Revoluções: Agrícola, Industrial e Liberais

9

Click here to load reader

Transcript of Revoluções: Agrícola, Industrial e Liberais

Page 1: Revoluções: Agrícola, Industrial e Liberais

1. Revolução Agrícola:Refere as transformações agrícolas ocorridas

em Inglaterra nos século XVII e XVIII

Durante os séculos referidos anteriormente ocorreram grandes transformações agrícolas em Inglaterra que revolucionaram a revolução agrícola.

A nobreza rural britânica alargou as suas propriedades apoderando-se dos baldios, que passaram a ser vedados transformando-se em terrenos fechados

denominados enclosures.

Na região de Norfork os gentlemen farmers introduziram:

o Novas culturas (batata e beterraba);

oDrenagem dos pântanos;

oMelhoria dos solos arenosos;

oSeleção de sementes e animais;

oSistema quadrienal de rotação de culturas.

Quais foram as vantagens dos Enclosures? E do sistema quadrienal?

Os Enclosures (campos vedados) são propriedades que incluem os baldios e terrenos adquiridos a pequenos proprietários arruinados. Os Enclosures têm como objetivo proteger as culturas e manter o gado junto. O sistema quadrienal permitia dispensar o pousio e reunir o cultivo dos cereias com as pastagens artificiais destinadas à criação de gado, tudo isto no mesmo terreno.

Page 2: Revoluções: Agrícola, Industrial e Liberais

Razões que explicam o aumento populacional:

o Desenvolvimento das redes de transporte (acesso rápido aos novos produtos);

o Melhoria na alimentação;

o Cuidados de higiene;

o Medicina (vacinação).

Todos estes fatores fizeram com que diminuísse significativamente a mortalidade (principalmente a mortalidade infantil). Deu-se, então, um elevado crescimento demográfico.

2. Crescimento demográficoExplica as razões para o aumento populacional

europeu no século XVII

Qual foi a consequência visível da revolução demográfica?

Uma importante consequência do crescimento demográfico foi o crescimento urbano. Muitas cidades foram locais de atração para as populações rurais que, com as novas técnicas agrícolas era necessário menos mão-de-obra, provocando o êxodo rural.

Page 3: Revoluções: Agrícola, Industrial e Liberais

No século XVIII também ocorreram importantes mudanças no setor da Indústria, em Inglaterra – Revolução Industrial.

Razões que justificam a prioridade de Inglaterra:

Condições políticas e sociais

o O parlamentarismo (regime político em que o parlamento protege os senhores nobres e burgueses que procuram investir e dinamizar o comércio);

o Burguesia e nobreza com uma mentalidade ativa e trabalhadora;

o Mão-de-obra numerosa (devido ao êxodo rural)

Condições económicas

o Abundância de capitais;

o Existência de matérias-primas;

o vasta rede de comunicações;

o Amplo mercado (interno e externo)

3. Revolução IndustrialPorque ocorreu prioritariamente em Inglaterra?

Para além de condições políticas e sociais, Inglaterra reunia um conjunto de condições económicas.

Quais?

Richard Arkwright

Page 4: Revoluções: Agrícola, Industrial e Liberais

Desde o início do século XVIII que era grande a procura de tecidos de algodão, causando uma grande competição técnica entre a fiação e a tecelagem. Surgindo numerosos inventos que melhoraram a produção algodoeira, entre eles destaca-se a máquina a vapor de James Watt, que arca o verdadeiro arranque da Revolução Industrial.

A nova criação transmitia força não só aos teares e às máquinas de fiação como a qualquer outra máquina de outro setor industrial. Pela primeira vez, o homem utilizava uma fonte de energia não natural: a força do vapor, produzido em caldeiras aquecidas pelo carvão mineral. E, por outro lado, libertava o homem do enorme esforço físico exigido pelo trabalho manual.

O arranque da revolução deu-se primeiro no setor têxtil algodoeiro, permitindo que os Ingleses aumentassem a sua produção de tecidos de algodão. Deu-se uma evolução parecida (mas mais lenta) na indústria metalúrgica com o aperfeiçoamento dos altos-fornos e aplicação da força do vapor a martelos-pilões. O fabrico de todas as máquinas originou uma grande procura de ferro e, mais tarde, de aço.

Que invento está associado a esta revolução?

Descreve a sua importância

Quais foram os setores de arranque?

Page 5: Revoluções: Agrícola, Industrial e Liberais

Maquinofatura é a produção feita em fábricas (mecanizada) que aliviou o homem de alguns dos trabalhos mais violentos. Agora, o principal agente da produção era a própria máquina, ao contrário da manufatura em que os aparelhos e instrumentos eram simples auxiliares. O trabalhador deixa de se chamar artesão e passa a ser o operário que vive exclusivamente do seu salário.

Estabelece a comparação entre manufatura e maquinofatura

Quais foram as alterações ocorridas nesta passagem para um processo industrializado?

Manufatura MaquinofaturaArtesão Operário

Produção limitada Produção excedenteProdução exclusiva Produção em série

Page 6: Revoluções: Agrícola, Industrial e Liberais

4. Independência do EUAQue laços comuns existiam entre a

metrópole e a colónia?

As treze colónias inglesas tinham os seguintes laços comuns com a metrópole:oLíngua inglesa;oReligião protestante.

Os colonos americanos sentiam-se injustiçados pelas medidas mercantilistas que obrigavam os burgueses a estabelecer comércio exclusivamente com a metrópole. A situação agravou-se com os impostos sobre o chá, papel selado e açúcar.

Nos congressos de Filadélfia, em 1775, formaram as 13 colónias formaram um exército comandado por George Washington. Em 1776, foi proclamada a independência das treze colónias. Declarada a independência, iniciou-se a guerra com a Inglaterra, em que as colónias contaram com o apoio de França, Espanha e Holanda. Em 1783, a Inglaterra viu-se obrigada a reconhecer a independência das treze colónias.

Em 1787, as treze colónias aprovaram uma Constituição que instituiu os Estados Unidos da América sob a forma de uma república federal: cada Estado federado conservava a sua autonomia, mas havia um governo central ocupado de questões comuns. A organização do poder central baseou-se no princípio da divisão de poderes. Este regime era uma república democrática, em que o Presidente e o Congresso eram eleitos pelo voto dos cidadãos.

Indica os dois motivos que levaram os colonos americanos a declararem a independência.

O que foi proclamado nos congressos em Filadélfia?

Caracteriza a república federal

Page 7: Revoluções: Agrícola, Industrial e Liberais

A república federal foi baseada nas ideias iluministas de alguns filósofos. Montesquieu: divisão de poderes e Rousseau: soberania popular.

A França tinha ainda todas as características de uma sociedade do Antigo Regime: economia baseada na agricultura, predomínio de duas ordens privilegiadas (clero e nobreza) e uma monarquia absoluta de direito divino. O clero e a nobreza (2 % da população) não pagavam a maioria dos impostos, possuíam mais de 40 % das propriedades agrícolas e ocupavam os principais lugares públicos. O Terceiro Estado (camponeses, burgueses, trabalhadores urbanos) que constituía cerca de 98% da população vivia descontente. Os camponeses estavam cheios de impostos e tinham de suportar a justiça senhorial. Os pequenos artesãos e assalariados urbanos queixavam-se da falta de emprego, baixos salários e da subida dos preços. A burguesia apesar de ser o grupo social mais rico e culto não tinha acesso a cargos importantes.

O descontentamento social era cada vez maior e agravou-se com a crise económica (maus anos agrícolas fizeram subir os preços dos cereais) e com a crise financeira. Havia grande dificuldade em resolver o grave défice financeiro. Uma das soluções propostas foi a de fazer pagar impostos os grupos privilegiados, mas estes opunham-se. Para procurar uma solução o rei convocou os estados Gerais.

Qual foi a influência do iluminismo?

5. Revolução FrancesaCaracteriza a França antes da Revolução

Que motivos levaram Luís XVI a convocar os Estados Gerais?

Page 8: Revoluções: Agrícola, Industrial e Liberais

O Terceiro Estado recusou a forma de votação tradicional (cada ordem, um

voto) e exigiu a votação por cabeça (cada deputado, um voto) que lhe garantia automaticamente a vitória nas votações, pois dispunha de maior número de deputados, como podia contar com alguns votos do clero e nobres liberais.

Os deputados do Terceiro Estado declararam-se Assembleia Nacional, isto é, representantes de toda a nação. O rei foi obrigado a ceder e ordenou aos deputados das ordens privilegiadas que se reunissem com os do Terceiro Estado. Mudaram, por isso, o nome para Assembleia Nacional Constituinte, pois consideraram ser seu objetivo elaborar uma Constituição. É na prática, o fim da monarquia.

A Bastilha foi destruída pois era um dos símbolos de poder absoluto de França.

Qual foi o conflito que surgiu nos Estados Gerais?

Após os Estados Gerais surge uma nova assembleia. Qual é? Qual a sua função?

Que razão teve na destruição da Bastilha?

Page 9: Revoluções: Agrícola, Industrial e Liberais

Indica as medidas da Assembleia Nacional Constituinte

A Assembleia Nacional Constituinte decidiu que:

o Abolição de todos os direitos feudais e extinção da dízima paga ao clero;

o Publicação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão onde se defendia a igualdade de todos os cidadãs e o princípio da soberania popular;

o Aprovação da Constituição de 1791, que instaurou uma monarquia constitucional, baseada na separação de poderes.

No entanto, estas medidas não foram suficientes para estabelecer igualdade de todos os cidadãos, pois o sistema eleitoral aprovado instituía o sufrágio censitário, isto é, só tinha o direito de votar os cidadãos com determinado nível de riqueza.

A Assembleia Legislativa foi substituída por uma Convenção Nacional escolhida por sufrágio universal. Os políticos mais influentes eram republicanos extremistas como Marat, Danton e Robespierre. O rei D. Luís XVI foi acusado de traição e condenado à morte na guilhotina. A Convenção estabeleceu um governo revolucionário, dirigido por Robespierre. O período que se iniciou designa-se Terror pois os tribunais revolucionários enviaram para a guilhotina milhares de suspeitos de atividades contrarrevolucionárias.

Caracteriza o designado Período de Terror

De que forma a revolução francesa se torna uma república burguesa?

Com os excessos revolucionários a burguesia deixa de apoiar o Governo e começa a conspirar contra ele. Assim, Robespierre foi preso e guilhotinado e também muitos outros dos seus partidários e inumerosos sans-cullotes. A Convenção passou a ser dominada pelos elementos mais moderados. Voltou a instituir-se o sufrágio censitário e só os ricos proprietários poderiam aceder a lugares altos do Estado.