Revista n°132 ABR 2009

68
PINHEIROS Publicação oficial mensal do Esporte Clube Pinheiros | Ano 11 . nº 132 . ABRIL 2009 BIÊNIO DE NOVOS TEMPOS BIÊNIO DE NOVOS TEMPOS

description

Publicação Oficial Mensal do Esporte Clube Pinheiros

Transcript of Revista n°132 ABR 2009

Page 1: Revista n°132  ABR 2009

PINHEIROSPublicação oficial mensal do Esporte Clube Pinheiros | Ano 11 . nº 132 . ABRIL 2009

BIÊNIO DE NOVOS TEMPOSBIÊNIO DE NOVOS TEMPOS

capa_132.indd 3 24/03/2009 20:49:57

Page 2: Revista n°132  ABR 2009

an_track&field.indd 11 20/03/2009 18:44:17

Page 3: Revista n°132  ABR 2009

ÍNDICE

DIRETORIA Presidente: Antonio Moreno Neto Vice-presidente: Severiano Atanes NettoConsultores Especiais: Synesio Alves de Lima, João Paulo Rossi e Luis Eduardo Pinheiro LimaAssessor de Comunicação Institucional: Waldir LachowskiAssessor Jurídico: José Luiz Toloza Oliveira CostaAssessor de Planejamento e Tecnologia:Jorge Augusto de Albuquerque EhrhardtDiretor Administrativo: Oswaldo Fontana FilhoDiretora Cultural: Maria Cristina Nogueira de Sá PikielnyDiretor de Esportes Aquáticos e Individuais:Reinaldo Pinheiro LimaDiretor de Esportes Coletivos e Raquetes: João Fernando RossiDiretor Financeiro: Roberto GaspariniDiretor de Jovens: Bruno MinioliDiretor de Marketing: Carlos Roberto Sá de Miranda BórioDiretor Médico: Luís Fernando ImperatrizDiretor de Patrimônio: Arnaldo Couto de Magalhães FerrazDiretor de Relações Esportivas: Ivan Gilberto Castaldi FilhoDiretor de Relações Sociais:Paulo Eduardo Vargas Machado SartorelliDiretor de Restaurantes: Sérgio Ricardo SpinaDiretor de Serviços Gerais: Nilson José IasiDiretor Social: Luis Eduardo Dutra RodriguesDiretor de Suprimentos: Ronaldo de Miranda AmaralDiretor de Veteranos: Ernesto Julio Santos Corrêa Schleier

CENTRO PRÓ-MEMÓRIA HANS NOBILINGPresidente: Helmut Peter Schütt

CONSELHO DELIBERATIVO - BIÊNIO 2008/2010Presidente: Alberto Antonio Pascarelli Fasanaro Vice-presidente: Francisco Carlos Collet e Silva 1º secretário: José Roberto Coutinho de Arruda 2º secretário: Apparecido Teixeira 3º secretário: Eduardo Ribas Oliveira Machado

CONSELHO FISCAL Presidente: Keyler Carvalho RochaSecretário: Ademir José ScarpinMembro efetivo: Luiz Gonzaga de Mello BelluzzoMembros suplentes: Edilberto Porto, José Roberto de Araújo Cunha Junior e Cynthia Maria Cirillo Jobim

CONSELHO EDITORIALCoordenador: Waldir LachowskiMembros: Adhemar Arnez Domingues, Ana Maria Damasceno, Antides Baroni Neto, Carlos Roberto Sá de Miranda Bório e Jorge Roberto Corrêa Zantut Editor: Waldir LachowskiJornalista: Ariett Gouveia (Mtb 30978) Projeto Gráfico e Editorial: Agência Smart . Tel.: 11 3824 0697 www.agenciasmart.com.brCapa: Arte - Agência Smart / Fotos - Dimas Schittini, Rodrigo Sodré, Ariett Gouveia, Saulo Ribeiro, Satiro Sodré, Rafael Levi, CBDA, Lancepress, CBAt e Agência Xinhua Fotos: Dimas Schittini, Rodrigo Sodré, Ariett Gouveia, Saulo Ribeiro, Satiro Sodré, Rafael Levi, CBDA, Lancepress, CBAt e Agência Xinhua Revisão: Leontina C. JacubcionisImpressão: Gráfica ProlTiragem: 21.000 exemplaresPeriodicidade: mensal [email protected]

PABX : 3598-9700

CENTRAL DE ATENDIMENTOSegunda e sábado: 8h30 às 17hTerça a sexta: 8h15 às 19h Telefone: 3598-9500

OUVIDORIASegunda e sábado: 8h30 às 17h Terça a sexta: 8h30 às 19hTelefone: 3598-9805Fax: 3598-9890E-mail: [email protected]

Veículo informativo oficial do Esporte Clube Pinheiros - Rua Angelina Maffei Vita, 493 - São Paulo - SP - CEP 01455 902 - Tel. 11 3598 9700 - Entrega domiciliar gratuita | www.ecp.org.br

EXPEDIENTE50 Bazar do Dia das Mães

52 Pinheiros Night Club

4 Editorial

5 Presidente do Conselho

8 Informes

10 Capa

16 Pinheiros na Mídia

18 O Pinheiros que você não conhece

20 Entrevista

23 Bazar do Bem Possível

26 Esportes

42 Centro Pró-Memória

44 Saúde

46 Veteranos

47 Piano’s Bar

53 Jantar Dançante

54 Campeonato Winning Eleven

56 Almoço do Dia das Mães

58 Monobloco

60 Cursos

48 Dia Legal de Páscoa

Foto

: Dim

as S

chitt

ini

Foto

: Dim

as S

chitt

ini

Foto

: Div

ulga

ção

pag_indice132.indd 33 24/03/2009 23:03:06

Page 4: Revista n°132  ABR 2009

Antonio Moreno NetoPresidente

MENSAGEM DO PRESIDENTE

No fim deste mês, completamos dois anos de gestão, satisfeitos pelo quanto foi realizado e felizes pela certeza de ter atendido às expectativas do corpo associativo. Trabalhamos muito, em todas as áreas, para garantir que o Pinheiros continue sendo o maior clube poliesportivo da América Latina, mantendo sempre o foco nos associados.

Entregaremos, ainda, em abril, o Parque Aquático, completamente renovado, que ganhou novas instalações de lanchonete e bar, propiciando aos pinheirenses uma área de alimentação compatível com suas necessidades. Além disso, houve ampliação e remodelação do solário, criação do espelho de água e, dentro do nosso conceito de tornar o Pinheiros cada vez mais verde, aumento expressivo da área ajardinada que agora é um prolongamento do espaço da piscina, estendendo-se até as escadas da lanchonete.A espera, certamente, valerá a pena.

Investimos também na área de Restaurantes e Lanchonetes. Durantes os últimos dois anos, os cardápios ganharam novas e melhores opções, os ambientes passaram por reformulações e, gradativamente, o atendimento está sendo melhorado. Públicos específicos, como as crianças e os frequentadores do Fitness, receberam atenção especial, com o Buffet Infantil e as alternativas lights da Lanchonete do Fitness. Essa ação resultou em aumento de 30 % de atendimento, em média, em todos os pontos-de-venda do Clube.

Além disso, neste mês, será inaugurado O Ponto, um restaurante com cardápio internacional e perfil diferente dos outros restaurantes do Clube e que substitui o antigo Ponto de Encontro. Assim, o Pinheiros será um dos poucos clubes com capacidade para atender às solicitações de diversas tendências.

Outra novidade de suma importância é a criação da Comissão de Meio Ambiente, que já criou a política ambiental que norteará as ações realizadas no Pinheiros e que vai garantir um desenvolvimento constante, porém sustentável. As árvores e os jardins, que sempre receberam todo cuidado, terão atenção ainda mais especial, assim como todos os recursos naturais.

No esporte, comemoramos, nessa gestão, três medalhas olímpicas, mas também é motivo de satisfação o Projeto Olímpico, que começa agora a preparar atletas para o Pan-americano e Parapan-americano de 2011 e para a Olimpíada e Paraolimpíada de 2012. Muito se diz sobre a importância de começar os treinamentos com antecedência, ao contrário do que é usual no Brasil. O Pinheiros, em parceria com o Ministério do Esporte, é um dos primeiros clubes brasileiros a colocar em prática um projeto que contempla um ciclo olímpico completo.

Mesmo diante do quanto foi feito, o orçamento do Clube continua equilibrado. A Diretoria Financeira administrou os recursos de forma correta e eficaz e o Clube encerrou o exercício com um superávit nas contas, um resultado excelente em um cenário de crise econômica mundial.

Mais do que agir no presente, a atual Diretoria também pensa no futuro do Pinheiros. O planejamento, tendências e necessidades, as obras essenciais e outras ações importantes são estudadas para compor um amplo plano que está sendo criado para os próximos anos. Será apresentado, neste mês, ao Conselho Deliberativo, o Plano Diretor de Desenvolvimento, para análise, sugestões e aprovação.

As eleições para presidente e vice do próximo biênio serão realizadas, ainda neste mês, e esperamos poder continuar a fase de novos tempos em nosso Clube. Sempre em consonância com o Conselho Deliberativo, representante maior dos associados.

Nosso Clube, novos tempos.

� | EDITORIAL

pag_editorial132.indd 4 02/04/2009 13:26:38

Page 5: Revista n°132  ABR 2009

No dia 2 de março passado realizou-se a 570ª. Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Pinheiros, com a apreciação de seis processos que se encontravam em pauta.

O primeiro, Processo CD-I-01/2009, cuidou da eleição para a complementação de mandato do cargo de Presidente da Comissão Permanente Financeira, a ser exercido até maio de 2010, em face da vacância ocorrida com o falecimento do pranteado Conselheiro Alcides de Souza Amaral.

O Conselheiro Antonio da Silva Villarinhos, que já exercia o cargo de Vice-Presidente daquela importante Comissão, candidato pela Chapa Coligação Pinheiros, foi o único inscrito. Considerando tratar-se de candidatura única, e a existência de inúmeros precedentes, a eleição foi realizada por aclamação. – Resolução 04/2009.

Para completar a Comissão, que é constituída de cinco membros, foi nomeado o Conselheiro Edmundo Comino Junior.

Depois de eleição interna, para redistribuição dos cargos, a Comissão Permanente Financeira passou a ter a seguinte composição, até maio de 2010: Antonio da Silva Villarinhos (Presidente), Antonio Augusto Brant de Carvalho (Vice- -Presidente), Julio Ricardo Magalhães (Secretário), Claudio Damasceno Junior e Edmundo Comino Junior (Membros).

O segundo processo, CD-I-02/2008, de singular importância, tratou de recurso interposto por Conselheiro, contra decisão da Presidência do Conselho, que indeferiu pedido de convocação extraordinária do Conselho Deliberativo formulado por 77 Conselheiros.

O processo veio instruído com a manifestação da Comissão Permanente Jurídica, contrária ao provimento do recurso.

Após longos debates no Plenário, restou decidido, por absoluta maioria, que, da interpretação conjunta de dispositivos do Regulamento Geral e do Estatuto Social do nosso Clube, a convocação extraordinária do Conselho Deliberativo demanda a

Alberto Antonio Pascarelli FasanaroPresidente

PALAVRA DO PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO

comprovação de urgência e relevância, ou injustificada resistência do Presidente do Conselho Deliberativo; e que exista uma proposta concreta para deliberação, observados os interesses sociais, requisitos não atendidos no caso em exame.

Em conseqüência, foi negado provimento ao recurso, e mantida a decisão recorrida. – Resolução 05/2009.

Os quatro outros processos objeto de deliberação, CD-12/2008, CD-17/2008, CD-20/2008 e CD-26/2008, referiram-se a propostas da Diretoria, de concessão de ingresso dos atletas Marcelo Camargo de Cintra Franco, da seção de Polo Aquático, Evelyn Walace Wrinkler e Fabiana Barboza dos Santos, da seção de Saltos Ornamentais, e Ana Carolina Miti Sameshima, da seção de Natação, como associados contribuintes, independentemente da aquisição de título social.

Ouvidas as Comissões Permanentes de Esportes, Sindicância e Jurídica, que se manifestaram favoravelmente, e encontrando-se as propostas fundamentadas em dispositivos do Regulamento Geral e do Regimento Interno da Diretoria, foram aprovadas por unanimidade – Resoluções 06/2009 a 09/2009.

Neste mês, haverá duas reuniões ordinárias, nos dias 22 e 27 de abril. Na reunião do dia 22, o Conselho vai discutir e votar o Relatório anual e as contas da Diretoria, relativos ao exercício de 2008. No dia 27, serão realizadas as eleições do Presidente e Vice-Presidente da Diretoria e do Conselho Fiscal para o próximo biênio, 2009/2010.

Como sempre, a participação do associado é extremamente importante. Compareça.

CONSELHO | �

pag_editorial132.indd 5 02/04/2009 13:26:40

Page 6: Revista n°132  ABR 2009

A Comissão Permanente de Veteranos atualmente é constituída pelos membros: Laerte Leite Cordeiro (Presidente), Achiles Roberto Miglioli (Vice-Presidente), Walter Leonelli (Secretário) e Nice de Lima e Italo Mario Catani (Membros), todos pertencentes à categoria de associados Veteranos. Estatutariamente, como órgão de assessoria do Conselho Deliberativo e da Diretoria, compete à Comissão: pronunciar-se sobre matéria relativa aos Veteranos, opinar sobre os assuntos e problemas a eles relacionados, manter relação atualizada desses associados, emitir parecer sobre requerimentos de ingresso na categoria, colaborar na supervisão do Museu do Clube e na organização das reuniões e, ainda, apresentar recomendações e sugestões sobre assuntos de interesse dos Veteranos.

As reuniões da Comissão são realizadas na segunda quinzena de cada mês, na Sala do Conselho Deliberativo.

Desde o início de seu mandato, em maio de 2006, até o mês de fevereiro deste ano, a Comissão realizou 35 reuniões, tendo

NOTÍCIAS DO CONSELHO DELIBERATIVOCOMISSÃO PERMANENTE DE VETERANOS

Italo Mário Catani, Achiles Roberto Miglioli, Laerte Leite Cordeiro, Walter Leonelli e Nice de Lima

analisado 848 propostas de transferência para Veteranos, dentre as quais, 488 de homens e 360 de mulheres.

Nesse período foram emitidos 10 pareceres sobre assuntos variados, tais como Relatórios Anuais e Propostas Orçamentárias apresentados pela Diretoria e, destacando, sobre Proposta apresentada por Comissão Especial, visando solucionar o problema de perda de Associados Contribuintes, não possuidores de título social.

A Comissão elaborou e submeteu às Presidências do Conselho Deliberativo e da Diretoria um projeto para realização do Primeiro Fórum de Veteranos do Esporte Clube Pinheiros, atualmente sob análise de viabilidade.

Entre suas atividades sociais, os membros da Comissão visitaram o Centro Pró-Memória Hans Nobiling e participaram do importante evento “Jantar dos Veteranos”, onde puderam homenagear, com a Diretoria, os associados agraciados com a veteranice durante o ano de 2008.

Faleceu, no dia 7 de março, 71 anos, o Conselheiro Hugo Nivaldo Nápoli, associado do Clube desde outubro de 1976.

Conselheiro desde 1988, exerceu vá-rios cargos executivos, como Diretor Social (2004), Relações Sociais e Artes Cênicas (2004/2005) e Diretor Cultural

(2005/2007), além de Diretor-Adjunto de Bocha (2003/2004).

Hugo Nápoli deixou três filhos, Laís, Wlamir e Flávio, e uma neta, Juliana, filha de Laís.

Era formado em Ciências Contábeis, mas profissionalmente atuou em várias áreas.

Ator de talento nato, começou no Grupo de Teatro Amador do ECP e sempre atuou em defesa dessa atividade no Clube. En-cenou inúmeras peças, dentre elas: Mulher, a melhor opção de investimento, Dom Quixote, Camas redondas, Casais quadrados e O céu pode esperar.

Em 2008, trabalhando no teatro profissional, integrou o elenco da peça A Megera Domada, de William Shakespeare.

Recentemente, protagonizou Adoniran Barbosa, em um especial do músico que será exibido futuramente pela TV Globo.

Estava ensaiando a peça “É”, com o nosso Grupo de Teatro Amador, com estreia prevista para o fim de maio, e que agora deverá ser dedicada ao querido Pinheirense.

HUGO NIVALDO NÁPOLI

� | NOTÍCIAS DO CONSELHO

pag_noticias_conselho132.indd 6 20/03/2009 18:56:44

Page 7: Revista n°132  ABR 2009

Taxa de Transferência para o caso de cedente Veterano ou que esteja em condições de ingressar na categoria Veteranos:

ISENTO DA TAXA, desde que nesta condição a transferência do título social seja destinada aos próprios descendentes em linha reta ou cônjuge ou partícipe de união estável destes descendentes.

Nas demais transferências que envolverem sócios Veteranos (inciso V do artigo 6º do Regulamento Geral) como cedentes, o cessionário terá desconto de 10% em relação à taxa de transferência que pagaria normalmente.

Para o atendimento do artigo 6º, acima referido, fica estatutariamente proibida a venda de títulos nestas condições para "Terceiros".

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO> À vista, para transferência “Causa-Mortis”.> Em até seis (6) vezes, para Terceiros (correção do saldo devedor).> Em até dez (10) vezes, para ascendentes, descendentes, cônjuge ou partícipe de união estável, em linha reta de associados (correção do saldo devedor).

ENCAMINHAMENTO DOS BOLETOS: mensal

VENCIMENTO > Contribuições: dia 10 de cada mês> Editais e transferências: dia 20 de cada mês

ACRÉSCIMO: pagamento após vencimento normal: multa de 10%. A partir do mês seguinte ao do vencimento: acréscimo de 1% por mês, sobre o valor da taxa de Transferência no mês do efetivo pagamento.

CORREÇÃO DA TAXA DE TRANSFERÊNCIAConforme estabelecida em Previsão Orçamentária aprovada pelo Conselho Deliberativo, com base em repasse do INPC e dissídio da categoria.

ESPECIFICAÇÃO VALOR (R$)

> Taxa de Transferência para Terceiros 20.318,00 > Taxa de Transferência: "Causa-Mortis" (Sucessão) 204,00

TÍTULOS SOCIAISTAXAS DE TRANSFERÊNCIA (aprovadas pelo Conselho Deliberativo)

VALIDADE: 1º a 30/4/2009

TAxA dE TRAnSFERênCIA PARA CônjugE, unIÃO ESTáVEL, ASCEndEnTES E dESCEndEnTES Em LInhA RETA dE ASSOCIAdOS E COLATERAIS ATé 4º gRAu, COnFORmE TEmPO dE CLubE

Tempo de Clube desconto Valor (R$)

10 anos ou mais 95% 1.016,00 9 anos 90% 2.032,00 8 anos 85% 3.048,00 7 anos 80% 4.064,00 6 anos 75% 5.080,00 5 anos 65% 7.111,00 4 anos 55% 9.143,00 3 anos 45% 11.176,00 2 anos 35% 13.207,00 1 ano 25% 15.239,00

Menos de 1 ano --- 20.318,00

CLASSE FAmILIAR IdAdE VALOR (R$)

Filho menor Até 9 anos 76,00

Infantil 10 a 14 anos 87,00

Juvenil 15 a 17 anos 130,00

Aspirante 18 a 20 anos 174,00

Filho maior Acima de 20 anos 217,00

CLASSE IndIVIduAL

Mirim Até 9 anos 76,00

Júnior 10 a 17 anos 152,00

Familiar 434,00

Familiar sem cônjuge 217,00

Individual 217,00

Ascendente 22,00

Agregado 217,00

débITO AuTOmáTICOClientes do Bradesco não precisam se preocupar com as datas de vencimento, nem ir ao Clube para fazer pagamentos. O Banco disponibiliza o sistema de débito automático para o pagamento da contribuição social do Clube, aluguel de armário e outras taxas, inclusive as de renovação automática. Mais informação no Setor de Cobrança ou pelos telefones 3598-9790/9792/9793.

bOLETO On-LInEO associado pode emitir a segunda via dos boletos bancários para todas as taxas e contribuições pelo site do Clube, www.ecp.org.br, na área Serviços on-line. Para uma transação segura, ao usar este serviço, pela primeira vez, é necessário cadastrar uma senha de seis dígitos que dará acesso aos boletos gerados para sua matrícula. Ficarão disponíveis os boletos com vencimento no mês vigente e os já emitidos para meses futuros. Quando o pagamento é efetuado, o boleto é retirado da internet automaticamente, para evitar duplicidade.

VALORES DE CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS

VALIDADE: 1º a 30/4/2009

FORmAS dE PAgAmEnTO nO CLubE Dinheiro, cheque, desde que não seja pré-datado ou de terceiros, e cartões de débito no caixa da Central, Estacionamento, Sauna e Ficha Médica. Cartões de débito e crédito nas Lanchonetes e Restaurantes.

mEnSALIdAdE Em ATRASOVeja como é feita a cobrança das contribuições sociais não pagas no vencimento:> Pagamento em atraso deve ser sempre calculado pelo valor do mês vigente.> Pagamento em atraso realizado dentro do mês vigente, ou seja, do dia seguinte

ao vencimento informado no boleto ao último dia do mês em curso, é calculado sobre a mensalidade do próprio mês mais a multa de 10%.

> Pagamento efetuado fora do mês em curso, ou seja, após o último dia do mês do vencimento, é calculado pela mensalidade vigente do mês do pagamento, acrescido de 10% de multa e 1% de juros/mês, multiplicado pelo número de meses em atraso.

Para mais esclarecimentos, entre em contato com a Diretoria Financeira.

COnSIdERAÇÕES gERAIS

TÍTULOS SOCIAIS | �

pag_titulos132.indd 7 20/03/2009 18:55:27

Page 8: Revista n°132  ABR 2009

INFORMESLivros on-Line

Neste mês, a Biblioteca disponibilizará todo o seu acervo on-line no site www.ecp.org.br/biblioteca, apenas para consulta.

O associado poderá conferir dados dos livros (títulos, autores, assuntos e série), além de ter acesso a informações sobre os serviços e horários de funcionamento da Biblioteca.

No entanto, para saber da disponibilidade de algum exemplar para empréstimo, o associado deve entrar em contato com a Biblioteca pelo telefone 3598-9861.

Bruce Dickinson no Pinheiros

O vocalista da banda de rock Iron Maiden, que realizou uma série de shows no Brasil, esteve no Pinheiros, no dia 16 de março, por um motivo especial. Bruce Dickinson foi “desafiado” pelos esgrimistas do Pinheiros, Renzo Agresta e Marcos Cardoso, e passou a tarde no Clube, jogando Esgrima.

Foto

s: D

imas

Sch

ittin

i

A partir do dia 6 de abril, o prazo para efetivação da inscrição esportiva será estendido para 7 dias corridos, a contar da data de surgimento da vaga e emissão do comunicado via e-mail.

O músico pratica Esgrima desde a adolescência e chegou a ser convocado para participar da Olimpíada de Barcelona, em 1992, mas recusou por estar em turnê com o Iron Maiden. Aos 50 anos, Dickinson mostrou estar em forma e participou de duelos, não só com os dois atletas profissionais, mas também com atletas infantis.

inscrições esPortivas Prazo estenDiDo

A mudança visa proporcionar maior conforto aos associados convocados em fila de espera.

� | INFORMES

pag_informes132.indd 8 20/03/2009 18:15:24

Page 9: Revista n°132  ABR 2009

No dia 9 de março, o Pinheiros lançou, em grande estilo, o Projeto de Preparação de Atletas para os Jogos Pan-americanos de 2011 e para os Jogos Olímpicos de 2012, baseado na Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal. O objetivo é atender 65 atletas (sendo 20% paraolímpicos) e 11 técnicos, buscando a maior classificação: 85% (55 atletas) para os Jogos Pan e Parapan-americanos de Guadalajara e 70% (45 atletas) para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres.

Nove modalidades estão inseridas no projeto: Atletismo, Esgrima, Ginástica Artística, Judô, Levantamento de Peso, Natação, Remo, Tênis e Triatlon, além das três paraolímpicas: Esgrima, Natação e Remo.

O evento de lançamento contou com a presença de atletas, empresários e imprensa especializada, além do Ministro do Esporte Orlando Silva, que falou sobre a importância da Lei de Incentivo e demonstrou seu apoio ao Pinheiros. “O objetivo da Lei de Incentivo ao Esporte é exatamente criar oportunidades para que o esporte seja apoiado pelo setor privado, para que empresas possam contribuir com o desenvolvimento do esporte brasileiro”, afirmou Silva.

“Ainda há um universo muito grande de empresas que podem contribuir com o esporte, além de pessoas físicas e queremos mobilizar e sensibilizar esse público. A partir de amanhã,

PROJETO OLÍMPICO DO PINHEIROS TEM LANÇAMENTO OFICIAL

vou bater de porta em porta pedindo ajuda de empresários ao Pinheiros. Vamos transformar o Brasil em uma potência esportiva”, completou o ministro.

Representando o Bradesco – maior patrocinador do Pinheiros – o Diretor de Marketing do Banco, Luca Cavalcanti, falou sobre a importância do investimento no esporte. “O pensamento do Bradesco é que a formação de uma sociedade melhor passa pelo esporte. A Lei de Incentivo criada pelo Ministério de Esporte é importantíssima para os atletas e para o País.”

Com o Projeto Olímpico, o Pinheiros pretende arrecadar cerca de R$ 16 milhões pela Lei de Incentivo, que permite que as pessoas físicas destinem até 6% e empresas até 1% do imposto devido para o esporte. “Mesmo com a crise, o Pinheiros não vai parar. Vamos continuar formando atletas porque temos esse objetivo como prioridade”, declarou o presidente do Clube, Antonio Moreno Neto.

Para os atletas, a importância do Projeto Olímpico do Pinheiros é iniciar a preparação para as competições mais importantes com mais antecedência. “Você pode render muito mais quando tem o apoio e todo suporte necessário para trilhar e realizar o sonho da medalha”, disse o judoca do Pinheiros, Tiago Camilo, que, em 2012, pretende buscar, em Londres, sua terceira medalha olímpica.

Ministério do Esporte e Pinheiros seguem em busca de colaboradores para levar mais atletas para o Pan e para a Olimpíada

Waldir Lachowski (Assessor de Comunicação Institucional do Pinheiros), Severiano Atanes Netto (Vice-Presidente da Diretoria do Pinheiros), Alberton Antonio Pascarelli Fasanaro (Presidente do Conselho Deliberativo do Pinheiros), Claury Santos Alves da Silva (Secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo), Orlando Silva (Ministro do Esporte), Walter Feldman (Secretário Municipal de Esporte de São Paulo), Antonio Moreno Neto (Presidente da Diretoria do Pinheiros) e Luis Eduardo Pinheiro Lima (Consultor Especial da Presidência do Pinheiros)

Foto

: Rod

rigo

Sodr

é

PROJETOOLÍMPICO|�

pag_lei_de_incentivo132.indd 9 20/3/2009 19:17:15

Page 10: Revista n°132  ABR 2009

UM BIÊNIO DE GRANDES REALIZAÇÕES

Foram dois anos de muitas novidades em diversas áreas,trazendo vida nova ao ClubeFotos: Dimas Schittini, Rodrigo Sodré, Ariett Gouveia, Saulo Ribeiro, Satiro Sodré,

Rafael Levi, CBDA, Lancepress, CBAt e Agência Xinhua

10 | CAPA

pag_materiacapa.indd 10 24/3/2009 17:12:47

Page 11: Revista n°132  ABR 2009

Neste ano, o Pinheiros comemora 110 anos. Ser uma instituição centenária, porém, não significa que o Clube esteja parado no tempo. O trabalho é constante para acompanhar as tendências, adaptar os serviços às expectativas dos associados e manter-se entre os maiores clubes sociais e esportivos do mundo.

Prova disso foi o grande desenvolvimento realizado, em todos os setores do Clube, nos últimos anos. No esporte, medalhas e uma grande parceria para investir na formação e desenvolvimento de atletas. Nos eventos, renovação de todas as grandes festas e shows mais do que especiais. E mais: nova piscina, novo restaurante e revitalização de diversos locais.

Confira, a seguir, as mais importantes ações realizadas recen-temente em diversas áreas de atuação.

CAPA | 11

pag_materiacapa.indd 11 24/3/2009 17:12:54

Page 12: Revista n°132  ABR 2009

INFRAESTRUTURA E RESTAURANTES

A maior transformação recente aconteceu nas lanchonetes e nos restaurantes. Todos os pontos-de-venda do Clube foram reformulados, do mobiliário ao cardápio. Opções de lanches e pratos lights foram incluídos no menu, em especial na Lanchonete do Fitness. Outra novidade que agradou os associados foi a criação do Buffet Infantil, com ambiente e cardápio adequados para as crianças.

Uma solicitação antiga dos associados foi atendida com a criação de um restaurante de cozinha internacional. No antigo Ponto de Encontro, a partir da segunda quinzena deste mês, os associados terão o melhor da culinária de todo o mundo, em um ambiente requintado, com atendimento especial. Também na Sede Social, outro espaço que ganhou uma roupagem de requinte foi o Piano’s Bar.

Na área da Churrascaria, uma grande renovação. No lugar dos galpões de manutenção, foi criado mais um espaço de lazer: a Praça da Figueira, que trouxe mais uma área verde para o Clube. A reforma do Viveiro de Plantas foi outra iniciativa para preservar

o meio ambiente, ao mesmo tempo em que conscientiza os associados da importância da preservação da flora do Pinheiros.

Além de deixar a entrada do Clube mais bonita, a nova Portaria Principal também recebeu uma baia de acesso, para facilitar a entrada e saída de associados. Outro ponto que recebeu atenção especial, com uma grande reforma, foi a Ficha Médica, localizada na entrada das Piscinas Externas, agora intitulada Emergência Médica.

Sem dúvida, a obra recente de maior importância foi a total reformulação da área das Piscinas Externas, com a construção de um solário e da novíssima Lanchonete da Piscina. Hoje, o Pinheiros tem um dos mais bonitos parques aquáticos dos clubes brasileiros.

Entre as principais ações realizadas na área de infraestrutura do Clube, estão: o serviço de manobristas do Estacionamento Social, que diminui as filas na Rua Tucumã nos fins de semana, e o carro elétrico, para transporte de idosos, pais com crianças de colo e pessoas com dificuldade de locomoção.

Nova Lanchonete da Piscina

12 | CAPA

pag_materiacapa.indd 12 24/3/2009 17:13:05

Page 13: Revista n°132  ABR 2009

Novo restaurante O Ponto Praça da Figueira - aumento da área verde

Novo mobiliário na Lanchonete do Tênis Viveiro de Plantas reformado

Reforma da Lanchonete do CCR Modernização do Piano´s Bar

CAPA | 13

pag_materiacapa.indd 13 24/3/2009 17:13:50

Page 14: Revista n°132  ABR 2009

SOCIAL E CULTURAL

Carnaval, Réveillon e Festa da Cerveja, tradicionalíssimos eventos do Clube, foram renovados. A Festa Junina, por exemplo, teve atrações muito especiais – Sérgio Reis, em 2007, e Chitãozinho e Xororó, em 2008, ano em que as comemorações começaram na quinta-feira, com um dia a mais para associados e convidados aproveitarem a melhor festa junina de São Paulo.

A Festa da Cerveja também ganhou dois dias a mais, com um grande baile na sexta à noite e o sábado e o domingo inteiros de comidas e bebidas típicas alemãs. Entre os eventos inéditos no Pinheiros, em 2007, foi realizada a primeira Noite Australiana, que atraiu um grande número de associados.

Com a criação da Diretoria Jovem, eventos exclusivos para esse público aconteceram recentemente, como palestras sobre os malefícios das drogas, a criação da Bateria Pinheiros e o show do cantor Seu Jorge.

Nos últimos anos, o Salão de Festas do Clube foi palco de muitas emoções. Artistas de renome marcaram a história do Clube, com shows inesquecíveis, com destaque para o aniversário do Pinheiros no ano passado, que trouxe Fábio Jr. e Roberto Carlos.

Emoção no show de Roberto Carlos

Festa da Cerveja com dois dias a mais

Criação da Bateria Pinheiros

Chitãozinho e Xororó na Festa Junina 2008

14 | CAPA

pag_materiacapa.indd 14 24/3/2009 17:14:19

Page 15: Revista n°132  ABR 2009

ESPORTE

Foram dois anos de muitas vitórias no esporte, dentro e fora de quadra. O Pinheiros fez bonito nas duas maiores competições internacionais de que participou. Nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em 2007, os atletas do Clube voltaram com 22 medalhas, número maior do que o da delegação de muitos países.

Na Olimpíada de Pequim, realizada no ano passado, destaque para os medalhistas César Cielo (com uma medalha de ouro inédita na Natação brasileira e uma de bronze) e Leandro Guilheiro (bronze no Judô).

Buscando a formação de novos atletas e investindo também no desenvolvimento de equipes competitivas, o Pinheiros contratou ídolos do esporte, em várias modalidades: Daiane dos Santos e Laís de Souza (Ginástica Artística), Jadel Gregório (Atletismo), Mariana Ohata e Reinaldo Colucci (Triatlo) e Tiago Camilo (Judô). Mais do que representar o Clube em competições nacionais e internacionais, esses atletas serão um incentivo para uma nova geração de esportistas.

O Pinheiros não trabalhou apenas internamente, mas também entrou decisivamente na luta em defesa do esporte nacional. O Clube é um dos integrantes do Conselho dos Clubes Formadores de Atletas Olímpicos (CONFAO), criado para buscar mais apoio

do governo para as agremiações, que são responsáveis por formar e preparar os atletas que defendem o Brasil.

Além disso, o Clube também investiu muitos esforços para aprovar dois grandes projetos no Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo. O primeiro projeto aprovado foi o “Formação Desportiva para Atletas Não-profissionais”, que buscou atender 600 atletas, associados e militantes, entre 14 e 19 anos, em 15 modalidades esportivas. Foram mais de R$ 9 milhões de reais, doados por pessoas físicas e jurídicas, para esse projeto que já está em prática.

No início de 2008, outra vitória com a aprovação do segundo projeto pinheirense: “Preparação de atletas para os Jogos Pan-americanos de 2011 e os Jogos Olímpicos de 2012”, que está em processo de captação de recursos.

O esporte também foi utilizado como ferramenta de responsabilidade social. Criado em 2007, com uma segunda edição em 2008, o álbum de figurinhas do Futebol Menor divertiu os associados e despertou o espírito da solidariedade. Ao trocar o álbum e as figurinhas por alimentos e produtos de higiene, depois doados para orfanatos e asilos, as crianças perceberam a importância de dividir e ajudar.

Participação especial de atletas pinheirenses na Olimpíada de Pequim

CAPA | 15

pag_materiacapa.indd 15 24/3/2009 17:14:35

Page 16: Revista n°132  ABR 2009

Pinheiros na mídia

10/3/2009

"Produzir medalhistas olímpicos em larga escala, esse é o objetivo do Esporte Clube Pinheiros para o próximo ciclo, que se encerra em Londres 2012. Deste chão já brotaram nada menos que nove medalhas olímpicas e vêm mais por aí. O projeto nasce com metas ambiciosas, dar todo o apoio a 65 atletas do mais alto nível entre olímpicos e paraolímpicos, e classificar 85% deles para o Pan e Parapan de Guadalajara em 2011 e 70% para a Olimpíada e Paraolimpíada de Londres em 2012." Fernando Nardini - repórter

RecoRd News

TeRRa

14/2/2009

Pela segunda vez consecutiva, na Superliga Feminina de Vôlei, o Pinheiros superou seu adversário em apenas uma hora e dez minutos de jogo. Thaís, do Pinheiros/Mackenzie, foi a maior pontuadora da partida, com 15 acertos. Com a vaga já garantida nos playoffs da Superliga, o Pinheiros se mantém na quarta colocação na classificação geral.

22/2/2009

“São poucos os clubes onde se joga pela camisa. O Pinheiros é um deles, o Minas é outro, mas são poucos.” Ângela Moraes - capitã do time de Voleibol Pinheiros/Mackenzie

esPoRTe RecoRd News

1º/2/2009

“Eu saúdo a constituição do Conselho de Clubes Formadores de Atletas. No Brasil, os Clubes têm uma responsabilidade muito grande nesse papel e constituem importantes centros de treinamento. Você vai ao Pinheiros, por exemplo, e descobre um Centro Nacional de Treinamento.” Ministro Orlando Silva

cBN

8/3/2009

"Amanhã, o Pinheiros lança oficialmente um grande projeto. O Pinheiros, que é uma das potências olímpicas do nosso esporte brasileiro." Maurício Torres - apresentador

“O Pinheiros é realmente uma força den-tro do esporte, apoia muito os esportes olímpicos, não é à toa que mais de 30 integrantes da última delegação que representou o Brasil, na Olimpíada de Pequim, eram do Pinheiros.” Paulo Coco - técnico da equipe de Vôlei Pinheiros/Mackenzie

esPoRTe RecoRd News

9/3/2009

O Esporte Clube Pinheiros lança o Projeto de Preparação de Atletas para os Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos de 2011 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012, com presença do Ministro Orlando Silva.

GazeTa MeRcaNTil

Foto

: Rod

rigo

Sodr

é

10/3/2009

"O Esporte Clube Pinheiros é o único clube na América Latina que tem toda infraestrutura para abrigar atletas da maioria das modalidades, exceto, é claro, o Futebol. Tem também, mas não é o forte do Clube. Em fase de contenção de gastos pelas empresas, o Ministro do Esporte, que foi até o evento no Esporte Clube Pinheiros, indica mais incentivo da iniciativa privada ao desporto olímpico.

A Lei de Incentivo ao Esporte, segundo o Ministro, já ajudou com 130 milhões de reais atletas e clubes. A isenção fiscal teve início em dezembro de 2007. Até agora 300 patrocinadores aderiram à Lei, segundo dados do governo. O Esporte Clube Pinheiros foi o primeiro Clube a conseguir essa verba." Flávio Peres - repórter

Rádio eldoRado

10/3/2009

Presente a um evento no Pinheiros, na noite da última segunda-feira, o Ministro do Esporte Orlando Silva Jr. afirmou que está do lado dos clubes. A proximidade entre a pasta e os clubes foi citada no discurso do presidente do Pinheiros, Moreno Neto. “Tudo o que solicitamos na esfera federal nos é atendido. Por isso, posso dizer que Orlando Silva Jr. é um pinheirense”, disse. Enquanto aguarda repasses da Lei Piva, o Pinheiros sustenta seu trabalho de formação de atletas pela Lei de Incentivo. O Clube recebeu autorização do Ministério para captar cerca de R$ 16 milhões e agora busca parcerias com empresas e doações de associados para levantar a verba.

Uol

16 | PINHEIROS NA MÍDIA

pag_midia132.indd 16 20/3/2009 18:18:50

Page 17: Revista n°132  ABR 2009

ÁLBUM DE FOTOS | 17

ÁLBUM DE FOTOS

Em março, no mês da mulher, foi realizado o Chá da Tarde Especial O vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, esteve no Pinheiros, para uma tarde de duelos na Esgrima

Foto

:Sau

lo R

ibei

ro

A delegação do Pinheiros: atletas de diversas modalidades que terão o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte

Foto

s: R

odrig

o So

dré

No tradicional baile, na terça-feira de Carnaval, os associados sambaram com a Escola de Samba Rosas de Ouro

A Bateria Mirim da Rosas de Ouro animou a Matinê do Pinheiros

Foto

: Rod

rigo

Sodr

é

pag_albumfotos132.indd 17 20/3/2009 19:18:31

Page 18: Revista n°132  ABR 2009

É raro um associado vir ao Pinheiros sem passar por um dos 12 pontos fixos de lanchonetes e restaurantes ou um dos carrinhos espalhados pelo Clube. De um simples sorvete a uma refeição completa, os pinheirenses encontram opções para todos os gostos, de diversos preços.

A administração dos serviços de alimentação é feita pelo Departamento de Restaurantes, que cuida do atendimento e do que é servido dos restaurantes e lanchonetes aos carrinhos que atendem os associados, servindo sorvete, água de coco e pipoca. Também é de responsabilidade de Restaurantes o fornecimento de alimentos e bebidas para os eventos, desde um coffee break em uma palestra até o cardápio requintado servido no Jantar de Aniversário.

Para realizar esse amplo trabalho, o departamento conta com aproximadamente 360 funcionários, que trabalham para realizar mais de 120 mil atendimentos por mês. Nos últimos dois anos, muito foi feito para modernizar os pontos-de-venda. O esforço valeu a pena. Com as mudanças realizadas, a demanda aumentou em 30%, com a vantagem de as perdas terem diminuído em 8%. “Isto é um reflexo direto da melhoria feita nos cardápios, que trouxeram novas sugestões, dos ambientes mais agradáveis e da padronização dos pratos e lanches servidos”, afirma o diretor de

O PINHEIROS QUE VOCÊ NÃO CONHECE

Restaurantes, Sérgio Ricardo Spina. “O próximo passo é investir ainda mais na qualidade de bem servir.” Gradativamente e com afinco, o departamento investe no atendimento às expectativas dos associados e na melhoria crescente dos serviços prestados.

Lanchonete da Piscina

Uma das novidades recentes, com previsão de inauguração na segunda quinzena de abril, a nova Lanchonete da Piscina vai seguir os mesmos moldes, com o diferencial de ter uma arquitetura especial, que tem integração direta com o paisagismo e as piscinas externas.

Haverá atendimento no balcão e com garçons, tanto nas áreas ao ar livre quanto nas climatizadas. No cardápio, além dos tradicionais lanches e salgados, haverá a opção de grelhados, massas e saladas e um buffet de frios, queijos e petiscos nos fins de semana e feriados.

O Departamento de Restaurantes planeja aproveitar a beleza do novo espaço e, em breve, abrir a Lanchonete da Piscina também à noite, criando um espaço para happy hour.

Departamento De restaurantes

restaurantes e Lanchonetes do Clube trazem novidades para agradar todos os paladares

O Ponto - culinária de mais de 10 países

Foto

: Rod

rigo

Sodr

é

18 | O PINHEIROS QUE VOCÊ NÃO CONHECE

pag_pinheiros vc nao conhece132.18 18 02/04/2009 13:27:48

Page 19: Revista n°132  ABR 2009

O Ponto

Atendendo à solicitação dos associados, o Ponto de Encontro foi totalmente reformulado para tornar-se agora O Ponto, um espaço com um cardápio mais elaborado. Sob o comando do chef de cozinha, Marcelo Giachini, formado na Cordon Bleu, foi criado um menu que tem como base a culinária de mais de 10 países.

“Será um restaurante com padrão internacional, diferenciado com relação a ambiente, apresentação dos pratos, atendimento e preço”, explica o diretor de Restaurantes.

O Ponto oferecerá uma carta de vinhos, elaborada por um sommelier, sob a supervisão do chef, em total equilíbrio com o cardápio. No menu, sabores reconhecidos internacionalmente, com pratos que usam ingredientes vindos de diversos países. “Como sabemos que o público do Pinheiros é mais tradicional, buscamos elaborar um cardápio mais clássico, com um rígido trabalho de apresentação”, comenta o chef Marcelo Giachini. “Vamos servir do simples ao sofisticado, da berinjela ao foie gras.”

O novo restaurante funcionará de quinta a domingo, no horário do almoço, com menu executivo, e, de quinta a sábado, no jantar.

A inauguração de um restaurante como esse mostra a diversidade que o Pinheiros oferece aos associados. “Hoje, no Clube, as pessoas encontram desde um pão na chapa até a mais alta culinária, primando, em todos os casos, pela qualidade”, orgulha-se o diretor de Restaurantes.

Novo mobiliário da Lanchonete do CCR

Lanchonete da Piscina: novo point do Clube No comando do Ponto, o chef Giarchini

Números de restaurantes

Com mais de 120 mil atendimentos por mês, são impres-sionantes as quantidades consumidas pelos pontos de venda do Clube:

• 1 tonelada de arroz• 400 kg de feijão• 2,1 toneladas de peixe• 3,7 toneladas de carne (vaca, porco e ave)• 510 kg de café• 15.200 unidades de água• 33.200 unidades de refrigerante

Foto

: Rod

rigo

Sodr

é

Foto

: Raf

ael L

evi

Foto

: Arie

tt G

ouve

ia

O PINHEIROS QUE VOCÊ NÃO CONHECE | 19

pag_pinheiros vc nao conhece132.19 19 02/04/2009 13:28:01

Page 20: Revista n°132  ABR 2009

Um dos mais respeitados advogados do País

Desde criança, Antonio Claudio já copiava o pai, Waldemar Mariz de Oliveira Junior, fazendo discursos e dizendo que estava em audiência. Hoje, aos 63 anos, seu nome está entre os mais importantes advogados criminalistas do Brasil. Presente em casos polêmicos, como advogado de PC Farias, Suzane von Richthofen e Eliana Tranchesi, ele defende, com paixão, sua profissão e a busca pela justiça. Nesta entrevista exclusiva à Revista Pinheiros, o associado dá sua opinião sobre a justiça, o Brasil e a sociedade em geral.

Revista Pinheiros - Como surgiu a inclinação para trabalhar com Direito criminal?Antonio Claudio Mariz de Oliveira - Tive minha primeira experiência criminal pouco antes de terminar a faculdade, com o ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias. A partir daí, comecei a receber nomeações dativas - que são feitas de graça. Fiz mais de 100 júris sem cobrar e foi assim que eu comecei. Depois, tive meu primeiro cliente que, no nosso primeiro contato, me pediu escova de dentes, sabonete e toalha. Isso me tocou muito, porque vi que era um ser humano abandonado. Foi meu primeiro júri e perdi por um voto. Continuei na área criminal e, em 1971, passei a ser advogado do Centro Social da Polícia Militar (CSPM), até quando abri meu escritório. Hoje, das gerações mais novas da família, uma das minhas

filhas, dois genros e meu filho, que ainda é estudante, todos seguiram carreira criminal.

RP - O senhor foi Secretário de Justiça e de Segurança. Qual a sua avaliação da atual situação da violência em São Paulo e no Brasil?ACMO - A violência não é um problema só de polícia, mas, sim, de muitos outros fatores. A polícia age no pós-crime, mas tem condições mínimas de prevenir que o crime aconteça, porque não trabalha nas causas. O crime precisa ser combatido, mas não apenas pela via da repressão, porque hoje é só quando o crime ocorre que as pessoas saem na rua pedindo mais prisão, leis mais rigorosas, pena de morte. Ninguém cuida da criança carente, ninguém se preocupa com as questões éticas, ninguém se incomoda com a violência que não é do criminoso, mas, sim, da sociedade, como a que acontece nos campos de Futebol, no trânsito, nas escolas. É professora que leva tiro porque deu nota baixa, namorada que é baleada porque deu um fora no namorado. As frustrações passaram a ser resolvidas à bala. Está se perdendo o respeito pela vida alheia. A máxima de “não faça aos outros o que não quer que façam a você” perdeu seu valor. O crime está se espalhando e a sociedade está adquirindo a violência pura como resposta às frustrações.

ANTONIO CLAUDIO MARIZ DE OLIVEIRA

20 | ENTREVISTA

pag_entrevista.indd 20 24/03/2009 21:13:42

Page 21: Revista n°132  ABR 2009

RP - Qual a causa desse aumento da violência?ACMO - Diversos fatores influem nisso. A televisão, por exemplo, não cumpre seu papel de aprimoramento cultural, ético e moral, previsto na Constituição. Televisão é um instrumento fundamental, porque chega aonde a escola não chega. É uma concessão estatal, porém as obrigações não são cumpridas, nem cobradas. Nenhum governante tem coragem de enfrentar as televisões, que só têm responsabilidade com o IBOPE e com o faturamento. Outro problema que precisa ser enfrentado é o reforço do núcleo familiar. As pessoas dizem que família é importante, mas, na prática, isso não acontece. Trabalhar a idéia de família sólida e bem constituída requer um sacrifício, que é extremamente gratificante. As pessoas ainda precisam entender isso. A sociedade também passa por uma crise de autoridade e respeito. As pessoas estão muito individualistas, voltadas para os seus próprios interesses, o que faz com que o relacionamento interpessoal vá se deteriorando. Outra questão que me parece muito séria no Brasil é a cobiça, o dinheiro, o “ter” como objetivo precípuo. Hoje, não é nem o “ser” nem o “ter”, é o “parecer ser” e o “parecer ter”. É uma sociedade midiática, em que as aparências prevalecem. O brasileiro “de raiz” está perdendo suas características, de solidariedade, de amizade, passando a ser mais egoísta e ganancioso. Não é generalizado, mas chegou a uma boa parcela, especialmente à elite.

RP - O Brasil passa também por uma crise ética?ACMO - Quando se fala em corrupção, é normal dizer que o sujeito, quando tem algum cargo político, torna-se corrupto. Mas essa corrupção nasce onde? Ela surge na Câmara dos Deputados, nos palácios governamentais? Não, ela vem de casa. É a cultura da desobediência, o “levar vantagem”, aculturada desde a infância. Minha neta, de 9 anos, deu um exemplo ótimo outro dia. Estávamos em um restaurante, ela pegou a conta e viu que havia anotado um suco de laranja e ela havia tomado dois. Ela chamou o garçom e pediu para corrigir. Pouca gente faz isso. Talvez até eu tivesse a tendência de deixar para lá. São pequenas coisas, que vão em um crescendo, e quando a pessoa chega lá em cima e se depara com uma situação mais tentadora de corrupção, ela cai. Mas o comportamento foi aprendido na infância.

RP - O senhor cuidou de casos muito polêmicos. Há muita pressão da opinião pública contra o advogado?ACMO - O advogado criminal tem o direito e a obrigação de defender todo mundo, independente do crime cometido e da opinião dele sobre o acusado e o que aconteceu. Não somos juízes. Não tenho dificuldade nenhuma de assumir qualquer caso, não há problema de consciência. Mas há uma questão estomacal, há casos que embrulham o estômago e, então, o advogado não pode pegar. Uma das vezes em que senti isso me marcou muito. Eu era advogado do Centro Social da Polícia Militar e fui a um interrogatório e era um atentado violento ao pudor contra uma criança de 4 anos. Minha filha mais velha havia nascido há três meses e eu não consegui pegar o caso. O acusado poderia até ser inocente, mas eu não podia entrar em um caso como esse porque eu poderia até prejudicar o réu. Mas as pessoas entendem pouco o papel do advogado nesses

casos. No crime, as pessoas acabam vendo o advogado como cúmplice. Ninguém entende que não defendemos o crime, nem a conduta do acusado. Somos apenas o porta-voz do direito que o acusado tem. Se não defendermos os direitos de uma pessoa, mesmo que ela tenha praticado um crime muito cruel, deixamos de defender um direito que é de todos. A Suzane von Richthofen, por exemplo, eu entrei no caso porque ela estava presa preventivamente há dois anos, o que é uma violação da lei. Não pode. É uma lei que vale tanto para ela quanto para outras pessoas que cometeram um crime, seja em legítima defesa ou não.

RP - O que é preciso ter para ser um bom advogado?ACMO - Basicamente, não achar que o mundo é todo ruim ou que o mundo é todo bom. Que as pessoas são integralmente boas ou ruins. Precisa ter uma visão muito complacente da vida e das pessoas. Trabalhar tanto com o lado miserável quanto com o lado grandioso dos indivíduos. Saber que o barro humano é defeituoso e é comum a todos nós. O crime é uma entidade social e qualquer um de nós pode cometer. Eu diria que a grande qualidade do advogado é não ser maniqueísta. Ele também tem que ser um humanista, gostar do ser humano. Colocar o ser humano acima de outros interesses, como o ganho material e o status.

RP - Quando não está trabalhando, o que o senhor gosta de fazer?ACMO - Gosto muito de restaurante, de uma boa mesa. De estar com os amigos e com a família. E de ler muito. Leio de tudo, mas me interesso muito por biografias e história. Adoro o Brasil e poucas coisas me dão tanta raiva como a elite, envergonhada de ter nascido aqui, que gostaria de ter nascido em Miami, acha que tudo que é brasileiro é pior. O Brasil não é melhor, nem pior, é apenas diferente. Tudo que acontece de ruim no nosso país já aconteceu em outros países. Fico doente quando as pessoas dizem: -“Ah, é só neste país”. Um livro que eu recomendo é a história da Chiquinha Gonzaga, uma mulher valente, pianista e compositora, que introduziu o maxixe no Brasil.

RP - Nas horas de lazer, o senhor costuma ir ao Pinheiros?ACMO - Sou associado do Pinheiros há mais de 50 anos. Meu tio, José Augusto Mariz de Oliveira, foi presidente do Clube na década de 70. Aliás, tenho uma recordação carinhosa com o Clube, porque meu tio morava muito perto do Pinheiros e, quando ele faleceu, em casa, foram os funcionários do Pinheiros que ajudaram a minha tia. Quando chegamos, os empregados do Clube já haviam feito tudo. Lembro também de ir ao Pinheiros quando o campo de Futebol era onde hoje é o Salão de Festas. Também, no meu tempo de criança, não existia muro na Rua Hans Nobiling. O Clube era cercado com arame farpado apenas. E eu, que tive muito problema de alergia, quando era barrado no exame médico da piscina, passava por baixo do arame para conseguir dar um mergulho. Depois, passei um período frequentando muito pouco o Clube, mas agora voltei e, aos sábados, ando pelas alamedas. Mas a caminhada não adianta nada, porque sempre termino na Lanchonete do Tênis, tomando uma cerveja.

ENTREVISTA | 21

pag_entrevista.indd 21 24/03/2009 21:13:43

Page 22: Revista n°132  ABR 2009

Sempre atualizado com as mais recentes tecnologias, o Pinheiros começou a oferecer os serviços de internet pelo sistema wi-fi aos associados, em alguns locais do Clube, em 2001. Aos poucos, o acesso foi sendo ampliado e, até o fim deste mês, o Clube terá cerca de 70% de sua área com acesso wi-fi, por meio de um sistema que garantirá maior estabilidade e disponibilidade do serviço.

Wi-fi no Clubeo objetivo é, gradativamente, alcançar a marca de 100% da área do Clube com sinal de internet disponível aos associados. Além disso, o novo sistema vai permitir a integração do sistema de vigilância, telefonia e outros dispositivos móveis com a internet, garantindo mais agilidade e segurança nos serviços prestados no Clube.

22 | WI-FI NO CLUBE

pag_hot_stop.indd 22 24/03/2009 20:54:39

Page 23: Revista n°132  ABR 2009

Entrada gratuita

Para uma empresa ser, de fato, socialmente responsável, precisa contar com cidadãos socialmente responsáveis em sua equipe. No caso do Pinheiros, além de ações solidárias, o Clube busca despertar entre os associados a vontade de ajudar.

Pensando nisso, foi criado o Bazar do Bem Possível, que chega à 6ª edição, e que conta com a ginasta Daiane dos Santos

BAZAR DO BEM POSSÍVELNeste mês, mais uma edição do evento que incentiva a solidariedade

Dias 2, 3 e 4 de abrilquinta e sexta, 10 às 19h | sábado, 10 às 18hSalão de Festas

como madrinha do evento. Serão 90 ONGs reunidas, diversas apresentações artísticas e culturais, além de uma deliciosa praça de alimentação.

É uma oportunidade para comprar produtos exclusivos e conhecer o trabalho de instituições que atuam em diversas áreas. Venha exercer sua cidadania no Bazar do Bem Possível.

Foto

: Már

io H

enriq

ue P

into

Foto

s: D

imas

Sch

ittin

iDAS | 23

pag_das132.indd 23 20/3/2009 18:21:08

Page 24: Revista n°132  ABR 2009

Aos 88 anos, o ex-presidente do Pinheiros, Celso Hahne, recorda

momentos de sua gestão, uma das mais modernas, criativase produtivas da história do Clube

MEMÓRIA PINHEIRENSE

“Em 1952, eu era chefe de um departamento da Prefeitura de São Paulo e um funcionário, que era associado do Pinheiros, me convidou para ingressar no Clube, mediante o pagamento de uma taxa de jóia que, na época, custava em torno de Cr$ 2 mil. Ingressei no Clube com minha mulher e um filho, que tinha 8 anos. No começo, frequentava pouco, ia apenas à piscina, até que um amigo me convidou para aprender a jogar Tênis. Comecei a praticar, me tornei um tenista e cheguei a disputar alguns campeonatos pelo Pinheiros, até meados de 1975. Até hoje, vou ao Clube, aos sábados e domingos, para jogar Tênis.

Nesse mesmo ano, assumi, na Prefeitura, o cargo de Secretário das Administrações Regionais, no governo Olavo Setúbal. Na época, o presidente do Pinheiros era José Augusto Mariz de Oliveira, que estava terminando o mandato e não podia ser reeleito. Um diretor chamado Rubens Catelli me convidou para ser presidente. Eu disse que não podia aceitar, que tinha me tornado um Secretário da Prefeitura e tomava conta da cidade toda, da iluminação à coleta de lixo, mas a pressão foi muito grande e acabei assumindo a Presidência do Clube, em maio de 1975.

Meu primeiro mandato na Diretoria foi de 1975 a 1977. Fui reeleito e fiquei até 1979. Não tinha mais direito à reeleição, mas foi feita uma reunião do Conselho, em que foi modificado o Estatuto para que eu pudesse ficar mais dois anos e terminar as obras que tinham sido iniciadas. Então, cumpri meu terceiro mandato, de 1979 a 1981. Tenho amigos que, até hoje, me chamam de presidente.

Meu primeiro trabalho foi levantar a situação financeira do Clube. Logo, alguns conselheiros vieram me dizer que o Clube precisava de um Plano Diretor. Avaliamos as necessidades do Clube para, então, fazer projetos detalhados, junto a escritórios de arquitetura. A primeira obra foi o estacionamento, no lugar onde funcionava o Departamento Esportivo do Clube. Aluguei um local no Ibirapuera, para abrigar as atividades, demoli o que havia e, em cima da garagem, fizemos a Pista de Atletismo. Acredito que o Pinheiros foi o primeiro Clube a ter estacionamento próprio.

Ao mesmo tempo, começamos a fazer o Centro Cultural e Recreativo, o CCR, projeto de Ícaro de Castro Mello, onde foram construídos o Boliche, Bolão e Lanchonete e, no andar superior, o Teatro e um Restaurante. Foi uma reivindicação do pessoal do Boliche, que era muito ativo no Clube. Eles jogavam em um barracão pequeno e queriam um lugar melhor. Como o Clube estava muito confuso na parte administrativa, com funcionários espalhados por vários lugares, construímos também o Centro Administrativo. Na sequência, vieram a Reforma da Sede Social e a construção do Centro Desportivo, uma obra tão inovadora, que chegou a ganhar um concurso de arquitetura.

As lanchonetes do Tênis e da Piscina foram totalmente modificadas e construímos mais quatro quadras de Tênis. Também regularizamos todas as obras feitas nas administrações anteriores. Outra coisa que eu sempre busquei fazer foi cuidar e ampliar a área verde. Meu objetivo sempre foi fazer obras que fossem importantes para os associados no presente e no futuro.

Lembro uma vez que alguns associados vieram falar comigo para pedir a construção de um prédio para o treino de Tiro ao Alvo. E eu perguntei: - Quantas pessoas praticam tiro? E eles me responderam: - Quatro. Então, eu disse: - Não posso fazer uma obra dessa para apenas quatro pessoas. Minhas obras são para atender o maior número de pessoas.

Fico muito gratificado de ver que tudo o que construímos durante os seis anos de gestão, continua importante para o Clube. Saí da presidência deixando tudo pago, sem dívida, porque sempre busquei fazer tudo da maneira mais honesta. As diretorias que me sucederam agiram muito corretamente, cuidando da manutenção dos prédios e desenvolvendo o Clube ainda mais.

Muitos me perguntam por que eu não coloquei placa com meu nome nas obras. Mas, para mim, a função do presidente é fazer. Não fiz as obras para me projetar e, sim, porque sabia que elas iriam beneficiar as futuras gerações do Clube.”

O objetivo deste espaço é contar a história do Pinheiros pelos depoimentos pessoais de associados. Se você tem uma história interessante, tendo o Clube como cenário, entre em contato com a Assessoria de Comunicação Institucional pelo telefone 3598-9803 ou e-mail [email protected]

Foto

: Div

ulga

ção

24 | MEMÓRIA PINHEIRENSE

pag_memoriapinheirense.indd 24 24/3/2009 17:19:23

Page 25: Revista n°132  ABR 2009

Grande preocupação de todos, o cuidado com o meio ambiente sempre recebeu tratamento prioritário no Clube e, recentemente, as ações realizadas no Pinheiros têm sido tratadas de forma estruturada, por meio do Sistema de Gestão Ambiental.

O Clube conta, atualmente, com uma estrutura profissional, coordenada pelo Comitê de Meio Ambiente formado por:

Nível estratégico Antonio Moreno Neto, Severiano Atanes Netto, Arnaldo Couto Magalhães Ferraz, Nilson José Iasi e Jorge Augusto de Albuquerque Ehrhardt

Nível executivoNelson Luiz Scotti de Moraes, Beatriz Hungria Moreno, Dora Maria Aguiar Whitaker, Roberto Eduardo Bruno Centurion, Luiz Carlos Mantovani e Luiz Saragiotto

Como parte fundamental do estabelecimento do Sistema de Gestão Ambiental, o Clube definiu sua política ambiental e, baseado em diagnóstico realizado em 2008, planeja as ações de redução do impacto ambiental em todas as áreas do Clube.

PINHEIROS E SUA POLÍTICA AMBIENTALRumo à certificação ISO14001

Política ambieNtal

O impacto de nossos serviços que cause prejuízo ao meio ambiente deve ser continuamente reduzido.

A política ambiental do Clube está respaldada pelos princípios:• A preservação do meio ambiente é dever de todos os diretores, empregados e colaboradores do Esporte Clube Pinheiros• A atuação preventiva será buscada como forma prioritária de ação• Sensibilizar o público frequentador para o respeito ao meio ambiente• Os requisitos legais aplicáveis e outros subscritos pela organização relacionados ao meio ambiente constituem as bases a ser respeitadas.

Além das ações que afetam os serviços prestados rotineiramente aos associados, também estão sendo preparadas ações especiais para os grandes eventos do Clube, como a Festa Junina, buscando conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental.

A busca da certificação ambiental, a ISO14001, é um grande desafio, mas perfeitamente atingível, se o Clube contar com a participação de todos os associados, agir com persistência, adequar a infraestrutura, treinar os funcionários e transformar hábitos e comportamentos.

OUVIDORIAO associado pede e o Clube atende

Colabore para construir um Pinheiros ainda melhor. Registre suas sugestões na Ouvidoria: Pessoalmente, segunda e sábado, 8h30 às 17h, e, terça a sexta, 8h15 às 19h; pelo telefone: 3598-9989 ou pela internet: no site www.ecp.org.br/rel_ouvidoria.asp ou pelo e-mail [email protected]

elogio

Gustavo Vicente azevedo elogia as mesas e as cadeiras da Prainha do CCR, que achou de muito bom gosto e confortáveis.

Resposta – Toda a equipe responsável pela reformulação da Lanchonete do CCR recebe com grande satisfação os elogios do associado. O objetivo é sempre atender às expectativas e melhorar os serviços prestados. A opinião do associado é muito importante na permanente busca pela qualidade de atendimento.

Reclamação

Flávio Quilici codespoti questiona o porquê dos restaurantes do Clube não emitirem Nota Fiscal Paulista. Resposta – O Departamento Financeiro esclarece que, quando da implantação da Portaria que regulamentou o Programa Nota Fiscal Paulista, o Clube procurou detalhes junto ao Posto Fiscal da Fazenda e ao Portal da Fazenda do Estado e constatou que Clubes Sociais e Esportivos não constam na Classificação Nacional de Atividades Econômicas/CNAE, de estabelecimentos obrigados à adesão do Programa Nota Fiscal Paulista. A Receita Federal de São Paulo informa que, mesmo não sendo obrigado, o estabelecimento poderá implantar a Nota Fiscal Paulista, mas os documentos fiscais emitidos não gerarão créditos ao consumidor. De acordo com a Receita Federal, “estabelecimentos que não têm atividades fins em Restaurantes e Lanchonetes não serão obrigados a aderir ao Programa Nota Fiscal Paulista. Segue exemplos de entidades que possuem restaurantes e lanchonetes, mas cujos objetos principais (atividade econômica), não constam na relação da Fazenda: Clubes Sociais e Esportivos, Hospitais e Escolas". Ressaltamos que o Pinheiros não tem como objeto principal a atividade de Restaurantes e Lanchonetes, de acordo com o seu Estatuto Social, ou seja, não é a atividade fim do Clube.

MEIO AMBIENTE - OUVIDORIA | 25

pag_meioambiente_ouvidoria.indd 51 20/3/2009 19:31:13

Page 26: Revista n°132  ABR 2009

ESPORTES

Lançamento do Campeonato InternoNo dia 7 de março, no Auditório do CCR, foi realizado o lançamento oficial do Campeonato Interno de Futebol Menor 2009. Neste ano, o tema é o Campeonato Inglês, com a participação das equipes: Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Newcastle, Tottenham e West Ham.

O evento contou com a presença de Aldo Leone, diretor-presidente da Agaxtur Turismo, Alfredo Meneguelli, da Navigate Tour, e aproximadamente 250 associados que estiveram no local e conheceram as regras básicas do Campeonato, as divisões dos

FUTEBOL MENOR no Clube

times e descobriram a equipe que defenderão, definida por meio do sorteio realizado após a solenidade.

O público teve também a oportunidade de conhecer os novos uniformes das equipes que, mais uma vez, terão o patrocínio da Agaxtur Turismo, Navigate Tour e Wilson. Ao som de músicas dos Beatles, cada equipe foi representada por um garoto, que desfilou no palco apresentando os novos modelos dos uniformes.

No fim do evento, as crianças participaram de sorteio de brindes oferecidos pela Agaxtur Turismo.

Correção Na edição de março da Revista Pinheiros, não foi publicado corretamente o logotipo das empresas que colaboram com o Futebol Menor. O patrocinador oficial da modalidade é a Agaxtur. A Navigate e a Wilson são as empresas apoiadoras.

Apoio Patrocínio

26 | ESPORTES

pag_esportes132.indd 26 20/03/2009 21:05:40

Page 27: Revista n°132  ABR 2009

Apoio

maIs dIversão para os mIrInsDesde que foram concluídas as trocas das grades de proteção das plataformas, na piscina externa, os associados, que há algum tempo pediam a reabertura da plataforma de três metros, no horário de lazer, têm se divertido muito mais.

Com o calor e a alta frequência nas piscinas, o uso da plataforma serve tanto para diversão quanto para a superação do medo. No entanto, alguns procedimentos de segurança devem ser observados.

• As crianças devem estar sempre acompanhadas por um adulto responsável• Apenas saltar com a certeza de que a área de mergulho abaixo está livre• A saída deve ser feita rapidamente para liberar a área para o próximo saltador

Venha aproveitar mais esse local de diversão e, caso tenha interesse em aprender Saltos Ornamentais, procure a professora na piscina. As aulas acontecem de segunda a sexta,

SALTOS ORNAMENTAIS no Clube

Associados se divertem na plataforma

9h30 às 11h e 14h30 às 16h, para associados a partir de oito anos. O único pré-requisito é saber nadar. Venha ser um de nossos atletas.

ESPORTES | 27

pag_esportes132.indd 27 20/03/2009 21:05:43

Page 28: Revista n°132  ABR 2009

torneIo IníCIoNos dias 7 e 8 de março, o Pinheiros sediou o Torneio Início Pré-Mini Masculino da Grande São Paulo, competição que abre o calendário oficial da Federação Paulista de Basketball (FPB). Desfilaram pelo Ginásio Azul e de Handebol os futuros craques do Basquete, de 17 equipes, que disputarão o campeonato paulista da categoria.

Em jogos eliminatórios de quatro períodos de cinco minutos, o Pinheiros venceu o São Paulo na primeira partida, mas foi eliminado pelo Corinthians nas quartas-de-final.

O campeão foi o Internacional de Regatas de Santos, que venceu o Palmeiras, na final, por 51 x 27.

Os ginásios estiveram lotados e o público, formado principalmente por pais de atletas, vibrou com as ótimas partidas. O Pinheiros aproveitou a ocasião para homenagear o ex-atleta Adilson de Freitas Nascimento (Adilson), falecido em fevereiro, dando seu nome ao torneio.

A FPB sorteou, entre os atletas participantes, um pacote para uma clínica de Basquete, em Orlando Magic (EUA). O ganhador foi o atleta Lucas Rodrigues, do Esporte Guarulhos.

BASQUETE em São Paulo

Equipe Pré-Mini no Torneio Início

CategorIas de baseEm março, começaram os campeonatos das categorias de Base da Federação Paulista de Basketball (FPB). O Pinheiros, como sempre, entrou na disputa em todas elas, com equipes fortes, em busca da classificação para as finais. Após os treinos preparativos, em janeiro e fevereiro, o Clube trouxe alguns reforços para complementar a base das equipes formadas, em sua maioria por associados, mantendo a filosofia de qualificar o associado para a forte competição do campeonato paulista.

Confira a tabela com os horários dos jogos nos quadros de avisos e no site da FPB (www.fpb.com.br) e venha torcer pelo Pinheiros. Os jogos acontecem sempre no Ginásio Azul.

equIpe aduLtaDepois de um início complicado, com cinco derrotas (quatro por apenas um ponto) e uma vitória, a equipe adulta de Basquete do Pinheiros vai se ajustando, em busca da classificação no Novo Basquete Brasil (NBB), maior campeonato nacional da modalidade já realizado, e, agora, totalmente organizado e administrado pela Liga Nacional de Basquete, com a chancela da Confederação e apoio do Sportv - Globosat.

Venha torcer e acompanhar os jogos, realizados no Ginásio Poliesportivo, neste mês.

Dias1º - Pinheiros x Bauru 10 - Pinheiros x Joinville3 - Pinheiros x Assis 22 - Pinheiros x Brasília8 - Pinheiros x Lajeado 29 - Pinheiros x Franca

pInheIros nas seLeções pauLIsta e brasILeIraEm março, os atletas do Pinheiros Igor Mertens e Giovanni Martini foram convocados para a seleção paulista que disputa o Brasileiro de Seleções, em Brasília. O Clube teve os jogadores Vitor Machado Pinto e Silva e Davi Rosseto convocados para a seleção brasileira Sub-17 que se prepara para o Sul-americano, em maio, no Uruguai. Esse é o resultado do trabalho bem planejado nas categorias de Base do Basquete pinheirense.

Vitor e Davi, convocados para a seleção Sub-17

28 | ESPORTES

pag_esportes132.indd 28 20/03/2009 21:05:46

Page 29: Revista n°132  ABR 2009

esCoLInhas de basqueteAs inscrições para novos alunos de Basquete estão abertas durante o ano todo, com turmas pela manhã e à tarde, pensando nos futuros campeões em nossas equipes competitivas. Você sabia que as atuais equipes Cadete (17 anos) e Infanto-Juvenil (16 anos) do Clube são compostas basicamente de associados? Foram formadas na Escolinha de Basquete em 2004 e são as equipes que mais títulos conquistaram pelo Clube nos últimos anos.

Para a inscrição, basta trazer atestado médico e fazer a matrícula na Coordenação do Basquete (4º andar do Centro Desportivo), de segunda a sexta, 14 às 20h. Não é cobrada inscrição nem taxa semestral. Informação: [email protected] ou 3598-9818 (Danielle).

CInCo na seLeção brasILeIraA primeira lista de convocação de atletas do Polo Aquático, para integrar a seleção brasileira que disputará o Campeonato Sul-americano, foi divulgada no início de fevereiro e, entre os nomes, cinco são do Pinheiros. No feminino, Carolina Resende Pinho, Patrícia Marcondes e Camila Albuquerque e, no masculino, Ricardo de Freitas Guimarães e Gustavo Grummy Freitas Guimarães.

As seleções estão treinando forte, sendo que a masculina está no Pinheiros, com o técnico Thiago Almeida, e a feminina, no Paineiras. A viagem para defender o Brasil acontecerá no início deste mês, para Mar Del Plata. Entre os atletas, as expectativas são bem diferentes, já que alguns foram convocados pela primeira vez, outros ainda não têm medalha internacional, enquanto há os que já defenderam o Brasil e conquistaram medalha com a Seleção Brasileira.

POLO AQUÁTICO em São Paulo

As convocações mostram que o Pinheiros é uma grande força do Polo Aquático brasileiro, desde a base até a categoria principal. O destaque está nas três mulheres, que representam a boa fase da modalidade no feminino. Muitas associadas iniciaram a prática neste ano. Os treinos femininos acontecem de segunda a sexta, na piscina externa, 17 às 19h, com o professor Chiappini. Associadas, a partir dos 12 anos, estão convidadas a integrar o grupo.

No masculino, os treinos também acontecem na piscina externa, de segunda a sexta, 16 às 18h, com o professor Thiago, para atletas de 9 a 13 anos, e, 18 às 21h, para atletas de 14 e 15 anos, com o professor Beto.

Se você sabe nadar e gosta de emoção, entre para as equipes de Polo Aquático e, quem sabe, chegue até a seleção como Carol, Paty, Camila, Ricardo e Grummy.

Pinheiros no Sul-americano: Ricardo, Carol, Camila, Paty, Thiago (técnico) e Grummy

Apoio

Apoio

ESPORTES | 29

pag_esportes132.indd 29 20/03/2009 21:05:50

Page 30: Revista n°132  ABR 2009

resuLtados Infanto-JuvenIs

CIrCuIto masterCard JunIor’s Cup santos (sp) - 9 a 15/2Nathaly Kurata - campeã de simples 18 anos femininoVitor Pinheiro - vice de simples 16 anos masculino

TÊNIS em São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco

torneIo de 21 mInutosFoi realizado, no dia 22 de fevereiro, o tradicional torneio de 21 minutos de Itu, com a presença de mais de 200 jogadores. Herman Claudius van Riemsdijk, Ricardo Schutt e Antonio Albuquerque representaram o Pinheiros. Herman e Ricardo fizeram 5,5 pontos em sete possíveis (cinco vitórias, um empate e uma derrota), dividindo o nono lugar com mais 11 jogadores. Herman foi o campeão dos veteranos. O campeão do torneio foi o argentino Sandro Marreco que ganhou as sete partidas.

InterCLubesO Campeonato Paulista Interclubes, prova da Federação Paulista de Xadrez, começou no dia 28 de fevereiro, com a participação de 75 equipes em três categorias. O Pinheiros foi representado por seis equipes: uma na categoria A, duas na B e três na C. Entre os times da categoria C, uma novidade: pela primeira vez, uma equipe totalmente feminina, liderada pela ex-campeã paulista Marilda Beré.

Como acontece há alguns anos, o primeiro fim de semana foi disputado na sede do Clube A Hebraica e no segundo (7 e 8 de março) os enxadristas cruzaram a Rua Angelina Maffei Vita e jogaram no Pinheiros. A equipe principal - Herman Claudius van Riemsdijk, Dirk Dagobert van Riemsdijk, Ricardo Schütt, Vinicius Paulo van Riemsdijk e Eduardo de Mendonça Baptista - terminou como campeã do Campeonato Paulistano, mas ficou na 4ª colocação do Estadual, atrás do Clube de Xadrez de Santos, Aramaçan (Santo André) e Clube de Xadrez de Matão.

XADREZ em São PauloNa categoria B, a equipe do Pinheiros C ficou em 14º e o Pinheiros B somente em 31º, mas escapou do rebaixamento. Essa categoria foi vencida pela equipe da Hebraica A, que volta à principal categoria em 2010. Na categoria C, vencida pela Associação São José Guaíra, as demais equipes do Pinheiros (D, E e F), terminaram nas 22ª, 24ª e 26ª colocações, respectivamente.

auLasAs aulas de Xadrez no Clube continuam com as inscrições sempre abertas. Mais informação na sala da modalidade, na Sede Social, com o professor Herman, pelo telefone 3598-9842, ou com o diretor da seção, Ricardo Schutt.

CIrCuIto pauLIsta de tênIs 3ª etapa - são paulo atlético Clube (sp) - 26 a 31/1Mariana Humberg - vice de simples 14 anosNathaly Kurata - campeã de simples 18 anosVitor Augusto Pinheiro - vice de simples 16 anos

etapa masters - guarulhos (sp) - 2 a 6/2Nathaly Kurata - campeã de simples 18 anos (foto)

Vitor Pinheiro, Anderson Santo e Nathaly Kurata

30 | ESPORTES

pag_esportes132.indd 30 20/03/2009 21:06:02

Page 31: Revista n°132  ABR 2009

CIrCuIto rota do soL etapas 1ª - Salvador (BA) - 6 a 10/1 | 2ª - Aracaju (SE) - 11 a 15/13ª - Maceió (AL) - 16 a 20/1 | 4ª - Recife (PE) - 21 a 25/1Mariana HumbergCampeã de simples e duplas 14 anos nas quatro etapas

torneIo tennIs hILL são paulo (sp) - 7 a 9/2Michael Struben - vice de simples 18 anos A (foto)

resuLtados aduLtos

torneIo senIors de santa CatarInaCopa fLorIpa 2009 florianópolis (sC) - 9 a 14/1Jorge Meneses - vice de simples 80 anos

10º aCes tênIs open são paulo (sp) - 28/2 a 1º/3Marisa do Carmo Tasca GiusaCampeã de simples 2ª classe feminina acima de 35 anos (foto)

InterCâmbIo de mInItênIs O Pinheiros foi o vencedor, por 9 a 2, no intercâmbio realizado no Club Atlhetico Paulistano, no dia 19 de fevereiro. Após os jogos, houve uma confraternização, com pizzas e bebidas para os participantes. Jogaram pelo Pinheiros: Evanildo Mondeck, Sérgio Ricardo Spina, Fabio Egidio Pedroso, André Barbosa de Oliveira, Márcio Asbhar Migliori, José Nivaldo Moura, Deoclécio Pereira Clementino, Marcelo Korkischko Brigagão, Ivam Gilberto Romano, Ivan Gilberto Castaldi Filho, Henrique Avancine, Alexandre Siqueira Chiofetti, Diogo Rocha Malheiros, Nelson da Cruz Santos, Paulo Eduardo Sampaio Vianna Pardini e Paulo Schwarz.

Apoio

ESPORTES | 31

pag_esportes132.indd 31 20/03/2009 21:06:15

Page 32: Revista n°132  ABR 2009

Apoio

Patrocínio Apoio

pInheIros é o prImeIro no profIssIonaL masCuLIno e no amador femInInoEm sua 18ª edição, o Internacional de Santos, prova do ranking TPT (Triathlo Pro Tour), considerada a mais importante prova olímpica do continente, teve a vitória de Reinaldo Colucci e o vice de Mariana Ohata na categoria profissional. No amador, com mais de 1.200 triatletas inscritos, a pinheirense Flavia Fernandes foi a melhor amadora e André Lemmy o 5º melhor no masculino.

A largada foi no dia 8 de fevereiro, na Praia do Boqueirão, em Santos, às 8h, sob um calor de 34 graus e 80% de umidade. Foi uma disputa difícil, mas Reinaldo quebrou o recorde da prova, que durava nove anos. “Muitos momentos difíceis precisaram ser superados, mas finalmente eu consegui e estou muito feliz com o resultado”, relatou. O triatleta Bruno Matheus fez sua estréia pelo Pinheiros e ficou em 6º.

No amador, em que o Pinheiros tem feito um amplo trabalho de base para os futuros profissionais, Fabiana Pinheiro foi a vice na mesma categoria de Flavia (25/29) e André Lemmy foi o campeão na categoria 17/19. Com a presença de 17 triatletas pinheirenses, o Clube conquistou pódios em diversas categorias

TRIATHLO em Santos e Caiobá

Colucci é campeão internacional de Santos

amadoras, com destaque para a dobradinha de Roberto Azevedo (bicampeão) e Marcelo Pereira (vice) na categoria 55/59, além da vitória de Vanessa Bley na categoria 30/34 e o vice de Nazaré Landi na 50/54.

CIrCuIto trIatLo CaIobáDia 15 de fevereiro, no litoral paranaense, foi realizada a prova do SESC Triatlo de Caiobá, que teve a vitória de Mariana Ohata no feminino e o vice de Bruno Mateus, ambos da equipe do Pinheiros. É uma prova tradicional, que contou com mais de 650 participantes em sua 21ª edição e a presença de grandes nomes do Triatlo brasileiro, como os de Juraci Moreira (triatleta olímpico) e Fabio Carvalho, o vencedor da prova. A pinheirense Mariana comemorou muito a vitória, ”A Natação foi o ponto forte da minha prova”, destacou a triatleta que, atualmente, treina para o Ironman Brasil, em Florianópolis.

A campeã do Triatlo de Caiobá, Mariana Ohata

novIdades em 2009Se você tem entre 11 e 15 anos, prepare-se para as novidades do CAD, que agora tem vários esportes, como Peteca, Atletismo, Esportes de Raquete, Beisebol, Futevôlei, Handbeach, Biribol, Vôlei de Areia e Flag Futebol. Além da atividade esportiva, o CAD é um ótimo jeito de fazer muitos amigos. Veja os horários e venha participar de uma aula.

CAD no Clube

terças e quintas8 às 9h30 - 11 e 12 anos9h30 às 11h - 13 a 15 anos14h30 às 16h - 11 e 12 anos16 às 17h30 - 13 a 15 anos

quartas e sextas14h30 às 16h - 11 e 12 anos16 às 17h30 - 13 a 15 anos

programação de abrILEm abril, o CAD terá alguns eventos especiais como Aula Especial de Páscoa, nos dias 7 e 8, e o intercâmbio do CAD Gym, em Barueri, nos dias 23 e 24. Quem quiser conferir as fotos dos

eventos, pode acessar o Blog do CAD para ficar sabendo de tudo o que rolou: www.ecp.org.br/cad.

32 | ESPORTES

pag_esportes132.indd 32 20/03/2009 21:06:25

Page 33: Revista n°132  ABR 2009

IníCIo das auLasO primeiro mês de aulas de iniciação, tanto de adultos quanto de menores, foi um sucesso. A procura foi grande para a prática. Estão pintando novidades na estrutura da seção, que vai ficar ainda melhor.

Meninos e meninas estão convidados para fazer parte da equipe de Remo do Pinheiros. A atividade é gratuita, mas as vagas são limitadas. Venha participar.

12 a 17 anos: segunda, quarta e sexta, 15 às 16h30

Maiores de 18 anos: terça e quinta, 6 às 7h, 7 às 8h e 8 às 9hMais informação na Central de Atendimento.

REMO em São Paulo

Patrocínio

A atleta do Pinheiros, Vitória O jovem remador Martin

CompetItIvo se prepara para o pauLIstaAs equipes Sênior e Junior também se preparam para a 1ª Etapa do Paulista, em ritmo mais acelerado. O Pinheiros mantém grupos dedicados, feminino e masculino, de 16 a 25 anos, que se empenham cada dia mais, treinando até em dois períodos.

Já nas categorias Infantil (12 a 14 anos) e Infanto-Junior (15 e 16 anos), os técnicos estão colhendo frutos do ano passado, já que muitos atletas que começaram a praticar o Remo nas turmas de iniciação estão compondo a equipe competitiva, com destaque para Vitória e Camila (13 e 14 anos, respectivamente).

Outro grande destaque da nova geração de atletas, que vem competindo desde os 11 anos, é o associado Martin Arena Degen, que foi vice-campeão brasileiro no ano passado, competindo com atletas mais velhos, e se prepara para estar, neste ano, no ponto mais alto do pódio.

Vale também mencionar os atletas que vieram da parceria com o CEPEUSP, Arthur Gola e Gustavo Pinheiro, que estão se dedicando aos treinos e apresentando boa evolução técnica nestes três primeiros meses de treinamento, no Pinheiros.

ESPORTES | 33

pag_esportes132.indd 33 20/03/2009 21:06:35

Page 34: Revista n°132  ABR 2009

pag_esportes132.indd 34 20/03/2009 21:06:41

Page 35: Revista n°132  ABR 2009

pag_esportes132.indd 35 20/03/2009 21:06:46

Page 36: Revista n°132  ABR 2009

pInheIros Lança I Copapara CategorIas de base Com o objetivo de incentivar a prática do esporte para crianças entre 10 e 13 anos, a Seção de Handebol promove a I Copa Pinheiros, dividida em duas categorias, tanto no masculino quanto no feminino: SUB 11 (nascidos em 1998 e 1999) e SUB 13 (nascidos em 1996 e 1997).

HANDEBOL em São PauloEm cada categoria, participarão cinco equipes convidadas, além do Pinheiros. Os quatro primeiros classificados disputarão as finais em setembro, nas comemorações do 110º aniversário do Clube.

Venha fazer parte das equipes pinheirenses. Mais informação na Seção de Handebol, com Débora, telefone 3598-9737.

Mirim feminina Mirim masculina

Campeonato pauLIsta 2009

Após o início do Campeonato Paulista, em março, o Pinheiros segue forte em busca dos títulos nas categorias Adulto Masculino, Júnior, Juvenil, Cadete e Infantil Masculino e Feminino.

O destaque é a categoria Júnior Feminino que faz sua estréia nesse campeonato.

Fique atento ao site do Clube para as informações sobre os jogos e venha torcer.

Apoio

manutenção do gInásIoEquipado com mais de 250 aparelhos entre musculação e aeróbicos, o Ginásio de Fitness atende em torno de 7 mil usuários. Pelo tempo e frequência de uso, é necessária a manutenção constante nos equipamentos, que é feita de segunda a sexta, por técnicos de empresa especializada.

Como a maioria dos equipamentos é importada, fato que garante melhor qualidade, tanto da máquina quanto da execução do exercício, pode acontecer de algum equipamento

FITNESS no Clube

ficar parado por falta de peças. Ciente de que a reposição de peças pode levar até 60 dias, o Clube mantém um estoque próprio, que nem sempre é suficiente para suprir a demanda. No caso da peça estar em estoque, o atendimento é rápido e resolvido no mesmo dia, o que faz com que o associado nem perceba a quebra do aparelho.

Alguns aparelhos, como esteiras e elípticos, apresentaram ferrugem e estão passando por um processo de reforma e pintura, em garantia.

36 | ESPORTES

pag_esportes132.indd 36 20/03/2009 21:07:03

Page 37: Revista n°132  ABR 2009

CLASSIFICADOSCLASSIFICADOS

protetor de ouvIdo para natação Feito sob medida por fonoaudióloga, veda a entrada de água,

impedindo otites e inflações. Av. Paulista, 807, sala 1.207 / Bela Vista

tels.: 3262-4404 / 3254-4929

vende-se apto. Próximo ao Shopping Higienópolis

300 m2 de área útil / um por andar / 8º 4 dormitórios, suíte, sala de almoço,amplo living com varanda, lavabo,

2 quartos de empregada / play-ground, piscina e salão de festas / 3 vagas

Carlos Alberto (associado)tel.: 8182-7575

Casa em rIvIera de são Lourenço

bertioga - módulo 30Alugo para família, na Semana Santa.

Cinco suítes, piscina e churrasqueira.

Márcia Regina (associada)[email protected].: (11) 8284-4954

orIentação voCaCIonaLMétodo dinâmico com

ênfase no autoconhecimento. Atividades, testes,

informações e muita conversa.Encontros: 8 a 10

Circe Tufolo (associada) e equipe. CRP 06/ 15871 tel.: 3085-6525

proCuramos urgente Aptos/Coberturas/Casas/Terrenos/Lojas/Escritórios/Pontos comerciaisAlto padrão no J. Europa e Itaim.

Locação e compra. Para clientes de Multinacionais, Consulados, Bancos, Fundos Imobiliários e Investidores.

SPINA IMÓVEIS - Creci 7112-JRua Tucumã, 353, s/l.

tel.: 3813-0388

fIsIoterapIaExercícios resistidos terapêuticos para a Terceira Idade e idosos.

RPG - Reeducação Postural GlobalAtendimento em domicílio ou

em consultório próximo ao Clube.Sandra (associada)

tels.: 9148-5900 / 3294-6188

Compram-se antIguIdades

Porcelanas, cristais, prata, bijuteriase curiosidades em geral.

Organizamos vendas de espólio(Família Vende Tudo)

Rosana Reis (associada)[email protected]

tels.: 5531-9290 / 8990-8094

vende-se apto novo, da Kauffman

Rua Jacurici, a dois quarteirões do Clube370 m² de laje, 3 suítes, sendo uma

master, ótima varanda, cozinha da Kitchens. Fitness, Squash,

quadra de Tênis e raia aquecidaEntrega em abril/2009

Excelente negócio de ocasião, direto com o proprietário

tel.: 9943-1132 – patricia

vende-se dupLeXRua tranquila e arborizada

235 m² de área útil5 dormitórios / sala compé direito de 4 metrosChurrasqueira e forno

de pizza no apto. Estuda-se permuta.

Lulu (associada) e Ricardo tels.: 3739-0722 e 7626-2848

engLIsh teaCher Professor nativo dos Estados Unidos

Aulas particulares ou em grupos. Conversação com ênfase em pronúncia.

Desconto especial para associados. Stephen Hall (associado)[email protected]

tel.: (11) 9322-9222

JardIm guedaLLaVende-se casa em rua nobre.

600 m² de área útil 5 dormitórios / 4 suítes

Piscina / sauna / churrasqueiraEstuda-se permuta.

Lulu (associada) e Ricardotels.: 3739-0722 e 7626-2848

anunCIe nos CLassIfICados da revIsta pInheIrosTelefone: 3598-9511 E-mail: [email protected]

vagas para defICIentes O Pinheiros tem vagas abertas, nas áreas

operacional e administrativa. Se você é deficiente ou conhece alguém com

necessidades especiais, entre em contato com o Depto. de Recursos Humanos.

E-mail: [email protected].: 3598-9959

CLASSIFICADOS | 37

pag_esportes132.indd 37 20/03/2009 21:07:12

Page 38: Revista n°132  ABR 2009

Com o crescente interesse das mulheres pelo Futebol, esporte tão difundido no universo masculino, o Pinheiros atrai cada vez mais associadas adeptas à modalidade. Ano a ano, o Futebol

FUTEBOL FEMININO no Clube

Feminino conquista mais espaço para a prática do esporte pelas pinheirenses e, agora, conseguiu formar outro grupo: Futebol Feminino Master.

treInamento para as assoCIadas master

treInamentoJuvenil (10 a 16 anos)Segunda, 18h30, no campo BQuinta, 18h, na quadrinha do Society principal (acima de 16 anos)Segunda, 19h45, no campo BQuarta, 20h, na quadrinha do Society

master (para as mães)Sexta, 17 às 18h15, no campo B Inscrição e mais informação na Central de Atendimento.

Apoio

InvestImento em todas as CategorIasO Voleibol iniciou as suas atividades com um bom número de novos associados nas categorias Iniciantes, Pré-Mirim e Mirim, na temporada 2009, reflexo do ótimo trabalho realizado nas temporadas anteriores. Novas categorias foram criadas para

VOLEIBOL no Clube

Apoio

suprir a necessidade dos novos alunos/atletas. Venha assistir aos treinos, faça sua inscrição e entre para as equipes de Voleibol do Pinheiros.

superLIga 2008/2009A equipe adulta feminina do Clube segue conquistando bons resultados na Superliga 2008/2009 e jogadoras pinheirenses, como Fernanda Garay e Thais Souza, estão se destacando como

Patrocínio

A levantadora do Pinheiros, Fabi Berto

Foto

s: C

BV -

Con

fede

raçã

o Br

asile

ira d

e V

ôlei

as melhores da rodada. Em abril, acontecem as emocionantes semifinais e a grande final. Veja a programação dos jogos nos quadros de avisos e venha torcer.

Thais Souza, uma das melhores atacantes da Superliga

O técnico Paulo Coco, durante a partida

38 | ESPORTES

pag_esportes132.indd 38 20/03/2009 21:07:22

Page 39: Revista n°132  ABR 2009

atestado médICo obrIgatórIoDesde janeiro deste ano, é obrigatória a apresentação de atestado médico para a prática de todas as atividades esportivas supervisionadas e para o Ballet, independente da faixa etária. Além de ser uma exigência da legislação (Lei Estadual 10.848 de 6/7/2001), o atestado médico é essencial para se exercitar com segurança.

Sem a apresentação do atestado, não será possível efetuar uma nova inscrição.

ESPORTES no Clube

Para evitar o bloqueio de acesso da atividade, fique atento ao vencimento do atestado médico. Em caso de dúvida, contate a Central de Atendimento ou o Departamento Médico.

Os atestados devem ser preenchidos pelo médico escolhido pelo associado – de preferência, cardiologista – em receituário que conste, nome, número do CRM, endereço do profissional, mencionando que o interessado está em condições clinicas e cardiológicas de praticar exercícios físicos. No caso de crianças, o atestado pode ser preenchido pelo pediatra. Ele pode ser entregue na Central de Atendimento, Fitness, Segurança e Departamento Médico.

Foto

s: D

imas

Sch

ittin

i

ESPORTES | 39

pag_esportes132.indd 39 20/03/2009 21:07:27

Page 40: Revista n°132  ABR 2009

SKATE no Clube

Campeonato InternoNo dia 4 de abril, será realizado o Campeonato Interno, que acontecerá na Pista Street/Bank´s. Como novidade neste ano, haverá a categoria Street Open (aberto para quem quiser correr) e Best Trick (melhor manobra), além das tradicionais categorias: Iniciante masculino, Iniciante feminino, Júnior e Sênior. O evento começa às 9h, Em caso de chuva, será remarcado.

aprenda Com segurança O Skate é um esporte de risco. Então, procure os instrutores que estão preparados para orientar a iniciação com segurança. Alguns cuidados são fundamentais antes de iniciar a prática.• Tenha o equipamento de segurança adequado: capacete, joelheira, cotoveleira, protetor de punho e protetor de quadril• O tênis também deve ser o adequado para a prática de Skate• Todos os equipamentos devem ser esportivos e não de brinquedos. Se não for de qualidade, não fará a função esperada.

Equipamento adequado ajuda no desenvolvimento do esporte.

Também é importante ter alguns cuidados para a manutenção dos equipamentos.• Não molhar o skate, nem deixar em locais úmidos• Não brincar na areia com o skate• Avaliar as condições do skate com os instrutores• Deixar o equipamento de segurança arejando depois do uso, para não ficar mofado• Colocar o equipamento sempre de maneira correta

Patrocínio

PROGRAMA ESPORTE E SAÚDE no Clube

auLa abertaNo dia 25 de abril, sábado, acontece uma aula aberta demonstrativa do Programa Esporte e Saúde, atividade preventiva contra doenças coronarianas, oferecida no Pinheiros. Durante o período da aula, será utilizado o controle da frequência cardíaca, em que cada aluno participante vai autoavaliar sua capacidade cardiorrespiratória, conhecer melhor suas condições físicas e suas limitações, realizando movimentos mais adequados para a prática das atividades físicas gerais.

Toda pessoa que quer iniciar atividades esportivas deve fazer um teste de esforço chamado ergoespirométrico. Esse teste é capaz de fazer uma análise médica da condição cardiovascular e também uma avaliação física que determina a capacidade aeróbia (dada pelo consumo de oxigênio máximo ou VO2 máximo) e dos limiares ventilatórios (faixas de batimentos cardíacos que servem de referência para treinamentos). A capacidade máxima de oxigenação é medida pelo VO2 máximo. Ela indica o nível de aptidão física para a realização de atividades que exijam resistência cardiovascular, como as corridas. Quanto maior o VO2 máximo, maior a resistência.

Também é muito importante controlar a frequência cardíaca (FC) durante os exercícios para que estes sejam executados de maneira

segura e eficiente, melhorando o nível de condicionamento do indivíduo. A medição dos batimentos cardíacos pode ser feita manualmente ou por meio de pulsômetros ou frequencímetros (relógios que possuem uma fita torácica com sensores e transmissores que indicam os batimentos cardíacos). Caso você tenha um monitor cardíaco, não deixe de usá-lo.

Participe da aula aberta e conheça mais sobre o Programa Esporte e Saúde.

25 de abril, sábado, 10h | 1º andar do antigo fitness

40 | ESPORTES

pag_esportes132.indd 40 20/03/2009 21:07:34

Page 41: Revista n°132  ABR 2009

Em 2008, o aprendizado de Jiu-jítsu, a Arte Suave, deixou de ser apenas um novo projeto e se firmou como mais uma modalidade promissora no Pinheiros. As primeiras aulas, com apenas 20 alunos, começaram em 2007 e, em apenas um ano e meio, esse número triplicou. Foi uma enorme satisfação, para toda a equipe, fechar 2008 com 60 praticantes, divididos em três turmas.

Nas competições, os resultados também começaram a aparecer. No primeiro campeonato disputado por uma equipe de Jiu-jítsu vestindo as cores do Pinheiros, a Copa Alliance, os 20 representantes do Clube conquistaram sete medalhas.

JIU-JÍTSU no Clube

O mais importante, porém, desta breve história, não foram os títulos ou o crescimento do número de praticantes e, sim, o nascimento de um grupo sério e com novas amizades. No Pinheiros, quem vestiu o quimono pela primeira vez aprendeu que o Jiu-jítsu é um esporte e uma filosofia de vida que devem ser seguidos com muita harmonia e longe das brigas.

Em 2009, para aprimorar o projeto de ensino da Arte Suave, foi desenvolvido um material didático, que inclui uma apostila e um DVD, para o acompanhamento e o progresso do aprendizado dos alunos pinheirenses. Venha treinar.

modaLIdade trIpLICa número de aLunos

Atletas de Jiu-jítsu do Pinheiros

ESPORTES | 41

pag_esportes132.indd 41 20/03/2009 21:07:43

Page 42: Revista n°132  ABR 2009

Atletas Beneméritos

Por muitos anos, o Centro Pró-Memória conviveu com algumas lacunas na listagem de atletas beneméritos do Clube, pois alguns nomes foram acidentalmente apagados. No início de 2009, o exame mais detalhado de alguns documentos permitiu o preenchimento dessas lacunas com sete nomes: Arthur Kirschner, João Mazzieri e Leopoldo Villa Real, do Futebol; João Rehder Neto, do Atletismo; Totila Jordan e Plauto de Barros Guimarães, da Natação, e Elza Araújo Copelli, do Basquete.

NOTÍCIAS DO CENTRO PRÓ-MEMÓRIA

Lilly Richter e Hellmut von Schütz, vencedores da Travessia de São Paulo a Nado, em 1940

Medalhistas olímpicos do Pinheiros

Foi ampliado o painel de homenagem aos medalhistas olímpicos pinheirenses no Pró-Memória, com a inclusão das fotos dos medalhistas da Olimpíada de Pequim 2008: Leandro Guilheiro e Cesar Cielo.

Há 70 anos

Travessia de São Paulo a NadoHá 70 anos, Hellmut von Schütz vencia a tradicional prova da Travessia de São Paulo a Nado, pela primeira vez. No feminino, Lilly Richter e Lieselotte Krauss Reinhard foram 1ª e 2ª colocadas, nesse mesmo ano.

Partindo da Ponte da Vila Maria e cumprindo um percurso de cerca de 7 km, Rio Tietê abaixo até a Ponte das Bandeiras (antiga Ponte Grande), Hellmut repetiria a proeza em 1940. Durante a primeira metade do século XX, essa competição foi a mais importante da Natação paulista e era realizada, anualmente, pela Gazeta Esportiva, desde 1924.

Nas palavras do próprio Hellmut: “Na partida, batelões (que costumavam transportar areia) eram amarrados atravessados no rio e os cerca de 500 competidores eram divididos em cinco grupos. Primeiro, partiam os cerca de 100 nadadores conhecidos, filiados à Federação Paulista de Natação, depois vinha o grupo das moças e, em seguida, os três grupos restantes. Os nadadores dos clubes situados à margem do Rio Tietê naturalmente levavam grande vantagem, pois conheciam bem a correnteza do rio. Em 1937, fui o 7º colocado, em 1938, o 2º, e venci duas vezes, em 1939 e 1940. Lembro-me muito bem que, nadando a prova, vi que, do outro lado do rio, diversos nadadores estavam me passando. Voltei para a correnteza e ganhei a prova.

No ano seguinte, me fizeram muito medo com a possibilidade de pegar tifo (o rio já não era tão limpo) e tomei uma injeção na véspera. No dia da prova não me senti nada bem, mas não queria dar a impressão de que estava fugindo, fui até o fim e cheguei em 7º. (...). Na travessia de São Paulo a Nado, as minhas companheiras de Clube, Lilly Richter e Lieselotte Krauss, foram vencedoras, também, no mesmo ano em que eu venci. Lilly em primeiro lugar e Lilo em segundo, da turma feminina. (...) Como as mulheres saíam no segundo grupo e eram muito boas nadadoras, naturalmente ultrapassavam muitos rapazes do primeiro grupo. Então, elas contam que pegavam os pés deles e os puxavam para trás.”

Painel em homenagem aos medalhistas olímpicos pinheirenses

Foto

s: a

cerv

o do

Cen

tro

Pró-

Mem

ória

Han

s N

obili

ng

Atletas incluídos na galeria de beneméritos.

42 | CENTRO PRÓ-MEMÓRIA

pag_promemoria132.indd 42 24/3/2009 10:37:55

Page 43: Revista n°132  ABR 2009

TORNEIO DE ABERTURA 2009Foi realizado, no dia 15 de fevereiro, no formato do tradicional Jogo de “31”, o torneio válido para o Ranking 2009, com a participação de mais de 80 bolicheiros. No fim, foi servido um coquetel. Os campeões das categorias masculina e feminina foram:1º Maria Tereza de Menezes e Márcio Paschoal2º Arminda Amoroso e Alexander Martinho3º Mariana Calmon e Flávio Abbondanza

TORNEIO INTEGRAÇÃO 20094 e 5 de abril, sábado e domingo, 10hNão perca as finais desse torneio animado.

TORNEIO AMIZADE 2009 O tradicional torneio, válido, também,para o ranking, começou em março e segue aquecendo as turbinas para o campeonatão 2008.

BOLICHE 9 PINOSIV TAÇA PINHEIROS DE DUPLAS1º, 2, 3 e 9 de maio, no Planet BolicheSerão jogadas seis partidas a cada dia. No fim de 24 partidas, sairão os campeões de cada divisão. Os resultados da taça valerão para o Ranking Paulista. Inscrição limitada.

TAÇA INTERLAGOSNo fim de 24 partidas, os atletas pinheirenses Stephanie Martins e Igor Pizzoli sagraram-se campeões na primeira divisão feminina e masculina.

BOLICHE 10 PINOS

HORÁRIOS LIVRES - Para associados acima de 12 anos. Segunda, 17h45 às 19h; terça e quinta, 17h45 às 19h e 20 às 23h30; quarta e sexta, 14h30 às 19h; sábado, 9h30 às 13h30 e 16 às 19h, e domingo e feriado, 9h30 às 13h30. Se houver algum Torneio, o horário livre poderá ser suspenso.

BOlIChe é eSPORTe e lAzeR. PRATIque!

BOLICHE|43

pag_boliche132.indd 43 20/03/2009 19:04:46

Page 44: Revista n°132  ABR 2009

indivíduo à morte. De qualquer forma, as alergias levam a uma queda significativa da qualidade de vida do indivíduo.

Na palestra “Alergia - Nova abordagem para uma clássica questão”, algumas perguntas recorrentes de pacientes serão respondidas de forma didática, para aumentar o conhecimento de todos sobre o assunto.

Quais os problemas causados pelos ácaros? Criança asmática deve fazer natação? Uma ferroada de formiga pode matar? É possível ter alergia a todos os medicamentos? Para esclarecer essas e outras dúvidas, o palestrante vai discorrer sobre as principais causas, como e quando suspeitar de uma alergia, de que forma preveni-la e tratá-la adequadamente.

Filipetas, a partir de 1º de abril, na Central de Atendimento.

Patrocínio

SAÚDE

PALESTRA: ALERgiA - NovA AboRdAgEm PARA umA cLáSSicA quESTão

14 de abril, terça-feira20h30 | Sala de conferênciasCom o médico Fabio morato castro

coNSuLTE um FiSioTERAPEuTAAs principais funções da Fisioterapia são melhorar a mobilidade, aliviar a dor, prevenir lesões e recuperar as funções perdidas, utilizando exercícios como alongamento, fortalecimento e outras técnicas. No Clube, há uma área exclusiva para a Fisioterapia, equipada com o que existe de mais moderno em eletroterapia, aparelhos de ultrassom e de ondas curtas, esteiras, bicicletas ergométricas, e profissionais especializados no atendimento. Para iniciar o tratamento, é preciso apresentar um pedido médico com diagnóstico, que pode ser emitido por um médico particular.

Atendimento com hora marcada: R$ 50,00 por sessão.Na compra antecipada de 10, o associado paga R$ 45,00 por sessão.

AtendimentoSegunda a sexta, 8 às 11hSegunda, quarta e sexta, 13 às 20hTerça e quinta, 15 às 20h

mANTENhA SuA vidA Em movimENTo

25 de abril, sábado | 9h30 às 16h

Em parceria com a Prefeitura, o Pinheiros realizará a campanha de vacinação contra a gripe, com atendimento gratuito aos associados acima de 60 anos. A campanha atenderá também moradores das imediações do Clube. Local: Ambulatório Médico do Salão de Festas

Associados abaixo de 60 anos, podem se vacinar na Clínica Médica Croce. Local: Jardim de InfânciaPreço: R$ 30,00. Pagamento no local.

Participe, também, da campanha de Prevenção do câncer bucal, com atividades gratuitas, no Ambulatório Médico do Salão de Festas

cAmPANhA dE vAciNAÇão

As alergias ocorrem em uma grande parte da população mundial, tornando-se hoje um dos principais problemas de saúde, tanto em crianças como em adultos. As alergias respiratórias, como a asma e a rinite alérgica, atingem respec-tivamente, 10% e 30% da população brasileira. Outras alergias como as

reações de pele, alergias alimentares, alergias por medicamentos ou por insetos não são menos importantes. Algumas são leves e frequentes, outras menos comuns, mas extremamente graves como a anafilaxia, que pode em poucos minutos levar o

44 | SAÚDE

pag_saude132.indd 44 20/3/2009 20:23:31

Page 45: Revista n°132  ABR 2009

an_ci.indd 11 20/03/2009 18:49:15

Page 46: Revista n°132  ABR 2009

BRASÍLIA – DF 23 a 26 de abril | Viagem aérea

Hospedagem no Hotel Eron Brasília. Visitas aos Palácios, Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes, Memorial JK, Setor das Embaixadas, Ponte JK, Panteon da Democracia e da Liberdade, e Catedral, num total de trinta e sete locais. Pensão completa. Transfer de ônibus: Clube/Aeroporto/Clube. Reserva imediata.

Atenção - Os pagamentos podem ser facilitados. Faça sua reserva o quanto antes.

Mais informação na Sala dos Veteranos, 3598-9864, no Departamento Cultural, 3598-9710, ou por e-mail: [email protected]ção - as viagens e os passeios são de inteira responsabilidade das empresas organizadoras.

ENCONTRO DE NUMISMÁTICA E FILATELIA - 24 de abril, sexta,15h | Sala dos Veteranos

RIO / PETRÓPOLIS / NITERÓI19 a 24 de maio | Viagem rodoviária

Visitas ao Corcovado, Pão de Açúcar, Ilha Fiscal, Museu Imperial, Hotel Quitandinha, Casa de Santos Dumont, Show de Sons e Luzes, Granja Comary (Teresópolis), Fortaleza de Santa Cruz e Museu da Arte Contemporânea – MAC, de Oscar Niemeyer. Reserva imediata.

TRANSAMÉRICA COMANDATUBA/BA22 a 26 de julho | Viagem aérea

VETERANOS

Foto

: sxc

.hu

PONTE JK

46 | VETERANOS

ITACARÉ - ILHÉUS / BA21 a 27 de junho | Viagem aérea

BRASIL /ARGENTINA/ PARAGUAI10 a 17 de agosto | Viagem aérea/rodoviária Visita às Missões dos Jesuítas.

pag_veteranos_132.indd 46 24/3/2009 10:39:35

Page 47: Revista n°132  ABR 2009

PROGRAMAÇÃO

KARAOKÊ PINHEIROSSe você gosta de cantar, reúna os amigos e participe.Sextas e sábados, 21 às 2hPara maiores de 18 anosAssociado - entrada francaConvidado de associado (número limitado) - R$ 25,00Novidade: toda última sexta do mês, haverá o Karaokê Especial, com sorteio de brindes. Não perca neste mês, no dia 24.

KARAOKÊ TEENEspecial aos domingos, 16 às 20hAtendendo aos pedidos dos associados, as tardes de domingo do Piano´s Bar estão reservados para os jovens de 12 a 18 anos, que já têm um espaço para soltar a voz. Em abril, dias 5, 12, 19 e 26.Associado - entrada franca

QUINTA DO PIANO 9 e 23 de abril, 19 às 24hUm ambiente agradável, com pianista tocando clássicos da música internacional.Associado - entrada francaConvidado de associado (número limitado) - R$ 25,00

QUINTA DO DJ16 e 30 de abril, 18h30 às 24hCom cardápio musicalUm espaço interativo, com pista de dança, em que o jovem pode escolher as músicas que quer ouvir, sob os cuidados do DJ, responsável pela animação da galera. Venha curtir essa novidade.Idade: a partir de 18 anosAssociado - entrada francaConvidado de associado (número limitado) - R$ 25,00

NOVO PIANO’S BAR

Venha conhecer um ambiente totalmente renovado e comprogramação especial

CLUBE DO WHISKY

Div

ulga

ção

PIANO’S BAR | 47

pag_pianos_bar132.indd 47 20/03/2009 19:11:29

Page 48: Revista n°132  ABR 2009

Brinquedoteca

4 de abril, sábado | 10 às 14hParque Infantil

Foto

s: D

imas

Sch

ittin

i

Venha se divertir no Dia Legal de Páscoa com muitos brinquedos, pipoca e algodão-doce.

Todos vão poder conhecer a Toca da Família Coelho, que se instalou na Casinha do Tarzan, para fabricar os ovos de Páscoa dos pequenos pinheirenses.

Aproveite também para participar da exposição Páscoa Colorida. Basta ir à Brinquedoteca e pintar o seu desenho da família Coelho, que será exposto em um painel. Venha mostrar o seu lado artista.

Entrada gratuita. Somente para associados.

Em caso de chuva, consultar a Central de Atendimento.

Para melhorar a qualidade do atendimento e ampliar o espaço para as brincadeiras, cada criança poderá entrar acompanhada apenas por um adulto.

Aniversário25 de abril, sábado, a partir das 14h

A Brinquedoteca faz 3 anos neste mês e dará um presente às crianças: uma tarde especial, cheia de alegria, além de um show surpresa.

Compareça.

Segunda, 13 às 18h Terça a sábado, 9 às 18h Domingo e feriado, 10 às 17h

Foto

: Div

ulga

ção

dia LeGaL de PÁScoa

48 | DIA LEGAL - BRINQUEDOTECA

pag_dia legal_brinquedoteca132.i48 48 20/3/2009 19:22:54

Page 49: Revista n°132  ABR 2009

Criado pelo coreógrafo israelense Itzik Galili, um dos mais conceituados da atualidade, o espetáculo Fruto da Terra 1999 descreve de forma poética e simples, a vida no campo, a comunicação e o relacionamento entre grupos de trabalhadores que, mesmo em meio a tensões e conflitos, vivem numa mágica harmonia. Com música de Mercedes Sosa, Fruto da Terra tem grande impacto visual e recursos cênicos inovadores.

A Cia. de Dança Cisne Negro apresenta mais duas coreografias: “1, 2...7”, que trata de amor, humor e energia, e “Cherché, Trouvé, Perdu”, que disseca as aspirações do ser humano.

O palco do Pinheiros terá o privilégio de receber a pré-estreia de “Cherché, Trouvé, Perdu”, que seguirá em uma temporada de apresentações na Alemanha.

Venha assistir a esse espetáculo de arte e sensibilidade.

Mostra de dança

4 de abril, sábado | 21h | auditório do CCr

Associado – R$ 20,00 | Convidado de associado – R$ 30,00Venda na Central de Atendimento.

Fruto da Terra 1999 com a CiA. de dAnçA Cisne negro

Foto

: Div

ulga

ção

MOSTRA DE DANÇA | 49

pag_mostradança.indd 49 24/3/2009 17:27:21

Page 50: Revista n°132  ABR 2009

Já tradicional no Pinheiros, o Bazar do Dia das Mães cresce a cada ano. São produtos de grande qualidade, dos mais diversos segmentos e com ótimos preços.

Venha e confira a variedade de produtos diferenciados, que estarão à venda no Bazar. São jóias e bijuterias, bolsas, objetos de decoração, artesanato, roupas e calçados, cosméticos, artigos de perfumaria e utensílios domésticos, além de produtos alimentícios para consumo interno e externo.

Não perca e boas compras.

Foto

s: D

imas

Sch

ittin

i

23 a 26 de abrilQuinta a sábado, 10 às 20hDomingo, 10 às 17hSalão de Festas

Entrada franca

Inscrição para expositoresPode ser feita de 4 a 11 de abril, na Central de Atendimento, exclusivamente para associados maiores de 18 anos. Só é permitida uma inscrição por associado, em apenas uma especialidade.

A inscrição, pessoal e intransferível, válida para os quatro dias, é feita mediante pagamento da taxa de R$ 160,00 e aceitação dos termos do regulamento. Cada inscrito tem direito a duas mesas de, aproximadamente, 80 x 80 cm cada.

Veja o regulamento completo no site www.ecp.org.br.

BaZar dO dIa daS MÃES

50 | BAZAR DO DIA DAS MÃES

pag_bazar dia das maes132.indd 50 24/3/2009 10:44:33

Page 51: Revista n°132  ABR 2009

an_AON.indd 11 20/03/2009 18:46:08

Page 52: Revista n°132  ABR 2009

24 de abril, sexta | 21h30 às 2h30Restaurante da Sede Social

ShowThe Soundtrackers - Os tocadores de trilhas

DJ com o melhor do flashback

O Pinheiros Night Club está de volta. E ainda melhor. Venha dançar e curtir uma noite especial, com as melhores músicas dos anos 60, 70 e 80. Relembre os bons e velhos tempos em um evento de qualidade com muita gente bonita.

Na reestreia do evento, música e cinema se misturam com a apresentação da Banda The Soundtrackers – Os tocadores de trilhas. Seis músicos e um apresentador de TV tocam músicas que fizeram sucesso em filmes campeões de bilheteria. “Sempre gostei de montar bandas temáticas e, como adoro cinema, achei que seria bacana criar um repertório em cima de trilhas de filmes”, conta Rodrigo Rodrigues, pai da ideia e um dos guitarristas do grupo.

The Wonders, Commitments, Saturday Night Fever, Flashdance e vários clássicos num supershow multimídia, com telões passando trechos de filmes e figurinos caprichados, homenageando várias trilhas famosas.

Associado: R$ 15,00

Convidado de associado: R$ 25,00Acesso pela Portaria Principal ou Estacionamento Social, acompanhado pelo associado.

Mesas quadradas com no mínimo quatro lugares.

Reserva de mesaA partir de 4 de abril, na Central de Atendimento.

Foto

: Div

ulga

ção

52 | JANTAR DE ANIVERSÁRIO52 | PINHEIROS NIGHT CLUB

pag_night club_132.indd 52 24/3/2009 10:42:30

Page 53: Revista n°132  ABR 2009

VETERANOS - JANTAR DANÇANTE | 53

PROJETO SOM AO VIVO

Atenção

Mesas redondas com mínimo de 6 e máximo de 8 lugares e mesas quadradas para 2 e 4 pessoas • Venda, a partir de 13 de abril, exclusivamente na Central de Atendimento.• Reserva de mesa, confirmada mediante pagamento até 23 de abril. • Convite adquirido para o evento não é reembolsado.• Frequentadores habituais e cadastrados recebem carta-convite para comemorar o aniversário com os amigos. Preencha o ingresso, com nome e matrícula, para que seja efetuado o cadastro.

25 de abril, sábado, 21 às 2h Restaurante da Sede Social

Apoio

AnimaçãoBanda Baila Comigo Bell & John

Muito conhecida nos Jantares Dançantes do Pinheiros, a Baila Comigo preparou um show especial, com uma formação de banda maior e mais completa. Venha dançar, reviver grandes momentos e apreciar um delicioso e requintado jantar.

Participe desta noite especial.

Idade: a partir de 18 anos | Traje: passeio (proibido tênis)Buffet: encerramento às 24hAssociado: R$ 35,00 – apresentando a carteira socialConvidado de associado: R$ 50,00 – Acesso pela Portaria Principal, Rua Tucumã, 142 ou Estacionamento Social, portando o convite do evento.

apresenta: Jorge Durian

IL MONDO

25 de abril, sábado | 13h | Pracinha das Artes

Em 1991, em turnê pelo Brasil, o tenor Luciano Pavarotti anunciou que não ia cantar a música “Caruso”. Indignado, nas arquibancadas do Estádio do Pacaembu, Jorge Durian soltou a voz e encantou a platéia e a imprensa. Assim, o representante da quinta geração de tenores da família Durian iniciou sua carreira no

Brasil e na Europa.

De 1996 a 2002, participou dos principais cruzeiros marítimos pela Europa com o show Nessun

Dorma. De volta ao Brasil,em 2002,

recebeu o convite de Benedito Rui Barbosa para

gravar o tem a de abertura da novela Esperança.Em 2006,

participou do CD Os 2 tenores do Brasil, com músicas napolitanas, tarantelas

e clássicos.

Com esse repertório, Jorge Durian se apresenta no Pinheiros, em um show de emoção e alegria, características fundamentais da música italiana.

PROJETO SOM AO VIVOPROJETO SOM AO VIVO - JANTAR DANÇANTE | 53

pag_somaovivo_jantar dancante_1353 53 20/3/2009 18:42:36

Page 54: Revista n°132  ABR 2009

Pela primeira vez, o Pinheiros realiza um Campeonato Pro Evolution Soccer (PES) – Winning Eleven, um dos melhores e mais famosos jogos de videogame de Futebol do mundo. A competição será exclusiva para associados, que devem ter mais de 12 anos.

CAMPEONATO PES 2009

25 e 26 de abril, sábado e domingo, 10 às 17h | Ginásio de Yoga

No Pinheiros, um emocionante torneio de Winning Eleven, um dos jogos mais populares do mundo

A inscrição pode ser feita de 11 a 18 de abril, na Central de Atendimento, e a taxa para participar é R$ 10,00. Os três primeiros colocados receberão prêmios.

Veja o regulamento completo no site www.ecp.org.br e não deixe de participar.

Organização Realização

54 | CAMPEONATO PES 2009

pag_wining_eleven132.indd 54 20/03/2009 19:06:27

Page 55: Revista n°132  ABR 2009

O Pinheiros e a Livraria Jotapê realizam a XIX Feira do Livro que, a cada ano, busca estimular o gosto pela leitura e apresentar o que há de melhor no mercado literário brasileiro.

O estande, de 200 metros quadrados, montado ao ar livre, terá mais de dez mil livros, entre best-sellers, romances, policiais, infantis, didáticos, além de uma programação cultural intensa.

As crianças também irão se divertir com títulos infantis e contadores de histórias, que alegram ainda mais a Feira. Acompanhe a programação desse grande evento e prestigie.

XIX FEIRA DO LIVRO ECPFEIRA DO LIVRO | 55

7 a 24 de maio, 10 às 20h | Quadra Externa de Peteca

SorteiosTodos os domingos, será sorteada uma mountain bike.

Programação InfantilUma atração diferente a cada dia, sempre às 11h.

Dia Atração

9 Perna-de-pau

10 Carrinho de pipoca

16 Show de mágica

17 Personagem infantil

23 Carrinho de pipoca

24 Perna-de-pau

pag_feira do livro_132.indd 51 24/3/2009 10:33:55

Page 56: Revista n°132  ABR 2009

Mãe é sinônimo de ternura, afeto, dedicação e, é claro, amor. Por tudo isso, o Dia das Mães tornou-se um dia mais que especial, em que podemos homenagear aquelas que dedicam suas vidas aos filhos e à família.

Como já é tradição, o Pinheiros mais uma vez celebra esta data com o especial Almoço do Dia das Mães, uma excelente oportunidade para os pinheirenses homenagearem suas mães, em um ambiente agradável e familiar, com muita música e um cardápio delicioso.

Show: Super Banda Koisa Nossa

Associado: R$ 50,00Menor (5 a 10 anos): R$ 25,00Convidado de associado: R$ 65,00Menor (5 a 10 anos): R$ 35,00 Acesso pela portaria principal ou estacionamento social, acompanhado pelo associado.

Convite, a partir de 18 de abril, na Central de Atendimento.

10 de maio, domingo | 12 às 16h30Salão de Festas

Almoço do Dia das Mães

Haverá um espaço exclusivo para as crianças, com recreação, oficina de artes e brincadeiras, organizadas por monitores especializados.

Foto

: Dim

as S

chitt

ini

CARDÁPIO

BUFFET FRIOFolhas verdes e tomate saladaCenoura fatiada e berinjela em conserva Azeitonas e ovos de codornaSalada WaldorfMaionese de camarão com palmitoQueijos: prato e roquefortFrios: salame italiano e blanquet de peru

BUFFET QUENTECreme de mandioquinhaCrepe de bacalhau Filé de linguado ao molho de figo seco Filé mignon ao molho madeira com estragão e shitake Lombinho recheado com abacaxi e ameixa, ao molho de damasco Risoto de damasco com amêndoas e queijo cottage Arroz branco, farofa e batata rosti Raviolli de mussarela Fettuccine Divella Molhos: sugo e quatro queijos SOBREMESASFrutas e minibolo de nozes BEBIDASÁgua, refrigerante, cerveja, coquetel de frutas e batida de maracujá NA SAÍDACafé, chá e petits-fours

56 | ALMOÇO DO DIA DAS MÃES

pag_almoco dia das maes132.indd 56 20/3/2009 19:58:00

Page 57: Revista n°132  ABR 2009

an_agaxtur.indd 11 20/03/2009 18:45:26

Page 58: Revista n°132  ABR 2009

29 de maio, sexta | Salão de Festas

22h - Abertura com a banda vencedora do 1º ECP Music Festival

23h30 – MONOBLOCO Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco é a cara do Carnaval carioca. A batucada inovadora, que já ficou famosa pelo mundo afora, com certeza, encantará os pinheirenses.

Na voz dos cantores Pedro Luís, Fábio Allman, Renato Biguli e Alexandre Momo, o repertório eclético vai das marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo xote de Alceu Valença, o forró de Luiz Gonzaga, o funk de MC Leonardo, além das canções de Paralamas do Sucesso, Raul Seixas, Tim Maia e outros grandes nomes da MPB. Uma ode à música nacional com o genuíno batuque do samba.

Essa inovação musical é facilmente notada nos shows do Monobloco. Aos tradicionais instrumentos de escola de samba, como cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô, foram incorporados um baixo e uma guitarra.

Outra grande surpresa da noite, será a apresentação da banda vencedora do 1º ECP Music Festival, festival de bandas promovido pelo Clube no mês de março, que vai abrir o show do Monobloco.

1º lote - a partir de 15 de abrilAssociado – R$ 30,00 Convidado de associado - R$ 50,00

2º lote - a partir de 15 de maioAssociado – R$ 40,00 Convidado de associado - R$ 60,00

Convite na Central de Atendimento.

Foto

: Már

cia

Mor

eira

58 | MONOBLOCO

pag_monobloco_132.indd 58 24/03/2009 22:54:07

Page 59: Revista n°132  ABR 2009

an_objetivo.indd 11 20/03/2009 18:47:38

Page 60: Revista n°132  ABR 2009

CURSOS

Ballet Clássico e Movimento ContemporâneoTel.: 3598-9854 (Sandra e Caroline)Segunda e quarta ou terça e quinta8 às 11h30 e 14h30 às 19h30Sala 1 do Ballet, 5º andar do Centro Desportivo Vagas: Ballet Clássico Adulto Iniciante (manhã e tarde), Movimento Contemporâneo (noite) e Clássico Infantil e Juvenil (manhã e tarde).Mais informação na Secretaria do Ballet.

Dança de SalãoVenha aprender samba, bolero, forró, salsa, gafieira e outros ritmos.Prof. Marco Antônio Gomes Tels.: 3085-2831 / 9540-3721Segunda: 20h30 às 22hRestaurante da Sede Social

Dança de Salão - Madame Poças Leitão Profª. Silvia Poças LeitãoProf. Eduardo Poças LeitãoTels.: 5182-0263 / 5181-5771TerçaAdiantado - 20 às 21h30Principiante - 21h30 às 23hQuinta Intermediário I - 20 às 21h30Intermediário II - 21h30 às 23hRestaurante da Sede Social

Sapateado - Kika Tap CenterCurso de Sapateado pelo método ameri-cano Kanhotation, que ensina os segredos de maneira prática e descontraída.Tel.: 9637-1297Segunda e quarta7 a 11 anos: 10 às 11h e 16 às 17h 12 a 17 anos: 17 às 18hA partir de 18 anos: 18 às 19hSala B do Espaço Administrativo

O que foi, como se desenvolveu e qual a sua importância para a História da Arte são questões que o curso pretende problematizar e responder a partir do trabalho de alguns de seus principais representantes, como Claude Monet e Pierre-Auguste Renoir.Profª. Ana Claudia Pelegrini

Quinta, 19h30 às 21h30Sala B do Espaço AdministrativoDuração: 6 semanasPreço: 2 parcelas de R$ 100,00 Inscrição: a partir de 17 de março, na Central de Atendimento.Vagas limitadasInício: 16 de abril

DANÇAHISTÓRIA DA ARTE

O curso de Dança do Ventre clássica trabalha ritmos, folclore, movimentos, roupas e maquiagens típicas e desenvolve coreografias.

Profª. Samya Farham

A partir de 16 anosSegunda e quartaIniciantes: 19 às 20h e 20 às 21hIntermediário: 21 às 22hSala B do Espaço AdministrativoO curso só acontecerá se atingir 10 alunos ou mais.

Pré-inscrição: Central de AtendimentoInício: 13 de abril

DANÇA DO VENTRE | NOVO

IDIOMASFrancês (aula de 50 min.)Profª. Huguette Schulze Blanck Tel.: 3743-0611Segunda e quarta Básico I - 10h30 às 11h20 | 14h10 às 15hBásico II - 8 às 8h50Terça e quintaBásico I - 17 às 17h50Básico III - 11h40 às 12h30Sala A do 3º andar do Centro Desportivo

Francês especial (aula de 75 min.)Direcionado para o cotidiano, viagem e cultura francesa. Preparação para o DELF (diploma oficial)Profª. Huguette Schulze Blanck Tel.: 3743-0611Segunda e quarta Pré-intermediário I - 11h30 às 12h45Pré-intermediário II - 9 às 10h15Terça e quintaIntermediário I - 9h10 às 10h25Intermediário II - 18 às 19h15Adiantado I - 15h30 às 16h45Adiantado II - 14h15 às 15h30Sala A do 3º andar do Centro Desportivo

English for PleasureCurso de Conversação enfocando a leitura e discussão de textos atuais de revistas, jornais e short-stories. Faça uma aula experimental. Possibilidade de novas turmas.Profª. Odila A MoraesTel.: 3865-6974Terça: 8 às 9h30 e 9h30 às 11h14h30 às 16h / 16 às 17h30 Quinta: 14h30 às 16hSala B do 3º andar do Centro Desportivo

ItalianoProfª. Emanuela Maria GuidorizziSegundaBásico II - 10 às 11h30Básico II - 11h45 às 13h15Avançado - 14 às 15h30TerçaBásico II - 18 às19h30QuartaBásico II - 10h30 às 12hBásico I (iniciantes) - 12h30 às 14hBásico I (iniciantes) - 14h30 às 16hSala B do 3º andar do Centro Desportivo

Teclado e PianoCom metodologia didática e ampla. Ensino direcionado a todas as idades e repertório diferenciado.Profª. Vivian Aguiar HespanholTels.: 4614-1461 / 9999-7560Quarta: 10 às 12h e 13 às 19h45 Piano’s Bar

MÚSICA

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

O Impressionismo

60 | CURSOS

pag_cursos132.indd 60 20/3/2009 20:39:01

Page 61: Revista n°132  ABR 2009

Mais informação sobre os cursos na Central de Atendimento ou no site www.ecp.org.br

Curso composto de 17 aulas, 25 horas. | Início: 4 e 5 de maio | Inscrição: a partir de 14 de abril, na Central de Atendimento.INFORMÁTICA PARA VETERANOS

ViolãoCurso prático com o cantor e compositor Roberto Toledo. Para todas as idades.Prof. Roberto ToledoTels.: 3831-2812 / 9407-1446 Quinta: 10 às 12h e 14 às 18hSexta: 17 às 20hSala 2 do prédio do CCR

BateriaCurso para todas as idades com o professor Orlando Godoy, reconhecido, também, nos Estados Unidos.Prof. Orlando Godoy Terça: 9 às 13h e 14 às 21hSala 2 do prédio do CCR

Desenho e PinturaNas diversas técnicas: pastel seco, óleo ou acrílico sobre tela, colagem, misturas etc.Profª. Maria Alice de Paula Souza (Mará Bittencourt)Tels.: 3743-4796 / 9133-0904Terça ou sexta8h30 às 11h30 / Carteado

ARTE

Tricô, Crochê e TapeçariaProfª. Elisabeth Nunes AlonsoTel.: 9239-3099Quinta: 13 às 16h30 / Piano’s BarTraga seu material Pingouin.

CURSO GRATUITO

HORÁRIOS SEGUNDA E QUARTA TERÇA E QUINTA

9 às 10h30 Word Intermediário + Internet II Word Básico + Internet I

10h45 às 12h15 Power Point e Internet / Multimídia Excel Básico + Internet Aplicada

13h30 às 15h Word Básico + Internet I Word Intermediário + Internet II

15h15 às 16h45 Excel Básico + Internet Aplicada Power Point e Internet / Multimídia

17 às 18h30 Word Intermediário + Internet II Word Básico + Internet I

19 às 20h30 Word Básico + Internet I Word Intermediário + Internet II

CURSOS PRÉ-REQUISITOS

Word Básico + Internet I Nenhum

Word Intermediário + Internet II Word Básico + Internet I (concluídos) ou ter os conhecimentos necessários

Excel Básico + Internet Aplicada Word Básico + Internet I (concluídos) ou ter os conhecimentos necessários

Power Point e Internet III / Multimídia Word Intermediário + Internet II (concluídos) ou ter os conhecimentos necessários.

TEATROProf. Edson GonTel.: 9862-3731Auditório do CCR InfantilSábado 10 às 12h / Idade: 7 a 13 anos

JuvenilwSábado12 às 14h / Idade: 14 a 17 anos

Atenção - Não haverá devolução das taxas pagas.Conteúdo resumidoWord Básico + Internet I - Introdução ao conhecimento de Hardware e Windows Vista. Conhecimentos básicos do MS Word 2007 e iniciação à Internet (acessar sites e enviar e-mails).Word Intermediário + Internet II - Ferramentas do MS Word 2007, ferramentas de comunicação à Internet (Skype, MSN etc) e funções básicas do MS Excel (planilhas de controle financeiro doméstico).Excel Básico + Internet Aplicada Introdução e conhecimentos básicos do MS Excel 2007, desenvolvimento de planilhas e gráficos básicos e downloads de planilhas pré-desenvolvidas para controle financeiro.Power Point e Internet III / Multimídia - Criação de apresentações com fotos, textos, músicas no MS Power Point. Criação de cartões e etiquetas personalizados. Internet / Multimídia (baixar músicas, fotos, vídeos etc).

AquarelaUma maneira prática de desenvolver criatividade e visão artística. Não é necessário ter experiência. Participe de uma aula gratuita.Profª. Silvia FairbanksTels.: 3168-0939 / 8427-8609Terça: 14 às 17hSala de Conferências

PARTICIPE DO GRUPO DE TEATRO ECP Se você gosta de atuar e quer mostrar seu talento, faça parte do Grupo de Teatro do Clube,

comparecendo segunda, a partir das 20h, Sala 1, atrás do palco do Auditório do CCR.

CURSOS | 61

pag_cursos132.indd 61 20/3/2009 20:39:01

Page 62: Revista n°132  ABR 2009

*Os novos associados são adquirentes de títulos de pessoas que se retiraram do Clube.

Adriana Lopes ValezimAlexandre Andrade AlmeidaAlexandre Chaves Oliveira FernandesAlexandre Faro AntonAmador Nogueira Carvalho JúniorAna Carolina Lemos SeabraAna Luísa Mancini RivaAna Mendes FaureAndré Castro AbreuAndré Kessler AssumpçãoAndressa Patinskas BachnerAnna Carolina Cardoso Mello VriesBeatriz WahleBruna Carvalho FilardiBruna Vilardi DinamarcoCamila Hungria RodriguesCarla Correa Costa OliveiraCarlos Eduardo MaccarielloCarolina Fischer FernandesCarolina Pássaro KiehlCarolina Paula Assis AlessandriChloe Ferreira Heil StewartChristine Fischer KraussCid Fernando Ulhôa CantoClara Siqueira CamposCristiane Messias Estevam RibeiroDavid BliacherieneDiogo Bello NadaliniEduardo Almeida Pinto AndrettoEduardo Ometto Gebara

Eduardo Riva FonsecaFelipe Caltabiano Tavora CastroFelipe Eric Biondi GomesFelipe Fonseca Graziano SilvaFelipe Oria CarneiroFernão NebóFrancesca TaurisanoGiancarlo TaurisanoGuilherme Drigo AlmeidaGustavo Dama SaraivaHelena Nucci CampedelliHumberto Gimenes BrancoIsabella Baptista Prado LopesIsabella Fischer FernandesIsabella Viana Garcia CavalcantiJoão Biazzo NetoJoão Ferrer BrancoJoão Marco Lucia SicilianoJoão Paulo Camargo Nascimento PalaiaJoão Pedro SaadJoão Sampaio GóesJosé Álvaro Frattini SantosJosé Geraldo Ferreira Castilho NetoJosé Paulo Teixeira ScheligaJuliana Accioly Carvalho SabóKatya Guglielmi Marcondes FreireLeonardo Carrara AmaralLetícia Carvalho FilardiLetícia Rudge Barbosa KinaLina Ayumi Laranjeira

Luana Mônaco BiazonLuana Siqueira BorgesLuca Siqueira GalhanoneLucas Bartholomeu ChiuviteLucas Riva FonsecaLucas Sabino ZelmanovitsLucas Terra Rezende BarbosaLucas Themudo Lessa MazzucchelliLucila Freitas Mendes SantosLuís Felipe Lemos SeabraLuís Fernando Amaro Silva ArrudaLuiz Felipe Martins Andrade CuryLuiza Drigo AlmeidaManoela Silva UbertiManuela Drigo AlmeidaMarcelo Leonel CunhaMaria Beatriz Furegatti TinocoMaria do Carmo Martins Pereira SchmidtMaria Carolina Lazero MenegattiMaria Clara Grossi Soares MacielMaria Eduarda Estevam RibeiroMaria Gabriela Jadão SanseverinoMaria das Graças Santana BuenoMaria Teresa Amaro Silva ArrudaMariana Soutto Mayor ManginiMarina Ribeiro da Luz LoewMarina Teixeira GubeissiMarina Themudo Lessa MazzucchelliMarisa Flores AugeMatteo Heil Stewart

Miguel Kowarick AthaydeNathália Garozzo MaldonadoNelson PacíficoNicco Massini OmettoNicole Venâncio DurandOlívia Souza CarneiroPaula Cristina Reali Martinez JulianoPaula Nogueira AtilanoPedro Henrique Cagnoni GuimarãesPedro Soutto Mayor ManginiPietro BauduccoRafaela Kechichian Martins S CastroRaphael Camargo Nascimento PalaiaRenata Camargo NascimentoRenata Lange MouraRenato Miranda MazzucchelliRicardo Gimenez Waller NascimentoSofia Faro AntonSofia Helena Wiedemann GonçalvesStéfano BauduccoTatiana Minguez Vano GóesThais Brant Soares de MeloTomas Antici Oliveira LimaVera Lúcia Rossini Gouveia Marques DiasVeridiana Fiorito ManssurVictor Junkes GonzalezVítor Penteado Gonçalves

NOVOS ASSOCIADOS Conheça os novos integrantes do Pinheiros

pag_biblioteca_novos associados_62 62 20/3/2009 19:09:50

Page 63: Revista n°132  ABR 2009

Brincar é essencial para a saúde física, emocional e intelectual do ser humano. Brincando, a criança elabora situações, reequilibra emoções, constrói, inventa, reinventa, incorpora conceitos e descobre o mundo. No decorrer do tempo, o brincar sofreu transformações, principalmente com a perda de espaços, como ruas, praças e quintais. O tempo também diminuiu porque a brincadeira é trocada por atividades consideradas mais produtivas. Outras crianças têm de trabalhar e cuidar da casa e dos irmãos menores. E ainda há as que só veem TV ou são tratadas como miniadultos.

Jardim de infânciaOnde a criança brinca, desenvolve competências e é feliz

Foto

: Div

ulga

ção

Cada vez mais, as crianças se ressentem da falta de oportunidades para brincar. Perderam a rua, a turma e ganharam a TV, os computadores, os games e a profusão de alternativas para que se encaixem em alguma atividade. Recursos que podem ser ricos, quando bem utilizados. Entretanto, questiona-se muito o excesso, por evitar o contato da criança com formas de brincar mais espontâneas e despojadas.

Crianças de antigamente contavam com a rua como palco de suas brincadeiras e se agrupavam espontaneamente para brincar. Quantas tardes não passaram voando, ficando curtas para tantas ideias? As crianças de hoje não sabem o que significa isso. O cotidiano, no qual são inseridas desde muito cedo, reduz esse prazer. A oportunidade para brincar, na sua forma mais espontânea, parece estar em extinção.

O Jardim de Infância do Pinheiros privilegia o espaço do brincar em seu Projeto Pedagógico, o que é favorecido pelo ambiente da Escolinha, tanto dentro do prédio, com classes amplas e arejadas, quanto pelo Clube, onde as crianças aprendem no contato com a natureza.

Livros novos - A relação dos livros incorporados ao acervo da Biblioteca está no site do Clube e no quadro de avisos da Biblioteca.Quick drop (devolução expressa): Portaria Principal e Sala de Segurança (24 horas). Informação pelo telefone 3598-9861.Renovação de livros por telefone - Terça a sexta, 10 às 18h – Tel.: 3598-9530 - Livros atrasados não são renovados por telefone.Atendimento - Terça a sexta, 9 às 19h; sábado, 9 às 18h | Domingo, 9 às 17h; feriado, 9 às 13h.Novas taxas - Multa: R$ 2,00 por dia e volume. Cópia (xerox): R$ 0,20. Cópias impressas: R$ 0,50.

BIBLIOTECA

David SheffEm um livro de memórias verdadeiro, o jornalista David Sheff descreve cada momento da angustiante jornada de seu filho Nic, dependente de drogas, além de registrar as diferentes emoções enfrentadas pelos pais de jovens viciados.

QUERIDO MENINO

ERA UMA VEZ UMA PRINCESA STONEHENGE

Jacqueline Pascarl-GillespieUm relato real, escrito na 1ª pessoa, da história de Jacqueline Pascarl que, aos 17 anos, se envolve com um príncipe malaio. Eles se casam, ela se torna princesa, porém longe dos contos de fada. Sob a rígida cultura islâmica, ela sofre com um marido tirano, que não hesita em tirar dela seu maior bem: seus dois filhos.

Bernard CornwellConstruído há mais de 4 mil anos, Stonehenge mantém até hoje uma aura de mistério. O famoso monumento de pedra é o tema deste livro, que narra a trajetória de três irmãos e duas tribos que dão vida à saga da construção do grande templo.

A CHAVE DE CASA

Tatiana Salem LevyEleito o melhor livro de autor estreante no prêmio São Paulo de Literatura 2008, o romance começa quando a personagem-narradora recebe do avô a chave da casa da família, em Esmirna, deixada para trás no tempo e no espaço. Rumo à Turquia, ela procura a herança passada, na expectativa de mudar o seu próprio presente.

JARDIM DE INFÂNCIA - BIBLIOTECA | 63

pag_jd infancia132.indd 63 20/3/2009 19:28:27

Page 64: Revista n°132  ABR 2009

1) Posição Patrimonial e Financeira do mês

Saúde financeira (Liquidez)

O Índice de Liquidez Corrente no mês é de 1,32, tendo como maior influência os saldos dos Fundos, conforme demonstrado abaixo, assim como, pelas receitas antecipadas de anuidades de 2009 cujo valor é de R$ 12.129.320.

Para cada R$ 1,00 a ser pago no curto prazo, no mês, há R$ 1,32, contra R$ 1,89 do mesmo mês do ano anterior. Em curto prazo, os compromissos são de R$ 31.439.359 e nossos direitos são de R$ 41.447.117. A diferença POSITIVA é de R$ 10.007.758. .

Fundo especial (investimento)

Saldo mês anterior R$ 5.977.003

Saldo de Contas a Receber R$ (293.361)

Resultado do mês R$ (1.082.668)

Resolução 24/2002 R$ 330.000

Saldo mês atual R$ 4.930.974

Fundo REFIS II

Saldo mês anterior R$ 8.500.410

Provisão 2009 R$ 441.667

Pagamento 2009 R$ 433.959

Saldo mês atual R$ 8.508.118

Fundo de emergência

Saldo mês anterior R$ 2.494.523

Receita Financeira 2009 R$ 25.959

Utilização/Baixas de 2009 R$ 0

Saldo mês atual R$ 2.520.482

Análise da Posição Financeira em fevereiro/2009

A.Saldo do fundo de investimento R$ 4.930.974

B.Saldo do fundo de emergência R$ 2.520.482

C.Saldo do fundo REFIS II R$ 8.508.118

D.Lei de Incentivo ao Esporte R$ 6.285.474

E.Fundo para IPTU R$ 0

F.Soma saldo dos fundos: A + B + C + D + E R$ 22.245.048

G.Disponibilidade total

Caixas e bancos

Aplicações financeiras totais

Total disponibilidades

R$ 1.146.735

R$ 36.228.259

R$ 37.374.994

H.Disponibilidade líquida: G - F R$ 15.129.946

I.Posição Adiantamento de sócios R$ 12.129.320

J.Resultado de Caixa: H - I R$ 3.000.626

K.Saldo de Caixa em 31/12/08 R$ 5.050.374

L.Resultado de caixa do exercício de 2009: J - K R$ (2.049.748)

fevereiro 08 fevereiro 09 Diferença

a) Inadimplência total R$ 1.338.471 1.130.402 208.069

b) Caixas e bancos R$ 257.051 1.146.735 889.684

c) Aplicações R$ 35.435.794 36.228.259 792.465

d) Índice de liquidez corrente (direitos/dívidas) 1,89 1,32 (0,57)

3) PrinciPais indicadores

São Paulo, 15 de março de 2009Roberto Gasparini - Diretor Financeiro

POSIÇÃO PATRIMONIAL E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE fEvEREIRO DE 2009

2) execução orçamentária do mês , conForme resolução 24/2002:

Receita-real Despesa-real Resultado

Realizado Previsto Variação

(1) (2) (3)=(1)-(2) (4) 5=(3)-(4) (5)/(1)

Custeio R$ 15.418.996 11.698.264 3.720.732 3.025.624 694.995 4,51%

Restaurantes R$ 2.182.569 2.457.523 (274.954) (213.431) (61.523) (2,82)%

Não Operacionais R$ 40.618 705.480 (664.862) 0 0 0

Saldo Orçamento Corrente R$ 17.642.183 14.861.267 2.780.916 2.812.193 633.472 3,59%

Investimentos (*) R$ 269.697 3.047.368 (2.777.671) (1.588.711) (1.188.960) (440,85)%

Lei de Incentivo ao Esporte R$ 806.401 806.401 0 0 0 0,00%

- Constituido em 2003 em reconhecimento a dívida com o INSS não lastreada por depósitos judiciais.

(*) Valores considerados pela movimentação de competência

- Considerado valores através da movimentação da competência conforme saldos contábeis.

64 | DIRETORIA EXECUTIVA

pag_balanço.indd 64 20/3/2009 18:14:44

Page 65: Revista n°132  ABR 2009

BALANÇO PATRIMONIALEM 28 / 29 fEvEREIRO DE 2009 e de 2008

(VALORES EXPRESSOS EM REAIS)

ATIVO 28/fev/2009 29/fev/2008

CIRCULANTE 41.447.118 39.432.644

Disponível 37.374.994 35.692.845

* Caixa e bancos 1.146.735 257.051

* Aplicações financeiras 30.050.021 33.152.735

* Aplicações financeiras reserva Fundo de Emergência 2.520.482 2.283.059

* Aplicações financeiras - Reserva Fundo de Investimentos 3.657.756

REALIZÁVEL A CURTO PRAZO 4.072.124 3.739.799

* Contribuições sociais e Jardim de Infância a receber 1.130.402 1.338.471

* Taxas de Transferências e Editais a receber 1.273.219 1.066.439

* Adiantamentos administrativos / fornecedores /

funcionários

658.831 436.170

* Outras contas a receber 289.992 207.922

* Estoque dos almoxarifados 453.411 432.566

* Estoque de Lanchonetes e Restaurantes 167.608 149.996

* Despesas do exercício seguinte 98.661 108.235

NÃO CIRCULANTE 354.571.734 338.919.277

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO 74.609.083 68.202.704

* INSS - Patronal depósitos judiciais 71.539.018 65.602.215

* PIS - Depósito judicial 1.205.535 791.721

* REFIS - Depósito judicial 1.511.641 1.420.290

* Depósitos recursais/judiciais 352.889 388.478

IMOBILIZADO 279.962.651 270.716.573

* Imobilizado 279.962.651 270.716.573

TOTAL DO ATIVO 396.018.852 378.351.921

PASSIVO 28/fev/2009 29/fev/2008

CIRCULANTE 31.439.359 21.802.032

* Fornecedores 2.230.717 1.474.860

* Pessoal e encargos a pagar, inclusive provisões 4.655.629 4.401.151

* Provisões para contigências trabalhistas 710.935 908.995

* Provisão INSS - REFIS 4.307.048 4.086.323

* Contas a Pagar diversos 1.120.236 760.208

* Adiantamentos de sócios - Receita Antecipada 12.129.320 10.170.495

* Lei de Incentivo ao Esporte - Receita Antecipada 6.285.474

NÃO CIRCULANTE 135.068.505 130.144.272

* Provisão INSS patronal 71.539.018 65.602.215

* Provisão INSS - REFIS 59.315.035 60.672.152

* Provisão de IPTU 0 406.440

* Provisão do PIS 4.214.452 3.463.465

PATRIMÔNIO SOCIAL 229.510.988 226.405.617

* Superávit no exercício 2.780.917 2.131.469

* Resultado acumulado do exercício anterior (19.104.919) (16.392.444)

* Reserva avaliação ativo imobilizado 238.383.533 238.383.533

* Reserva fundo de emergência 2.520.482 2.283.059

* Reserva fundo de investimentos 4.930.975

TOTAL DO PASSIVO 396.018.852 378.351.921

B - ANÁLISE DA LIQUIDEZ CORRENTE (2009-2008)(Ativo circulante / Passivo circulante)

1 - Em fevereiro de 2009

Liquidez corrente igual a:

R$ 41.447.117 ÷ R$ 31.439.359 = 1,32

Para cada R$ 1,00 de obrigações a pagar no curto prazo,

dispomos de saldo, considerado como situação boa.

2 - Em fevereiro de 2008

Liquidez corrente igual a:

R$ 38.584.365 ÷ R$ 20.412.663 = 1,89

Para cada R$ 1,00 de obrigações a pagar no curto prazo,

dispúnhamos de saldo considerado bom.

A - DISPONIBILIDADE DO CLUBE (2009-2008)

1 - Em fevereiro de 2009

1.1 - Aplicações financeiras

1.1.1 - Fundo Especial (de investimentos)

1.1.2 - Fundo de Emergência

1.1.3 - Fundo REFIS II

1.1.4 - Fundo IPTU

1.1.5 - Outras aplicações financeiras

1.1.6 - Lei de Incentivo ao Esporte

Sub-total aplicações

1.2 - Caixa e bancos

Total da disponibilidade

2 - Em fevereiro de 2008

2.1 - Aplicações financeiras

2.1.1 - Fundo especial (de investimentos)

2.1.2 - Fundo de Emergência

2.1.3 - Fundo REFIS II

2.1.4 - Fundo IPTU

2.1.5 - Outras aplicações financeiras

Sub-total aplicações

2.2 - Caixa e bancos

Total da disponibilidade

R$ 4.930.974

R$ 2.520.482

R$ 8.508.118

R$ -

R$ 13.983.211

R$ 6.285.474

R$ 36.228.259

R$ 1.146.735

R$ 37.374.994

R$ 12.103.170

R$ 2.283.059

R$ 9.032.559

R$ 195.085

R$ 11.821.921

R$ 35.435.794

R$ 257.051

R$ 35.692.845

ERRATAO informe do saldo do Fundo Refis II, divulgado na revista de março, está corrigido nesta edição.

ROBERTO GASPARINI - DIRETOR FINANCEIRO JOSÉ ALBERTO PIRES SILVA - CT CRC 1SP 218.338/O-3

DIRETORIA EXECUTIVA | 65

pag_balanço.indd 65 20/3/2009 18:14:45

Page 66: Revista n°132  ABR 2009

Bárbaro Agustín Diaz Cervantes Esportes ME - CNPJ 06.169.086/0001-67 - Treinamento e acompanhamento interno e externo para a equipe principal masculina de Polo Aquático R$ 5.007,45 - 5/1 a 31/12/2009.

Blanco Assessoria de Ginástica Olímpica Ltda. ME - CNPJ 04.979.263/00001-45 - Aditamento nº 6 - Planejamento técnico da Ginástica Artística - R$ 99.090,33 - 12/1 a 12/12/2009.

Centro de Treinamento em Emergência Águia de Fogo Ltda. CNPJ 01.126.751/0001-11 - Treinamento teórico e prático para prevenção, combate a incêndio e primeiros socorros a 120 empregados - R$ 15.400,00 - 26/1 a 16/2/2009.

Compuclasses Informática Ltda. - CNPJ 71.799.829/0001-44 Aditamento nº 8 - Aulas de Informática aos alunos do Jardim de Infância - valor conforme nº de inscritos - 1º/1 a 31/12/2009.

D.D. Drin Serviços de Desinsetização Domiciliar Ltda. - CNPJ 60.500.055/0001-92 - Controle integrado de pragas R$ 63.012,00 - 1º/1/2009 a 31/12/2010.

Diego Fioratti Florez - CPF 277.185.848-79 - Treinamento e acompanhamento de Basquete Master Feminina - R$ 7.000,00 16/2 a 18/12/2009.

Diveo do Brasil Telecomunicações Ltda. - CNPJ 01.588.770/001-60 - Link de acesso à Internet - R$ 49.660.56 - 1º/1 a 31/12/2009.

Ecolab Química Ltda. - CNPJ 00.536.772/0001-42 - Locação de máquinas lava-louças para diversas áreas do Clube R$ 36.300,00 - 1º/10/2008 a 31/1/2010.

Feron Engenharia Ltda. - CNPJ 01.237.001/0001-17 - Instalação elétrica para a modificação da subestação nº 2 - R$ 32.250,00 9/1/2009.

Francisco Chaga Oliveira Souza - CNPJ 04.060.464/0001-44 Fornecimento de material e instalação de esquadrias em tubo galvanizado para o paisagismo do Parque Aquático R$ 58.000,00 - 28/1 a 28/2/2009.

Fonseca & Campos Condicionamento Físico Ltda. ME - CNPJ 08.338.595/0001-00 - Treinamento de Corrida de Aventura 26/1 a 31/12/2009.

Gana Produções Artísticas Ltda. - CNPJ 06.996.585/0001-28 Aditamento nº 1 - Serviços de filmagem e edição em DVD para jogos de Basquete Adulto e categorias de base - R$ 4.278,08 2/1 a 28/2/2009.

Graciela Soraida Galeano - CNPJ 165.102.418-97 - Aditamento nº 3 - Clínica, treinamento e assessoria da Bocha - R$ 1.000,00 3/2 a 31/12/2009.

Herman Claudius Van Riemsdijk - CPF 591.808.388-04 - Aulas de Xadrez - valor conforme nº de inscritos - 3/2 a 31/12/2009.

Info Sky Informática Ltda. ME - CNPJ 03.050.497/0001-40 Aditamento nº 3 - Suporte e atualização de sistema para registro de treinos para o Fitness - R$ 6.743,04 - 1º/1 a 31/12/2009.

Impacto Consultoria Ambiental Ltda. - CNPJ 08.684.269/0001-46 - Investigação ambiental confirmatória na área do lixão para identificação de contaminação da área estudada - R$ 14.300,00 19/1 a 15/3/2009.

J.C Remoção de Entulhos S/C Ltda. ME - CNPJ 02.968.215/0001-26 - Recolhimento diário de entulho - valor conforme nº de caçambas - 1º/1 a 31/12/2009.

Kika Tap Center Ltda. - CNPJ 48.435.572/0001-20 - Aulas de Sapateado - valor conforme nº de inscritos - 2/2 a 31/12/2009.

KW Sport´s S/C Ltda. ME - CNPJ 02.726.239/0001-79 Assistência técnica desportiva ao Voleibol Adulto Feminino R$ 7.875,00 - 2/1 a 30/5/2009.

Mar 3 Produções Artísticas Ltda. - CNPJ 08.371.584/0001-13 Aulas de Dança de Salão - valor conforme nº de inscritos - 1º/2 a 31/12/2009.

Marcos de Faria Cardoso - CPF 260.655.978-99 - Treinamento para a Esgrima - R$ 16.816,80 - 26/1 a 31/12/2009.

Marcos Gonçalves Oliveira Academia - CNPJ 07.535.312/0001-49 - Aulas de Tae Kwon Do - valor conforme nº de inscritos 2/2 a 31/12/2009.

Maria Odila Mozilli Ambruster de Moraes - CPF 671.347.508-68 Curso de English For Pleasure - valor conforme nº de inscritos 2/2 a 31/12/2009.

M. Metais Estruturas Metálicas - CNPJ 02.446.886/0001-27 Fornecimento de material e mão-de-obra para a instalação de rampa, plataforma e escada em estrutura metálica para acesso à nova lanchonete das Piscinas Externas - R$ 200.000,00 - 15/1 a 28/2/2009.

Morena Produção, Criação e Eventos Ltda. - CNPJ 02.123.417/0001-77 - Aditamento nº 3 - Ensaios para o Coral e Orquestra - R$ 49.871,85 - 13/1 a 31/12/2009.

Mortari Promoções e Eventos Esportivos Ltda. - CNPJ 00.099.728/0001-12 – Supervisão, organização e coordenação de todas as categorias de Basquete e treinamento da equipe Adulta Masculina - R$ 120.000,00 - 20/12/2008 a 20/12/2009.

Near Machine Serviços e Comércio de Máquinas Ltda. CNPJ 06.863.354/0001-46 - Locação de máquinas tipo autoatendimento de bebidas frias - R$ 2.700,00 - 5/2 a 4/5/2009.

Net Telecom Informática Ltda. - CNPJ 04.597.289/0001-29 Instalação de infraestrutura de rede convergente para suporte ao sistema de mídia eletrônica - R$ 20.121,54 - 7/1/2009.

Net Telecom Informática Ltda. - CNPJ 04.597.289/0001-29 - Instalação e implantação de rede convergente de alta performance e multiserviços, incluindo backbone óptico para a lanchonete das Piscinas Externas - R$ 24.264,97 - 7/1/2009.

Nominal Comércio Representação e Propaganda Ltda. - CNPJ 71.981.674/0001-62 - Aditamento nº 3 - Agenciamento de publicidade e serviços de patrocínio e ações promocionais - 20% de comissão para captação de anúncio - 1º/1 a 31/12/2009.

Redoc Esportes e Produção Artísticas Ltda. ME - CNPJ 09.198.231/0001-26 - Aulas de Tênis - valor conforme nº de inscritos - 15/1/2009 a 14/1/2010.

Riaque Construções Ltda. - CNPJ 00.321.657/0001-50 Assentamento de pedra São Tomé em, aproximadamente, 900 m2 na lanchonete das Piscinas Externas - R$ 60.750,00 19/1 a 19/3/2009.

Rosa Maria Aparecida de Souza - CPF 905.893.278-87 Treinamento para o Atletismo - R$ 17.704,28 - 27/1 a 31/12/2009.

RTJ Universo Esportivo Ltda. - CNPJ 04.898.798/0001-91 Aditamento nº 3 - Treinamento para o Basquete nas categorias Mini, Infantil, e Infanto Masculino - R$ 60.060,00 - 26/1 a 31/12/2009.

Servmicro Informática Ltda. - CNPJ 67.914.770/0001-10 Assistência técnica em impressoras fiscais, laser, jato e matriciais R$ 26.700,00 - 1º/1 a 31/12/2009.

Resolução do Conselho Deliberativo nº 01/2002

CONTRATOS EFETIVADOS

Setema Serviços Técnicos de Manutenção Ltda. - CNPJ 46.366.928/0001-95 - Aditamento nº 3 - Serviços de jardinagem, limpadores de vidro, ascensoristas e limpeza em todas as dependências do Clube - R$ 1.649.971,08 - 1º/3/2009 a 28/2/2010.

Scolé Esportiva Comercial Ltda. ME - CNPJ 02.140.855/0001-43 Aditamento nº 12 - Aulas de Natação - valor conforme nº de inscritos e hora/aula - 5/1 a 31/12/2009.

Simpress Comércio, Locação e Serviços Ltda. - CNPJ 07.432.517/0003*60 - Aditamento nº 3 - Inclusão de locação de um equipamento para impressão - valor já publicado 8/1/2009 a 7/1/2010.

SM Teodoro Eventos ME - CNPJ 07.877.903/0001-02 Aditamento nº 2 - Prorrogação da vigência dos serviços de Monitoria Infantil - valor conforme serviços - 16 a 28/2/2009.

Sure Step Locação de Equipamentos Ltda. ME - CNPJ 02.398.806/0001-05 - Aditamento nº 1 - Prorrogação de vigência para serviços de animação de Videokê - valor conforme nº de apresentações - 26/2/2009 a 21/2/2010.

Velox Assessoria Esportiva S/S Ltda. - CNPJ 03.308.172/0001-15 Avaliação biomédica e relaxamento muscular para os atletas da Natação - R$ 44.250,00 - 2/2 a 31/12/2009.

Vidraçaria Velho Bandeirante Ltda. ME - CNPJ 53.753.216/0001-94 - Fornecimento e instalação de vidros e espelhos para diversas áreas do Clube - R$ 12.478,10 - 9/1 a 18/2/2009.

WPS do Brasil Ltda. - CNPJ 04.225.761/0001-00 - Assistência técnica em equipamentos de automação do estacionamento R$ 31.150,94 - 1º/1 a 31/12/2009.

Banda Nova Geração, representada por Geraldo Lamanna - CNPJ 07.542.790/0001-86 - Apresentação na Matinê Carnavalesca e no Baile de Carnaval - R$ 15.000,00 - 24/2/2009.

Eduardo Honora ME - CNPJ 71.960.512/0001-48 - Decoração da Feijoada Carnavalesca - R$ 23.000,00 - 4 a 18/2/2009.

Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Mocidade Alegre CNPJ 43.220.052/0001-86 - Apresentação na Feijoada Carnavalesca - R$ 5.500,00 - 14/2/2009.

Sociedade Rosas de Ouro - CNPJ 52.446.978/0001-85 Apresentação da Bateria Mirim da Escola de Samba Rosas de Ouro na Matinê de Carnaval- R$ 8.000,00 - 24/2/2009.

Vibração Positiva Organização de Eventos Ltda. - CNPJ 05.846.859/0001-30 - Locação de equipamentos de som para a Feijoada Carnavalesca - R$ 390,00 - 13 a 16/2/2009.

Eduardo Honora ME - CNPJ 71.960.512/0001-48 - Decoração do Chá da Tarde - R$ 2.500,00 - 12/3/2009.

Manoel Pacífico de Oliveira Sousa Fi lho ME - CNPJ 05.878.652/0001-47 - Apresentação de Show Carmem I like you very much, no Chá da Tarde - R$ 1.500,00 - 12/3/2009.

Samba de Boteco, representado por Musical Fênix Ltda. - CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação no Verão Musical R$ 1.500,00 - 28/2/2009.

Samba Rahro, representados por José Antonio Correia Alexandre ME - CNPJ 09.149.515/0001-22 - Apresentação no Verão Musical - R$ 1.300,00 - 7/2/2009.

Ulisses Montoni de Campos, representado por Musical Fênix Ltda. - CNPJ 02.243.044/0001-78 – Orientação técnica nos ensaios do Coral - R$ 8.013,60 - 15/1 a 31/12/2009.

pag_contratos132.indd 66 20/3/2009 20:27:28

Page 67: Revista n°132  ABR 2009

an_bradesco.indd 11 20/03/2009 18:46:53

Page 68: Revista n°132  ABR 2009

capa_132.indd 2 24/03/2009 20:50:26