Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista...

18
Setembro, 2014 - Edição 3 Revista Economus Educonomus, aprendendo a construir o seu futuro financeiro 24 20 14 Nesta edição Cobertura de medicamentos oncológicos O uso consciente do seu plano de saúde Empréstimos Economus: sempre à mão Conheça melhor os membros eleitos dos Conselhos Deliberativo e Fiscal EM DESTAQUE economus economus

Transcript of Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista...

Page 1: Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista economus Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

Setembro, 2014 - Edição 3

Revista

EconomusEduconomus,

aprendendo aconstruir

o seu futurofinanceiro

242014Nestaedição

Cobertura de medicamentos oncológicos

O uso consciente do seu plano de saúde

Empréstimos Economus: sempre à mão

Conheça melhoros membros eleitos dos ConselhosDeliberativo e Fiscal

EM DESTAQUE

economuseconomus

Page 2: Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista economus Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

economuseconomus

www.economus.com.br

Fazer sua reservafinanceira é um

bom começo paragarantir um

futuro tranquilo.

Planeje sua vida com o PrevMais.

Page 3: Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista economus Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

revista economus

Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

atualmente: a educação financeira e previdenciária.

Mesmo que lentamente, é perceptível a inserção de notícias e ações que abordam

cada vez mais o assunto em nosso país.

É claro que ainda não chegamos ao ponto de termos a educação financeira e previ-

denciária inserida na grade curricular das escolas, mas hoje já não é tão difícil ver

matérias, palestras e atividades que chegam para tentar introduzir no cotidiano do

brasileiro uma cultura de economia e planejamento futuro.

Foi pensando nisso e na preocupação com o bem estar futuro de seus participantes,

que o Economus lançou seu projeto de Educação Previdenciária e Financeira: o

Educonomus.

Aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC),

em fevereiro de 2014, o projeto tem como objetivo ampliar o nível de conhecimento

dos participantes ativos e assistidos sobre aspectos financeiros e previdenciários.

Ao ler a matéria, você conhecerá na íntegra como surgiu o programa, qual seu obje-

tivo e um pouco sobre as ações já em andamento para o ano de 2014.

Boa leitura!

Aprendendo a planejar hoje para garantir o amanhã

Sergio Iunes BritoDiretor Superintendente

revista economus

{ bem-vindo }

Outras informações

As reportagens publicadas na Revista Economus são de caráter informativo.

Artigos assinados e declarações dos entrevistados expressam a opinião de seus autores.

A reprodução, por qualquer meio, de matérias e imagens publicadas nesta edição serão permitidas com autorização prévia e por escrito do Economus.

Ÿ

Ÿ

Ÿ

Economus – Instituto de Seguridade SocialRua Quirino de Andrade, 185 – Centro – São Paulo – SPCEP: 01049-902Tel.: 0800 014 7000www.economus.com.br

{ sumário }

Economus – Instituto de Seguridade Social

Nossa Missão: "Oferecer soluções em previdência e assistência à saúde que atendam, com eficiência e segurança, as expectativas dos participantes e patrocinadores".

Diretoria Executiva

Diretor SuperintendenteSergio Iunes Brito

Diretor de SeguridadeMaurício Messias

Diretor Administrativo Benilton Couto da Cunha

CirculaçãoTrimestral

Diretor FinanceiroPaulo Leite Julião

Revista EconomusPublicação do Economus – Instituto de Seguridade Social

Produção GráficaDiagramação e Arte: Nexis Comunicação

4 5

14

Programa de EducaçãoPrevidenciária

24

Ouvidoria:sempre pertode você

28

Uso conscientedo seu planode saúde

2006ConselhosDeliberativo e Fiscal 2014

10

30Saúde:exercícios derelaxamento

Cobertura demedicamentosoncológicos

16

EmpréstimosEconomus

Novo plano de saúde EconomusFamília

Page 4: Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista economus Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

{ eleições 2014 } { eleições 2014 }

Conheça os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal

Formação: Pós-graduado em “Dirección y Gestión de Planes y Fondos de Pensiones” pela Universidade de Alcalá, Madrid, Espanã y OISS – Organización Iberoamericana de la Seguridad Social; tem MBA em Gestão de Negócios – Varejo pela FEA/USP/FIPECAFI, MBA Finanças Corporativas pela IAG/PUC e MBA Altos Executivos pela FGV. Recebeu duas vezes a Certificação de Dirigente, concedida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da USP (FIPECAFI), e pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

Histórico Profissional: Iniciou a carreira no Banco do Brasil em 1982, onde assumiu diversos cargos de gerên-cia. Foi Diretor de Administração do BESC - Banco do Estado de Santa Catarina, incorporado pelo BB, e Diretor Geral do BESC Clube - Compromisso Social com os Catarinenses. Em 2010, logo após a incorporação do antigo Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil, foi Diretor Superintendente do Economus. Em maio de 2011, licenciou- se do BB para assumir a presidência da Geap - Fundação de Seguridade Social. Em julho de 2012, assumiu novamente a diretoria do Economus, dessa vez como Diretor de Seguridade. Atualmente, é Gerente Executivo da Diretoria de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas do Banco do Brasil.

Carlos Célio Andrade Santos Presidente

Suplente: Lucia Helena Cruz Moya Cuevas

Formação: Graduado em Direito e Geografia pela UFMT, onde também é pós-graduado em Gestão Avançada de Negócios. Cursou pós-graduação em Marketing (PUC-RJ) e Gestão para Altos Executivos (USP-SP). É mestre em Educação com especialização em Didática (UFMT) e em Educação de Jovens e Adultos (UNB). Possui Certifica-ção Profissional da Anbid (CPA 20).

Histórico Profissional: Há 21 anos atua no Banco do Brasil, onde iniciou como Gerente de Planejamento/Orça-mento da SUPER MT. Foi Superintendente Regional de Varejo nos estados de Mato Grosso e no Rio de Janeiro e, atualmente, é Gerente Executivo na Diretoria Gestão de Pessoas no Banco do Brasil.

Gilmar FerreiraMembro Efetivo do Conselho Deliberativo

Suplente:João Vagnes de Moura Silva

Formação: Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (RJ), especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (MG) e IBMEC (RJ); em Governança Corporativa pelo IBMEC (RJ) e IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; e Gestão de Fundos de Pensão pela Wharton School, na Philadelfia (EUA). Possui certificação pelo ICSS e pelo IBGC.

Histórico Profissional: Ingressou no Banco do Brasil em 1976, onde exerceu vários cargos. Atuou na Previ co-mo Diretor de Participações, Diretor de Planejamento, Conselheiro Fiscal e Diretor Deliberativo. Também atuou nos conselhos da Paranapanema S.A., Petroflex S.A., Invepar S.A e Kepler Weber S.A. Foi membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada (ABRAPP) como repre-sentante da Previ. Atualmente, é membro independente do Conselho de Administração da Embraer S.A. e Presidente do Instituto de Certificação de Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

Vitor Paulo Camargo GonçalvesMembro Efetivo do Conselho Deliberativo

Suplente: Fernando Sabbi Melgarejo

Formação: Advogado, com MBA em Gestão Empresarial na FGV. Possui certificado na ANBID, CPA 10, treina-mento com a consultoria Inmark Internacional (EUA) em Gestão de Pessoas. Participou de Treinamentos, Sim-pósios e Congressos na ABRAPP, tendo sido certificado pelo Instituto de Certificação de Dirigentes (ICSS).

Histórico Profissional: Ingressou na então Caixa Econômica do Estado de São Paulo em 1978, onde exerceu vários cargos administrativos, sendo atualmente Gerente Geral. Foi Conselheiro Representante e posterior-mente eleito Vice-presidente da Associação de Gerentes do Banco Nossa Caixa, hoje Banco do Brasil (AGE), onde ocupa hoje a Diretoria de Comunicação da Associação. Em 2008 foi eleito pelos participantes do Econo-mus membro do Conselho Fiscal e, em 2010, foi eleito Presidente do Colegiado. Foi eleito membro do Conselho Deliberativo pelo período de 2012 a 2016.

Francisco Vianna de Oliveira JúniorMembro do Conselho Deliberativo

Suplente: Itamar Mortágua

Conselho Deliberativo

revista economus revista economus6 7

Page 5: Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista economus Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

{ eleições 2014 } { eleições 2014 }

Formação: Advogado, com cursos em Administração, Economia, Ciências Contábeis, Marketing, Mercado de Capitais, Qualidade Total e certificação CPA 10, entre outros. Possui certificação de Dirigente pelo ICSS – Ins-tituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social e CPA 10.

Histórico Profissional: De 1973 a 2007 trabalhou no então Banco Nossa Caixa, onde iniciou a carreira como Escriturário e foi Gerente de Agência em diversas unidades. Fundador da Associação dos Gerentes do Banco Nossa Caixa, com intensa atuação em todos os movimentos de defesa do Banco, valorização e reconhecimento de seus profissionais. Foi eleito membro do Conselho Fiscal do Economus em 2004 e escolhido como presidente do mesmo na ocasião. Em 2008 foi eleito membro do Conselho Deliberativo e reeleito pelo período de 2012 a 2016.

Itamar de Souza MenezesMembro do Conselho Deliberativo

Suplente: Tânia Teixeira Balbino

Formação: Graduada em Comunicação Social, está cursando especialização em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa no Instituto de Economia da Unicamp, onde também fez cursos de especializa-ção de Economia do Trabalho e Sindicalismo, Políticas Públicas de Emprego e Sistema Financeiro Bancário.

Histórico Profissional: Ingressou no banco Nossa Caixa em 1976 por concurso público. Foi a última conselhei-ra representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banco Nossa Caixa – COREP – de 2007 a 2009, quando o Banco foi incorporado pelo Banco do Brasil. Atuou como Presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, Diretora de Assuntos Jurídicos da CONTRAF CUT e Vice-presidente do Banco do Povo de Campinas. Atualmente é analista B na Gepes Campinas (Gestão de Pessoas), módulo Responsabilidade socio-ambiental do Banco do Brasil e responde também pela orientação de Voluntariado, ECOAS, Programa de Esta-giários e Bonificação Sociedade (Sinergia e ATB).

Sonia Aparecida Aoki ZaiaMembro Efetivo do Conselho Deliberativo

Suplente: João Vagnes de Moura Silva

Formação: Pós-graduado em Administração Financeira (Fundação Álvares Penteado), Análise e Processamen-to de Dados (USP) e Gestão de Negócios (Instituto Paulista de Ensino Superior e University of Dallas - USA).

Histórico Profissional: Iniciou a carreira como Gerente no Banco Nossa Caixa, em 1997, foi Superintendente de Infraestrutura e Gestão de Pessoas e desenvolveu atividades na Nossa Caixa Desenvolvimento, onde per-maneceu até 2012. Entre 2008 e 2009 foi Diretor Administrativo do Economus. Em 2012 foi eleito pelos parti-cipantes membro efetivo do Conselho Fiscal. Foi eleito membro do Conselho Fiscal para o período de 2012 a 2016.

José ZamaiPresidente

Suplente:Irinaldo Venancio de Barros

Formação: Graduado em Ciências Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com MBA em Negócios Financeiros pela Fundação Getúlio Vargas.

Histórico Profissional: Iniciou carreira profissional no Banco do Brasil em 2002, onde passou por diversos cargos gerenciais. Atuou como Gerente de Divisão de Serviços Compartilhados e Gerente de Divisão de Com-pras, Contratações e Patrimônio, assim como Conselheiro Fiscal na Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI). Atualmente, é membro do Instituto Brasileiro de Atuários (IBA) e Conselheiro Consul-tivo do Plano Previ Futuro na Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI).

Cesar Augusto Jacinto TeixeiraMembro do Conselho Fiscal

Suplente:Itamar Mortágua

Formação: Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília e em Ciências Contábeis pela União Educacional de Brasília. Possui MBA em Finanças Avançadas pela Universidade de São Paulo e é Mestre em nível Stricto Sensu em Administração de Empresas.

Histórico Profissional: Atua no Banco do Brasil desde 1988, onde exerceu diversos cargos administrativos e atualmente é Gerente Executivo na Unidade Contadoria. Publicou Artigos Científicos como: "Strategy of Internal Controls in Banking Account, a Point of Confluence Between Management and Accounting", aprovado na Inaugural International Conference on Business, Banking and Finance e apresentado na 5ª Conferencia Internacional de Finanzas em Santiago - Chile/2005 e "Internal controls and structure of organizational deci-sions making: The case of Accounting Unit of Banco do Brasil", apresentado na XII Global Finance Conference - Rio de Janeiro/2006.

Eslei José de MoraisMembro do Conselho Fiscal

Suplente: Dhaniel Henrique Martins Roberto Alves

Formação: Tecnólogo em Sistema Elétrico

Histórico Profissional: Atuou no Banco Nossa Caixa por 33 anos, sendo 24 anos na Auditoria. Foi membro efetivo e Presidente do Conselho Fiscal e membro suplente do Conselho Deliberativo do Economus. Atualmen-te, atua como membro do Conselho Fiscal na entidade.

Pedro Amauri RinaldMembro do Conselho Fiscal

Suplente:João Carlos de Faria

Conselho Fiscal

revista economus revista economus8 9

Page 6: Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista economus Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

{ previdência }

Em fevereiro de 2014, a Superintendência Nacional de

Previdência Complementar (PREVIC) aprovou o Pro-

grama de Educação Previdenciária e Financeira do

Instituto, o Educonomus.

O programa tem como objetivo ampliar o nível de co-

nhecimento dos participantes ativos e assistidos sobre

aspectos financeiros e previdenciários, incentivando-

os a planejarem suas despesas e a pensarem no futu-

Educonomus, o programa de educação previdenciária e financeira do Economus

ro de uma maneira estruturada, seja antes ou depois

da aposentadoria.

O Educonomus foi desenvolvido conforme a Reco-

mendação nº 1/2008 do Conselho de Gestão e Previ-

dência Complementar (CGPC), que contempla três

pilares de boas práticas:

ŸInformação: disseminação de fatos, dados e conhe-

O Economus disponibiliza uma ferramenta de grande utilidade para os participantes dos seus planos de previdência em sintonia com as orientações da PREVIC.

revista economus revista economus10 11

O objetivo é ampliar o nível de

conhecimento dos participantes sobre aspectos

financeiros e previdenciários, incentivando-os

a planejarem suas despesas e a pensarem no

futuro de uma maneira estruturada.

Page 7: Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista economus Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

cimentos específicos;

ŸInstrução: desenvolvimento das habilidades neces-

sárias para a compreensão de termos e conceitos; e

ŸOrientação: provimento de orientações gerais e espe-

cíficas para melhor uso das informações e instruções

recebidas

O Programa de Educação Previdenciária e Financeira

vem para agregar ainda mais no processo de evolução

e aprimoramento dos serviços prestados pelo Econo-

mus, seguindo a tendência praticada pelo segmento,

que ao atender os quesitos observados pela PREVIC,

desonera as Entidades da obrigatoriedade de imprimir

o Relatório Anual de Informações (RAI), demonstran-

do a preocupação com a responsabilidade socioam-

biental.

A origem do nome

O nome Educonomus retrata claramente o objetivo do

programa: “Educar pensando no seu amanhã”. Isso

significa que o compromisso do Economus não é ape-

nas desenvolver e gerir planos de previdência comple-

mentar, mas também estar ao lado do seu público-

alvo, hoje e no futuro.

Assim sendo, este programa visa a atender aos mais

de 25 mil participantes, entre ativos, autopatrocinados,

assistidos e optantes pelo Benefício Proporcional Dife-

rido (BPD).

Conhecendo o mascote

Para simbolizar o programa, foi criado o mascote que

representa o conceito de “educar”, o objetivo principal

do Educonomus. O mascote escolhido foi uma Coruja,

símbolo da inteligência, reflexão, sabedoria e conheci-

mento racional, tópicos a serem abordados pelo pro-

grama de Educação Previdenciária e Financeira, a fim

de transmitir ao público-alvo do Instituto a importância

em planejar o futuro na aposentadoria.

Com as ações estabelecidas para o desenvolvimento

do Educonomus, no decorrer deste ano, os participan-

tes terão a oportunidade de obter conhecimento para

administrar melhor suas despesas e investimentos,

desenvolver e fortalecer uma cultura previdenciária.

O programa de Educação Previdenciária e Financeira

do Economus busca construir em conjunto com parti-

cipantes e seus familiares, uma consciência previden-

ciária e financeira que contribua não somente para a

tranquilidade no futuro e a segurança em situações de

riscos, mas também para o incremento da economia

com a expansão da poupança nacional. Daí a impor-

tância de planejar o futuro agora.

Entrevista com o Diretor de Seguridade do Economus, Maurício Messias.

A importância de se ter um programa de Educação Previdenciária e Financeira

Do seu ponto de vista, qual a importância de um programa de educação financeira e previdenciária, tanto para o país como para o Economus?

Nos últimos anos o Brasil vem passando por uma série

{ previdência }

de transformações econômicas, sociais e ambientais, entre outras. Aspectos como a estabilização da moe-da, melhoria na renda e na qualidade de vida da população e a maior longevidade das pessoas, exigem uma preparação dos indivíduos e das famílias quanto

{ previdência }

revista economus revista economus12 13

ao seu futuro financeiro. A relação entre poupança e consumo deve ser objeto de um planejamento que visa garantir bem-estar no presente, sem abrir mão de uma segurança econômica no futuro. Esse processo educacional é de responsabilidade de todos: governos, escolas, entidades da sociedade civil e do setor priva-do. E o nosso Instituto de Seguridade não poderia ficar de fora desse importante movimento.

O Programa Educonomus é a forma organizada que desenvolvemos para oferecer nossa contribuição ao tema, com o intuito de ampliar o nível de conhecimen-to dos nossos participantes sobre aspectos financeiros e previdenciários, incentivando-os a planejarem seu futuro de maneira cada vez mais estruturada, seja antes ou depois da aposentadoria. Existe a possibilidade de o programa estender suas ações para a população em geral?

Inicialmente as ações estão voltadas para a conscienti-zação dos participantes do Economus. Estamos apos-tando no potencial multiplicador do grupo em dissemi-nar o conhecimento aos seus familiares, pessoas de seu relacionamento e comunidade, de forma natural. Temos como desafio também difundir o conteúdo de nosso Programa por meio de ações voltadas ao públi-co infantil, pois entendemos que a cultura previden-ciária deve começar desde cedo. Lembrando que é fundamental que o exemplo venha de casa, por meio do consumo consciente, por exemplo, estabelecendo maneiras de como lidar com o dinheiro para que ele seja bem utilizado ao longo do tempo.

Quais as principais ações que estão sendo realizadas?

As ações do Programa Educonomus contemplam três pilares de boas práticas: informação, instrução e orien-tação. O primeiro semestre de 2014 foi dedicado es-pecialmente aos processos de informação e orienta-ção, com publicação de matérias que abordam temas previdenciários e de finanças, realização de enquetes, divulgação do Relatório Anual de Informações em meio eletrônico, serviço de Consultoria Previdenciária, Campanha de Adesão ao PrevMais, todos dirigidos aos participantes e colaboradores do Instituto. No segundo semestre e já olhando para o ano de 2015, estão previstas novas ações como formação de multi-

plicadores, realização de palestras e workshops em

encontros presenciais com participantes, disponibili-zação de materiais explicativos sobre os planos de be-nefícios e assistenciais, ensino à distância em educa-ção financeira e previdenciária, entre outras, tendo como base as experiências auferidas neste primeiro ano do Programa.

Quais as expectativas do Instituto com o Programa Educonomus?

Acreditamos que o Educonomus é uma importante ferramenta de ampliação do relacionamento entre o Instituto, seus participantes e colaboradores, proporci-onando melhor entendimento sobre os benefícios ofe-recidos pelo Economus. Buscamos com esse progra-ma, conscientizar esta população sobre a importância de se planejar o futuro de maneira consciente, inserin-do a educação previdenciária e financeira no cotidiano das pessoas.

A educação é a arma

mais poderosa que você pode

usar para mudar o mundo.

– Nelson Mandela

Page 8: Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista economus Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

{ plano de saúde }

Você sabia que o Economus já está totalmente adapta-do para atender ao novo Rol de Procedimentos e Even-tos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)?

A principal novidade é a inclusão de tratamento para o câncer em casa, com medicamentos via oral.

Passam a ser ofertados medicamentos para o trata-mento de tumores de grande prevalência entre a popu-lação, como estômago, fígado, intestino, rim, testículo, mama, útero e ovário.

A nova cobertura obrigatória para beneficiários de pla-nos de saúde, que passam a ter direito a 50 novos exames, consultas e cirurgias, a 37 medicamentos orais para tratamento domiciliar de câncer, além de coberturas específicas para 29 doenças genéticas, entrou em vigor em 02 de janeiro de 2014.

O fornecimento dos medicamentos é realizado direta-mente por uma equipe especializada do Economus, responsável pelo controle, monitoramento e distribui-ção de abrangência nacional.

Se você é elegível ao tratamento, ligue na Central de Atendimento (0800-0147000) ou envie e-mail para ([email protected]). O beneficiário deve apresentar relatório médico e prescrição do medica-mento, respeitando as orientações listadas a seguir:

a) A prescrição deve ser escrita em caligrafia legí-vel, à tinta, datilografada ou digitada, observada a

nomenclatura e o sistema de pesos e medidas oficiais, indicando a posologia e duração do tra-tamento;

b) Conter o nome completo do paciente;

c) Conter a denominação genérica dos medicamen-tos prescritos;

d) Ser apresentada em duas vias; e

e) Conter o nome do prescritor, a data, a assinatura e o número de registro no conselho de classe correspondente.

O prazo previsto para análise das solicitações é de até 21 (vinte e um) dias úteis, conforme legislação vigente.

Entenda a cobertura para medicamentos oncológicos

Atendendo norma da Agência Nacional de Saúde, o Economus passa a oferecer medicamentos para tratamento dos principais tipos de tumores.

retina

cabeça e pescoço

pulmãolinfonodo

fígadoestômago

intestino

rins

sangue

pele

osso

mama

próstatatestículo

Veja abaixo ilustração dos tumores de grande prevalência entre a população:

Homem Mulher

revista economus revista economus14 15

Acesse o site do Economus e veja a lista completa dos medicamentos orais para tratamento de câncer.

Page 9: Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista economus Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

{ lançamento }

Atualmente fazer um plano de saúde individual está cada dia mais difícil e com alto custo para ter acesso aos hospitais de referência. O Economus, desde 1977, vem construindo uma ampla rede credenciada para atender aos seus empregados, aposentados, pensionis-tas e dependentes diretos, que somam cerca de 49 mil beneficiários e agora este benefício pode ser estendido aos familiares de até 3° grau com o Plano Economus Família.

A seguir, confira a entrevista com o Diretor de Seguri-dade, Maurício Messias, sobre as características deste novo plano.

Economus Família: Novo Plano de Saúde

Conheça o novo plano do Economus feito para toda família.

revista economus 17

Por que o plano Economus Família foi criado?

O Plano Economus Família foi criado para estender os benefícios do plano de saúde do Economus aos fami-liares de até 3º grau do titular participante, como por exemplo: filhos, pais, irmãos, netos, tios, avós e sobri-nhos.

Outro motivo para a criação desse plano foi entrarmos em conformidade com o artigo 21 da RN 195/09 da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, que não permite regime de custeio diferenciado para o mesmo plano. Essa era a antiga condição da Tabela de

O plano Economus Família foi

criado para estender os benefícios do

plano de saúde do Economus aos

familiares dos participantes.

revista economus16

Page 10: Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista economus Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

Faixa Etária nos planos PLUS e PLUS II, que deixou de existir a partir de 01/07/2014, mediante a transferência desse grupo de beneficiários para o Economus Família.

Quais são as principais características deste novo plano?

O novo plano contempla internação em apartamento individual padrão e oferece todas as coberturas e os procedimentos obrigatórios estabelecidos pela legislação atual, como: atendimento ambulatorial, internações hospitalares, exames complementares e serviços auxiliares.

Além disso, o plano possui alguns diferenciais, como: ausência de coparticipação; exclusão automática de carência para todos os beneficiários transferidos dos planos PLUS e PLUS II; boleto individual vinculado ao CPF de cada beneficiário; possibilidade de inclusão de beneficiários de até 3º grau de parentesco do titular; e, acesso a ampla rede credenciada com mais de 4.000 credenciados em todo o Estado de São Paulo.

É importante ressaltar que, diferentemente dos planos de mercado que possuem diversos níveis de cobertura, do básico ao premium, os planos geridos pelo Econo-mus são todos equivalentes em termos de rede creden-ciada e cobertura, incluindo procedimentos além dos exigidos pela ANS, como por exemplo: Home Care, RPG e Hidroterapia, nos casos em que for comprovada

{ lançamento }

a sua necessidade e eficácia para o tratamento do beneficiário.

Em relação ao mercado, o plano Economus Família tem custo competitivo?

Sim, o preço do Economus Família é um dos planos mais competitivos comparando-se as opções oferecidas pelo mercado, ao considerar uma cobertura padrão com apartamento e direito a hospitais renomados como: Incor, Bandeirante, São Camilo, Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, Maternidade Pro Matre, Santa Joa-na, A.C. Camargo, AACD, Vera Cruz, São Lucas, entre outros. No interior também há disponibilidade de rede credenciada própria do Economus e a atuação de várias Unimed's em regiões específicas.

O Economus atende atualmente cerca de 49 mil bene-ficiários que contam com uma ampla rede de creden-ciados no Estado de São Paulo e com cobertura em todo território nacional via rede Cassi, neste último ca-so é importante consultar a nossa Central de Atendi-mento para solicitar mais informações.

Como foi elaborada a tabela de preços para este plano?

Fizemos um detalhado estudo atuarial para embasar a tabela de preços deste novo plano. Utilizamos como referência despesas médicas e dados cadastrais dos beneficiários dos planos operados pelo Economus com

características semelhantes às do Economus Família.

Todos os cálculos foram efetuados por consultoria ex-terna e validados pelo atuário interno do Economus, com aprovação da ANS e do Conselho Deliberativo do Instituto.

Importante ressaltar que o Economus Família é um pla-no baseado no conceito de mutualismo, ou seja, sua manutenção depende da utilização consciente dos re-cursos e da contribuição financeira de cada beneficiário.

Por ser um plano baseado no mutualismo, quais são as medidas que serão tomadas para garantir a sua viabilidade a longo prazo?

Um plano nesta modalidade é como um condomínio, onde todos usufruem dos mesmos benefícios e pos-

suem responsabilidade quanto a sua utilização, pois o uso indevido impacta na mensalidade de todos os participantes.

Além disso, a inclusão de novos beneficiários de faixa etária variada torna-se imprescindível, uma vez que esse público tende a envelhecer, assim é necessário que novos integrantes entrem para oxigenar a massa de beneficiários, ou seja, alterar o perfil etário do grupo de beneficiários reduzindo a sua idade média.

Outro aspecto positivo da inclusão de novos beneficiá-rios baseia-se num conceito simples da estatística e que pode ser traduzido para o caso da seguinte forma: quanto maior for o número de beneficiários, maior a tendência de que o custo estimado pelo Economus em cada faixa etária mantenha-se dentro dos patamares esperados.

Ainda tem alguma dúvida? Acesse o site e confira as perguntas e respostas mais frequentes do Economus Família.

www.economus.com.br/economus_familia

revista economus18 revista economus 19

economuseconomus

Page 11: Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista economus Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

Uso consciente do plano: mais saúde para as suas finanças

{ plano de saúde }

Você já parou para pensar como são formados os preços dos produtos e serviços que consome? Será que no seu dia a dia, a forma como você os utiliza tem algum impacto no valor que foi pago por eles?

No caso dos planos de saúde, que funcionam sob a modalidade de autogestão, ou seja, que não visam lucro, como os planos administrados pelo Economus, a resposta é sempre sim: todas as despesas geradas nas consultas, procedimentos, tratamentos e internações influenciam diretamente no custo final do plano.

Sem contar que, nessa modalidade, a conta final, as-

sim como ocorre nos condomínios, é dividida por todos

os usuários. Sendo assim, o beneficiário do plano de

saúde também é responsável por zelar pelo bom uso

do serviço.

Na página seguinte, você vai encontrar algumas dicas

simples e práticas que demonstram como o uso cons-

ciente do seu plano de saúde pode colaborar para

gerar economia no seu orçamento mensal.

Todas as despesas geradas nas

consultas, nos procedimentos, nos tratamentos

e nas internações influenciam

diretamente no custo final do plano.

Conheça os benefícios de usar o plano de saúde com inteligência tanto para a sua saúde quanto para o seu bolso.

revista economus revista economus20 21

Page 12: Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista economus Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

{ }plano de saúde { plano de saúde }

Quando você precisa agendar uma consulta médica, como faz para localizar a rede credenciada do Econo-mus? Liga para a Central de Atendimento?

Saiba que a forma mais simples e rápida de localizar um prestador é acessar o site www.economus.com.br

e clicar na opção “Procure um Médico”, localizada na home.

Após isso, você será direcionado à página de consulta da rede credenciada. Confira o passo a passo que ela-boramos para você e saiba como proceder:

Saiba como consultar a rede credenciada

1. Selecione “Estado e Município” onde deseja pro-curar a rede credenciada;

2. Preencha o “Tipo de Prestador”, que pode ser desde exame até hospitais;

3. No tipo de prestador, escolha a especialidade médica desejada, por exemplo: cardiologia, pediatria, oncologia etc.;

4. Por último, informe seu plano para identificar a relação de credenciados aos quais você terá atendimento.

Para indicar novos credenciamentos, acesse o menu “Planos de Saúde”, opção “indicação de credencia-dos”. Vale ressaltar que o pedido será analisado pelo

Instituto, que observará os critérios de avaliação, não garantindo o cadastramento. Este serviço tem como objetivo garantir uma rede credenciada completa e continuar oferecendo serviços de qualidade aos bene-ficiários do Economus.

Novos Credenciados

De agosto de 2013 até o mês de abril de 2014, o Eco-nomus incluiu aproximadamente 200 novos credencia-mentos, agregando novos prestadores à rede creden-ciada.

Para auxiliar na localização destes profissionais, basta acessar o site do Instituto (www.economus.com.br) e conferir a relação dos novos cadastrados.

1

2

3

4

ŸUse seu plano de saúde de forma preventivaŸMarque uma consulta sempre que tiver algum sintoma atípicoŸFaça exames preventivos todos os anosŸSiga à risca todas as recomendações médicas e não tome nenhuma

medicação sem prescrição

Prevenção e Cuidados

ŸEscolha um médico de confiança que conheça bem suas condições físicasŸGuarde receitas, resultados de exames e de procedimentos com cuidado

Históricode Saúde

ŸEvite agendar consultas com diversas especialidades em um curto período de tempo, a fim de não centralizar as despesas de coparticipação em um único mês

ŸSe não puder comparecer à consulta, cancele-a com no mínimo 24 horas de antecedência

ŸÉ importante retornar ao médico em até 30 dias corridos, pois essa consulta não será cobrada por se tratar de retorno

ŸLeve sempre os exames anteriores para que o médico possa fazer um diagnóstico mais preciso

Consultas

ŸVerifique todas as informações antes de assinar as guias médicas e se estão preenchidas corretamente (datas, serviços prestados etc.)

ŸLeve sempre sua carteirinha do plano de saúde e um documento com fotoŸNão empreste a carteirinha. Ela é pessoal e intransferívelŸConheça bem a cobertura do plano e seus direitos e deveres

Documentos

ConsultasExames eProcedimentos

ŸBusque os exames realizados assim que ficarem prontos e leve-os logo ao médico para dar continuidade ao tratamento

ŸEvite repetir exames desnecessariamente

ŸUse o pronto-socorro somente para casos de urgência e emergênciaŸEvite levar todos os seus filhos juntos ao pronto-socorro quando somente um

necessita de atendimento. Assim, você estará protegendo todos de uma possível contaminação

ŸNão vá como acompanhante a um pronto-atendimento se também estiver doente

Urgência eEmergência

revista economus revista economus22 23

Page 13: Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista economus Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

Empréstimos Economus: sempre um bom negócio

{ empréstimo }

Os participantes ativos ou aposentados do Economus contam com uma ótima solução financeira na hora de fazer empréstimos.

Aproveite as taxas atrativas disponíveis nos emprésti-mos do Economus. Conheça as características do pro-duto que pode ajudar na realização dos seus sonhos ou a até sair do endividamento.

Participantes ativos ou aposentados vinculados aos planos de Benefícios BD e PrevMais oferecidos pelo Economus podem obter as seguintes vantagens para aquisição de empréstimo pessoal:

ŸTaxas de juros atrativas;

ŸAté 60 (sessenta) meses para pagar; ŸParcelas consignadas em folha salarial/folha de

benefícios; eŸPagamento da primeira parcela após 30 (trinta) dias

da data do crédito.

O empréstimo pessoal é uma atraente opção de cré-dito, pois oferece condições diferenciadas daquelas praticadas pelo mercado financeiro. Veja a seguir mais algumas características dos empréstimos oferecidos pelo Economus:

Com o Economus, você pode obter

empréstimos com as melhores taxas e,

com isso, realizar os seus sonhos.

revista economus revista economus24 25

Page 14: Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista economus Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

abatido do valor solicitado.ŸSe o participante pagou mais de 50% (cinquen-

ta por cento) da quantidade das parcelas, não será cobrada taxa de renovação/reciclagem.

Nos demais casos, serão aplicadas as seguintes taxas:

Como funciona a quitação antecipada do Empréstimo?

ŸEm caso de quitação o participante deve enviar um e-mail para a Central de Atendimento ([email protected]), solicitando a quitação do empréstimo em aberto, no qual conste o plano, nome completo e número da matrícula BNC/Economus.

A quitação poderá ser solicitada a partir do mês seguinte ao da concessão do crédito.

Para simular valores e prazos, acesse o site do Ins-tituto (www.economus.com.br) e verifique as demais condições para contratação.

Faça já sua simulação!

As disposições contidas nesta publicação não se so-brepõem às regras utilizadas para concessão de em-préstimo, disponibilizadas no site do Economus.

Plano PrevMais

4ª renovação em diante

3ª renovação

2ª renovação

1ª renovação 0,25%

0,50%

0,75%

1,00%

Quem poderá solicitar empréstimos?

ŸO empréstimo poderá ser concedido aos parti-cipantes com, no mínimo, 1 (um) ano de filia-ção aos planos BD e/ou PrevMais.

ŸParticipantes maiores de 18 (dezoito) anos de idade.

Qual valor de empréstimo pode ser solicitado?

Limites de crédito do plano BD

ŸParticipantes ativos: até 6 (seis) vezes o respec-tivo salário bruto, limitado a R$ 60.000,00 (ses-senta mil reais).

ŸParticipantes assistidos: soma do valor líquido re-cebido pelo INSS e do benefício bruto pago pelo Economus, limitado a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais).

Caso o valor da reserva de contribuição líquida (descontado o Imposto de Renda) do participante ativo do plano BD seja inferior ao valor solicitado, o Economus pode exigir até 2 (dois) avalistas, sendo que um deles deverá ser funcionário ativo ou aposentado oriundo do Banco Nossa Caixa, atual Banco do Brasil, maior de 18 (dezoito) anos de idade e que não seja avalista de outro contrato de empréstimo.

Limites de crédito do plano PrevMais

Participantes ativos:

ŸAté 3 (três) anos de filiação ao plano: até 4 (qua-tro) vezes o salário bruto, limitado a R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

ŸEntre 3 (três) e 6 (seis) anos de filiação ao plano: até 5 (cinco) vezes o salário bruto limitado a R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais).

ŸMais de 6 (seis) anos de filiação ao plano: até 6 (seis) vezes o salário bruto limitado a R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais).

O valor solicitado não poderá exceder a somatória dos fundos A e B do participante.

A parcela inicial não poderá ser inferior a R$ 50,00 (cinquenta reais) mensais para os planos BD e PrevMais.

Quais as taxas de atualização utilizadas pelo Economus?

Empréstimo plano BD:

ŸJuros de 0,798% ao mês, mais INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Empréstimo plano PrevMais:

ŸJuros de 0,5725% ao mês, mais SELIC (Siste-ma Especial de Liquidação e Custódia).

Quais as datas para liberação de empréstimo?

Empréstimo plano BD:

ŸPara participantes ativos do Banco do Brasil: o crédito ocorrerá no dia 20 ou útil posterior.

ŸPara participantes aposentados e para partici-pantes ativos Economus: o crédito ocorrerá no dia 25 ou útil anterior.

Caso o participante do plano BD queira receber antes da data prevista, ou seja, dia 10 (dez) ou útil anterior será cobrada taxa de ajuste de prazo so-bre o saldo devedor.

Empréstimo plano PrevMais:

ŸPara participantes ativos do Banco do Brasil: o crédito ocorrerá no dia 20 (vinte) ou útil poste-rior.

ŸPara participantes autopatrocinados e partici-pantes ativos do Economus: o crédito ocorrerá no dia 25 (vinte e cinco) ou útil anterior.

Qual a forma de solicitação e documentação necessária?

Os empréstimos são creditados após a formaliza-ção do contrato gerado no simulador de emprésti-mo, situado na área restrita de participante no site do Economus.

O participante deverá imprimir sua solicitação de empréstimo com antecedência mínima de 10 (dez) dias da data do crédito e deverá enviá-la devida-mente preenchida e assinada, via correio ou pes-

soalmente ao Economus.

ŸDocumentos obrigatórios para anexar aos contratos:

ŸEm caso de avalista, anexar certidão de casa-mento ou nascimento atualizada para cada ava-lista, bem como os formulários gerados pelo simulador; e

ŸCaso haja algum documento pendente, será concedido o prazo de até 5 (cinco) dias ante-riores à data de crédito para regularização.

Onde será creditado e debitado o valor do empréstimo?

ŸO valor a creditar será efetuado exclusivamente na conta corrente do participante cadastrada no Economus. Portanto, mantenha seus dados ca-dastrais sempre atualizados junto ao Economus e ao Banco do Brasil.

ŸAs parcelas são consignadas na folha salarial do Patrocinador, em caso de participantes ativos, e em folha de benefícios, para os participantes aposentados.

Importante!

As concessões de empréstimos para os participan-tes do Regulamento Complementar nº 1 (plano B) e do Regulamento Complementar nº 2 (plano A) fo-ram suspensas por prazo indeterminado.

Como funciona a Renovação ou Reciclagem do Empréstimo?

ŸA renovação ou reciclagem de empréstimo ocor-re quando o participante já possui um emprésti-mo em aberto no Economus e solicita novo cré-dito referente ao mesmo plano. No momento da concessão do novo crédito, o saldo devedor será

{ empréstimo }

revista economus revista economus26 27

Plano BD

4ª renovação em diante

3ª renovação

2ª renovação

1ª renovação 0,20%

0,40%

0,60%

0,80%

 Cópia do último holerite; Declaração pessoal de saúde devida-mente preenchida;

 Cópia do demonstrativo de pagamento do INSS atualizado (caso o participante aposentado tenha utilizado o valor na simulação).

Page 15: Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista economus Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

{ ouvidoria }

Com a implantação da Ouvidoria, em maio deste ano,

o Economus deu um passo importante para se aproxi-

mar ainda mais de seus participantes e beneficiários.

Tendo como um dos motivos de sua criação o aperfei-

çoamento dos processos de trabalho, a Ouvidoria vem

também para atender à Resolução Normativa nº 323

de 03.04.2013, da Agência Nacional de Saúde Suple-

mentar (ANS).

Este novo canal é fundamental para o tratamento de

manifestações de segunda instância, advindas tanto

dos beneficiários e participantes como de órgãos e

associações de defesa do consumidor que de alguma

forma não tiveram sua solicitação resolvida durante o

contato com a Central de Atendimento.

A presença de uma Ouvidoria trás muitos benefícios

ao público de interesse ao propor a elevação do pa-

drão de qualidade dos serviços prestados, sendo uma

consequência positiva da evolução dos processos do

Economus.

O acesso a este novo canal é realizado exclusivamente

pelo site www.economus.com.br, por meio do preen-

chimento de um formulário localizado no espaço re-

servado para a Ouvidoria.

O Economus mais próximo de você

As reclamações e sugestões em relação aos serviços do Economus agora são tratadas de forma mais rápida e com mais qualidade.

Este canal é fundamental para o

tratamento de manifestações de

segunda instância.

revista economus revista economus28 29

Page 16: Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista economus Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

Relaxar não é difícil. Pelo menos não deveria ser. Da mesma forma que aprendemos a ficar tensos, pode-mos e devemos aprender a relaxar. A tensão do dia a dia reflete nos músculos – principalmente pescoço, ombros e costas – e o pior é que muitas pessoas habituadas a um estado de tensão crônica não têm consciência disso.

As técnicas de relaxamento têm um objetivo básico: ensinar o indivíduo a relaxar os músculos por vontade própria, por meio da percepção cognitiva do que é es-tar tenso ou relaxado, obtendo, dessa forma, o alívio da tensão.

Conheça algumas técnicas e aprenda a usá-las, você

Nada melhor para enfrentar as tensões do dia a dia do que aprender alguns exercícios de relaxamento e viver mais leve.

Para aliviar a tensão, feche os olhos e relaxe

Com as técnicas corretas,

é possível aprender a

relaxar por vontade própria

e viver melhor.

{ saúde }

só tem a ganhar com isso.

Respiração

Para relaxar, deite de bruços, inspire e conte até 6; expire e conte de novo até 6. A seguir, faça o mesmo sentado, depois em pé. Respire fundo contraindo o diafragma. Pratique isso diariamente até que se torne algo natural.

Pensamentos

Quando o motivo da tensão são pensamentos trágicos, normalmente sobre tragédias futuras ou crises passa-das, procure concentrar-se no presente e logo vai sentir-se relaxado.

Faça movimentos com a cabeça, bem devagar: para a frente e para trás (não eleve o ombro, é a cabeça que se move).

Ainda devagar, faça movimentos de rotação da cabeça, deixando os ombros relaxados. Se ficar tonto, suspenda a execução e aguarde alguns instantes.

Repita os movimentos de rotação com os ombros, primeiro para trás e para a frente, depois inverta a direção.

Alguns exercícios que ajudam a relaxar os músculos:

1Em pé, tente alcançar o teto com as mãos. Sinta a musculatura se alongando, principalmente dos braços e laterais do tronco. Então, deixe o corpo cair para a frente com as mãos em direção ao chão. Levante bem devagar, começando pela cintura, a cabeça deve ser a última a voltar à posição ereta.

Esfregue as mãos para aquecê-las e massageie o pescoço, começando atrás das orelhas e descendo até os ombros. Com as pontas dos dedos toque os pontos que sentir mais tensos ou dolorosos.

Repita esta experiência todos os dias e aprenda a viver relaxado.

2

3

4

5

revista economus revista economus30 31

Page 17: Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista economus Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

{ passatempo }

Como proporciona ao participante a formação de uma poupança de longo prazo, os fundos de pensão garan-tem sensação de segurança para o amanhã. Vive-se o presente, com os olhos no futuro! Além disso, as enti-dades são constantemente fiscalizadas com o objetivo de garantir a segurança e a liquidez do patrimônio em atendimento à legislação, gerando, desse modo, mais confiança para o participante dos Fundos de Pensão. Os Fundos de Pensão, por não possuírem fins lucrati-

FCXKRPASAUCIPAICNÊAIVHRAPLICWQ

CIDQELXWRNIEOUUQDSÇHSBDGCSGSNE

Caç

a-pa

lavr

as

vos, têm taxas de administração bem menores do que as cobradas por instituições financeiras (bancos, segu-radoras etc.), o que gera ainda mais rentabilidade ao participante. Com as contribuições do participante e da empresa (patrocinadora) há a formação de uma poupan-ça de longo prazo, que garantirá uma boa cobertura no futuro. A contribuição já é descontada mensalmente do salário, o que é um ponto positivo para investidores in-disciplinados.

Teste seu conhecimento e encontre as principais palavras do texto.

Fundos de Pensão: poupança de longo prazo

NRSANWVBOXZTUDÁDILNBIXILAMSFZF

GFBATDMNIZNNPBTCUWAKNKGRNCORCU

ZUWLABSFDETIASVIAHRSGDVCGOÇSKT

XHHLBRBSMSMRNTFRWOUHNCMHAHIIUU

VPJWISHAFDGPÇICSPOGGOHQMUFDLKR

NMMQLPPCKVHHAACRYBESNLOUHCMXNO

MVLCIOSNIPVBSÉHJNNSBADOOOJRMMI

MGHGDMVIPAJYABSICBIVLGKLPLAQAT

AAHPAPRQHRTSLCSTCDCTMXFBOBLPWS

EVIFDRIEÃTKDLMLVIVHGFZUZDSXXWN

GCYMEFVGÇIUADUTOJIEYNIAHAEPFJE

LLOVYIAACCVJTRVGKPAÇQDSTLDSJXF

QAUKPBQATIZHBXJCNCÃQFCMHEAHPWU

IÇTBSJXZNPTEUEWSZETAXASARGDCCL

PNEVIGÊNAAÁCOUPLEMELTAROPMOFHL

HAZOWWSJMNETSEDSDSFNDEYGMBLOQC

DPKJVKLPBTNTHLMCKARODANICORTAP

NUOZBEIILEFPRDPVSLRUIMVGDWXQIG

CORLAIRFPRSIAVOXIPEPASOIRÁLASB

UPXIFOICUGHKCLTUSDBSZZÇWPRMZCH

FJXIFIKDSAIOCMZEHDLKENCOECIVMJ

UXOLRGFAMANHÃNLOSREPANCÃXZOSHU

Aprenda aplanejar e a

cuidar bem do seu dinheiro.

Pensar no futuro não é apenas fazer

uma reserva para a aposentadoria. É

muito mais. Por isso, acompanhe o

programa de educação financeira do

Economus no site do Instituto.

www.economus.com.br

revista economus32

Page 18: Setembro, 2014 - Edição 3 e Economus§ão_3.pdf · Planeje sua vida com o PrevMais. revista economus Nesta edição o Instituto traz como matéria de capa, um tema bastante comentado

economuseconomus

Tudo feito para você.

Acesse e confira.

Notícias sobre previdência, saúde e investimentos

Empréstimos RedeCredenciada

Enquetes e outrasinformações

www.economus.com.br