Semana 01/11/16 a 07/11/16 – Novembro 2016

7
Violência Armada Guerra entre facções em comunidades com UPP, no centro do Rio, marcam a semana. Em Belford Roxo, estudantes fizeram Enem sentados no chão. Aplicativo Fogo Cruzado ultrapassa 52 mil downloads. Mapa colaborativo já registra mais de 1800 notificações de tiroteios e disparos de armas de fogo na região metropolitana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 08 de novembro de 2016 A Anistia Internacional divulga hoje o 18º balanço semanal do aplicativo e mapa colaborativo Fogo Cruzado, com a consolidação das informações recebidas ao longo dos últimos sete dias (01 de novembro a 07 de novembro) http://fogocruzado.org.br/relatorios . Em funcionamento há pouco mais de três meses, o Fogo Cruzado já publicou mais de 1800 notificações relatando tiroteios e/ou disparos de arma de fogo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O boletim desta semana de interatividade, com notificações registradas de 00:00h de 01 de novembro a 24:00 de 07 de novembro , mostra que regiões com UPP na área central do Rio continuam especialmente atingidas pela violência armada nesta semana. Santa Teresa, na região central do Rio, foi - mais uma vez - a localidade que mais registrou tiroteios/disparos de arma de fogo, com 6 notificações. No dia 5 de novembro, as regiões de Santa Teresa, Estácio e Catumbi continuam em uma guerra entre facções. Duas pessoas morreram e uma ficou ferida: um homem identificado como Vantuil de Oliveira morreu no portão de casa na comunidade com UPP do Morro da Coroa. As outras vítimas não foram identificadas. A região vem sendo palco de tais disputas desde outubro. Na Penha foram notificados 5 tiroteios/disparos de arma de fogo e uma operação policial. No dia 3 de novembro ao menos 4 pessoas ficaram feridas durante tiroteio decorrente de um roubo de carga na Vila da Penha. No dia 7, uma mulher foi ferida durante operação policial na Chatuba, comunidade com UPP no Complexo da Penha, e crianças de uma creche se abrigaram em salas de aula para se protegerem dos tiros. Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi a terceira localidade com mais registros de tiroteios/disparos de arma de fogo: 4 notificações. No dia 4, foi realizada uma operação da Polícia Militar no Jardim Gramacho, Duque de Caxias, deixando 6 pessoas ficaram feridas. Ainda na Baixada, em Belford Roxo, estudantes fizeram provas do ENEM sentados no chão, para se esquivar de tiros.

Transcript of Semana 01/11/16 a 07/11/16 – Novembro 2016

Page 1: Semana 01/11/16 a 07/11/16 – Novembro 2016

Violência Armada Guerra entre facções em comunidades com UPP, no centro do Rio, marcam a semana. Em Belford Roxo, estudantes fizeram Enem sentados no chão. Aplicativo Fogo Cruzado ultrapassa 52 mil downloads. Mapa colaborativo já registra mais de 1800 notificações de tiroteios e disparos de armas de fogo na região metropolitana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 08 de novembro de 2016 A Anistia Internacional divulga hoje o 18º balanço semanal do aplicativo e mapa colaborativo Fogo Cruzado, com a consolidação das informações recebidas ao longo dos últimos sete dias (01 de novembro a 07 de novembro) http://fogocruzado.org.br/relatorios. Em funcionamento há pouco mais de três meses, o Fogo Cruzado já publicou mais de 1800 notificações relatando tiroteios e/ou disparos de arma de fogo na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O boletim desta semana de interatividade, com notificações registradas de 00:00h de 01 de novembro a 24:00 de 07 de novembro , mostra que regiões com UPP na área central do Rio continuam especialmente atingidas pela violência armada nesta semana. Santa Teresa, na região central do Rio, foi - mais uma vez - a localidade que mais registrou tiroteios/disparos de arma de fogo, com 6 notificações. No dia 5 de novembro, as regiões de Santa Teresa, Estácio e Catumbi continuam em uma guerra entre facções. Duas pessoas morreram e uma ficou ferida: um homem identificado como Vantuil de Oliveira morreu no portão de casa na comunidade com UPP do Morro da Coroa. As outras vítimas não foram identificadas. A região vem sendo palco de tais disputas desde outubro. Na Penha foram notificados 5 tiroteios/disparos de arma de fogo e uma operação policial. No dia 3 de novembro ao menos 4 pessoas ficaram feridas durante tiroteio decorrente de um roubo de carga na Vila da Penha. No dia 7, uma mulher foi ferida durante operação policial na Chatuba, comunidade com UPP no Complexo da Penha, e crianças de uma creche se abrigaram em salas de aula para se protegerem dos tiros. Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi a terceira localidade com mais registros de tiroteios/disparos de arma de fogo: 4 notificações. No dia 4, foi realizada uma operação da Polícia Militar no Jardim Gramacho, Duque de Caxias, deixando 6 pessoas ficaram feridas. Ainda na Baixada, em Belford Roxo, estudantes fizeram provas do ENEM sentados no chão, para se esquivar de tiros.

Page 2: Semana 01/11/16 a 07/11/16 – Novembro 2016

Somente esta semana, 3 agentes de segurança pública foram mortos/feridos: no dia 1, Alexandre Correa, de 32 anos, agente da Polícia Civil, foi morto em tentativa de assalto em São Cristóvão; no dia 4, um policial militar ficou ferido durante tiroteio no Complexo do Lins; no dia 6, um sargento da PM foi baleado ao chegar em casa em Padre Miguel, zona norte da cidade. No total, foram registradas 50 notificações no mapa colaborativo neste período, apontando 22 vítimas fatais e 21 feridos. Todas as notificações enviadas por usuários são moderadas antes da postagem em www.fogocruzado.org.br. Desde a disponibilização do app até hoje, (05.07 a 07.11) foram registradas 1.856 notificações no mapa colaborativo. Além das notificações compartilhadas colaborativamente pelos usuários, o balanço semanal inclui ainda dados coletados via imprensa e canais da própria polícia, como os boletins diários publicados no site da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Mais de 52 mil downloads gratuitos do aplicativo já foram feitos nas plataformas Android e iOS. As informações via Imprensa e Polícia Militar do Rio de Janeiro - compiladas e inseridas no mapa pela equipe do Fogo Cruzado - representam 16 deste total e indicam 7 vítimas fatais, 15 feridos e 6 operações policiais. No total, 58 notificações foram enviadas por usuários esta semana; destas, 8 foram descartadas por serem repetidas, incompletas ou relatarem ocorrências em cidades fora da atual área de cobertura do aplicativo. O aplicativo, que opera em modo piloto até o final deste ano, está sob constante atualização para corrigir falhas técnicas apontadas por usuários. Upgrades do Fogo Cruzado já foram disponibilizados nas lojas para download gratuito. O trabalho de monitoramento dos tiroteios e disparos de armas de fogo continua com a divulgação semanal dos dados do Fogo Cruzado até dezembro, quando será avaliada a possibilidade de expandir a cobertura da ferramenta para outras cidades e regiões brasileiras. No início de outubro será divulgado o terceiro relatório mensal e em novembro será publicada uma análise dos dados acumulados no primeiro trimestre de funcionamento do aplicativo, com informações adicionais sobre o impacto da violência armada em serviços da cidade como transporte e funcionamento de escolas.

Page 3: Semana 01/11/16 a 07/11/16 – Novembro 2016

Links: Site: www.fogocruzado.org.br Twitter: https://twitter.com/fogocruzadoapp Facebook: https://www.facebook.com/fogocruzadoapp IOS: https://itunes.apple.com/us/app/fogo-cruzado/id1131097214?ls=1&mt=8 Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fogocruzado Informações para a imprensa: Mariana Oliveira Assessora de Imprensa / Press Officer Tel: + 55 21 3174 8627 Cel: + 55 21 9 9730 3617 E-mail: [email protected] Twitter: @AInaRedacao

Page 4: Semana 01/11/16 a 07/11/16 – Novembro 2016
Page 5: Semana 01/11/16 a 07/11/16 – Novembro 2016
Page 6: Semana 01/11/16 a 07/11/16 – Novembro 2016
Page 7: Semana 01/11/16 a 07/11/16 – Novembro 2016