: Jos Eu

    vilsio

    Sales B

    ezerra

  • ESTE ESPAO ESTRESERVADO PARA VOC E PARA O SEU PRODUTO! ANUNCIE NA REVISTAINTERBUSS E ENTRE NA CASA DE MILHARES DEPESSOAS DIARIAMENTE!

    ENVIE SEU E-MAIL [email protected] SAIBA COMO ANUNCIAR! RETORNO GARANTIDO!

    REVISTA

    InterBussINFORMAO COM QUALIDADE

  • REVISTA

    InterBussINFORMAO COM QUALIDADE

    ESTAMOS NOSPREPARANDO PARAEM BREVE ESTARMOSNAS BANCAS DE TODO O BRASIL.FINALMENTE UMAREVISTA COM O QUE VOC QUER, E COM O QUE VOC GOSTA,FEITA POR QUEM GOSTA