Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-AR/CE...

8
Informativo FAEC/SENAR Informativo FAEC/SENAR /SINRURAL Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará - FAEC Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-AR/CE ANO 18 – Nº 211– Junho de 2013 ALERTA O PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL É OBRIGATÓRIO E, ENTRE AS SANÇÕES, ESTÁ A COBRANÇA JUDICIAL pág.6 pág.5 PROGRAMA ÚTERO É VIDA VOLTA A ATENDER 11 MUNICÍPIOS O programa é desenvolvido pelo SENAR-CE em parceria com as secretarias de Saúde dos municípios, que entram com a logísca dos médicos, enfermeiros, e o sistema Faec/Senar/ Sinrural com a ação, inclusive viabilizando o pagamento dos exames, a distribuição dos kits beleza, além de montar uma estrutura de rua de lazer para crianças e monitores e um salão de beleza mulher, com manicure e cabeleira, para atender as beneficiárias. O programa Útero é Vida tem início dia 4 de julho, na localidade de Carnaúba, no municípo de Mombaça e atenderá a 11 municípios cearenses PRESIDENTE DA FAEC COMEMORA CHEGADA DE 30 MIL TON DE MILHO AO CE NOVIDADES DO PECNORDESTE pág.3 e 4 AGROPACTO DISCUTE BOMBAS INTELIGENTES O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, Flávio Viriato de Saboya Neto, acompanhado do primeiro- vice-presidente Paulo Helder de Alencar Braga, esveram presentes ao evento de chegada no porto do Pecém, no dia 9 de junho, das 30 mil toneladas de milho doadas pelo Governo Federal ao Governo do Ceará.Convidado pelo governador Cid Gomes, o Presidente da Faec foi um dos oradores da solenidade, oportunidade em que destacou a importância daquele ato e o esforço desenvolvido pelo governo,através de sua equipe para efevar a maior parda de milho já chegada ao Ceará. Flávio disse que a atude do Governador Cid Gomes em trazer o milho, via Porto do Pecém, foi das mais acertadas, ampliando a logísca de atendimento, além de ter disponibilizado armazéns para estocagem em tempo recorde. PROJETO DE RESERVA ESTRATÉGICA DE FORRAGEM JÁ ESTÁ EM VIGOR O projeto de implantação "Reserva Estratégica de Forragem”, com garana de linha de crédito específica e ATER propostas pela FAEC, foi aprovado pelo Banco do Nordeste que está com os recursos assegurados em carteira, da ordem de R$ 300 milhões, promedos pela Presidente da República, desde o dia 2 de abril úlmo, quando esteve no Ceará. pág.6 pág.8 18130 - Jornal Faec JANEIRO.indd 1 02/07/2013 13:31:57

Transcript of Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-AR/CE...

Page 1: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-AR/CE ...faec.org.br/novo/wp-content/uploads/2013/07/JORNAL-UNIAO-RURAL... · beleza, além de montar uma estrutura de rua de lazer para

Informativo FAEC/SENARInformativo FAEC/SENAR/SINRURALFederação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará - FAEC ● Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-AR/CE

ANO 18 – Nº 211– Junho de 2013

ALERTA → O PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL É OBRIGATÓRIO E, ENTRE AS SANÇÕES, ESTÁ A COBRANÇA JUDICIAL

pág.6

pág.5

PROGRAMA ÚTERO É VIDA VOLTA A ATENDER 11 MUNICÍPIOS O programa é desenvolvido pelo SENAR-CE em parceria com as secretarias de Saúde dos municípios, que entram com a logística dos médicos, enfermeiros, e o sistema Faec/Senar/Sinrural com a ação, inclusive viabilizando o pagamento dos exames, a distribuição dos kits beleza, além de montar uma estrutura de rua de lazer para crianças e monitores e um salão de beleza mulher, com manicure e cabeleira, para atender as beneficiárias. O programa Útero é Vida tem início dia 4 de julho, na localidade de Carnaúba, no municípo de Mombaça e atenderá a 11 municípios cearenses

PRESIDENTE DA FAEC COMEMORA CHEGADA DE 30 MIL TON DE MILHO AO CE

NOVIDADES DO PECNORDESTEpág.3 e 4

AGROPACTO DISCUTEBOMBAS INTELIGENTES

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, Flávio Viriato de Saboya Neto, acompanhado do primeiro- vice-presidente Paulo Helder de Alencar Braga, estiveram presentes ao evento de chegada no porto do Pecém, no dia 9 de junho, das 30 mil toneladas de milho doadas pelo Governo Federal ao Governo do Ceará.Convidado pelo governador Cid Gomes, o Presidente da Faec foi um dos oradores da solenidade, oportunidade em que destacou a importância daquele ato e o esforço desenvolvido pelo governo,através de sua equipe para efetivar a maior partida de milho já chegada ao Ceará. Flávio disse que a atitude do Governador Cid Gomes em trazer o milho, via Porto do Pecém, foi das mais acertadas, ampliando a logística de atendimento, além de ter disponibilizado armazéns para estocagem em tempo recorde.

PROJETO DE RESERVA ESTRATÉGICA DE

FORRAGEM JÁ ESTÁ EM VIGOR

O projeto de implantação "Reserva Estratégica de Forragem”, com garantia de linha de crédito específica e ATER propostas pela FAEC, foi aprovado pelo Banco do Nordeste que está com os recursos assegurados em carteira, da ordem de R$ 300 milhões, prometidos pela Presidente da República, desde o dia 2 de abril último, quando esteve no Ceará.

pág.6

pág.8

18130 - Jornal Faec JANEIRO.indd 1 02/07/2013 13:31:57

Page 2: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-AR/CE ...faec.org.br/novo/wp-content/uploads/2013/07/JORNAL-UNIAO-RURAL... · beleza, além de montar uma estrutura de rua de lazer para

PALAVRA DO PRESIDENTE

(*)Senadora e Presidente da Confederação da Agricultura e

Pecuária do Brasil, CNA

SÓ HÁ UMA CURA: A POLÍTICA

Para os males da Polis, a política é sempre o remédio, mesmo quando é também a doença.

Só se cura a política, seja qual for o estágio da anomalia, com mais política.

A voz das ruas, em regra invocada como sintoma de rejeição à política, nada mais é que o grito primal da política.

Mesmo os que fazem da antipolítica estandarte servem-se da mais antiga e desonesta das formas de ação política: o falso moralismo. Veem o mar revolto e lançam sua rede na expectativa não de acalmá-lo, mas de fisgar alguns cardumes.

É preciso cuidado com os rufiões da revolta alheia. A antipolítica, que criminaliza a política para comandá-la, deságua sempre em ditadura -ou seja, nada mais do que a política em sua manifestação mais odiosa e atrasada.

O Brasil já viveu algumas vezes essa experiência; já cansou-se da dobradinha formada por populismo e autoritarismo, cuja consequência é viciar e desmoralizar as instituições. O Brasil sabe que por aí não há soluções, senão mais e mais problemas.

O que as ruas nos dizem é que é necessário um basta à demagogia e à desonestidade, que resultam naquilo que os protestos expressam: a má qualidade dos serviços públicos -nos transportes, na saúde, na educação, na segurança, na justiça-, a corrupção dos agentes públicos, os temores com

a alta da inflação.

Não se pede revolução, mas decência.

Fala-se em insatisfação difusa. Espremendo-se, porém, os slogans, chega-se ao vilão da história: o Estado -aí compreendidos os três Poderes, que de fato merecem o que estão recebendo.

Afinal, falamos de um Congresso dissociado da vontade popular, de líderes políticos contestados por seus representados, de serviços públicos de má qualidade e de uma Justiça morosa.

O Legislativo fica sempre com a maior carga, não por ser o pior, mas o mais transparente. E é o menos problemático, já que, de quatro em quatro anos, renova sua composição nas urnas.

O Executivo renova apenas seu comando -Presidência, governos estaduais e prefeituras-, mas não seu estamento burocrático, em grande parte aparelhado pelos partidos políticos.O Poder Judiciário, por sua vez, renova-se muito lentamente, dada a vitaliciedade dos seus cargos.

Parece-me, portanto, evidente que também este Poder tem de ouvir a voz das ruas. Não para ser reverente a gritos contingentes, mas para se submeter a seu valor permanente, que é a observância do Estado Democrático de Direito.

Enquanto os parlamentares e os chefes de executivos têm seus nomes e fotos

publicados diariamente nos jornais e são apontados nas ruas, os membros do Judiciário são desconhecidos da população.

Não fosse a cobertura intensa do julgamento do processo do mensalão, aliás, o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) saborearia o anonimato.

A impunidade é a expressão mais perversa da injustiça. E não se trata de fenômeno recente. Registre-se que este debate se mantém, há mais de um século, atualíssimo.Mudou alguma coisa? As ruas sabem que não.

A política vai mal, o povo não se sente representado pelos partidos -e isso precisa mudar. Mas, no Brasil de hoje, nenhum Poder está em condições de puxar a orelha do outro.Não podemos, no entanto, encarar a nossa história, a nossa formação, como um fatalismo. Podemos e devemos mudar essa escrita.

O passado não existe para oprimir a nossa inteligência, mas para nos instruir rumo ao futuro, para nos advertir sobre os erros que já foram cometidos.

Todos navegam nas mesmas águas, turvas e poluídas. O saneamento requer humildade, bom senso e ação conjunta, para que o parágrafo único, do artigo 1º da Constituição -"todo o poder emana do povo"- seja honrado.

O espaço da " Palavra do Presidente " é cedido para divulgação do artigo que se segue de autoria da Senadora Kátia Abreu, Presidente da CNA, entitulado:

Kátia Abreu

2 | União Rural - Informativo FAEC/SENAR A gente se vê no PECNORDESTE!

18130 - Jornal Faec JANEIRO.indd 2 02/07/2013 13:31:58

Page 3: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-AR/CE ...faec.org.br/novo/wp-content/uploads/2013/07/JORNAL-UNIAO-RURAL... · beleza, além de montar uma estrutura de rua de lazer para

PECNORDESTE FAÇA SUA INSCRIÇÃO E CONCORRA A UM TABLET

Quem se inscrever pela internet no XVII Seminário

Nordestino de Pecuária-Pecnordeste 2013, terá a possibilidade de parcelar a taxa e ainda concorre a um tablet. Foi a forma que a coordenação do evento encontrou para atrair maior numero de participantes, principalmente estudantes e profissionais de diversas áreas do agronegocio da pecuária, que se reunirão de 3 a 5 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará., ocupando uma área de 10 mil metros quadrados. O valor da inscrição para estudantes é de R$ 80,00 e para profissionais R$160,00,que pode ser parcelado até a data do evento.

O PECNORDESTE é uma promoção do Sistema Faec/Senar/Sinrural e Sebrae-Ce, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Adece e da SDA. O tema central do evento" VIVER BEM NO SEMIÁRIDO"objetiva mostrar a necessidade de o produtor estar preparado para enfrentar as adversidades climáticas características do Nordeste, mostrar que já se tem tecnologias disponíveis e principalmente, aos pecuaristas que devem procurar fazer o armazenamento de forragem para o rebanho, disse Flávio

Saboya, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-Faec. A programação técnica envolve os seguintes segmentos do agronegocio da pecuária: bovinocultura, caprinovincultura, apicultura, avicultura, suinocultura, piscicultura,equinocultura e dois segmentos não pecuários: artesanato e turismo rural, mas que impactam diretamente na renda da família, gerando mais empregos e renda.

As informações e grande parte da programação do evento está disponível no site www.pecnordestefaec.org.br FONE: 85-35358009

Durante o Pecnordeste serão realizadas mais de 90 palestras, incluindo as 11 programadas para o III Congresso Brasileiro da Palma Forrageira. Tanto os temas como os palestrantes são todos de alto nível e estão preparados para oferecer aos participantes as melhores informações técnicas, o que existe de mais moderno no mercado em todas estas áreas, diz o engo agronomo Eduardo Queiroz, coordenador técnico do PECNORDESTE, que conta com o apoio de profissionais de vários órgãos e instituições como Sebrae, Ematerce, Empraba, Adece, Secretaria de Desenvolvimento Agrário-SDA,Sindicatos rurais, na elaboração da programação. Além disso, o evento realiza uma Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, que funciona como uma vitrine para os negócios .Entre as novidades estão o III Congresso Brasileiro de Palma Forrageira e outras Cactaceas, o Festival do Camarão e da Tilápia, o Festival dos Sabores, e a PECLEITE, uma exposição especializada de bovinos e caprinos de leite.

MAIS DE 90 PALESTRAS

FESTIVAL GASTRONÔMICO DA TILÁPIA E DO CAMARÃO O Ceará é o maior produtor de Tilápia do Brasil e o segundo maior produtor de camarão em cativeiro, e aproveitando este nicho de mercado, o PECNORDESTE realiza durante os três dias de evento-3 a 5 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, o Festival do gastronômico da Tilápia e do Camarão, numa parceria com a Aceaq-Associção Cearense de Aquicultura. O festival acontece todos os dias a partir das 18 hs, no espaço do Pavilhão de Exposição, e será aberto a convidados. Além disso, está prevista a realização da Vitrine dos Sabores Nordestinos, com capacitação de produtores sobre corte de suínos, ovinos, peixe e degustação de produtos da culinária nordestina.Há dois anos consecutivos, vem sendo realizado com sucesso o Boteco do Suíno, com palestras, degustação de produtos da carne suína, dai a decisão de ampliar a ação para outros segmentos.

80 Caravanas de Produtores e Estudantes de Escolas

profissionalizantes Pelo menos 80 Caravanas de produtores de diversos estados do Nordeste, estão sendo esperadas no Pecnordeste. Segundo o coordenador geral, Paulo Hélder de Alencar Braga, os sindicatos de produtores estão sendo mobilizados através das federações de agricultura e pecuária nos diversos estados e também os escritórios regionais do Sebrae estão trabalhando junto aos micro e pequenos produtores rurais. Do Estado da Paraíba, sede da Associação Brasileira de Palma Forrageira , já está agendada a participação de diversos técnicos de universidades, da Abps, haja vista a realização do III Congressoõ Brasileiro de Palma Forrageira e outras Cactaceas,dentro do Seminário. A coordenação geral aguarda, também, uma boa participação de estudantes de escolas publicas, cuja ação está sendo desenvolvida junto às escolas profissionalizantes e escolas de primeiro grau, numa parceria com a Secretaria de Educação do Estado-Seduc. É importante que as crianças e que a nossa juventude participem, para que possam entender melhor como funciona por exemplo a coleta do leite, que não sai simplesmente de dentro de uma caixinha ,mas das " tetas" de uma vaca, disse Paulo Hélder .

Coordenador geral do PECNORDESTE- Paulo Hélder de Alencar Braga

Junho 2013 | 3A gente se vê no PECNORDESTE! 03 a 05 de setembro de 2013

SENARCEARÁ

SINRURAL

18130 - Jornal Faec JANEIRO.indd 3 02/07/2013 13:31:58

Page 4: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-AR/CE ...faec.org.br/novo/wp-content/uploads/2013/07/JORNAL-UNIAO-RURAL... · beleza, além de montar uma estrutura de rua de lazer para

PECLEITE MOSTRA O MELHOR DA

PECUÁRIA LEITEIRA Durante os três dias do evento haverá uma exposição especializada de animais bovinos e caprinos de leite - a II PECLEITE- onde será realizado um concurso leiteiro e o julgamento de animais de diversas raças, com juízes especializados, os três primeiros lugares em várias categorias receberão prêmios em dinheiro e troféus. Este é o segundo ano do PECLEITE, que foi uma das principais atracões do evento de 2012, uma inovação que atraiu grande numero de pessoas, foi uma das áreas mais visitadas pelo público de um modo geral, especialmente por crianças e jovens.Cem animais participam novamente este ano,das raças holandesa, girolando, jersey, pardo suíço, guzerá.

ESPAÇO SENAR -20 ANOSNo Pavilhão de Exposição do Centro de Eventos será instalado o Espaço Senar, -Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- que este ano comemora 20

anos de atuação em nosso Estado. O SENAR é o grande parceiro da Faec na questão da capacitação do produtor rural e de sua família, e, segundo o superintendente Anizio de Carvalho Júnior, será um momento especial de mostrar os resultados pela Instituição em duas décadas. O espaço terá uma área de 139 metros quadrados, onde haverá demonstrações das práticas exitosas, incluindo os principais programas de capacitação profissional e na área de promoção social.Entre os programas sociais em destaque estão o Agrinho e o Útero é Vida, painéis especiais irão mostrar as ações e programas que o SENAR desenvolve no Ceará, como o Produzir, realizado em convênio com o Ministério da Integração Nacional e a FAO, no açude Orós, trabalhando a capacitação na área da piscicultura, com resultados altamente satisfatórios, em termos de melhoria da produção, lembra Paulo Remigio, um dos primeiros servidores do Senar. Outro destacado foi o Programa Educação de Profissional de Trabalhadores Rurais sem escolaridade, que promoveu a alfabetização de jovens e adultos fizeram 1.040 turmas, mais de 18 mil agricultores alfabetizados e qualificados por esse programa, feito em parceria com o Ministério do Trabalho, Sudene e Sebrae que foram os parceiros financeiros desse programa, realizado em 1997.Agora em 2013, por iniciativa da senadora Katia Abreu, Presidente da Cna, o Senar inicia uma nova era, com a prestação de assistência técnica aos pequenos e médios Produtores rurais.

ASCAJU DESTACA CRIAÇÃO DO FUNCAJU

O setor de produção e comercialização do caju passa a contar, com um importante incentivo. É que a Presidente Dilma Rousseff sancionou o Projeto de Lei do Senado (PLS 163/2000) que cria o Fundo de Apoio à Cajucultura (Funcaju). A Lei 12.834 foi publicada no Diário Oficial da União , dia 21 de junho. No senado, o relator da matéria foi o líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE), que comemorou bastante a conquista para o setor. “Foi um grande avanço para a defesa e desenvolvimento da cultura do caju, que é hoje um dos grandes responsáveis pelos números favoráveis da economia do Nordeste, e principalmente, do Ceará. Depois de 13 anos conseguimos essa vitória”, vibrou.

O presidente ASCAJU e da Camara Setorial do Caju, Franzé Sousa disse que o Funcaju se bem gerido e se contar com os recursos financeiros que serão alocados no orçamento geral da União , cujo relator é o também cearense deputado federal Danilo Forte, será a redenção da cajucultura no Ceará. Ele se fará presente à audiência, publica que será realizada no dia 9 de julho, na Camara Federal, a pedido do deputado Raimundo Gomes de Matos,onde serão discutidas a problemática da cajucultura, gargalos, ameaças e oportunidades. Franzé Sousa informou ainda, que a Camara Setorial do Caju, criou um grupo de trabalho-GT-para fazer o acompanhamento desse fundo, composto por representantes do BNB, Faec/Ascaju, FIEC/Sindicaju e Embrapa.

O empresário Carlos Prado, produtor de caju também participa como convidado e palestrante da audiência pública na Comissão de Agricultura da Camara. Ele pretende fazer uma apresentação da situação da cajucultura no Nordeste, que conforme disse hoje está em baixíssima produtividade, altos custos de mão de obra, enfim, para a agriculta é uma atividade quase inviável, mas para o Nordeste tem uma importância social e também econômica muito expressiva, pela quantidade de empregos que gera.O relatório formulado por Eunício, que não teve nenhum dispositivo vetado pela presidente, autoriza o Executivo a criar um Fundo de Apoio a Cultura do Caju com a finalidade de desenvolver o financiamento e a modernização da agroindústria do setor, fortalecer a exportação, promover a defesa do preço do mercado interno e externo, garantir os direitos e melhorias para o trabalhador rural, incentivar o aumento da produtividade bem como o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a qualificação e aumento da produção do caju.

A Cadeia Produtiva da cajucultura no Ceará, de acordo com dados do Sindicato das Indústrias de Beneficiamento de Castanha de Caju (Sindicaju) está presente hoje em 60 municípios zoneados. Destaca-se na produção de alimentos e na geração de empregos, sendo 25 mil no campo e 16 mil na indústria. A Cadeia ocupa o segundo lugar na pauta de exportações do Ceará, com a arrecadação de aproximadamente US$ 150 milhões com a comercialização de amêndoas de castanha. O setor representa 11,46% do total exportado, ficando atrás apenas dos calçados.De acordo coma Lei, o Fundo terá como fonte os recursos Orçamentários da União e créditos adicionais que lhe forem atribuídos; doações e contribuições, a qualquer título, de entidades públicas e privadas, nacionais ou internacionais e de pessoas físicas; recursos advindos de convênios firmados com instituições públicas e privadas e rendimentos de aplicações financeiras.

SENAR PROMOVE O DIA "D "DA SAÚDE

A administração Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR-CE, encontrou uma forma diferente de compensar o feriado do dia 19 de março último, realizou no sábado, 22, o " Dia D da saúde " um expediente diferente, onde houve palestras, vacinas, realização do exame médico anual, enfim, um tempo voltado para a integração entre colegas de trabalho e cuidados com a saúde. Para o superintendente Anizio de Carvalho Júnior, a presença de cada um foi muito importante para a realização desse dia.

4 | União Rural - Informativo FAEC/SENAR A gente se vê no PECNORDESTE!

18130 - Jornal Faec JANEIRO.indd 4 02/07/2013 13:32:00

Page 5: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-AR/CE ...faec.org.br/novo/wp-content/uploads/2013/07/JORNAL-UNIAO-RURAL... · beleza, além de montar uma estrutura de rua de lazer para

PROGRAMA "ÚTERO É VIDA" VOLTA A ATENDER MULHERES DA ZONA RURAL INICIANDO POR MOMBAÇA

O Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL recomeça no dia 4 de julho pelo distrito de Carnaúba, no município

de Mombaça, o atendimento às mulheres da zona rural através do Programa Útero é Vida. O atendimento será feito no Posto de Saúde e na Escola Pedro Aires de Carvalho. No dia 18 de julho, o programa será oferecido no município de Moraújo, dia 26/07, em Aracati e no dia 06 de agosto, em Nova Russas. O " Útero é Vida" é um programa social criado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA, em todo o país, visando atender às mulheres que vivem no campo, com exames do colo uterino, o chamado " Papa Nicolau". O programa é desenvolvido em parceria com as secretarias de Saúde dos municípios, que entram com a logística dos médicos,

enfermeiros, e o sistema Faec/Senar/Sinrural com a ação, inclusive viabilizando o pagamento dos exames, a distribuição dos kits beleza, além de montar uma estrutura de Rua de lazer para crianças e monitores e um salão de beleza mulher, com manicure e cabeleira, para atender as beneficiárias.

Em 2013, serão realizados 11 eventos e os municípios são: Aracati, Cascavel, Crato, Mombaça, Iguatu, Nova Russas, Jaguaretama, Itapipoca e Moraújo( faltando definir as parcerias em dois municípios. A meta é fazer entre 1.500 a 2 mil exames por cidade, e o atendimento é sempre feito na zona rural,daí a necessidade da parceria entre as secretarias de saúde dos municípios cearenses,explica Ana Kely Cláudio, Cooordenadora técnica do Senar-Ce. O Programa atendeu em 2010 a 13 municípios , contemplando 3.428 exames.

Iniciando as ações do "Útero é Vida" aconteceu uma reunião com os secretários de saúde dos municípios contemplados, no dia 07/06/2013, às 10:00h, no auditório da FAEC, em nossa capital. A referida reunião teve como objetivo apresentar o programa e montar o cronograma de execução dos eventos.

SENAR- CEARÁ CAPACITA NOVOS INSTRUTORES

Visando à elevação da sua capacidade operacional, em função da crescente demanda por cursos e treinamentos de Formação Profissional Rural e de Promoção Social, o SENAR-CEARÁ promoveu a capacitação de quarenta novos instrutores, que passarão a atuar na formação profissional e promoção social de trabalhadores e pequenos produtores rurais e seus familiares.

O grupo foi composto por profissionais de agronomia, pesca, zootecnia, veterinária, técnicos em agropecuária, pedagogia e nutrição, dentre outros, que tiveram seus currículos selecionados pela equipe técnica do SENAR-CE.

A capacitação foi realizada em duas turmas com vinte participantes cada, sendo a primeira nos períodos de 03 a 07/06 e 17 a 20/06/2013 e a segunda turma nos períodos de 10 a 14/06 e 17 a 20/06/2013. O curso foi estruturado em dois módulos: “A Metodologia do SENAR” e “Relação Institucional e Operacionalização das Ações.”

Para ministrar o conteúdo sobre o processo metodológico o SENAR Administração Central disponibilizou as pedagogas Fernanda Silva e Áurea Guedes que, utilizando de técnicas pedagógicas e dinâmicas diversas, facilitaram, sobremaneira, a apreensão dos conhecimentos ministrados, o que restou comprovado pela qualidade dos trabalhos de grupo apresentados pelos treinandos. O módulo operacional foi ministrado pelos coordenadores Paulo Remígio, Ana Kelly Gonçalves, Eduardo Queiroz e Francileite Furtado, contando com a participação da chefe do núcleo de arrecadação Ivonisa Holanda.

Ao encerramento do evento compareceram o superintendente do SENAR Anízio de Carvalho, o diretor administrativo-financeiro da FAEC Carlos Bezerra, também representando o presidente da FAEC Flávio Saboya.

Junho 2013 | 5A gente se vê no PECNORDESTE! 03 a 05 de setembro de 2013

SENAR SINRURALCEARÁ

18130 - Jornal Faec JANEIRO.indd 5 02/07/2013 13:32:01

Page 6: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-AR/CE ...faec.org.br/novo/wp-content/uploads/2013/07/JORNAL-UNIAO-RURAL... · beleza, além de montar uma estrutura de rua de lazer para

AGROPACTO

"AS

MU

DAN

ÇAS

QU

E Q

UER

EMO

S SO

MO

S N

ÓS

QU

E FA

ZEM

OS.

" Ká

tia A

breu

- Pre

side

nte

da C

NA/

SEN

AR

BOMBAS FLUTUANTES PODEM CAPTAR ÁGUA ATÉ 70 CM DE LÂMINA SEM IMPACTAR NO MEIO AMBIENTE

No momento em que atravessamos uma situação critica, com a falta de água ocasionada, pela seca e problemas na sua captação, com

colapso em 25 cidades, o sistema de consecução d'água flutuante é uma solução inteligente e econômica, foi o que disse o presidente da FAEC, Flávio Saboya, que trouxe ao Agropacto, no dia 18 deste, o engenheiro civil Ricardo Castro Alves, que desenvolve um sistema flutuante de bombas inteligentes, que permite captar água a partir de 0,70 cm de lamina d'água, com maior velocidade, menor custo de energia e melhor relação custo/beneficio. O tema do encontro foi " Soluções inovadoras e emergenciais para irrigação e transferência de água".O Sistema SK Bombas recebeu o prêmio Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, em 2011. Segundo Flávio Saboya, o estado do Ceará poderia aproveitar esta tecnologia para captar água dos reservatórios, com baixo volume d'água, prometendo levar o assunto à consideração da COGERH. Ele informou, também, que o governo já vai disponibilizar uma área de 540

ha, no projeto Jaguaribe-Apodi, para a implantação de um sistema emergencial de produção de forragem para alimentação animal". Então a solução desse equipamento flutuante seria muito apropriada para o momento, ao invés de construir casas de bombas", disse o Presidente da FAEC, que sugeriu, ainda, uma experiência desse tipo junto ao projeto Biomas, que está sendo desenvolvido no município de Ibaretama, para pesquisa de essências florestais, onde há necessidade de água e está praticamente inviabilizado por falta do liquido. Para o presidente, a empresa poderia desenvolver uma experiência de captação de água, via poços.

Conforme Ricardo Castro Alves, o sistema foi pensado na nossa realidade de campo, por ser um equipamento rápido e de fácil montagem, enfatizando que o nível mínimo de funcionamento é o partir de uma válvula d'água, de 70cm. São três tipos de flutuantes, que poderiam ajudar a Cogehr na captação de água em áreas de nível muito baixo e que poderiam ser resgatados e armazenados em cisternas, sem causar nenhum dano ao meio ambiente. O nosso " case", surgiu da necessidade de captar água conforme a demanda de água (vazão), mantendo o sistema a uma pressão constante, foi o motivo que levou a empresa a oferecer soluções inovadoras para o problema, disse Ricardo.A espertize da Sk Bombas, foca soluções em movimento de fluidos, na aplicação e ou desenvolvimento de tecnologias existentes, agregando valor ao fornecer soluções integradas, customizadas, ou seja, a casa de bomba é flutuante, o que permite chegar a lugares antes inatingíveis, sendo hoje muito utilizado na carcinicultura, na mineração, explica Ricardo Alves. Os sistemas flutuantes preservam o meio ambiente, tem instalação simples e rápida, ganho de vazão média são, economicamente, viáveis e, ecologicamente, correta e uma excelente relação custo/beneficio, disse.

SK BOMBAS PODE SER PARCEIRO NO SENAR NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIAAtendendo a uma solicitação do Presidente da FAEC e Presidente do Conselho Administrativo do Senar-Ce, Flávio Saboya, o Centro de Treinamento das Bombas King , na cidade da Limoeiro do Norte, poderá ser o grande parceiro que o SENAR está procurando para implantar aqui no Ceará, o programa de educação à distancia. Nós desenvolvemos uma cultura do aprendizado, já formamos vários profissionais no mercado pois precisamos de dar manutenção aos equipamentos e garantia. Flávio Saboya informou que este programa de educação à distância do SENAR-CE poderá trazer benefícios altamente significantes para os produtores rurais e suas famílias.

PROJETO DE RESERVA ESTRATÉGICA DE FORRAGEM JÁ ESTÁ EM VIGOR

O projeto de implantação Reserva Estratégica de Forragem”, com garantia de linha de crédito específico e ATER proposto pela FAEC foi aprovado pelo Banco do Nordeste que está com os recursos assegurados em carteira, da ordem R$ 300 milhões, prometidos pela Presidente da Republica, desde o dia 2 de abril ultimo, quando esteve no Ceará.Segundo o presidente da Faec, Flávio Saboya, o Banco do Brasil também disponibilizou recursos para o programa de forragem aos produtores que deles quiserem fazer uso. Já o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário já está tonando as medidas para operacionalizar a demanda de produção no Estado. No dia do recebimento das 30 mil toneladas de milho através do Porto do Pecém, o governador Cid Gomes , anunciou que o dinheiro arrecadado com a venda do produto, será empregada na implantação do programa de forragem. Na reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense-Agropacto,do dia 18 de junho último, Flávio informou aos presentes que o governo já vai disponibilizar uma área de 540 ha,no projeto Jaguaribe-Apodi, para implantação do sistema emergencial de produção de forragem para alimentação animal", utilizando pivôs centrais de irrigação.

Ao centro o engenheiro civil da SK Bombas, Ricardo Castro Alves e o Presidente da FAEC, Flávio Saboya

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGOPortaria MTE Nº 855 DE 14/06/2013 (Federal)Data D.O.: 17/06/2013Institui a partir de 16 de setembro de 2013 o acesso com certificação digital ICP - Brasil ao Sistema Homolognet, instituído pela Portaria nº 1.620, de 14 de julho de 2010, para autenticação e assinatura das transações de geração, quitação e homologação das rescisões de contrato de trabalho.O Ministro de Estado do Trabalho e Emprego - INTERINO, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso II do parágrafo único do Artigo 87 da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 913 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei 5.452 de 1º de maio de 1943,Resolve:Art. 1º. Instituir a partir de 16 de setembro de 2013 o acesso com certificação digital ICP - Brasil ao Sistema Homolognet, instituído pela Portaria nº 1.620, de 14 de julho de 2010, para autenticação e assinatura das transações de geração, quitação e homologação das rescisões de contrato de trabalho.§ 1º A adesão da empresa à certificação digital no Sistema HomologNet substituirá o acesso ao sistema por login e senha até então utilizado.§ 2º O acesso pelos sindicatos laborais ao módulo de assistência à homologação de rescisões de contrato de trabalho do Sistema HomologNet será feito exclusivamente por meio de certificação digital, de acordo com procedimentos e cronograma a serem definidos por ato do Secretário de Relações do Trabalho deste Ministério.Art. 2º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.PAULO ROBERTO DOS SANTOS PINTO

6 | União Rural - Informativo FAEC/SENAR A gente se vê no PECNORDESTE!

18130 - Jornal Faec JANEIRO.indd 6 02/07/2013 13:32:02

Page 7: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-AR/CE ...faec.org.br/novo/wp-content/uploads/2013/07/JORNAL-UNIAO-RURAL... · beleza, além de montar uma estrutura de rua de lazer para

PRESIDENTES DE SINDICATOS RURAIS E VICE-PRESIDENTES REGIONAIS DA FAEC

"AS

MU

DAN

ÇAS

QU

E Q

UER

EMO

S SO

MO

S N

ÓS

QU

E FA

ZEM

OS.

" Ká

tia A

breu

- Pre

side

nte

da C

NA/

SEN

AR

REGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉVice-Presidente Regional da FAEC – Francisco de Assis Vieira Filho (Maranguape), Fone: (85) 8739-2598 Barreira: Eleneide Torres B. de OliveiraFone: (85) 9207-8450- (85) 9115-5521Baturité: Francisco Inácio SilveiraFone: (85) 8681-1243/(85) 9115-3452Canindé: Bertoldo Uiaquerê de O. PaivaFone: (85) 9970-5693Caucaia: Henrique Matias de Paula NetoFone: (85) 9997-2618/(85) 9124-0580Guaiúba: Haroldo Moura SalesFone: (85) 8644-3200/(85) 9124-4420Maranguape: Eduardo Peixoto Rola FerreiraFone: (85) 8879-8949/(85)9124-2945

REGIÃO DO LITORAL LESTEVice-Presidente Regional da FAEC – Normando da Silva Soares (Aracati), Fone: (85)8811-2768Aracati: Raimundo Nonato Batista de FreitasFone: (88) 9958-0673/(88) 9468-9888Beberibe: Rodrigo Diógenes PinheiroFone: (85) 9137-3393/(85) 9124-8288Cascavel: Paulo Helder de Alencar BragaFone: (85) 9199-1155/(85) 9114-8621Horizonte: Francisco José de Sousa (Franzé)Fone: (85) 8761-0273/ (85) 3336-6098

REGIÃO DO LITORAL OESTEVice-Presidente Regional da FAEC – João Ossian Dias (Morrinhos)Amontada: Humberto Albano de MenezesFone: (88) 9955-1178/(88) 9469-0425Itapipoca: Antonio Alves Aguiar Fone: (85) 9991-7237/(88) 9468-9885Marco: Alexandre Magnum Leorne PontesFone: (88) 9928-1092/(88) 9468-9465Morrinhos: João Ossian DiasFone: (88) 9952-1774/ (88) 9469-0364Trairi: João Alves FreireFone: (85) 9444-7240/(85)9907-1258

REGIÃO NORTEVice-Presidente Regional da FAEC – José Pinto de Albuquerque (Coreaú)Alcântara: José Osmar LopesFone: (88) 9281-2471Coreaú : José Pinto de AlbuquerqueFone: (88) 9928-0254/(88) 9468-9802Granja: Mario David Ferreira Dias Fone: (88)9993-4447 Santana do Acaraú: Paulo Ercy AraújoFone: (88) 9469-0530/ (85) 9988-6194Sobral: Diogo Guimarães ParenteFone:(88) 9291-5603/(88) 9468-9584Massapê: José Tupinambá Vasconcelos JúniorFone: (88) 9955-6915/(88) 9468-9508Moraújo: Elder Albuquerque Aguiar

Fone: (85) 9202-3797/(88) 9293-2184

REGIÃO DA IBIAPABAVice-Presidente Regional da FAEC – Inácio de Carvalho Parente (Ubajara)Carnaubal: José Augusto TavaresFone: (88) 9701-8304Guaraciaba do Norte: Julião Ferreira Soares Fone: (88) 9904-7336/(88)94690177Tianguá: Fernando Antonio Vasconcelos MoitaFone: (88) 9602-9046Ubajara: Inácio de Carvalho ParenteFone: (88) 9953-5382/(88) 9469-0419Viçosa do Ceará: Willame Reis MapurungaFone: (88) 9237-1085Ibiapina: José Nogueira JuniorFone: (88)9962-5895

REGIÃO DO SERTÃO CENTRALVice-Presidente Regional da FAEC – José Ernando de Oliveira (Banabuiú) Banabuiú: José Ernando de OliveiraFone: (88) 9965-0181/(88) 9468-9641Ibaretama: Carlos Bezerra FilhoFone: (85) 9198-9826/(88) 9468-9568Madalena: Francisco Almir Frutuoso SeveroFone: (88) 9251-2506/ (88) 9469-0048Mombaça: Francisco Danúbio de AlencarFone: (88) 8806-8846/(88) 9469-0244Quixadá: Francisco Fausto Nobre FernandesFone: (88) 9614-0495/(88) 9468-9492Quixeramobim: José Mauro Maia Ricarte Fone: (88) 8818-0090/(88) 9468-9772Senador Pompeu: Josiel Barreto da SilvaFone: (88) 9986-4789/(88) 9469-0185

REGIÃO DO BAIXO JAGUARIBEVice-Presidente Regional da FAEC – Luis Mendes Andrade de Sousa (Limoeiro do Norte)Limoeiro do Norte: Luiz Mendes de Sousa AndradeFone: (88) 9958-8000 / (88) 9468-9873Tabuleiro do Norte: Ednard Fernandes de AlmeidaFone: (88)9913-7270Morada Nova: Francisco Eduardo B. de Lima JúniorFone: (88) 9921-7979/ (88) 9469-0184Russas: Pedro Maia Rocha JúniorFone: (88) 9902-7106/(88) 9469-0044

REGIÃO DO MÉDIO JAGUARIBEVice-Presidente Regional da FAEC – Expedito Diógenes Filho (Jaguaretama)Jaguaretama: Expedito Diógenes FilhoFone: (85) 9945-1644/(88) 9469-0069Jaguaribe: Maria Zimar Pinheiro DiógenesFone: (88) 9218-1412/(88) 9468-9765Solonópole: José Alriberto Pinheiro

Fone: (88) 9680-0044/(88) 9468-9768

REGIÃO CENTRO SULVice-Presidente Regional da FAEC – José Beserra Modesto (Iguatu)Acopiara: Francisco das Chagas Carvalho NetoFone: (88) 9908-9299/(88) 9468-9554Cedro: José Ferreira LimaFone: (88) 3564-0155/(88) 9469-0206Iguatu: José Beserra ModestoFone: (88) 9967-2590/(88) 9468-0029Piquet Carneiro: Francisco Erivando MaiaFone: (88) 99336796/(88) 9469-0355

REGIÃO DO SERTÃO DOS INHAMUNS

Vice-Presidente Regional da FAEC – Moacir Gomes de Sousa (Independência)Catunda: Antonio Romildo Feijão Fone: (88) 3686-1112/(88) 9225—2691Crateús: Antônio Narcélio de Oliveira GomesFone: (88) 9291-4881/(88) 9468-9850Independência: Moacir Gomes de SousaFone: (88) 9277-8459/(88) 9468-9466Monsenhor Tabosa: Francisco das Chagas Frota AlmeidaFone: (85) 8777-4275/(88) 9469-0518Nova Russas: Eugênio Mendes MartinsFone: (85) 9915-5745/(88) 3672-1231Tamboril: Jussara Dias SoaresFone: (85) 8868-3521/(88) 9469-0037Tauá: José Lúcio do Nascimento FilhoFone: (88) 9995-8686/(88) 9468-9870

REGIÃO DO CARIRIVice-Presidente Regional da FAEC – Francisco Fernandes Ferreira (Crato)Aurora: Marcílio Roberto Macedo TavaresFone: (88) 3543-1438/(88) 9998-7374Crato: Francisco Fernandes FerreiraFone: (88) 9969-6011/(88) 9469-0362Milagres: Francisco Wilton Furtado AlvesFone: (88) 9292-0123/(88) 9469-0241Lavras da Mangabeira: Dorimedonte Teixeira Ferrer FilhoFone: (88)9927-6133

SUPERVISORES REGIONAIS

Expedito Diógenes Filho - Baixo e Médio Jaguaribe-(88) 9469-0069Lauro Ramos Torres de Melo Filho- Maciço Baturité e Sertão Central- (88) 9956-7084Francisco Fernandes Ferreira (Bartô)- Cariri e Centro Sul- (88) 9969-6011Inácio de Carvalho Parente- Ibiapaba e Norte- (88) 9953-5382Gaspar Loureiro Gomes- Inhamuns- (88) 9705-5557

Junho 2013 | 7A gente se vê no PECNORDESTE! 03 a 05 de setembro de 2013

SENAR SINRURALCEARÁ

18130 - Jornal Faec JANEIRO.indd 7 02/07/2013 13:32:02

Page 8: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-AR/CE ...faec.org.br/novo/wp-content/uploads/2013/07/JORNAL-UNIAO-RURAL... · beleza, além de montar uma estrutura de rua de lazer para

FAEC PRESIDENTE Flávio Viriato de Saboya Neyto, 1º VICE–PRESIDENTE Paulo Helder de Alencar Braga, VICE–PRESIDENTE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Carlos Bezerra Filho, CONSELHO FISCAL – EFETIVOS Alexandre Magnum Leorne Pontes, Francisco Fausto Nobre Fernandes, Sebastião Almeida Araújo. SUPLENTES Maria Zimar Pinheiro Diógenes, Henrique Matias de Paula Neto, Francisco Helder Lopes. CHEFE DE GABINETE Gerardo Angelim de Albuquerque. DIRETORIA REGIONAL - MACIÇO DE BATURITÉ Francisco de Assis Vieira Filho, LITORAL LESTE Normando da Silva Soares, LITORAL OESTE João Ossian Dias, NORTE José Pinto de Albuquerque, IBIAPABA Inácio de Carvalho Parente, SERTÃO CENTRAL José Ernando de Oliveira, BAIXO JAGUARIBE Luis Mendes de Sousa Andrade, MÉDIO JAGUARIBE Expedito Diógenes Filho, CENTRO SUL José Beserra Modesto, SERTÃO DOS INHAMUNS Moacir Gomes de Sousa, CARIRI Francisco Fernandes Ferreira. SENAR-AR/CE PRESIDENTE DO CONSELHO ADMINISTRATIVO Flávio Viriato de Saboya Neto, SUPERINTENDENTE Anízio de Carvalho Júnior. INFORMATIVO FAEC/SENAR-AR/CE JORNALISTA RESPONSÁVEL Silvana Frota / MTB 432 (editora e redatora), ESTAGIÁRIA Priscila Neri (redação e fotos), REVISÃO Gerardo Angelim de Albuquerque, EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Priscila Barroso, IMPRESSÃO Pouchain Ramos, TIRAGEM 2000 exemplares.

Rua Edite Braga, 50 - Jardim América – Fortaleza/CE - CEP 60.410-436Fone (85)3535.8000 - Fax (85)3535.8001www.faec.org.br ● www.senarce.org.br

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará ● Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - CE

PRESIDENTE DA FAEC DESTACA ESFORÇO DO GOVERNO NA CHEGADA DO MILHO AO CEARÁ

Depois de muitos fracassos na licitação para compra de milho e na contratação

do transporte via terrestre, o Governo do Estado do Ceará recebeu no dia 9 de junho as 30 mil toneladas de milho doadas pelo Governo Federal para atender aos agricultores cearenses, através do Porto do Pecém, uma alternativa encontrada para viabilizar a chegada ao nosso Estado com mais rapidez . Já estão em andamento os trabalhos de classificação e as primeiras ações de logística e transporte do milho aos municípios, envolvendo os órgãos vinculados à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No dia (13), às 15 horas, o Governador Cid Gomes e o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Gerardo Fonteles, assinam o termo de doação do milho pelo Governo Federal ao Estado do Ceará. A solenidade aconteceu no Complexo Industrial e Portuário do Pecém e contou também com a participação do Ministro da Secretaria Nacional dos Portos, Leônidas Cristino.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio Saboya Neto, acompanhando do primeiro- vice-presidente Paulo Hélder de Alencar Braga, estiveram presentes ao

evento. Convidado pelo governador Cid Gomes, o Presidente da Faec foi um dos oradores da solenidade, oportunidade em que destacou a importância daquele ato e o esforço desenvolvido pelo governo,através de sua equipe para efetivar a maior partida de milho já chegada ao Ceará. Flávio disse que a atitude do Governador Cid Gomes em trazer o milho vi Porto do Pecém foi das mais acertadas ,ampliando a logística de atendimento, além de ter disponibilizado armazéns para estocagem em tempo recorde. A expectativa da Faec agora, é que o dinheiro arrecadado com a venda do milho doado pelo governo federal, seja aplicado na produção de forragem, programa que a Faec apresentou

"Os agricultores cearenses também estão dispostos a ir às ruas protestar contra as políticas destinadas ao setor. Existe muita insatisfação no segmento, afirmou Flávio Saboya . "

O ensacamento do milho será realizado no próprio Porto, seguido da distribuição por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e as Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa). As atividades da Ceasa no Porto do Pecém devem permanecer por, no mínimo, vinte dias e envolvem diretamente cerca de 16

pessoas de órgãos vinculados à SDA.A saca de 60 quilos será vendida ao preço de R$ 18,20 para os agricultores familiares e a R$ 21 para os demais produtores rurais já cadastrados na Conab. “O dinheiro da venda do milho será utilizado para custear o transporte ferroviário para os municípios e, também, para investir na produção de forragem no Ceará como uma alternativa para a alimentação do rebanho”, completou o secretário.Os produtores rurais devem procurar os escritórios da Ematerce para informar a quantidade que necessitam e fazer o pagamento do boleto. “A distribuição para os municípios obedecerá a demanda dos produtores, e vale ressaltar que só poderá comprar o milho o produtor que estiver em dia com a vacinação do rebanho contra a febre aftosa”, lembrou o secretário.

“Precisamos do apoio das Prefeituras neste momento para que o milho chegue o mais rápido possível aos criadores”, afirmou, o secretário Nelson Martins, lembrando que as Prefeituras Municipais devem disponibilizar a logística de distribuição do milho no município. Nelson Martins completou, ainda, que o milho será distribuídos aos municípios somente de acordo com a demanda solitada através do pagamento dos boletos disponíveis na Ematerce e na Conab.

Primeiro- vice-presidente da FAEC Paulo Hélder, presidente da FAEC Flávio Saboya e Márcio Peixoto (SDA)

8 | União Rural - Informativo FAEC/SENAR A gente se vê no PECNORDESTE!

18130 - Jornal Faec JANEIRO.indd 8 02/07/2013 13:32:03