revista_72_2

36

description

Editoria Executiva: House de Comunicação PIB SJC erichprates.com.br @erichprates facebook.com.br/erichprates Textos: Alexandre Soledade Talyta Grandchamp Letícia Baoli Circulação: Caçapava, Jacareí, Jambeiro, São José dos Campos e Taubaté Impressão: Allcor Gráfica A Revista FelizCidade é uma publicação semanal da Cidade do Vale Comunicações Ltda. em parceria com a PIB em São José dos Campos E-mail: [email protected] Coordenação Executiva: Huoliver Ferreira

Transcript of revista_72_2

Page 1: revista_72_2
Page 2: revista_72_2
Page 3: revista_72_2

EDITORIAL

erichprates.com.br@erichprates

facebook.com.br/erichprates

Erich Prates Editor

Conselho Gestor: Marcos Madaleno, Lázaro Carvalho, José Luiz Ovando, Erich Prates e Carlito Paes

Editor: Erich Prates

Coordenação Executiva: Huoliver Ferreira

Editoria Executiva: House de Comunicação PIB SJC

Projeto Gráfico e Editoração: Allan Marcel e Erich Prates Jornalistas ResponsáveisAlexandre Soledade - MTB 38.525Talyta Grandchamp - MTB 57.760

Textos:Alexandre Soledade Talyta GrandchampLetícia Baoli

Colaboraram nesta edição: Revisão de conteúdo:David TiburcioFoto Capa: Carlos Sobreira Fotos: Acervo de Fotografia FelizCidadeDesigners: Lucas Anacleto, Gustavo Fernandes e Felipe Cavalcanti

Impressão: Allcor GráficaA Revista FelizCidade é uma publicação semanal da Cidade do Vale Comunicações Ltda. em parceria com a PIB em São José dos Campos

As publicidades contidas nesta edição são de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, não tendo a Cidade do Vale Comunicações Ltda responsabilidade alguma sobre o conteúdo e veracidade de tais peças. Fica também a critério da Cidade do Vale Comunicações Ltda selecionar as propagandas que serão veiculadas

E-mail: [email protected]

Para anunciar: Depto. ComercialMárcio [email protected] ou pelo telefone (12) 3911-2228

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia 3.500 exemplares semanais

Circulação: Caçapava, Jacareí, Jambeiro, São José dos Campos e Taubaté

Tiragem auditada por Supera Comunicação

Era um muro de grandes pedras escuras empilhadas, rejuntadas com uma massa

marrom. Quando chovia, elas ficavam lisas, gosmentas de limo verde, que adorávamos arrancar com a ponta das unhas. Eu devia ter uns 8 anos, e as crianças da vizinhança não eram muito maiores. O muro ficava em frente à nossa casa, e era tão alto que não dava para saber o que havia por trás dele. Discutíamos várias possibilidades. Imagi-návamos que o muro escondia a casa de uma senhora que criava ratos. Uma mansão mal-assombrada, onde quem entrava jamais saia. Não, não, lá tem um ogro, sugeria outro. 

Só havia uma maneira de descobrir: precisáva-mos pular o muro.

Tentamos de várias maneiras acrobáticas, subindo uns nos outros, fazendo escadinha, nos empilhando sobre costas e ombros. (Nunca ocorreu a ninguém pegar uma escada, uma cadeira ou pedir a um adulto que nos erguesse.) Ficávamos com jo-elhos e mãos esfolados, suados e esbaforidos. E, mesmo assim, nunca conseguíamos ver o que havia do outro lado.

Pouco tempo depois, mudamos de ci-dade. Cresci, esqueci o assunto. Até que, no ano passado, numa passagem no bairro, resolvi reencontrar essa rua. Reconhecendo as casas pelo caminho, de repente deparei com o muro.

E ele batia abaixo do meu ombro. Ri sozinho. Esse era o muro gigante da minha infância? Dada a minha altura de hoje, aque-las pedras não têm mais do que 1,60 metro. E do outro lado, imagine, uma casa comum, como aquela em que eu morava. Só isso.

O tempo faz dessas coisas. O que hoje é enorme, difícil, intransponível... daqui a al-guns anos parecerá bobagem. É assim com os medos da infância, com os dramas da adoles-cência, com as escolhas difíceis da vida adulta. Todos os muros que, cedo ou tarde, iremos achar baixinhos, e você vai se perguntar, por-que mesmo eu sofri por isso?

Envelhecer não é sobre rugas. É, antes de tudo, sobre ganhar perspectiva. Como um quadro na parede: se você encostar o nariz nele, não vai ver nada. Mas dê quatro passos largos para trás, e eis que tudo fará sentido.

Toda idade, toda fase, todo mundo têm suas crises. Elas servem para testar nossos li-mites, ensinam sobre a vida, obrigam a reinventar cami-nhos. Não é porque agora consigo pular uns muros que todos serão fáceis, mas estou certo de que a prática ao menos ajuda a pensar

novas maneiras de escalá-los sem esfolar tanto as mãos.

Nesta edição, você vai conferir pessoas que chegaram ao que achavam ser o fundo do poço e com uma mãozinha amiga con-seguiram pular esse muro. Vai descobrir a importância de contar histórias as crianças e como é ver o mundo pelos olhos de um cantor famoso como Bono Vox (U2) que escolheu dedicar sua vida a Deus. E como eu descobri o tamanho do muro anos mais tarde, vamos mostrar o quanto o Mundo Gospel tem cres-cido e conquistado até mesmo os que não são evangélicos. Além claro das mudanças que a fusão entre as empresas aéreas Azul e Trip vão trazer para nossa região. Pule o muro e venha conhecer o outro lado dele!

Boa leitura!

Do outro lado do muro!

felizcidade.net | 3

“ENVELHECER NÃO É SOBRE RUGAS. É, ANTES DE TUDO, SOBRE GANHAR PERSPECTIVA”

Page 4: revista_72_2

Comprando na Dispemec, além de ganhar uma hora no estacionamento, você ainda concorre a um exclusivo kit de churrasco! Basta preencher o cupom no balcão da loja e torcer. O resultado do sorteio será divulgado no site da Dispemec: www.dispemec.com.br, no dia 31 de maio de 2012.

www.dispemec.com.br

Ganhe 1 hora de estacionamentonas compras acima de R$10,00

e concorra a um exclusivokit de churrasco!

Page 5: revista_72_2

felizcidade.net | 5

FALA LEITOR

Para colaborar com a Revista FelizCidade, envie um e-mail para [email protected] com sua opinião das matérias e diga como aquele assunto foi relevante em sua vida.

Você também pode acessar as edições anteriores da revista FelizCidade pelo site www.felizcidade.net e conferir todo nosso conteúdo.

07 Entrevista Ana Paula Valadão

25 ABAPCrianças na escola09 Sociedade

A arte de recuperar vidas

26 EconomiaBancos mantêm queda nos juros11 Universo

FemininoJéssica Angélica

27 CotidianoSem Parar mais barato nas rodovias13 Crer é Pensar...

DJ Naldo de Sá

30 AtualidadesRedução IPI para carros já comprados14 Pais e Filhos

A arte de contar histórias

31 AconteceuNegócio Fechado e Expo Aero Brasil15 Plano Daniel

Mitos e verdades

34 Pense BemCarlito Paes21 Cidade

Rota da PM passa por cidades

22 Transporte AéreoAzul e Trip viram a 3ª maior Cia do país

Obrigada! Estou lutando contra a autossuficiência há muitos anos e quando li o editorial parecia estar lendo minha autobiografia. Foi muito bom saber que não luto sozinha contra isso. Devo confessar que levei mais tempo para entender que a autossuficiência é muito mais prejudicial do que algo que devemos cultivar. “Coragem tem quem dá a mão para pular junto”, foi a frase que mais me impactou. Cláudia Leal - Mem-bro da PIB

Igreja da Cidade em Caçapava Vereadora Reinalma Montalvão (PSD) através da Moção nº 45/2011 parabenizou a PIB pela inauguração da Igreja da Cidade em Caçapava, no último 19 de maio. O documento foi apresentado em plenário em 22 de maio.

Nós participamos!

SUMÁRIO

17 Vale entra no caminho dos grandes shows gospels do país

Div

ulga

ção

Dia

nte d

o Tr

ono

/ Fot

o: Q

uarte

l Des

ign

Page 6: revista_72_2
Page 7: revista_72_2

felizcidade.net | 7

ENTREVISTA

Ana Paula Machado Valadão Bessa, esse é o nome com-pleto da cantora gospel, compositora, pastora, escritora, apresentadora e Líder do Ministério Diante do Trono. Transformado em um grupo de louvor que viaja por todos os cantos levando louvor e a palavra de Deus. Filha de pastores e irmã mais velha de André Valadão e Mariana Valadão. Ana Paula tentou fazer um curso de direito na UFMG, mas em 96 trancou o curso e foi para uma escola nos Estados Unidos para lapidar seu propósito e dom divi-no. São 14 anos a frente do Diante do Trono, com 28 ál-buns, visita a 27 estados, vários países e mais de 7 milhões de discos vendidos.

A quem você atribui todas essas conquistas? Ana Paula: Sem dúvida nenhuma é ao Senhor Jesus, Ele é o Alfa e o Ômega o Princípio, o Meio e o Fim. A razão de tudo, a inspiração, o motivo das nossas músicas, é quem nos encontrou, nos resgatou do pecado e nos deu uma nova vida. ELE nos deu uma razão para cantar e para ele são todas as coisas. Eu devolvo e nós como equipe devolvemos TODA A GLÓRIA.

Você acredita que a música, PRECISO DE TI, atingiu a promessa de Deus para você que todos cantem essa canção? Ana: Eu acredito! Por onde vou no Brasil ouço testemunhos dessa canção, e principalmente do mover de Deus nessa canção, que é um CHAMADO ao arrependimento, ao quebrantamento, para nós deixarmos o orgulho, a dureza de coração e realmente percebemos que PRECISAMOS DE DEUS. E isso tem se espalhado, percebemos que por onde vamos a igreja do Senhor tem esse remanescente, como uma vida de arrependimento, uma vida de busca ao Senhor. E eu estou vendo essa promessa se cumprir no Brasil SIM!

Como foi a experiência de vivenciar 40 dias de Consagração do Grupo de 10 em 10 minutos? Ana: Foi muito bom, muito bom! Às vezes a gente tem medo de fazer isso por que acha que irá atrapalhar o dia a dia, mas não atrapalha. Jesus só abençoa, só enriquece, fortalece. Às vezes estávamos trabalhando na frente do computador e o alarme tocava de 10 em 10 minutos, a gente parava o que estava fazen-do para adorar e louvar o Senhor. Se estávamos, por exemplo, enfrentando uma ansiedade na área financeira, o soar do alarme era o chamado para orar e declarar a importância de Deus em nossas vidas. Daí qualquer ansiedade vai embora, por que quan-do começamos declarar quem o Senhor é, todo medo se vai e a gente contempla quão grande é o nosso Deus. Então foram 40 dias de experiência maravilhosa e eu encorajo quem quiser fazer isso, VALE A PENA!

Falta pouco para a gravação do próximo CD que vai acontecer em Manaus, porque a escolha dessa cidade e como está a expectativa? Ana: Nós vamos gravar o CD “CREIO”, fica o convite a todos para orar por nós e quem sabe fazer parte de uma caravana. Tem gente do Brasil inteiro se programando para participar com a gente. Manaus é linda! Deus tem feito algo muito bonito naquela cidade. O encontro das águas, do Rio Negro e o Rio Solimões cor-rem 6 km lado a lado sem se misturarem, e em seguida se juntam formando o Rio Amazonas, o maior do mundo. É um sinal de Deus na nossa nação e para o mundo inteiro sobre a unidade. Eu estive lá para um encontro com pastores e foi impressionante ver como foram representantes de todas as denominações. Essa união das Igrejas com certeza é um testemunho para todos nós. E vamos registrar isso lá. Quem estiver presente ou assistir o DVD depois, com certeza vai perceber que é especial!

Confira mais no site: www.pibnet.com.br

Cantora mostra que com Deus na direção e humildade tudo é possível

“ENFRENTANDO UMA ANSIEDADE

NA ÁREA FINANCEIRA,O SOAR DO ALARME

ERA O CHAMADO PARA ORAR E DECLARAR

A IMPORTÂNCIA DE DEUS EM

NOSSAS VIDAS”Div

ulga

ção

Dia

nte d

o Tr

ono

/ Fot

o: Q

uarte

l Des

ign

Page 8: revista_72_2
Page 9: revista_72_2

felizcidade.net | 9

SOCIEDADE

As drogas levaram o jovem Jacson de 19 anos, para viver nas ruas de Jacareí. Hoje ele freqüenta o Centro Pop, um local

de referência que oferece atendimentos psicológicos, atividades de desenvolvimento pessoal e social. O Centro é um dos servi-ços da prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social.

É neste meio que o jovem iniciou na oficina de artesanato, onde os alunos aprendem técnicas de desenho e pintura. As aulas são ministradas pelo professor de artes Reinaldo Pinto de Almeida. “As aulas desenvolvem a sociabilidade e acolhe estas pessoas que são desprezadas pela sociedade. É um tempo em que eles criam e valorizam seus talentos”, ressalta o professor.

Para o jovem que chegou ao fundo do poço, as aulas ser-vem como terapia e o mantêm longe das ruas. Ele frequenta a casa todos os dias, onde recebe apoio médico e psicólogo. “Eles me ajudam em tudo, estou conseguindo tirar documentos e melhorar a minha aparência, esta casa é um apoio para mim”, afirma Jacson.

Muita coisa já mudou para ele, que faz questão de destacar: “Eu tirei os brincos, piercing, parei de usar drogas e estou esperan-do uma oportunidade de emprego”.

O garçom que achava não ter mais chances na vida, agora deseja e está preparado para o mercado de trabalho. “Fiquei refém das drogas por cinco anos, agora quero ter uma vida digna e o Centro Pop está me ajudando”, conclui Jacson.

Como ele muitos moradores de rua passam pela recupera-ção através de aulas de arte. Concentrada na pintura de uma cai-xa de madeira, Gerson Lemes, de 41 anos, encontrou na beleza da mistura das cores motivos para ficar mais tranqüilo. “Estou me sentindo bem, minha cabeça está mais leve” afirma Gerson.

O trabalho desenvolvido pelos equipamentos sociais man-tidos pela prefeitura de Jacareí visa contribuir para a inclusão social de pessoas em “situação de moradores de rua” e pessoas em situação de vulnerabilidade.

SAIBA MAISAlém do Centro Pop, a Prefeitura de Jacareí oferece serviços de atendimento específicos para a população de rua como: encaminhamentos para hospitais, ao CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), ao SIM (Serviço Integrado de Medicina) e a Casa Passagem, onde podem fazer higiene pessoal, se alimentar e dormir.Mais informações pelo telefone (12) 3954 2550

A arte de recuperar vidas

Foto

s: Al

ex B

rito/

PMJ

Moradores de rua durante oficina

Jovem Jacson em aula

Page 10: revista_72_2
Page 11: revista_72_2

UNIVERSO FEMININO

felizcidade.net | 11

Vestido rodados...Por Jéssica Angélica

Uma das cenas mais lindas e fofas que me atraem é ver encantadoras

menininhas com vestidos rodados. Elas se divertem sozinhas ao olhar para o efeito que acontece com os saiotes de seus vestidos! Atualmente as menininhas têm usado roupas de mini-adultos, até é pos-sível encontrar roupas iguais para mães e filhas. De fato fica bem bonitinho vê-las vestidas assim.

Mas como uma garota crescida, nada mais legal do que vê-las a girarem em seus vestidos. Parece ser muito mais divertido, com as saias rodadas do que a outra qualquer. Mas sabe o que de fato é melhor do que isso: vê-las girando para quem mais querem ser vistas: seus pais! Nenhum elogio parece ser mais impor-tante que este, saindo dos lábios paternos!

Então essa menina cresce e essa cena já não se repete! Ela se torna uma mulher que corre de um lado para outro, em busca de conseguir cumprir todas as suas atividades, cumprir as exigências da agen-da. Pressionada, precisa sempre demons-trar que é capaz de dar conta de tudo! E procura na boca dos outros, palavras que a afirmem! E ela não pode parar! Parar, fazer compras, se divertir com suas ami-

gas, assistir um filme, ler um livro, tudo isso não produz, não atrai o olhar de ninguém! Atualmente o que se vê são mulheres cansa-das porque os maridos não as reconhecem, os filhos não valorizam, o mercado de tra-balho não entende que bater o cartão e ir embora faz parte apenas da primeira jorna-da de trabalho. A preocupação e obrigações vão muito mais além, tanto que em geral se esquecem do cuidado próprio!

Mas o que tudo isso tem a ver com os vestidos rodados? Simples: as meninas que brincam com suas saias não se preocupam, não se cansam de rodar, não são cobradas a produzir. Elas só querem um olhar, o olhar do Pai! E talvez você não tenha recebido esses elogios desse pai terreno como de fato você tanto desejava! Mas o PAI Celestial a vê e se diverte quando você se diverte! Nenhuma outra coisa é mais importante do que ouvir a sua doce voz, porque pra Ele você sempre estará linda! Então, amada FI-LHA, permita-se um tempo, permita haver uma pausa no meio de tantos outros sons! A pausa é que dá o ritmo a cada canção. É a respiração que traz o encanto da bailari-na! Permita-se fazer nada ou talvez apenas rodar o seu vestido e ser admirada pelo seu PAI que está nos céus!

NÃO SOU A MULHER MARAVILHA MAS DEUS ME FEZ MARAVILHOSA- THOMAS NELSON A cobrança do dia a dia e da sociedade moderna para você se tornar uma super-heroína perfeita pode levá-la a uma vida de estresse e preocupação. Mas você não precisa cair nesta armadilha. Descubra neste livro como contornar as pressões e viver uma vida plena e maravilhosa. Eu vivi por muitos anos no papel de super-heroína, determinada a mostrar a Deus e o mundo que, não importava o tamanho do problema, era só tocar uma campainha que eu vinha. Eu também tive horas em que queria cobrir minha cabeça e orar para que um ônibus atropelasse a campainha e o mundo ia desaparecer e me deixar sozinha. Eu costumava ser Sheila a Magnífica e aí eu me tornei Sheila a Deprimida até que Deus me mostrou o papel que ele havia criado para mim, Sheila a Maravilhosa.

AGENDA FEMININADICAS FEMININAS6 e 7/julho – Retiro Feminina Inverno1º domingo do mês, às 19h, culto de consagração de gestantes, Campus Centro.3º domingo do mês, às 17h, na sala do recomeço 3 - encontro “Gestante Linda”.Último domingo do mês, às 17h, na sala recomeço 3 - “Encontro de Barrigas”- Pais grávidos Toda 1ª sexta-feira do mês, às 19h, no Espaço Inspire Café, Urbanova: Culto FEMININA

Page 12: revista_72_2
Page 13: revista_72_2

DJ Naldo de Sá é casado, conferencista, historiador da música gospel, músico,

locutor de TV, correspondente inter-nacional de música, na WKCR Rádio NY, Voz de Israel (Kfar-saba, Israel) e

Adorainet (North Caroline USA).

felizcidade.net | 13

Pense em viver em um lar dividido por crenças, e como se não bastasse

um país que matava há mais de 300 anos seus próprios compatriotas em nome da mesma religião.

Como se sentiria vendo seu carro em chamas apenas pelo fato de ser cató-lico ou protestante? Como demonstrar sua fé em meio há um caos destes? Como você veria Jesus em meio há uma guerra política religiosa destas?

Se todas as tuas referências de Je-sus, religião, Igreja, fé, denominação, estivessem ligadas a mortes, atentados e massacres, como demonstraria sua fé? Como viveria sua vida?

Se refletir com sinceridade, tenho certeza que sua cabeça daria um nó e não estou falando destes problemas corriqueiros que vivemos nas nossas igrejas às vezes.

Hoje o garoto Paul Hason conhe-cido como Bono Vox, se tornou o artista mais respeitado por políticos e líderes religiosos. Não se tem notícia de nenhum outro artista que tenha se engajado de maneira tão apaixonante pelos pobres e oprimidos quanto ele. Sua música hoje é ouvida por católicos e protestantes.

CRER É PENSAR...

Olhando o mundo pelos óculos de Bono Vox (U2)

www.naldodesa.com@djnowdoo

facebook: naldo de sá

Ele preferiu trilhar o caminho da fé, baseado nas obras, cheio de falhas sim, afinal é um ser humano. Mas é um ho-mem que soube transformar o estrelismo do mundo em força humanitária como nenhum astro da música fez até hoje.

A magia de suas letras recheadas de parábolas e referências Bíblicas foram transformadas em hinos que inspiram milhares de jovens inclusive muitas bandas cristãs (Jars of clay, Third Day e muitas outras).

Experimente colocar os óculos de mister Bono Vox por uns instantes, tenho certeza que você nunca mais verá o mun-do do mesmo jeito!

Filho de Pai Católico e Mãe Protes-tante há muitos anos Bono frequenta um grupo de estudo Bíblico teológico “Sha-lom” em sua cidade natal (Dublin). Sua mãe sempre teve grande influência nessa caminhada de fé e em suas canções que hoje ele mesmo escreve.

U2 afinal é uma banda Cristã ou Secu-lar? Há necessidade de se explicar mesmo? Deixo esta pergunta pra uma próxima vez.

God love U2 (você também)

Valeu pessoas.

“É UM HOMEM QUE SOUBE

TRANSFORMAR O ESTRELISMO

DO MUNDO EM FORÇA

HUMANITÁRIA COMO NENHUM

ASTRO DA MÚSICA FEZ ATÉ HOJE”

Page 14: revista_72_2

14 | felizcidade.net14 | felizcidade.net

PAIS E FILHOS

Por Nádia Cardoso

“Era uma vez...” Quando ouvimos essa expressão imediata-mente vem o comando “senta que lá vem história”, mas nem sempre esse início é garantia de um bom conto, especialmente se o contador não estiver preparado para ganhar a atenção de seu público.

Contar histórias é uma arte que pode ser desenvolvida por todos. Basta disposição para desenvolvê-la já que requer criati-vidade, habilidade e dinâmica!

Então como contar histórias? Os processos de estímulos e incentivos são inúmeros, mas a sua eficácia depende de como o contador os utiliza. Não há formulas mágicas que substituam o entusiasmo do contador, mas algumas dicas podem ajudar nesse processo:

A arte de contar histórias

Memorize bem a história• Destaque e sublinhe os tópicos mais importantes e procure vivenciar o conto; • Procure falar com naturalidade e destacar os tópicos mais importantes com gestos e variações de voz, de acordo com cada personagem e cada nova situação, mantendo-se atento para não confundir as vozes e os personagens; • Dê espaço para os ouvintes interagirem; • Conte a história com entusiasmo e paixão.

Além do recurso da voz, o contador de histórias pode usar outras ferramentas:

• Dramatizações • Fantoches ou bichos de pelúcia

• Massa de modelar ou Materiais colhidos na natureza

• Mudar de ambiente, saindo do “lugar” comum também pode ajudar

Agora é só começar! Que tal co-meçar hoje mesmo? Quanto mais

histórias forem contadas, mais recursos criativos serão desco-bertos e quem sabe você estará incentivando o nascimento de um bom contador de histórias. Mãos a obra, ou melhor, olhos no livro!

Page 15: revista_72_2

felizcidade.net | 15

PLANO DANIEL

10 verdades e mitos sobre a prática de exercícios físicos aos 50 

Desligar a TV e trocar o pijama por uma roupa confortável pode ser o começo do rompimento do que parece um sacri-

fício enorme.A lista de benefícios é bem extensa. De acordo com o especia-

lista e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exer-cício e do Esporte (SBMEE), Jomar Souza, “de longe, a principal desculpa é “não ter tempo”. No entanto, a prática de atividades físicas é indispensável”.

Em São José a Prefeitura iniciou o programa “Servidor na medida certa”, uma forma de incentivar os profissionais a cuidar da saúde. Através de reeducação alimentar, hábitos e atividades físicas, para melhorar não só a saúde como também a auto-estima dos servidores.

Por Viviane Jallais

EXERCÍCIO TAMBÉM É AUTO-ESTIMA

MITO

MITO

MITO MITO

MITO

MITO

VERDADE

VERDADE

VERDADE

VERDADE

• Dizer que a prática de exercícios é cara. É possível fazer uma caminhada e usar as academia ao ar livre, como a que temos na Colina, apenas com um bom par de tênis e roupa confortável.

• Gasta muito tempo no dia.Apenas 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, já traz diversos benefícios à saúde.

• Acima dos 50 anos não pode fazer exercício .Vários estudos clínicos demonstram os benefícios, mesmo que tenham sido sedentários no passado.

• Necessidade de exames clínicos antes das atividades físicas.Desde os mais jovens é sempre importante passar por um especialista para não correr riscos.

• Não pode comer antes de fazer atividade física.O que não pode é fazer atividade em jejum. O ideal é uma refeição leve e rica em carboidratos.

• Magro precisa de Atividade Física. O sedentarismo é o principal fator de risco isolado para algumas doenças mesmo em indivíduos magros ou com peso normal.

• Pessoas com mais de 50 anos não podem fazer musculação. A musculação pode ser usado como prevenção de osteoporose, manutenção ou aumento da força muscular.

• Adultos com mais de 50 podem correr riscos de lesões. Desde que sejam direcionadas por um Educador Físico, não há riscos. A prática é essencial.

• Quem tem osteoporose pode fazer atividade física. Devem apenas ser evitadas atividades que exijam muito equilíbrio, pelo risco de quedas.

• É necessário beber mais água.O organismo necessita de água para manter o funcionamento normal e nutrido de sais minerais que perdemos no suor.

Para barrar desculpas, observe os 10 mitos e verdades mais comuns:

Page 16: revista_72_2
Page 17: revista_72_2

CAPA

felizcidade.net | 17

Crescimento do Mundo GospelVALE ENTRA NO CAMINHO DOS GRANDES SHOWS GOSPELS DO PAÍSPor Talyta Grandchamp

IBGE estima que o público gospel represente atualmente 20% da população. Com dados como este o Mundo Gospel ganha cada vez mais força e procura de grandes gravadoras,

que já prevêem para este ano um crescimento de 33% nesse segmento. Com músicas cada vez mais diversificadas e de vários gêneros, está na boca não só de evangélico. Se tornando o segundo gênero mais vendido no Brasil, atrás apenas do Sertanejo. O Vale do Paraíba não fica fora, e acompanha o ritmo trazendo grandes nomes da música gospel.

Div

ulga

ção

Dia

nte d

o Tr

ono

/ Fot

os: Q

uarte

l Des

ign

Page 18: revista_72_2

CAPA

Com uma voz de encher os ouvidos e letras de alcance a qualquer cora-ção, Ton Carfi se apresenta mostrando que apenas os que têm o dom,

são capazes de atingir os mais profundos sentimentos. Aos 16 anos des-cobriu no coral da Igreja que queria viver da música gospel. Convites de bandas de outros segmentos surgiram, mas ele preferiu seguir o coração. E fazer isso em São José dos Campos, para ele, tem gosto de infância, já que foi aqui que nasceu e viveu seis anos.

Em entrevista momentos antes da apresentação, na PIB de São José, Ton falou sobre o crescimento da música gospel no Brasil. E fica simples entender. De acordo com dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), desde 1990 as gravadoras tem sofri-do com a pirataria, 45% das músicas são consumidas a partir de downloa-ds ilegais e 52% dos discos vendidos são piratas. É exatamente neste perí-odo que a voz Aline Barros se tornou conhecida em todo país, quebrando as barreiras e chegando a todo público. Em seguida Régis Danese, antes integrante do grupo de pagode “Só pra contrariar”, invade as rádios com a música “Faz um Milagre em mim”.

Ton Carf explica que as gravadoras se sentem atraídas não só pelo sucesso, mas também pela diferença no meio cristão, já que a maioria não consume produtos piratas. “Isso atrai as grandes gravadoras. Não vejo problemas em trabalhar com empresas seculares, afinal é como qualquer trabalho. Através delas é possível obter acesso a grandes meios de comuni-cação e levar a semente da fé para mais pessoas”, afirma Ton.

ALCANCE EM MASSASegundo o IBGE o público gospel representa atual-mente 20% da população. A crescente procura por músicas religiosas naturalmente gerou interesse em grandes meios. Com músicas em gêneros como rock, pop, samba, soul, hip-hop e até axé o Mundo Gospel tem atraído cada vez mais o público não evangélico, se tornando o segundo gênero mais vendido.

Todos atraídos por cantores como Leonardo Gonçalves que já lançou até discos em hebraico. Ou o rapper Pregador Luo favorito entre os lutadores de MMA. “Ele é um pastor de boas palavras”, afirma o campeão Anderson Silva.

Gravadoras como Sony e Som Livre não ficaram de foram e incluíram cantores gospels em seu catálogo. Com isso a música gospel chegou a emissoras como a Rede Globo, por exemplo, que no ano passado realizou o “Festival Promessas”. O evento reuniu mais de 1 mi-lhão de pessoas no Rio de Janeiro e volta para grade no fim desse ano. Luiz Gleiser, diretor da Globo responsá-vel pelo Promessas, diz que “como maior produtora de cultura do país, a emissora não pode ficar indiferente à força artística da música gospel”.

“UMA SEMANA

ANTES DO CARNAVAL

A PRIMEIRA IGREJA

BATISTA DE SÃO JOSÉ DOS

CAMPOS TAMBÉM

TROUXE O OFICINA G3 E NO REAÇÃO,

THALLES ROBERTO”

Thalles Roberto durante apresentação

em SJC

Page 19: revista_72_2

PROGRAME-SE E PARTICIPE!

JacareíTenda de Benção – Gratuito. Acontece entre os dias 18 e 23 de julho, na Av. Ge-túlio Vargas. Atrações: Nívea Soares, Lucas Souza, Mariana Valadão, Cassiane, Geração Renovada, Gabriela Rocha. Informações: (12) 3952-2109.Manhã Gospel – Gratuito até as 9h. Dia 8 de julho, na Fapija, com apresentação de Raquel Novaes. Sob direção da PIB de Jacareí. Informações: (12) 3952-7004. Um evento que já se tornou tradição na cidade.

São José dos CamposBruna Karla, que recebeu disco de Diamante em 2011 sobe ao palco no próximo dia 15 de junho, sexta-feira, no Espaço Cassiano Ricardo, em São José dos Cam-pos. Informações (12) 3933-4848 / 3204-4167.

Também tem apresentação gratuita entre os dias 9 e 14 de julho, na inauguração da Colina, nova sede da Primeira Igreja Batista em São José dos Campos, na Rodovia Presidente Dutra, Km 145 (Sentido RJ, ao lado da TI Automotive). Participação de: Ricardo Robortella; Paulo César Baruk; Pr. Santiago Cirilo e Santa Geração; Ministério Ipiranga; Rachel Novaes. Informações: (12) 4009-4300

POR TODO VALE São José dos Campos - O grupo Diante do Trono também fez uma apresentação na cidade, no último dia 12 de maio, com um público de quase cinco mil pessoas, nem todas evangélicas. A realização foi da Brandão Produções Artísticas, que depois de quatro anos a espera de um espaço na agenda do grupo, conseguiu realizar o evento com empenho de 200 profissionais.

Conhecida no Vale há 10 anos pelos shows de grandes artistas nacionais, o Diretor Carlos Roberto Brandão, afirma que há oito anos procurava esse seg-mento e em 2010 trouxe Fernandinho, atraindo um público de 5.500 pessoas. Além de trazer cantores gospels já conhecidos em todo país, a empresa também apóia a gravação de novos grupos que surgem das Igrejas regionais, um deles é o Ministério Regeneração, que entra no estúdio para gravação do segundo CD. O primeiro disco teve mais de mil cópias vendidas.

São Sebastião - No ano passado, milhares de pessoas prestigiaram o 3º ano do Glorifica Litoral, um dos maiores eventos gospels da região. Com presença de Fernandinho, Banda Resgate e a gravação do CD da Cantora Damares. Em 2010 o Glorifica atraiu 200 mil pessoas e em 2009, 150 mil. Para esse ano a expectativa é maior ainda.

Jacareí – A “Manhã Gospel” já se tornou tradição na cidade e acontece no segundo domingo da FAPIJA. Uma das feiras mais movimentadas da região. Outro evento que movimenta a cidade é a “Tenda da benção” que em seis dias abençoa a cidade com apresentações gospels.

DADOS DO MUNDO GOSPEL

25 e 44 anos, faixa etária60% do público é feminino56% pertence à Classe C600 rádios transmitem programação gospel400.000 cópias foram vendidas com o último lançamento da cantora evangélica Damares. É o que vendem cantores como Roberto Carlos e a dupla Victor & Leo128 Gravadoras gospel no Brasil8% é o índice do crescimento anual da música gospel no país

Fonte: Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), Serviço de Evangelização para América Latina (Sepal) e Ibope

Div

ulga

ção

Dia

nte d

o Tr

ono

/ Fot

o: Q

uarte

l Des

ign

Ton Carf durante celebração de Pentecostes na PIB SJC

Oficina G3 se apresenta em SJC em prol de arrecadaçào de fundos para projeto social no Haiti

Diante do Trono durante gravação do DVD Sol da Justiça

Page 20: revista_72_2
Page 21: revista_72_2

CIDADE

Com o cálculo de um crime a cada 4 minutos no Vale, a Secretaria de Segurança do Estado viu a

necessidade de enviar apoio para região. Nesta semana os policiais militares da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) iniciaram operação em Jacareí, a mais violenta da região nos primeiros quatro meses de 2012, com 22 pessoas assassinadas.

Nas próximas semanas passa por Pindamonhangaba e Guaratinguetá, permanecendo uma semana em cada município. A escolha das cidades está relacionada aos dados da Secretaria de Segurança do Estado.

Cerca de 10 viaturas, com uma média de 40 policiais devem fazer as rondas nos pontos “problemáticos” ma-peados pela PM. “A função primordial da Rota é apoiar policiamento em regiões de maior gravidade criminal. Em cidades menores, vistoriamos toda a região com aten-ção nos locais com maiores índices”, diz o tenente Teixei-ra, comandante de pelotão.

“Apesar de positiva essa ação da Rota funciona ape-nas como um analgésico para um câncer”, afirma José Maurício Cardoso, sociólogo e professor da Unitau (Universidade de Taubaté).

Segurança no ValeROTA DA PM PASSA POR CIDADES DA REGIÃO, MAS SERÁ QUE OS PRESÍDIOS PODEM CONTRIBUIR COM O AUMENTO DA CRIMINALIDADE?

De acordo com o sociólogo, o Estado procura cidades estratégicas para implantação dos presídios sem oferecer estrutura para os municípios. É o caso da nossa região. As famílias dos presos acabam migrando para cidade onde seu parente está. Sem apoio, criam bairros isolados e sem identidade vinculam-se ao crime. “É preciso repensar na estrutura penal e prisional do Estado como um todo, já que a criminalidade se volta contra a população. A ação da Rota inibe, mas não elimina a violência em torno dos presídios”, conclui o sociólogo.

O crime tem se tornado uma empresa de grande porte, que oferece bons pagamentos aos jovens “contratados”, além do poder. Os dados oficiais da SSP confirmam essa informação, por dia 30 pessoas acabam detidas pela polícia no Vale do Paraíba. Por mês, cerca de 110 adolescentes são apreendidos em São José dos campos e Taubaté. “Boa parte dos menores apreendidos, em São José, tem algum tipo de envolvimento com a droga. A grande maioria trabalha para o tráfico em algum ponto da cidade”, disse o delegado da Diju (Delegacia da Infância e Juventude), Fábio de Carvalho Joaquim.

Influência dos presídios na criminalidade

felizcidade.net | 21

Page 22: revista_72_2

22 | felizcidade.net

TRANSPORTE AÉREO

Azul e Trip formam a 3ª maior Cia aérea do Brasil

A fusão entre as empresas foi anunciada na última segun-da-feira, o que deve resultar em uma fatia de 15% do

mercado, formando a terceira maior companhia aérea do país.O acordo assinado cria a controladora Azul Trip S.A., que aguarda aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Conselho Administrativo de Direito Econômico (Cade). Enquanto isso não acontece, elas seguem operando separadas. “Estamos muito felizes ao anunciar nossa fusão. Tenho grande admiração pela Trip, nossas culturas são muito parecidas”, disse David Neeleman, presidente da Azul.

As duas companhias regionais juntam forças para enfrentar a concorrência nos principais aeroportos do país. “Ao contrário do que a gente diz na maioria das fusões, a saída de um com-petidor em geral é visto como diminuição da concorrência, mas nesse caso específico, ela pode ser vista como possibilidade de aumento da concorrência”, diz o especialista em direito aero-náutico, Guilherme Amaral.“Azul e Trip juntas terão poder de escala, volume e podem trazer uma concorrência interessante em questão de tarifas e malhas aéreas”, afirmou o professor Paulo Resende, especia-lista em transportes da Fundação Dom Cabral.

Page 23: revista_72_2

felizcidade.net | 23

RegiãoAtualmente A Azul Linhas Aéreas Brasileiras opera no aero-porto de São José dos Campos e oferece uma média de 4 fre-quências diárias para Belo Horizonte, Curitiba e Campinas. Possibilitando ao cliente, a partir destes pontos, a opção de se conectar a outros 47 destinos em todo o Brasil. A empresa se destacou trazendo preços baixos e alta qualidade para os clientes. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Azul, ainda não há previsão das alterações que a região deve rece-ber, mas confirmou o aumento de aeronaves e destinos para o futuro. Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, José Mello Corrêa, “a fusão é positiva não

só para a cidade como para toda região. O município hoje demonstra necessidade de mais voos e deve conquistar isso com a união das empresas. Esse aumento de escalas faz com que toda a economia de São José gire, movimentando hotéis, taxis entre outros.”Mas isso não muda em nada a situação do projeto pronto desde novembro de 2011, do novo aeroporto na cidade. De acordo com o Secretário, o pedido de municipalização da área já foi feito, mas o Ministro da Secretaria de Aviação Ci-vil, Wagner Bitencourt, tem o prazo de 1 ano para estudar o projeto, o que não garante que seja aprovado. Resta ter paci-ência e aguardar por novidades.

DadosA nova empresa traz números expressivos: juntas, vão atender 15% do mercado doméstico; com uma frota de 112 aeronaves – sendo 62 jatos Embraer e 50 turboélices ATR. A fusão vai oferecer aos usuá-rios mais de 837 vôos diários – nada menos do que 29% de todas as decolagens realizadas a cada dia no Brasil e 316 rotas, totalizando 96 cidades brasileiras servidas. O grupo de colaboradores chega a 8.700 pessoas. Já ao final deste ano, a frota combinada deve passar o im-pressionante número de 120 aeronaves.Dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recentemente, mostra a potência das empresas. A Azul terminou abril com uma participação de mercado no Brasil de 9,94 por cento, enquanto a Trip registrou fatia de 4,29 por cento.

Page 24: revista_72_2
Page 25: revista_72_2

felizcidade.net | 25

ABAP – Associação Beneficente de Ajuda ao Próximo Registro de Utilidade Pública Municipal: Lei n° 5.758 de 05 de outubro de 2000.Registro de Utilidade Pública Estadual: Lei nº 13.520 de 29 de abril de 2009.Avenida Deputado Benedito Matarazzo, 8333. Vila Betânia São José dos Campos/SP. Contato: (12) 3923-1544 www.abapsjc.org.brContribua para a continuidade dos projetos. Banco Bradesco: Agência: 2858-4 Conta Corrente: 19780-7 CNPJ da ABAP 01.372.496/0001-97

ABAP

A Creche Primavera inaugurada no dia 27 de abril deste ano, assumida pela Associação Beneficente de Ajuda

ao Próximo -ABAP- junto da Primeira Igreja Batista em São José dos Campos, deu início em 14 de maio as aulas da criançada.

A instituição que atende hoje cerca de 100 crianças de 2 a 5 anos tem como proposta pedagógica, os propósitos educa-tivos da Educação Infantil da Rede Municipal de São José dos Campos, baseados na teoria sócio-construtivista-interacionis-ta. A proposta pedagógica em operação, busca suportes nos princípios filosóficos, sociais, emocionais e éticos, para que as crianças se desenvolvam em um ambiente humanizado, bem como participem ativa e coletivamente dos processos educati-vos, fazendo com que todos assumam responsabilidade pelos resultados obtidos no caminhar do grupo escola e das famílias de forma reflexiva.

De acordo com Márcia Nery, coordenadora dos projetos pedagógicos, esta proposta permite vínculos de reciprocidade na conquista de uma educação de qualidade, de modo a bene-ficiar os alunos.

“Em nossa prática educativa almejamos a formação inte-gral dos alunos nos seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. A função educativa da Creche complementa a ação da família e por tanto nossa proposta leva em conta a cultura, os valores da família e da comunidade na qual está inserida, respeitando sempre as características e necessidades de cada criança e as da sua faixa etária”, pontua.

Segundo a Diretora da Creche Primavera, a Educação In-fantil é uma das mais importantes fases do desenvolvimento da criança. “Saber compreender as necessidades e demandas dessa faixa etária é importante para garantir uma educação eficiente e saudável”, diz Maria Clara.

A creche tem como critério atender as crianças cujas mães exercem atividade remunerada, seguindo a classificação por renda per-capta definida pela Secretaria Municipal de Educa-ção. As famílias advêm de bairros próximos ou que trabalham nas adjacências.

O atendimento às crianças é realizado em período inte-gral, das 7h às 17h, sendo no período da manhã aulas e no período da tarde oficinas lúdicas.

Crianças na escola

Recreaçào durante evento na Creche Primavera

Page 26: revista_72_2

O Copom (Comitê de Política Monetária) reduziu a taxa Selic (taxa básica de juros) em 0,50 ponto percentual e,

para acompanhar a decisão, tanto a Caixa Econômica Federal quanto o Bradesco resolveram cortar as taxas de juros em al-gumas das suas linhas de crédito. No caso do Bradesco, o juro mínimo do crédito pessoal foi para 1,93% ao mês.

Antes do corte, a taxa mínima de tal modalidade era de 1,97%. Ainda no caso do Bradesco, na modalidade CDC veícu-los, a taxa mínima foi para 0,93%, frente aos 0,97% anteriores. Ou seja, queda de 0,04 ponto percentual. Ainda nessa modali-dade, a taxa máxima passou de 2,95% para 2,91% ao mês.

Na modalidade de leasing veículos, a taxa mínima também caiu 0,04 ponto percentual, passando de 1,67% para 1,63% ao mês. As taxas máximas passaram de 3,00% para 2,96% ao mês. Já no financiamento de bens e serviços, a taxa mínima passou de 2,97% para 2,93% ao mês, enquanto que a taxa máxima passou de 4,91% para 4,87% ao mês.

Caixa Econômica Federal A Caixa também cortou seus juros, dando continuidade ao programa Caixa Melhor Crédito. No caso do crédito consigna-do, para funcionários públicos e empregados de empresas que possuem convênio com a Caixa, houve uma redução de 1,95% para 1,67% ao mês.

Já para os aposentados e pensionistas do INSS, a taxa má-

xima foi reduzida de 1,77% para 1,67% ao mês, sendo a taxa mínima de 0,75% ao mês. No caso do INSS, a taxa máxima permitida pelo órgão é de 2,14% ao mês.

No ‘Cartão Azul’, destinado a clientes que recebem salário na Caixa, a taxa do Parcelado com Juros foi reduzida de 1,99% para 0,89% ao mês, com redução de 57,94% na taxa anual. Para todos os demais cartões, as taxas que variavam de 4,85% a 1,99% foram reduzidas para uma taxa única de 1,90% ao mês (redução anual de até 66,89%).

A linha de Parcelamento de Fatura para todos os cartões de crédito, que já contava com taxas a partir de 1,95% ao mês, teve seu prazo ampliado de 24 para 36 vezes.

26 | felizcidade.net

ECONOMIA

Bancos mantêm queda dos juros com mais uma redução da Selic

Page 27: revista_72_2

Depósito BetâniaMateriais para Construção

Tel: (12) 3907-6786e-mail: [email protected]

Estrada do Bairrinho, no 1.300 - Santa Hermínia - São José dos Campos-SP

felizcidade.net | 27

COTIDIANO

Sem Parar fica mais barato com a liberação de novas concorrentes em São Paulo

CONCORRÊNCIAA carioca DBTrans chega as rodovias paulistas para competir diretamente com o Sem Parar. A empresa tem um prazo de 90 dias para a conclusão do processo em 144 praças de pedágios no estado. “É uma boa notícia porque estamos abrindo o mer-cado para que várias empresas possam participar do pedágio eletrônico. A ideia é reduzir todos os custos para que a maioria dos usuários tenha o tag e o acesso ao pagamento eletrônico dos pedágios”, disse o governador do estado, em nota distribu-ída a imprensa.

A DBTrans chega com três planos. O Auto Expresso Livre é pré-pago, a taxa de adesão é de R$ 57,12 além da recarga de R$ 6. Já no Auto Expresso o plano é pós-pago, com taxa de adesão e mensalidade no mesmo valor do Livre. O terceiro plano é direcionado a caminhoneiros e funciona com vale pedágio por meio do TAG.

De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), esses preços devem baixar ainda mais neste ano, já que novas operadoras vão iniciar a prestação de serviço em São Paulo.

Nas rodovias paulistas o Sem Parar é a única prestadora de serviço eletrônico de pedágio.

Com presença em 850 pistas em sete estados bra-sileiros, contabiliza mais de 44 milhões de transa-ções eletrônicas por mês. Mas, esse domínio deve diminuir ao menos no estado de São Paulo, já que na última semana o governador, Geraldo Alck-min, anunciou novas concorrentes para o serviço. Além do fim da cobrança de taxa de adesão para o serviço de pedágio eletrônico.

A alteração deve gerar uma economia no bolso dos motoristas de pouco mais de R$ 70,00. A partir de 15 de junho os usuários vão pagar apenas R$ 8 de mensalidade e nada mais. Até mesmo as cobranças de transferências de etiqueta eletrônica, conhecida como TAG nos veículos ficam isentas.

Na corrida para não perder usuários a opera-dora anunciou também o plano pré-pago, que vai funcionar com carga mínima de R$ 25 e recargas de apenas R$ 4.

Page 28: revista_72_2
Page 29: revista_72_2

ESPORTES

“Na marca do pênalti”Por Alexandre Soledade

felizcidade.net | 29

Rua Maj. José Marioto Ferreira, 289 Vila Betânia-São José dos Campos-SP

Tel.: 12 3308-9434 | 12 9629-0947 12 7820-9270 | 112*[email protected]

José Renato Azevedo LuzAdvogado - OAB/SP 65.875

Olá amigos!Esta é uma semana decisiva para o esporte de São José dos

Campos. Nossa edição fechou antes de começar o jogo entre Associação Esportiva São José e Brasília na final do NBB, o Novo Basquete Brasil. Você que é nosso leitor já sabe o resulta-do deste jogo, que foi transmitido pela equipe da rádio Cidade com o professor Alberto Simões.

Com vitória ou derrota, com o título ou o vice-campeo-nato, uma coisa é certa: nossos jogadores, comissão técnica e diretoria da “Vermelhinha”, como é conhecida a Associação, estão de parabéns. O campeonato começou meio titubeante, com resultados que não convenceram, foi subindo de produção durante a competição, Chegou à liderança ao final do segundo turno com resultados convincentes e foi um leão contra Franca e Flamengo nas fases decisivas.

Agora é hora de analisar o que pode ser do futuro de nosso basquete. Já ganhamos uma base forte, estabelecida num tra-balho sério do presidente Sérgio Monteiro, da Associação e sua equipe de diretoria. Regis Marreli se firmou como um treina-dor de ponta, que usou seu tino de conhecimento em momen-

tos decisivos da classificação, principalmente no confronto contra o todo-poderoso Flamengo.

Vamos perder alguns jogadores? Sem dúvida!

Atletas como Murilo e Fúlvio devem receber propostas de outras equipes. São jogadores que formam a coluna cervical de um time montado para ser campeão. Mol-dado nas vitórias e derrotas com volume de jogo.

Com a convocação para a Seleção Brasileira que vai às Olimpíadas de

Londres, o jovem Fischer também vira alvo de outras equipes.

Enfim, temos uma equipe de ótimos jogadores, que se destacaram na competição nacional, que teve televisão

ao vivo durante os jogos e uma final transmitida ao vivo pela terceira maior rede de televisão do mundo, a Globo.

Desafio imediato para nossos dirigentes não se perderem no tempo e já começar um trabalho visando reforçar a equipe para a próxima temporada, que começa com o torneio Paulis-ta, reforçada com a classificação para o sul-americano e mais um NBB, com todas as feras de Pinheiros, Flamengo, Brasília e outras equipes.

Mas me refiro a uma semana de decisões. A outra é do futebol feminino. Nossa equipe, comandada pelo técnico Mar-cio Ribeiro começou neste final de semana a decidir a Copa do Brasil, em jogo no Martins Pereira contra o Centro Olímpico, de São Paulo.

A equipe joseense, campeã da Libertadores da América Feminina do ano passado, mantém uma união muito forte e importante para a conquista desta competição nacional, tudo isso, mesmo sem contar com uma de suas principais atletas, a jogadora Formiga.

Anote aí: nossa equipe feminina tem todas as chances de, domingo que vem, em São Paulo, conquistar mais um título para nossa cidade.

Seleção brasileira - Estamos a 745 dias da Copa do Mundo de 2014, a Copa do Brasil

Nossa seleção continua realizando vários amistosos in-ternacionais. Neste domingo às 16 horas enfrenta o México em mais um jogo nos Estados Unidos. Na última quarta--feira jogamos contra os Estados Unidos e vencemos por 4 a 1, goleada justa que mostrou pontos positivos na equipe do técnico Mano Menezes.

Primeiro o goleiro Rafael, do Santos. Firme e com boa atu-ação, mostrou muita segurança no gol brasileiro. Apresentou certo nervosismo no inicio da partida, mas ganhou confiança e fechou o gol, mostrando muita personalidade. Uma grata surpresa, assim como foi também o meia Oscar, que livre da disputa entre São Paulo e Internacional, pode jogar com tran-quilidade e mostrar que é craque.

Semana que vem tem mais. E que venham os títulos tão esperados por nosso esporte bretão.

Page 30: revista_72_2

ATUALIDADE

30 | felizcidade.net30 | felizcidade.net

O governo brasileiro anunciou a redução do IPI para carros novos, bem como

concedeu benefícios para que as institui-ções cortem os juros e aumentem as parce-las dos financiamentos, tudo com o intuito de ajudar as montadoras a desafogarem os estoques de veículos nas lojas. Tudo muito lindo e belo, porque de quebra o consumi-dor foi “beneficiado” – embora isso tenha data certa para acabar.

Mas e você que comprou um carro zero quilômetro há alguns dias antes do anún-cio, vai sair perdendo?

De acordo com Bernadete de Aquino, assessora de comunicação do Procon-SP, desde que o comprador ainda não tenha recebido o carro, ele pode negociar o aba-timento desse valor com a loja ou com a montadora. Se precisar, a própria institui-ção de defesa ao consumidor pode ajudar nessa conversa, mas vale ressaltar que eles não serão obrigados a dar o desconto.

Existem dois caminhos a seguir: se a compra do carro foi efetuada em uma concessionária, a conversa sobre esse abati-mento tem que ser direto com a loja. Caso o veículo tenha sido adquirido pelo site da marca ou em um feirão, aí o comprador deverá entrar em contato com a fabricante.

“No geral, as montadoras e as lojas estão

Concessionárias ainda podem oferecer descontos, para carros comprados antes da redução do IPI

abatendo esse valor, porque eles não vão perder dinheiro, uma vez que o imposto não está sendo exigido deles. Além disso, acaba funcionando como uma arma de fidelização”, disse a porta-voz do Procon--SP.

Mas o consumidor tem que ficar atento, porque, caso o desconto seja concedido, o valor na nota fiscal muda e, com isso, deve ser emitido um novo documento com o real preço pago pelo automóvel.

Pacote de salvação - A medida anunciada pelo governo chegou na hora em que a indústria automotiva estava indo mal, parte disso causado pelos altos juros cobrados pelas instituições e também pela difícil aprovação de crédito para financiar um carro.

Com esses benefícios, os carros fa-bricados no Brasil com motor de até 1.0 litros tiveram o IPI isentado, enquanto os veículos com motor entre 1.1 e 2.0 teve o imposto reduzido de 11% para 6,5%.

As montadoras também se compro-meteram com o governo em dar descon-tos que vão de 1% a 2,5%, dependendo da cilindrada do modelo. Além disso, o IOF (Imposto sobre Operações Financei-ras) foi reduzido de 2,5% para 1,5%.

Consumidores que ainda não receberam seus veículos podem negociar a redução do IPI

Page 31: revista_72_2

Empresários comemoram as vitórias do 1º ciclo “Negócio Fechado”

NEGÓCIO FECHADOTodas as segundas-feirasHorário: 20hLocal: Inspire Café Av. Shishima Hifumi, 2.800 - Urbanova

ACONTECEU

felizcidade.net | 31

O encontro “Negócio Fechado” revelou seu objetivo com os resultados positivos ao fim do 1º ciclo. Com frequência média

de 100 empresários que fortaleceram a estrutura espiritual, orando com fé para conquistar mais e melhor para suas empresas com o Poder de Deus.

Mas esse é apenas o começo, o ciclo nunca se fecha. Afinal as empresas sejam de grande a pequeno porte, precisam sempre de ajustes. Por isso, é importante a participação dos empresários nos próximos ciclos.

HISTÓRICO – Com dois anos, O “Negócio Fechado” está com grandes expectativas no “Ano de Renovação” com uma cha-mada direta a todos empresários que desejam crescer em seu negó-cio e vida como cristão.

NOVIDADES - Teremos uma participação especial na “Expo Ministérios 2012” com um Stand para atrair novos parceiros.

Fim do 1º Ciclo e Início de uma nova jornada nos negócios

Na última semana cerca de 45 mil visitantes pas-saram pela 15º Expo Aero Brasil – EAB 2012, feira internacional de Aeronáutica, em São José dos Campos. Nos quatro dias, o volume de contatos e negócios gerados surpreendeu os expositores.

Expo Aero Brasil movimenta São José e afirma acordo com empresa inglesa

NOVIDADES – Para 2013 a Feira deve ser ampliada. Uma das sugestões apresentadas foi a abertura da pista de pouso do Ae-roclube, na região próxima a Rodovia dos Tamoios, para pousos e estacionamento de aviões executivos e operação de táxi aéreo. A proposta visa facilitar a vinda de mais empresários e visitantes, do país e do exterior.

O acordo firmado com a empresa inglesa Farnborough durante o evento comprovou a tendência de crescimento da exposição. A empresa é responsável pela organização da segunda maior feira de aviação do mundo, realizada nas proximidades de Londres, na Inglaterra. O objetivo é colocar a Expo Aero entre os três maiores eventos do setor aeroespacial do mundo.

Segundo o presidente da Expo Aero Brasil, Comandante Décio Corrêa, a parceria é fundamental para o fortalecimento do evento no mercado aeroespacial internacional, além de ampliar os laços com expositores. “É mais um degrau galgado e representa um gran-de avanço para o setor aeroespacial brasileiro e também para Clus-ter aeroespacial de São José dos Campos, no sentido de abrir novos mercados internacionais para as empresas”, afirmou Corrêa.

Page 32: revista_72_2

32 | felizcidade.net32 | felizcidade.net

PARA INSPIRAR

EM NOTA

///LIVRO A mulher dos sonhos de seu marido Assim como as mulheres sonham com seu príncipe encantado, os homens também têm sonhos ao nosso respeito. E com seu marido não é diferente. Provavelmente ele, ao contrário de você, não passou horas da infância e juventude lendo histórias de amor e aprendendo como se tornar esse príncipe. Mas em algum momento ele olhou para você e enxergou a mulher dos seus sonhos. Para ter um casamento feliz, precisamos, em primeiro lugar, ter em mente o final feliz. É com base nesta ideia que Shanon Jaynes ajuda você a se tornar a mulher dos sonhos de seu marido. A partir de pesquisas e entrevistas com vários homens, ela constatou que existem sete qualidades básicas que eles procuram na mulher ideal, entre elas o respeito pelo marido, encorajamento, amizade e satisfação sexual. Este não é um manual de como funciona o espécime masculino com o qual você decidiu compartilhar a vida, mas uma junção de informações que vai ajudá-la a descobrir o que se passa no fundo do coração do seu marido. Conheça seus desejos, anseios, dificuldades e necessidades, para que cada dia mais você seja a mulher com a qual ele sonhou e continua a sonhar.

/// DVDEm Seus Passos o que Faria Jesus? É uma moderna adaptação do best seller de Charles Sheldon. Raymond, que antes fora uma próspera cidade, torna-se uma sombra do seu passado quando um empresário oportunista planeja substituir uma igreja local por um cassino. Corrompendo o clima saudável da cidade. Enquanto os moradores lutam por respostas, um homem (John Scheider) chega à cidade apresentando uma questão mais importante. “O que faria Jesus?”. Este comovente filme conta com a participação de estrelas da música country como: Adam Gregory, Maxine Bahns e Jim Gleason.

///BÍBLIA de Estudo para Pequenos Grupos - Capa PretaAgora para você participar de um pequeno grupo na Igreja ficou mais fácil! A Bíblia de estudo para pequenos grupos é uma ferramenta muito poderosa que vai revolucionar o trabalho espiritual dos milhares de cristãos que se reúnem periodicamente em suas casas ou em lugares especiais para estudar a Palavra de Deus.Esta grande obra é voltada para o uso em reuniões para evangelização e edificação, em que a comunhão é estabelecida com mais intensidade e proximidade. Nela você encontrará detalhado roteiro para suas reuniões, um completo guia de estudo em grupo, sugestões de quebra-gelo, e muito mais novidades! Com esta Bíblia sua reunião em casa, no trabalho ou na igreja será bem mais significativa e proveitosa.

///MP3 10 mensagens Caminho da recuperaçãoPegue o caminho da recuperação Pr. Carlito Paes Você precisa de recuperação Pr. Carlito Paes Liberdade: meu primeiro passo Pr. Carlito Paes Esperança: meu segundo passo Pr. Fabiano Ribeiro Compromisso: meu terceiro passoPr. Fabiano Ribeiro Limpeza: meu quarto passo Pr. Fabiano Ribeiro Submissão: meu quinto passo Pr. Marcos Madaleno Perdão: meu sexto passoPr. Fabiano Ribeiro Manutenção: meu sétimo passo Pr. Paulo MizoguchiAjuda: meu oitavo passoPr. Fabiano Ribeiro

PIB segue na campanha pela PAZA Primeira Igreja Batista de São José dos Campos apóia a campanha O Vale pela Paz, com objetivo de promover debate entre a Sociedade e o poder público. Você também pode dizer basta a violência acesse http://ovalepelapaz.ovale.com.br/ FESTA NA ROÇA DA PIB Vem ai uma das mais tradicionais festas juninas da atualida-de na cidade. Ambiente familiar e seguro, muitas atrações e comida boa. Dias 28, 29 e 30 de Junho, na Av. Francisco José Longo, 1595 - Vila Bethânia. 

ANIVERSÁRIOParaibuna comemora seus 346 anos entre os dias 4 e 17 de junho com Feira de Turismo, comidas típicas e shows todos os dias. Informações pelo site www.paraibuna.sp.gov.br

SEM PREFEITOPresidente da Câmara Municipal de Piquete, vereador Mário Luiz da Silva assume prefeitura da cidade, depois que o prefeito Otacílio Rodrigues teve o mandato cassado e o Vice renunciou o cargo.

MAIS TECNOLOGIA NAS URNASA pedido do Tribunal Superior Eleitoral o Departamento de Informática da Unitau está desenvolvendo um cartão, parecido com os de crédito, que pode substituir no futuro o título de eleitor.

FORMATURA PROERDNa última quinta-feira, mais de 330 alunos participaram da formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e á Violência). O programa já é desenvolvido desde 2002 pela Polícia Militar e já formou 11 mil alunos.

Page 33: revista_72_2

felizcidade.net | 33

Page 34: revista_72_2

34 | felizcidade.net

PENSE BEM

Carlito PaesPastor Sênior da

Primeira Igreja Batista em São José dos Campos/SP

Por uma cultura de paz

Diante da lamentável realidade da cres-cente onda de violência em nossa região e da falta de reação do poder público, o Jornal O VALE iniciou um movimento muito oportuno que vem ganhando adesão de todos os seguimentos da nossa sociedade. Um movimento sem cor político-partidário e sem bandeiras artificiais, enfim, um momento sério da sociedade civil que visa despertar a todos para dar um basta à violência. Apoio pessoalmente essa campanha e todas as organizações do grupo de ser-viços da Primeira Igreja Batista em São José dos Campos. E você quer aderir a esta campanha para estabelecer uma cultura de paz?

Você deseja a paz? Acredito que sim, todos nós queremos a paz! Eu acredito que árabes e judeus querem a paz no Oriente Médio. Creio que os budis-tas, mulçumanos, cristãos, judeus, animistas e ateus querem a paz no mundo (exceto os doentes, extremistas, radicais, fundamentalistas religiosos). Todavia a grande questão é: será que todos estão buscando a paz no lugar e na pessoa certa? No mundo todo vejo pessoas buscando a paz nas religiões, nos rituais, nas seitas, nas boas obras, nos retiros, na natureza, na meditação, nos cristais, nos acordos políticos etc. Não tenho dúvida que essas pessoas, em sua maioria, são boas e bem-inten-cionadas e realmente estão buscando a paz, mas muitas estão sinceramente erradas em sua busca por paz, porque a paz verdadeira não é um programa.

Sendo assim, gostaria de lhe dizer algo muito importante. Eu encontrei a paz verdadeira e essencial para minha vida; esta paz está em uma pessoa, está na pessoa de Jesus Cristo, Ele é a essência que realmente vai trazer a paz comu-nitária e pessoal para as pessoas e para todas as nações. Sem Jesus é impossível ter paz! Em essência, a questão da paz, é receber Jesus no coração, pois Ele é o Príncipe da paz! Já estava revelado em uma promessa feita pelo profeta Isaías 600 anos antes do seu nascimento: “E Ele será chamado Maravilhoso Conse-lheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Prín-cipe da Paz. Ele estenderá o seu domí-nio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre.” – Isaías 9.6. Jesus tem um Reino de paz que deseja esten-der ao seu coração. Você precisa crer e receber em sua vida, pela fé e arrependi-mento do seu coração!

A paz é uma decisão o apóstolo Pedro disse: “Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.” I Pedro 3.11. Então decida pela paz agora mes-mo. A paz do mundo começa com você na sua casa, com sua família. Da mesma forma a guerra, o ódio, a injustiça, a miséria, a desordem, o caos, a fome, a corrupção e a ignorância, são fatos gera-dos pela falta de paz no mundo. Quem está por trás de tudo isto, alimentando este ódio e esta ganância no coração dos homens é o diabo, mas ele não pode realizar isto se o homem não consentir

em seu coração. Decida ser da paz e não do mal. E creia que com Jesus todo mal será vencido porque está escrito: “Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês.” - Rm 16.20.Seja da paz, mesmo em meio às guerras e conflitos... Instale a cultura da paz em sua casa, na família, no trabalho, na escola e no trânsito. Seja da Paz, seja como Cristo um pacificador, um promotor da paz, pois como Ele disse: bem-aventurado seremos nós se pro-movermos a paz! “Que a paz seja com você” – III Jo 1.15.

Pense bem nisto!

Disse Jesus: “Eu estou dando um presente – a paz de espírito”! E a paz que Eu dou não é passageira como a paz que o mundo dá. “Portanto não se aflijam e não tenham medo.” – Jo 14.27

SÃO JOSÉ: FUTURO EM CONSTRUÇÃO.

O futuro de São José não é uma promessa, mas uma realidade que se consolida dia após dia.

Com diversas obras em execução, incluindo estações de tratamento, tubulações e reservatórios, São José tem como meta atingir 100% de água tratada, que hoje alcança 95%, além de esgotos coletados e tratados. Isso faz com que a cidade tenha um dos melhores sistemas de saneamento do país.

As nascentes dos rios e córregos, além das áreas verdes da cidade, passam constantemente por um programa de recuperação, com o plantio de mudas nativas. Com isso, São José é modelo de preservação, garantindo a qualidade da nossa natureza e da água que chega às nossas casas, e ajudando também na revitalização do Rio Paraíba.

Esta é a São José que estamos fazendo hoje, construindo o amanhã.

GRANDES OBRAS SOCIAIS E DE SANEAMENTO ESTÃOEM ANDAMENTO.

Page 35: revista_72_2

SÃO JOSÉ: FUTURO EM CONSTRUÇÃO.

O futuro de São José não é uma promessa, mas uma realidade que se consolida dia após dia.

Com diversas obras em execução, incluindo estações de tratamento, tubulações e reservatórios, São José tem como meta atingir 100% de água tratada, que hoje alcança 95%, além de esgotos coletados e tratados. Isso faz com que a cidade tenha um dos melhores sistemas de saneamento do país.

As nascentes dos rios e córregos, além das áreas verdes da cidade, passam constantemente por um programa de recuperação, com o plantio de mudas nativas. Com isso, São José é modelo de preservação, garantindo a qualidade da nossa natureza e da água que chega às nossas casas, e ajudando também na revitalização do Rio Paraíba.

Esta é a São José que estamos fazendo hoje, construindo o amanhã.

GRANDES OBRAS SOCIAIS E DE SANEAMENTO ESTÃOEM ANDAMENTO.

Page 36: revista_72_2