Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

28
ANO 1 Nº 37 27/03/2011 R E V I S T A R E V I S T A InterBuss InterBuss NEOBUS E VOLVO Curitiba apresenta primeiras unidades do Mega BRT do Brasil para seu transporte integrado NEOBUS E VOLVO PARA O MELHOR TRANSPORTE DO BRASIL PARA O MELHOR TRANSPORTE DO BRASIL E mais: Pássaro Marron e TAM fecham parceria

description

 

Transcript of Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

Page 1: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

ANO 1Nº 37

27/03/2011

R E V I S T AR E V I S T A

InterBussInterBussNEOBUS E VOLVO

Curitiba apresenta primeiras unidades do Mega BRT do Brasil para seu transporte integrado

NEOBUS E VOLVO

PARA O MELHOR TRANSPORTE DO BRASILPARA O MELHOR TRANSPORTE DO BRASIL

E mais: Pássaro Marron e TAM fecham parceria

Page 2: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

ESTE ESPAÇO ESTÁRESERVADO PARA VOCÊ E PARA O SEU PRODUTO! ANUNCIE NA REVISTAINTERBUSS E ENTRE NA CASA DE MILHARES DEPESSOAS DIARIAMENTE!

ENVIE SEU E-MAIL [email protected] SAIBA COMO ANUNCIAR!É RETORNO GARANTIDO!

REVISTA

InterBussINFORMAÇÃO COM QUALIDADE

Page 3: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

Foto

: Luc

iano

Ron

cola

to

N E S T A E D I Ç Ã O

EDITORIAL • São Paulo e os transportes ..................... 4

PÔSTER • Cesar Castro .............................................. 14

MATÉRIA DA SEMANA • Mega BRT em Curitiba ........... 10

COLUNISTAS • Adamo Bazani ..................................... 16

DIÁRIO DE BORDO • Mogi a Guararema ............... 24

A Semana em 10 Tempos • Página 7A Semana em 10 Tempos • Página 7

Revista na RedeOs sites do grupo Portal InterBuss são atualizados frequentemente com novos conteúdos. Fiquem atualizados com eles:

• REVISTA ELETRÔNICAAcesse nosso conteúdo também na revista eletrônica, todos os dias, 24h por dia, em:www.portalinterbuss.com.br/revista

• NOTÍCIASVeja notícias do setor de transportes atua-lizadas diariamente em nosso blog:www.portalinterbuss.com.br/noticias

• GALERIAS DE IMAGENSNossas galerias são atualizadas semanal-mente com fotos, desenhos e conteúdos enviados por diversos colaboradores de todo o Brasil. Veja em:www.portalinterbuss.com.br/galeria

Tudo no site: www.portalinterbuss.com.br

A SEMANA EM 10 TEMPOS ......................................... 5

Foto da capa: Matheus Novacki

Edição número 37 • Domingo, 27 de Março de 2011 • Concluída às 22h43 • Esta edição tem 28 páginas

COLUNISTAS • José Euvilásio Sales Bezerra ................. 17

FOTOS DA SEMANA • As melhores do Portal InterBuss.. 20

Empresa cuiabana teve ônibus apreendidos pela justiça por falta de pagamento; lote é de 2006 e até hoje não foi

acertado. Na foto, um dos carros do lote problemático

ARTIGO • Samantha Chaves de Souza ...................... 18

PRINCESA DO SOL TEM 19 ÔNIBUS ARRESTADOS EM CUIABÁ

COLUNISTAS • Fábio Takahashi Tanniguchi ............... 22

COLUNISTAS • Marisa Vanessa N. Cruz ....................... 21

PRINCESA DO SOL TEM 19 ÔNIBUS ARRESTADOS EM CUIABÁ

Page 4: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

E D I T O R I A L

A Revista InterBuss é uma publicação semanal do site Portal InterBuss com distribuição on-line livre para todo o mundo.Seu público-alvo são frotistas, empresários do setor de transportes, gerenciadores de trânsito e sistemas de transporte, poder público em geral e admiradores e entusiastas de ônibus de todo o Brasil e outros países.

Todo o conteúdo da Revista InterBuss provenientes de fontes terceiras tem seu crédito dado sempre ao fi-nal de cada material. O material produzido pela nossa equipe é protegido pela lei de direitos autorais e sua reprodução é autorizada após um pedido feito por escrito, e enviado para o e-mail [email protected]. As fotos que ilustram todo o material da revista são de autoria própria e a reprodução também é autorizada apenas após um pedido formal via e-mail. As imagens de autoria terceira têm seu crédito dis-ponibilizado na lateral da mesma e sua autorização de reprodução deve ser solicitada diretamente ao autor da foto, sem interferência da Revista InterBuss. A im-pressão da revista para fins particulares é previamente autorizada, sem necessidade de pedido.

InterBussREVISTA PARA ANUNCIAR

Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (19) 9636.1087 e converse com nosso setor de publicidade. Você poderá anunciar na Revista InterBuss, ou em qualquer um dos sites parceiros do grupo InterBuss, ou até em nosso site principal. Temos diversos planos e com certeza um deles se encaixa em seu orçamento. Consulte-nos!

PARA ASSINARPor enquanto, a Revista InterBuss está sendo disponibi-lizada livremente apenas pela internet, através do site www.portalinterbuss.com.br/revista. Por esse motivo, não é possível fazer uma assinatura da mesma. Porém, você pode se inscrever para receber um alerta assim que a próxima edição sair. Basta enviar uma mensa-gem para [email protected] e faremos o cadastro de seu e-mail ou telefone e você será avisado.

CONTATOA Revista InterBuss é um espaço democrático onde todos têm voz ativa. Você pode enviar sua sugestão de pauta, ou até uma matéria completa, pode enviar também sua crítica, elogio, ou simplesmente conversar com qualquer pessoa de nossa equipe de colunistas ou de repórteres. Envie seu e-mail para revista@por-

talinterbuss.com.br ou [email protected]. Procuramos atender a todos o mais rápido possível.

A EQUIPE INTERBUSSA equipe do Portal InterBuss existe há nove anos, desde quando o primeiro site foi ao ar. De lá pra cá, tivemos grandes conquistas e conseguimos contatos com os mais importantes setores do transporte nacional, sem-pre para trazer tudo para você em primeira mão com responsabilidade e qualidade. Por conta disso, algu-mas pessoas usam de má fé, tentando ter acesso a pes-soas e lugares utilizando o nome do Portal InterBuss, falando que é de nossa equipe.Por conta disso, instruímos a todos que os integrantes oficiais do Portal e Revista InterBuss são devidamente identificados com um crachá oficial, que informa o nome completo do integrante, mais o seu cargo den-tro do site e da revista. Qualquer pessoa que disser ser da nossa equipe e não estiver devidamente identifi-cada, não tem autorização para falar em nosso nome, e não nos responsabilizamos por informações passa-das ou autorização de entradas dadas a essas pessoas. Qualquer dúvida, por favor entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 9636.1087, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia.

O Governo do Estado de SãoPaulo nos últimos dias deu sinais deque teremos quatro anos problemáti-cos pela frente, sobretudo na área detransportes.AsuspensãodoprojetodoVeículoLevesobreTrilhosnaBaixadaSantista é muito preocupante. Há umtempoatrástambémhouveoengessa-mentodoprojetodoTremBandeiran-te,queligariaCampinasaSãoPaulo.Adesculpausadaéqueotremdealtavelocidade (TAV) sobrepõeo trecho,oquedispensariaacriaçãodeumaliga-çãoexclusivaentreasduascidades.NaGrandeSãoPauloometrôcontinuaaandar em marcha lenta e os projetosimportantes, como a ligação metro-viáriaatéoJardimÂngelaeocomple-mento do Expresso Tiradentes (esseúltimo em parceria com a prefeituralocal),continuamsearrastando. A revisão nos pedágios, umadas maiores bandeiras da campanhadosr.GeraldoAlckmin,ficouparaofi-nalde2012,apesardeleterprometidoqueiafazeressarevisãonosprimeirosdiasdeseugoverno.Ouseja,vaichegaroanoquevem,opovovai esquecer evaificarporissomesmo. Há uma solução muito maissimplesemaisbaratadoqueaimplan-taçãodoTremBandeirante:a ligaçãodas linhasdeCampinascomaantiga

Santos-Jundiaí e ampliar a linha daCPTM.Comisso,seriapossívelatender,alémdeCampinas,ascidadesdeValin-hos,VinhedoeLouveira.Apesardisso,o governo continua jogando tudo emcimadotremdealtavelocidade,outraobraenroladaequedeverásofrermaisumadiamento.Opioréajustificativaparaesseadiamento:nãoépossívellici-taroTAVenquantonãosairalicitaçãodas linhas de ônibus rodoviárias porcontadeestudosdedemanda.Ouseja,comoessa licitaçãotambémestámaisenrolada que barbante, o TAV capazdequenemsaiadopapel.ACopadoMundo vai passar, e o TAV ficará nopapel.SeráqueaíogovernodoestadolevaaCPTMparaCampinas? Na Baixada Santista a ver-gonha impera. O transporte entre ascidades são de baixa qualidade, comveículos pequenos, linhas sobrepostas,tarifas absurdas e motoristas despre-parados. Uma linha de BRT ligandoSantosaPraiaGrandeviaSãoVicentejá seria um grande avanço. Mas seráqueos“interessesescusos”permitiriamesseacontecimento? Com todos esses acontecimen-tos,essesquatroanosdeverãoserospi-oresdaeraPSDBnogovernopaulista.A expectativa de continuidade ficaráapenasnaesperançadopovopaulista.

A inércia do Governo de São Paulo no transporte

Do Leitor

Este espaço é para você deixar a sua opinião sobre nosso conteúdo. Para isso, entre em contato através do e-mail [email protected]. Na próxima e-dição, publicaremos sua opinião neste espaço.

Leonardo e Artigo Olá, Luciano. Gostei do artigo emque você destaca a distinção dos que fazemdoobjetodeapreciaçãodohobbyoprincipalmotivoparaseviver.Lembremosqueapartedohobby,procuramosfazernovasamizadesetrocaridéiassobreváriosassuntosquenãose-jamapenasônibus.Existevidaalémdocheirodeóleodieseledasrodoviáriaslotadasemvé-sperasdeferiado. AosfamiliaresdoLeonardoMartin,meussentimentosequeeledescanseempaz.

Luiz Antonio DoriaRio de Janeiro/RJ

Nota da redação: Agradecemos osseus contatos Luiz Antonio e André! Os doisartigos escritos pelo Luciano foram os maiscomentados nos últimos dias e por conta darepercussão passarão a ser publicados a cadaquinze dias. A ideia é justamente analisar onosso hobby hoje, fazer comparativos com opassadoedardicasdecomopode-semelhoraraconvivência.

Adorei a matéria sobre até que abusologia pode ser considerado um hobby,passandopara“doença”. Infelizmenteéoqueestáacontecen-docomanovageraçãodabusologia,infeliz-mentemanchandooverdadeiropropósitodohobby.

Artigo sobre hobby

André Luiz J. R. AguiarPorto Nacional/TO

Page 5: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

A S E M A N A E M 1 0 T E M P O S

Pássaro Marron passará a vender passagens da TAM em rodoviárias

DE 20 A 26/03/2011

Jáépossívelcomprarpassagemaéreada TAM em uma rodoviária. A companhiaaérea firmou uma parceria com a empresade ônibus Pássaro Marron, que opera em 50cidades dos Estados de São Paulo e MinasGerais,pelaqualserápossívelvenderbilhetesaéreosnasagênciasqueaPássaroMarronpos-suinasrodoviárias.Emcontrapartida,aslojasTAMViagenspoderãovenderaspassagensdeônibusdaPássaroMarron. Anteontemfoilançadooficialmenteoprojetopiloto,queteráduraçãodetrêsmeses.Nesseperíodo,aagênciadaPássaroMarronnoterminalrodoviáriodeSãoJosédosCampos,no interior de São Paulo, venderá passagensaéreas e roteiros turísticos da TAM Viagens.Emcontrapartida,duaslojasdaTAMViagens,umanacidadedeSãoPaulo,naruaAugusta,outraemSãoJosédosCampos,oferecerãobi-lhetesdeônibusdaPássaroMarron. Após esse período experimental, aparceria deve ser estendida para outros ter-minais rodoviários onde a Pássaro Marronmantém agências, e, da mesma forma, todasaslojasdarededefranquiasdaTAMViagensvenderãobilhetesdeônibusdaPássaroMar-ron.ATAMestimaquesuarededefranquias,hojede79lojas,deveencerraroanocom200unidades. Oacordotemcomoobjetivoaproxi-maraTAMdoconsumidordasclassesemer-gentes. “No ano passado, 31 milhões de pes-soas ascenderam de classe social. Queremosestarmaispróximosdessepúblico”,afirmouadiretoradeMarketingdaTAM,ManoelaAm-aro. Segundo uma pesquisa realizadapelo instituto Ipsos, divulgada esta semana,cerca de 19 milhões de pessoas deixaram asclassesDeE,passandoàclasseC.Aindadeacordocomolevantamento,aclasseCpassouarepresentarnoanopassadomaisdametadedos 191,7 milhões de brasileiros. Em 2005essa classe representava 34% da populaçãobrasileira,passoupara49%em2009echegoua53%em2010.

Público Segundo Manoela Amaro, desde2003 a TAM tem desenvolvido iniciativas

5Revista InterBuss

Foto: Luciano Roncolato

Parceria foi acertada na semana passada; projeto piloto vai durar três meses em 50 cidades de SP

voltadasparaaclasseC,mas,háumano,deuinício a um projeto mais amplo de varejo,visando a “elasticidade da marca”. O acordocomaPássaroMarronfazpartedesseprojeto.Ele começou a ser negociado em julho pas-sadoesónãofoilançadoantesporcontadequestõesburocráticas. “Nãoerapermitidaavendadepas-sagensaéreasemrodoviáriasetivemosdene-gociar essaautorizaçãocomaSocicam,em-presa que administra inúmeras rodoviáriasno Brasil”, diz a executiva. De acordo comManoela,a intençãoé terparceriascomou-trasempresasdeônibusalémdaPássaroMar-ron,ejáhánegociaçõesemandamentocomcompanhiasqueatuamemoutrasregiõesdoPaís. “Dessa forma, aumentaremos a nossacapilaridade, inclusive em cidades que nãosãoatendidasporaeroportos”,dizManoela. Pela parceria com a Pássaro Mar-ron,umclientedeSãoJosédosCampos,nointerior de São Paulo, por exemplo, pode jána rodoviária comprar todas as passagensnecessárias para chegar a qualquer cidadeatendida pela TAM. Ele irá num ônibus da

PássaroMarronatéSãoPaulo,deondepegaráumaviãodacompanhiaaérea.“Nemsempreessepúblicoqueacaboudeascenderàclassemédiasesenteconfortávelparacomprarumapassagemdeaviãopelainternet,nosaeropor-tosounumaagênciadeturismo”,dizManoelaAmaro. Segundoela,hojeaclassemédiare-presentaentre6%e8%dosclientesdaTAM.Deolhonaampliaçãodessepúblico,emagos-todoanopassadoacompanhiatambémfir-mouumaparceriaparavenderpassagensemlojasdaCasasBahia.Paraospróximoscincoanos,aexpectativadaTAMéqueospassagei-rosdaclasseCrepresentem17%dototaldosseusclientes.

Clientela• 53% da população brasileira pertencia àclasseCnoanopassado,segundopesquisadoinstitutoIpsos.Essafatiaerade34%em2005•17%dototaldeclientesdaGoldevemvirdaclasseCemcincoanos,segundoasprevisõesdaempresa.Hoje,essafatiarepresentade6%a8%(Estadão.com)

Ônibus da Pássaro Marron: empresa fechou parceria inédita com a aérea TAM

Page 6: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

6 Revista InterBuss

A S E M A N A E M 1 0 T E M P O S

Prefeito de Manaus vai ao RS pedir agilidade à Marcopolo

Foto

: D24

AM

O prefeito de Manaus, AmazoninoMendes, reuniu no final da manhã de an-teontem (25) com a diretoria da montadoraMarcopoloparapediragilidadenaproduçãodos ônibus novos que entrarão em circula-ção, dentro do programa de reformulaçãodotransportecoletivoemManaus.Umadaspreocupaçõesdamontadorafoiquantoaga-rantiadofinanciamento.Oprefeitoassegurouque, com a retomada do controle da bilheta-gemdosistemapelaPrefeitura,asmontadorasterãoagarantiadereceberempelavendadosônibus. Amazoninochegouporvoltadas11horasàsededaMarcopoloemCaxiasdoSul,aprimeiradasduasvisitasprogramadaspeloprefeitonoesforçodedotarapartirde60diasda publicação do contrato com as empresasvencedoras,oprimeirolotedeônibusnovos. Elefoirecebidopelodiretorcomer-cialPauloCorso,docoordenadorComercialJocemárioDartoraedocoordenadordeMar-ketingAndréOliveira. Paraevitarainadimplênciadasnoveempresas que entrarão no sistema de trans-portecoletivo,oprefeitoAmazoninoMendesinformouaosdiretoresdamontadoraquenaregulamentaçãoaarrecadaçãodabilhetagemserá dada como garantia de financiamento.Segundo Amazonino Mendes a PrefeituraMunicipaldeManausvaivoltaragerirtodoosistema,oquevinhasendo feitopeloSin-dicato das Empresas de Transporte Coletivo(Sinetran). Naconversacomosdiretores,opre-feitolembrouqueocontratoassinadoprevêopagamentodemultaeanãocobrançadanovatarifaparaasempresasquenãocumpriremo

cronogramadecolocaçãodeônibusnovosnosistema. “Nós fizemos um contrato em queelesterãocumpri-losintegralmente”,afirmouoprefeitodeManausduranteareunião. O prefeito Amazonino visitou alinha de montagem da empresa que produzdiariamente 33 ônibus - 1.000/mês - ondeconheceu alguns novos modelos que estãosendoproduzidos. Enquanto ele se reunia com os di-rigentes da Marcopolo, o superintendenteda SMTU (Superintendência Municipal deTransportes Urbanos), Marco Cavalcante,visitou uma outra montadora, a Neobus,onde inspecionou os modelos de ônibus emprodução.UmdeleséobiarticuladoemumaversãomaismodernaequeseráutilizadonoprojetoBRTparaaCopa. Segundo o gerente comercial Wag-nerNestlehner,oônibuscom18metros temcapacidadedetransportar180passageiros,po-dendoaumentaracapacidadepara21metrosdecomprimento.“OprefeitodeCuritibaenco-mendou400ônibusdessemodelo”,explicou. Alémdosônibusbiarticulado,Caval-cante viu modelos do articulado e do ônibuscomum denominado “ligeirinho” utilizadocomoalimentadorparaosarticuladosebiar-ticulados. Para o prefeito Amazonino Mendesos modelos apresentados irão mudar otransporte de passageiros em Manaus. “Parachegarmosaonossoobjetivonóstivemosquevencer inúmeros obstáculos e a populaçãopode ficar certa de que terá ao seu dispor omelhor sistemade transportedepassageirosdoNorte”,declarou.(D24Am)

Prefeito Amazonino Mendes visitou as instalações da Marcopolo em Caxias do Sul/RS

O governador da Paraíba, RicardoCoutinho, lançará na próxima segunda-feira(28),nacidadedePatos,oprograma“ParaíbaIntegrada”.Oobjetivoé integrarosistemadetransporteintermunicipaldoestado.Oprojetoéocarro-chefedoconjuntodeaçõesqueserãoapresentadas pelo governador em seus 100primeirosdiasdegoverno. Osistemapermitiráqueosusuáriospaguem apenas a metade do valor da passa-gem do segundo ônibus. Para se deslocar deSãoJosédePiranhasatéCampinaGrande,porexemplo,bastacompraroprimeirobilheteatéCajazeiras e, na compra do segundo trecho,apresentarocomprovantenoguichêdo“Paraí-baIntegrada”-queseráinstaladopeloDERnascidadespólos-emumprazode24horas. O projeto beneficiará um grandenúmerodepessoas,poismilharesdeparaiba-nos precisam pegar diariamente dois ônibuspara chegar ao seu destino. Com o prazo de24horas,épossívelqueocidadãodesloque-separaoutracidade,desembarque, resolva seusproblemas e prossiga a viagem, com reduçãonoscustos. Onovosistemaseráoperacionaliza-do pelo Departamento de Estradas de Roda-gem(DER)doestado,cujaprincipalatividadeseráoexercíciodefiscalizaçãonaaquisiçãoeutilização dos bilhetes de passagem. O DERcontarácomaparticipaçãoefetivadasempre-sasparticipantesdoPrograma.(NE10)

PB terá ônibus intermunicipais integrados

OdesembargadorDavidHaddaddeuprazodedezdiasparaqueaprefeituradeSãoPaulojustifiqueoreajustede11%natarifadeônibus,quesubiudeR$2,70paraR$3. Adeterminaçãofoidadaapósode-sembargador recusar liminar da bancada doPTnaCâmaraMunicipal,quepediaasuspen-são imediata do reajuste. Em seu despacho,o magistrado diz que o TJ-SP (Tribunal deJustiça)faráumaanálisecuidadosadaquestãoantesdetomarqualquerdecisão.“Apósorece-bimentodasinformações,esteÓrgãoEspecialsolucionará a questão adotando as providên-cias”,disseodesembargador. Aprefeituradizquejáfoinotificadae que irá se manifestar no prazo determi-nado.Anteontem,cercade320manifestantesfecharam três faixas da avenida Paulista porvoltadas19h.(E-Band)

SP terá que explicar tarifa de R$ 3,00

Page 7: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

7Revista InterBuss

Viação Princesa do Sol tem 19 ônibus arrestados por falta de pagamento Aempresaqueoperanotransportecoletivo de Cuiabá Princesa do Sol teve 19ônibus sequestrados ontem pela Justiça porcausadeumadívida. OfatoobrigouaSecretariaMunici-paldeTrânsitoeTransporteUrbano(SMTU)afazerumremanejamentodaslinhasatendi-daspelosônibusdacompanhia. Semana passada, nove veículos daempresa Norte-Sul fizeram os trajetos daslinhas 507 (Tijucal-Centro), 106 (CidadeVerde-Centro) e 525 (Santa Cruz). “Essastrês linhas devem atender cerca de 80% dademandadaPrincesadoSolemCuiabá”,ga-rantiu o diretor de Transporte da SecretariaMunicipaldeTrânsitoeTransporteUrbano,GabrielMuller. Odiretordisseaindaqueoremane-jamentofoifeitoàspressas.“Fomosinforma-dosnamadrugadadehoje(ontem)dadecisãojudicialetivemosquefazeroremanejamentoàs pressas. A única empresa que tinha frotadisponíveleraaNorteSul”,disse.Paratentarregularizarosistema,estáprevistaacircula-çãode12ônibusdaNorte-Sulparasubstituiros da Princesa do Sol. A mudança vai per-manecerportempoindeterminado. Estaéosegundosequestroemme-nosde2anos.Emmaiode2009,25veículostinhamsidoapreendidos. As duas decisões (de 2009 e de a-

gora) são referentes a um processo de umadívida que a empresa tem referente a umempréstimodeR$5milhõesfeitopelodonodaempresa,JoséRenatoBandeiradeAraújoLeal, em 2006, para aquisição de 20 ônibusnovos.OcredordadívidaéobancoMoneo,doRioGrandedoSul. O secretário municipal de TrânsitoeTransporteUrbano,EdiváAlves,reuniu-secomoprefeitodeCuiabá,FranciscoGalindo,eoprocurador-geraldomunicípio,Fernando

Ônibus do lote que a Princesa do Sol comprou em 2006 e não pagou: segunda apreensão

Foto: Luciano Roncolato

Biral,paradiscutirmedidasaseremtomadasemrelaçãoàempresa.Ahipótesederompi-mentodocontratonãoestádescartada.“Va-mos fazer nova reunião nessa quarta-feiraparadiscutiroqueseráfeito.Euacreditoqueumadecisãoarespeitoserátomadaaindaestasemana”,afirmouotitulardaPasta. OdonodaempresaPrincesadoSol,JoséRenatoBandeira,nãofoilocalizadopelareportagem.(DiáriodeCuiabáeGazetaDigi-tal)

ODFTranscolocousemanapassa-daemcirculaçãomais37ônibusnaregiãode Planaltina para atender as linhas queeram de responsabilidade da CooperativadosProfissionaisAutônomosdeTransporte(Coopatram). No último dia 11, quandoa paralisação dos cooperados retirou 80veículosdecirculação,oórgãojáhaviadis-ponibilizado outros 44 carros. A situaçãoétemporáriae,apartirdopróximomês,aautarquiavaireestruturarofuncionamentodosistema,comapossibilidadederedistri-buiraslinhasdeônibusnoDistritoFederal. A previsão é de que as linhas o-peradaspelaCoopatramsejamdistribuídasentre as viações Viva Brasília, que terá 20ônibusemArapoangase15emBuritis;Ria-choGrande, com20emArapoangaseumno Vale do Amanhecer; 15 da Cootransp(Cooperativa de Transporte), que tambématuarãonoValedoAmanhecer;edezveícu-los da viação São José, que circularão em

Buritis. Ao todo, as cooperativas operam166linhasdeônibuscom620veículos. Segundo o diretor-geral doDFTrans,MarcoAntonioCampanella,are-estruturação está em fase de estudo. “Nósjávínhamosconversandocomascoopera-tivas,quevieramdeumasituaçãoanteriorextremamente complexa, após serem sub-metidasaumeditalbastantedesfavorávelea financiamentos leoninos”,explicouCam-panella,enfatizandoqueoórgãovisa,alémde ajudar as cooperativas, tornar eficienteosistemadetransportecoletivoemtodaaregião. Porcausadafaltadetransportepú-bliconaregião,maisde200pessoasfizeramprotestos na semana passada com queimadepneusemadeiras,nasproximidadesdoquilômetro16,daBR-020,naEstânciaMes-treD’Armas,emPlanaltina,interrompendoo tráfego da via nos dois sentidos. (Cole-tivo)

Planaltina ganha 37 ônibus

Omotoristadeumônibusficou feri-doapósseratropeladopeloprópriocoletivonaRodovia Anhanguera, em Louveira, noite desexta-feira(25).Oveículoestavaestacionadonoacostamentoquandofoiatingidonatraseiraporumcaminhão.OacidentefoinosentidoCapital. Acabinedocaminhãoficouamassada,masomotoristateveapenasferimentosleves.Jáomotoristadoônibus,queestavaemfrenteaocarro,foiatropelado.EleficoupresodebaixodoveículoeestáinternadoemestadogravenoHos-pitalSãoVicente,emJundiaí.(EPTV.com)

Motorista é atropeladopelo próprio ônibus em acidente em Louveira

Foto: EPTV.com

Page 8: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

8 Revista InterBuss

A S E M A N A E M 1 0 T E M P O S

Viação Barbarense terá que provar até 4ª feira que seus 30 ônibus são seguros O Ministério Público do Trabalho(MPT) de Campinas deu prazo até quarta-feira(30)paraqueaViaçãoBarbarense(Viba)apresente documentos referentes à segurançanotrabalhodemotoristasdeônibusemSantaBárbara D’Oeste. Representantes da empresaparticiparam de uma audiência na tarde desexta-feira (25) com promotores que apuramirregularidades estruturais e as condições desegurançaoferecidaspelaViba.Nodia15demarço,umônibusdesgovernadodaVibacomproblemasnofreioprovocouumgraveaciden-te,causandoamortedeummotociclistaedeumpastor.Outrasseispessoasficaramferidas. Depoisdereceberosdocumentos,apromotoraElianeNascimentoMinicucci faráa análise do material e convocar uma novaaudiência de consciliação, para propor umTermodeAjustamentodeConduta(TAC). A Viba também começou na sexta-feiraumaperíciaemtodososônibusdaem-presa, em Santa Bárbara D’Oeste. A períciaserá feita por uma empresa contratada pelaadministraçãodomunicípio.Deveocorrerumrodízioentreosveículosparanãoatrapalharoserviçodetransporte. A perícia foi um pedido de umacomissãodaprefeituraqueinvestigaoacidentecomoônibusdesgovernado.Acomissãojápe-diudocumentosreferentesàmanutençãodosônibus, além de relatórios operacionais e ad-ministrativos.

Perícia Na tarde de segunda-feira (21),peritos de Instituto de Criminalística (IC) deAmericanaqueocoletivonãotinhaasmíni-mas condições de circular. Desde o início dejaneiroatéodiadoacidente,dia15demarço,foramfeitos29pedidosdemanutenção,sendoquenovemencionamproblemasnofreio. Aspeçasdosistemadefreiosdoôni-busforamtestadasemumlaboratóriodeumaempresaparticular.Paraosperitos,odesgasteno mecanismo e a falta de manutenção nosfreios foram as causas do acidente. “Não foiapenasumfatore sima somatória”, afirmaoperitocriminalCarlosCosta. Umadasconclusõesdaperíciaparaotrajetodeaproximadamenteumquilômetrodescontrolado e em alta velocidade foi que ofreionãofuncionouaoseracionadonopedaldoônibusporquehaviavazamentonaválvulaquecontrolaaentradadear.Deacordocomoperito,quandoapressãocai,osistemadefreio,conhecidocomoTristop,temmaisdoisrecur-sosdeemergênciaquefuncionamsónasrodas

Ônibus da Viba similar ao que se acidentou na semana retrasada: prova até quarta-feira

Foto: Luciano Roncolato

traseiras.Oprimeiroéautomáticoeacionadopor molas. O segundo é manual, controladopelomotorista. Deacordocomaperícia,nomomen-todoacidenteambosfalharamporqueaslonasdefreioestavammuitogastas.Doladoesquer-do,umadaslonasjátinhadescoladoeestavaempedaços, issoexplicaoporquêdoveículodescer a avenida e em nenhum momento ofreioretardaoveículo,mesmocomocomandodomotorista. De acordo com Costa, outros siste-mas não funcionaram por causa do desgastenosfreios.OresultadodaperíciamostraqueamanutençãonoônibusacidentadofeitapelaViaçãoBarbarense(Viba)foiinadequada. O laudo com o resultado da períciadeve enviado oficialmente à polícia em umprazo de 30 dias. O delegado Rodolfo LopesdoCantoJuniorinformouquevaiaguardarorecebimentododocumentoparadefinirquaismedidas serão tomadas em relação à ViaçãoBarbarenseouàprefeitura,jáqueháumain-tervençãodomunicípionotransportecoletivo.

Papéis Alémdeanalisaraspeças,osperitosdo ICanalisaramdiversospapéis internosdaempresaquereforçamaconclusão.Desdeoi-níciodejaneiroaté15demarço,diadoaciden-te, foram emitidos, por diferentes motoristas,29ordensdeserviçocompedidosdemanuten-ção.Umamédiadeumpedidoacadadoisdiase meio, sendo que nove pedidos mencionamproblemasnofreio. Oúltimoavisofoifeitoumahoraan-

tesdoacidente.Aqueixatinhasidoregistradapelomesmomotoristanavéspera.Nodia11de março, uma reclamação quanto ao freioconstaum“ok”,feitopelomecânico. Para os peritos, isso mostra que oônibusfoiliberadoprarodarsemqueaspeçascomdefeitofossemtrocadas.Omesmoocor-reu em outras ordens de serviço, como o dodia 26 de fevereiro, quando fica claro que omecânico tinha conhecimento da situaçãoprecáriadalonadefreionarodaesquerda.Deacordo com o perito chefe Edvaldo Messias,outros ônibus da empresa podem estar ro-dandosemcondiçõesmecânicasevaisolicitarpara o delegado que todos os ônibus da em-presasejamvistoriados. Procurado pela nossa equipe de re-portagem,odiretordaVibanãofoiencontra-doparafalarsobreoresultadodaperícia

O acidente Nofinaldatardedodia15demarço,um ônibus desgovernado invadiu a AvenidaAnhanguera e percorreu cerca de um quilô-metronacontramão.Nopercurso,jáseguidopor uma viatura da polícia, atingiu três car-roseumamoto.Ocondutordamoto,RubensRibeiro,de56anos,morreunolocal.Aoutravítima,opastorArmandodeSouzaGonzaga,de67anos,estavanacalçada,ao ladodeseucarro, aguardando um amigo que sairia dohotel,quandoviuoônibus.Eletentoucorrerparaarecepção,masfoiatingido,arrastadoeparoudebaixodoveículo.Opastorchegouasersocorrido,maschegousemvidaaoPSEd-sonMano.(EPTV.com)

Page 9: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

9Revista InterBuss

A Volare, braço de produção demicro-ônibus da Marcopolo, está deter-minada a expandir sua rede de concessio-nárias no país. A meta é ter pelo menos100 pontos de venda até o final deste ano.Aexpansãonãosóatendeumanecessidadeestratégica da empresa como também fa-vorece sua entrada em novos segmentos.“O cliente participa e demanda evoluções.Temos,inclusive,encomendasparaturismode aventura ou religioso”, relata o gerentecomercialMateusRitzel. Muitas vezes, a encomenda exigeadaptaçõesdeproduto.Paraomercadodeturismoreligioso,osveículosprecisamcon-tarcomjanelasmaiores,quepermitamaospassageiros enxergar o topo de templos eigrejas. Quando o foco é o turismo deaventura, então, as mudanças são aindamaisradicais.“Parapescadores,temosquecolocar freezers para a armazenagem dospeixes,comidaebebida,espaçoparatodoomaterial–alémdegarantirsegurançaees-tabilidadeemestradasquemuitasvezessãoruins”,exemplificaRobertoPoloni,gerentedeengenhariadaVolare. “Nossosveículossãofeitosdeden-tro para fora. Primeiro pensamos no con-fortodopostodomotorista,quenamaio-riadasvezeséoescritóriodonossoclienteporque ele mesmo é o dono do negócio”,explica Poloni. Depois de contemplar essepasso, o processo de desenvolvimento doscarros parte para o habitáculo dos pas-sageiros. A acomodação merece atenção

especial,apontodeaMarcopolocriarumafábricadepoltronas.“HouveumaempresadoPeruquecomprouônibusalemães sempoltronaparacomprardaMarcopolo”,con-taPoloni. O programa Volare Caminhos daEscola visa atender a demanda de alunosque usam o transporte coletivo para iremàs aulas. Fileiras duplas com um corredorcentralevitamcongestionamentonamovi-mentaçãodosalunos–comoacontece,por

exemplo,emvans.Paracuidardaseguran-ça, a empresa desenvolve diversos estudosantesdelançarprodutosnovosnomercado.Até aí, nada de extraordinário. O diferen-cial fica por conta da análise dos veículosda Volare que se envolvem em acidentes.“Verificamos como o veículo se comportapara entender o que acontece de acordocom cada tipo de impacto, a fim de aper-feiçoarmos a segurança dos passageiros”,dizPoloni.(Amanhã)

Volare planeja expansão de concessionárias

Novo Volare W FLy, recém-lançado pela montadora caxiense: plano de expansão para 2011

Foto: Luciano Roncolato

Câmara de Belém/PA discute regularização do transporte alternativo e tarifa de ônibus A regularização do transportealternativo local, o aumento da tarifa deônibus e a gratuidade do serviço duranteum domingo por mês marcaram o debateda sessão especial da Câmara Municipalde Belém (CMB) que aconteceu em umadassessõesdasemanapassadaparadiscu-tirosistemadetransportedacapital.Du-rante quatro horas de sessão, muita coisafoidiscutida,porém,nadadeconcretofoidefinido. “Um dos motivos que nos moti-varamaconvocaressasessãofoiadecisãodas empresas de ônibus de Belém de au-mentar a passagem para R$2,15, quan-do houve o perdão de uma dívida de 80milhões às empresas de ônibus”, disse overeadorMarquinhodoPT.

O assessor técnico do Sindicatodas Empresas de Transporte de Passagei-rosdeBelém(Setrans-Bel),DélcioSouza,se reservou a repetir que os custos paraa manutenção dos ônibus são altos. “Nãoexiste nada de graça. Eu faço uma críticaconstrutiva à câmara para que lute paraque o orçamento do setor de transportetenhamaisrecursos”. A falta de um posicionamentodefinidotambémfoipercebidanopronun-ciamento da diretora superintendente daCompanhia de Transportes do MunicípiodeBelém(CTBel),EllenMargareth.“Nãoé a CTBel que estabelece legislações, elatem o papel de fiscalizar. Como podemostratar o transporte alternativo se não temleiparaele.Nãoédodiapranoitequese

resolveisso”. Como encaminhamento final dasessão, ficoudecidido,apenas,quehaveráuma reunião da CTBel com os represen-tantes de transporte alternativo, sem datadefinida.

MOTOTAXISTAS A regularização do serviço demototáxi em Belém pode ser definida nalogo quando o Conselho de Transportesdo Município de Belém se reunirá com overeadorMarquinhodoPT,autordalei,nasededaCTBel. “Estamos trabalhando para quenos próximos dias se consiga a regula-mentação”,afirmouMargareth.(DiáriodoPará)

Page 10: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

10 Revista InterBuss

Foto

s: Lu

ciano

Ron

cola

to

M A T É R I A D A S E M A N A

O MAIOR ÔNIBUS DO MUNDOO MAIOR ÔNIBUS DO MUNDO

Page 11: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

11Revista InterBuss

Neobus Mega BRT Volvo B12M biarticulado apresentado hoje em Curitiba

Curitiba entrega asprimeiras unidades do

Neobus Mega BRT e lança o serviço Ligeirão, com

biarticulados na cor azul

O MAIOR ÔNIBUS DO MUNDOO MAIOR ÔNIBUS DO MUNDO

Page 12: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

12 Revista InterBuss

M A T É R I A D A S E M A N A

O novo biarticulado azul que o pre-feito Luciano Ducci apresentou à populaçãonatardedestedomingo(27)fazpartedanovafrotadosistemaLigeirãoquetransporta53milpassageirospordia.Comcapacidadepara250passageiros,movidosexclusivamenteabiocom-bustível,elesvãosubstituirosarticuladoscomcapacidadepara170passageirosque fazemaslinhasdoLigeirãoPinheirinho-CarlosGomeseBoqueirão. A frota de biarticulados azuis repre-sentaumaumentode45%naofertadelugaresnestas duas linhas. Produzidos pela Volvo doBrasil, com carroceria Neobus, os novos biar-ticulados vêm com alta tecnologia o que rep-resentamaisconfortoemaissegurançaparaospassageiros. Alémdacordiferenciada,quefacilitaaidentificaçãoparaousuário,oLigeirãoAzultem vidros com película fumê, exaustores eventiladoresparamanteratemperaturainternamaisamena,bancosergonômicoscomestofa-dos,sinalluminosoparaindicaraaberturadasportasbeneficiandoespecialmentepessoascomdificuldade de audição, e plaquetas em brailleindicandoonúmerodoônibus,noencostotra-seirodobancosituadoemsuafrente. No sistema Ligeirão o ônibus fazmenornúmerodeparadasecontacomtecno-logiaquepermiteaaberturadossemáforosquelhegaranteprioridadenocruzamento.Sensoresavisam o semáforo da passagem do ônibusdentrodedeterminadotempodeformaaque,aochegaraocruzamento,osinalestejaabertoparaotransporte.Testadodesdeoanopassadoosistemamostrou-seeficazetotalmenteseguroparaotrânsito. Ultrapassagem-OeixodetransporteLinha Verde Sul, que entrou em operação em2009inaugurouosistemaLigeirãoemCuritiba.Alémdatecnologiadeprioridadeaotransportenosemáforo,osistematemnaultrapassagemoseugrandediferencial.Mesmoqueumexpressovermelhoestiverparadonaestação,oLigeirão,queagoraterácorazul,poderáseguiremfrente. ALinhaVerde já foiconstruídaparapermitir ultrapassagem e a avenida MarechalFloriano Peixoto, por onde passam as linhasPinheirinho-Carlos Gomes e Boqueirão foialargadanoanopassado. Desdeentão,aviagementreotermi-nalBoqueirãoeaPraçaCarlosGomes,numadistância de 20,5 quilômetros, é feita em 20minutos,15minutosamenosdoquepeloEx-presso.EnquantooExpressofaz19paradas,oLigeirãofazapenascinco. OLigeirãoBoqueirão,comumafrotadedezônibusarticulados,passaráacontarcomdezbiarticulados.Ointervaloentreumônibuseoutro,nohoráriodepico,édecincominutos.Alinhaatende,pordiaútil,25milpassageiros.As paradas desta linha são nos terminais Bo-

queirão,CarmoeHauer,enasestaçõesCefetePraçaCarlosGomes. A linha Pinheirinho-Carlos Gomes,com uma extensão de 22,4 quilômetros, temnoveparadas(cinconaLinhaVerdeequatronaMarechal),comtempodeviagemde25minu-tos,10minutosamenosdoquepeloEixoSul,formado pelas avenidas Winston Churchill,República Argentina e Sete de Setembro. Pordiasãotransportados28milpassageiros,comintervalonasestações,nopico,dequatrominu-tos. OsônibusparamnasestaçõesSãoPe-dro,Xaxim,SantaBernadethe,FannyeMare-chalFloriano,naLinhaVerde;eParolin,Almi-ranteGonçalveseCefetnaMarechalFloriano,compontofinalnaEstaçãoLourençoPinto.

ServiçoLinha Pinheirinho-Carlos GomesFazaligaçãoentreoTerminalPinheirinhoeaEstaçãoLourençoPinto,noCentro,comcincoparadasnaLinhaVerdeeduasnaMarechalFlo-riano.Otempodeviageméde25minutos,comintervalodequatrominutos.

Ligeirão BoqueirãoLigaoTerminalBoqueirãoàEstaçãoPraçaCar-losGomes,noCentro,fazendoalémdopontodechegadaesaída,maistrêsparadas:noster-minais Carmo e Hauer e na Estação Cefet. Otempodeviageméde20minutos,cominter-valo,entreosônibusdecincominutos.

Da Prefeitura de Curitiba

Os novos Mega BRT que entrarão em operação nacapital paranaense na versão Ligeirinho e articulado. Na

foto acima, o presidente da URBS, Marcos Isfer,na apresentação do Ligeirão

Fotos: Especial por Matheus Novacki

Page 13: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

13Revista InterBuss

Os novos Mega BRT que entrarão em operação nacapital paranaense na versão Ligeirinho e articulado. Na

foto acima, o presidente da URBS, Marcos Isfer,na apresentação do Ligeirão

Fotos: Especial por Matheus Novacki

Page 14: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

R E V I S T A

InterBussCesar CastroCesar Castro

Page 15: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011
Page 16: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

16 Revista InterBuss

Airton Germano, secretário de assuntos jurídicos (de azul), Ricardo Perez, secretário de transportes de Diadema (ao centro) e Arnaldo Colossale, presidente da ETCD (à direita)

Adamo BazaniN O S S O T R A N S P O R T E

Cheia de surpresas, privatização da ETCD deve demorar mais um mês

NãofoidestavezqueaETCD–Em-presa de Transportes Coletivos de Diadema –foiprivatizada.ComdívidasdeR$110milhões,sendo cerca de R$ 20 milhões para a famíliaSetti & Braga, controladora da Viação Alpina,a empresa pública de transportes mais antigadoABCPaulistaviveumanoveladesdeoanopassadoparaserrepassadaàiniciativaprivada.Onomedavencedoradalicitaçãopoderiaserconhecido já nesta segunda-feira, dia 21 demarçode2011,masporcontadecontestaçõesdadocumentaçãoapresentadaentreasprópriasempresas,umacompanhiacontestandoaoutra,adonadaslinhasdaETCDsódeveserdefini-da,nomínimoemummês.Issosenãohouvernenhum outro obstáculo à licitação, marcadaporváriascontestaçõesdasempresasquecom-praramoedital.Éoquegarantiuosecretáriodeassuntos jurídicos do município de Diadema,AirtonGermano. “Comoqueocorreuhoje,comospe-didos de avaliações das empresas que de fatoapresentaram as propostas, e se não houvernenhum grande obstáculo, o nome da vence-dorada licitaçãodeveserconhecidoemcercadeummês,pelomenos.Depois,elatemmais180diasparaseajustarecomeçaraoperar.Atélá,aETCDficaoperandonacidade”–disseosecretárioàreportagem. Oresultadodestaprimeirafasedeha-bilitação, com os nomes das habilitadas, deveserpublicadonosábado,dia26demarço,noDiárioOficialdoEstado. Apósisso,asempresasque,dealgumaformasesentiremprejudicadasounãoconcordaremcomosresultados,têm5diasúteispararecursoemaisoutros5diasúteisparamaisargumentaçõescontrárias.Nissojásegastapelomenos10diasúteis.Aadministraçãopública,porsuavez,analisasódepoisdestasduassema-nasderecursosecontestações.Todoesteprazoseforconsideradoumtrâmitenormal. Se mais uma representação chegar

Foto

: Acd

amo B

azan

i

aoTribunaldeContasdoEstadooumesmosehouverqualquermovimentaçãojurídica,opra-zopodesermaiorqueesteummêsdeprevisãoinicial, ameaçando mais uma vez a concessãodaslinhasdaETCDparaainiciativaprivada.

UMA LICITAÇÃO CHEIA DE SURPRESAS A apresentação formal das propostasdasempresasrealmenteinteressadasnaslinhasda ETCD, que foram 8 itinerários, segundo aPrefeitura de Diadema, surpreendeu até o Se-cretáriodosTransportesdacidade. Issoporque,osnomesmaiscogitadosparaparticiparemdocertame, comoaViaçãoAlpina,daFamíliaSetti&Braga,queécredoradaempresaemcercadeR$20milhões,daVia-çãoRiachoGrande,deRenatoFernandesSoareseBaltazarJosédeSousa,quecontrolatambémaViaçãoImigrantesequepoderiafirmarposiçãona cidade, ou de qualquer outra empresa játradicionaldoABC,sequerseapresentaramnoauditóriodeconcorrênciasdaPrefeitura. “Eu esperava que alguém da regiãoapresentasse alguma proposta sim. Mas isso éinteressante, mostra que o mercado de trans-portesestámaisdinâmico,quehágrupospro-fissionais, com propostas agressivas e que vis-lumbramcrescimentoemDiadema”–declarouRicardo Perez, secretário de transportes deDiadema.ApenasumgrupodoestadodeSãoPauloapresentourealpropostaparaaprivatiza-çãodosserviçosdaETCD. Asempresasinteressadasforam:•CidadeSorriso,dafamíliaGullin.AempresaétradicionalnoParanáeoperaboapartedaRIT–RedeIntegradadeTransportes–deCuritiba,considerado o melhor sistema de transportedeônibusdoPaís,sendooprimeiroBRT(BusRapidTransit)domundo,comcorredoresmod-ernos,quepermitemultrapassagemdosônibus,embarquenoníveldoassoalhodoônibuseochamado pré embarque, pagamento da passa-gemantesdaentradanoônibus,pelaspopulares

estaçõestubo.AsempresasRedentoreGlória,outras que foram o sistema de transportes naregião de Curitiba, também fazem parte domesmogrupo.• Rodoviária Metropolitana: A CompanhiaoperaosistemadeemRecifeenascidadesdaregião. A Metropolitana é reconhecida comouma das mais modernas empresas de ônibusdoNordeste,sendofinalistaemprêmiosepos-suindocertificaçõesdequalidade.AempresajáatuanaCapitalPaulistapelaVIM–ViaçãoMet-ropolitana,nazonaSuldeSãoPaulo,operandoaslinhasqueantespertenciamaParatodos,umadasmaistradicionaisviaçõesdaCapitalPaulista.•Umuarama:AempresatambémédoParaná.Ela servea regiãonortedoEstadoecomser-viçosrodoviárioseseletivoschegaacapitalCu-ritiba.Apesardeserumaempresaparanaense,aUmuarama,édogrupoligadoaoempresárioConstantinodeOliveira,fundadordaGol.Con-stantinodeOliveirachegouaoABCPaulistaem1984juntocomRonamMariaPintoecomBalt-azarJosédeSousa,formandoochamadoGrupodos Mineiros, que comprou várias empresas,como Ribeirão Pires, EAOSA, Humaitá, SãoLuíz,SantaRita,Diadema,PadroeiradoBrasil,Curuçá, entre outras. Constantino já não têmmaisparticipaçãodiretanasempresasdoABC,apesar de alguns familiares ainda apareceremnosdocumentosdaJuntaComercial.•BenficaTransportadoraTurística:AempresafoifundadaemSãoCaetanodoSul,naGrandeSãoPaulo,hámaisde50anos,paraoperarser-viçosurbanosentreacidadeeSãoPauloede-maismunicípiosdoABCPaulista.Noanode1983,afamília,comnegóciosjánaregiãodeBa-rueri,vendeasoperaçõesurbanasparaafamíliaEustáquio,daVIPE–ViaçãoPadreEustáquio–econtinuanoABCPaulistacomônibusdefre-tamento.AindahojeoperaaregiãodeBaruerielinhasintermunicipaisatéaCapitalPaulistapeloConsórcioAnhanguera,fiscalizadopelaEMTU–EmpresaMetropolitanadeTransportes.

AUSÊNCIA DA TRÊS IRMÃOS Masamaiorausênciasentidanaapre-sentaçãodaspropostasfoidaAutoTrêsIrmãos,empresa de Jundiaí, no interior de São Paulo,queváriasvezescontestoualicitaçãodeDiade-ma,inclusivecommanifestaçõesaoTribunaldeContasdoEstado–TCE. Nasexta-feira,usandoosmesmoar-gumentos sobre a impossibilidade prática daparticipação prática de empresas de pequenoportenocertame,otempodecontrato,15anosprorrogáveis por mais cinco, e mais o fato dealguns itinerários municipais da ETCD pre-cisarem“invadir”algumasruasdaCapitalparaconcluíremaslinhas,aTrêsIrmãosentroucomoutrarepresentaçãonoTCE,quefoinegadanosábado.EstaéaterceiratentativadeprivatizaraETCD.PorduasvezesoeditaltevedeserrefeitoporcontademanifestaçõesdaTrêsIrmãos.

Page 17: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

17Revista InterBuss

José Euvilásio Sales BezerraC I R C U L A N D O

De volta à Juquitiba

Fazerviagensemdiasúteisémuitomaisinteressantedoqueemumsábado.Emumdiaútil,conseguimosobservararotinadacidade.Seuverdadeirodia-a-dia. Aproveitando os dias de férias, fui,mais uma vez, à Barnabés, em Juquitiba.Queria visitar a cidade e, de quebra, ver seconseguiafotografaroApacheVipVolks17-230EODdaSoamin,prefixo607. Imaginavaquealinha,emdiasúteis,circulavacomdoiscarros.Ledoengano.Circulacomummesmo–eolhelá–,ovelhoconhecido606. A tarifa, diferente da sucessão de

aumentos ocorridos neste primeiro trimes-tre,continuaemR$2,00.ÉmaisbarataqueadaslinhasmetropolitanasdeSãoPaulo.Enãoédifícilsaberporquê... Ademandaémuitobaixa.Essalinhasósemantémjustamenteematendimentoaosseuspoucosusuários.E,dequebra,sofreaconcorrênciadeperueirosdeMiracatu.Talvezquandoaestradafordupli-cadaatéopédaserra,essalinhasejaesticadaaté o centro de Miracatu. Provavelmente aSoaminsósemantenhanaregiãoporcontadessapossibilidade. Enquanto aguardava o ônibus da

suburbana 4790 Juquitiba/Centro – Mira-catu/Cafezal, vi dois ônibus de linhas mu-nicipais,oqueeunãotinhavistoemminhaprimeiravisita,emumsábado.OscarrossãodaViaçãoRealeza.VidoisBusscarUrbanusseumBusscarUrbanus II.Esses carros,pro-vavelmente, sóoperamemhoráriosdepico,já que passaram em sequência – intervalosdedezminutosentreumeoutro–elotadosde crianças, já que era horário de saída doprimeiroturnoescolar. Logo aparece o ônibus da Soamin,fazendo a 4790. Resolvi pegá-lo no sentidoJuquitiba,pranãocorreroriscodevê-lopas-sar direto quando estiver no sentido Mira-catu,comonaúltimavezemquefuiàregião.Eleestavacomumterçodosbancosocupados– normalmente não passa disso. O ApacheVip da viagem tem algumas diferenças emrelaçãoaseus irmãosdaMiracatiba: temal-gunsbancosestofadosecomumaespéciedefronha que identifica os bancos reservados,comonosbancosrodoviários.Emboratenhapostodecobrador,quemcobraapassageméomotorista.Possuitambémelevadorpraca-deirantes,masquejáestábatendomuito. AviagematéaRodoviáriadeJuqui-tiba foi tranqüilasendoque,nocaminho,vioutroRealeza–umCiferalGLSBus–descen-do sentido Barnabés. Chegando em Juquiti-ba, desço e aguardo a saída do carro para oCafezal. Enquanto esperava, vejo que outraempresa opera linhas municipais: a conhe-cidaMinadoVale.OveículoeraummanjadoCaio Vitória ex-São Paulo, com seus quasevinte e poucos anos de estrada. Com a len-tidão com que andava, já dava pra perceberquetáchegandoahoradaaposentadoria. Por fim, o ônibus sentido Cafezalpartepontualmenteàs13h15.Aviagemseguecommuitotransitonadescidadaserra.Sem-preumanda-e-páraconstante,tudoporcausados caminhões lerdos que aparecem no tra-jeto. Às 14h00 o ônibus chega ao GraalJaponês,nocomeçodaSerradoCafezal,ondea linha faz ponto final. Desço para almoçar.Masoalmoçodemoraeoônibusacabaindoembora.Tivedeficareaguardarseuretorno. Enquanto o ônibus não chegava,acompanhei o transito da serra. A lentidãoé quasequeconstante,variandoo tamanhodafila.Seotráfegoémuitointenso,o“rabodefila”crescerápido.Senão,elefluinormal-mente. Às 16h00 o ônibus chega. Quinzeminutos depois, ele parte para a viagem devolta.Nessaviagem,tambémvoltaramalgunsfuncionáriosdoGraal.Porvoltadas17h00,aviagem termina na Rodoviária de Juquitiba,onde aguardei o ônibus de volta para Itape-cericadaSerra.

Foto

s: Jo

sé Eu

vilá

sio Sa

les B

ezer

ra

Page 18: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

18 Revista InterBuss

Samantha Chaves de SouzaA R T I G O

Petróleo – amor – paixão – tração – potência - carro – ônibus – caminhão – carreta!

Bastafazeresteanagramaparalem-braralgumascoisas:Brasileirossãoaficiona-dosporautomotores,tendotantaconsidera-çãopelo‘xodó’eapreço,quechoramquandotemquevender(mesmoquesejaparacom-prar outro possante), adoram lavar, cuidar,enfeitar e o principal: dar carinho! Nestapartedecarinho,devemserincluídososad-esivos,sons,modificaçãodomotor,designeafins...Considerandocomopartedafamília,criandoumvínculoespecial! Bom,depoisdistotudo,aperguntaficanoar:Porqueestoufalandoisso,setodomundo, já sabe?Simples,porquequestionose alguém já teve a curiosidade para saberquando e onde foi inventado o motor e oexperimentoquedeuorigemaoautomóvel!Uma visão mais crítica, realista e aguçada,porqueinovaremodificarseriamumapartede evolução... Vamos esquecer um poucodessa parte e ir realmente aonde interessa:Fiqueicuriosa,pesquiseiem jornais, sitese

descobri que o primeiro motor do mundo(issomesmo!),foiumaturbinaavaporfeitaporHerodaAlexandriaem62a.C.Passadoalguns séculos, alguns inventores fizeramvariações deste conceito, modificando paracolocar em bicicletas, carrinhos de bebê epara nossa alegria, em 1769, foi criado umenorme caminhão militar com a finalidadede tracionar canhões – naquela época, nãoexistia rodas para puxar os canhões, sendoutilizadaa forçahumanaedeanimaisparamoverevalesalientar,queeramuitopesan-do,feitodeferropuro. Conforme o mundo foi evoluindo,começaram a aparecer a ferrovia, o ônibusa vapor, ‘auto-móveis’ leves, o petróleo, avulcanização do borracha transformandoem pneus, motores com variação de com-bustíveis – gasolina, álcool e elétricos -,contudo,nemtodosforamrealmentemuitopráticos. Gottlieb Daimler e o engenheiro

Wihelm Maybach criaram a primeira bici-cleta motorizada. Ela não possuía suspen-são, jáqueosdoisinventoresnãotinhamomenorinteresseemveículosdeduasrodas–atualmente,asmotocicletas-,enãovislum-braramapossibilidadedeiniciarumanovaindústria...Paraminhasurpresa,KarlBenz–CriadordaMB-,foiinovadoreumhomemcomvisão,requerendoem1886,aprimeirapatentedo1ªautomóvel:PatentMotorwagen–carromaislentoqueumhomem-,jáquetinhaummotordegásproduzidopelagas-eificação de combustível líquido por meiode carburador. A ficha técnica é muito in-teressante: Direção por alavanca, motor de0,75cva300rpmepesototalde90kg,comum detalhe chamativo... Não vendia! Issomesmo... Para os padrões daquela época, otransporteutilizadoeradeanimais,sofrendorestrições inglesas, mesmo estando em ter-ritório alemão. Isso gera muita curiosidadeporqueseanalisarmosmelhor,aAlemanha

Foto

s: Lu

ciano

Ron

cola

to

Caminhão Mercedes-Benz: líder de vendas no Brasil em váriossegmentos

Page 19: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

19Revista InterBuss

podeserconsideradaoberçodacriaçãodosautomotores, já que algumas das melhoresempresassãodelá:MB,Porsche,VW,Daim-ler,dentreoutras. Voltando a história, a esposa deKarlBenzviua tristezatomarcontadeseumarido e resolveu viajar com os dois filhosparareverospaisquemoravama100kmdedistância.Foiumtremendochoquequandoas pessoas viram aquele objeto estranho,pois, ao fazer isso, estava desrespeitando alei,dispondoemsuamatériaqueumanimalmecânicopoderiatrazerconseqüênciaster-ríveisaumapopulaçãodesprevenida.BerthaBenz provou que os veículos motorizadospodiamsubstituircomenormesvantagensaeradocavalo. Depois da primeira patente em1886, o grupo Daimler, requereu mais pat-entes: 1º motor ‘boxer’ , ou seja, cilindroscontrapostos (1899); Motor de 4 cilindrosemlinha(1890). Com tantas peças, roscas, parafu-sos,osSrs.DaimlereKarl,nãosabiamoquefazereeisquealgumasajudaramnacriaçãonas indústriasdeaviões,motosebarcos.Osímbolo da MB é uma estrela para remeter

aos elementos da Terra: Céu (ar), terra eágua! Fantástica essa idéia... Podemos pen-sar que, serviram para diferenciar um ser-viço de extrema qualidade, pois, se pensarem luxo, conforto e segurança, já que seusdonosprimavamporumserviçobemfeitoeporummotorcomdesenvoltura.Nãopen-semquesoumercedistafanáticaoualgodotipo, longe disso... Mas até surgirem em-presas de nome como BMW, Volvo, Audi,dentre outras, quem tinha domínio e sabiaagradareraaMB!Naépoca,aconcorrenteque poderia ficar no mesmo patamar, é aRollsRoyce,famosaporterinúmeroscarrosà disposição de Chefes de Estado, monar-quiaseregimesditatoriais;aempresaingle-sa foi criada em 1904, ou seja, 18 anos de-pois. Outrotópicoquechamouaminhaatenção, foi em relação ao nome MercedesBenz!Nessapesquisa,onomedaesposadoSr.Karl,eraBertha,totalmentediferentedonomequeconsagrouaempresa...Aescolhafoi feitaem1902quandoumcliente,pediuparabatizarocarrocomonomedafilha–MercedeseoSr.Benz,incorporandoapenasosobrenome!Pronto...Comumnomeassim

ninguém esqueceria! Mercedes Benz e umsímbolodeestrela...Fantástico! Dadatadesuacriaçãoatéaatuali-dade,jásevão125anoscomacertoseerros,começandopeloprimeirocarroem1886atéoprotótipoSLS ‘asadegaivota’ comapro-pagandadecarroselétricos,mais rentáveis,econômicosecomtodaasofisticaçãodeumluxuosocoupê.Deagoraemdiante,podem-osagradeceraesteshomensquemesmocoma pouca tecnologia que a época dispusesse,souberam aproveitar os recursos e mon-taram um dos grupos mais famosos, comumareceitalíquidaembilhõesdedólareseo mais importante, descobriram que a par-tirdeumasimplescarroçapuderammodi-ficarahumanidade totalmenteconstruindoum carro! Isso que é inovar... Para maioresinformações,recomendoqueacessemositedomuseudaMB:www.mercedes-benz.com/museumeoscadernosvoltadosparaosetorautomotor. Bom, espero que tenham gostado,pois em breve, irei fazer outros posts comempresas renomadas já que conhecimentonuncaédemais,nãoocupamuitoespaço,rseéumaexcelenteformadepassarotempo...

Ônibus Mercedes-Benz O-500MA: chassi está entre os mais vendidos do segmento

Page 20: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

20 Revista InterBuss

M U R A L

Colecionadores, frotistas epessoas ligadas ao setor detransportes estarão aqui,todas as semanas

2010 • Os amigos Weslley e Rodolpho, du-rante parada de excursão organizada pelo Fã Clube da Viação Cometa

Envie você também a sua foto com sua equipe e veja-a aqui. O e-mail é [email protected]

A S F O T O S D A S E M A N AAs novidades da semana que vão sair no Portal InterBuss: www.portalinterbuss.com.br

1. Ideale 770 da Lev, por Josenilton Cavalcante da Cruz • 2. Último Mondego L da 1001, que chegou semana passada, também por Josenilton Cavalcante da Cruz • 3 e 4. Mascarello Roma da Eucatur, que entrou em operação na semana passada, por Cesar Castro.

Page 21: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

21Revista InterBuss

Foto

: Mar

isa Va

ness

a N. C

ruz

Marisa Vanessa N. CruzV I A G E N S & M E M Ó R I A

A despedida das linhassuburbanas da Ramazini

Em dezembro, quando fui àrodoviária de Ribeirão Preto, observei noterminaldeônibussuburbanosasfilasimen-sasparapegaroônibusemdireçãoàcidadedePontal.Daívioônibus,todoprateado,umTorino GV2 que antigamente já andou emalgumacidadedoRiodeJaneiroatépararnaRamazinieumBusscarUrbanussPlusscomar condicionado. Notei que a diferença en-treaRamazinieasdemaisempresas,comoaRápidoD´oeste,RibeeSãoBento,équeaRamazini na maioria das vezes traz ônibususados para circular, enquanto que as out-ras empresas trazem ônibus novos e ficamcuidando de seus ônibus durante uma ouduasdécadas. Mas nesses últimos dias, a trans-ferênciadaslinhassuburbanasdaRamaziniparaaRápidoD´oesteeParatyfoiumadasmais comentadas entre blogs, sites especia-lizadose listasdediscussão,epegouváriosentusiastas de surpresa. Como a ARTESP,órgão regulador estadual paulista, apontouirregularidades nas operações das linhasda empresa. Então, a Ramazini desistiu emcaráterdefinitivoeirretratáveldesuaso-pe-

raçõessuburbanas. AlgumasdesuaslinhasdaRamazi-ni: Ribeirão Preto-Pontal, Ribeirão Preto-Viradouro, Ribeirão Preto-Morro Agudo,Matão-Araraquara, Jaboticabal-Guariba,Guariba-Rincão. Ainda bem que vi as o-peraçõesdaRamaziniquandofuiàRibeirãoPreto em dezembro último – pelo visto sópra ver a Ramazini operando para depoisnãooperarmais,valeuapena. Sinceramente, aqui em São Paulo,aSPTransdeveriateropulsofirmecomoaARTESPtem,poisháempresasquenãotemmaisestruturaparaoperarumaregiãopau-listana.

Cristália Neste sábado eu fui à RodoviáriadoTietê,emSãoPaulo,parairàCampinas.PasseinoguichêeadquiriumapassagemdaCristália com partida às 13h05. Fui à áreadeembarqueeatéqueàs13h12apareceumG7prefixo205111.Nenhumhorárioestavaafixado no pára-brisas do ônibus. Quandofui levantar, daí o motorista falou: Este é odas13h20.Eopovo:Eodas13h05?Omo-

toristanemconseguiuresponder. FiqueisabendoqueaCristáliauti-lizaalgunsônibuspartindodeCampinasemdireçãoaSãoPaulosemparadadedescansoparaomotoristaeemseguidafazoretorno–sóque,dentrecongestionamentosporcau-sadoseventosnoAnhembi,otrajetodemo-ramaisumpoucoparachegarnoTietê.Naminhaopinião,aCristáliadeveriaestipular,no mínimo, uma hora de descanso ao mo-torista entre o desembarque e o embarque,paragarantirqueoembarquenoTietêsejapontual,saindonahoramarcada. Nota:Ohoráriodas13h05sóexisteentre segundase sextas-feiras,masnomeupontodevista,apostoquealguémcadastrouerradoessehorárioparaestesábadopassado,eoônibusqueeraparavir,nãoveioounãoexistiu.Nemnatabeladopróximosábado,2deabril,constaestehorário.Dos33passage-iros que compraram as passagens à 13h05,22 embarcaram no horário das 13h20 e osoutros11embarcaramnohoráriodaNasserparaMonteBelo,das13h30.Ambossaíramjuntos e chegaram juntos à Rodoviária deCampinasparaodesembarque.

Ônibus da Ramazini que operouna linha Ribeirão Preto-Pontal

Page 22: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

22 Revista InterBuss

Fábio Takahashi TanniguchiP A R A D A D I G I T A L

Não, isto não é um artigo paraamantesdetecnologiasobremaisumadicade gambiarra. Isto é uma dica para a suasobrevivência. Jáusouocomputadordeal-guém ou um computador de algum lugare não achou aquele programinha que vocêgosta? Boa parte das pessoas já passou porisso. Paraquemnãosabe,épossívellevaremseupendrivealgunsprogramasquevocêachaessencial.Sãoprogramasportáteisquepodemserinstaladosemseudispositivo.OsitePortableApps(http://www.portableapps.com) tem uma infinidade de softwares. Aívaiumalistadoquepodeseressencialparavocê:

• 7-Zip Sim,vocêprecisadeumcompacta-dor e descompactador. Vai que você está namáquinadoseutrabalhooudoseuamigoeapareceumarquivocomextensão.7zou.rarevocênãoconseguedescompactá-loporquenãotemumcompatívelinstalado.

• aMSN Ótimo para quem viaja e não temo que fazer até a hora de dormir, no quartodehotelouseiláondeestáhospedadoequetenhainternet.NãoéoMSNouoWindowsLiveMessengerverdadeiro,masémuitíssimoparecidoevocêloganoaMSNcomsuacontadoMSN.Ouseja,nãoéoMSNmasvocêusacomosefosseele.

• ConvertAllPortable Ah, já encontrou alguma coisa (fi-chatécnica,reportagem,e-mail)comalgumamedidaquevocênãoconhece?Sim,oCon-vertAllPortableconvertequasetodasasmedi-das(quilômetroparamilha,cavalosparakW,

Transforme seu pen drivenum canivete suíço

etc.)

• Dia Você é da área de desenvolvimentode softwares e precisa fazer uma UML? Fazadministraçãooutrabalhaeprecisafazerumfluxograma?ODiaéentãoaferramentaqueprecisaestarnoseupendrive.

• Mozilla Firefox (ou Google Chrome) É um saco ser forçado a usar o In-ternet Explorer só porque você está numamáquinaemqueeleéoúniconavegadorin-stalado?EntãolevenoseupendriveoMozillaFIrefoxouoGoogleChrome.Éumamãonaroda.

• Foxit PDF Reader AmáquinaemquevocêestáéumacarroçaenãoaguentamaisficarloucocomademoraealerdezadoAdobeReader?EntãoabraosarquivosPDFcomoFoxitReaderdoseupendrive.

• GIMP Precisa de um editor de imagensmelhor que o Paint e com enorme númerodefuncionalidadeseferramentas?ColoqueoGIMPno seupendrive.Éo seuPhotoshopprontoparalevarparaqualquerlugar.

• IrfanView Precisadeumvisualizadorde ima-genslevíssimo?OIrfanViewéumaexcelenteescolha.

• LibreOffice Não tem o Office na máquina quevocê está usando? Não seja por isso. O Li-breOffice (ex-OpenOffice) abre arquivos doMicrosoft Office e ainda uma enorme gama

dedocumentoscomextensõespoucocomuns(comoaextensãoODF,deOpenDocument-File,criadaparaoOpenOffice).

• LightScreen Precisa tirar um print de uma áreada janela, da janela inteira ou da tela? OLightScreentemtodasessasfunções.Esalvaem.JPGnapastaquevocêcolocarnahoradeconfiguraroprograminha.

• Marble Um atlas ao alcança de algunscliques? O Marble é a solução. Em poucoscliques,vocêpodeconsultarondeficaaquelepaísdoqualvocêsóouvefalarenãopesqui-souondeficaatéhoje.Oatlassótemaloca-lização de algumas cidades principais e nãochegaatermuitospontosdereferência,maséótimoparatiraralgumasdúvidassobreloca-lizaçãodeumpaís,umaregiãodogloboter-restre.

• Skype ComooaMSN,éótimoparaquemestáviajandoeprecisasecomunicarcomal-guém. Lembrando que o Skype é excelenteparareduzircustosdeligações.Bastacolocarcréditos na sua conta do Skype e falar paratelefonesfixosemóveisdomundotodocommuita facilidade e economia. Tudo graças àtecnologiaVoIP. Jáas chamadasdeáudioe/ouvídeoentrecomputadoressãogratuitas.

• VLC Media Player Sempre temaquelevídeocomumaextensão que você até hoje não conseguiuabrir.OVLCabrequasetudo.Éumamãonaroda.Comisso,vocêpodeviajar,usarocom-putador mais enxuto em variedade de soft-waresquevocêjáviunavida;tudoissosemmedodeacabarficandofrustradoedesligan-doocomputadorsemterfeitooquequeria. ComodizoslogandoPortableApps:sua vida digital, em qualquer lugar. (“Yourdigitallife,anywhere

FoilançadooBusscarUrbanuscomchassiScaniaF113HLparaojogoMidtownMadness2.OveículofoiconvertidoparaoMM2porAndréVV(RedStroke). O download pode ser feitoatravés do link: http://www.4shared.com/file/0uNsWVk0/Urbanus_scania_2.html

• Não deixe de dar uma olhada no...Busscar Urbanus

Scania F113HL (para Midtown Madness 2)

Page 23: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

23Revista InterBuss

Anuncie na Revista InterBuss. Conquisteseu passageiro e tenha retorno garantido!LIGUE: (19) 9636.1087 ou envie um e-mailpara [email protected]

InterBussR E V I S T A

Para entrar em contato com Fábio Takahashi Tanniguchi e tirar dúvidas ou sugerir pautas para sua coluna quinzenal, é só enviar uma mensagem para o seu e-mail: [email protected]

• Dica de Software

Pelonome,algunspodemacharque se tratademaisumaversãoqualquerdofamosoepopularnavegadordaMozillaFounda-tion.Quemachaissoestácompletamenteerrado.AnovaversãodoFirefoxmostraquearaposatemforçadesobraparacontinuartendoumaenormelegiãodeusuáriose,principalmente,paraatrairdevoltaaquelesquemigraramparaoGoogleChrome. Masvamosfocarnoqueveiodenovo:•Visualrenovado:maislimpoeagradável•“BotãoFirefox”,localizadonapartesuperioresquerda,queabreparaummenucomváriasfunções,deconfiguraçãoatéimpressão•FirefoxSync(ferramentaquepermitequevocêsincronizeseusda-doscomofavoritos,históricoesenhasparaquevocêpossausaressesdadoscasoestejausandooFirefoxemoutrocomputador,bastandoapenascolocarseuloginesenha)•Otimizaçãodeusodamemória(onavegadorerabempesadoante-riormenteeissocontavanegativamenteefaziacomqueusuáriosdemáquinasmaismodestasmigrassemparaoChromeouficassemnoInternetExplorer)•SuportecompletoaoHTML5(jáestavanahora!)•Possibilidadedeusaronavegadorcomaceleraçãográfica(issome-lhora o carregamento de páginas, além de passar a usar a placa devídeoparaprocessamentosmaispesados,melhorandoodesempenho)•Compatibilidadecommulti-touch(paracomputadorescommoni-tor touchscreene tabletscomsistemaoperacionaldedesktop), tor-nandoanavegaçãoealgumasfunçõesmaisamigáveisparaquemusaessesequipamentos•Botãoparavisualizarum“panorama”dasabasabertas(ótimoparaquemabremuitasabasaomesmotempoeacabaseperdendonomeiodelas) Naminhavisão,oFirefoxsuperouasexpectativasemostrouporqueéosegundonavegadormaisutilizadonomundo. Fica também o destaque para o excelente marketing daMozillaFoundation,queresolveulançaroFirefoxlogodepoisdolan-çamento oficial do Internet Explorer 9. Dessa forma, o IE9 foi umtantoofuscadopeloseuarquiinimigo.Apenasnasprimeiras48horas,oFirefox4tevemaisde15milhõesdedownloads.Issodáumamé-diademaisde90downloadsporsegundo.Secadadownloadnesseperíodofosseumamilha,dariaparafazerduasviagensdeidaevoltaparaaLua.SãodadosdivulgadospelaMozilla. Achoaindaqueamelhormaneiradeavaliaronavegadorerealmentetestando-o.Emtrêsdiasdeuso,mostrouserbemeficiente.Osdownloads sãomais rápidoseonavegadorestá realmentemaisleve.Ovisualébembonitinhoeinteressante,poisagrupatudosemocuparmuitoespaçonapartesuperior.Aliás,issoestávirandomoda,poisoInternetExplorertambémficouassim.Falandonele...

Mozilla Firefox 4.0

OnavegadordaMicrosoft,maisutilizadonomundo(prin-cipalmenteporqueamaioriadosusuáriosleigosutilizameleporqueelejávemnoWindowsenãoseinteressameminstalareusaroutro),chegaasuanovaversãocomumvisualnovoeinovador.AMicrosoftquervoltaraconvencerusuáriosmaisexperientesausá-lo,coisaqueaindaserádifícil. A principal mudança, e que vem de cara, é a barra deendereçodesassociadaàaba.Nãoachoqueissoinfluenciemuitonemvejomuitasvantagens.Maséamudançamaisvisível. Outramudança,estaquevemcomatraso,éogerenciadordedownloadsmaisorganizado.“Puxa,jáestavanahora!”.Sim,final-menteveio. ComooFirefox,oIE9agorasuportaaceleraçãográfica,di-vidindoprocessamentocomaplacadevídeoquandonecessário. Tentandoperdersuafamadeinseguro,oIE9agoravemcommaissegurança.OInstitutoNSS(NSSLabsResearch)considerouoIE9comoonavegadormaisseguro.Bom,masnãocreioqueissováconvencer muita gente. O Firefox se consolidou com o navegadorseguroeo IE9 teráque fazermuitoparamostrarqueé tãoseguroquantoaMicrosoftfala. ParaosusuáriosdeWindowsXP,adecepção(ou“caradetantofaz”):oIE9nãofuncionanessaversãodosistemaoperacionalda própria Microsoft, que ainda é muito utilizada por empresas eusuáriosquebuscammaisestabilidade.Porém,paraqueméusuáriomais antenado e mesmo para quem comprou um computador re-centemente,nãoseráproblema,poisoWindows7jásepopularizoumuitoepraticamentetodosdentrodessegrupojáousam. Nofundo,oIEaindaprecisamelhorarmuitopararealmenteconvencerquemjáusaoFirefox,oChrome,oOperaouoSafari.Masnãodeixadeserumaopção,casovocêgostemuitodele.

Internet Explorer 9

Page 24: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

24 Revista InterBuss

Foto

s: Ti

ago d

e Gra

nde

D I Á R I O D E B O R D O

GRANDESÃO PAULOCOM CARADE INTERIOR

Por Tiago de Grande

Linha: 208TRO – Mogi das Cruzes (Ter-minal Rodoviário Geraldo Scavone) x

Guararema (Terminal Rodoviário) – via Estrada Velha Rio-São Paulo

Empresa: Viação JacareíCarro: 44.697 – Busscar Urbanuss Pluss

MBB OF1722

GRANDESÃO PAULOCOM CARADE INTERIOR

Page 25: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

25Revista InterBuss

A linha 208 é um reforço da linhasuburbanaque ligaMogidasCruzesa Jaca-reí,comsecçãoemGuararema,otrechoen-tre Mogi e Guararema é o mais demandadodalinha,ealinha208ajudanoshoráriosdemaiormovimento. OtrajetoéfeitobasicamentepelaEs-tradaVelhaRio-SãoPaulo,quenessetrechoéconhecida como Rodovia Henrique Eroles,ouSP-66.Éumtrechointeressante,comdes-cidasdeserra,curvas,mirantesemuitoverde,éumtrechocurtoporémmuitointeressante.

Aviagem: O Terminal Rodoviário de MogidasCruzes,ficanobairroMogilarcomfácilacesso pelos trens da CPTM na Estação Es-tudantes,oTerminalUrbanoEstudanteseasUniversidadesUMCeUBC,sendoumpontode grande movimento na cidade, as linhassuburbanas saem da plataforma externa doterminal,onossocarrojáestavaparadolánopontocomumafiladetamanhoconsiderável,nohoráriocertotodosembarcameédadaapartidaeaviagemcomeça. Umacoisaquevaledestacaréacon-servaçãoelimpezaimpecáveisdoscarrosdaViaçãoJacareí,etambémaeducaçãodeseusfuncionários sempre bem uniformizados edispostosateorientar. Aosairdoterminal,contornamosarotatóriaecaímosnaAvenidaFranciscoRo-driguesFilho,éotrechourbanodaSP-66,quecortaacidadedeMogidasCruzesdepontaaponta,porémoprimeirotrechopegamosnotrecho oposto, para ir até o centro de Mogidas Cruzes, esse trecho é pequeno porémé indispensável pois no ponto da rua CaboDiogoOliver,ruaquedáacessoaocentrohásempremuitademandadepassageiros,eapóssairmosdaCaboDiogo,voltamosaAvenidaFranciscoRodriguesFilho, agoranadireçãodeGuararema,passamosnovamentepelaro-tatóriadoterminaleseguimosretopelaave-nida,queagoraganhamaisaresderodovia,sem o trafego urbano do centro de Mogi, aSP-66dáacessoaosbairrosdeVilaSãoPaulo,CésardeSouza(omaiorbairrodacidade)eBotujuru, nesse trecho ainda como avenida,passandooBotujuru,aavenidaviraRodoviaHenriqueEroles,emaisalgunsquilômetrosafrente começa a descida da Serra do Itapeti,éumadescidaperigosa,comcurvasfechadase o asfalto em más condições, mais a paisa-gem desse trecho compensa. São apenas 6quilometros de descida passando por umabicaedoladoopostoaentradadoDistritodeSabaúna,aindaemMogi. Após passarmos Sabaúna, o trechode descida acaba, porém a estrada ainda éperigosa principalmente pelas curvas fecha-daseasfaltoruim.Éumtrechosembairros

O ônibus usado no trajeto

Vista do Rio Paraíba do Sul

Page 26: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

26 Revista InterBuss

D I Á R I O D E B O R D O

próximosepoucomovimento,oquesevêsãoasaltasmontanhasdaSerradoItapeti,éumapaisagemmuitobonitaeinteressante. Após 5 quilometros a frente deSabaúna,estáadivisademunicípios,nãohánada,apenasumaplacaavisandoeospontosfinaisdelinhasmunicipaisdeMogieGuara-rema,notrechopertencenteaGuararema,arodovia não muda, o asfalto continua ruim,muitoesburacadoeascurvassãoumperigoeexigematençãodosmotoristas. O trechodeGuararemaépequeno,deaproximadamente5quilometros,comal-gumaschácarase sítiosabeiradarodoviaeacessoaobairroLuisCarlos. Eapóspassarmostalvezasduascur-vasmaisperigosasdotrecho,umabemfecha-daaesquerdaeoutrabemfechadaadireita,chegamosabifurcaçãoquedáacessoaGuara-remaeaavenidaprincipaldacidade,logonasaídadabifurcaçãoestásendoconstruídoumportalemaisafrentejáaparecemasprimei-rascasasdacidadeeapequenaporémmuitosimpáticarodoviária. Oônibusencostaealgumaspessoasdesembarcam, ali é o ponto final da linhaporémaexemplodeMogi,emGuararemaalinha passa pela rodoviária, segue ao centroda cidade e depois volta para a rodoviáriaaondefazopontofinal. Sigonocarroatéocentro,otrechoépequenodeaproximadamenteuns500met-ros, e o ponto do centro é aonde a grandemaioria das pessoas desembarca, agora só

comigo no carro, o ônibus volta pela ruaparalelaatévoltara rodoviáriapara lá fazeroseupontofinal,desembarcolácom42minutosdeviagem.

ACidadedeGuararema Cidade pequena, Guararema é con-hecidacomoAPéroladoVale,nacidadeestáanascentedoRioParaíbadoSul,conhecidopordararegiãoonomedeValedoParaíba. Oriocortaocentrodacidade,enas

suasmargensháumparque,bares,restauranteseumapontepênsil. Acidadetemumclimaaconcheganteeoar típicodecidade interiorana,muitosos-eggoemuitoverde,por serpróximaa capitalpaulistaéumaótimaopçãoparapasseiosdeumdia. Valedestacar entreospontos turísti-cos,oParquedaIlhaGrande,umailhanoRioParaíbaondefoiconstruídoumparquemunici-palearestauradaestaçãoferroviáriadaEFCB.

Vista da cidade e a estação local

Page 27: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

TÁ NA WIKIPEDIA:Hobbies não devem ser

confundidos com jogos, que são diversões envolvendo regras predeterminadas

e objetivos.NÃO PERCAM A ESTREIA DA

NOVA COLUNA

HOBBY E DIVERSÃOA CADA QUINZENA, UM

ARTIGO ANALISANDO O HOBBY NOS DIAS DE HOJE. NÃO PERCAM!

ESTREIA NA PRÓXIMA EDIÇÃO!PORTAL

InterBussCONTEÚDO DE QUALIDADE COM RESPONSABILIDADE

Page 28: Revista InterBuss - Edição 37 - 27/03/2011

REVISTA

InterBussINFORMAÇÃO COM QUALIDADE

ESTAMOS NOSPREPARANDO PARAEM BREVE ESTARMOSNAS BANCAS DE TODO O BRASIL.FINALMENTE UMAREVISTA COM O QUE VOCÊ QUER, E COM O QUE VOCÊ GOSTA,FEITA POR QUEM GOSTA