Santuario SCJ - Fevereiro

6
Pág. 11 Pág. 08 De volta a internet! Santuário lança novo site, acesse www.santuárioscj.inf.br Pág. 03 Catequese da Perseverança Adolescentes que fizeram a 1ª Comunhão e ainda não estão na Crisma, conheça esse divertido grupo 10 anos de Santuário Jornal do Jornal do Santuário Santuário Santuário Sagrado Coração de Jesus | Fevereiro de 2010 Para aquecer ainda mais as férias Uma ostra que se abre na beira da praia. O calor e a luz do sol refle- tem sobre ela e de dentro da ostra sai uma grande luz. É a luz da pérola que há ali dentro. Assim, são os corações humanos. Dentro de cada coração há a essência de ser luz. Quando ele recebe o ca- lor de Deus e seu amor, ele se abre e deixa re- fletir para o mundo a luz que há dentro de si. E para iluminar ainda mais esse verão, vem aí mais uma edição do Ve- rão Luz, agora em duas praias. Na Barra do Sul aconteceu nos dias 30 e 31 de janeiro. Já na En- seada, no município de São Francisco do Sul, será de 5 a 7 de feve- reiro. Na programação, uma série de ativida- des está prevista, en- tre elas, apresentações de música e teatro na areia, luau e ainda a Mis- sa Ir ao Povo que é total- mente encenada. Uma grande preparação Para ser um missionário do Verão Luz é preciso muita dedicação. Os jovens passa- ram por formações durante sete dias, no período notur- no, no Santuário Sagrado Coração de Jesus. Também tiveram uma preparação es- piritual com terços e vigílias na Comunidade Nossa Se- nhora do Rosário. Próximo encontro: Dia 05 á 07 de fevereiro Praia da Enseada – Tenda Pastoral do Turismo(Diocese de Joinville) Inicio Sexta-feira com chegada dos missionários na missa-20h30 Informações: www.veraoluz.com [email protected] 47-30285787 ou 88034179 com Juliana. Confira todos os meses alguns trechos dessa história e saiba mais desta caminhada 27 de fevereiro: abertura do Ano Pastoral 27 de fevereiro: abertura do Ano Pastoral Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010: “Economia e vida” Pág. 04 O que é o verão luz? O Verão Luz é um pro- jeto missionário jovem que tem por objetivo levar o amor de Deus através da arte. Visa fazer com que os jovens e as famí- lias presentes na praia possam abrir seus cora- ções para Deus e iden- tificarem dentro de si o chamado a iluminar. Objetivos: Jovem evangelizando jovem; Evangelizar jovens, crianças e famílias através da arte que ilumina; Integrar a liderança jovem da Diocese de Joinville; Promover o espírito missionário dos jovens; Levar o amor de Deus e através dele incentivar as pessoas a reconheceram dentro de si sua essência de bondade, caridade e amor. Seu chamado a ser luz.

description

Referente a fevereiro

Transcript of Santuario SCJ - Fevereiro

Page 1: Santuario SCJ - Fevereiro

Pág. 11Pág. 08

De volta a internet!Santuário lança novo site, acesse www.santuárioscj.inf.br

Pág. 03

Catequese da PerseverançaAdolescentes que fizeram a 1ª Comunhão e ainda não estão na Crisma, conheça esse divertido grupo

10 anos de Santuário

Jornal do Jornal do

SantuárioSantuárioSantuário Sagrado Coração de Jesus | Fevereiro de 2010

Para aquecer ainda mais as férias

Uma ostra que se abre na beira da praia. O calor e a luz do sol refle-tem sobre ela e de dentro da ostra sai uma grande luz. É a luz da pérola que há ali dentro. Assim, são os corações humanos. Dentro de cada coração há a essência de ser luz. Quando ele recebe o ca-lor de Deus e seu amor, ele se abre e deixa re-fletir para o mundo a luz que há dentro de si.

E para iluminar ainda mais esse verão, vem aí

mais uma edição do Ve-rão Luz, agora em duas praias. Na Barra do Sul aconteceu nos dias 30 e 31 de janeiro. Já na En-seada, no município de São Francisco do Sul, será de 5 a 7 de feve-reiro.

Na programação, uma série de ativida-des está prevista, en-tre elas, apresentações de música e teatro na areia, luau e ainda a Mis-sa Ir ao Povo que é total-mente encenada.

Uma grande preparaçãoPara ser um missionário

do Verão Luz é preciso muita dedicação. Os jovens passa-ram por formações durante sete dias, no período notur-no, no Santuário Sagrado Coração de Jesus. Também tiveram uma preparação es-piritual com terços e vigílias na Comunidade Nossa Se-nhora do Rosário.

Próximo encontro:Dia 05 á 07 de fevereiro

Praia da Enseada – Tenda Pastoral do Turismo(Diocese de Joinville)

Inicio Sexta-feira com chegada dos missionários na missa-20h30

Informações:www.veraoluz.com

[email protected] ou 88034179 com Juliana.

Confira todos os meses alguns trechos dessa história e saiba mais desta caminhada

27 de fevereiro: abertura do Ano Pastoral

27 de fevereiro: abertura do Ano Pastoral

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010: “Economia e vida” Pág. 04

O que é o verão luz?O Verão Luz é um pro-

jeto missionário jovem que tem por objetivo levar o amor de Deus através da arte. Visa fazer com que os jovens e as famí-lias presentes na praia possam abrir seus cora-ções para Deus e iden-tificarem dentro de si o chamado a iluminar.

Objetivos: Jovem evangelizando jovem; Evangelizar jovens, crianças e famílias através da arte que ilumina; Integrar a liderança jovem da Diocese de Joinville; Promover o espírito missionário dos jovens; Levar o amor de Deus e através dele incentivar as pessoas a reconheceram dentro de si sua essência de bondade, caridade e amor. Seu chamado a ser luz.

Page 2: Santuario SCJ - Fevereiro

Celebrações no Santuário:

editorial

mensagem do pároco

2|opiniãohorários

Lançando um olhar retrospectivo da nossa ação pastoral no ano que passou podemos afirmar que em nossa paróquia foram realiza-dos, vividos, partilhados e celebrados inúme-ros momentos significativos. Momentos que nos ajudaram a confirmar, renovar e revita-lizar a nossa caminhada de fé. E recobrar o “fervor espiritual” que nos levam, no reinício deste ano, a criar as melhores expectativas “de conservar a doce e confortadora alegria de evangelizar”, colocando-nos em “estado permanente de missão”.

“Diga a este povo que AVANCE” (Ex 14,15). Esta Palavra de Deus ressoa para nós, neste início de 2010, como um convite a acreditar, arriscar, ousar, romper com a acomodação, buscar novos projetos, novas realizações, no-vas conquistas, a estar aberto ao novo, ao di-

ferente e as surpresas do Espírito.Conscientes que novos desafios nos

aguardam e que precisamos assumi-los com coragem e lucidez, nós queremos es-tar sempre atentos e disponíveis ao cha-mado do Senhor e como Samuel respon-der: “Fala, Senhor, o teu servo escuta”.

As lições de ternura, compaixão, soli-dariedade e gratuidade, vividas no tempo de Natal, levam-nos a reafirmar que Ema-nuel caminha conosco, congregando-nos na fé, sustentando-nos na esperança e santificando-nos com o dom do seu amor. É com esta certeza que lançamo-nos es-perançosos na construção do Reino do Coração de Jesus e sonhando com um mundo novo, de mais fraternidade, solida-riedade, justiça e paz.

Vamos retornando aos poucos às nossas atividades. As férias terminam, voltamos para as escolas, faculdades, trabalho e é claro, para a nossa missão pastoral. Por fim, já estávamos até com saudades do corre-corre e, principal-mente, de nossos companheiros da Igreja.

Fevereiro realmente vem com tudo. Tem a abertura do Ano Pastoral, no dia 27, que deve reunir todos os agentes das pastorais, movi-mentos e serviços de todas as comunidades que integram a Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus.

Temos ainda o início da Quaresma com a Missa de Quarta-Feira de Cinzas, no dia 17 de fevereiro. Além disso, vai acontecer a abertu-ra da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) que esse ano traz um assunto forte e polêmico com o tema “Economia e vida” e ten-do por lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24).

A CFE 2010 pretende unir as Igrejas e mos-trar para a sociedade que existem pessoas de

pastorais e movimentos|11Pe. Claudionor José Schmitt, scj com. do rosário

Hora de Recomeçar

Santuário no ar:Rádio Difusora AM 1480

- Programa “A Caminho da Luz”Todos os dias, das 21h às 22h

- Programa “A Voz do Santuário”Todos os Domingos, das 6h às 8h, apresentado pela Pastoral da Comuni-cação

- Programa “O Pão da Palavra”De segunda a sexta-feira, às 11h55, apresentado pelo Pe. Luís Antônio Nunes da Silva, scj

- Dia do Santuário- Benção nas casasPrimeira sexta-feira do mês, às 15h45

boa vontade que buscam a promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclu-sões, criando uma cultura de solidariedade e paz.

O leitor ainda pode acompanhar na pági-na 8, a partir dessa primeira edição de 2010, a história dos 10 anos do Santuário.

Também celebramos os 40 anos de vida religiosa do nosso querido pároco Pe. Clau-dionor José Schmitt, scj, no dia 2 de feve-reiro.

Soma-se a tantas atividades, o lança-mento do novo site do Santuário com layout moderno e mais ferramentas para você se informar de tudo o que acontece na sua pa-róquia e em todas as comunidades. Acesse e confira as novidades www.santuarioscj.inf.br!

Ketlin da RosaEditora

Chegou fevereiro!

Atividades da Pastoral da Perseverança retornam no dia 6 de março

Durante vários meses, quatro ado-lescentes da comuni-dade Divino Espírito Santo prepararam-se para o serviço de altar, aprofundaram sua fé em Jesus e aprimora-ram os conhecimen-tos para o serviço à comunidade.

Desery, Gabriel, Luciano e Welliton foram preparados pela catequista Vânia para que no final de 2009 pudes-sem ser enviados em mis-são pelo Pe. Luís Antônio, scj, como coroinhas. Agora eles têm o compromisso de servir no altar, mas também de evangelizar suas famílias e amigos.

Durante todo o ano de

2009, foram realizadas vá-rias atividades da Pastoral da Perseverança que hoje conta com 11 integrantes e as catequistas. Serviço ao altar como coroinhas, con-fecções de lembrancinhas para algumas celebrações, apresentação de teatro, co-laboração na confecção dos tapetes de Corpus Christi, participação na carreata,

Grupo forma adolescentes para a evangelização

Elisa Borges e Julio Borges arrecadação de alimentos e outras atividades inclusive de esporte e lazer como a visita ao Seminário de Rio Negrinho são algumas de-las.

Os integrantes da Pas-toral de Perseverança são adolescentes comprometi-dos que amam o que fazem e estão sempre prontos para ajudar a quem preci-sar, com muita alegria, dis-posição e amor no coração.

Aos adolescentes que ainda não participam fica o convite, pois o cronograma de 2010 já está preparado com atividades diversifica-das. Os encontros aconte-cem todos os sábados das 9h30 às 11h30, sendo que o primeiro encontro para os novos participantes será re-alizado no dia 06 de março de 2010.

Viver o compromisso de batizados não tem tem-po nem idade. Todo dia é momento de servir a Deus, ao próximo e a comunida-de. Quem já fez a primei-ra comunhão e ainda não está na crisma é convida-do a participar do grupo de Perseverança.

As atividades aconte-cem todos os sábados pela manhã, com as oficinas de teatro, artes e coroinhas. A perseverança é um grupo de amigos, que partilha

Perseverança venha participar!

a vida e trabalha na co-munidade com alegria. Inscrições e informações podem ser encontradas no Santuário, na secretaria paroquial.

Papai e mamãe que tal dar aquela motivação para o seu filho participar da Catequese de Perse-verança. O seu incentivo e a sua presença são funda-mentais para a vivência de fé dos seus filhos. Não dei-xem de participar. Os seus filhos é que agradecem.

Os Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR) retornam em fevereiro os encontros nas casas. Depois das no-venas de Natal, nos pró-ximos meses tudo estará voltado para o Tempo da Quaresma, período de con-

De volta aos encontrosversão e de abstinência que conduz a santificação das famílias.

Já as Missas de setor voltam somente em mar-ço. Atualmente, a Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus possui 140 GBR.

São Judas Os Grupos Bíblicos da comunidade São Judas Tadeu fize-

ram um movimento diferente em dezembro. Eles entregaram uma imagem do padroeiro para cada GBR com o objetivo de percorrer as casas e envolver ainda mais famílias.

Hoje, a comunidade conta com 50 GBR. A coordenadora reeleita Maria Aparecida de Souza é um fruto desses grupos. “Eu participo da comunidade hoje, porque fui trazida pelos grupos. Eles evangelizam e aproximam os mais afastados da Igreja”, afirma.

Grupo de corinhas

ATENÇÃO! Até o dia 17 de fevereiro as Missas no Santuário ocorrem de segun-da a sábado às 19h. No domingo às 6h30, 8h, 9h30 e 19h. Depois os horários retornam normalmente, conforme descrito abaixo:

Segunda-feira: Missa pelos falecidos, 19h.

Terça-feira: 16h e 19h.

Quarta-feira: Dia da Família - Missa às 19h.

Quinta-feira: Dia da Eucaristia - Missas às 7h e 19h.- Adoração ao Santíssimo Sacramento - 8h às 18h45.- Missa da Saúde - 16h.

Sexta-feira: Missa às 7h, 12h30 e 19h.

Exclusivo para o Dia do Santuário (1ª sexta-feira do mês)- Dia do Sagrado Coração de Jesus - Missas às 7h, 12h30, 16h, 19h e 23h.

Sábado: Missa às 19h.

Domingo: Missa às 6h30, 8h, 9h30, 11h30, 17h e 19h.- 4º Domingo do mês - Missa das 19h com intérprete de língua de sinais.

Atendimento dos Padres à Comunidade

Terça a sexta-feira: 8h às 11h30 / 14h às 17h30Sábado: 8h30 às 11h30

Page 3: Santuario SCJ - Fevereiro

geral|310|pastorais e movimentosmATriZsAnTuário

com. divino esPiriTo sAnTo

igreja no mundoon line

O novo site da Paróquia está on-line e pode ser acessado através do endereço: www.santuarioscj.inf.br. A nova proposta do site traz imagens internas do Santu-ário Sagrado Cora-

ção de Jesus, notícias, artigos, galeria de fotos, vídeos e muito mais.

Nesse ambiente vir-tual você encontra in-formações sobre a Con-gregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, os dehonianos. Confere ainda o que

faz e quem é o respon-sável pelas pastorais e movimentos. E também poderá ter informações de cada uma das comu-nidades que integram a Paróquia.

Apesar de estar em processo final de con-clusão, você já pode

acompanhar as notí-cias da Igreja e da Pa-róquia, que são atuali-zadas periodicamente. Os horários de missas e celebrações também estão disponíveis nesse espaço.

O projeto foi desen-volvido pela Agência Dominus de Comuni-cação Integrada que será responsável pela atualização. A equipe já presta assessoria para o Jornal do Santuário.

Cada liderança pode colaborar com atualiza-ções periódicas no site. Entre em contato pelo e-mail: [email protected], avise sobre seus eventos e atividades e envie suas fotos. Seja também um comunica-dor cristão! Ajude-nos a fazer deste site uma fonte de evangelização!

Receber bem na casa do Pai“Acolhei- vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rom 15,7)

A Pastoral Catequética da Paróquia Santuário Sa-grado Coração de Jesus inicia 2010 com um en-contro, reunindo todos os coordenadores. Com saída no dia 20 de fevereiro, sá-bado, às 18h e retorno no domingo à tarde.

O encontro terá como palestrante o Pe. Marqui-nhos, acompanhado de sua viola para motivar os participantes. O local esco-lhido foi o Noviciado Sagra-do Coração de Jesus, em Jaraguá do Sul. São con-vidados os coordenado-res e vices, secretários de todas as comunidades da

MEL TOLEDO

Catequese inicia ano com encontro

paróquia e de todas as fases da cateque-se: batismo, infância missionária, perseve-rança, primeira euca-ristia e crisma.

Retorno:Catequese da

Perseverança, in-fância missionária, eucaristia e crisma retornam na primeira semana de março. Verificar data e ho-rário na comunidade a qual fazem parte. A primeira eucaristia inicia com encontro dos pais.

A partir de 01 de março, a Infância Mis-sionária retorna suas atividades. Os encon-tros acontecem aos sábados das 9h30 às 11h. As atividades são divertidas e lúdicas, ensinam o respeito aos pais, aos mais velhos e aos amigos, com base nas histórias de Jesus.

A Infância Missio-nária possui diversas atividades além dos encontros. Eles ajudam

Crianças missionáriasnas Missas com entrada na procis-são e participam do canto. Tam-bém tem as ações externas como a visita aos idosos, retiros e ajuda às comunidades ca-rentes.

Leve seu filho, a partir dos quatro anos e venha co-nhecer mais esse movimento da Igreja!

A Comunidade Divino Espírito Santo segue com seu trabalho de atenção aos irmãos mais necessi-tados. A Pastoral da Saú-de e Social realiza acom-panhamento de doentes e pessoas carentes.

Entre as ações, a Pastoral da Saúde orga-

niza, uma vez por mês, a Santa Missa com bênção aos doentes, às 16h, ge-ralmente na quarta-feira. Um grupo de agentes busca os doentes em suas casas que, junta-mente com os carentes, participam da celebração Eucarística que é o Pão

da Palavra e da Euca-ristia, em que também é partilhado o alimento, necessário para a vida (cestas básicas).

Os doentes que não podem se deslocar até a comunidade recebem a visita dos sacerdotes com a coordenadora,

preparando para que os ministros levem até eles Jesus Eucarístico.

Todos os anos, os agentes da Pastoral da Saúde e Social fazem um momento muito especial de partilha e em comum união desfrutam de um saboroso café.

Um conforto para àqueles que sofrem

De volta a internet!Acesse esse novo espaço de evangelização, seja um comunicador!

Cáritas espera ajudar até 200 mil pessoas no Haiti

A equipe de Cáritas, pro-venientes de várias partes do mundo, inclusive Brasil, iniciou os trabalhos de plane-jamento junto à Cáritas Haiti em Porto Príncipe, no final de janeiro. O objetivo foi co-nhecer a estrutura que a as-sociação haitiana ainda tinha para implementar a “chama-da imediata de emergência” e assegurar ajuda humanitá-ria de forma qualitativa.

De acordo com Hector Hanashiro, coordenador de emergências da Cáritas para a América Latina e o Caribe, todas as pessoas que tra-balharão como voluntárias ou contratadas deverão ter o acompanhamento direto do pessoal da Cáritas Haiti equivalente à função.

Técnicos em saúde, lo-gística, distribuição, sanea-mento e água estão sendo solicitados às Cáritas de todo o mundo. Contadores também se integrarão aos profissionais para que “se possa assegurar, desde o princípio, a responsabilidade e a transparência financeira com as doações enviadas”. “Os fundos arrecadados serão utilizados para ofe-recer uma resposta de alta qualidade, sob os requisitos

dos doadores e do sistema interno da Cáritas Haiti, que já está definindo estes deta-lhes”, disse Hanashiro.

As necessidades urgen-tes continuam sendo alimen-tação, saúde, água potável, saneamento e abrigos. Há ainda problemas com grupos importantes de gestantes, crianças órfãs, famílias com algum desaparecido ou feri-do que foi enviado a outras localidades, incluindo hospi-tais na República Dominica-na. “Dada a quebra da eco-nomia haitiana, é imperativo gerar imediatamente formas de trabalho temporário e, em longo prazo, emprego sus-tentável”, alertou ele.

Os recursos serão desti-nados às ações de socorro imediato, reconstrução e recuperação das condições de vida do povo haitiano. Só no Brasil, através da Cáritas Brasileira, já foram arrecada-dos R$ 1.331.717,00. Deste total, R$ 500 mil já foram en-viados no final de janeiro.

A previsão da Cáritas In-ternationalis é que, em dois meses, 200 mil pessoas te-nham sido ajudadas no Haiti com as doações de Cáritas.

Mayrá Lima, editora do site Caritas

As doações em dinheiro podem ser feitas nas seguintes contas bancárias:

Banco do Brasil - Agência: 3475-4; Conta Corrente: 23.969-0;Caixa Econômica Federal - OP: 003; Agência:1041; Conta Corrente:1132-1;Banco Bradesco - Agência: 0606 ; Conta Corrente: 70.000-2.CNPJ da Cáritas Brasileira: 33.654.419/0001-16

Mais informações:

Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira:[email protected]

Programa “A Caminho da Luz” em visita a ouvinteEm uma pro-

moção especial, o programa de rádio “A caminho da luz” recebeu no estúdio da Rádio Difusora,

no dia 20 de dezembro, o grupo de Terno de Reis Alegria.

O grupo animou os ou-vintes que foram convida-dos a ligar e participar de

um sorteio para receber em sua casa a visita do próprio grupo juntamente com toda a equipe do pro-grama. A iniciativa foi bem recebida e não houve fol-

A Pastoral da Acolhi-da convida pessoas que queiram fazer parte desta atividade, que desejam doar um pouco do seu tempo para a importante tarefa de receber bem os paroquianos e visitantes nas Missas do Santuário.

“Queremos atrair no-vos membros, não esta-mos aqui por acaso”, afir-ma a nova coordenadora Noely de Assis Zangueli-ni. Para ela, o trabalho de acolher tem um significa-do maior, já que a equipe representa o início da ce-lebração e tem a grande tarefa de, num breve mo-mento, abrir os corações dos participantes para receber a Deus.

Hoje a pastoral possui oito membros tendo o pa-dre como mentor. O gru-po se reúne uma vez por mês para definir a nova

escala e trocar informa-ções, além, é claro, de confraternizarem entre si.

Como o grupo ainda é pequeno, eles passam quase o mês inteiro aco-lhendo nas missas de sábado e domingo. ”Tem que gostar de se relacio-nar com as pessoas e ter vontade de se doar”, enfatiza Noely. A coorde-

nadora entrou na pastoral com medo, um pouco de receio, mas com o tempo buscou formação para compreender melhor essa função.

“É Deus que nos reú-

ne e nos acolhe em seu amor. Através de gestos, olhar, saudação, ternu-ra, carinho e alegria. Em cada rosto e olhar, é Cristo que nos acolhe”, lembra.

Se você se sentir chamado entre em contato:Fone: 3804-2874 com Noely 9942-3967 3466-7222 com Edison

ga para o telefone que to-cou o tempo todo.

A grande sorteada foi Dona Dorinha da Comu-nidade Nossa Senhora do Rosário que, no dia 22 de dezembro, teve a alegria de recepcionar a comitiva do Terno de Reis e a equi-pe do programa.

O programa “A cami-nho da luz” vai ao ar todos os dias das 21h às 22h pela Rádio Difusora AM 1480. É apresentado pela equipe de comunicadores da Paróquia Santuário Sa-grado Coração de Jesus: Jackeline, Acácio, Vânia, José Carlos e Sandro.

Page 4: Santuario SCJ - Fevereiro

4|formaçãoiGreJA

vida litúrgica|9

A terceira Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE), nesse ano de 2010, terá como tema “Econo-mia e vida” e o lema será “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6, 24).

Sob a responsabilidade do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), a CFE 2010 estará aberta à participação de todas as denominações cristãs. O objetivo geral da Cam-panha é “colaborar na promoção de uma eco-nomia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igre-jas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na cons-trução do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão”.

A Campanha vai nos ajudar a reconhecer nossa omissão diante das injusti-ças que causam exclusão social e miséria. Hoje pre-cisamos combinar eficiên-cia econômica, justiça so-cial e prudência ecológica, percebendo a relação e a importância do meio am-biente nas atividades de desenvolvimento econô-mico, social e cultural.

Dinheiro não pode ser o supremo valorO Texto-Base da Cam-

panha insiste que a econo-

Brasil lança 3ª Campanha da Fraternidade Ecumênica

mia existe para a pessoa e para o bem comum da so-ciedade. O lema da Cam-panha nos propõe uma escolha entre os valores do plano de Deus e a ren-dição diante do dinheiro, visto como valor absoluto dirigindo a vida (Texto-ba-se, p.47).

O dinheiro, embora ne-cessário, não pode ser o supremo valor dos nossos atos nem o critério absolu-to das decisões dos indi-víduos e dos governos. O dinheiro “deve ser usado para servir ao bem comum das pessoas, na partilha e na solidariedade”. Toda a vida econômica deveria ser orientada por princí-pios éticos. A medida fun-damental para qualquer economia é um sistema que deveria criar reais condições de segurança e oportunidades de desen-volvimento da vida de to-das as pessoas, desde os mais pobres e vulneráveis. O capitalismo selvagem trabalha no sentido opos-to. Não se importa com a destruição da natureza ou com o fato de que está tor-nando sistêmica a miséria de milhões de famílias.

Bíblia nosso guiaNa história humana,

marcada por ambições, explorações, injustiças e ganância, a Bíblia se volta decididamente para a de-

fesa dos pobres. - No âmbito social, a

Bíblia nos mostra profe-tas acusando reis e gente poderosa que enriquece à custa do povo e não cui-da bem daqueles a quem deveriam servir (Is. 3,13-15; Jr 5, 27-29: Ez 34, 2-4 etc.).

- No âmbito comunitá-rio, a Bíblia fala sobre a diária do trabalhador que deve ser paga no mesmo dia, pois ele precisa disso para viver (Ex 19, 13), e ao socorro que devemos prestar aos pobres (Dt 15, 7-11).

- No âmbito pessoal somos chamados a evitar corrupção e desonesti-dade e viver a partilha no amor fraterno. As palavras de João no Evangelho de Lucas (Lc 3, 10-14) nos oferecem uma orientação clara nesta área. (cf. p.48 do Texto-Base).

Denunciar a perversidade

O Texto-Base da Cam-panha deve ser ainda um instrumento à disposição das comunidades cristãs e de todas as pessoas de boa vontade para enfrentar, com consciência crítica, os temas do desenvolvimento e da justiça, da economia e da vida humana no Brasil e no mundo.

Precisamos denunciar a perversidade de todo mo-

delo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a de-sigualdade, miséria, fome e morte. A Campanha nos convida a lutar para: incluir a alimentação adequada entre os direitos previstos

em busca de uma economia a serviço da vida

na Constituição Federal; erradicar o analfabetismo; eliminar o trabalho escra-vo; combater o trabalho infantil; conseguir uma

tributação justa e progressiva; garantir o acesso à água e continuar a luta pela Reforma Agrária.

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald - * Redentorista e Assessor da CNBB

Este tempo litúrgi-co é caminho de fé e conversão para Cristo, que se faz servo obe-diente ao Pai até a morte na cruz.

A Quaresma é o tempo favo-

rável para a desco-

Espiritualidade da Quaresma

berta e o aprofundamento do autêntico discípulo de Cristo. Não se conhece Jesus estando do lado de fora, mas através da par-tilha de vida: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mc 8,34). A conversão cristã não é simplesmente uma con-versão moral (embora a exija), mas é conversão para Deus, como se revela nas escolhas messiânicas de Cristo (cf. Mt 4, 1-11), pois, do contrário, não se pensa segundo Deus, mas segundo os homens (cf. Mt 16, 21-23).

Consequentemen-te, no plano da vida, exige-se aquela mu-dança íntima e radical pela qual o homem co-

meça a pensar, a julgar e reordenar a sua vida,

movido pela santidade e bondade de Deus que se manifestou e nos deu em plenitude o seu Filho (cfs. Hb 1,2; Cl 1,19).

Assim, o cristão vive continuamente o proces-so de conversão que tem como princípio

o Espírito de Cristo recebido no batis-

mo, perdendo a própria vida por

causa de Cris-

to e do Evangelho (cf. Mc 8, 35). A Quaresma torna-se, então, escola vital de purificação e iluminação, pois vive-se as palavras de Jesus: “Convertam-se ao evangelho” (Mc 1,15). O aspecto mais profundo da espiritualidade da Qua-resma consiste na parti-cipação sacramental do mistério pascal de Cristo em seus momentos de paixão para chegar à res-surreição.

A espiritualidade da Quaresma é caracterizada também por uma escuta mais atenta e prolongada da palavra de Deus, pois é esta palavra que ilumi-na o conhecimento dos próprios pecados, chama à conversão e infunde confiança na misericór-dia de Deus. O exame de consciência cristão não é um fechar-se em si mesmo, mas um abrir-se para a palavra da salva-ção e um confronto com o evangelho.

A espiritualidade qua-resmal leva-nos a viver com mais intensidade e profundidade a relação interpessoal com Deus; leva-nos a sentir o peca-do antes de tudo como ofensa a Deus e ruptura da amizade com Ele; leva-nos a uma atitude de par-tilha do amor misericor-dioso e da alegria do Pai com os irmãos que voltam convertidos.Pe. Luís Antônio Nunes

da Silva, SCJ

Missas de Quarta-Feira de Cinzas:Matriz – 19h

Demais comunidades: 19h30

Celebrações nas Comunidades:Até o dia 14 de fevereiro:- Sagrada Família - domingo - 9h30- São Judas Tadeu - sábado e domingo - 19h- Divino Espírito Santo - domingo 8h- Nossa Srª do Rosário - domingo - 8h

A partir do dia 17 de fevereiro retornam os horários normais:

Sagrada Família 3ª Sexta-feira do mês - 19h30 (Saúde)Domingo – 9h30

Divino Espírito Santo4ª Quarta-feira do mês - 16hQuinta-feira – 19h30Domingo – 8h

Nossa Senhora do RosárioQuarta-feira – 19h303ª Sexta-feira do mês - 16hDomingo – 8h

São Judas TadeuQuarta-feira – 16hSábado e Domingo – 19hDia 28 do mês - Missa do Padroeiro – 19h30

Agenda Pastoral - Fevereiro:Reuniões dos Conselhos Comunitários (CPC)

Dia 10 - Comunidades São Judas e Divino Espírito Santo

Dia 12 - Comunidades Sagrada Família e Rosário

Conselho Paroquial de Pastoral – CPP

Dia 25 - Comunidade Matriz

Dia 17/02 - Quarta feira de Cinzas, celebrações em todas as comunidades.

A partir desta data, retorna todas as missas das comunidades e da matriz.

Curso de Pais e PadrinhosDia 20 e 21 - Comunidade Matriz

Curso de NoivosDia 06/03 - Comunidade Matriz.

Page 5: Santuario SCJ - Fevereiro

comunidades|5celebrAção

8|santuáriodivino

A igreja do Divino Es-pírito Santo comemorou os 12 anos de atuação da Pastoral Antialcoólica na comunidade, no dia 17 de janeiro, às 8h, na Missa Dominical. A cele-bração foi presidida pelo Pe. Rosinei Pauli, filho da Comunidade São Judas Tadeu, que foi ordena-do em 2008 na Paróquia Santuário Sagrado Cora-ção de Jesus.

A Pastoral Antialcoólica iniciou com os voluntários Xavier, Dorival e Salete de Souza e tem como ob-

Pastoral Antialcoólica: 12 anos em busca da sobriedade

comunidade celebra missa especial, com a presença de Pe. rosinei, do mato Grosso do sul

jetivo orientar as famílias e reconstruir vidas.

O participante Hercí-lio Pitz da Comunidade Sagrada Família deu seu testemunho e con-tou que embora casado há 24 anos, só vive há 16 em sobriedade. “O vi-cio tirou-me a dignidade, mas Deus em sua infini-ta misericórdia libertou-me, através do grupo de oração, da Palavra, da Eucaristia e da Pastoral Antialcoólica. Ao conhe-cer a Palavra de Deus eu conheci a sobriedade”.

evangelizando

O projeto de reforma do Santuário Sagrado Coração de Jesus teve duração de um ano. Foram feitos vários es-tudos até chegar à so-lução definitiva e ideal. Respeitada as normas da arquitetura e os con-ceitos que regem qual-quer intervenção física num edifício de outra época, a condição sine qua nom é a autenticidade. Pois o que é novo não deve ser mascarado a fim de parecer antigo.

Foi proposto algo dentro da liturgia do Vaticano II. É o atual dentro do antigo em total harmonia, pois cada época deixa seus conceitos marcados na arquitetura. Assim, os símbolos litúrgicos têm seu espaço.

PresbitérioPara aumentar o espaço litúrgico foi retirada a pa-

rede curva do presbitério e assim colocado a cátedra do celebrante aos fundos, junto aos concelebrantes. E o espaço tornou-se amplo e limpo, o que para a liturgia é indispensável. Este espaço na visão sacra-mental é preenchido pela presença de Deus e por todos os presentes. Todos são concelebrantes espiri-tuais assim tomados pelo batismo junto ao sacerdote que representa o Cristo.

Acompanhe mais informações sobre a caminhada dos 10 anos do Santuário Sagrado Coração de Jesus na próxima edição.

10 anos de santuário

Reforma aliou o atual e o antigo

O Natal é o momento de celebrarmos o nasci-mento de Jesus. Neste dia, de forma especial, lembramos do mistério no qual Deus se fez hu-mano. O Verbo encarna-do é a demonstração do amor de Deus que assu-me a nossa humanidade de forma integral, menos no pecado.

No Santuário Sagrado Coração de Jesus hou-ve um destaque especial

para a entrada da ima-gem do menino Jesus. O presépio preparado para lembrar os acontecimen-tos de Belém serviu de reflexão e inspiração para que a manjedoura do nosso coração também seja lugar do nascimento de Jesus.

No momento do hino de louvor todos nos ale-gramos com o canto e com a coreografia de fitas realizada pelos adoles-

centes da Catequese de Perseverança. No final da celebração, eles transmi-tiram uma mensagem de Natal para toda a comu-nidade, nos despertando para o sentido e impor-tância da festa.

Que os momentos vivi-dos e celebrados na noite de 24 de dezembro con-tinuem inspirando nossas vidas e atividades pasto-rais ao longo de todo este ano, na certeza de que

verdadeiramente o Natal foi para todos nós mo-tivo de conversão para seguir perseverantes no nosso compromisso de discípulos e missionários, humildes como José, per-severantes como Jesus e obedientes como Maria.

Paulo Becher JuniorCoord. da Cateque-

se de Perseverança em 2009

Manjedoura nos coraçõesMissa de Natal traz apresentação especial dos jovens da perseverança

Grupo da Perseverança encena o nascimento de Cristo

Palavra de Deus dá vida novaPe. Rosinei, que hoje atua na Diocese de Campo

Grande (MS), aproveitou a comemoração da Pastoral Antialcoólica e destacou em sua homilia as Bodas de Caná, quando a Palavra de Deus através de Jesus vem dar vida nova e restabelecer as famílias. “Somos chamados a essa vida nova e como cristãos precisa-mos participar ativamente das celebrações da Palavra e da Eucaristia e em especial confessar e perdoar. O pecado é o vinho estragado que muitas vezes bebe-mos sem provar”, enfatizou.

Também lembrou da Virgem Santíssima e tomou como exemplo duas célebres frases da mãe de Jesus: “Sim! Eis aqui a serva do Senhor e fazei tudo o que Ele vos disser!”.

Pediu para que cada pessoa transformasse sua vida em talhas de amor, caridade e perdão. “Só assim a morte não será mais problema, pois estaremos na vida plena de Cristo. É assim que a Pastoral Antialco-ólica faz esse trabalho de solidariedade nas famílias, renovando-as na Palavra de Deus assim como Maria se fez presente nas Bodas de Caná da Galiléia”.

Missa em comemoração aos 12 anos da Pastoral Antialcoólica

Pe. Rosinei celebra Santa Missa na Com. Divino Espírito Santo

Casa da Alimentação “A Missa de Natal na Casa da Alimentação ocorreu no dia 23 de de-zembro. Pe. Claudionor agradeceu a Deus por tantos gestos de doação e desprendimento que faz com que muitas pessoas contemplem o rosto de Deus no irmão machucado. A Casa é um pre-sépio vivo com muitas “Marias e Josés”, muitos pastores de coração aberto e a atenção voltada àqueles que diariamente necessitam de ajuda. É a expressão da misericórdia de Deus.

Comunidade São Judas Tadeu - Na noite de Natal, a Missa celebrada pelo Pe. Alberto teve um sabor especial. A Pastoral da Liturgia colo-cou no presépio as fotos trazidas pelas famílias da comunidade que receberam a bênção do sa-cerdote.

Comunidade Sagrada Família “A Missa de Natal de 2009 foi especial. As crianças trouxe-ram a imagem do menino Jesus para completar o presépio. E após a comunhão, um casal com uma criança entrou na igreja, representando a Sagrada Família.

Outro momento de emoção foi o resultado da campanha promovida pela comunidade. A con-tribuição ajudou na compra de dois portas-vela, uma teca para guardar a hóstia grande e um novo ostensório para adoração. Tudo foi entregue na Santa Missa de Natal.

SANDRO CORRÊA

Page 6: Santuario SCJ - Fevereiro

6|comunidades paróquia|727 de fevereiro

novo esPAço

Secretaria da Matriz de volta!com ambiente revitalizado, local pretende acolher melhor paroquianos e visitantes

Entre as diversas ativi-dades realizadas no ano de 2009, destacava-se como prioridade a refor-ma da secretaria paro-quial e parte do centro comunitário. O Santuário contou com a colabora-ção e esforço dos pa-roquianos e amigos, a dedicação dos párocos e vigários, membros dos conselhos para dar an-damento na mudança da secretaria provisória para o novo espaço.

A mudança ocorreu no dia 14 de dezembro de 2009. Embora a nova se-cretaria ainda não esteja completamente finaliza-da, o trabalho tem sido reconhecido.

CAF agradece!A Comissão de Admi-

nistração e Finanças (CAF) da Comunidade Santuário Sagrado Coração de Je-sus agradece pelo apoio e carinho das pessoas, para com a realização das obras no Santuário.

De maneira especial, destaca a contribuição financeira de 2009 que permitiu o retorno da se-cretaria paroquial ao seu antigo local totalmente revitalizado.

O CAF deseja a to-dos um ano repleto de bênçãos e graças derra-madas pelo Sagrado Co-ração de Jesus, no qual depositam toda a sua fé e esperança.

O Terno de Reis é uma tradição muito antiga que tem por objetivo ir de casa em casa anunciar a chegada do menino Jesus. Na comunida-de Sagrada Família, um grupo formado por ministros extra-ordinários da Euca-ristia e pela pastoral de canto e música fo-ram às ruas visitar os doentes da comuni-dade para levar uma mensagem de ânimo e fé.

Muito bem recebi-dos, o grupo foi em duas ruas da comu-nidade e reuniu mo-radores para entoar as canções e fazer orações. Uma forma simples e animada de anunciar Jesus.

Interior da secre-taria paroquial, alguns

ajustes ainda serão feitos

Fachada totalmente revital-izada, graças à contribuição de paroquianos e amigos

A tradição continua

SANDRO CORRÊA

Comunidade do Rosário: No dia 28/11/2009 realizou-se o casamento comunitário, que teve a união de cinco casais. O celebrante foi Pe. Alberto. Os casais foram acompanhados e preparados pela Pastoral Familiar.

Comunidade Sagrada Família - Em dezembro de 2009, a

Pastoral da Criança promoveu o Natal Feliz. Mais de 100

crianças compareceram ao evento que já acontece há

anos. Houve distribuição de presentes, lanche e

apresentação de Natal.

Comunidade São Judas – No dia 13 de janeiro tomou posse na Pastoral da Sobriedade o novo coordenador Agenor João Julio, que substitui Maria Bunn. A eleição é feita a cada dois anos.

Depois das me-recidas férias che-ga à hora de iniciar oficialmente a cami-nhada 2010 de toda a paróquia. O ano será intenso: orde-nação sacerdotal, missões querigmáti-cas na Comunidade São Judas Tadeu, que comemora 45 anos, escola de formação, 10 anos de Santuário e fes-tas em honra aos nossos padroeiros. Sem contar os com-promissos que to-dos assumiram nas assembléias comu-nitárias e paroquial. Enfim, há muito que preparar, celebrar e viver.

Com o intuito de começar bem tudo isso, haverá no dia 27 de fevereiro a abertura do Ano Pastoral da Paró-quia. Esse encon-tro é inspirado no texto de Jo 4, 1-39. “Como a samarita-na à beira do poço da nossa fé, Jesus, queremos pedir: “Senhor, dá-me dessa água...” (Jo 4, 15). Com toda certeza a água viva que jorra do cora-ção de Jesus vai

Chegou a hora de trabalhar!!!

nos saciar e animar du-rante todo este ano e ao longo de nossas vidas”.

Este dia de reflexão tem também a finalidade de aproximar todos, pois a comunidade reunida é lugar de encontrar o Mes-tre. É o dia que marca o início das atividades e como o trabalho pastoral não é técnico, nem mes-mo automatizado, é pre-ciso este dia para rumar em direção a Cristo, fon-te e ápice de tudo o que se faz.

Para colaborar com esse encontro ao Mestre, haverá a presença do Pe. Mariano - Superior Pro-

vincial da Província Bra-sileira Central dos Deho-nianos - que por muito tempo foi professor de te-ologia bíblica e sistemáti-ca, dedicado ao trabalho pastoral.

Segundo o Documen-to de Aparecida, “a expe-riência de um Deus uno e trino, que é unidade e comunhão inseparável, permite-nos superar o egoísmo para nos encon-trarmos plenamente no serviço para com o ou-tro”. (DA n. 240).

Você já pode começar a se preparar rezando o texto do Evangelho se-gundo Jo 4, 1-39.

Não esqueça!Dia 27 de fevereiro, às 13h30, no Santuário Sa-grado Coração de Jesus Abertura do Ano Pasto-ral. O encontro termina com a Missa ás 19h.

No dia 2 de fevereiro o pároco Pe. Claudionor José Schmitt, SCJ, co-memora 40 anos de vida religiosa. Nesta trajetória o sacerdote adquiriu uma experiência pastoral, mi-nisterial e missionária. Há muito que agradecer por esse ano jubilar. Não basta ser um religioso, é preciso que seja fiel e fe-liz. Alegria é que não lhe falta. Um padre alegre é propaganda de Deus e de vocações.

Parabéns por esta co-memoração tão especial!

40 anos de vida religiosa

Um padre que antes de ser sacerdote amou o sacerdócio, por isso assu-miu seus votos com zelo, responsabilidade, humil-dade e muito amor. Deus permitiu que ficasse na Paróquia Sagrado Cora-ção de Jeus por apenas um ano e mesmo em tão pouco tempo conquistou muitas e profundas ami-zades.

Suas homilias catequé-ticas muito nos ensinaram.

Ao Pe. Mario, nosso amigo e sacerdote

Sua responsabilidade, de-dicação e competência fizeram com que as pas-torais das quais foi res-ponsável caminhassem com organização, cresci-mento e harmonia.

Desejamos que seja bem acolhido, amado e respeitado em Brusque, para amenizar nossa sau-dade.

Paróquia Santuário Sagrado Coração de

Jesus