Revista n°126 OUT 2008

76
PINHEIROS Publicação oficial mensal do Esporte Clube Pinheiros | Ano 11 . 126 . OUTUBRO 2008 MÊS DAS CRIANÇAS NO PINHEIROS

description

Publicação Oficial Mensal do Esporte Clube Pinheiros

Transcript of Revista n°126 OUT 2008

Page 1: Revista n°126  OUT 2008

PINHEIROSPublicação oficial mensal do Esporte Clube Pinheiros | Ano 11 . 126 . OUTUBRO 2008

mêS daS cRIaNçaS NO PINHEIROS

capa_126.indd 2 9/22/08 6:40:13 PM

Page 2: Revista n°126  OUT 2008

an_emporio.indd 11 22/09/2008 21:54:06

Page 3: Revista n°126  OUT 2008

ÍNDICE

DIRETORIA Presidente: Antonio Moreno Neto Vice-presidente: Severiano Atanes NettoConsultores Especiais: Synesio Alves de Lima, João Paulo Rossi e Luis Eduardo Pinheiro LimaAssessor de Comunicação Institucional: Waldir LachowskiAssessor Jurídico: José Luiz Toloza Oliveira CostaAssessor de Planejamento e Tecnologia:Jorge Augusto de Albuquerque EhrhardtDiretor Administrativo: Oswaldo Fontana FilhoDiretora Cultural: Maria Cristina Nogueira de Sá PikielnyDiretor de Esportes Aquáticos e Individuais:Reinaldo Pinheiro LimaDiretor de Esportes Coletivos e Raquetes: João Fernando RossiDiretor Financeiro: Roberto GaspariniDiretor de Jovens: Bruno MinioliDiretor de Marketing: Carlos Roberto Sá de Miranda BórioDiretor Médico: Luís Fernando ImperatrizDiretor de Patrimônio: Arnaldo Couto de Magalhães FerrazDiretor de Relações Esportivas: Ivan Gilberto Castaldi FilhoDiretor de Relações Sociais:Paulo Eduardo Vargas Machado SartorelliDiretor de Restaurantes: Sérgio Ricardo SpinaDiretor de Serviços Gerais: Nilson José IasiDiretor Social: Luis Eduardo Dutra RodriguesDiretor de Suprimentos: Ronaldo de Miranda AmaralDiretor de Veteranos: Ernesto Julio Santos Corrêa Schleier

CENTRO PRÓ-MEMÓRIA HANS NOBILINGPresidente: Helmut Peter Schütt

CONSELHO DELIBERATIVO - BIÊNIO 2008/2010Presidente: Alberto Antonio Pascarelli Fasanaro Vice-presidente: Francisco Carlos Collet e Silva 1º secretário: José Roberto Coutinho de Arruda 2º secretário: Apparecido Teixeira 3º secretário: Eduardo Ribas Oliveira Machado

CONSELHO FISCAL Presidente: Keyler Carvalho RochaSecretário: Ademir José ScarpinMembro efetivo: Luiz Gonzaga de Mello BelluzzoMembros suplentes: Edilberto Porto, José Roberto de Araújo Cunha Junior e Cynthia Maria Cirillo Jobim

CONSELHO EDITORIALCoordenador: Waldir LachowskiMembros: Adhemar Arnez Domingues, Ana Maria Damasceno, Antides Baroni Neto, Carlos Roberto Sá de Miranda Bório e Jorge Roberto Corrêa Zantut Editor: Waldir LachowskiJornalista: Ariett Gouveia (Mtb 30978) Projeto Gráfico e Editorial: Agência Smart . Tel.: 11 3824 0697 www.agenciasmart.com.brCapa: Ilustração Agência SmartFotos: Dimas Schittini, Ariett Gouveia e Saulo RibeiroRevisão: Leontina C. JacubcionisImpressão: Gráfica ProlTiragem: 21.000 exemplaresPeriodicidade: mensal [email protected]

PABX : 3598-9700

CENTRAL DE ATENDIMENTOSegunda e sábado: 8h30 às 17hTerça a sexta: 8h15 às 19h Telefone: 3598-9500

OUVIDORIASegunda e sábado: 8h30 às 17h Terça a sexta: 8h30 às 19hTelefone: 3598-9805Fax: 3598-9890E-mail: [email protected]

Veículo informativo oficial do Esporte Clube Pinheiros - Rua Angelina Maffei Vita, 493 - São Paulo - SP - CEP 01455 902 - Tel. 11 3598 9700 - Entrega domiciliar gratuita | www.ecp.org.br

EXPEDIENTE63 Palestra – Adolescência: sexo, drogas e rock and roll

64 Jantar Dançante

61 Mostra de Dança 4 Editorial

5 Conselho

14 Capa

18 Pinheiros na mídia

20 O Pinheiros que você não conhece

24 Esportes

58 Pró-Memória

59 Veteranos

60 Saúde

62 Pinheiros Fashion

66 Pocket Show / Jantar dos Veteranos

67 Festa da Cerveja

68 Cursos

pag_indice126.indd 33 23/09/2008 18:12:33

Page 4: Revista n°126  OUT 2008

A esperança em um futuro promissor sempre renasce quando se olha uma criança e se percebe o seu potencial de renovação, de transformação, não só pensando no Clube, mas no nosso país, certos de que é possível um mundo melhor. Para nós, o cuidado com os pequenos pinheirenses é fundamental. Nossa preocupação com a educação, o bem-estar e o lazer de cada criança está no Jardim de Infância, no CAD, na Brinquedoteca, no Parque Infantil, nos eventos exclusivos para a garotada e nos restaurantes infantis.

Por isso, também, que, nos desfiles comemorativos de aniversário, são as crianças que ocupam lugar de destaque. Neste ano, não foi diferente: para celebrar os 109 anos do Pinheiros, os alunos do Jardim de Infância e do CAD foram os responsáveis por abrir os festejos. Quem também marcou presença no evento que iniciou as comemorações foi a Bateria, idealizada pela nova Diretoria Executiva Jovem, que já reúne um grande número de adeptos.

Depois do desfile, o mês de setembro foi cheio de eventos esportivos, culturais e sociais, de diferentes estilos, para agradar os públicos que formam nosso corpo associativo. Entre as atrações, o show de Roberto Carlos entrou para a história do Pinheiros e ficou gravado para sempre na memória dos pinheirenses. O rei cantou seus maiores sucessos e emocionou as mais de 2 mil pessoas presentes. Já o carioca Seu Jorge, trazendo um ritmo mais moderno, contagiou a platéia no Salão de Festas.

Passado o mês de festejos, ainda temos motivos para comemorar. Depois das medalhas olímpicas de nossos atletas César Cielo e Leandro Guilheiro, torcemos pelo nadador André Brasil na Paraolimpíada. O atleta, que treina nas piscinas do Clube, trouxe de Pequim quatro medalhas de ouro e uma de prata.

Além disso, temos mais um talento olímpico no Clube: o judoca Tiago Camilo, bronze em Pequim, que passou a integrar a equipe pinheirense. Nosso objetivo é não só que ele conquiste vitórias para o Clube, mas que também seja um espelho para as crianças que estão iniciando a carreira esportiva.

Ainda na Natação, tanto no feminino quanto no masculino, o Pinheiros confirmou seu favoritismo e venceu mais uma vez o tradicional e importante Troféu José Finkel. Em outra competição nacional, o Troféu Brasil de Tênis, a equipe do Pinheiros conquistou o vice-campeonato.

Há muito mais a ser celebrado. Em breve, os associados terão mais uma opção de restaurante com a adaptação que está sendo feita no Ponto de Encontro, além do Conjunto Aquático que será reaberto, com as piscinas de Pólo e Infantil, lanchonete e solário.

Nosso Clube, novos tempos.

Antonio Moreno NetoPresidente

MENSAGEM DO PRESIDENTE

� | EDITORIAL

pag_editorial126.indd 4 9/22/08 6:57:28 PM

Page 5: Revista n°126  OUT 2008

A última reunião do Conselho Deliberativo, realizada no dia 25 de agosto, revestiu-se de particular importância. É que no Expediente, atendendo a convite formulado, o Presidente Antonio Moreno Neto prestou esclarecimentos sobre as providências que estão sendo tomadas pela Diretoria com relação à elaboração do Plano Diretor do Esporte Clube Pinheiros e à construção de novo estacionamento.

Com relação ao Plano Diretor, consoante explicações apresentadas, a proposta é elaborar um plano com os objetivos e as prioridades para os próximos cinco anos, defi nindo o número máximo de associados que o Clube comporta; verifi cação de todas as áreas esportivas, sociais, culturais e de serviços, para o bom atendimento dos pinheirenses; suas expectativas; infra-estrutura necessária; programas ligados ao meio ambiente, dentre outros.

Após a discussão e aprovação pelo Conselho, a gestão atual e as futuras deverão atuar estritamente dentro do estabelecido no Plano Diretor, fi cando facultado à Diretoria, dentro de seu mandato, a defi nição de prioridades. A cada ano, o Plano Diretor poderá ser revisado para os próximos cinco anos, e sempre submetido ao Conselho, sendo que o Plano Diretor de Obras será conseqüência do Plano Diretor aprovado.

No tocante ao novo estacionamento, em razão de sua prioridade e urgência de execução, com poucas alternativas de localização, será apresentado um estudo objetivo com as vantagens e desvantagens, custos e, principalmente, a viabilidade econômica e fi nanceira de cada opção.

Paralelamente, conforme destacou o Presidente da Diretoria, está sendo preparada toda a infra-estrutura necessária para suportar o acréscimo de freqüência de associados em decorrência do novo estacionamento.

Dentre outras intervenções, estão sendo estudadas e/ou executadas a reforma e a ampliação das Lanchonetes e Restaurantes; a expansão dos locais para a prática de esportes, a construção da laje do 3º andar do conjunto poli-esportivo, com o acréscimo de área de aproximadamente 600 m²; o redimensionamento dos vestiários; as alternativas de utilização

Alberto Antonio Pascarelli FasanaroPresidenteAlberto Antonio Pascarelli Fasanaro

PALAVRA DO PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO

de energia e de reaproveitamento de água objetivando economia e expansão, tudo isso considerando o impacto ambiental que podem causar e provendo as medidas compensatórias.

Tanto a proposta do Plano Diretor como a de defi nição do novo estacionamento deverão ser encaminhadas para discussão e aprovação do Conselho.

DECISÕES

Processo CD-16/2008 - Resolução 17/2008 - Considerando as manifestações favoráveis das Comissões Permanentes de Obras, Financeira e Jurídica, foi concedida autorização, solicitada pela Diretoria, para utilizar recursos do Fundo Especial no valor de até R$ 491.331,47 na reforma do Ponto de Encontro, abrangendo a cozinha e o salão.

Processo CD-11/2008 - Resolução 18/2008 - Por proposta da Diretoria, tendo em vista as manifestações favoráveis da Comissão Permanente de Esportes, de Sindicância e Jurídica e estando atendidas as exigências do artigo 124, inciso I, do Regulamento Geral, foi concedido o ingresso do atleta Alan Massao Nagaoka, da Seção de Natação, como associado Contribuinte, na classe individual, independentemente da aquisição de título social.

Gostaria de, fi nalizando, deixar registrada, mais uma vez, minha satisfação e de toda a Mesa Diretora do Conselho pela presença cada vez maior de associados em nossas reuniões. Muitos deles, inclusive, comparecem à Secretaria para se inteirar das matérias apreciadas.

A participação do associado é mais uma forte demonstração de apoio ao compromisso de uma gestão democrática e transparente. Aliás, como é obrigação de toda gestão.

CONSELHO | 5

pag_editorial126.indd 5 9/22/08 6:57:37 PM

Page 6: Revista n°126  OUT 2008

Com o objetivo de destacar o trabalho das Comissões Permanentes (Financeira, Jurídica, de Obras, de Saúde e Higiene, de Sindicância, de Esportes, de Veteranos e de Jovens), passaremos a divulgar as atividades por elas desenvolvidas, sua competência e composição.

As Comissões Permanentes compõem-se de cinco membros, sendo que três deles, no mínimo, inclusive o Presidente e o Vice-Presidente, devem ser Conselheiros.

Os Presidentes das Comissões Permanentes são eleitos, bienalmente, pelo Conselho Deliberativo e seus membros são indicados por seus Presidentes e nomeados pelo Presidente do Conselho Deliberativo, exceto os da Comissão de Sindicância, que são todos eleitos pelo Conselho.

NOTÍCIAS DO CONSELHO DELIBERATIVOAs Comissões Permanentes funcionam como órgãos de assessoria do Conselho Deliberativo e da Diretoria e têm de ser ouvidas, obrigatória e antecipadamente, sobre os assuntos de sua competência específica.

Quando instadas a se manifestar, devem fazê-lo dentro de trinta dias e podem, ainda, por iniciativa própria, fazer recomendações ou sugestões ao Conselho Deliberativo e à Diretoria.

Nesta edição, seguindo a ordem estabelecida no artigo 101 do Regulamento Geral, iniciaremos com a Comissão Permanente Financeira.

COMISSÃO FINANCEIRA

A Comissão Financeira é presidida por Alcides de Souza Amaral (Alcides Amaral), ex- presidente do Citibank S/A. A vice-presidência é ocupada pelo Conselheiro Antonio da Silva Villarinhos (Villarinhos), contador, enquanto o secretário é o Conselheiro Antonio Augusto Brant de Carvalho (Guto), administrador de empresas. Compõem também a Comissão os Conselheiros Claudio Damasceno Junior (Claudio Damasceno), consultor em gestão empresarial, e Julio Ricardo Magalhães (Julinho), contador e administrador de empresas.

Dentre outras, são atribuições da Comissão Financeira: examinar e emitir parecer pormenorizado sobre a proposta orçamentária do Clube, previamente à sua apreciação pelo Conselho Deliberativo; acompanhar a execução orçamentária, por meio dos balancetes e demonstrativos apresentados pela

Diretoria; manifestar-se sobre proposições que impliquem na utilização de recursos financeiros do Clube; e examinar anualmente o balanço do exercício anterior a ser submetido ao Conselho Deliberativo.

A Comissão Financeira se reúne, mensalmente, embora em seu Regimento Interno estejam previstas reuniões ordinárias no mês de novembro, para apreciar a proposta orçamentária do ano seguinte; em março, para examinar o balanço anual do exercício anterior; e trimestrais, para acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária.

Em suas reuniões mensais, a Comissão Financeira procura relatar as variações relevantes em relação ao orçamento e igualmente sugerir medidas a serem tomadas para o melhor equilíbrio financeiro do Clube.

Claudio Damasceno, Julinho, Alcides Amaral, Villarinhos e Guto

� | NOTÍCIAS DO CONSELHO

noticias_conselho126.indd 6 9/22/08 7:05:54 PM

Page 7: Revista n°126  OUT 2008

an_hcor.indd 11 22/09/2008 21:48:14

Page 8: Revista n°126  OUT 2008

INFORMESNova opção de almoço para criaNças

Desde o dia 15 de setembro, o Restaurante do CCR está aberto durante o horário do almoço, de segunda a sexta, das 11 às 14h, exclusivamente para atender às crianças. Com um cardápio adaptado às necessidades infantis e servindo opções extras para os adultos acompanhantes, o novo espaço tem capacidade para 100 pessoas, com serviço por quilo, no mesmo valor cobrado no Restaurante da Sede Social.

No cardápio, há uma grande variedade de saladas e pratos quentes, além de frutas e doces de sobremesa. Mais próximos da Escolinha, da Brinquedoteca e do Parque Infantil, o CCR (durante a semana) e o Restaurante infantil (sábado e domingo) são os locais oficiais do almoço das crianças, menores de 10 anos. O acesso ao Restaurante da Sede, fica restrito apenas a crianças acompanhadas por pais ou responsáveis associados.

regulameNto do carro de traNsporte especial

O carrinho elétrico, disponibilizado pelo Clube para transporte dos associados, atende, exclusivamente, nesta ordem:

• Pessoas com dificuldade de locomoção• Idosos• Gestantes• Pessoas com criança no colo

O itinerário do carrinho continua o mesmo: Portaria Principal – Rampa das Piscinas – Araras – CCR – Portaria do Boliche (ida e volta).

respeito No estacioNameNto

No Pinheiros, existem regras que são fundamentais para garantir a boa convivência, entre elas, as vagas de uso exclusivo de idosos e deficientes físicos.

O Clube faz a sua parte, mantendo uma boa sinalização e comunicação visual no Estacionamento, mas precisa da colaboração dos associados para que respeitem as placas de sinalização, em especial as que indicam vagas reservadas para pessoas com necessidades especiais, e que estacionem corretamente nas faixas delimitadas no chão.

reforma da ficha médica

A Ficha Médica, local reservado para a realização de exame médico para as Piscinas, está em reforma para remanejamento do espaço de atendimento e dos banheiros do Parque Aquático. A conclusão da reforma está prevista para o fim deste mês.

Até lá, o atendimento aos associados está sendo feito, provisoriamente, em um espaço em frente à Ficha Médica.

10km/h

� | INFORMES

pag_informes126.indd 8 22/9/2008 21:07:14

Page 9: Revista n°126  OUT 2008

Taxa de Transferência para o caso de cedente Veterano ou que esteja em condições de ingressar na categoria Veteranos:

ISENTO DA TAXA, desde que nesta condição a transferência do título social seja destinada aos próprios descendentes em linha reta ou cônjuge ou partícipe de união estável destes descendentes.Nas demais transferências que envolverem sócios Veteranos (inciso V do artigo 6º do Regulamento Geral) como cedentes, o cessionário terá desconto de 10% em relação à taxa de transferência que pagaria normalmente.

Para o atendimento do artigo 6º, acima referido, fica estatutariamente proibida a venda de títulos nestas condições para "Terceiros".

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO> À vista, para transferência “Causa-Mortis”.> Em até seis (6) vezes, para Terceiros (correção do saldo devedor pelo INPC).> Em até dez (10) vezes, para ascendentes, descendentes, cônjuge ou partícipe de união estável, em linha reta

de sócios (correção do saldo devedor pelo INPC).

ENCAMINHAMENTO DOS BOLETOS: mensal | VENCIMENTO: dia 20 de cada mês

ACRÉSCIMO: pagamento após vencimento normal: multa de 10%. A partir do mês seguinte ao do vencimento: acréscimo de 1% por mês, sobre o valor da taxa de Transferência no mês do efetivo pagamento.

CORREÇÃO DA TAXA DE TRANSFERÊNCIAQuadrimestral (janeiro/maio/setembro) com base no indexador inflacionário INPC.

DÉBITO AUTOMÁTICOClientes do Bradesco não precisam se preocupar com as datas de vencimento, nem ir ao Clube para fazer pagamentos. O Banco disponibiliza o sistema de débito automático para o pagamento da contribuição social do Clube, aluguel de armário e outras taxas, inclusive as de renovação automática. Mais informação no Setor de Cobrança ou pelos telefones 3598-9790/9792/9793.

FORMAS DE PAGAMENTO NO CLUBE Dinheiro, cheque, desde que não seja pré-datado ou de terceiros, e cartões de débito no caixa da Central, Estacionamento, Sauna e Ficha Médica. Cartões de débito e crédito nas lanchonetes e restaurantes.

MENSALIDADE EM ATRASOVeja como é feita a cobrança das contribuições sociais não pagas no vencimento:> Pagamento em atraso deve ser sempre calculado pelo valor do mês vigente.> Pagamento em atraso realizado dentro do mês vigente, ou seja, do dia seguinte ao vencimento informado

no boleto ao último dia do mês em curso, é calculado sobre a mensalidade do próprio mês mais a multa de 10%.

> Pagamento efetuado fora do mês em curso, ou seja, após o último dia do mês do vencimento, é calculado pela mensalidade vigente do mês do pagamento, acrescido de 10% de multa e 1% de juros/mês, multiplicado pelo número de meses em atraso.

Para mais esclarecimentos, entre em contato com a Diretoria Financeira.

BOLETO ON-LINEO associado pode emitir a segunda via dos boletos bancários para todas as taxas e contribuições pelo site do Clube, www.ecp.org.br, na área Serviços on-line. Para uma transação segura, ao usar este serviço, pela primeira vez, é necessário cadastrar uma senha de seis dígitos que dará acesso aos boletos gerados para sua matrícula. Ficarão disponíveis os boletos com vencimento no mês vigente e os já emitidos para meses futuros. Quando o pagamento é efetuado, o boleto é retirado da internet automaticamente, para evitar duplicidade.

ESPECIFICAÇÃO VALOR (R$)

> Taxa de Transferência para Terceiros 19.184,00> Taxa de Transferência: "Causa-Mortis" (Sucessão) 193,00> Taxa de Transferência para cônjuge, união estável, ascendentes e descendentes em linha reta de sócios e colaterais até 4º grau, conforme tempo de Clube:

TÍTULOS SOCIAISTAXAS DE TRANSFERÊNCIA (aprovadas pelo Conselho Deliberativo)

VALIDADE: 1º a 31/10/2008

TEMPO DE CLUBE DESCONTO10 anos ou mais 95% 960,009 anos 90% 1.917,008 anos 85% 2.879,007 anos 80% 3.838,006 anos 75% 4.797,005 anos 65% 6.715,004 anos 55% 8.634,003 anos 45% 10.552,002 anos 35% 12.470,001 ano 25% 14.389,00Menos de 1 ano --- 19.184,00

Atendimento PABX3598-9700

BarbeariasSauna – 3598-9808Sede Social – 3598-9806

Biblioteca3598-9861

Brinquedoteca3598-9577

Central de Atendimento3598-9500

Cobrança3598-9790 / 9792 / 9793

Cyber Point3598-9592

DAS3598-9712 / 9713

Emergência médica3598-9700 ramal 9999

Exame médico Fitness e Programa Esporte e Saúde3598-9776Piscinas – 3598-9520

FAX3598-9890

Fisioterapia3598-9775

Fitness (recepção)3598-9584 / 9585

Fotografia3598-9522

Livraria Laselva3031-5792

Locação para eventos3598-9801 / 9802

Loja Pinheiros3598-9940

Ouvidoria3598-9805

Restaurantes (administração)3598-9971

Salão de Beleza3598-9807

Sauna3598-9773

Segurança Operacional (24h)3598-9902 / 9903

Telefones úteis

INFORMES | �

pag_titulos126.indd 9 22/9/2008 21:08:52

Page 10: Revista n°126  OUT 2008

10 | ROBERTO CARLOS

RobeRto CaRlosUm show repleto de emoções no Pinheiros

Depois de muita expectativa e com todos os ingressos vendidos, o show do maior cantor popular brasileiro alcançou o sucesso esperado. Roberto Carlos emocionou a platéia, que cantou com ele os seus maiores sucessos.

O clássico Emoções abriu o show, seguido de Como é grande o meu amor por você, músicas que provocaram a reação imediata do público. Outros momentos especiais foram os dois pot-pourris: Ingênuo, que reuniu canções como Aquele Beijo, Splish Splash e Carros, com os sucessos Caminhoneiro, Parei na contramão e Calhambeque.

Em um dos momentos mais esperados do show, o rei distribuiu cerca de 200 rosas para as mulheres, sendo a primeira delas dedicada à Maria Rita. Depois de emocionar mais uma vez o público com um mix de sucessos que marcaram diversas épocas de sua carreira, Roberto Carlos terminou o show cantando Jesus Cristo.

Roberto Carlos no Pinheiros foi um evento realizado em importante parceria com o Bradesco Prime.

Foto

s: D

imas

Sch

ittin

i

pag_album_fotos126.indd 10 01/10/2008 11:17:38

Page 11: Revista n°126  OUT 2008

ÁLBUM DE FOTOS | 11

ÁlbUM De Fotos

Sucesso de público no Pinheiros Night Club, com animação da Banda Liverpool

Na programação especial de setembro, foi realizado o Chá da Primavera

Muitos brinquedos e brincadeiras para alegrar a garotada no Dia Legal de Aniversário

O nadador César Cielo faz uma homenagem ao Presidente Antonio Moreno Neto

Atletas olímpicos do Pinheiros no Desfile de Aniversário

Turma do Carteado confraterniza no fim do Desfile

Rodr

igo

Sodr

é

Rodr

igo

Sodr

é

Rodr

igo

Sodr

éRo

drig

o So

dré

Mar

io H

enriq

ue

pag_album_fotos126.indd 11 01/10/2008 11:18:21

Page 12: Revista n°126  OUT 2008

12 | ROBERTO CARLOS

No Jockey Clube, foi realizado um páreo em homenagem ao aniversário do Pinheiros

Crianças e adultos se aventuram no Arvorismo

Como já é tradição, Juca Chaves se apresentou no Clube para o Auditório do CCR lotado

O Salão de Festas também reuniu um grande público no show do Seu Jorge

Jazz Sinfônica encantou a platéia no Projeto Noites Culturais Almoço especial teve a culinária espanhola no cardápio

ÁLBUM DE FOTOS

Mar

io H

enriq

ue

Rodr

igo

Sodr

é

Rodr

igo

Sodr

é

Dim

as S

chitt

ini

Rodr

igo

Sodr

é

Dim

as S

chitt

ini

pag_album_fotos126.indd 12 01/10/2008 11:18:55

Page 13: Revista n°126  OUT 2008

OUVIDORIAO associado pede e o Clube atende

Colabore para construir um Pinheiros ainda melhor. Registre suas sugestões na Ouvidoria: Pessoalmente, segunda e sábado, 8h30 às 17h, e, terça a sexta, das 8h15 às 19h; pelo telefone: 3598-9989 ou pela Internet: no site www.ecp.org.br/rel_ouvidoria.asp ou pelo e-mail [email protected]

ReclamaçãoMarcio Armando Zanetti reclama que a rede sem fio do Tênis, HotSpot, apesar de demonstrar sinal excelente, está freqüentemente sem acesso.

Resposta - O setor de Tecnologia afirma que busca sempre que nenhum recurso apresente falhas ou indisponibilidade e que o ideal é que o atendimento aos eventuais problemas técnicos seja feito de imediato. Porém, como são centenas de equipamentos e muitos os usuários atendidos pelo Help Desk, nem sempre é possível atender imediatamente.

A antena instalada na Lanchonete do Tênis foi reconfigurada e encontra-se em operação normal, porém, para garantir maior disponibilidade do sinal nesse local, o Clube investiu em um novo equipamento, instalado no fim de setembro. A Tecnologia lembra, ainda, que, se eventualmente um dos locais apresentar alguma falha de funcionamento, o associado conta com seis pontos no Clube que podem ser utilizados: 5º andar do Centro Desportivo (Novo Fitness), Sala de estar e Biblioteca (Sede Social), Pista de Atletismo, Pista de Skate e Lanchonetes do Tênis e do Boliche (CCR).

ElogioDenise Amorim Hassun elogia o funcionamento da Brinquedoteca que facilita a vida das mães que têm filhos pequenos. Segundo ela, o espaço causou a diminuição no número de babás no Clube, já que os pais têm plena confiança nos monitores que realizam as atividades e as crianças também aprovam as brincadeiras e o espaço.

Resposta - A equipe da Brinquedoteca agradece os elogios, que são importantes para a continuidade e melhoria dos bons serviços prestados, e esclarece que o grande objetivo é atender às expectativas dos associados.

OUVIDORIA | 13

pag_ouvidoria126.indd 13 9/22/08 7:32:09 PM

Page 14: Revista n°126  OUT 2008

O futuro do Pinheiros depende delas

Educar e cuidar das crianças associadas é uma preocupação constante do Pinheiros. Seja na iniciação no esporte, na educação formal ou no lazer, o Clube busca sempre agradar a garotada e, ao mesmo tempo, transmitir noções importantes, como amizade, ética, consciência ambiental e cidadania.

Assim, esperamos garantir não só um futuro melhor para o Pinheiros, mas também para o Brasil e para o planeta em que vivemos. Nesta reportagem especial, entrevistamos alguns pequenos associados, que representam a esperança de um mundo mais feliz.

Pius Colletti Oehling, 8 anosDescendente de alemão, mesma origem do Pinheiros, Pius já praticou diversos esportes no Clube e hoje divide seu tempo entre o Tênis, a Natação, os Saltos Ornamentais e o Judô. Mas seus ídolos esportivos mostram que ele gosta mais dos aquáticos. “Sou fã do César Cielo e do Bira Barbosa”, conta o menino. “Uma vez, vi o Bira fazendo um salto tão difícil que eu fiquei admirado.”

Entre os planos de Pius, está seguir a carreira de engenheiro naval. Mas ele não esconde a vontade de ser um atleta olímpico. “Talvez, antes de começar a faculdade, eu possa me dedicar bastante ao esporte para conseguir ir para um Pan-americano ou uma Olimpíada.”

Crianças Pinheirenses

Pius

Júlia de Paiva Rossi, 8 anosAluna da 1ª série, ela pratica diversas atividades no Clube, mas é fã mesmo dos radicais. “Meus esportes preferidos são o Karatê e o Skate”, revela Júlia, que também é aluna de Natação e Ginástica Olímpica, além de ser freqüentadora da Brinquedoteca e do Restaurante Infantil.

Para o futuro, o plano da menina é ser cientista. “Ainda não sei a especialidade, mas quero trabalhar em um laboratório.” Se na vida profissional, muitas coisas ainda serão definidas, Júlia já tem uma certeza: “Quero ser associada do Pinheiros para sempre e, quando eu for adulta, trazer meu filhos para o Clube também”, planeja.

Júlia

14 | CAPA

pag_capa_criancas126.indd 14 1/10/2008 11:41:22

Page 15: Revista n°126  OUT 2008

O futuro do Pinheiros depende delas

Laura Bazzillo Delboni, 7 anosAluna do nível experimental do Ballet do Pinheiros, Laura sonha em se profissionalizar. “Quando eu for adulta, quero ser uma grande bailarina. Por isso que eu vou continuar fazendo as aulas de Ballet no Clube até me formar.” O nível experimental é uma preparação para as pequenas associadas, que depois iniciam o curso, que vai do 1º ao 8º ano.

Não é só para a vida dela que Laura faz planos. Ela também imagina que o planeta estará muito melhor no futuro, já que as crianças estão cuidando mais do meio ambiente. “Acho que a natureza vai mudar completamente, o ar não vai ser tão poluído e o mundo vai ficar mais bonito”, afirma a menina, que, como aluna do Jardim de Infância do Pinheiros, aprendeu desde cedo a importância da preservação dos recursos naturais.

Robert Falco Bosselman, 6 anosElétrico e popular, Robert se divide entre várias atividades esportivas no Clube: Natação, Futebol Menor, Skate, além de integrar a turma do CAD Esporte. “Em cada lugar do Clube, eu tenho um monte de amigos.”

Aprendendo tantas coisas diferentes, o menino confessa que, ainda, não sabe bem o que quer seguir como profissão. Opções não faltam, de jogador de Futebol a dentista (como o pai). “Eu não sei ainda o que eu quero ser quando eu crescer, só sei que eu quero ser uma pessoa legal.”

Luiza Tanoue Troncoso Peres, 7 anosAdmiradora dos grandes nadadores brasileiros, como Gustavo Borges e Cesar Cielo, Luiza é uma dedicada aluna de Natação, na tradicional escolinha do Pinheiros, que já formou muitos campeões. “Eu já gostava de nadar, mas depois de ver a medalha do Cielo, fiquei com mais vontade de treinar para ser como ele.”

Sobre o futuro, Luiza já decidiu: vai ser nadadora e médica, carreira da mãe. Mas como conciliar as duas coisas? “Difícil é, mas eu vou tentar”, imagina Luiza. “Meu pai conta que ele foi jogador de Basquete no Clube e também estudava para ser administrador, então acho que consigo fazer as duas coisas.”

Laura

Robert

Luiza

CAPA | 15

pag_capa_criancas126.indd 15 1/10/2008 11:41:50

Page 16: Revista n°126  OUT 2008

Atrações especiais para a garotada durante este mês. Confira e faça sua programação

Mês das crianças no Pinheiros

Dia LegaL Da Criança 11 de outubro, sábado i 10 às 14h i Parque infantil

Traga seus filhos, sobrinhos, irmãos, netos, enfim, toda a criançada para comemorar, antecipadamente e de maneira divertida, o dia mais esperado de outubro: o Dia da Criança! Brinquedos infláveis, ateliês artísticos, perna-de-pau, pipoca, algodão-doce e muito mais.

Somente para associados | Entrada francaEm caso de chuva, o evento será no Salão de Festas.

arvorismoDias 4, 11, 12, 18, 19 e 25 de outubrosábados e domingos10 às 17h i alameda do Parque infantil

Monitores especializados auxiliam na atividade que pode ser praticada por crianças, jovens e adultos. Para menores de 16 anos, é necessário o preenchimento do termo de responsabilidade, assinado pelos pais, no local.

Atividade gratuita I Altura mínima: 1,20 mTraje obrigatório: tênis e camiseta (proibido o calçado crocs). Por motivo de segurança, em caso de chuva, a atividade será cancelada. Atenção! Nos dias de eleição, não haverá a atividade.

LançamenTo Do Livro iLusTraDo Do FuTeboL menor4 de outubro, sábado i 13h i Campo a de Futebol

A segunda edição das figurinhas que reúnem os craques do Futebol Menor será lançada com uma grande festa. Veja a matéria completa sobre o livro ilustrado na página 28.

TeaTro inFanTiL – a beLa aDormeCiDaDias 4, 5, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de outubro15h | auditório do CCr | gratuito

Adaptação e direção: Carlos mira Elenco: núcleo de Teatro do eCP

Com a fantasia dos grandes contos de fadas aliada à comédia e situações muito engraçadas, o Núcleo de Teatro do ECP apresenta uma adaptação da famosa fábula A Bela Adormecida, onde uma princesa amaldiçoada dorme profundamente até que um príncipe a desperte com um beijo apaixonado.

Não perca este espetáculo produzido especialmente para o mês das crianças, que será apresentado nos fins de semana deste mês.

Não é necessária a apresentação de convite. A entrada está sujeita à lotação do CCR

Dim

as S

chitt

ini

Dim

as S

chitt

ini

16 | CAPA

pag_capa_criancas126.indd 16 1/10/2008 11:41:57

Page 17: Revista n°126  OUT 2008

an_cidade_jardim.indd 11 22/09/2008 21:51:45

Page 18: Revista n°126  OUT 2008

Pinheiros na mídia

FOLHA ONLINE

19/8/2008

O nadador César Cielo desembarcou nesta terça-feira em São Paulo. O campeão olímpico desfi lará em carro aberto do Corpo de Bombeiros pelas ruas de São Paulo. Ele vai passar pela Avenida 23 de Maio, no sentido centro, e seguir até a estação Paraíso do Metrô, passando pelas ruas Estela e Bernardino de Campos, para, então, percorrer toda a Avenida Paulista, no sentido Consolação. Em seguida, o carro vai para a Avenida Rebouças e entra na Avenida Brigadeiro Faria Lima para chegar ao Esporte Clube Pinheiros, agremiação pela qual o atleta compete.

TV GLOBO – SPTV 2ª EDIÇÃO

19/8/2008

O Clube Pinheiros não foi escolhido para o primeiro dia de chegada por acaso. Depois da medalha olímpica, este pode ser um dos destinos no caminho de volta ao Brasil.

RÁDIO JOVEM PAN

19/8/2008

Há expectativa para a chegada ao Esporte Clube Pinheiros, o clube que César Cielo defende. Há expectativa para o medalhista de ouro nos 50 m, que está agora em carreata por São Paulo. Vai ingressar na Av. Brigadeiro Faria Lima, onde está localizado o Esporte Clube Pinheiros. Uma bandeira do Clube já foi postada junto à bandeira do Brasil. César Cielo deve chegar dentro de instantes e há muita expectativa por parte dos associados junto ao Clube Pinheiros. A Jovem Pan continua acompanhando.

Repórter Daniel Lian

VEJA SÃO PAULO

20/8/2008

Ali já circularam mitos do esporte brasileiro como João do Pulo e Gustavo Borges. Fundado em 1899, O Esporte Clube Pinheiros orgulha-se de investir 19 milhões de reais por ano em dezesseis modalidades olímpicas - treina 2.851 atletas, dos quais 30 deles estão em Pequim. “Servem de exemplo para nossas crianças”, afi rma o presidente da agremiação, Antonio Moreno Neto. “Quando trouxemos a Daiane dos Santos para cá, em janeiro, 60 novos alunos se inscreveram em Ginástica Olímpica.”

O maior clube da cidade em número de sócios (36.000) mantém, em seus 170.000 metros quadrados, 24 quadras de Tênis, oito quadras poliesportivas, seis piscinas, sete ginásios e três campos de Futebol. “Temos um orçamento anual de 93 milhões de reais”, diz Moreno Neto. “Administrar o Pinheiros é como cuidar de uma cidade.” Ele tem razão. Sua população equivale à do município de Aparecida, por exemplo.

VALOR ECONÔMICO

25/8/2008

Olimpíada gera caixa e atrai sócios para o Clube Pinheiros“A Natação deve funcionar como fator de atração e retenção, uma vez que o nadador César Cielo, medalha de ouro nos 50 m livre e bronze nos 100 m do mesmo estilo, treinou nas piscinas do Pinheiros. Outro medalhista, o judoca Leandro Guilheiro, também treina no Pinheiros. “Se fosse um país, estaria na frente da Suécia, Argentina e Portugal no quadro de medalhas”, diz Antonio Moreno Neto, presidente do Esporte Clube Pinheiros

SPORTV - PROGRAMA BEM AMIGOS

1º/9/2008

“Como é para o Pinheiros continuar sendo um clube olímpico no Brasil?” – Luis Roberto, apresentador.

“O Pinheiros dentro da sua tradição de 109 anos de existência, tem 27 modalidades, sendo 16 olímpicas praticadas, desde a base na escolinha como formadores de atletas. Agora com a lei de incentivo ao esporte, nós tivemos um projeto aprovado pelo Ministério do Esporte para a formação de 800 atletas de 14 a 19 anos na base, que é uma coisa importantíssima para o Clube e para o esporte” – Antonio Moreno Neto, presidente do Pinheiros.

“O Pinheiros ganhou bronze e ouro com o Cielo e bronze com o Guilheiro do Judô. Precisamos muito do Pinheiros de tanta tradição” – Luis Roberto, apresentador.

18 | PINHEIROS NA MÍDIA

pag_midia126.indd 18 9/22/08 7:10:51 PM

Page 19: Revista n°126  OUT 2008

TV RECORD NEWS

7/9/2008

109 anos de tradiçãoO Esporte Clube Pinheiros completa 109 anos de existência. O incentivo aos atletas sempre foi marca registrada dessa centenária instituição. Não foram poucos atletas do Pinheiros que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos, 11% da delegação brasileira na China. Todos participaram da festa de aniversário do maior clube social do país. “Para nós isso é um orgulho, o Pinheiros ter iniciado com o esporte e ter formado atletas até hoje”, declara o Presidente do Esporte Clube Pinheiros. Parabéns ao Esporte Clube Pinheiros. Você, que está fora de São Paulo, passou a ter a noção da dimensão do que é o Esporte Clube Pinheiros de São Paulo”. Apresentador Maurício Torres.

SITE – MÁQUINA DO ESPORTE

8/9/2008

“As empresas passam a olhar para a gente com outros olhos. Para os sócios, principalmente para as crianças, ter esses ídolos aqui é um chamariz, é um grande exemplo a ser seguido por todos eles”, afi rma Antonio Moreno Neto, presidente do Pinheiros.

Considerado um dos clubes sociais mais ricos do país, o Pinheiros possui 36 mil sócios e registra um fl uxo diário de 5 mil pessoas na sede.

O dirigente, no entanto, diz que a idéia não é aumentar esse número. “As medalhas trazem, imediatamente, a atração pelo esporte para o sócio pinheirense. Hoje (sábado) eu vi várias crianças falando para o Cielo que tinham entrado na Natação após as conquistas dele. O Pinheiros sempre foi um formador de atletas. Além de manter a tradição, vamos intensifi car esse trabalho. Essa é a nossa bandeira”, destaca Moreno Neto, que se orgulha de ter representado 11% da delegação brasileira em Pequim.

O ESTADO DE S. PAULO

8/9/2008

Pinheiros conquista o Troféu José FinkelPela sexta vez, o Esporte Clube Pinheiros foi o campeão do Troféu José Finkel de Natação. O Clube venceu na disputa feminina e masculina.

RÁDIO LANCE

8/9/2008

“Agradeço principalmente a Deus, minha família, minha mãe, que está aqui, às pessoas da minha família que estão no Brasil acompanhando de longe também, sem esquecer do meu clube IBDD lá do Rio, do Esporte Clube Pinheiros, que é o clube onde eu nado, os meus patrocinadores: Loterias Caixa e a LG Security System, sem esquecer também daquelas pessoas que lutaram por mim. Então, o Comitê Paraolimpico está de parabéns por termos uma seleção renovada, uma seleção que está mostrando resultado.” - André Brasil

SITE – MÁQUINA DO ESPORTE

15/9/2008

Acertada, há quase um mês, a parceria entre o Esporte Clube Pinheiros e a Universidade Mackenzie fi nalmente foi divulgada ofi cialmente. O time de Vôlei feminino da parceria, que já disputa competições ofi ciais, vai ser o ponto de partida de uma série de ações que envolvem até um curso de pós-graduação em gestão esportiva.

“Para nós, o patrocínio representa muito mais do que uma exposição de marca. Buscamos unir as forças de duas entidades reconhecidas para multiplicar ações. Entendemos que temos potencial para conquistas dentro e fora das quadras”, disse Antonio Moreno Neto, presidente do Pinheiros.

PINHEIROS NA MÍDIA | 19

pag_midia126.indd 19 9/22/08 7:11:42 PM

Page 20: Revista n°126  OUT 2008

A mais nova entre as diretorias executivas do Clube tem como objetivo estimular os jovens pinheirenses a participar das atividades sociais, culturais e esportivas

Entre os 36 mil associados do Pinheiros, cerca de 17 mil estão na faixa dos 12 aos 36 anos de idade. Para planejar atividades que tragam esse público para o Clube, a Diretoria Jovem tornou-se executiva e já iniciou, com outras diretorias, uma série de ações.

“Sendo uma diretoria executiva, passamos a ter mais autonomia e, com isso, nosso objetivo é movimentar o público jovem, para que ele tenha o Pinheiros como sua segunda casa e construa grandes relações de amizade”, afirma o diretor Bruno Minioli, que compõe a Diretoria com mais seis assessores.

O PINHEIROS QUE VOCÊ NÃO CONHECE

Diretoria Jovem

Por abranger uma ampla faixa etária, a idéia inicial da Diretoria é dividir os jovens em grupos de idades com interesses parecidos.

“Queremos fazer eventos específicos para um grupo dos 12 aos 17, outros para associados na faixa dos 20 anos e ainda algo diferenciado para pessoas dos 25 até acima dos 30”, adianta Minioli. “Ao mesmo tempo, queremos promover atividades que reúnam jovens de todas as idades.”

20 | O PINHEIROS QUE VOCÊ NÃO CONHECE

pag_pinheiros vc nao conhece126.20 20 23/09/2008 19:38:25

Page 21: Revista n°126  OUT 2008

Participação dos associados

Além de trabalhar com outras diretorias e departamentos do Clube, a Diretoria Jovem tem o apoio da Comissão de Jovens do Conselho Deliberativo e espera, também, contar com a colaboração dos associados.

Por ser uma Diretoria nova, as ações vão sendo testadas, para avaliar a sua aprovação pelos associados e buscar o que mais agrada o público jovem.

Para isso, a Comissão e a Diretoria estão abertas para ouvir os jovens do Clube, pessoalmente ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

Integrantes da Diretoria e da Comissão de Jovens: em pé: Oswaldo Martins Pereira Neto, Adriano Lamardo Espírito Santo, Fernanda Catani Dutra, Bruno Minioli e Pedro Ivo Costa Mendes. Agachados: Renato Bertola, Paulo Monteiro, Sergio Coutinho e Fabio Castelo Branco Mariz de Oliveira

Eventos

Um dos primeiros eventos realizados foi, com a Diretoria Cultural, a apresentação da peça de teatro Ainda, que trouxe um tema de interesse geral: drogas. No espetáculo, foi mostrada a vida de um jovem usuário de drogas, seus sentimentos e suas relações com a família, amigos e a sociedade, como um alerta para a necessidade de diálogo entre pais, filhos e educadores.

Mais peças de teatro, palestras e cursos de interesse dos jovens já estão nos planos da Diretoria Jovem. No dia 17 de outubro,

novamente com o Cultural, a Diretoria Jovem promove a palestra-show “Adolescência: sexo, drogas e rock and roll”, que vai tratar, por meio da música, dos principais conflitos dos jovens (saiba mais sobre o evento na página 63).

Outra ação que esteve entre as primeiras da nova diretoria foi a criação da Bateria Pinheiros. Os ensaios começaram em abril, com poucos integrantes. Menos de seis meses depois, a Bateria já reúne 80 integrantes e fez seu primeiro desfile no dia 6 de setembro, logo depois do Desfile de Aniversário.

Os ensaios da Bateria acontecem duas vezes por mês, no Ginásio de Yoga, sob a coordenação de dois mestres da Escola de Samba Pérola Negra. O objetivo é que a bateria se apresente no Clube em datas importantes, em especial, nos eventos de Carnaval do ano que vem (Feijoada Carnavalesca e Baile), além de participar de festas fora do Pinheiros e animar a torcida nos jogos das equipes esportivas do Clube.

No dia 13 de setembro, a Diretoria Jovem promoveu com os Departamentos de Marketing e Esportes, um evento de Futebol Freestyle (malabarismo com a bola), patrocinado pela Red Bull. Shows musicais também estão nos planos para incentivar a presença dos jovens no Clube. Em setembro, apresentou o músico Seu Jorge, trazendo cerca de 2,5 mil pessoas para o Salão de Festas.

Já está em fase de planejamento o Campeonato de Winning Eleven, que vai atrair os fãs de videogame. Para o próximo ano, uma das metas é conseguir patrocínio, para estender o campeonato pelo ano inteiro e organizar a grande final.

O PINHEIROS QUE VOCÊ NÃO CONHECE | 21

pag_pinheiros vc nao conhece126.21 21 23/09/2008 19:38:33

Page 22: Revista n°126  OUT 2008

TRABALHANDO PELA RECICLAGEM

Mais uma vez, o Pinheiros abre as portas do Salão de Festas para a realização da 5ª edição do Bazar do Bem Possível, nos dias 13, 14 e 15 de novembro. Um gesto simples, mas que dá oportunidade para muitas entidades, de diversas áreas de atuação, mostrar seu trabalho em prol do bem-estar e valorização do ser humano e, ainda, aumentar a renda por meio da venda de seus produtos. Artesanato, móveis, roupas, acessórios e lanches são as inúmeras opções de compra, grande parte de fabricação própria e com preços especiais.

No primeiro dia do Bazar, será realizada uma campanha sobre doação de medula óssea, em conjunto com a Associação da Medula Óssea (AMEO), que fará o cadastro das pessoas interessadas em ser doadoras.

BAzAR DO BEM POssívEL

Um dos objetivos do Departamento de Assistência Social - DAS é mudar conceitos ultrapassados e trazer novas idéias, sempre em busca da consciência social. Seguindo essa premissa, o DAS deu início a um trabalho de reaproveitamento de materiais e reciclagem.

Entre as ações realizadas, durante o Bazar da Festa Junina, o sistema de venda copiou as grandes lojas de departamento, em que os clientes utilizam sacolas para as compras. Aqui, no Clube, nossas sacolas são feitas de banners e ficaram à disposição para colocar as malhas que seriam adquiridas. Ao chegar ao caixa, a sacola era esvaziada e devolvida, para que outro associado pudesse usá-la. Essas sacolas, feitas com material reaproveitado, que seria jogado no lixo, são vendidas na sala do DAS, no térreo do Centro Administrativo.

Além das sacolas, também foi iniciada a produção e venda de bloco de anotações, que tem a capa feita de banner e o papel totalmente reaproveitado. Em breve, será inaugurado um espaço de convivência dos funcionários, no Centro Administrativo. No local, os empregados poderão, durante o horário de refeição, aproveitar o tempo para descansar, ver TV, estudar, realizar pesquisas escolares na internet e conferir e-mails, ler livros, jornais, entre outras atividades. Todos os móveis utilizados na decoração foram reaproveitados de outros locais do Clube.

22 | DAS

pag_das126.indd 22 23/9/2008 16:55:49

Page 23: Revista n°126  OUT 2008

an_agaxtur.indd 11 22/09/2008 21:56:59

Page 24: Revista n°126  OUT 2008

Foram quatro medalhas de ouro (50, 100 e 400 m livre e 100 m borboleta) e uma de prata (200 m medley). Pequim foi a primeira Paraolimpíada de André Brasil, que há um ano e meio, mudou para São Paulo e treina no Pinheiros. Com apenas 24 anos, o atleta ainda terá muitas competições pela frente e já mostrou que tem potencial para tornar-se um dos maiores atletas paraolímpicos do Brasil e do mundo.

Conhecido como Toco ou Canhotinho, André tem seqüelas de poliomielite, doença que foi diagnosticada quando tinha três meses de idade. Na mesma época, como tratamento, iniciou na Natação e, aos cinco anos, já começou a competir. E vencer.

Nesta entrevista para a Revista Pinheiros, concedida logo após o retorno de Pequim, o nadador fala sobre as conquistas paraolímpicas e seus planos no esporte.

Revista Pinheiros - Como foi a experiência de participar de uma Paraolimpíada?André Brasil - Entrei no clima olímpico antes de ir para Pequim, porque torci muito para os atletas brasileiros que foram para a Olimpíada, em especial, os da Natação, já que treinei com alguns no Pinheiros. César Cielo é um grande amigo e me emocionei muito com as medalhas que conquistou. Chegando em Pequim,

Atleta paraolímpico da Natação volta de Pequim com o

sentimento de missão cumprida

André BrAsil

Foto

s: A

gênc

ia X

inhu

a

a emoção foi ainda maior. Depois de ter visto grandes atletas passarem pelo Cubo D’Água e visto Michael Phelps fazendo história, foi a realização de um sonho poder entrar na piscina e conquistar bons resultados. Foi um sonho que veio com medalhas, o que me deixa ainda mais feliz.

RP - Você teve contato com atletas de outros países? Como era a convivência fora das competições?AB - Tenho bons amigos no esporte e um deles é o meu grande adversário, o nadador Benoit Huot, do Canadá. Conhecia alguns atletas de outras competições, mas não tinha muito contato. Durante a Paraolimpíada, pudemos conviver mais na Vila, almoçar e jantar juntos. Foi uma troca de experiências muito legal, não só com relação ao esporte, mas também sobre a vida em geral. Embora sendo adversários na piscina, fora dela, estávamos cada vez mais amigos. Surgiram convites para visitá-los em seus países e treinar juntos. São oportunidades que podem contribuir para meu desempenho como atleta e como pessoa.

RP - Todas as conquistas e medalhas foram iguais ou alguma foi especial?AB - Cada prova foi uma emoção diferente. Logo de início, coloquei uma coisa na cabeça: eu ia encarar cada dia da competição como se fosse o primeiro. Nos dois primeiros dias,

24 | ENTREVISTA

pag_andre_brasil.indd 24 23/09/2008 17:56:59

Page 25: Revista n°126  OUT 2008

eu estava muito bem fisicamente, mas, como foram nove dias de competição, a partir do quarto, começou um desgaste físico. No sétimo dia, quando nadei a final dos 100 m costas e fiquei em 4º, senti o peso da competição, mas eu sabia que não podia me abater por isso. Os resultados dos dois últimos dias, tanto nos 50 m livre, em que eu quebrei o recorde mundial, quanto nos 400 m livre, que foi o recorde paraolímpico, foram expressivos, mas tenho certeza de que faltou um detalhe, falhei em alguma coisa. Sei que eu podia ter feito mais, mas havia um cansaço não só físico como também mental. Mesmo assim, consegui me superar e conquistar minhas metas.

RP - Seu objetivo era chegar nas quatro medalhas de ouro?AB - Criei uma grande expectativa para a prova dos 100 m costas, em que eu queria pegar, pelo menos, a medalha de bronze e fiquei chateado por ficar em 4º. Foi uma diferença de menos de 1 segundo entre a minha batida e a do 3º lugar, mas meus resultados ficaram dentro do que eu esperava, levando em conta a evolução da Natação no mundo todo, que foi muito grande. Sinto-me realizado com as minhas medalhas.

RP - O Cubo D’Água era mesmo uma piscina diferente das outras?AB - Para mim, era uma piscina como outra qualquer, com 50 metros. O que fazia a diferença era o calor do público chinês - que torcia para todos os atletas, indiferente da nacionalidade -, a vontade de cada atleta obter o seu melhor resultado e a dedicação ao treinamento. O atleta que não trabalha, não vê resultado, mas não podemos deixar de destacar a estrutura que a China criou para os Jogos, que foi surpreendente.

RP - Quem foram seus maiores apoiadores, que colaboraram para tantas conquistas?AB - Agradeço muito a Deus e aos meus pais, que sempre acreditaram em mim. Hoje, por ser atleta do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), tenho a ajuda das Loterias Caixa, patrocinador oficial, e da Unimed. Também recebo apoio do IBDD, que é meu clube paraolímpico, e do Pinheiros, que é onde eu treino e defendo a Natação olímpica. Meu técnico, Marco Veiga, o Marcão, também é do Pinheiros, e devo muito do que conquistei a ele. Recentemente, fechei com a LG Security, que é uma empresa de equipamentos de segurança. Hoje são poucos, mas tenho certeza de que todos acreditam no esporte paraolímpico do Brasil, que tem potencial para melhorar ainda mais.

RP - Fez diferença no seu desempenho treinar com atletas olímpicos no Pinheiros?AB - Fez sim. Quando treino com alguém que é melhor do que eu, meu objetivo é tentar chegar mais perto dele. Esse esforço a

mais é que vai fazer com que eu evolua. O esporte é isso: cada vez lutar por melhores resultados e melhores marcas. Com essa mentalidade, o resultado é o que a gente viu nessa Paraolimpíada: todo mundo com bons resultados, marcas surpreendentes e muitas medalhas. Para os atletas de alto rendimento, esporte é dor, 24 horas por dia. Para os paraolímpicos, talvez, seja mais ainda, mas sou um eterno apaixonado pelo esporte.

RP - Você teve tempo de passear na China e conhecer o país?AB - Tivemos três dias para fazer turismo, depois que as competições de Natação terminaram. A única coisa que eu não consegui foi fazer um “tour” pelas comidas exóticas, para comer escorpião e aquelas coisas diferentes que vendem na China, mas conheci lugares muito interessantes, como a Cidade Proibida, onde participei da cerimônia do chá, e a Muralha da

China, que é uma coisa fantástica. É difícil imaginar de que forma, naquele tempo, eles conseguiram construir uma estrutura tão incrível. Foi muito bom conhecer e aprender um pouco da cultura chinesa.

RP - Quais são seus planos para este ano e para o seu futuro no esporte?AB - O Marcão, meu técnico, já me avisou que eu só vou ter uma semana para descansar, antes de recomeçar os treinos. Vou poder ir ao Rio de Janeiro e passar um tempo com a minha família, se bem que eu queria um pouquinho mais. Sei, porém, que eu não posso relaxar nos treinamentos, porque ainda tenho outras competições este ano. Em dezembro, estarei na equipe do Pinheiros que disputa o Torneio Open Correios/CBDA de Natação. No esporte paraolímpico, tenho um

circuito de Natação em novembro e, fechando o ano, o meeting internacional paraolímpico. Para o ano que vem, meu objetivo é terminar a faculdade de Fisioterapia, que tranquei para me dedicar aos treinos para a Paraolimpíada, e continuar treinando, com foco, desde já, na Paraolimpíada de Londres/2012.

RP - Você acha que os bons resultados do Brasil podem ajudar o esporte paraolímpico?AB - Desde Atenas, já mudou muita coisa. Na Natação, há uma mescla de experiência e renovação, com atletas que participaram de Seul/1988 e já houve cinco Paraolimpíadas. Por meio deles, a gente tem noção do quanto evoluiu e de como a estrutura era precária no começo. Hoje, somos profissionais do esporte, temos um calendário de provas e trabalhamos com planejamento. Em Pequim, a expectativa era de que o Brasil ficasse em 12º no quadro geral e conseguimos ficar em 9º. Superamos a expectativa e acredito que a tendência é melhorar ainda mais. Os atletas são vencedores, mas também estão de parabéns todos os que acreditam e investem no esporte paraolímpico.

ENTREVISTA | 25

pag_andre_brasil.indd 25 23/09/2008 17:57:15

Page 26: Revista n°126  OUT 2008

26 | ESPORTES

Em sua fase final, a segunda edição do Troféu Brasil de Tênis reuniu 20 clubes brasileiros e os principais jogadores do país da atualidade, na Arena Vivo do Minas Tênis Clube, nos dias 12 e 13 de setembro. Na semifinal, o Pinheiros venceu a Sociedade Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA) por 5 x 0, mas no confronto decisivo, o Minas venceu o Pinheiros por 3 a 1 e ficou com o título.

Formaram a equipe pinheirense vice-campeã: Thomaz Bellucci, João Olavo de Souza, Henrique Cunha, Nelson Aerts e Rogério Ribeiro. Os técnicos foram Eduardo Eche e Luis Fabiano Ferreira.

Thomaz Bellucci, tenista nº. 1 do Brasil, abriu o dia das finais marcando o primeiro ponto para o Pinheiros, ao ganhar de Santiago Gonzalez, com parciais de 6/4 e 4/1. Porém, nas três partidas seguintes, os tenistas do Minas derrotaram os pinheirenses: André Sá venceu Nelson Aerts, nas duplas André Sá e Marcelo Melo superaram Thomaz Bellucci e João Olavo Souza e o

semifinalista de Roland Garros, Bruno Soares, ganhou a partida contra o juvenil Henrique Cunha.

Troféu Brasil de TênisPinheiros fica em 2º lugar no campeonato brasileiro interclubes

Foto

s: O

rland

o Be

nto

O Pinheiros conquistou o hexacampeonato do Troféu José Finkel de Natação, encerrado no dia 7 de setembro, na piscina do Corinthians, em São Paulo. O Clube totalizou 2.548,5 pontos e venceu também na disputa feminina e masculina, com 1.249 e 1.299,5 pontos, respectivamente. O Minas ficou em 2º com 1.914,5 pontos e, em 3º, o Unisanta, com 1.873.

Dos quatro recordes brasileiros e sul-americanos batidos na competição, três foram de atletas do Pinheiros. Um deles veio com Gabriela Silva, a atleta feminina da Natação mais bem colocada em Pequim, que fez o tempo de 26s28 nos 50 m borboleta.

“No dia anterior à prova, eu estava me sentindo muito cansada, mas, depois de uma boa noite de sono, acordei bem e queria muito bater o recorde, para ajudar o Pinheiros com pontos

extras. Como sou bem competitiva, a cabeça fala mais alto do que o corpo e o cansaço é esquecido”, comentou Gabi, que ainda conquistou o troféu eficiência (prêmio dado aos atletas que mais pontuaram para seus clubes em provas individuais).

Os outros dois recordes vieram com as equipes de revezamento de 4 x 50 m livre, masculino e feminino. Flavia Delaroli, Michelle Lenhardt, Gabriella Silva e Tatiana Lemos Barbosa fizeram o tempo de 1min42s26, batendo um recorde que já pertencia ao Clube.

No masculino, Nicholas Santos, Bruno Fratus e Fernando Silva pediram que o amigo César Cielo participasse da prova. O medalhista de ouro em Pequim, que não nadou nenhuma outra prova no José Finkel, cedeu aos pedidos e integrou a equipe de revezamento. O resultado não podia ser melhor: recorde brasileiro, sul-americano e melhor marca mundial na prova (só não é registrada como recorde mundial porque a prova não é oficial).

“Resolvi nadar pelos amigos, tanto que tive que pegar emprestados maiô e touca, mas valeu, pois nadamos bem e as trocas foram perfeitas. E conseguir uma marca mundial ao lado de seus amigos é bem melhor”, afirmou Cielo, segundo a cair na água. Caçula do time, Bruno, de 19 anos, estava muito feliz com o resultado. “Conseguir essa marca é tudo de bom. Sou muito novo e já ter esta conquista ao lado desses caras, é bom demais”.

Mais uMa vez caMpeão!Nadadores do Pinheiros vencem o Troféu José Finkel pela sexta vez

Apoio

Div

ulga

ção

- C

BDA

Apoio

Henrique Cunha, Rogério Ribeiro, Luis Fabiano Ferreira, Eduardo Eche e Antonio Franco Salgado.

pag_trofeu126.indd 26 22/9/2008 21:33:53

Page 27: Revista n°126  OUT 2008

O medalhista olímpico Tiago Camilo é atleta do Pinheiros

MAIS FORÇA NO JUDÔ PINHEIRENSE

Medalha de prata em Sydney/2000, medalha de bronze em Pequim/2008, o judoca Tiago Camilo passou a integrar o vitorioso time de atletas do Pinheiros nessa modalidade. Depois dos Jogos Olímpicos, o atleta inicia um novo ciclo no Clube em busca de um recorde: ele quer ser o primeiro judoca a ter medalhas olímpicas em três pesos diferentes.

Em Sydney, ele foi vice-campeão em até 73 kg e, em Pequim, ficou em 3º lugar na categoria até 81 kg. De volta ao Brasil, anunciou sua subida para a de 90 kg. “Com uma categoria nova e um novo local de treino, estou muito motivado a fazer um trabalho ótimo”, afirmou Camilo, que terá outro medalhista olímpico como companheiro de treinamento. “Vai ser muito bom ter o Leandro Guilheiro por perto. Em São Paulo, tem muito mais material humano e possibilidades profissionais.”

INÍCIOPaulista de Tupã, com cinco anos de idade, Tiago Camilo foi ver o irmão Luís em uma aula de Judô e, no dia seguinte, já estava

de quimono, pronto para estrear no tatame. “O meu pai achou bom que eu praticasse Judô porque dava muita disciplina. O que o esporte me ensinou, eu sigo fora do tatame também.”

Sua dedicação rendeu ótimos resultados e ele tornou-se um dos mais jovens medalhistas olímpicos da história do Judô, ao conquistar a prata, nos Jogos de 2000, com apenas 18 anos. Voltou para uma Olimpíada oito anos depois e, apesar de ser o favorito ao ouro, conquistou o bronze, mas considerou uma vitória.

“Preparei o campo para receber a vitória. Ela não veio, mas não estou decepcionado. Esse bronze valeu ouro”, celebrou o atleta, após vencer a disputa pela terceira colocação. “Depois de perder a chance do ouro, coloquei todo o povo brasileiro no meu coração para conquistar o bronze. Não podia decepcionar ninguém”, declarou o atleta, que segue, no Pinheiros, em busca da medalha, em Londres/2012.

Apoio

Rodr

igo

Sodr

é

Rodr

igo

Sodr

é

ESPORTES | 27

pag_tiago_camilo.indd 27 23/09/2008 17:58:30

Page 28: Revista n°126  OUT 2008

Os pequenos craques do Futebol Menor, mais uma vez, fi carão eternizados, nas mais de 400 fi gurinhas da 2ª edição do Livro Ilustrado da modalidade. Por meio de uma ação divertida e de fundo social, os jovens atletas terão uma grande recordação de sua vida esportiva e das amizades feitas nos treinos e nos jogos do Futebol Menor.

Anualmente, o Campeonato Interno de Futebol Menor reúne jogadores de 7 a 17 anos, em partidas acompanhadas pela torcida de pais, mães, avós e outros familiares. Para homenagear essa comunidade do Futebol Menor, foi realizada a versão 2008 do livro ilustrado. Nesta edição, os associados identifi cados com uma estrela amarela representam o Clube no Campeonato Interclubes e aqueles com a estrela verde são os jogadores que disputam a Copa ACESC.

Além de se divertir, colecionando, trocando e jogando fi gurinhas, as crianças também praticam solidariedade ao adquirir o livro ilustrado, já que o “preço” do álbum e das fi gurinhas é tabelado por quilos de alimentos, que serão doados a diversas entidades sociais idôneas, selecionadas pelo Departamento de Assistência Social (DAS) do Clube. O objetivo é bater o recorde de arrecadação de mantimentos, superando as cinco toneladas de alimentos coletados no ano passado.

Para adquirir o seu álbum, procure o posto de troca, ao lado do Campo A de Futebol, aberto às quartas, 17 às 20h, e sábado, 9 às 16h. Veja a tabela de “preços” do livro e das fi gurinhas:

Os pequenos craques do Futebol Menor, mais uma vez, fi carão eternizados, nas mais de 400 fi gurinhas da 2ª edição do Livro

Segunda edição do livro ilustrado do Futebol Menor é lançada neste mês

Segunda edição do livro ilustrado do Futebol Menor é lançada neste mês

JOGADORES DO PINHEIROS

VIRAM FIGURINHAS

Os pequenos craques do Futebol Menor, mais uma vez, fi carão eternizados, nas mais de 400 fi gurinhas da 2ª edição do Livro Ilustrado da modalidade. Por meio de uma ação divertida e de

Os pequenos craques do Futebol Menor, mais uma vez, fi carão eternizados, nas mais de 400 fi gurinhas da 2ª edição do Livro

Produto Quantidade de envelopesCafé - 1 kg Livro ilustradoArroz - 1 kg

4Feijão - 1 kg

6Farinha de trigo - 1 kg 3

Macarrão - 500 g3

Óleo - 1 litro4

Achocolatado - 400 g 6Molho de tomate - 340 g 3

Sardinha - 130 g3

Leite em pó - 400 g7

Açúcar - 1 kg2

Participe dessa corrente do bem: colecione as fi gurinhas, complete seu álbum e, ao mesmo tempo, contribua para melhorar a vida de crianças e idosos.

28 | ÁLBUM DE FIGURINHAS

pag_album_figurinhas.indd 28 9/22/08 7:42:54 PM

Page 29: Revista n°126  OUT 2008

ESPORTES

Pinheiros no CamPeonato estadualO Pinheiros trouxe mais medalhas do 2º Campeonato Extra da Federação de Badminton do Estado de São Paulo, realizado no SAC, Santos Atlético Clube – Clube dos Ingleses, em Santos, nos dias 23 e 24 de agosto. O torneio contou com a presença de atletas desde a categoria Pré-Mirim até a de Veteranos.

A equipe de Badminton do Pinheiros conquistou medalhas de ouro e prata: Leonardo Moreira e Gustavo Pupo foram os campeões na categoria Infantil duplas

masculino, e Leonardo Moreira ficou em 2º no Pré-Mirim simples.

Os associados do Pinheiros estão convidados a conhecer o esporte de raquetes mais rápido do mundo. As aulas e treinos de Badminton, gratuitos, tanto para iniciantes quanto para avançados, são realizados no 4º andar do Ginásio Poliesportivo, às terças e quintas, a partir das 19h, com o professor Paulo Nunes. O Clube disponibiliza as raquetes para teste. Mais informação na Central de Atendimento ou pelo site: www.ecp.org.br/badminton

BADMINTON em Santos

Feminino Faz suCesso no Brasil e no exteriorO primeiro semestre foi marcado por excelentes resultados para o Handebol feminino do Pinheiros, fruto do trabalho dos últimos anos. Com equipes Mirim a Juvenil (10 a 18 anos), o Clube começou 2008 com número recorde de atletas inscritas (97 associadas).

A equipe Infantil (13/14 anos) busca vaga no playoff final do Campeonato Paulista, em novembro, para dar seqüência aos resultados alcançados em anos anteriores (em 2007, o time do Pinheiros foi vice-campeão paulista). No Cadete (15/16 anos), depois da inédita final do Campeonato Paulista de 2007, as meninas têm um ótimo desempenho nesta temporada, se mantendo na elite do Handebol paulista, sempre nas primeiras colocações, durante toda fase de classificação. São 18 associadas que começaram na modalidade nas aulas do CAD e hoje pertencem ao hall de atletas competitivas, formando um grupo experiente, que está entre os melhores do País.

O Juvenil, que nas últimas três temporadas esteve sempre entre as melhores equipes, este ano terminou o primeiro turno do Campeonato Paulista em 2º lugar, com expectativa de disputar o título. No fim de junho, participaram pela primeira vez do Campeonato Brasileiro de Clubes, quando aproveitaram o intercâmbio para adquirir mais experiência, diante de atletas de

HANDEBOL no mundo

nível internacional. O grupo está muito motivado para alcançar seus objetivos e não será surpresa se chegar à final.

Reunindo atletas de 13 e 14 anos, em julho, o Pinheiros participou do intercâmbio esportivo, na Suécia e Dinamarca, tendo conquistado 10 vitórias, 3 empates, em um total de 16 jogos em território europeu, frente a equipes tradicionais.

Faça parte dessa equipe vitoriosa. Venha jogar Handebol no Clube e representar o Pinheiros em competições nacionais.

Equipe feminina em intercâmbio na Europa

ESPORTES | 29

pag_esportes126.indd 29 22/09/2008 21:31:05

Page 30: Revista n°126  OUT 2008

BASQUETE em São Paulo

Projeto VenCerMais de 40 crianças participaram de mais um Projeto Vencer, no dia 23 de agosto, evento exclusivo para associados entre 6 e 11 anos, organizado no Ginásio de Treinamento, no 4º andar do Centro Esportivo. Os atletas do Basquete auxiliaram na preparação do evento, ajudando crianças, que ainda teve a participação do “leãozinho do Basquete”, mascote da modalidade. No fim da festa, além do sorteio de bolas e tabelas, todos receberam brindes pela participação.

CamPeonato Paulista PrinCiPalO campeonato paulista Série A-1 masculino começou no dia 11 de setembro. O Pinheiros disputou dois jogos amistosos no pré-campeonato, em que recebeu equipes de São José dos Campos, Guarujá e Sorocaba, somando duas vitórias e uma derrota. Venha prestigiar a equipe pinheirense nos jogos que acontecerão no Clube, em outubro.

Dia 1º, quarta, 20h30 - Pinheiros x ULBRA/Rio ClaroDia 6, segunda, 20h30 - Pinheiros x Paulistano/Dix SaúdeDia 8, quarta, 20h30 - Pinheiros x Franca BasquetebolDia 11, sábado, 20h30 - Pinheiros x Winner Limeira

Veja os resultados pelos sites do Pinheiros www.ecp.org.br ou da Federação www.fpb.com.br. Equipe Adulta do Pinheiros

eVento Com os atletas olímPiCos

No dia 4 de setembro, foi realizado um evento para homenagear os atletas do Handebol que foram para a Olimpíada de Pequim: Bruno Santana, Fernando José Pacheco Filho (Zeba),

Guilherme Rosa de Oliveira e Maik Ferreira dos Santos. O evento contou com a presença dos atletas da categoria de base e dos alunos do CAD.

Apoio

30 | ESPORTES

pag_esportes126.indd 30 22/09/2008 21:31:36

Page 31: Revista n°126  OUT 2008

amistoso internaCionalO jogador brasileiro e estrela da NBA, Anderson Varejão, visitou o Ginásio Poliesportivo do Pinheiros no dia 21 de agosto, quando a equipe Juvenil disputou um amistoso contra a equipe Nike Elite USA, formada por jogadores selecionados no High School dos Estados Unidos.

Time juvenil do Pinheiros

CamPeonatos das Categorias de BaseAs equipes de Basquete das Categorias de Base do Pinheiros conseguiram ótimos resultados na 1ª fase do Campeonato da Grande São Paulo. Confira como ficou a classificação de cada categoria para a 2ª fase.

Categoria Classificação Vitórias derrotas

Pré-Mini Ouro 9 7

Mini Bronze 6 12

Mirim Ouro 13 5

Infantil Ouro 15 1

No Campeonato Estadual, as categorias também tiveram conquistas importantes e conseguiram se classificar para a 2ª fase. O Infanto-Juvenil passou em 2º lugar com 14 vitórias e apenas 2 derrotas. A categoria Cadete teve uma campanha de 14 vitórias e 6 derrotas, classificando-se em 4º lugar, e o Juvenil passou para a fase final com 17 vitórias e 2 derrotas, ficando em 1º na chave.

Apoio

ESPORTES | 31

pag_esportes126.indd 31 22/09/2008 21:32:00

Page 32: Revista n°126  OUT 2008

Ana Luiza, campeã individual geral

Com a participação de 300 atletas, mais de 30 clubes de nove estados do Brasil, foi realizado, em Blumenau, o XII Torneio Nacional de Ginástica Artística e o Campeonato Brasileiro de Clubes da categoria Juvenil. O Pinheiros participou com 16 ginastas e os resultados mais importantes foram:2° por equipes - Felipe Polato, Glauco Garrido, Gustavo Polato e Arthur Mariano | 3° no Salto - Felipe Polato

GINÁSTICA ARTÍSTICA em Blumenau

No Torneio Nacional, o Pinheiros participou com as seguintes associadas: Ana Luiza Dibella, Carolina Simão, Sofia Mesquita, Isabela Grunwald, Marina Almada, Fernanda Campos, Carmen Manglano, Bruna Bossi, Marina Sanctos, Marina Wertheimer, Andressa Fazilari e Heloisa Giusa. O resultado mais importante foi o 1° lugar no individual geral, nível I, categoria Adulta, para Ana Luiza Dibella.

Felipe Polato, 3° lugar do Salto Equipe vice-campeã

Pratique a mais Brasileira das lutasCapoeira é arte, movimento, dança, música, cultura, enfim, é um patrimônio popular brasileiro, que percorre o mundo inteiro, encantando seus praticantes. Não existe limite de idade para jogar Capoeira, ela aceita todas, respeitando o limite de cada participante. Veja os horários das aulas no Clube e venha conhecer mais sobre a modalidade e sentir a energia ao som

CAPOEIRA no Clube

do berimbau, pandeiro, atabaque, palmas e músicas. Associados podem fazer uma aula experimental.

Capoeira eCP e Fonte do gravatá Segunda e quarta, 18h30 às 19h30 e 19h30 às 20h30Sala 4, 5º andar do Centro DesportivoInformação e inscrição na Central de Atendimento.

noVas BiCiCletas

O Fitness, percebendo a necessidade de renovação das bicicletas das aulas de Bike Indoor, já desgastadas devido ao uso intenso, desde a época da inauguração do Fitness atual há 3 anos, abriu um processo de licitação para aquisição de novos aparelhos. Após análise das propostas apresentadas, dois modelos foram bem qualificados. A diretoria convidou os freqüentadores do Fitness para opinar na escolha do modelo. Concluída a pesquisa, o modelo escolhido foi adquirido e os freqüentadores têm mais um equipamento de qualidade para uso nos treinos.

Outra novidade é a presença, à noite, de mais um professor para atender os associados do Fitness, sempre buscando a excelência.

FITNESS no Clube

orientação Para o uso dos BanCos

Faz parte do treinamento de musculação o uso de agachamentos, afundos e levantamentos para treino de membros inferiores. Para isso, estão disponíveis no Fitness, bancos de madeira e steps de plástico.

Porém, alguns associados usam os bancos estofados com esse objetivo. Essa prática, além de não ser higiênica, pois o aluno suja o banco com o tênis, também danifica e prejudica o material. A utilização dos estofados é exclusiva para o uso de exercícios deitados ou sentados.

Apoio

32 | ESPORTES

pag_esportes126.indd 32 22/09/2008 21:32:15

Page 33: Revista n°126  OUT 2008

O mais rápido, entre um milhão de corredores do planeta, foi o alemão Günther Weidlinger, que completou a corrida de Munique em 29’25”. No Brasil, os vencedores foram Gilberto Silvestre Lopes, com 29’53”, e Zenaide Vieira, com 34’33”.

Do Pinheiros, os atletas mais bem colocados foram Sergio Celestino da Silva, que ficou em 8º, com o tempo de 30’41’’ e Eliana Reinert, que ficou em 54º, completando a prova em 46’53’’.

ATLETISMO em São Paulo

10 km da NikeNo dia 31 de agosto, foi realizada uma das mais famosas corridas de São Paulo, a Nike 10 km, e o Pinheiros foi um dos clubes que teve o maior número de representantes: foram 123 associados que participaram da prova, que fez parte de um movimento mundial.

Um milhão de corredores de 25 cidades do mundo todo foi contaminado com a energia incrível da Nike+ Human Race 10 km, com o objetivo único de correr. Seja lutando pelo melhor tempo, seja estreando a primeira 10 k da vida ou, simplesmente, celebrando a alegria do esporte, um milhão de pessoas queria cruzar as 25 linhas de chegada.

Em São Paulo, única cidade brasileira a participar do evento, os corredores não se intimidaram com o céu nublado e o frio e compareceram em peso à Cidade Universitária. A dúvida era sobre qual o momento seria mais emocionante: a largada, com a energia da expectativa, ou a chegada, marca de superação pessoal para tantos. Mas, em uma coisa, todos concordam: foi inesquecível. Participantes do Pinheiros na Nike 10 km

ApoioPatrocínio

ESPORTES | 33

pag_esportes126.indd 33 01/10/2008 11:24:36

Page 34: Revista n°126  OUT 2008

pag_esportes126.indd 34 22/09/2008 21:32:50

Page 35: Revista n°126  OUT 2008

pag_esportes126.indd 35 22/09/2008 21:33:10

Page 36: Revista n°126  OUT 2008

ConVoCação Para a seleçãoA Federação Aquática Paulista (FAP) convocou a seleção que vai defender a hegemonia de São Paulo no XXI Campeonato Brasileiro Interfederativo Infanto-Juvenil de Natação, conhecido como Troféu Chico Piscina, que acontece no fim de outubro, em Mococa. Os atletas paulistas conquistaram sete títulos consecutivos nessa competição, considerada a mais importante do calendário da Natação Infanto-Juvenil. Cada Federação pode levar 32 atletas, 16 Infantis e 16 Juvenis, divididos entre masculino e feminino.

Do Pinheiros, foram convocados o técnico do Infantil, André Ferreira (Amendoim), e sete atletas:infantil: Camila Zattar, Patrícia Santa Fé, Caio Pantarotto e Leonardo Alcoverjuvenil: Victoria Frascino, Bruno Barbosa e Murilo Monteiro

NATAÇÃO INFANTIL em São Paulo

Acima: Patrícia, Camila, Caio, Leonardo Embaixo: Victoria, Bruno, Murilo e André (técnico)

troFéu luis simiApós dois meses sem competições, a equipe de Natação Master do Pinheiros voltou para a piscina para o Troféu Luis Simi, dias 30 e 31 de agosto, no Pinheiros. O Clube foi o único que participou com mais de 40 nadadores, inscrevendo uma equipe de 57 nadadores Masters. O resultado foi compatível com o tamanho do time: mesmo somando os pontos das outras três maiores equipes, o Pinheiros ainda ficaria em 1º, com mais de 500 pontos de vantagem. Veja os recordes batidos nessa competição:

sul-americano 35+ Giseli Pereira - 50 m costas

Paulista70+ Lilia Almeida - 50 m costas e 200 m livre; 35+ Giseli Pereira - 50 m peito e 50 m livre; 75+ Ilo Fonseca - 200 m livre e 50 m costas e 45+ Claudio Kestener - 400 m medley

recorde de campeonato70+ Lilia Almeida - 50 m livre e 50 m costas; 65+ Krista Fuldauer - 50 m peito, 50 m livre e 50 m costas; 45+ Lucia Faria - 50 m livre e 50 m costas; 45+ Cristiana Lima - 50 m e 200 m borboleta, 400 m medley; 40+ Flavia Prada - 50 m peito, 50 m costas e 50 m borboleta; 35+ Giseli Pereira - 50 m borboleta; 75+ Paulo Catunda - 50 m livre; 70+ Detlef Schultze - 50 m peito; 70+ Wolf Heineken - 50 m livre; 65+ Alfred Jacob - 200 m costas; 65+ Osmar Silva - 50 m livre e 50 m costas; 45+ Moises Zylbersztajn - 200 m costas; 45+ Cláudio Kestener - 50 m livre;

NATAÇÃO MASTER no Clube

Equipe Master do Pinheiros

40+ Luis R.P.Eduardo - 200 m livre; 35+ Mauro Tozzi - 50 m livre e 25+ Ilan Fajtowicz -50 m peito

A estréia e reestréia de novos e antigos nadadores já é um costume em todas as competições. Desta vez, os calouros foram: Ana Paula Bianchi, Ilo Fonseca, Paulo Catunda, Christopher Lund, Cláudio Lauletta, Thomas Kinugawa, Paulo César Nuto e Fernando Moliterno. Além deles, alguns nadadores, que estrearam na competição anterior, gostaram de nadar e representar o Pinheiros e repetiram a dose: Eliana Álvares, Armando Chieffi, José Roberto Camargo e Guilherme Rega.

36 | ESPORTES

pag_esportes126.indd 36 22/09/2008 21:33:38

Page 37: Revista n°126  OUT 2008

ESPORTES | 37

pag_esportes126.indd 37 22/09/2008 21:33:57

Page 38: Revista n°126  OUT 2008

CamPeonato PaulistaNos dias 2 e 3 de agosto, foi realizada a 3ª etapa do XX Campeonato Paulista 2008, no Pinheiros. O Clube disponibilizou nove quadras no 4º andar do Ginásio Poliesportivo e duas quadras externas. Foi o maior torneio paulista de todos os tempos, com a participação de 280 atletas dos clubes Pinheiros, Monte Líbano e Palestra Esporte Clube, ambos de São José do Rio Preto, Corinthians, Paineiras do Morumbi, Flamengo de Americana, Sociedade Esportiva Sanjoanense de São João da Boa Vista e Secretaria de Esportes e Lazer de Indaiatuba. Veja os resultados das equipes do Pinheiros.

PETECA no Clube

Atletas do Pinheiros que participaram da 3ª etapa do Paulista

muitas medalhas!Fernando Telles Ribeiro é atleta de Saltos Ornamentais desde muito jovem e, atualmente, disputa competições na categoria Master. Este ano, de 22 a 24 de agosto, em Woodlands, no Texas, ele participou da festa de “despedida” de uma das mais famosas piscinas de saltos do mundo, que será totalmente reformada. Durante os treinos no Clube, acompanhado pelas professoras Vyninka, Cristina e Evelyn, Fernando recebeu o apoio de muitos associados, que o parabenizaram pela coragem e empenho, já que ele faz saltos de grau de dificuldade alto para a categoria +65. O esforço foi recompensado. Além de rever amigos e participar da festa, ele conquistou 5 medalhas, uma em cada prova de que participou, sendo 3 ouros, 1 prata e 1 bronze.

SALTOS ORNAMENTAIS nos Estados Unidos

Fernando Telles RibeiroApoio

masculinoadulto: Filipe Cintra e Marcelo Duarte - campeõesVeteranos: Ivan Castaldi, Guaracy Pereira e Ney Roberto campeões da etapa e Paulista 2008 por antecipaçãomagnos: Artur, Claudionor e Bezerra - vicemaster: José Brandão e Carlos Carvalho - vice

Femininosênior: Giovanna Narcisi e Arlete Rodrigues - vice-campeãs

38 | ESPORTES

pag_esportes126.indd 38 22/09/2008 21:34:10

Page 39: Revista n°126  OUT 2008

pag_esportes126.indd 39 22/09/2008 21:34:18

Page 40: Revista n°126  OUT 2008

pag_esportes126.indd 40 22/09/2008 21:34:32

Page 41: Revista n°126  OUT 2008

pag_esportes126.indd 41 22/09/2008 21:34:46

Page 42: Revista n°126  OUT 2008

Veja os resultados mais recentes dos tenistas pinheirenses.

estadual interCluBesequiPes CamPeãs

TÊNIS no mundo

Principiante feminino até 34 anos

Julia Meni, Mariana Mayer Humberg, Luisa Pecora Simões, Rafaela Medici Bastos, Maria Fernanda Amalfi Rago e Maria Olival Costa. Técnico: Ronaldo Cortez Gomes

Principiante feminino acima de 35 anos

Rita de Cássia Araújo Lobo, Maria Teresa Penteado Moraes, Telma Magalhães Buckup, Cecília Maria Pedote Lourenção, Viviane Aparecida Bruno e Leila Lamoglia Lopes Cocito. Técnico: Fernando Avventurato Júnior

torneios naCionais torneio unimed de tênisPraia Clube de uberlândia (mg) - 28/7 a 3/8Rogério Barrozo Ribeiro - campeão de dupla 16 anos masculinoVivian de Matos Pietraroia - campeã de dupla 16 anos feminino

CamPeonato Brasileiro de seniors 2008Clube do exército de Brasilia (dF) - 28/7 a 2/8Nê Longarço - campeã de dupla e vice-campeã de simples feminino 35 anos | Maria Célia Velloso Carneiro - campeã de simples e dupla feminino 70 anos | Beatrice Mira Chrystman - campeã de simples e dupla feminina 55 anos | Jorge Coelho de Menezes - vice-campeão de dupla masculino 75 anos

xiV seniors do hotel CaPitaniahotel Clube Capitania (sP) - 18 a 23/8

Andiara Maria Roessle Guimarães - campeã de simples feminino 60 anos | Mariângela Drouet Feliciano - campeã de simples feminino 55 anos | Rosa Inês Vargas Gonzalez - vice-campeã de simples feminino 55 anos | Jorge Coelho de Menezes - campeão de dupla masculino 75 anos | José Américo Silva e Souza - vice-campeão de dupla masculino 70 anos | Silvio Emilio de Oliveira - vice-campeão de simples e dupla masculino 45 anos

torneios aBertostroFéu Bruno CaPatoacademia tênis & Cia. - santo andré (sP) - 9 a 14/8 Arion Santinho Bueno dos Reis - campeão de simples, categoria 10 anos masculino

38º torneio aBerto tênis Clube Paulista (sP) - 23 a 24/8Stefano Aloisecampeão de simples categoria 14 anos masculino “B”

42 | ESPORTES

pag_esportes126.indd 42 22/09/2008 21:34:57

Page 43: Revista n°126  OUT 2008

helVetia oPen - 14º dualday tennis CuPClube esportivo helvétia (sP) - 2 e 3/8Stefano Aloise - vice-campeão de simples 14 anos masculino B

xV gtC oPen guarulhos tênis Clube (sP) - 5 e 6/8Luiza Gouveia Marques Dias - campeã de simples 10 anos feminino

xVi torneio master tênisacademia master tênis (sP) - 16 e 17/8Maysa Martini Caruso - campeã de simples 4ª classe feminina acima de 35 anosPedro Regis Avancine - campeão de simples seniors masculino 55 anos “B”

xi torneio aBerto Clube esportivo da Penha (sP) - 23 e 24/8Fernando Pupo de Campos Maia - vice-campeão seniors masculino 55 anos “B”.

torneios internaCionais

gira euroPéia e mundial Por equiPes

Luis Fabiano Ferreira, coordenador técnico da equipe Eduardo Eche, acompanhou a equipe Sul-americana de Tênis (Cosat) por 40 dias, na Gira Européia, que passou pelos melhores torneios da categoria 14 anos masculino. O tenista pinheirense Vitor Augusto Bitencourt Pinheiro fez parte da equipe que iniciou a turnê com um treinamento de uma semana na Argentina.

Depois, foram disputados torneios na França, Holanda, Alemanha e República Tcheca. Vitor foi campeão de duplas na etapa da República Tcheca e alcançou as oitavas-de-final de simples na mesma etapa.

Em outra competição internacional, o Mundial de Equipes, Luis Fabiano Ferreira foi convocado como capitão da equipe masculina e do Pinheiros, e Vitor e Beatriz Maia integraram a

Vitor Pinheiro, Luis Fabiano Ferreira (técnico) e Beatriz Maia

Antonin Bartos e Alexandre Manzano

equipe brasileira como jogadores. A equipe masculina ficou em 9º lugar na classificação geral e a feminina em 15º lugar.

A experiência de estar no Mundial foi excelente para os jogadores e para o técnico, pois foi uma oportunidade de jogar com os melhores do mundo nas respectivas categorias, vindos de mais de 30 países.

le BlanC CuP

Alexandre Manzano, técnico do Pinheiros e da empresa Eduardo Eche, esteve no Canadá de 15 a 25 de agosto, como técnico responsável da equipe brasileira que disputou o Le Blanc Cup, o campeonato mundial da categoria 12 anos masculino. Entre os tenistas convocados, representou o Pinheiros o atleta Antonin Haddad Bartos.

A competição foi disputada em Quebec, com a presença de atletas dos Estados Unidos, Canadá, França, Áustria, China, Japão, México e Brasil. O torneio contou com a participação de 20 atletas, divididos em quatro grupos de cinco atletas (sistema um contra todos), já que os dois primeiros de cada grupo se classificariam para a segunda fase que eram as quartas-de-final. Antonin Haddad perdeu, nas quartas-de-final, para o americano Noah Rubin por 6/2 e 6/3. O 7º lugar conquistado pelo pinheirense foi um resultado positivo para o jovem atleta. A experiência foi valiosa e o tenista espera ter novos desafios internacionais para melhorar ainda mais o seu nível de jogo.

ESPORTES | 43

pag_esportes126.indd 43 22/09/2008 21:35:01

Page 44: Revista n°126  OUT 2008

torneio CitiBank master tour

Jaime Oncins e Roberto Jábali na premiação

Participantes do torneio

Foto

s: Is

mar

Ingb

er

Apoio

Na segunda quinzena de agosto, o Pinheiros foi palco da 6ª etapa da temporada de 2008 do único circuito de Tênis de Seniors do Brasil, o Citibank Masters Tour 2008. A competição, realizada de 15 a 17 de agosto, foi disputada entre duplas de ex-tenistas profissionais que fizeram a história do esporte nacional antes da era Guga.

Campeões do torneio, Jaime Oncins e Roberto Jábali venceram na final a parceria formada por Givaldo Barbosa e Pablo Albano, que perderam por 6/0 e 6/3. Na comemoração, a dupla lembrou o título do Banana Bowl conquistado por eles, exatamente no Pinheiros, em 1986. Esta foi a segunda vez, em seis anos de circuito, que um jogador conquista o título em sua estréia no Citibank Masters Tour. Além de Jaime Oncins, Willian Kiryakos, em 2006, venceu a etapa de estréia dele, em Brasília.

Como acontece em todas as etapas, a programação do Citibank Masters Tour no Pinheiros incluiu a realização de clínicas de Tênis para adultos e crianças, Torneio Pró-Am (disputado entre trincas formadas por um ex-tenista profissional e dois amadores), além do Torneio Amador entre associados do Clube, em que as duplas campeãs até 40 anos e acima de 40 anos ganharam vaga na chave do torneio da mesma categoria, que será realizado no Club Med Rio das Pedras, em Angra dos Reis (RJ), de 19 a 23 de novembro.

Confira as duplas vencedoras do Torneio Amador.até 40 anos: Alexandre Arroyo e Alexandre Silvaacima de 40 anos: Paulo Eduardo Pardini e Lauro Figueiredo

acima de 50 anos (5ª classe e principiante) masculina: Flavio Alterthum e Adriano Fontes | acima de 50 anos (4ª classe e principiante) feminina: Mirian Souto e Elsa Silva | infanto-juvenil (Competitivo 1 e 2): Rafael Rodrigues e Marcelo Dib 1ª classe masculina acima de 34 anos: Fabiano Ramos e Henrique Palomba

A edição de 2008 do Citibank Masters Tour teve início na cidade de Curitiba, passando por São Paulo, Porto Alegre, Campinas e Rio de Janeiro. Após os jogos na capital paulistana, a disputa seguiu para Brasília. Também fazem parte do calendário da temporada as cidades de Goiânia e Ribeirão Preto.

torneio Pinheirão ViP/BradesCoEm mais um ano de existência, o Torneio Pinheirão VIP/Bradesco abriu os jogos do Torneio Pinheirão 2008, tradicional torneio interno do Clube. Os associados participaram com muita garra e diversão. A empresa Spremuto apoiou esta abertura do Pinheirão com lanches e sucos naturais.

quadro de honraFeminino iniciante - Campeã: Adriana R. S. Moraes - professora Beatrice. Vice: Veridiana Pacheco - professor Leonardo Feminino intermediário - Ana Paula Izzo Foz - professora Renata. Vice: Maria Amália Franco Montoro - professora RenataFeminino avançado - Campeã: Mariângela Drouet Feliciano - professora Renata. Vice: Priscila Maria Carvalho Ferraz - professor Fernando | masculino iniciante - Campeão: Paulo Fernando Arbex - professora Renata. Vice: André Pasternak - professor Edmilson | masculino intermediário - Campeão: Alexandre Migliori - professor Edmilson. Vice-campeão: Gilberto Tadeu Fanaro - professor Edmilson | masculino avançado Campeão: Reinaldo Sarra Neto - professor Leonardo. Vice: Rodrigo Fernandes - professora Beatrice

kid´s tennisO Pinheiros sai na frente, mais uma vez, e traz o Kid´s Tennis para o Brasil, aulas de Tênis que seguem a metodologia inovadora do francês Jean Florian. Iniciando com crianças de 3 a 5 anos e utilizando material especial e adequado para essa faixa etária, o objetivo das aulas é desenvolver habilidades e coordenação de uma forma lúdica e com alegria. Veja os horários e marque uma aula-teste: terça e quinta, 9 às 9h45, 10 às 10h45, 15 às 15h45 e 16 às 16h45.

44 | ESPORTES

pag_esportes126.indd 44 22/09/2008 21:35:39

Page 45: Revista n°126  OUT 2008

pag_esportes126.indd 45 01/10/2008 11:24:57

Page 46: Revista n°126  OUT 2008

mais Vitórias na 4ª etaPa do troFéu BrasilDisputada na USP, em São Paulo, no dia 24 de agosto, a 4ª etapa do Troféu Brasil de Triatlo, maior circuito de Triatlo da América do Sul, teve uma excelente participação da equipe do Pinheiros, que foi o grande destaque nas categorias amadoras.

Com excelentes vitórias no masculino e feminino, o Pinheiros fez a dobradinha com Guilherme Fernandes em 1º (e 2º melhor amador geral) e André Venturelli em segundo, na categoria 25/29. Com a vitória, Guilherme lidera o ranking do Troféu em

TRIATLO em São Paulo e BIATLO em Santos

Patrocínio

500 m 3 km

Colocação natação Corrida tempo total

Antonio Manssur Filho 1º Elite 6:23 10:18 16:41

André Venturelli 1º 25/29 6:57 11:16 18:13

Guilherme Fernandes 2º 25/29 6:22 12:25 18:47

Flavia Fernandes 2º Elite F 6:30 12:30 19:00

Roberto Di Franco 1º 20/24 7:14 12:18 19:33

Roberto Rebello 2º 45/49 7:42 12:45 20:37

Roberto Pinna 2º 30/34 7:04 13:16 20:41

Veridiana Néri 1º 25/29 8:56 14:10 23:06

Nazaré Landi 1º 50/54 12:13 16:56 29:09

300 m 1,5 km

Antonio Manssur Neto 1º (-10 anos) 5:48 7:54 13:42

Natalie Jacobo 1º (-10 anos) 6:18 9:04 15:22

1.000 m 6 km

Gustavo Tachibana 1ºElite 14:42 23:17 37:59

2008. No feminino, Flavia Fernandes foi a campeã geral amadora e fez mais uma dobradinha pinheirense, com Fabiana Pinheiro como vice.

Os triatletas do Clube obtiveram ainda outros 1º lugares nas categorias: Eduardo Beretta na 35/39, Thomas Kirsten na 45/49; André Lemmi na 17/19, Nazaré Landi na 50/54, Roberto Azevedo na distância olímpica 55/59 e Vanessa Bley na distância olímpica 30/34, além do vice-campeonato de Felipe Aflalo Herman na categoria 50/54.

Pinheiros em muitos Pódios do sPoPenCom uma equipe de 18 atletas, o Pinheiros subiu ao pódio 15 vezes na 4ª etapa do SPOpen, a mais importante prova de Biatlo do Brasil, realizada no dia 30 de agosto, em Santos. O Clube conquistou oito primeiros lugares, quatro segundos, dois terceiros e um na quarta colocação.

Na elite principal masculina, o campeão foi Antonio Manssur Filho. Eduardo Beretta ficou em 3º e, em quarto, André Lemmi, que, com apenas 18 anos, já surge entre as feras do Triatlo nacional. No feminino, Flavia Fernandes conquistou o vice-campeonato da etapa na Elite. Também merece destaque a vitória de Gustavo Tachibana na Elite da prova mais longa, o Super-Bi (1.000 m - Natação/6 km - Corrida).

Biatletas do Pinheiros

46 | ESPORTES

pag_esportes126.indd 46 22/09/2008 21:35:58

Page 47: Revista n°126  OUT 2008

mundial de masterNo 1º semestre, aconteceu em Perth, na Austrália, o 12º Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. A seleção brasileira feminina de Pólo Aquático conquistou uma inédita medalha de bronze, que foi a primeira medalha em uma competição mundial da modalidade nessa categoria. Cláudia Mastrobuono, de 36 anos, associada e atleta Master de Pólo Aquático, está entre as jogadoras que integraram a seleção.

PÓLO AQUÁTICO na Austrália

A atleta medalhista do Pinheiros, Cláudia Mastrobuono Apoio

Nas categorias, o Pinheiros obteve mais pódios com a dobradinha pinheirense de André Venturelli em 1º e Guilherme Fernandes em 2º, na 25/29. Na 20/24, vitória de Roberto Di Franco e mais uma conquista com o pódio de Roberto Rebello com o vice-campeonato da etapa, na categoria 45/49. Roberto Pinna foi o vice na 30/34, seguido por Eduardo Andrietta em 3º e Angel

Ibañez em 4º. No feminino, foram campeãs: Veridiana Niro na categoria 25/29 e Nazaré Landi na 50/54. O mais novo biatleta pinheirense, Antonio Manssur Neto, foi o campeão da etapa, na categoria Menores de 10 anos. Destaque também no feminino com Natalie Jacobo, que venceu no feminino, Menores de 10 anos.

ESPORTES | 47

pag_esportes126.indd 47 22/09/2008 21:36:17

Page 48: Revista n°126  OUT 2008

Vitórias e Conquistas das atletas masterEsporte tradicional no Pinheiros, o Voleibol feminino é uma das modalidades que reúne o maior número de jogadoras nas categorias Master. Divididas por nível técnico, em diferentes horários de treinamento, as atletas são um exemplo de espírito esportivo.

Mais do que o desempenho de profissionais, elas esbanjam empenho. E a maturidade e a experiência têm mais importância do que a vaidade. Sem contar que cada treino, cada partida, é um encontro de amigas, algo que tem um valor fundamental em um esporte de equipe.

Atletas a partir de 30 anos, mesmo sem ter conhecimentos prévios de Voleibol, podem integrar as equipes Master do Pinheiros, nas categorias:

iniciante - treinando há apenas 10 meses, o time da categoria Iniciantes venceu o quadrangular disputado no Pinheiros, no fim de agosto, com as equipes do Indiano, Santo Américo e Círculo Militar. O Pinheiros venceu o Santo Américo por 2 a 0 (25x16, 25x18) e disputou a final com o Círculo Militar (que ganhou do

VOLEIBOL MASTERIndiano por 2 a 0), quando fechou o primeiro set, mas perdeu o segundo. Porém, sem perder a concentração e o entusiasmo, venceu o tiebreak por 15x4.

e - formada por jogadoras que estão iniciando no esporte ou pessoas com mais idade, a categoria E treina às terças e quintas, das 20 às 22h.d - com um nível técnico um pouco mais alto que a E, as jogadoras da categoria D treinam às segundas e quartas, das 20 às 22h.C - categoria com o maior número de atletas reúne ex-atletas profissionais e jogadoras com bom nível técnico. A turma da manhã se encontra, há mais de 20 anos, às terças e quintas, das 9 às 11h. Na mesma categoria, outra equipe treina às segundas e quartas, das 20 às 22h.adulto - é a mais forte das categorias Master, que disputa os campeonatos do Sindiclube e outros, representando o Pinheiros.

Todas as equipes estão abertas para receber novas jogadoras. Informe-se e venha jogar Voleibol no Clube.

Patrocínio

48 | ESPORTES

pag_esportes126.indd 48 22/09/2008 21:36:54

Page 49: Revista n°126  OUT 2008

pag_esportes126.indd 49 22/09/2008 21:37:08

Page 50: Revista n°126  OUT 2008

Primeiro ano de atiVidadesEm agosto, o Jiu-jítsu do Pinheiros comemorou um ano de atividades, com um jantar no Restaurante do CCR, que reuniu cerca de 40 atletas.

Além de comemorar o primeiro aniversário da modalidade, o grupo celebrou os campeonatos conquistados pelo mestre Gabriel “Phelps” Vella, que ficou com o 3º lugar no peso pesadíssimo e absoluto no Campeonato Mundial, em Los Angeles (junho), foi o campeão com quimono, na categoria absoluto, e pesadíssimo no Rio Open (julho) e 1º lugar no pesadíssimo e 2º no absoluto faixa preta no Campeonato Mundial sem quimono, também em Los Angeles, realizado no começo de agosto. No mesmo mês, ele repetiu as conquistas no Campeonato Paulista.

Quem quiser conhecer mais sobre o Jiu-jítsu, não pode perder o evento que acontecerá nos dias 1º e 2 de novembro no Ginásio Azul, que contará com a presença de atletas de nível internacional. Participe!

JIU-JÍTSU no Clube

O professor do Clube, Gabriel Vella Turma de Jiu-jítsu do Pinheiros

Apoio

50 | ESPORTES

pag_esportes126.indd 50 22/09/2008 21:37:32

Page 51: Revista n°126  OUT 2008

dia dos PaisAgosto foi um mês dedicado aos papais e a equipe do CAD preparou muita diversão para eles! No dia 13 de agosto, os papais do CAD Esportes participaram de uma supergincana relacionada com o cinema, em que vários personagens de filmes estiveram presentes: Superman, Harry Potter, Wolverine, Homem-Aranha,

CAD no Clube

atiVidades em agostoNo dia 23 de agosto, os professores e estagiários do CAD participaram do Workshop de Escolas de Esportes com o intuito de capacitar os profissionais e melhorar o trabalho do CAD.

Como acontece em todo começo de semestre, no dia 27 de agosto, o CAD promoveu uma reunião de apresentação

da estrutura do CAD, quando foram apresentados os professores aos pais, além dos objetivos para cada faixa etária e algumas regras. Para quem não pôde comparecer, as informações da reunião estão disponíveis no blog do CAD: www.ecp.org.br/cad.

olimPíada da heBraiCaNos dias 30 e 31 de agosto, as crianças do CAD participaram da Olimpíada de Escolas de Esportes da Hebraica. No sábado pela manhã, o Biriba participou do Circuito Lúdico com o tema O Mágico de Oz. À tarde, o CAD Gym participou do Festival de Ginástica Artística.

Cadíada 2008

data horário atividade

18/10 - sábado9h

Circuito DivertidoVolta ao Mundo dos Esportes

14h30 Jogos Adaptados de Inverno

19/10 - domingo

9hCircuito EsportivoMemória Olímpica - 7 e 8 anos

11hCircuito EsportivoMemória Olímpica - 9 e 10 anos

Para começar, desde já, a preparar o show de medalhas olímpicas do Pinheiros em Londres/2012, o CAD inicia sua trajetória.

Nos dias 18 e 19 de outubro, será realizada a 28ª Cadíada no Ginásio Poliesportivo.

Prestigie nossos futuros atletas, aliás, os futuros campeões brasileiros e mundiais do esporte e da vida.

Já no domingo, pela manhã, o Bombinha e o Rojão fizeram parte do Circuito Esportivo com jogos adaptados de Vôlei, Basquete, Futebol e Handebol e, à tarde, o CAD Esportes também participou do Circuito Esportivo com jogos das mesmas modalidades, com as regras oficiais.

entre outros. No final, todos levaram um kit pipoca para casa.No dia 16 de agosto, foi a vez do CAD Gym e CAD Junior, que brincaram de Banco Imobiliário e tiveram de usar a lábia para negociar e comprar muitas propriedades.

ESPORTES | 51

pag_esportes126.indd 51 22/09/2008 21:37:57

Page 52: Revista n°126  OUT 2008

deFinido um Finalista da suPer master

A equipe do Boca sagrou-se campeã da Copa Germania, ao vencer por 2 a 1 a equipe do Dínamo, na partida final. A categoria Super Master começa a empolgar os participantes, principalmente pelo equilíbrio técnico das equipes. Na primeira partida das semifinais, as duas equipes finalistas perderam seus jogos para as equipes do River e Liverpool e só conseguiram a vaga para a final no segundo confronto.

Com a vitória, o Boca se garantiu na final do campeonato na categoria e aguarda o adversário, que será o vencedor da Copa Pinheiros (2º turno). Porém, o Boca pode ser consagrado campeão antecipado, se repetir a campanha e conquistar novamente o título do 2º turno.

FUTEBOL ADULTO em São Paulo

CamPeonatos internosNa categoria Principal, o Campeonato Interno entra na fase de decisões. Após o término da 1a etapa, a classificação terminou com o Botafogo na ponta da tabela, com 23 pontos, seguido pelo Atlético PR, com 20 pontos. As equipes do Roma, Real Madrid, PSG, River e Flamengo ficaram no bloco intermediário, com apenas 3 pontos separando o 3º do 7º colocado. No final da tabela Newells Old Boys, Fluminense e Inter de Milão ocupam os três últimos lugares. Esta classificação servirá como critério de desempate nos confrontos da semifinal.

As equipes do River e Botafogo terminaram o mês de agosto disputando a liderança da primeira fase da categoria Sênior. As equipes do Fluminense e Liverpool lutam pelo 3º e 4º lugares do torneio, tentando, assim, garantir suas vantagens nos confrontos das quartas-de-final. As equipes do Germânia, PSG, Newells Old Boys e Inter de Milão brigam no 2º bloco de classificação e prometem muito empenho para roubar uma vaga

nas semifinais das equipes favoritas. Prova disso foi a excelente vitória por 2 a 1 que o Newells Old boys (7º colocado) impôs, no dia 2 de setembro, à equipe do River, líder da competição. Até o fechamento dos jogos, em agosto, José Renato Martinez (Fluminense) despontava como artilheiro isolado, com 17 gols.

No Master, as equipes do Dínamo e Boca disputam a liderança. Contando com o reforço de Beto Nogueira, que atuou no 1o turno em outra categoria, o River, atual 3ª colocado, promete fazer uma campanha melhor no segundo semestre. A equipe do PSG/Barcelona está em 4º, ficando as equipes do Arsenal, Germânia e Inter de Milão com as três últimas colocações. É importante destacar que a equipe do Arsenal foi formada há apenas três anos, pela necessidade de aumento no número de equipes na categoria e, hoje, já conta com uma excelente organização, buscando, a cada ano, uma melhor colocação no torneio.

Equipe do Boca, campeã da Copa Germania Dínamo, vice-campeã

52 | ESPORTES

pag_esportes126.indd 52 22/09/2008 21:38:19

Page 53: Revista n°126  OUT 2008

Apoio

interCluBesCom muito incentivo e apoio, o Futebol Feminino pinheirense voltou com força total em 2008. A seção já realizou diversos amistosos de Futebol de campo e, no dia 23 de agosto, teve início o Campeonato Interclubes, idealizado pela diretora Fernanda Lichtenberger.

A competição conta com a participação de cinco equipes: Pinheiros, A Hebraica, Corinthians, Guapira e Centro Olímpico que disputarão o torneio em dois turnos. O primeiro jogo do Pinheiros foi contra o Corinthians. A equipe pinheirense estava vencendo por 1 a 0 até os últimos minutos, quando sofreu o gol de empate. Na segunda rodada, o Pinheiros venceu A Hebraica por 8 x 0.

FUTEBOL FEMININO no Clube

A competição serve de incentivo às meninas, que representam brilhantemente as cores do Clube e sempre buscaram participar de uma competição desta importância. Dessa forma, o Pinheiros continua sendo um grande incentivador do Futebol Feminino, contando, atualmente, com 60 meninas praticando a modalidade, sendo referência para outros clubes.

Pinheiros Faz doação de ChuteirasNo dia 6 de setembro, data do Desfile de aniversário, em mais uma ação de responsabilidade social, o Pinheiros, representado pela equipe de Futebol feminino, fez uma doação de 38 pares de chuteiras para o Centro Desportivo Comunitário Maria Felizarda da Silva, entidade vinculada à Prefeitura de São Paulo.

seleçõesAs seleções Principal e Sênior continuam na luta pela melhor classificação no campeonato Sindi Clube. Motivado pelo bom desempenho da categoria Principal nos últimos anos, nesta temporada, a categoria Sênior (acima 35 anos) também participa

do torneio, contando com grande empenho e dedicação do coordenador Caco. Venha conferir as seleções que representam muito bem o Clube nos jogos que acontecem aos sábados, a partir das 14h, no Campo A.

suB 20Em 2008, o Pinheiros retornou com as atividades na Categoria Sub 20. Sob o comando de José Luiz de Luca, a equipe está treinando forte, uma vez por semana, e fazendo alguns amistosos. Nos últimos meses, a equipe enfrentou o Paulistano, que venceu por 2 a 1, e a Força Aérea de Pirassununga, partida que terminou em 1 a 1.

Além disto, a categoria também iniciou a sua participação no Campeonato Interclubes, em que empatou em 1 a 1 na primeira partida contra a AABB, com um belo gol de Fernando Araújo (Pepê).

Apoio

ESPORTES | 53

pag_esportes126.indd 53 22/09/2008 21:38:52

Page 54: Revista n°126  OUT 2008

Pinheiros tem ótimo rendimento no interCluBesCom o complemento da 3ª rodada do segundo turno do Campeonato Paulista Interclubes de Futebol Menor, o Pinheiros mostra que está altamente competitivo e brigará por títulos. Até o momento, as cinco categorias do Clube estão nos primeiros

FUTEBOL MENOR no Clube

lugares na tabela, praticamente classificadas para a fase final. Como destaque, a equipe do Sub 11 lidera seu grupo e não perdeu nenhuma partida e o Sub 15 também está na liderança, com um ataque avassalador que soma o dobro de gols de seus adversários.

ginCana homenageia os 109 anosNo dia 6 de setembro, após o Desfile de Aniversário do Clube, o Futebol Menor realizou uma divertida e emocionante Gincana de Futebol para os associados. Os participantes foram divididos em equipes, de acordo com a faixa etária, e realizaram diversas provas e fundamentos esportivos em circuito: Gol olímpico, Boliche e Basquete com os pés, controle de bolas e finalizações premiadas. Cada participante passava por todas as etapas e os pontos obtidos somavam tanto para a equipe quanto individualmente. Os vencedores foram:

1º lugar - equipe amarela 2º lugar - equipe Cinza 3º lugar - equipe Verde

Luca Pisciota Arthur de Luca Marcelo Neves

Renato Campi Mauricio Alchorne Pedro Neves

Lucas Antunes Bruno Bruno Toledo

Fernando Siqueira Kaique Andreotti Mateus Inzerra

Dalmo Dallari Lima Giuliano Martinez Thomas

Henrique Cosini Eduardo Queiroz Gabriela

Luiz Fernando Ferraz Dudu Pedro Catani

João Paulo P. Luiz

destaques individuaisgol olímpico: Lucas Novaes (Vermelha) - 3 acertos (30 pontos)Boliche com os pés: Thomas (Verde) - 30 pontosBasquete com os pés: Marcelo Campodarve (Azul) - 3 acertosChute de Precisão: Pedro Catani (Verde) - 37 pontosControle de Bola (embaixadinhas)Luiz Fernando Ferraz (Amarela) - 80 toques

No fim do evento, todos receberam medalhas de participação, brindes especiais e lanche, comemorando com muita alegria e divertimento mais um aniversário do Pinheiros.

Patrocínio Apoio

Equipe Sub 11 Equipe Sub 15

54 | ESPORTES

pag_esportes126.indd 54 22/09/2008 21:39:32

Page 55: Revista n°126  OUT 2008

Vende-se esCritório140 m²

Av. Cidade Jardim, 427 x Faria LimaReformado

Tratar com Ricardotels.: 3031-8323 / 9915-6692

adVoCaCia FisCalTributos Federais, ICMS e ISS

Consultoria e defesas administrativas e judiciais.

Auditoria específica em ICMS, PIS e COFINS.

tel.: 3892-9500

Vende -se CoBerturaDuplex em Pinheiros, com linda vista,

próximo ao metrô Oscar Freire400 m² de área útil, 4 suítes,

home theater, cozinha planejada, piscina, 6 vagas + visitantes

R$ 1.800.000,00tel.: 9962-9401

jardim euroPa / 900 m² 2 lotes residenciais

50 m de frenteVista para o Clube Pinheiros

Próximo ao Shopping IguatemiLotes vendidos juntos ou separados

Tratar com Ricardotels.: 3031-8323 / 9915-6692

reVisão de PouPança Poupadores de 1989 e 1990. Recupere as diferenças dos

planos Verão e Collor. A família recebe pelos falecidos.

tels.: (11) 3875-6158 / 8162-5729

ComPram-se antiguidades

Porcelanas, cristais, prata, bijuteriase curiosidades em geral.

Organizamos vendas de espólio (Família Vende Tudo)

Rosana Reis (associada)[email protected].: 5531-9290 / 9993-0552

Vendem-se / alugam-seimóVeis

Jardim Europa e ItaimResidenciais/Comerciais

Próximo do Pinheiros, da Hebraica e dos Shoppings Iguatemi e Eldorado

Aptos. / Coberturas / Casas 3, 4 e 5 suítes, 200 a 1.000 m² a.u. Lojas e conjuntos até 1.000 m² a.c.

Rua Tucumã 353-s/ltel.: 3813-0388 h.c

estÚdioolho do FalCão

“Os momentos são rápidos e mágicos.As imagens ficam”. Fotos / FotolivrosÁlbum para festas infantis, batizados

e casamentos / Books / RestaurosBrindes para associados do ECP

E-mail: [email protected]ïs Falcão & Equipe

tel.: 9944-1494 (associada)

Vendo Casa Alto de Pinheiros

junto à Praça PanamericanaA.t. 450 m², a.c. 400 m², 80 m² de living,

jantar, bar/adega, TV com lareira, 4 dormitórios, suíte, copa e cozinha amplas, dep. empregada, lavanderia, dispensa e depósito. Vaga p/ 5 carros.

Preço razoável. Henri (associado)tel.: 3815-2777

english teaCher Professor nativo dos Estados Unidos

Aulas particulares ou em gruposConversação com ênfase em pronúncia

Desconto especial para associados.Stephen Hall (associado)

tels.: 9172-7272 / 9322-9222

CLASSIFICADOSCLASSIFICADOS

Vende-se terreno Camburi - Litoral Norte

A.T. 2.926 m² / A.C. 200 m²44 m² de frente / a 30 m da praiaLocal mais preservado do bairro

na estrada do Camburi Escritura definitiva

Veterano: Luiz Rozenblum (Blum) [email protected]

tels.: 3812-3108 / 9118-1888

aula de PianoProfessor graduado em piano

pela UNESP, com especializaçãonos Estados Unidos.

Para adultos e crianças.Ricardo (associado)

tels.: 3673-2459 / 8396-2546

anunCie nos ClassiFiCados da reVista PinheirosTelefone: 3598-9511 E-mail: [email protected]

CLASSIFICADOS | 55

pag_esportes126.indd 55 22/09/2008 21:39:56

Page 56: Revista n°126  OUT 2008

noVidades em setemBroNo mês de aniversário do Pinheiros, o Voleibol participou da festa, em vários eventos que aconteceram em setembro. Para começar, foi realizada uma gincana entre pais e filhos, organizada pelos técnicos no ginásio de treinamento (4º andar do Centro Desportivo), que contou com a participação de muitos jogadores, fruto do trabalho que está sendo feito com as categorias de base.

Novos técnicos foram contratados, entre eles, Paulo do Rego Barros Júnior, conhecido como Paulo Coco, que integrou a comissão técnica e que foi medalha de ouro com a seleção feminina em Pequim. Ele será o técnico responsável pelo time feminino principal, mais um sinal de que a parceria entre o

VOLEIBOL no Clube

Pinheiros e a Universidade Mackenzie está em busca do melhor para o Voleibol.

No masculino, dois jogadores que fizeram parte da equipe medalha de prata na Olimpíada estão treinando no Pinheiros. André Nascimento e André Heller disputam o campeonato paulista pelo Clube.

O mês de outubro promete, com as semifinais e finais das equipes adultas principais. Acompanhe os horários dos jogos nos quadros de aviso e no site e venha torcer.

Apoio (categorias de base)

Patrocínio (equipe feminina principal)

resultadosConfira os primeiros resultados das equipes de Futebol de Salão do Pinheiros.

suB 11: Pinheiros 19 x 3 Hebraica (Escolinha de Esportes)Pinheiros 4 x 1 Clube Armênio | Pinheiros 0 x 6 Hebraicagols: Rafael (5), João Rubano (5), Arthur (4), Mipe (4), Lucas (2), Bruno Deta (2) e Kazumi (1)

suB 13: Pinheiros 9 x 4 Hebraica (Escolinha de Esportes)Pinheiros 3 x 3 Clube Armênio | Pinheiros 2 x 5 Palmeirasgols: Daniel Heusi (4), João Oliveira (3), Mauricio (3), João Gurgel (1), Rafael (1), Daniel Oliveira (1).

FUTSAL no Clube

suB 15: Pinheiros 1 x 2 PanambyPinheiros 4 x 2 Clube Armênio | Pinheiros 1 x 4 C.A. Ypirangagols: marcaram uma vez cada um: Guilherme Laudisio, Gustavo Soncini, Rafael Braga, Renan Moreira, Luis Henrique e Thiago Nespule

suB 17: Pinheiros 7 x 0 PanambyPinheiros 9 x 2 Clube Armênio | Pinheiros 1 x 11 Círculo Militargols: Nicholas J. (5), Pedro Zuppo (3), Nicholas P. (2), Renan Moreira (2), Gustavo Soncini (2), Marcelo (1), Eduardo (1) e Fernando Nogueira (1)

56 | ESPORTES

pag_esportes126.indd 56 22/09/2008 21:40:14

Page 57: Revista n°126  OUT 2008

TORNEIO DE DUPLAS “BOLICHE SOLIDÁRIO 2008” 18 e 19 de outubro, sábado e domingo

Taxa de inscrição por dupla: 6 latas de leite em pó, que serão doadas para instituições de caridade pelo DAS - Departamento de Assistência Social do Clube.

Torneio válido para o ranking. Limitado a 64 duplasInscrição: até 12 de outubro, domingo, ou até o preenchimento das vagas. Participe deste animado torneio, que tem como objetivo principal ajudar a quem precisa.

CAMPEONATÃO 2008Agora, na segunda fase do campeonato, as equipes são separadas em Ouro, Prata e Bronze. As partidas seguem fervendo com disputas eletrizantes, transmitindo a cada jogo uma sensação de fi nal.

48ª FESTA DO BOLICHE6 de dezembro, sábadoEstá chegando a Festa do Boliche, uma das mais animadas festas do Clube, com a participação da Big Band Réveillon. Prepare sua fantasia e participe.

BOLICHE

BOLICHE É ESPORTE E LAZER. PRATIQUE!

HORÁRIOS LIVRESOs horários livres são para todos os associados. Se você tem mais de 12 anos, inscrito ou não na seção de Boliche, venha com tênis, apresente a carteira social, escolha uma bola e se divirta muito. Se houver algum torneio, o horário livre poderá ser suspenso sem aviso prévio. Segunda, 17h45 às 19h; terça e quinta, 17h45 às 19h e 20 às 23h30; quarta e sexta, 14h30 às 19h; sábado, 9h30 às 13h30 e 16 às 19h; domingo e feriado, 9h30 às 13h30.

BOLICHE 10 PINOSCAMPEONATO MUNDIAL JUVENILA atleta pinheirense de Boliche competitivo Stephanie Martins, de 17 anos, representou o Brasil no Campeonato Mundial Juvenil, sub 23, em Orlando, Flórida, EUA, que teve a participação de 58 países. A dupla feminina, Stephanie e Roberta Rodrigues, fi cou em 5º lugar, faltando 2 pinos para se classifi car para a fi nal.

SecretariaSegunda a sexta, 14 às 22hSábado, domingo e feriado, 9h30 às 19h.E-mail: [email protected] | Site: www.ecp.org.br/boliche

Os horários livres são para todos os associados. Se você tem mais de 12 anos, inscrito ou não na seção de Boliche, venha com tênis, apresente a carteira social, escolha uma bola e se divirta muito. Se houver algum torneio, o horário livre poderá ser suspenso sem

sábado,

CAMPEONATO MUNDIAL JUVENILA atleta pinheirense de Boliche competitivo Stephanie Martins, de 17 anos, representou o Brasil no Campeonato Mundial Juvenil, sub 23, em Orlando, Flórida, EUA, que teve a participação de 58 países. A dupla feminina,

BOLICHE | 57

pag_boliche126.indd 57 9/22/08 7:51:57 PM

Page 58: Revista n°126  OUT 2008

No relatório da diretoria do Germania de 1928, que está no acervo do Centro Pró-Memória, é possível conhecer detalhes da vida do Clube de 80 anos atrás. Impresso originalmente em alemão, o documento só teve seu conteúdo descoberto graças à tradução voluntária de um associado.

Segundo o relatório, o Pinheiros fechou o ano de 1928 com 1.306 associados, sendo 1.162 homens, 65 senhoras, 64 rapazes e 15 meninas, sem contar centenas de jovens que usavam a carteira familiar de seus pais. Um ônibus havia sido recém comprado para o transporte preferencial de senhoras e crianças, entre o ponto final do bonde na Avenida Brasil e o Clube e sugeria-se à ala masculina que fizesse o caminho a pé, “sendo esse um passeio muito agradável”.

Já nessa época, foi constatada uma diversidade de atividades. Além da biblioteca disponível, bailes, concertos e festas eram freqüentes. “Acontece mensalmente uma noite de dança no salão da Sociedade Germania, baile de festas, baile de máscaras, além disso, a cada mês dois concertos nos jardins e também a festa de Páscoa e de Natal para as crianças dos nossos sócios. (...)”.

As seções esportivas já atraíam muitos associados para as modalidades oferecidas na época: Natação, Atletismo, Remo, Tênis e Esgrima, que fundou sua seção no Clube naquele ano. Se por um lado a Natação, praticada nos cochos do Rio Pinheiros, era “o esporte preferido de quase todos os que visitam a praça de esportes”, por outro, o Basquete passava por dificuldades, suspenso temporariamente por falta de uma quadra apropriada para a realização de jogos e treinos.

“No ano de 1928, 72 pessoas participaram dos cursos de Natação e cerca de 80 se submeteram à prova e receberam um diploma de Natação. Desde a existência da escola de Natação, há 5 anos, foram ensinados quase 700 sócios e respectivamente os seus dependentes.”

A seção de Tênis estava em pleno desenvolvimento, concluindo a construção de mais duas quadras, que totalizavam 6, número até então não alcançado por nenhum outro clube de São Paulo. A prática do Remo, favorecida pela localização do Clube às margens do Rio, manteve sempre um caráter recreativo com passeios aos domingos e feriados quando as condições da água permitiam. As solicitações para participar de corridas e regatas eram negadas, pois os barcos “velhos e pesados demais” não correspondiam à regulamentação da Federação. E, mesmo se a frota fosse substituída, não havia chance contra uma concorrência que tinha a vantagem de treinar nas águas do Rio Tietê, que apresentava melhores condições de treino para competição.

“O nosso Pinheiros com as suas inúmeras curvas fechadas e a sua correnteza geralmente forte não se presta de forma nenhuma para um treinamento de corrida. Dessa forma, só nos resta o Remo a passeio como também é utilizado na Alemanha pela maioria dos clubes, de modo que damos importância especial a um remar correto em barcos anatomicamente construídos. (...). Em alguns meses, nós tivemos um nível de água baixo para um movimento de esporte regular e em outros, um nível elevado demais. Desse modo, em junho/julho de 1928, a marca do nível indicava 60 a 68 cm de modo que as correntezas não davam passagem em

nenhum lugar, enquanto em fevereiro de 1929 a água tinha uma tamanha elevação que o prédio do Clube não pôde ser alcançado a pé. A marca d’água mais elevada mostrava 5,50 m.”. (...).

E o relatório financeiro previa um futuro promissor: “O ano de 1928 vai ser lembrado como um dos mais importantes do S.C.G.. O clube de esportes no ano passado, devido ao grande aumento de associados, pôde terminar financeiramente tão bem que existem esperanças justificadas de que essa situação vantajosa terá como conseqüência um desenvolvimento do nosso clube ainda mais rápido e vital”.

A seção de Tênis estava em pleno desenvolvimento,

concluindo a construção de mais duas quadras,

que totalizavam 6, número até então não alcançado por nenhum

outro clube de São Paulo

CENTRO PRÓ-MEMÓRIA HÁ 80 ANOS...

58 | PRÓ-MEMÓRIA

pag_promemoria126.indd 58 23/09/2008 17:53:19

Page 59: Revista n°126  OUT 2008

2º TORNEIO DE PALAVRAS CRUZADAS13 a 17 de outubro, 14 às 16hEscolha o dia e a hora para fazer sua prova. Vários prêmios para os participantes. Vamos repetir o sucesso do ano passado.

Inscrição: até 12 de outubro

TERMAS DE RIO PRETO e TERMAS DOS LARANJAISViagem rodoviária de 5 diasSaída: 20 de outubro, segundaQuatro dias em dois complexos termais diferentes, com águas frias e quentes. Um novo roteiro para a região mais quente do Estado de São Paulo.

Lugares para 20 pessoas, apenas. Faça sua reserva o quanto antes.

CIRCUITO DAS FRUTAS E MÚSICA BARROCA19 de novembro, quarta Passeio de um diaEm Valinhos, visita monitorada a um sítio com produção de goiabas e delicioso café da manhã da roça.

Em Itatiba, passeio rural e cultural, almoço e música barroca na Fazenda Pereiras, com arquitetura preservada, onde a família de músicos, conta e canta a música barroca no interior da capela de Nossa Senhora dos Remédios. No fi m do passeio, feira de produtos orgânicos. Faça sua reserva e não fi que de fora.

VETERANOS

RÉVEILLON 2008/2009 Viagem rodoviária de 5 dias Saída: 29 de dezembro, segunda Penedo / Ilhas Tropicais / Fazenda Ponte Alta / Parque Águas Quentes Hospedagem no Hotel Bela Vista, em Volta Redonda, com grande ceia de Réveillon e música ao vivo. A agência organizadora é a mesma que encantou a todos no Réveillon passado, no Iate Príncipe III, em Joinville. Pagamento facilitado em até seis vezes, iniciando em outubro.

ENCONTRO DE NUMISMÁTICA E FILATELIA31 de outubro, sextaSala dos VeteranosNosso encontro acontece na última sexta-feira útil do mês. Venha tomar um cafezinho conosco e traga seus selos e moedas. Os colecionadores podem analisá-los.

AMAZON DREAM Visite a Sala dos Veteranos para se inteirar sobre a Amazon Dream e parta para a descoberta de uma das últimas regiões míticas do mundo.

Mais informação, sobre as atividades programadas para a Melhor Idade e demais associados, na Sala dos Veteranos, Sede Social, um lugar de confraternização. Tel.: 3598-9864.Atenção: as viagens e passeios são de inteira responsabilidade das empresas organizadoras.

pag_veteranos126.indd 59 9/22/08 7:54:37 PM

Page 60: Revista n°126  OUT 2008

SAÚDE

A pneumologista Iara Fiks falará sobre o tabagismo, uma doença crônica, e suas conseqüências para a saúde. Além disso, a médica vai tratar das novas abordagens para abandonar o cigarro.

Após a palestra será servido um coquetel. Inscrição: a partir de 1º de outubro,na Central de Atendimento.

TABAGISMO

PALESTRA

ATESTADO MÉDICO EM 2009Dando continuidade ao trabalho iniciado em janeiro, para atender à Lei Estadual 10.848 de 6/7/2001, a partir do início de 2009 será obrigatória a apresentação de atestado médico para todas as atividades supervisionadas: Alongamento e Relaxamento, Boxe, Capoeira, Condicionamento Físico, Corrida de Aventura, Ginástica de Academia, Localizada, Hidroginástica, Jiu-jítsu, Judô, Karatê, Natação Adulto, Squash (Aula e Vip), Tae Kwon Do, Tai Chi Chuan, Tênis (Gare e Vip), Yoga, Futebol, CAD, Natação Escolinha, Ballet, Escola de Esportes e Tênis, independente da faixa etária.

Sem a apresentação do atestado médico, não será possível efetuar a inscrição esportiva na Central de Atendimento.

Os atestados devem ser preenchidos pelo médico escolhido pelo associado – de preferência, cardiologista – em receituário que conste, nome, número do CRM, endereço do profi ssional e com validade de um ano. É preciso que seja mencionado, também, que o interessado está em condições clínicas e cardiológicas de praticar exercícios físicos. No caso de crianças, o atestado pode ser preenchido pelo pediatra.

No Pinheiros, há uma área exclusiva para a Fisioterapia, equipada com o que existe de mais moderno em eletroterapia, aparelhos de ultra-som e de ondas curtas, esteiras, bicicletas ergométricas e profi ssionais especializados no atendimento.

Para iniciar o tratamento, é preciso apresentar um pedido médico com diagnóstico, que pode ser emitido por um médico particular.

O atendimento com hora marcada custa R$ 50,00 por sessão. Na compra antecipada de 10 sessões, o associado paga R$ 45,00 por sessão.

O horário de atendimento da Fisioterapia foi ampliado. Agora, de segunda a sexta, o associado pode marcar consultas também no período da tarde. Confi ra o horário de atendimento e marque sua consulta pelo 3598-9775.

Manhã: Segunda a sexta, 8 às 12h e sábado, 9 às 13h.Tarde: Segunda, quarta e sexta, 13 às 21h; terça e quinta, 17 às 21h.

NOVO HORÁRIO DA FISIOTERAPIA

21 de outubro, terça | 20h30 | Sala de ConferênciasPalestrante: Iara Fiks

60 | SAÚDE

pag_saude126.indd 60 9/22/08 8:11:56 PM

Page 61: Revista n°126  OUT 2008

MOSTRA DE DANÇA

10 de outubro, sexta | 21h | Auditório do CCR

Dinâmico e divertido, o musical Vem Dançar traz os bailarinos do Cisne Negro Cia. de Dança para contar, cantando e dançando, a história da dança ao longo dos tempos. O espetáculo já passou por várias cidades do Brasil e foi visto por mais de 100 mil pessoas.

Resultado de mais de dois anos de trabalho, Vem Dançar surgiu da necessidade de refl etir sobre a história da dança. “Nosso objetivo é contribuir para que a dança cumpra seu papel artístico, didático e social no desenvolvimento da cultura do país”, explica Hulda Bittencourt, diretora artística da companhia. “Vem Dançar pode ser considerado como uma contribuição educacional e social da companhia para a sociedade.”

Tendo como mestre de cerimônias o Rei Sol, o espetáculo presta uma homenagem à contribuição histórica de todos os tipos de dança e faz citações das mais conhecidas obras de artistas consagrados como Isadora Duncan, Marta Graham, Maurice Bejárt, Merce Cunningham e outros. O recorte escolhido para o espetáculo foi a História da Dança Cênica Ocidental, do século XVI até os dias de hoje, partindo da dança clássica, passando por danças populares (frevo, samba, capoeira etc.) até chegar à atualidade com o funk, o rap e o hip-hop.

VEM DANÇAR – CISNE NEGRO

Associado: R$ 10,00 Convidado de associado: R$ 20,00 – acesso pela Rua Tucumã, 600, ou pelo estacionamento social, portando o convite do evento.

Convite na Central de Atendimento.

MOSTRA DE DANÇA | 61

pag_amostradanca_126.indd 61 9/23/08 6:27:03 PM

Page 62: Revista n°126  OUT 2008

16 de outubro, quinta | 15 às 19h Salão de Festas | Com CMM FASHION

AnimaçãoAltemar Dutra Júnior

Você irá se surpreender com as novidades e tendências da moda. Prepare-se!

A moda nunca esteve tão democrática quanto atual-mente. Ser fashion não é mais

privilégio de poucos e todos podem aproveitar o que de melhor a moda oferece, mas sem perder o seu estilo.

Com o objetivo de celebrar a evolução da moda e manter o pinheirense informado sobre as tendências, o Pinheiros Fashion 2008 será um evento imperdível para todas as idades.

A CMM FASHION, uma das produtoras de moda mais reconhecidas nesse mercado, realizará um grandioso desfi le, que irá desde a moda casual até a alta costura. Sofi sticação, qualidade e criatividade serão elementos presentes em todas as coleções apresentadas.

Outro destaque do evento será a apresentação do cantor Altemar Dutra Júnior. Filho de um dos maiores nomes da música romântica no Brasil, Dutra Junior venceu o Prêmio Sharp, como revelação do ano, logo no seu primeiro CD, Transparência. No seu mais recente trabalho, Canção do Nosso Amor, ele volta ao boleros, que fi zeram o sucesso de seu pai, entre eles, músicas conhecidas como Brigas e Sentimental Demais.

CARDÁPIO

Canapés

Canapés de caviar, de carpaccio e de kanikama no pepino japonêsCrisp com creme de gorgonzola e geléia

Mini vol-au-vent com cream cheese

Couvert Frios | Petit-fours | Pão de queijo | Minimisto e minisonho

Torradas e pães (francês, croissant e baguete)Ciabata com pasta de frango e peito de peruTortas de calabresa e de frango com catupiry

Patês de champignon, atum, gorgonzola e ervas fi nasManteiga, geléia e mel

SobremesaFrutas | Bolos Inglês e Floresta negra

BebidaCoquetel de frutas | Wine coolerSucos de laranja, uva e pêssego

Chás, café e chocolate

Venda a partir de 4 de outubro, na Central de Atendimento.

Associado: R$ 35,00Convidado de associado: R$ 45,00Acesso pela portaria principal ou estacionamento social, portando o convite do evento.

Apoio

62 | PINHEIROS FASHION

pinheirosfashion_126.indd 62 9/22/08 6:32:21 PM

Page 63: Revista n°126  OUT 2008

Ministrada por Malcolm Montgomery, a palestra tem o objetivo de falar ao jovem de forma clara e direta, sobre as carências, dúvidas e experiências vividas nesse período tão complexo.

Por meio de uma linguagem especial, a palestra traz a arte como expressão e pano de fundo para discutir a adolescência.

O fio condutor da palestra é a história dos Beatles, jovens que começaram a tocar quando ainda adolescentes e que nessa fase descobriram a vida, amores, talentos, escolheram uma carreira profissional e sofreram as conseqüências de escolhas certas e erradas, entre elas a descoberta das drogas e o reflexo disso em suas carreiras.

Criando um paralelo entre os Beatles e os jovens, a palestra-show Sexo, Drogas e Rock and roll trata da adolescência sem tabus, por meio das músicas que serão apresentadas pelo palestrante e sua banda. É uma linda mensagem tanto para o jovem que quer entender essa fase de transformações quanto para o pai ou educador que busca desenhar um caminho de belas referências.

Após a palestra, os participantes terão a oportunidade de debater o assunto com o palestrante. Associado: R$ 10,00

Convidado de associado: R$ 20,00

Venda a partir de 4 de outubro, na Central de Atendimento.

Acesso pela Rua Tucumã, 600, ou estacionamento social, portando o convite da palestra.

17 de outubro, sexta | 21h | Auditório do CCR

Palestra com Malcolm Montgomery, baseada na vida dos Beatles

PALESTRA | 63

palestra126.indd 63 9/22/08 6:35:12 PM

Page 64: Revista n°126  OUT 2008

JANTAR DANÇANTE

A Banda 4 Baquetas destaca-se pelo ecletismo e carisma e se preocupa com a qualidade e perfeição na execução dos arranjos e da vocalização. Presença constante no Avenida Club e em grandes eventos, a banda vem trilhando um caminho de sucesso, animando as pistas de dança.

11 de outubro, sábado | 21 às 2hRestaurante da Sede Social Animação: BANDA 4 BAQUETAS

Idade: a partir de 18 anos | Traje: passeio (proibido tênis) Buffet: encerramento às 24h

Associado: R$ 35,00 – apresentando a carteira socialConvidado de associado: R$ 50,00 – Acesso pela portaria principal, Rua Tucumã, 142, ou estacionamento social, portando o convite do evento.

Atenção- Mesas redondas com mínimo de 6 e máximo de 8 lugares e mesas quadradas para 2 e 4 pessoas- Venda exclusivamente na Central de Atendimento- Reserva de mesa, confi rmada mediante pagamento até 9 de outubro- Convite adquirido para o evento não é reembolsado- Freqüentadores habituais e cadastrados recebem carta-convite para comemorar o aniversário com os amigos. Preencha o ingresso, com nome e matrícula, para que seja efetuado o cadastro.

BAZAR DE NATAL20, 21, 22 e 23 de novembroQuinta, sexta, sábado, 10 às 20h Domingo, 10 às 17h | Salão de Festas

Exclusivo para associados. Confi ra as datas e venha expor seus produtos.

Inscrição• Central de Atendimento, de 6 a 20 de outubro.• Pessoal e intransferível, mediante pagamento da taxa de R$ 160,00, válida para os quatro dias de evento, com aceitação dos termos constantes no regulamento. Direito a duas mesas de aproximadamente 80 x 80 cm cada. Caso o associado tenha interesse em mais uma mesa, exceto nas laterais do salão, pagará mais R$ 40,00.• Exclusivamente para associados que desejam participar com estande no Bazar. A presença é obrigatória durante todo o evento.• Será permitida apenas uma inscrição por associado, em uma única especialidade.

Categorias: Jóias • Bolsas • Decoração • Artesanato • Bijuterias • Calçados • Cosméticos/Perfumaria • Utensílios Domésticos •

Alimentação interna • Alimentação externaConheça o regulamento completo no site www.ecp.org.br ou na Central de Atendimento.

Apoio

64 | JANTAR DANÇANTE - BAZAR DE NATAL

pag_jantardancante_bazar126.indd64 64 9/22/08 7:18:08 PM

Page 65: Revista n°126  OUT 2008

Nessa comédia dramática, duas personalidades verídicas, que viveram na São Paulo do começo do século XX, se encontram no Hotel e Rotisserie Sportsman: Eleonora Duse, grande atriz italiana, alcunhada de “a divina entre as divinas”, e o exibidor de cinematógrafos Francisco Serrador que, a partir do sucesso de sua temporada no Teatro Sant’Anna, inicia sua carreira de grande exibidor e idealizador da Cinelândia, no Rio de Janeiro.

O tema principal da conversa entre esses dois fascinantes personagens gira em torno da eterna discussão dos limites que separam arte e diversão, polarizados pelo teatro e o cinema.

26 de outubro, domingo | 19h Novo Hotel JaraguáSaída do Clube: 17h45

Convite: R$ 40,00 / Associados acima de 60 anos: R$ 30,00 Reserva mediante pagamento (cheque ou dinheiro) no Departamento Cultural até 17 de outubro.

O MÉDICO À FORÇADireção: Silnei Siqueira | Texto: Molière Elenco: Núcleo de Teatro do ECP Dias 6, 7, 8, 9, 13, 14, 15 e 16 de novembro

Quinta, sexta e sábado, 21h | Domingo, 19hAuditório do CCR

Do controverso autor francês Jean-Baptiste Poquelin, o Molière, o divertido espetáculo gira em torno de um falso médico que, depois de ser obrigado a assumir a função, acaba fi cando verdadeiramente satisfeito com o novo estatuto profi ssional. São hilariantes as reações da suposta doente, familiares e amigos, que depositam sua confi ança e maiores esperanças no médico à força.

Não perca esta produção do Núcleo de Teatro do Clube.Entrada francaNão é necessária a apresentação de convite. A entrada está sujeita à lotação do CCR.

O ECLIPSEDireção: Jô Soares | Texto: Jandira MartiniElenco: Jandira Martini, Roney Facchini e Maurício Guilherme

PINHEIROS LEVA VOCÊ AO TEATRO

TEATRO ECP

PINHEIROS LEVA VOCÊ AO TEATRO - TEATRO ECP | 65

pag_teatro126.indd 65 9/22/08 7:21:47 PM

Page 66: Revista n°126  OUT 2008

24 de outubro, sexta | 21h | Teatro do CCR

Com roteiro, direção musical e regência de Murilo Alvarenga, mais um pedaço da história do jazz americano será apresentado no Pinheiros, no Pocket-show Big Band – A era do swing. A idéia é contar o surgimento das grandes orquestras, as famosas Big Bands, com 5 saxofones, 4 trompetes, 4 trombones, além

BIG BAND - A ERA DO SWINGPocket-show de Murilo Alvarenga com a Orquestra Pinheiros-ACESC

da seção rítmica, com piano, baixo, bateria, guitarra e mais 3 teclados fazendo sons diferentes.

O espetáculo terá cerca de 1h30, com a Orquestra Pinheiros completa e a participação de cantores convidados, que vão produzir uma explosão de sons que caracterizaram uma época vibrante, de sons e signifi cados. A era do swing é o tempo da criação musical solta, voltada apenas para a diversão, bem no período entre duas guerras mundiais, depressão econômica e a posterior evolução da vitória, com a valorização das mulheres e a enorme infl uência da cultura negra, que mudou o entendimento e o desenvolvimento do século XX.

Não perca o show e faça uma viagem pela história da música.

Entrada francaNão é necessária a apresentação de convite. A entrada está sujeita à lotação do CCR.

BIG BAND - A ERA DO SWINGPocket-show de Murilo Alvarenga com a Orquestra Pinheiros-ACESC

24 de outubro, sexta | 20hRestaurante da Sede Social

Não há como agradecer toda a fi delidade e dedicação dos associados Veteranos do Pinheiros. São pessoas que, com mais de 30 anos de Clube, contribuíram para a construção da história pinheirense, sempre presentes nos momentos importantes e colaborando para o seu sucesso.

JANTAR DOS VETERANOSEmbora seja difícil demonstrar todo o carinho que o Pinheiros tem com esse público, o Jantar dos Veteranos tornou-se uma forma de homenageá-los, com uma noite especial e agradável. Participe dessa importante comemoração!

Animação: Banda Ed Costa

Idade mínima: 18 anos • Traje: passeio Serviço de buffet • Mesas redondas com 10 lugares

CONVITEDe 6 a 11 de outubro: gratuito para novos VeteranosA partir de 13 de outubro • Veteranos: R$ 40,00• Acompanhante (associado, cônjuge ou convidado): R$ 55,00

Convidado: acesso pela portaria principal, Rua Tucumã, 142 ou pelo estacionamento social, portando o convite do evento.

Apoio

66 | POCKET SHOW - JANTAR DOS VETERANOS

pag_pocketshow126.indd 66 9/22/08 8:09:50 PM

Page 67: Revista n°126  OUT 2008

Uma noite e dois dias de muita festa, cerveja e alegria!

7, 8, e 9 de novembro, sexta, sábado e domingo

Realizadas no mundo todo, as festas alemãs são contagiantes. No Pinheiros, não é diferente. A comemoração tornou-se tão tradicional, que completará 51 anos de existência, com um histórico de animação. Muitas gerações de pinheirenses já passaram pela Festa da Cerveja e muitas ainda irão conhecer.

Pensando em trazer grandes novidades ao associado, sem deixar de lado as tradições, o Pinheiros preparou uma festa ainda maior, para agradar a todos os gostos e idades. A 51 ª Festa da Cerveja será uma verdadeira homenagem à cultura alemã, com delícias gastronômicas, músicas, danças típicas e tudo de melhor das grandes festas alemãs.

Prepare seu caneco, traga sua família e convide seus amigos.

BAILE DA CERVEJAPara aqueles que sentem saudade, o tradicional baile está de volta

7 de novembro, sexta-feira, 21h | Salão de Festas

A primeira noite da Festa da Cerveja será muito especial, com um delicioso cardápio, música típica e show dançante com uma banda vinda diretamente de Blumenau.

Associado: R$ 60,00 | Convidado: R$ 85,00

Apoio

DIAS DE FESTA

8 de novembro, sábado, 11 às 0h9 de novembro, domingo, 11 às 20h Pátio externo do Salão de Festas

Atrações imperdíveis para toda a família:

- Estandes de comidas e bebidas típicas, com o melhor da gastronomia alemã, sem falar do delicioso chopp e cervejas estrangeiras - desfile e apresentação de grupos folclóricos- atrações musicais - espaço kids e muito mais

Associado: ENTRADA FRANCA

Convidado a partir de 6 anos: R$ 25,00

Venda, a partir de 11 de outubro, na Central de Atendimento.

Sem direito à consumação.

FESTA DA CERVEJA | 67

pag_festa_cerveja.indd 67 23/09/2008 18:01:00

Page 68: Revista n°126  OUT 2008

Prof. Jorge André SallesQuarta | Viveiro de Plantas1ª turma: 8h30 às 10h302ª turma: 14h30 às 16h30Duração: 8 semanasPreço: R$ 300,00 (2 parcelas de R$ 150,00) Mínimo de 6 alunos por turma (Se não atingir esse número, a turma será cancelada)Mais informação: 3598-9710Início: 1º de outubro

CURSO DE PAISAGISMO E JARDINAGEM

VINHOS, CHAMPAGNES E ESPUMANTESEnoteca In Vino Amici

Abordagem dos métodos de vinificação, estilos pelo mundo, harmonização e degustação de vinhos tinto, rosé e branco, além de champagne e espumante e suas diferenças. Ótima oportunidade para organizar festas de fim de ano.Duração: 4 semanasQuinta, 20 às 22hSala B do Espaço AdministrativoPreço: R$ 450,00 (2 parcelas de R$ 225,00)Início 6 de novembro - Vagas limitadasInscrição: 1º a 25 de outubro

CURSOS

O MUNDO SUTIL DA LEITURA

Profª Ana GonzalezInteressados, ligar para 3598-9710.Melhore a qualidade de sua leitura. Tanto na vida profissional como na pessoal, é importante conhecer as estratégias que nos levam a tirar o máximo proveito dos textos e desenvolver habilidades para distinguir características de textos literários e publicitários.

Ballet Clássico e Movimento ContemporâneoTel.: 3598-9854Segunda e quarta ou terça e quinta8 às 11h30 e 14h30 às 21h15Sala 1 do Ballet, 5º andar do Centro Desportivo

Matrículas 2009Sala 1 de Ballet – 5º andar do Centro Desportivo / Telefone: 3598-9854No ato da matrícula, é obrigatória a entrega de atestado médico, certificando que a associada está apta a fazer exercícios físicos. Sem ele, não será feita a inscrição.

DANÇAS

Monotipia é um procedimento da pintura a óleo sobre placa de vidro ou acrílico, impresso no papel.Quinta, 14h30 às 17h30Sala B do Espaço AdministrativoDuração: 4 semanasPreço: R$ 130,00 Vagas limitadas. Retire a lista de material no ato da inscrição, de 1º a 25 de outubro. Início: 6 de novembro

A ARTE SOBRE O PAPEL MONOTIPIA

Alunas que já freqüentam o curso3 a 7 de novembro8h30 às 11h30 e 14h30 às 18hAtenção: alunas que não se matricularem no prazo, liberam vagas para as alunas novas.Alunas novas10 a 14 de novembro8h30 às 11h30 e 14h30 às 18h

Tango e FlamencoPassodoble e MilongaProfª Bina RosselTels.: 3057-3444 | 7400-8025Segunda: 19h30 às 21h30Sala B do Espaço Administrativo

Dança de SalãoProf. Marco Antônio GomesTels.: 3085-2831 / 9540-3721Quarta20h30 às 22hSala A do Espaço Administrativo

Dança de SalãoMadame Poças LeitãoProfª Silvia Poças LeitãoProf. Eduardo Poças LeitãoTels.: 5182-0263 | 5181-5771TerçaIntermediário III: 20 às 21h30Intermediário II: 21h30 às 23hQuintaPrincipiante: 20 às 21h30Intermediário I: 21h30 às 23hRestaurante da Sede Social

SapateadoProfª Kika SampaioTel.: 9637-1297Segunda e quarta7 a 11 anos: 10 às 11h e 16 às 17h12 a 17 anos: 17 às 18hA partir de 18 anos: 18 às 19hSala B do Espaço Administrativo

68 | CURSOS

pag_cursos126.indd 68 9/23/08 6:29:40 PM

Page 69: Revista n°126  OUT 2008

Tricô, Crochê e TapeçariaProfª Elisabet Nunes AlonsoTel.: 9239-3099Quinta: 13 às 16h30 | Restaurante do CCRTraga seu material Pingouin

CURSO GRATUITOInfantilProf. Edson Gon | Tel.: 9862-3731Sábado: 10 às 12h | Idade: 7 a 13 anos Auditório do CCR

JuvenilProf. Renato MusaSábado: 12 às 14h | Idade: 14 a 17 anosAuditório do CCR

TEATRO

Francês e Francês EspecialProfª. Huguette Schulze Blanck Tel.: 3743-0611Segunda e quartaPré-intermediário I | 9h10 às 10hTerça e quinta | 9h10 às 19hSala A do 3º andar do Centro Desportivo

English for PleasureProfª Odila A. MoraesTel.: 3865-6974Terça: 8 às 9h30 e 9h30 às 11hSala de Conferências Terça: 14h30 às 16h e 16 às 17h30Sala B do 3º andar - Centro DesportivoQuinta: 14h30 às 16hSala B do 3º andar - Centro Desportivo

ItalianoProfª Emanuela Maria GuidorizziSegunda | Básico: 10 às 11h30 Avançado: 14 às 15h30Terça | Básico: 18 às 19h30Avançado: 19h30 às 21hQuartaBásico: 10h30 às 12h | 14 às 15h30Sala B do 3º andar - Centro Desportivo

IDIOMAS

Teclado e PianoProfª Vivian Aguiar HespanholTels.: 4614-1461 / 9999-7560Quarta: 11 às 12h e 13 às 19h45Piano’s Bar

ViolãoProf. Roberto ToledoTels.: 3831-2812 / 9407-1446 Quinta: 10 às 12h e 14 às 18hSexta: 17 às 20hSala 2 do prédio do CCR(atrás do palco)

BateriaProf. Orlando Godoy Terça: 9 às 13h e 14 às 21hSala 2 do prédio do CCR

MÚSICA

PARTICIPE DO GRUPO DE TEATRO ECP

Se você gosta de atuar e quer mostrar seus talentos artísticos, faça parte do grupo de Teatro do Clube. Para conhecer e participar, compareça, segunda, a partir das 20h, à Sala 1, atrás do palco do Auditório do CCR.

HORÁRIOS SEGUNDA E QUARTA TERÇA E QUINTA

9 às 10h30 Internet I - Básico Word 2007 - Intermediário

10h45 às12h15 Reforço de Word Internet II - Segurança

13h30 às 15h Excel 2007 - Básico Reforço de Word

15h15 às 16h45 Word 2007 - Intermediário Reforço de Word

17 às 18h30 Word 2007 - Intermediário Word 2007 - Intermediário

19 às 20h30 Power Point 2007 Internet II - Segurança

CURSOS PRÉ-REQUISITOS

Excel 2007 - Básico Word Básico

Word 2007Intermediário

Word Intermediário (versões 2000/2002/2003) ou Word 2007 - Básico

Reforço de Word Word 2007 - Intermediário

Internet I - Básico Word Básico

Power Point 2007 Word 2007 – Intermediário

Internet II - Segurança Internet I - Básico

INFORMÁTICA PARA VETERANOS1º de outubro a 27 de novembroInscrição: na Central de AtendimentoCurso: 25 horas / 17 aulas

Atenção, veja os pré-requisitos, pois não haverá devolução das taxas pagas. Pré-requisitos

AquarelaProfª Silvia FairbanksTels.: 3168-0939 / 8427-8609Terça: 14 às 16h30 Uma maneira prática de desenvolver criatividade e visão artística. Não é necessário ter experiência anterior. Participe de uma aula gratuita.Sala de Conferências

Desenho e PinturaProfª Maria Alice de Paula SouzaTels.: 3743-4796 / 9133-0904Terça ou sexta: 8h30 às 11h30Carteado

ARTE

CURSOS | 69

pag_cursos126.indd 69 9/23/08 6:29:52 PM

Page 70: Revista n°126  OUT 2008

Livros novos - A relação dos livros incorporados ao acervo da Biblioteca está no site do Clube e no quadro de avisos da Biblioteca. Quick drop (devolução expressa): Portaria Principal e Sala de Segurança (24 horas). Informação pelo telefone 3598-9861. Atendimento: Terça a sexta, 9 às 19h; sábado, 9 às 18h | Domingo, 9 às 17h; feriado, 9 às 13h. Doação de DVD: A Biblioteca recebe doações de DVDs. Não são aceitos: fitas VHS, DVDs piratas, pornográficos, arquivos particulares e CDs.

BIBLIOTECA

Sylvio Renan Monteiro de BarrosTer um bebê é um dos motivos de maior alegria para um casal. E seria só felicidade se não fosse a realidade: choros, cólicas, noites de insônia, medo de estar fazendo tudo errado. Depois de mais de 30 anos de experiência em consultório, o pediatra – e associado do Pinheiros – esclarece, neste livro, as principais dúvidas de pais de primeira ou mais viagens.

Seu Bebê em Perguntas e RespostasDo nascimento aos 12 meses

O clã de Rhett Butler

Guia do pão-duro

Donald McCaigO romance traz detalhes da vida de Rhett Butler, personagem de E o vento levou – um dos maiores clássicos do cinema –, desde a infância, passando por seu encontro com Scarlett O’Hara, até o que aconteceu depois da história contada no filme.

Gustavo NagibCom bom-humor, o jornalista, considerado o maior pão-duro do Brasil, dá valiosas dicas para economizar em qualquer situação: em casa, no restaurante, com a namorada, nas datas comemorativas. Para o autor, “se fechar as duas mãos nos deixa antipáticos, abrir as duas nos faz reféns dos juros”, por isso, ele explica como fechar uma das mãos para poder abrir a outra.

Cartas à mãe

Ingrid BetancourtSeqüestrada por membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em fevereiro de 2002, a então candidata à presidência do país, Ingrid Betancourt, passou anos como prisioneira. O livro traz duas cartas: de Ingrid para sua mãe e a resposta de Mélanie, filha de Ingrid, que ajudam a compreender o conflito naquele país e os fortes laços de amor que envolvem mães e filhos.

JARDIM DE INFÂNCIAProjetos do 2º semestre

EDucAção AmbiEntAL – Em parceria com a Diretoria de Serviços Gerais, os alunos do Jardim de Infância participam de atividades no viveiro do Clube. Sob orientação do agrônomo e das professoras, as atividades complementam os projetos desenvolvidos em sala de aula. São abordados temas de educação ambiental, além da parte prática com o plantio de mudas que serão replantadas no Clube. A idéia é que as crianças participem da campanha de cuidados com os jardins, conscientizando o associado da necessidade de cuidar do ambiente comum.

não Ao DEsPErDício – O varal da escolinha, em que as famílias colocam e retiram uniformes de acordo com a necessidade e possibilidade, está definitivamente em funcionamento, sem ter efeito de troca. O uso de copos descartáveis para beber água também foi definitivamente extinguido, com a colocação dos bebedouros, no ano passado. Ações de economia de água, de energia, papel e outros materiais também continuam, incluindo campanhas em que as crianças espalham cartazes pela escola pedindo a colaboração de todos.

somos toDos Amigos – Muitos projetos são realizados nos grupos, de acordo com as possibilidades de cada faixa etária, com o objetivo de levar as crianças a compreender que ser amigo é ter atos de generosidade independente de recompensas. Como ensina Humberto Maturana: “A generosidade – o amor – é o fundamento de toda a socialização porque abre espaço para o outro ser aceito como ele é. E, a partir daí, podermos desfrutar sua companhia na criação do mundo comum, que é o social”.

70 | BIBLIOTECA - JARDIM DE INFÂNCIA

pag_biblioteca126.indd 70 23/09/2008 17:59:41

Page 71: Revista n°126  OUT 2008

*Os novos associados são adquirentes de títulos de pessoas que se retiraram do Clube ou passaram à categoria de Veteranos.

Adriano Alberto Paolo GuidottiAlexandre Barbosa Almeida PintoAlfredo Arruda Pereira FilhoAna Carolina Ururahy Arruda NascimentoAndrea PaganoAniz Miguel CuryAntonio Augusto Vieira GouveiaArmando Conde NetoBianca Bournovalis MitidieriCélia Marisa Pereira ScattoneCelina Aparecida Peçanha NoviCláudia Andreotti Alcoba CarnevaliCláudia Maria Scavroni FoguelConsuelo Gonçalves Souza CastroDiego Gallucci NaufalEliana Barros GalhardoElisa Viola BertonciniFernando Henrique Eduardo GuarnieriFernando Schweitzer FioreFlávia Leonel Toledo PizaFlaviano GalhardoGabriel Barjas RibeiroGeorgia Corsi SudanoGeorgia Vaccari Borrelli

Gisela PougyGlaucia Cristina Carraro CamposHamilton Dias SouzaHelena Augusta Afonso StorrerHumberto Vignatti Assis SilvaJoão Antônio Martinez GuarnieriJoão Marcello Barros Gomes PintoJoão Marcos Purchio AredeJoão Meirelles OharaJoão Mendes OliveiraJúlia Abrão GiacummoJuliana Solano Pereira SilveiraJúlio Rezende GrabenwegerLaura Barros Marinho AnitablianLaura Regina Capelari NaxaraLaura Renata Cristina Pereira ScattoneLeonardo BurunzuzianLoraine Patricia BurgardLuciana Kastrup Nunes RosaLúcio Antônio Martins RodriguesLuiza BrennerManoela Raccioppi EstevesMarcelo Castro Jorge RacyMarcelo Maris Sales

Márcia Rocha Pacheco PessoaMaria Cecchi MariuttiMaria Lourdes SchveitzerMaria Paula Zanardi Chicarino RosaMariana Ueno Pimenta Katsuno FerreiraMartim Afonso Coser Moraes CamargoMirela Marino MargoniNilza Maria Andrade SmithPatricia Dias Fairbanks SáPeter Vaz FonsecaRafael Marinho AnitablianRaquel Paganini Louzeiro TiagoRenato Maluf AugeRoberta Aidar Kennedy LundRoberto Baumgart Magalhães NovaesRoberto Maluf AugeRodrigo Silveira RacyThiago Marinho AnitablianThiago Taliberti SantolimVictor Souza RosaVinícius Carbone Duarte AraújoVitoria Schweitzer FioreViviane MatoneWalter Mendes Oliveira Filho

NOVOS ASSOCIADOS Mais integrantes da família Pinheiros comemoram seus 109 anos de existência

NOVOS ASSOCIADOS | 71

pag_novos_associados.indd 71 9/23/08 6:34:08 PM

Page 72: Revista n°126  OUT 2008

1) POSIÇÃO PATRIMONIAL E FINANCEIRA EM 31 dE AgOSTO dE 2008Saúde financeira (Liquidez)O Índice de Liquidez Corrente em 31/08/2008 é de 2,23, tendo como maior influência os saldos dos Fundos, conforme demonstrado abaixo, assim como, pelas receitas antecipadas de anuidades de 2008 cujo valor é de R$ 6.043.404.

Para cada R$ 1.000 a ser pago no curto prazo, em agosto/08, há R$ 2.230, contra R$ 2.830 em agosto/07. Em curto prazo, os compromissos são de R$ 16.940.204 e nossos direitos são de R$ 37.817.913. A diferença POSITIVA é de R$ 20.877.709.

Fundo especial (investimento)

Saldo 31/12/2007 R$ 12.008.271

Movimento 2008 R$ 211.552

Saldo em 31/08/08 R$ 12.219.823

Fundo REFIS II

Saldo 31/12/2007 R$ 9.106.008

Provisão 2008 R$ 3.022.925

Pagamento 2008 R$ 3.435.101

Saldo em 31/08/08 R$ 8.693.832

Fundo de emergência

Saldo 31/12/07 R$ 2.248.028

Receita Financeira 2008 R$ 137.214

Utilização/Baixas de 2008 R$ 0

Saldo em 31/08/08 R$ 2.385.242

Análise da Posição Financeira em 31/08/2008

A.Saldo do fundo de investimento R$ 12.219.823

B.Saldo do fundo de emergência R$ 2.385.242

C.Saldo do fundo REFIS II R$ 8.693.832

D.Lei de Incentivo ao Esporte R$ 3.926.215

E.Fundo para IPTU R$ 321.896

F.Soma saldo dos fundos: A + B + C + D + E R$ 27.547.008

G.Disponibilidade total

Caixas e bancos

Aplicações financeiras totais

Total disponibilidades

R$ 1.293.469

R$ 32.293.020

R$ 33.586.489

H.Disponibilidade líquida: G - F R$ 6.039.481

I.Posição Adiantamento de Sócios R$ 6.043.404

J.Resultado de Caixa: H - I R$ (3.923)

K.Saldo de Caixa em 31/12/07 R$ 729.887

L.Resultado de caixa do exercício de 2008: J - K R$ (733.810)

Fundo IPTU

Saldo 31/12/07 R$ 152.815

Provisão 2008 R$ 169.081

Pagamento 2008 0

Saldo em 31/08/08 R$ 321.896

31/12/2007 31/8/2008 Diferença

a) Inadimplência total R$ 1.117.458 1.022.880 94.578

b) Caixas e bancos R$ 729.887 1.293.469 563.582

c) Aplicações R$ 28.731.438 32.293.020 3.561.582

d) Índice de liquidez corrente (direitos/dívidas) (*) 1,95 2,23 0,28

4) PRINCIPAIS INdICAdORES

São Paulo, 15 de setembro de 2008Roberto Gasparini - Diretor Financeiro

POSIÇÃO PATRIMONIAL E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA dE AgOSTO dE 2008

3) dÉFICIT dE CAIXA PARA COBRIR dESPESAS CORRENTES dO EXERCÍCIO

Exercício Exercício Exercício Exercício

31/12/2005 31/12/2006 31/12/2007 31/8/2008

a) Utilização de adiantamento de sócios 0 0 0 0

b) Crédito rotativo em conta bancária 0 0 0 0

c) Utilização do fundo de emergência 452.392 (452.392) 0 0

d) Déficit de caixa exercício 452.392 (452.392) 0 0

2) EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA EM 31/08/08, CONFORME RESOLUÇÃO 24/2002

Receita-real Despesa-real Resultado

Realizado Previsto Variação

(1) (2) (3)=(1)-(2) (4) 5=(3)-(4) (5)/(1)

Custeio R$ 59.475.568 54.713.261 4.762.307 4.585.981 176.326 0,30%

Restaurantes R$ 8.783.873 8.627.552 156.321 (158.209) 314.530 3,58%

Saldo Orçamento Corrente R$ 68.259.441 63.340.813 4.918.628 4.427.772 490.856 0,72%

Investimentos R$ 3.878.304 3.666.752 211.552 (5.277.163) 5.488.715 141,52%

Total R$ 72.137.745 67.007.565 5.130.180 (849.391) 5.979.571 8,29%

Lei de Incentivo ao Esporte R$ 4.296.105 369.890 3.926.215 0 3.926.215 91,39%

(*) Indices ajustados conforme determinação judicial (Liminar), quanto ao processo de consolidação do PAES/REFIS II: de R$ 1.680.231, em 31/12/2006, para R$ 4.947.186, em 31/12/2007.

72 | DIRETORIA EXECUTIVA

pag_financeiro126.indd 72 22/9/2008 20:54:15

Page 73: Revista n°126  OUT 2008

BALANÇO PATRIMONIALEM 31 AgOSTO dE 2008 E dE 2007

(VALORES EXPRESSOS EM REAIS)

ATIVO ago/2008 ago/2007

CIRCULANTE 37.817.913 35.573.774

Disponível 33.586.489 31.247.659

* Caixa e bancos 1.293.469 527.612

* Aplicações financeiras 29.907.778 28.534.892

* Aplicações financeiras reserva fundo de emergência 2.385.242 2.185.155

REALIZÁVEL A CURTO PRAZO 4.231.424 4.326.115

* Contribuições sociais, taxas e editais a receber 2.269.077 2.679.393

* Outras contas a receber 1.173.816 744.788

* Estoque dos almoxarifados 477.052 507.219

* Estoque de lanchonetes e restaurantes 176.231 240.860

* Despesas do exercício seguinte 135.248 153.855

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO 71.721.870 64.172.585

* INSS - Patronal depósitos judiciais 68.879.046 63.186.157

* PIS - Depósito judicial 981.013 615.752

* REFIS - Depósito judicial 1.465.253

* Depósitos recursais/judiciais 396.558 370.676

PERMANENTE 272.514.016 267.489.189

* Imobilizado 272.514.016 267.489.189

TOTAL DO ATIVO 382.053.799 367.235.548

PASSIVO ago/2008 ago/2007

CIRCULANTE 16.940.204 12.558.825

* Fornecedores 1.529.092 1.150.834

* Pessoal e encargos a pagar, inclusive provisões 5.906.463 5.461.268

* Provisões para contigências trabalhistas 793.377 0

* Adiantamentos de sócios 5.018.421 4.247.866

* Provisão INSS - REFIS 1.658.001 564.439

* Lei de Incentivo ao Esporte 1.024.983

* Contas a pagar 1.009.867 1.134.418

EXIGÍVEL A LONGO PRAZO 135.682.003 129.555.581

* Provisão INSS patronal 68.879.046 63.186.157

* Provisão INSS - REFIS 62.592.892 63.066.041

* Provisão de IPTU 406.440 152.815

* Provisão do PIS 3.803.625 3.150.568

PATRIMÔNIO LÍQUIDO 229.431.592 225.121.142

* Superávit no exercício 5.157.445 5.456.029

* Resultado acumulado do exercício anterior (16.494.628) (20.903.575)

* Reserva avaliação ativo imobilizado 238.383.533 238.383.533

* Reserva para fundo de emergência 2.385.242 2.185.155

TOTAL DO PASSIVO 382.053.799 367.235.548

ROBERTO GASPARINI - DIRETOR FINANCEIRO / JOSÉ ALBERTO PIRES SILVA - CT CRC 1SP 128.338/O-3

B - ANÁLISE DA LIQUIDEZ CORRENTE (2008 - 2007)(Ativo circulante / Passivo circulante)

1 - Em agosto de 2008

Liquidez corrente igual a:

R$ 37.817.913 ÷ R$ 16.940.204 = 2,23

Para cada R$ 1.000,00 de obrigações a pagar no curto prazo, dispomos de R$2.230,00

(situação boa). (*)

2 - Em agosto de 2007

Liquidez corrente igual a:

R$ 35.573.774 ÷ R$ 12.558.825 = 2,83

Para cada R$ 1.000,00 de obrigações a pagar no curto prazo, dispúnhamos de R$ 2.830,00

(situação boa).

(*) Índices ajustados conforme determinação judicial (Liminar), quanto ao processo de consolidação do PAES/REFIS II: de R$ 1.680.231, em 31/12/2006, para R$ 4.947.186, em 31/12/2007.

A - DISPONIBILIDADE DO CLUBE (2008-2007)

1 - Em agosto de 2008

1.1 - Aplicações financeiras

1.1.1 - Fundo especial (de investimentos)

1.1.2 - Fundo de Emergência

1.1.3 - Fundo REFIS II

1.1.4 - Fundo IPTU

1.1.5 - Outras aplicações financeiras

1.1.6 - Lei de Incentivo ao Esporte

Sub-total aplicações

1.2 - Caixa e bancos

Total da disponibilidade em 31/08/2008

2 - Em agosto de 2007

2.1 - Aplicações financeiras

2.1.1 - Fundo especial (de investimentos)

2.1.2 - Fundo de Emergência

2.1.3 - Fundo REFIS II

2.1.4 - Fundo IPTU

2.1.5 - Outras aplicações financeiras

Sub-total aplicações

2.2 - Caixa e bancos

Total da disponibilidade em 31/08/2007

R$ 12.219.823

R$ 2.385.242

R$ 8.693.832

R$ 321.896

R$ 4.746.012

R$ 3.926.215

R$ 32.293.020

R$ 1.293.469

R$ 33.586.489

R$ 13.124.066

R$ 2.197.092

R$ 9.045.966

R$ 152.815

R$ 6.200.108

R$ 30.720.047

R$ 527.612

R$ 31.247.659

DIRETORIA EXECUTIVA | 73

pag_financeiro126.indd 73 22/9/2008 20:54:15

Page 74: Revista n°126  OUT 2008

AFV Consultoria e Projetos Ltda. - CNPJ 01.127.238/0001-45 Consultoria e assessoria na utilização de recursos incentivados obtidos pelo Programa de Formação Desportiva para Atletas não-profissionais - R$ 204.720,00 - 1º/7/2008 a 30/6/2009.

A-M.V.A Comercial Elétrica Ltda. - CNPJ 04.067.339/0001-66 Assessoria de engenharia elétrica - valor conforme nº de horas 1º/7 a 31/12/2008.

André Grespan - CPF 163.587.288-06 – Médico-Veterinário R$ 21.600,00 - 1º/7/2008 a 30/6/2009.

Artesana Divisórias e Forros Ltda. - CNPJ 55.010.060/0001-87 Fornecimento e instalação de 60 m2 de divisórias e quatro portas no Conselho Fiscal - R$ 6.265,00 - 26/6 a 10/7/2008.

Artesana Divisórias e Forros Ltda. - CNPJ 55.010.060/0001-87 - Fornecimento e instalação de forro no Conselho Fiscal R$ 1.389,80 - 21/7 a 20/8/2008.

Banco do Brasil S/A - CNPJ 00.000.000/0001-91 - Abertura de conta nº 5.522-0, referente ao Programa de Formação Desportiva para Atletas não-profissionais - valor por tabela indeterminado.

Banco do Brasil S/A - CNPJ 00.000.000/0001-91 - Abertura de conta nº 5.489-5, referente ao Programa de Formação Desportiva para Atletas não-profissionais - valor por tabela indeterminado.

Bem Emergências Médicas Ltda. - CNPJ 02.970.430/0001-61 Assistência hospitalar em emergências médicas - valor conforme serviços - 25/6/2008 a 30/6/2009.

Bras Vidros Comercial Brasileira de Vidros Ltda. - CNPJ 48.762.074/0001-91 - Espelhos para banheiro do solário da Lanchonete das Piscinas Externas - R$ 797,76 - 12/8/2008.

Calhas Douro Indústria e Comércio Ltda. EPP - CNPJ 01.970.320/0001-37 - Instalação de 38 metros de pingadeira simples na Lanchonete das Piscinas Externas- R$ 1.100,00 7/7 a 31/7/2008.

Câmera Sutra Produções Artísticas e Cinematográficas S/C Ltda. CNPJ 03.853.418/0001-30 - Divulgação de eventos por nove promotoras - R$ 1.650,00 - 2, 3, 9 e 10/8/2008.

Coppio Engenharia e Comércio Ltda. - CNPJ 57.692.410/0001-68 - Desenvolvimento de projetos arquitetônicos - R$ 22.157,00 17/4 a 27/6/2008.

Coxport Engenharia e Comércio Ltda. - CNPJ 44.558.591/0001-92 - Reforma das quadras 17 e 18 de Tênis - R$ 11.500,00 - 4 a 18/8/2008.

Di Giacomo Martini Engenharia e Edificações Ltda. - CNPJ 04.816.208/0001-34 - Material e mão-de-obra para reforma da cozinha do Ponto de Encontro - R$ 83.000,00 - 10/7 a 30/9/2008.

Digilab Apoio Tecnológico e Comércio de Instrumentação Analítica Ltda EPP - CNPJ 07.583.284/0001-35 - Coleta e análise físico/química nas águas dos bebedouros, reservatórios e caixas d’águas - valor conforme coletas - 25/6/2008 a 25/6/2009.

Dumond Coberturas Comércio Ltda. ME - CNPJ 06.026.441/0001-49 - Material e mão-de-obra para execução de cobertura na Vila da Manutenção - R$ 6.160,00 - 6/8 a 5/9/2008.

Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S/A - CNPJ 61.695.227/0001-93 - Mudança de tensão de fornecimento de 1.700 a 1.800 kW - valor conforme prestação do serviço indeterminado.

Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S/A - CNPJ 61.695.227/0001-93 - Acréscimo de demanda e custos da obra da rede - R$ 107.912,05 - 30/1 a 30/6/2008.

E.S. Pereira ME - CNPJ 09.074.541/0001-39 - Aditamento nº 1 - Acréscimo de 40 m2 no fornecimento e instalação de revestimento Fulget Granilha no solário da Lanchonete das Piscinas Externas - R$ 1.600,00 - 18/7 a 22/8/2008.

E.S. Pereira ME - CNPJ 09.074.541/0001-39 - Fornecimento e aplicação de 99 m² de piso granilite para o Centro Pró-Memória R$ 6.930,00 - 21/7 a 15/8/2008.

Fitcor Aptidão Física e Saúde Ltda. - CNPJ 00.832.641/0001-02 Gerenciamento do Programa de Formação Desportiva para Atletas não-profissionais - R$ 29.321,58 - 24/6 a 24/9/2008.

Fleury Hospital Dia S/A - CNPJ 06.758.888/0001-02 Serviços médico-hospitalares - valor conforme serviços indeterminado.

Fórmula Box Comércio de Esquadrias Ltda. - CNPJ 59.452.174/0001-83 - Fornecimento e instalação de materiais para adaptação da porta do Centro Pró-Memória - R$ 635,00 11/8 a 10/9/2008.

Geralserv Indústria e Comércio de Produtos Metalúrgicos Ltda. ME - CNPJ 64.014.996/0001-77 - Aditamento nº 1 Prolongamento do corrimão tubular instalado no solário das Piscinas Externas - R$ 5.000,00 - 21 a 31/7/2008.

Global Toldos e Luminosos Indústria e Comércio Ltda. ME CNPJ 04.872.739/0001-44 - Montagem de cobertura para a Lanchonete das Piscinas Externas e cortinas para o viveiro das araras - R$ 17.750,00 - 21/7 a 25/8/2008.

Harmonia Acústica Ltda. - CNPJ 00.066.093/0001-57 - Projeto executivo de tratamento acústico para a sala climatizada da Lanchonete das Piscinas Externas - R$ 5.000,00 - 14/7 a 20/8/2008.

Infor Serviços Administrativos Ltda. ME - CNPJ 04.833.734/0001-02 - Supervisão administrativa para o Voleibol adulto feminino R$ 41.800,00 - 10/6/2008 a 9/5/2009.

Install Engenharia Ltda. - CNPJ 71.726.780/0001-08 - Projetos de elétrica e hidráulica para as Piscinas Externas - R$ 8.000,00 7/7 a 15/9/2008.

Jean Comércio de Materiais para Construção Ltda. - CNPJ 50.285.204/0001-94 - Remoção de terra da área das Piscinas Externas - R$ 16.480,00 - 7/7 a 5/8/2008.

José Hermógenes de Andrade Filho - CPF 028.868.127-49 Palestra de Yoga aos associados - R$ 700,00 - 26/9/2008.

Li-Ar Comércio Equipamentos de Ventilação Ltda. - CNPJ 01.033.099/0001-90 - Sistema de ventilação para a sala de massagem na Sauna Masculina - R$ 10.200,00 - 27/6 a 31/7/2008.

Li-Ar Comércio Equipamentos de Ventilação Ltda. - CNPJ 01.033.099/0001-90 - Fabricação e instalação de dutos e acessórios para a saída da caldeira do Centro Administrativo R$ 2.442,00 - 31/7 a 30/9/2008.

Loja dos Bilhares Ltda. EPP - CNPJ 43.326.271/0001-44 - Nivelamento nas mesas de Sinuca - R$ 600,00 - 10/7 a 10/8/2008.

Luis Fernando Ferreira - CPF 087.014.888-56 - Aditamento nº 1 - Treinamento para mais turmas de Voleibol - R$ 1.906,68 1º/8 a 30/11/2008.

Malriza Freire Serviços de Remoções ME - CNPJ 09.298.690/0001-81 - Técnicos de enfermagem - valor conforme nº de horas - 1º/8 a 31/12/2008.

Maria Aparecida Xavier de Souza ME - CNPJ 01.677.634/0001-46 - Fornecimento e instalação de janelas nos vestiários das Piscinas Externas - valor por metro linear - 21/7 a 15/11/2008.

Moore Stephens Lima Lucchesi Auditores Independentes - CNPJ 60.525.706/0001-07 - Aditamento nº 2 - Prestação de serviços técnicos de Auditoria Independente - R$ 26.500,00 - 1º/6/2008 a 31/5/2009.

Pedras Jabaquara Comércio de Materiais de Construção Ltda. ME CNPJ 08.383.718/0001-16 - Aditamento nº 1 - Fornecimento e instalação de balcão no bar do solário da Lanchonete das Piscinas Externas - R$ 856,43 - 30/6/2008.

Poly Easy Comercial Ltda. - CNPJ 05.345.891/0001-31 - Sistema hidráulico das Piscinas Externas de Pólo Aquático - R$ 14.000,00 28/7 a 18/8/2008.

Pro Ar Engenharia e Instalações Ltda. - CNPJ 54.121.082/0001-51 - Consultoria técnica de ar-condicionado na Biblioteca R$ 960,00 - 10/7/2008.

Riaque Construções Ltda. - CNPJ 00.321.657/0001-50 - Mão-de-obra especializada para construção civil - valor conforme profissionais - 16/7/2008 a 16/7/2009.

Riaque Construções Ltda. - CNPJ 00.321.657/0001-50 Execução de 108 m de canaletas em bloco de concreto estrutural e assentamento de, aproximadamente, 2.500 m2 de pedras São Tomé na área das Piscinas Externas - R$ 210.413,70 - 17/7 a 31/10/2008.

Rosemeire Alves da Silva Persianas ME - CNPJ 07.577.575/0001-10 - Manutenção e fornecimento de persianas horizontais R$ 2.680,78 - 25/7 a 15/8/2008.

Sandra Selma Carneiro - CPF 852.536.699-49 - Taquigrafia para reuniões do Conselho Deliberativo - valor conforme nº de horas 1º/8/2008 a 31/7/2009.

SM Teodoro Eventos ME - CNPJ 07.877.903/0001-02 Aditamento nº 1 - Monitoria especializada - valor conforme monitores - 8/8/2008 a 15/2/2009.

Tec Fix Técnicas em Fixações, Perfurações e Comércio Ltda. CNPJ 01.342.582/0001-57 - Execução de corte em concreto com máquina de corte e serra diamantada - R$ 5.475,88 31/7 a 22/8/2008.

Terramaster Locações de Equipamentos de Terraplenagem Ltda. ME - CNPJ 05.788.764/0001-07 - Locação de miniescavadeira R$ 7.500,00 - 2 a 25/7/2008.

T R N I m p e r m e a b i l i z a ç õ e s e C o n s t r u ç õ e s L t d a .CNPJ 55.938.104/0001-33 - Recuperação estrutural e impermeabilização do reservatório na Vila de Manutenção R$ 10.800,00 + eventual recuperação estrutural pontual, conforme número de ponto no valor de R$ 3,50 cada - 23/6 a 23/7/2008.

Trifásico Comércio e Manutenção Ltda. ME - CNPJ 03.676.612/0001-97 - Fornecimento e instalação de dutos e acessórios para o forno de pizza do Restaurante do CCR R$ 3.180,00 - 31/7 a 30/8/2008.

Vidraçaria Velho Bandeirante Ltda. ME - CNPJ 53.753.216/0001-94 - Instalação de vidros - R$ 2.345,00 - 11/7 a 13/8/2008.

Volmir de Ramos Marafao - CPF 691.174.389-34 - Treinamento para atletas da Bocha - R$ 6.000,00 - 1º/8 a 31/12/2008.

3R Eventos Promocionais Ltda. - CNPJ 04.616.634/0001-24 Locação de duas coberturas metálicas - R$ 19.350,00 - 16/8 a 16/11/2008.

Agostinho Ferreira Neto - CPF 012.815.808-56 - Locução para o Desfile de Aniversário - R$ 833,33 - 6/9/2008.

Banda Talismã representada por Musical Fênix Ltda. - CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação no Jantar Dançante Especial de Aniversário - R$ 2.150,00 - 13/9/2008.

Big Band Tupy Orquestra e Coral representados por Musical Fênix Ltda. - CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação no Jantar do Aniversário - R$ 13.000,00 - 27/9/2008.

Banda ECE SOM representada por Musical Fênix Ltda.CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação na Noite Italiana R$ 10.100,00 - 23/8/2008.

DJ Uirá Rocha representado por Vibração Positiva Organização de Eventos Ltda. - CNPJ 05.846.859/0001-30 - DJ para a Casa de Show - R$ 500,00 - 15/8/2008.

Dudu França e Banda representados por Musical Fênix Ltda. CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação na Casa de Show R$ 6.750,00 - 15/8/2008.

Eduardo Honora ME - CNPJ 71.960.512/0001-48 - Decoração do Salão de Festas para a Noite Italiana - R$ 27.500,00 - 23/8/2008.

Juca Chaves representado por Musical Fênix Ltda. - CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação artística no Jubileu de Ouro - R$ 22.860,00 - 17/9/2008.

Larissa Cavalcanti representada por Musical Fênix Ltda. - CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentações no Festival de Aniversário Boliche, Bolão e Bocha e Chá da Primavera - R$ 1.400,00 - 18 e 21/9/2008.

Luiz Roberto Oliveira, Dino Galvão Bueno e Adriana Godoy representados por Musical Fênix Ltda. - CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação no evento Música de Expressão - R$ 6.500,00 22/8/2008.

Henrique Pinheiros Sampaio, Marcos Antonio Santos e Wanderley Luiz Meira Penteado representados por Musical Fênix Ltda. - CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação na Bateria Pinheiros - R$ 2.274,00 - 2, 9, 16 e 30/8/2008.

Marly Montoni representada por Musical Fênix Ltda. - CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação no Circuito Sindi - Clube de Corais - R$ 150,00 - 16/8/2008.

Maurício Lyra e o Grupo Na Roda do Pinho representados por Musical Fênix Ltda. - CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação no Projeto Som ao Vivo - R$ 1.300,00 - 9/8/2008.

Pianista Eudóxia de Barros representada por Ouro Sobre Azul Produções Artísticas Ltda. ME - CNPJ 08.839.606/0001-27 Apresentação no evento Música ao Meio-Dia - R$ 1.750,00 23/8/2008.

RB Transporte Especial de Pianos Ltda. - CNPJ 02.557.914/0001-83 - Transporte de piano para a Noite Italiana e Música ao Meio-Dia - R$ 600,00 - 23 a 25/8/2008.

Seção Demais Suzuki Comunicação Ltda. - CNPJ 68.479.302/0001-28 - Palestras sobre Saúde, Segurança e Cidadania, na Semana SIPAT - R$ 1.800,00 - 15/8/2008.

Seu Jorge e Banda representados por Cafuné Produções Artísticas e Editoriais Ltda. - CNPJ 07.017.438/0001-21 - Apresentação no Show do Seu Jorge - R$ 100.000,00 - 13 a 14/9/2008.

Walter Petrella Pinheiro representado por Musical Fênix Ltda. CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação junto à Banda de Jazz no Clube Paineiras do Morumby - R$ 250,00 - 23/8/2008.

Resolução do Conselho Deliberativo nº 01/2002

CONTRATOS EFETIVADOS

pag_contratos126.indd 58 23/09/2008 18:56:27

Page 75: Revista n°126  OUT 2008

an_bradesco.indd 11 22/09/2008 21:43:54

Page 76: Revista n°126  OUT 2008

an_unip.indd 11 22/09/2008 21:46:07