Série Cs Az Rev020412

5
7/21/2019 Série Cs Az Rev020412 http://slidepdf.com/reader/full/serie-cs-az-rev020412 1/5 INTERCOMUNICADOR PARA ELEVADORES CARACTERISTICAS FUNCIONAIS: CENTRAL CS-04T SÉRIE CSAZ / 01 REVISÃO: 02/04/12 CS- 04T SÉRIE CS MVV-02 CARACTERISTICAS FUNCIONAIS: MÓDULO VIVA-VOZ MVV-02 O sistema de intercomunicação para elevadores, série CS, foi desenvolvido para estabelecer a comunicação entre PORTARIA, CASA DE MÁQUINAS e ELEVADORES, de acordo com as normas vigentes no MERCOSUL (NM-207).  A série CS é formada, pela central CS-04T (4 canais de comunicação) e o módulo de cabina viva-voz MVV-02.  A central CS-04T foi desenvolvida para ser instalada na PORTARIA e CASA DE MÁQUINAS, possibilitando a comunicação com os módulos viva-voz MVV-02 instalados no interior dos ELEVADORES.  A central CS-04T possui 4 teclas tipo 3 posições. Todas as teclas possuem as mesmas funções: • Para baixo COMUNICAÇÃO, posição central DESLIGADO e posição para cima TOQUE. • Cada chave possui 2 LED´s de sinalização: LED VERMELHO sinaliza chamado e LED AMARELO sinaliza comunicação. • Sua alimentação é retirada da própria linha de comunicação, dispensado assim fonte de alimentação externa.  Características: • Sinalização de comunicação (enlace); • Sinalização de sinal de chamada; • Ajuste do nível de transmissão; • Ajuste do nível de recepção; • Comunicação entre central e elevador em sistema viva-voz. • AJUSTE DO NÍVEL DE TRANSMISSÃO - permite o ajuste do sinal de transmissão através do trimpot MIC, proporcionando maior eficiência nas compensações de distância. • AJUSTE DO NÍVEL DE RECEPÇÃO - permite o ajuste do sinal de voz através do trimpot FTE, proporcionando maior eficiência nas compensações de distância assim como maior qualidade do sinal de voz. • TOQUE INTERNO - permite ao usuário escutar o sinal de toque ao apertar o botão de chamada dando-lhe a sensação agradável de que o sistema está funcionando. • TOQUE EXTERNO - permite a geração de sinal de toque através de curto-circuito na linha de comunicação possibilitando o toque de chamado entre os aparelhos de interfones da PORTARIA e CASA DE MÁQUINAS. • SINALIZAÇÃO EXTERNA - permite que o botão de chamada possa acender, indicando que a comunicação foi estabelecida. Isto possibilita a indicação visual de comunicação, auxiliando no caso de pessoas com deficiência visual e permitindo também privacidade aos usuários do elevador no caso de escuta indevida. • SINALIZAÇÃO INTERNA - permite a visualização através dos LED'S das indicações de módulo energizado ( LED vermelho LR ) ou comunicação ( LED amarelo LC ).

Transcript of Série Cs Az Rev020412

Page 1: Série Cs Az Rev020412

7/21/2019 Série Cs Az Rev020412

http://slidepdf.com/reader/full/serie-cs-az-rev020412 1/5

INTERCOMUNICADOR PARA ELEVADORES

CARACTERISTICAS FUNCIONAIS: CENTRAL CS-04T

SÉRIE CSAZ / 01REVISÃO: 02/04/12

CS- 04T

SÉRIE CS

MVV-02

CARACTERISTICAS FUNCIONAIS: MÓDULO VIVA-VOZ MVV-02

O sistema de intercomunicação para elevadores, série CS, foi desenvolvido para estabelecer a comunicação entrePORTARIA, CASA DE MÁQUINAS e ELEVADORES, de acordo com as normas vigentes no MERCOSUL (NM-207).

 A série CS é formada, pela central CS-04T (4 canais de comunicação) e o módulo de cabina viva-voz MVV-02.

 A central CS-04T foi desenvolvida para ser instalada na PORTARIA e CASA DE MÁQUINAS, possibilitando a comunicaçãocom os módulos viva-voz MVV-02 instalados no interior dos ELEVADORES.

 A central CS-04T possui 4 teclas tipo 3 posições. Todas as teclas possuem as mesmas funções:

• Para baixo COMUNICAÇÃO, posição central DESLIGADO e posição para cima TOQUE.

• Cada chave possui 2 LED´s de sinalização: LED VERMELHO sinaliza chamado e LED AMARELO sinaliza comunicação.

• Sua alimentação é retirada da própria linha de comunicação, dispensado assim fonte de alimentação externa.

 Características:

• Sinalização de comunicação (enlace);• Sinalização de sinal de chamada;• Ajuste do nível de transmissão;• Ajuste do nível de recepção;• Comunicação entre central e elevador em sistema viva-voz.

• AJUSTE DO NÍVEL DE TRANSMISSÃO - permite o ajuste do sinal de transmissão através do trimpot MIC,proporcionando maior eficiência nas compensações de distância.

• AJUSTE DO NÍVEL DE RECEPÇÃO - permite o ajuste do sinal de voz através do trimpot FTE, proporcionando maioreficiência nas compensações de distância assim como maior qualidade do sinal de voz.

• TOQUE INTERNO - permite ao usuário escutar o sinal de toque ao apertar o botão de chamada dando-lhe a sensaçãoagradável de que o sistema está funcionando.

• TOQUE EXTERNO - permite a geração de sinal de toque através de curto-circuito na linha de comunicação possibilitando otoque de chamado entre os aparelhos de interfones da PORTARIA e CASA DE MÁQUINAS.

• SINALIZAÇÃO EXTERNA - permite que o botão de chamada possa acender, indicando que a comunicação foi estabelecida.Isto possibilita a indicação visual de comunicação, auxiliando no caso de pessoas com deficiência visual e permitindotambém privacidade aos usuários do elevador no caso de escuta indevida.

• SINALIZAÇÃO INTERNA - permite a visualização através dos LED'S das indicações de módulo energizado ( LED vermelhoLR ) ou comunicação ( LED amarelo LC ).

Page 2: Série Cs Az Rev020412

7/21/2019 Série Cs Az Rev020412

http://slidepdf.com/reader/full/serie-cs-az-rev020412 2/5

Descritivo de funcionamento

COMUNICAÇÃO PORTARIA - CASA DE MÁQUINAS:

SÉRIE CSAZ/ 02

CS-04T

CASA DE MÁQUINAS

DESLIGADO

PORTARIA 

ELEVADOR

LED COMUNICAÇÃO

LED TOQUE

COMUNICAÇÃO

TOQUE

REVISÃO: 02/04/12

»

REALIZANDO CHAMADA ENTRE AS CENTRAIS:

 A comunicação entre as centrais acontece quando o sinal de toque é gerado pela central.

Gerando sinal de chamada: Escolher preferencialmente o canal 1 para a comunicação. Mover a tecla para a posiçãoTOQUE (tecla para cima). Nessa posição, o sinal de toque é carregado. Ao liberar a tecla, posição central (DESLIGADO), osinal de chamado é gerado tanto no local como na outra central, sendo sinalizado através do LED VERMELHO.

Estabelecendo comunicação: Mover a tecla para a posição COMUNICAÇÃO (tecla para baixo). Nesta posição o sistemaestará habilitado para a comunicação. Caso não haja o atendimento da outra central, repetir a geração de toque e verificarnovamente se houve o atendimento. Repetir esse procedimento até que haja o atendimento.

Desligando: Mover a tecla para a posição central. Nesta posição, o sistema é desligado e o LED AMARELO apagado.

» ACEITANDO UM CHAMADO VINDO DA OUTRA CENTRAL:

› Recebendo sinal de chamada: LED VERMELHO piscando e som de chamado sendo gerado. Quando o LED VERMELHOestá piscando, indica qual o canal do chamado.

› Estabelecendo comunicação: Mover a tecla para a posição COMUNICAÇÃO (tecla para baixo) para aceitar o chamado.Nesta posição, a comunicação estará habilitada LED AMARELO aceso.

› Desligando: Mover a tecla para a posição central. Nesta posição, o sistema é desligado e o LED AMARELO apagado.

Page 3: Série Cs Az Rev020412

7/21/2019 Série Cs Az Rev020412

http://slidepdf.com/reader/full/serie-cs-az-rev020412 3/5

Descritivo de funcionamento

COMUNICAÇÃO CENTRAIS COM ELEVADOR:

COMUNICAÇÃO ELEVADOR COM CENTRAIS:

SÉRIE CSAZ / 03

MVV-02

TRIMPOTFTE

TRIMPOTMIC

LED VM

LED AM

CONECTOR

  5 VIAS

ELEVADOR

REVISÃO: 02/04/12

 A comunicação entre o módulo MVV-02 e as centrais acontece na forma de viva-voz, ou seja, no interior da cabina do elevador ousuário fala e escuta de qualquer lugar sem a necessidade de um fone.

» REALIZANDO CHAMADA PARA O ELEVADOR:

› Estabelecendo comunicação: Mover a tecla desejada “1” a “4”, para a posição COMUNICAÇÃO (tecla para baixo). Aocomutar a tecla, a comunicação é estabelecida de forma direta, sem que alguém na cabina tenha que atender. Nesta condiçãoo LED AMARELO correspondente ao canal escolhido mantém-se aceso enquanto houver comunicação.

› Desligando: Mover a tecla correspondente para a posição central. Nesta posição o sistema é desligado e o LED AMARELOapagado.

» ACEITANDO UM CHAMADO VINDO DO ELEVADOR:

› Recebendo sinal de chamada: LED VERMELHO correspondente aceso e sinal de chamado sendo gerado.

› Estabelecendo comunicação: Mover a tecla correspondente ao LED VERMELHO aceso para a posição COMUNICAÇÃO(tecla para baixo). Nesta posição, a comunicação estará habilitada LED AMARELO aceso.

› Desligando: Mover a tecla para a posição central. Nesta posição o sistema é desligado e o LED AMARELO apagado.

» REALIZANDO CHAMADA PARA AS CENTRAIS:

› Gerando sinal de chamada: Apertar o botão de chamada localizado externamente ao módulo, ( normalmente botão de ALARME ou PHONE, localizado no painel da cabina). O sistema gera o sinal de chamada nas duas centrais (PORTARIA -CASA DE MÁQUINAS) e também no interior da cabina.

› Estabelecendo comunicação: Uma vez que qualquer das centrais, tanto PORTARIA como CASA DE MÁQUINAS, atendaao chamado, o enlace é automático, ou seja, o usuário pode falar normalmente no interior da cabina em sistema viva-voz.Enquanto houver o enlace de comunicação, o MVV-02 habilitará a sinalização que poderá ser visual e/ou acústica (SAC).

› Desligando: Ao término da comunicação, não é necessário desligar ou apertar qualquer botão para desligar o módulo.Quando a central desligar, o módulo desliga automaticamente assim como qualquer sinalização externa.

» RECEBENDO COMUNICAÇÃO VINDO DAS CENTRAIS:

› Estabelecendo comunicação: A comunicação com a cabina é direta, sem que alguém na cabina tenha que atender.

› Desligando: Ao término da comunicação, não é necessário desligar ou apertar qualquer botão para desligar o módulo.Quando a central desligar, o módulo desliga automaticamente assim como qualquer sinalização externa.

Page 4: Série Cs Az Rev020412

7/21/2019 Série Cs Az Rev020412

http://slidepdf.com/reader/full/serie-cs-az-rev020412 4/5

Características Técnicas

CENTRAL CS-04T UNIDADE

TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO

CONSUMO:

- REPOUSO- GERAÇÃO DE SINAL DE CHAMADA (TOQUE)- COMUNICAÇÃO (ENLACE)

  -mAmA

DIMENSIONAIS:

- MEDIDAS- PESO

  mmgramas

SÉRIE CSAZ / 04

VALOR

 Zero< 5< 10

 Alimentado pela linha

215 x 83 x 59  300

MÓDULO MVV-02 VALOR

TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO

CONSUMO EM 12 VDC:

- REPOUSO- GERAÇÃO DE SINAL DE CHAMADA (TOQUE)- COMUNICAÇÃO (ENLACE)

CONSUMO EM 24 VDC:

- REPOUSO- GERAÇÃO DE SINAL DE CHAMADA (TOQUE)- COMUNICAÇÃO (ENLACE)

< 3,6< 25< 70

< 13< 50< 100

12 a 24

DIMENSIONAIS:

- MEDIDAS- PESO

128 x 64 x 34  180

< 100CORRENTE MÁXIMA SAÍDA (COLETOR ABERTO)

UNIDADE

 mA mA mA

 mA mA mA

VDC

  mm  gramas

 mA

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO SISTEMA VALOR

DISTÂNCIA MÁXIMA DE INSTALAÇÃO::

- RESISTÊNCIA DE LOOP (LINHA) ENTRE CENTRAIS- RESISTÊNCIA DE LOOP (LINHA) ENTRE CENTRAI E MVV-01* - RESISTÊNCIA DE LOOP DE ALIMENTAÇÃO EM 12 VDC- RESISTÊNCIA DE LOOP DE ALIMENTAÇÃO EM 24 VDC

90901860

* Considerando uma queda de tensão na linha de alimentação de 15% em consumo máximo.

UNIDADE

OHMSOHMSOHMSOHMS

REVISÃO: 02/04/12

Page 5: Série Cs Az Rev020412

7/21/2019 Série Cs Az Rev020412

http://slidepdf.com/reader/full/serie-cs-az-rev020412 5/5

Características Técnicas

NOTA: TABELA DE REFERÊNCIA DE CABOS:

DIÂMETRO SEÇÃO RESIST. DE LOOP

0,40 mm

0,50 mm

0,65 mm

0,90 mm

1,00 mm

0,125 mm²

0,196 mm²

0,332 mm²

0,636 mm²

0,785 mm²

75 ohms/ km

49 ohms/ km

29 ohms/ km

15 ohms/ km

12 ohms/ km

SÉRIE CSAZ / 05REVISÃO: 02/04/12

DICA: A limitação de distância de instalação está vinculada a bitola do cabo utilizado principalmente pela alimentação. Paralongas distâncias, recomendamos a alimentação em 24 VDC para reduzir a bitola do cabo a ser utilizado.

Outra sugestão é a alimentação individual dos equipamentos em cada local de instalação, sempre lembrando que cada fontelocal deve ter o negativo ATERRADO, ou existir uma linha comum de referência unida ao negativo de cada fonte individual.

IMPORTANTE: Todas as informações aqui prestadas devem ser consideradas apenas como referência de ordem informativa.Para maiores esclarecimentos e obtenção de atualização de dados, entrar em contato com nosso departamento técnico.