Sexta 24/09/2010

16
ESCOLA NA LEIA Jornal Folha do Espírito Santo e Revis- ta Leia, abriu as portas na manhã de ontem para os alunos da Escola “Fra- ternidade e Luz”, O estabelecimento de ensino está desenvolvendo o projeto ”Mais Tempo na Escola”. Pág 07 SHANIA TWAIN J R GERAL São Petkovic livra Flamengo P etkovic substituiu Ro- drigo Alvim aos 24 minutos do segundo tem- po e evitou a derrota do Flamengo. Aos 40 da eta- pa final, o jogador marcou o gol de empate. Pág.13 SENADOR MAGNO MALTA DEFENDE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL A QUAL ELE CLASSIFICOU DE UMA PIADA SEM A MENOR GRAÇA. CRIME HEDIONDO DE QUE SER PAGO COM AS PENAS DA LEI. SENADOR CRITICA MAIORIDADE PENAL PÁGINA 06 problemas de má postura A grande maioria das queixas de dores nas costas é funcional, ou seja, relacionadas aos ví - cios de posturas, e falta de ergonomia no trabalho e no cotidiano. Pág.12 Entrevista com Jovany Sales Rey U ma profissão um tan- to quanto inusitada. Talvez, até pouco conhe- cida. Mas fundamental para o sucesso de qualquer filme ou produção áudio- visual. Pág.14 R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES SEXTA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO 2010 Nº40909 WWW.FOLHAES.COM.BR SÓ JESUS CRISTO SALVA ! CHEFES DO TRÁFICO CAÇADOS E PRESOS EM CACHOEIRO ALESSANDRO CAETANO DE AMORIM, ISAÍAS MOTA MACHADO E MATEUS DE SOUZA LOPES MUDARAM DE ENDE- REÇO: DOS BAIRROS BELA VISTA E MONTE LIBANO PARA O DEPARTAMENTO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA. PÁGINA 15

description

Edição nº 40909

Transcript of Sexta 24/09/2010

Page 1: Sexta 24/09/2010

ESCOLA NA LEIA

Jornal Folha do Espírito Santo e Revis-ta Leia, abriu as portas na manhã de ontem para os alunos da Escola “Fra-ternidade e Luz”, O estabelecimento de ensino está desenvolvendo o projeto ”Mais Tempo na Escola”. Pág 07

SHA

NIA

TW

AIN

JR

GERAL

São Petkoviclivra Flamengo

Petkovic substituiu Ro-drigo Alvim aos 24

minutos do segundo tem-po e evitou a derrota do Flamengo. Aos 40 da eta-pa final, o jogador marcou o gol de empate. Pág.13

SENADOR MAGNO MALTA DEFENDE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL A QUAL ELE CLASSIFICOU DE UMA PIADA SEM A MENOR GRAÇA. CRIME HEDIONDO DE QUE SER PAGO COM AS PENAS DA LEI.

SENADOR CRITICAMAIORIDADE PENAL

PÁGINA 06

problemas de má postura

A grande maioria das queixas de dores nas

costas é funcional, ou seja, relacionadas aos ví-cios de posturas, e falta de ergonomia no trabalho e no cotidiano. Pág.12

Entrevista comJovany Sales Rey

Uma profissão um tan-to quanto inusitada.

Talvez, até pouco conhe-cida. Mas fundamental para o sucesso de qualquer filme ou produção áudio-visual. Pág.14

Fundado em 01 de Março de 1997, Cachoeiro de [email protected]

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES SEXTA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO 2010 Nº40909 WWW.FOLHAES.COM.BRSÓ JESUS CRISTO SALVA !

CHEFES DO TRÁFICOCAÇADOS E PRESOSEM CACHOEIRO

ALESSANDRO CAETANO DE AMORIM, ISAÍAS MOTA MACHADO E MATEUS DE SOUZA LOPES MUDARAM DE ENDE-REÇO: DOS BAIRROS BELA VISTA E MONTE LIBANO PARA O DEPARTAMENTO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA. PÁGINA 15

Page 2: Sexta 24/09/2010

“O meu mandamento é este, que vos ameis uns aos outros, as-sim como eu vos amei”. (João 15:12)

Jesus está ministrando o en-sino aos discípulos, preparando-os para a grande comissão de ir e fazer discípulos de todas as na-ções. A marca registrada neles deveria ser o amor. Eles deve-riam amar e amar sempre como Jesus fez, deixando o exemplo.

Como está o amor no mun-do de hoje?

O amor, conforme nos disse Jesus está se esfriando no cora-ção de muitos. “E, por se multi-plicar a iniquidade, o amor se es-friará de quase todos” (Mateus 24:12 Jesus sabia que a situação seria difícil para os discípulos, para a Igreja no fim dos tempos. Quanta maldade, quanta impu-nidade, quanta injustiça. Quanta brutalidade. Quantos crimes he-diondos. Uma moça virgem é ri-fada. O ser humano passou a ser um objeto descartável como um copo, um prato, um garfo, uma colher, uma faca.

Jesus está di-zendo que o ser hu-mano tem

dignidade; que foi criado à ima-gem e semelhança de Deus e que merece o nosso respeito, o trata-mento com dignidade, com hon-ra, com amor.

Amai-vos uns aos outros!!!Os discípulos conheciam o

mandamento na Lei de Deus a “TORÁ” que está nos primeiros cinco livros da Bíblia. “Não te vingarás nem guardarás ira con-tra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor” (Leví-tico 19:18) Jesus veio para cum-prir a Lei e assim ele reforça a importância do amor em todos os relacionamentos dos discípu-los como a tônica da vida cristã. Experimente amar o próximo, no dia a dia, e você vai ver o bom re-sultado como fruto da obediência ao mandamento de Jesus. Vem aí o IV FÓRUM DE HUMANI-ZAÇÃO DO HECI – dos dias 28 a 30 de Setembro de 2010. Ore por mais este evento do Hospital e que seja uma bênção para cada funcionário e especialmente para todos quantos dependerem dos préstimos hospitalares.

Amai-vos uns aos outros

Folha BíblicaReverendo Dr. Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

O Deus eterno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os bra-ços eternos; ele expulsou o inimi-go de diante de ti e disse: Destrói-o // Dilma cai cin-co pontos em re-lação a Serra, diz Datafolha // Ninho petista começa a se preocupar // Eleições em momento de deci-são // Alexandre Bas-tos comunicando com a coluna // Júlio Ferrari, presidente eleito para a Mesa Diretora da Câma-ra Municipal inconfor-mado com o modo que foi conduzido o concur-so público // Certame já começa despertan-do suspeitas // Alunos da escola “Fraternida-de e Luz” conhecendo as instalações da Edito-ra Leia // Visitaram a re-dação, viram de perto os maquinários e conver-saram com os profissio-nais da empresa // Folha e Leia com a educação, sempre // Magno Malta pela redução da maiori-dade penal // O senador tem andado pelo esta-do de norte a sul, les-te a oeste // Na busca pela reeleição // Cacho-eiro Futebol Clube en-frentando verdadeiras pedreiras na Copa ES sub-17 // O alvirrubro se prepara para a segunda divisão em 2011 // Trân-sito mudando em Ca-choeiro // Coluna Olhar Fashion amanhã na Re-vista Leia // Produção Cristiane Feu // Social com conteúdo // www.folhaes.com.br // Meio ambiente sendo come-morado em todo o país // A primavera dando as caras // Santo, Santo, Santo é o Senhor do uni-verso! Toda a terra está cheia da sua glória // Desfolhando produzido pelo Interino // Enquan-to o titular dá um tempo // Até a próxima.

02 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 23 de Setembro de 2010 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

opiniãoEditorial

Drogas, o desespero do dia a dia

As notícias sobre envolvimento de me-nores no mundo das drogas, infelizmente, já fazem parte da ro-tina da mídia que vive de mostrar os dois la-dos da moeda de tudo o que acontece pelo mundo. Nesse caso, as drogas e os traficantes vêm levando uma ex-pressiva vantagem so-bre o pode do Estado que parece impoten-te para deter a escala-da de todos os tipos de entorpecentes que são despejados a cada dia no nosso cotidiano.

Não há distinção de sexo, raça, posição so-cial. As drogas entram sem pedir licença e, num piscar de olhos, destrói famílias intei-ras como se fosse um furacão.

E existem casos

chocantes – aqueles que tomamos conhe-cimento, pois há tan-tos que passam no anonimato – de exem-plos do que a droga faz. Em Vitória, um pai cansado de ver o filho drogado, sofren-do ameaças de mor-te e deixando todos os familiares apreen-sivos, acabou entre-gando o próprio filho à polícia. Estava im-possibilitado de lu-tar contra esse enor-me cartel.

O pai se disse ali-viado ao ver o filho preso, algo que, nor-malmente, gera sofri-mento para os paren-tes.

É como se diz em gíria da bandidagem: droga acaba em três “C” – caixão, cadeia e cemitério.

[email protected]

Desfolhando

Leio sobre a falta de disponibilidade de livros digitalizados, pelas edito-ras, para que os deficientes visuais possam “lê-los”, com a ajuda de software específico. Segundo a ma-téria, o sistema computa-cional para sonorização dos tex-tos digitalizados é baseado no uso intensivo de síntese de voz – pro-dução artificial de voz humana. Transforma a forma digital dos ar-quivos em ondas sonoras. O pro-grama é caro, mas existe uma versão demo que pode ser usada satisfatoriamente.

Um leitor cego reclama que a Política Nacional do Livro, espe-cificada no 1º capítulo da lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003, garante o acesso à leitura deve ser assegurado aos cegos. Mas na re-alidade não é o que acontece. Há muito poucas obras em braile e pouca digitalização de obras mais atuais.

Segundo a lei, os deficientes vi-suais poderiam ir a uma livraria ou qualquer outro ponto de venda para ter acesso aos livros do seu in-teresse, em vez de depender exclu-sivamente de doações do gover-no e outras instituições. Poderiam encomendar os títulos desejados, que seriam providenciados. Cons-ta, também, que “os próprios pon-

tos de venda se encarre-garão de fazer o pedido às editoras e, mais tarde, en-tregar os títulos em arqui-vos digitais que os clien-tes poderão levar embora e imprimir numa impres-sora Braille”.

Na verdade, as livrarias não acolhem encomendas e oferecem, apenas, o pouco que têm em brai-le, quando têm. Parece que não há interesse, por parte de editoras, em imprimir mais livros em braile para vender aos deficientes visuais, ain-da que eles sejam em grande nú-mero e, portanto, um nicho de mer-cado promissor.

E a reclamação do radialista cego entrevistado tem razão de ser, pois a lei promete uma coisa que não é cumprida. Os arquivos digi-talizados, mencionados na lei, já seriam de grande ajuda para quem tem o programa de leitura citado e é o que ele reivindica. Nisso, o li-vro eletrônico, que começa a apa-recer, poderia ajudar, se puder ser lido pelo software mencionado.

Então, como é comum neste nosso Brasil de Deus, essa é mais uma lei que não é cumprida. Pre-cisamos votar em políticos que fa-çam o seu trabalho – coisa difícil, não é? – qual seja fazer com que os direitos mais básicos do cidadão brasileiro sejam cumpridos.

Leitura sem deficiênciaPor Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://luizcarlosamorim.blogspot.com

http://twitter.com/amorimluc

Page 3: Sexta 24/09/2010

03

Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Setembro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Policiais armados da SWAT par-ticipam de uma simulação de um ataque terrorista em Pequim, na China, nesta quinta-feira (23).

- “Acho que não podemos fazer política com ódio, porque o ódio é que nem droga e vicia [...]” A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff“

EM FOCO

Indianos olham elefante mor-to após ser atropelado por um trem em Siliguri nesta quinta-feira (23). Pelo menos sete elefantes foram mortos

Ministro nega contratação irregular

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, defendeu nesta quar-ta-feirao procedimento de li-citaçãopelo qual afirma que a EBC contratou por R$ 6,2 milhões a empresa Tecnet, que emprega Cláudio Mar-tins, filho do ministro. Nes-ta m resposta à reportagem, o ministro Franklin Martins di-vulgou nota na qual afirmou que não houve “qualquer ir-regularidade” no pregão.

Presidente do PT recomenda calma

Não é novidade nenhuma

Em comício realiza-do na noite desta quar-ta-feira (22) no bairro Sítio Cercado em Curi-tiba, a presença do pre-sidente Luiz Inácio Lula da Silva e críticas a ad-versários foram as car-tadas finais no Paraná da candidata à presidên-cia da República Dilma Roussef (PT) e do can-didato ao governo do es-tado Osmar Dias (PDT).

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), mi-nistro Cezar Peluso, afir-mou nesta quinta-feira (23) que o debate sobre a cons-titucionalidade da ficha lim-pa não é uma “inovação”.Peluseluso afirmou que a Lei da Ficha Limpa seria in-constitucional por ter viola-do o devido processo legis-lativo. Segundo ele, depois de mudanças na redação do projeto feitas pelo Sena-do, a proposta de lei teria de ter voltado a ser examinada pela Câmara dos Deputados.

José Eduardo Dutra, foi nesta quinta-fei-ra, 23, ao Twitter re-comendar calma e determinação aos mili-tantes do partido. Tam-bém nos bastidores da campanha, a pala-vra de ordem no comi-tê petista é serenidade. “Companhe i ros (as ) . Cabeça fria e cora-ção quente. Não va-mos entrar no jogo deles. A tarefa da mili-tância é ir pra rua com garra e alegria, sem cair em provocações”.

Comício de críticas

Sem ‘baixar o nível’.A candidata do PT à Presi-dência da República, Dilma Rousseff, disse que não se pode fazer política com ódio.“Acho que não podemos fa-zer política com ódio, por-que o ódio é que nem dro-ga e vicia [...] Não dá para demonizar ninguém nes-te país, não se pode fa-zer isso”, disse a candidata.

O principal co-m a n d a n t e militar das Farc, Víctor Julio Suárez

Rojas, também conheci-do como Jorge Briceño ou Mono Jojoy, foi mor-to em combate, infor-mou nesta quinta-fei-ra (23) um porta-voz do Exército da Colômbia. O procurador-geral do país, Guillermo Men-doza, também con-firmou a informação.A morte ocorreu duran-te a madrugada, em uma operação conjunta do Exército, das Forças Aé-reas e da polícia, em uma região de selva na cida-de de La Macarena, no departamento do Meta,

na região central do país. O corpo teria sido iden-tificado, mas ainda esta-va no local, onde os com-bates prosseguiam. Pelo menos outros 20 comba-tentes teriam sido mortos.Participaram dos com-bates 30 aviões, 16 heli-cópteros e cerca de 250 homens, segundo fontes do Ministério da Defesa.‘Mono Jojoy’ nasceu em 5 de fevereiro de 1953 em Cabrera, departa-mento de Cundinamarca.

Ele vinculou-se ao gru-po em 1975, como guerrilheiro raso. Ha-viam recompensas mi-lionárias por sua cap-tura, oferecidas pelo governo da Colôm-bia e pelo Departamen-to de Estado dos EUA.A morte deve ser o prin-cipal golpe na guerri-lha marxista desde 2008, quando morreram seu fun-dador Manuel ‘Tirofijo’ Marulanda e seus líderes Raúl Reyes e Iván Ríos.

Anunciada a morte do líder militar das Farc

“A morte deve ser o principal golpe na guerrilha marxista

desde 2008, quando morreram seu fundador

Manuel ‘Tirofijo’ Marulanda e seus

líderes Raúl Reyes e Iván Ríos.”

Pane no Metrô “provocada” ?O candidato do PSDB à presidência da Repúbli-ca, José Serra, sugeriu on-tem que a falha na Linha 3 - Vermelha do Metrô de São Paulo, na manhã de anteon-tem, tenha sido provocada com “interesses eleitorais”.“Nessa véspera de eleição, acidentes (no Metrô) estão se multiplicando. É muito estranho , não corresponde a média do ano, mas eu não tenho dúvidas de que há in-teresses eleitorais nisso”

Page 4: Sexta 24/09/2010

04 Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Setembro de 2010 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Espaço Cidadã[email protected]

Estela Cardoso Pires - [email protected]

As propostas de desen-volvimento e moderniza-ção no Brasil e nos países de mesma categoria de sub-desenvolvimento enfren-tam-se com a dificuldade de identificar o “certo” e “errado”, a “determinação” e “aposta”, ou o “melhor” e “pior”. O que é viável para uns soa absurdo para ou-tros.

Por isso, a elasticidade de sai PSDB e entra PT, sai PT e entra PSDB, sai PSDB e entra PT ad infinitum é tão infrutífera quanto nociva para o andamento da carru-agem tupinica. Os partidos políticos menores afortuna-damente sobrevivem dian-te do critério bestial para o voto de confiança da média dos eleitores e da capacida-de esmagadora dos grandes de investir mais em qual-

quer tipo de publicidade.Quando se acredita que

os exploradores ou os vi-lões são os patrões, logo se descobre que houve enga-no porque os atores das ma-zelas podem ser os funcio-nários, os subordinados, os cidadãos ou o próprio go-verno no país onde “todos querem tirar o seu” a qual-quer custo e sem se impor-tar se a vida está em jogo.

A escolha de investimen-tos no transporte rodoviário - e por que não mencionar o abuso do valor e núme-ro dos pedágios nos estados supostamente mais desen-volvidos e modernos - de-monstra a negligência das ferrovias e hidrovias, que seriam mais baratas e inteli-gentes para qualquer nação que se diz em busca do de-senvolvimento sustentável

Partidos macomunado

Bruno Peron = [email protected]

O homem civilizado é aquele que sabe ajudar ao seu próximo como a si mesmo e prefere antes uma boa prática mal teorizada, do que uma teoria bem fun-damentada, mas mal prati-cada. O homem civilizado é sincero. É pelo ato que se vê a alma do Homem, as-sim como é no olho que se percebem as intenções. Mãos não dispostas a aju-dar são como ferramentas potencialmente úteis, mas encostadas e deixadas de lado para a ferrugem e ou-tros elementos degenerati-vos.

Não sejamos como o

apóstolo Tomé que precisa-va ver para crer. Creiamos antes no Espírito da Verda-de e em nossa própria luz interior. Façamos a nossa parte, principalmente por querer e se esforçar na tra-vessia da ponte entre a con-dição animal e o ser plena-mente civilizado. Sejamos colaboradores do Consola-dor prometido, estenden-do as mãos para a caridade e a fraternidade, a melho-ria contínua de nós mes-mos e o socorro aos nos-sos semelhantes, pois não seria estranho Deus ajudar o homem pelas mãos dos próprios homens.

Homem civilizado

JL Editora Ltda / CNPJ: 01.846.837/0001-19Rua: Dr. Deolindo, n°129 - Baiminas / Telefone: (28)3521-8044

CEP: 29300-000 - Cachoeiro de Itapemirim-ES

ENDEREÇO ELETRÔNICOe-mail: [email protected] / [email protected] /

[email protected] / [email protected]: www.folhaes.com.br

Page 5: Sexta 24/09/2010

05 Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Setembro de 2010 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

política Tribunal Superior Eleitoral estende prazo para a emissão da segunda via do título

SEGUNDA VIA DE TÍTULO: PRAZO TERMINA DIA 30

políticamai

s

Dizendo não ter leva-do Erenice Guerra para o governo por critério de amizade, a candida-ta do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afir-mou que defende a exoneração de todas as pessoas indicadas por sua ex-braço-di-reito caso elas tenham obtido o cargo por causa de parentesco ou amizade. “Não sou a favor da indicação de parentes, nem sou a favor da indicação por critérios de amiza-de. Se houve indicação por parentesco e cri-tério de amizade, sim, sou a favor [da exone-ração de todos os indi-cados por Erenice

Juristas afirmaram que o governo Lula demons-tra estar no caminho do autoritarismo ao criticar veículos de mídia e des-respeitar as instituições, durante ato pela demo-cracia e a liberdade de imprensa realizado no Largo de São Francisco, no centro de São Paulo. O momento mais impor-tante do ato foi a leitu-ra de um manifesto no parlatório do largo, um tradicional local de ma-nifestações pela demo-cracia. O texto foi lido pelo advogado Hélio Bi-cudo, que foi um dos fundadores do PT e dei-xou a legenda em 2005.

Começou a circular na in-ternet, em um canal do Youtube, um pacote de comerciais associando a candidata à Presidên-cia Dilma Rousseff à into-lerância e ao extremismo dos chamados “radicais do PT”. Os filmes foram enco-mendados pelo PSDB, que considera ameno o tom adotado pelo marquetei-ro Luiz González nos co-merciais exibidos no pro-grama eleitoral na TV.

Dilma quer distância de Erenice

Autoritarismo de Lula

Dilma e os radicais do PT

O TSE (Tri-bunal Su-p e r i o r Eleitoral) d e c i d i u

prorrogar por mais uma semana o prazo para que os eleitores solici-tem a segunda via do titulo. Os ministros do tribunal acataram, por unanimidade, suges-tão do corregedor Al-dir Passarinho Júnior. Esse prazo termina-ria hoje, mas foi pror-rogado para o dia 30 deste mês, quin-ta-feira da sema-na que vem --ou três dias antes do primei-ro turno das Eleições. A partir destas elei-ções, os eleitores são obrigados a apresen-tar o título de elei-tor e um documento oficial com foto. An-tes, era preciso levar apenas um dos dois. Só poderão pedir a impressão do títu-lo os eleitores que

A corrida aos Cartórios Eleitorais levou o TSE a ampliar prazo

GRATUITO Os cartórios não cobram taxa para imprimir a se-gunda via, e o título de eleitor fica pronto na hora. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 3 de outubro, um domingo. O segun-do turno, onde houver, será realizado no dia 31 de outubro, também um domingo. Serão eleitos presidente da Repúbli-ca, senadores, deputados federais, governadores e

TÍTULO PERDIDO OU ROUBADO O eleitor que não tenha mais seu título --foi rou-bado ou sumiu, por exem-plo-- deverá se dirigir a qualquer cartório eleitoral de seu Estado, inclusive numa cidade que não seja a sua de residência, para solicitar a segunda via. Basta levar um documen-to de identidade. Nenhum dado poderá ser alterado. O local de votação, por-

tanto, será o mesmo que constava do título de elei-tor desaparecido --ainda que a segunda via tenha sido tirada em outra cida-de. Não serão emitidos, durante o plantão deste fim de semana, novos títulos de eleitor. Só po-derão votar nas eleições deste ano as pessoas que tiraram seus títulos origi-nais até o dia 5 de maio.

se cadastraram até o dia 5 de maio. Como documentos ofi-ciais serão aceitos a carteira de identida-de, carteira de traba-lho ou de habilitação com foto, reservis-ta e passaporte. Já as certidões de nasci-mento ou casamento não serão admitidas.

deputados estaduais. Nes-te ano, os eleitores deve-rão votar em dois senado-res. Recomenda-se que o eleitor leve uma “cola” com os números de seus candidatos. O Brasil tem, segundo a Justiça Eleitoral, cerca de 136 milhões de eleitores. O voto é obrigatório para todos os brasileiros maiores de 18 anos e menores de 70. Para os analfabetos e os que têm de 16 a 18 anos ou mais de 70 anos, é facultativo.

Page 6: Sexta 24/09/2010

06 Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Setembro de 2010 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

política Para Magno Malta “isso é uma piada sem a menor graça e tem que acabar”

SENADOR CRITICA MAIORIDADE PENAL

políticamai

s

O ex-presidente Ita-mar Franco (PPS), can-didato ao Senado por Minas, dedicou seu programa eleitoral de TV do horário da tar-de para dizer que “fez o Plano Real”, que re-duziu a inflação. Em nenhum momento, Itamar cita Fernan-do Henrique Cardo-so, que na época era seu ministro da Fa-zenda. Os dois sem-pre disputaram a pa-ternidade do plano.

No programa de rá-dio , a candidata pe-tista à Presidência, Dil-ma Rousseff, destacou obras realizadas du-rante o governo Lula, como o crescimen-to da indústria naval, que gerou mais de 46 mil empregos. O des-taque foi o estaleiro do Atlântico Sul, em Pernambuco, que ge-rou 5.000 empregos. Ela apresentou suas propostas para o PAC 2, como a moderniza-ção do transporte pú-blico nas grandes ci-dades, a construção de 500 UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), seis mil creches e dois milhões de moradias

Mesmo dentro da mar-gem de erro, a redução da vantagem de Dilma Rousseff (PT) sobre os ad-versários deu esperan-ça ao comando das cam-panhas de José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). Na tentativa de garan-tir um segundo turno, os tucanos investirão em São Paulo e concentra-rão esforços em busca do apoio explícito do ex-go-vernador de Minas Ge-rais Aécio Neves, com quem Serra estará hoje.

Itamar e o Plano Real

Dilma e o PAC 2

Datafolha e os candidatos

O senador Magno Malta (PR-ES) vem realizan-do uma série de visita aos municípios do sul e norte do Espírito Santo, com caminhadas e en-contros com lideranças políticas, empresariais e eleitores que têm ma-nifestado apoio à sua reeleição ao Senado. Sabatinado por uma emissora de TV da Grande Vitória, Mag-no não abriu mão de seu posicionamento em defesa da redução da maioridade penal. “Essa piada tem que acabar”, disse o senador “Estão tentando me impedir de continu-ar defendendo as famí-lias e seus filhos desses criminosos que abu-sam de crianças; e de lutar pela redução da maioridade penal, que tem o objetivo de pu-nir pessoas que come-tem crimes violentos contra a nossa socieda-de”, desabafou Magno.“Os ditos menores ma-tam, estupram seques-tram, roubam e furtam e quando chegam à fren-te do juiz “são crian-ças”, enfatizou Magno.Com 63,6% das inten-ções de voto em pes-quisa realizada na se-mana passada pelo instituto Enquet, em todo o Espírito San-to, a pedido do jornal A Tribuna, o senador tem a seguinte proposta: qualquer cidadão brasi-leiro que cometa crime com natureza hedion-da, que perca sua me-noridade e seja coloca-do na maioridade para pagar as penas da lei.

Magno defende, ainda, mudanças na ressocialização no país

RESSOCIALIZAÇÃO:O senador Magno Malta é crítico fer-renho do atual modelo de casas de res-socialização do Brasil, como no caso das Unidades de Internação Provisória (Unips) e a Fundação Casa – antiga Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (Febem). Para tanto, ele apre-

senta a proposta de que o governo cons-trua centros de ressocialização com a presença do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e do Cefe-tes (atual Instituto Federal de Educação Tecnológica – Ifes), preparados para descobrir campeões para o Brasil.

+ Criação de mais Cefetes, uma Uni-versidade Pública Estadual e Univer-sidades Federais no Norte e no Sul do Espírito Santo+ Magno Malta confirmou que uma de suas prioridades é intensificar a segu-rança das fronteiras nacionais e para

isso propõe a criação de um Ministério de Segurança Pública.+ Sobre a questão dos Royalties, ele ga-rante que a luta será vencida pelo Espí-rito Santo e que vai lutar para garantir que os estados produtores recebam uma maior parcela dos recursos.

ALGUMAS METAS:

Page 7: Sexta 24/09/2010

07Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Setembro de 2010Cachoeiro de Itapemirim (ES)

regionalFOLHA E LEIA DE PORTAS ABERTAS À EDUCAÇÃOA Editora Leia – jor-

nal Folha do Es-pírito Santo e Re-vista Leia -, abriu as portas na ma-

nhã de ontem para os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Frater-nidade e Luz” que fica na Praça João Santana, no Alto Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim.

O estabelecimento de ensi-no está desenvolvendo o pro-jeto ”Mais Tempo na Escola”, um programa do Governo Es-tadual que se caracteriza pela ampliação do tempo de per-manência do aluno na escola, com enriquecimento curricular por meio de atividades diver-sificadas, atrativas e de ações pedagógicas sócio-integrado-ras, buscando a melhoria da qualidade da aprendizagem.

Vinte e cinco alunos da

Os alunos da Escola “Fraternidade e Luz” visitaram ontem a Editora

5ª e 6ª e outros vinte e cin-co 7ª e 8ª conheceram as instalações da empresa, os profissionais da redação e administrativo, além de to-marem conhecimento da ro-tina da atividade jornalísti-ca que busca a informação e repasse os fatos ao leitor.

O objetivo é possibili-tar aos estudantes conheci-mentos e vivências contex-tualizadas que ampliem sua aprendizagem escolar, fazen-do a interdisciplinaridade e a contextualização com as dis-ciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, His-tória e Geografia, Sabe-se que o sucesso deste proje-to acontece com o planeja-mento coletivo entre profes-sores e pedagogo, sendo que os mesmo utilizam lingua-gens culturais e artísticas. Os Alunos também receberam orientações sobre a profissão jornalística

Nas aulas de Língua Portuguesa os alu-nos estão desenvol-vendo as habilida-des necessárias para a criação do jornal da escola, desde o nome até a redação das notícias, sendo assim, a professo-ra está trabalhando tipologia textual – textos dissertativos, narrativos, descri-tivos, pauta, entre-vista, manchetes, lead, estória em quadrinhos, char-ges, cartuns com os temas sempre volta-dos para o meio am-biente. Para tornar o estu-do mais atraente, a professora Elisan-dra Gonçalves Pio-vaneli convidou um profissional da Fo-lha do Espírito San-to para expor aos alunos como é o dia a dia da profissão. O repórter foi até a escola fez um bate papo muito agradá-vel mostrando para os alunos o processo da redação de uma notícia até chegar ao leitor, fazendo a integração da teo-ria com a prática, pois sabemos que somente através de uma prática signi-ficativa acontece a aprendizagem.

PROJETO‘‘LER, APRENDER E

CRESCER”

Page 8: Sexta 24/09/2010

08Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Setembro de 2010Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Mudançasno trânsitoQuem precisar se deslocar hoje entre o bairro Inde-pendência e a região dos bairros Coronel Borges e Baiminas deve ficar atento. Durante todo o dia, a Rua Moreira vai ficar interditada na altura da antiga fábrica de cimento da Nassau. A previsão é de que o trânsi-to volte ao normal às 20h.O trânsito fica impedido no trecho para saída de ma-teriais da obra de reforma da ponte “João dos Santos Filho”, que teve início em julho em parceria com o go-verno estadual. Serão trans-portadas dali sete vigas pré-moldadas, cada uma com 14 metros de comprimento

economia As contas são relativas ao IPTU de 2010 e falta apenas uma semana

economiamaisPRAZO FINAL PARA

REDUÇÃO DO IPTU Os contri-

buintes que ainda não p a g a r a m o Imposto

Predial e Territorial Ur-bano (IPTU) de 2010, em Cachoeiro de Itapemi-rim, devem ficar atentos. Falta apenas uma sema-na para terminar o pra-zo limite de pagamen-to do imposto referente a este ano, o que garan-te também 30% de abati-mento no carnê de 2011. Em Cachoeiro, dos 55.577 mil carnês emitidos, pelo menos 22.127 ainda não foram quitados e so-mam uma dívida de R$ 5.542.771,14, o que equi-vale a uma inadimplência de 44,68% do valor de-vido ao município pelos proprietários de imóveis. Segundo o secretário mu-nicipal de Fazenda, Lú-cio Berilli, o dinheiro ar-recadado com o IPTU é investido principalmen-te em áreas como saúde, educação, obras de infra-estrutura com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores.Para incentivar os pro-prietários de imóveis a pagarem o IPTU, a pre-feitura de Cachoeiro ofe-receu neste ano três per-centuais de abatimento para o pagamento em cota única: 20% em abril, 15% em maio e 10% em junho. Apesar de muitos terem perdido as oportunida-des, o secretário lembra aos contribuintes que ain-da dá tempo de pagar o

O pagamento garante ainda um abatimento de 30% sobre o valor do imposto

Quem está com o IPTU de outros anos em atraso também pode garantir o abatimento no próximo carnê. Para isso, basta procurar o setor “Dívi-da Ativa”, da Secretaria Municipal de Fazenda, negociar o pagamento do valor que está devendo e pagar o carnê de 2010

até dia 30 de setembro.O setor funciona na rua 25 de Março, 26, Centro (em frente ao Shopping Cachoeiro), de segunda à sexta-feira, das 12h às 17h.A Secretaria Municipal da Fazenda espera uma grande procura pela qui-tação da dívida nos últi-

mos dias do prazo conce-dido pelo municipio e para isso preparou um esque-ma especial para o aten-dimento ao contribuinte.Um número maior de atendentes estará a dis-posição do cachoeiren-se para tirar dúvidas sobre a questão do pa-gamento do imposto.

IPTU DE ANOS ANTERIORES

Escola em reformaA escola municipal “Luiz Semprini”, do distrito de Pa-cotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, está passando por uma ampla reforma. A obra, que vai beneficiar cerca de 700 estudantes matriculados na unidade, é uma parceria entre a prefei-tura e o governo do estado. Desde o ano passado, a esco-la que atende alunos do en-sino fundamental pela rede municipal, passou a ofere-cer também turmas de ensi-no médio da rede estadual. Com isso, os estudantes de Pacotuba e região vizinha não precisam se deslocar até a sede do município para cursar o ensino médio.

Pagamentode ITROs proprietários de imó-veis rurais de Cachoeiro de Itapemirim devem ficar atentos. É neste mês que se deve pagar o Imposto Territorial Rural (ITR). Todas os proprietários de imóveis na zona rural devem de-clarar o tributo até o pró-ximo dia 30 de setembro.Quem se enquadrar nos critérios de isenção não precisará pagar o imposto. Basta declarar. Já as pesso-as que não tiverem direito ao benefício poderão quitar seus boletos nas agências da Caixa Econômica Fede-ral e nas Casas Lotéricas.

imposto e fazer uma eco-nomia. Quem quitar o car-nê de 2010 até 30 de se-tembro e não tiver dívida ativa na inscrição imobi-liária (IPTUs de anos an-teriores em atraso) garan-te uma redução de 30% no valor do carnê de 2011.Está com o IPTU 2010 em atraso? Veja como ga-

rantir abatimento de 30% no carnê do ano que vem:Quem está com o IPTU de 2010 atrasado só precisa pagar seu carnê até o dia 30 de setembro. Para isso, basta procurar uma das agências bancárias cre-denciadas e pagar. Entre elas estão as do Banco do Brasil, Banestes, Sicoob,

Caixa Econômi-ca Federal, Uniban-co e Casas Lotéricas.O valor do abati-mento será calcula-do pela própria Se-cretaria Municipal de Fazenda de Ca-choeiro e já vai vir no carnê de 2011 com o abatimento.

Page 9: Sexta 24/09/2010

“Gw

en St

efan

i bei

ja su

a rép

lica n

a boc

a”

“Eu joguei um coquetel Molotov na minha carreira.”

Kanye West, rapper, falando sobre o inci-dente com Taylor Swift, quando tirou o mi-crofone das mãos da cantora e disse que o prêmio de melhor clipe deveria ter sido entregue para Beyoncé.

JRC O L U N Aco luna j r@fo lhaes . com.br

Michael Douglas, que foi diagnosticado com um tu-mor na garganta em agosto e atualmente está na oitava semana de tratamento por quimio e radio-terapia, culpou o estresse pela sua doença. “Esse tipo de câncer pode ser causado por alcoolismo, cigarro e certas doenças sexualmente transmissí-veis, mas eu o vejo como fruto de estresse”, afir-mou o ator, que teve problemas no passado com os vícios citados, ao tablóide britânico Daily Mir-ror. “Tive um ano muito estressante sob inumeras coisas, algumas eu público e outros não”.

Braço entalado em cano da privada

O chinês Wang Xuekui precisou ser resgatado pelos bom-beiros depois que ficou com o braço preso no cano da pri-vada, quando tentou recuperar um frasco de xampu. Ele contou que colocou a mão no buraco para tentar retirar o xampu, mas seu braço acabou sugado para dentro,

Michael Douglas culpa o estresse

Shania Twain, ganhadora de cinco Grammy, vai lan-çar em 2011 um livro de memórias no qual vai revelar sua luta para construir uma carreira na música coun-try e sua criação difícil, disseram os editores do livro na quarta-feira. A estrela country, cuja vida pessoal é acompanhada de perto pelos tabloides desde seu rom-pimento com o produtor musical Robert Mutt Lange, em 2008, vai lançar a autobiografia no primeiro se-mestre de 2011, segundo a editora Simon & Schuster.

Luan Santana anuncia onde gravará o DVD

Luan Santana fez mis-tério, mas acabou reve-lando aos fãs onde será a gravação do seu próxi-mo trabalho. “A cidade sede do meu segundo DVD será o Rio de Janei-ro e o local será Arena Multiuso- HSBC Arena”, contou com exclusivi-

dade em seu Twitter. O cantor também fa-lou sobre a importância deste DVD. “Preparem-se porque este vai ser o projeto da minha vida e acredito que da vida de vocês também”, dispa-rou no microblog.

>>50 CENTS50 Cent resolveu fazer uma promessa até aca-bar de gravar seu novo álbum, o quinto em es-túdio de sua carreira: não vai cortar o cabelo até ter concluído o tra-balho. O rapper, cujo nome real é Curtis Ja-ckson e normalmente é adepto do visual de ca-beça raspada, explicou a resolução no Twitter.

Jogador provoca ira de vizinhos

O jogador Stephen Bywater, de 29 anos, provocou a ira de seus vizinhos em Sutton-on-the-Hill, no Rei-no Unido, após instalar uma “obra de arte” bizarra em seu jardim. O goleiro do Derby County colocou uma boneca inflável junto com um banheiro químico e um reboque para transporte de cavalo cobertos de picha-ções. “É horrível ter de olhar para isso. Ficamos atur-didos com seu comportamento”, disse um vizinho.

Policial de papelão

A polícia de Belarus colocou um policial de papelão equipado com um radar à beira de uma rodovia perto da aldeia de Boiary, cerca de 120 km da capital Minsk, para tentar con-ter o excesso de velocidade dos motoristas. A cena foi flagrada na terça-feira (21).

Flagrado levando tubarão nos ombros

Um pescador somali foi flagrado carregando um tuba-rão em cima dos ombros nesta quinta-feira em Moga-díscio, capital da Somália. O pescador levava o peixe para vendê-lo em um mercado.

Gwen Stefani não resistiu a um ataque de narcisismo, nesta quarta-feira (22), ao ver sua platinada figura imortalizada em uma es-tátua de cera no museu Madame Tussauds de Las Vegas. “Beije-me” brincou a cantora na legenda da foto que ilustra esta nota, publi-cada pela loira no Twitter. “Meu Deus! Tão es-tranho! Tão incrível!”, comentou Gwen no mi-croblog, impressiona com o realismo da escultura.

David Beckham nega caso com prostituta

A assessoria de David e Victoria Beckham negou que o jogador inglês tenha traído sua esposa com uma pros-tituta de luxo, conforme divulgou, nesta semana, a re-vista In Touch em uma reportagem . Segundo a publi-cação, o atleta teria contratado uma profissional do sexo por US$ 10 mil e a farra extraconjugal teria inclu-ído um ménage a trois e relações sexuais sem prote-ção.

Page 10: Sexta 24/09/2010

10 Cachoeiro de Itapemirim (ES)Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Setembro de 2010

Vende-se apartamento n a Av. Beira Rio, ed. Royal Diamond, com 3 quartos com suite, com 125 m². Valor R$ 260.000,000. Contato: (28)3517-8888 ou (28) 9945-0484. Falar com Paulo.

Vende-se casa com 80m² de construção e área total de 300m². Rua principal Corinto Barbo-sa, Village da Luz. Interessados tratar pelo tel: (28)9881-3055. Tratar com Leandro. Preço a combinar.

Vende-se um lote na localidade de Marataízes, que fica situado em praia dos Cações, de fren-te para o asfalto, medindo 445 m² no valor de R$ 14.000,00. Falar com Janderson. Contato: (028) 9881-5959.

Vende-se uma pedreira de Delikatu, praça aber-ta C/L feito na rocha, local Cel. Murta, mesmo padrão da corcovada. Contato: (028) 9986-4610.

Vendo ou troco uma área de 1.520 m2, área no-bre com uma casa de 115 m2, em Itaoca praia, valor: R$120.000,00. Tratar Dirceu (28) 9904-1412.

Vende-se um apart. Com 2 quartos, dependên-cia de empregada, garagem no centro de Ca-choeiro no Edificio Maria Zaroli próximo ao Sho-ping Cachoeiro tel:9256-1184 ou 3517-7931. Valor R$ 170.000,00 tratar com Marcos.

Vendo ou troco uma área de 1.520 m2, área no-bre com uma casa de 115 m2, em Itaoca praia, valor: R$120.000,00. Tratar Dirceu (28) 9904-1412.

Vendo uma fazenda de 200 Alqueires em Itupi-ranga Para 50 KM de Marabá negocio por ou-tros imóveis ou carro, tratar com Dirceu (028) 9904-1412.

Vendo um terreno em praia das neves, 2 qua-dras da praia ou troco por carro. Tratar Dirceu. Contato: (028) 99041412.

Vende-se um sítio, no Retiro com 3 alqueires, no valor de R$ 320 mil. Telefone para contato: (28)9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Vende-se uma casa com 80m² com quintal para construção de uma casa de 60m², 3 quartos, 2 varandas, sala, copa, cozinha, 1 banheiro, gara-gem, resistência para 2 casas em cima, terraço, escritura. Localizada no bairro Alto Novo parque. Falar com João Lourenço. Tel(28) 3517-1824 / 92534339 ou Sandra Silva (28)9901-4592. Va-lor: R$60 a 65 mil ou preço a combinar.

Vende-se um sítio, em Sã Simão, distrito de Tiju-ca, com 1,5 alqueire, com casa, água e luz. Va-lor: de 150 mil. Telefone: 9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Passa-se um ponto de loja na Rua Eugênio Amo-rim, nº 18, sala 102. Em frente ao Móveis Rafael. Telefone (28)3521-7247 ou (28)92585048. Falar com Rose. Preço a combinar.

Vende-se área de 48.000 m² com água, ener-gia, telefone, café, frutas (área nobre), valor R$ 80.000,00, localizada em Castelinho- Vargem Alta. Tel.: (28) 9975-0743, falar com Gustavo, (28) 9988-0216, falar com Romeu ou e-mail: [email protected], Terreno na Rod. Do Frade , de fren-te para o asfalto com 20.000 Mt² , à 4 Km de Cachoeiro/ES, frente ao MotoCross , cercado, com lagoa ,plantas, plator e escritura registrada.

Tel. (27) 3323-5674 (27) 9816-8054. Falar com Avilmar.

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bairro Ba-siléia medindo 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110

VENDO TERRENO, BAIRRO GILBERTO MACHADO, EXCELENTE LOCALIZAÇÃO, 400M², C/21 METROS DE FRENTE, R$ 78.000,00. FONE - (28) 9985 2341

Vendo ou alugo uma casa no bairro Novo Parque, na rua principal. 3 quartos, sala. Cozinha, 2 banheiros, garagem para 2 carros, terraço coberto. Contato: (28)3522-8778 ou (28)9986-4744. Tratar com Ronaldo.

Vende-se uma sala comercial 40m² centro melhor ponto. R$ 35.000,00 21 9636-6294

LEILÕES JUDICIAIS SERRANO, Imóvel indl. c/ 02 Gal-pões e escritório 1,640 m², 2,15 ha a.t., Cachoeiro de Ita-pemirim / ES. Inicial R$ 257,741,00 . www.leiloesjudiciais.com.br 0800-707-9272

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acabado (faltando acabamento interno), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 ótima localização. Fa-lar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataízes, excelente localiza-ção, 9945-4646. Vilceir

Vende-se um terreno em Córredo do Ubá, 6 km de São José de Fruteiras - Vargem Alta -ES, Próximo a área de Lazer e Pesque e pague Giore e a rampa de Vôo Livre de Ubá, 1 km para cada lado, 100 m da estrada Princi-pal. Area com um alquere e meio de terra, uma casa com Palmeiras, frutas e tudo gramado, barracões, dois terrei-ros 13.000 pés de café. Melhor lugar da comunidade, óti-ma paisagem. Valor do imóvel R$ 170.000,00 contato. 9971-2981 ou 9945-9501

Galpão comercial, com 286m², portão de ferro, escri-tório e banheiro, na rua Nelson Borelli 71, otton ma-rins. Falar com Miro -- 9956-7735

Alugo casa 3 quartos, 2 banheiros sala, copa, cozi-nha, área de serviço e garagem, no bairro Alto Novo Parque, próximo ao Supermercado Polonini. Tratar com Margarida (28)3511-6541.

Futura Galeria L. Edem, aluga pontos comerciais: Rua Pinheiro Junior - Centro -Salas amplas recém construidas, com vista para o rio e para avenida, com Portas de Blindex , banheiros independente, estacio-namento privativo e segurança, salas em tamanhos variados. Salas no bairro Independência, na avenida de movimento Sala ampla, com 33m/2, banheiro e porta de ferro, recém reformada.Sala ampla, com 33 m/2, porta de ferro, com cozinha toda projetada para atividades na área alimentícia como restaurante, lan-chonete, etc.Valores a partir de R$ 450,00 Reserve já sua sala! Tratar nos telefones: 9902-2747; 9919-6396 e 9885-4344

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel para fins de semana e temporada, ótima localização, 200 m da praia. Ca-pacidade 10 pessoas, preço a combinar. Beth (28) 8805-6499

Aluga-se apartamento com 3 quartos no bairro Coro-nel Borges, falar com Antônio 3521-2100

“Oportunidade para lojistas! balcão em madeira com vidros, gaveteiros com chaves, prateleiras com portas e iluminação interna. Tratar com Celso (8804-5940).”

Empresa conceituada busca profissional no mercado para a função de “CONFERENTE”. Requisitos: 1 ano de experiência em Almoxarifado; formação de ensino médio; dinâmico, organizado, pró-ativo, sexo mas-culino, residente em Cachoeiro de Itapemirim/ES. A empresa oferece: Salário compatível com a função; plano de saúde, vale- transporte e seguro de vida. Interessados deverão enviar currículo para o e-mail: [email protected] .

Vende-se gol 1000 branco, ano 2000, 4 portas, direção, ar, trava, alarme, 16v. R$ 14.000,00 - 3518-1350 / 9989-6640. Vera VENDO CROSSFOX 2009/2009, PRETO, 1.6, COM-PLETO, 33.000 km rodados. Valor: R$39.000,00. Con-tato: (28) 9966 – 8267 ou (28) 9966 – 8432.

Corsa Sedan Milenium, 2002, Trava, Alarme, Farol de Milha, reboque, 4 pneus novos e documentos 2010 pago Super econômico em execelente estado de conservação R$ 14.000,00 Diego 9923 5777

Vende –se mesa em madeira reforçada com 6 ca-deiras de luxo – r$ 1.200,00 tel: (28) 9881-9999

Vende-se uma impressora epson lx-300 II matricial super econômica valor R$ 500,00 contato com Var-ly 28 9961-5270

Vende-se duas mesas, sendo uma mesa giratória em granito e outra com base de mármore e tam-po de vidro com 2,20 m e seis cadeiras. Valor: R$ 1.000,00 cada (o valo r pode ser dividido em até 5x), tel 3521-5334 e 9298-5208 - Creuza

Vende-se Empresa atuante no ramo de pó de café desde 1985. Documentação toda em dia, 1 torrador com capacidade de 240 kg por torrada com res-friador da marca J.Araújo, 1 painel semi-automá-tico com comando, 1 elevador para café, 1 exaus-tor para café torrada, 1 ciclo com capacidade para 5 toneladas de café torrada, 1 moinho a martelo, capacidade de moer 600 kg/h da marca Incapé, 01 empacetadeira semi automática com elevador da marca Jocam. 20 mil reais em embalagens, 25 mil em caixas de papelão, 02 marcas de café re-gistradas. OBS: Só no mercado de café de Cacho-eiro esta empresa vende 4 toneladas de café por mês. Valor R$ 200.000,00. Gustavo 3528-4273 / 9975-0743.

vende-se: um equipamento de som para festa 16 canais stanis, 1 módulo de 2500 Machino, 1 Ampli-ficador resseiver gradiente, 1equalizador, 1crosso-ver 3 vias,1 câmera de ecos Delay 2 caixas grave com 2 alto falante cada de 15 polegadas, 2 cai-xas grave médioe agudo, Valor Total: R$ 4,000,00, Contato: Aline - 28 9965-8520 / 28 3518-9051

Vende-se Toyota Corolla, automático, prata, 2001, mo-tor 1,8 gasolina, 4 portas, IPVA 2010 pago, completo. R$ 20.000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.Vende-se GOL 96 (quadrado), nota 1000, 1.0 gasolina, IPVA 2010 pago. Branco, duas portas R$ 9,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Strada, vermelho, 2001, motor 1,6, com-pleto, IPVA 2010 pago, R$ 19,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Palo, azul, 2004/05, motor 1,0, ar condicio-nado, 2 portas, IPVA 2010 R$ 18.500,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Caminhão 1113 ano 71, toco, caçamba boa, motor com 25.000 km, turbo, hidráulico, único dono, todo bom 9946-1208Chevette ano 93, álcool, pintura nova, azul metálico, es-tofamento novo, trava e alarme. 9945-4646 Vilceir

Vende-se Honda CBX 200 Strada Ano 98 e uma HAO BAO - HB 110cc, partida elétrica ano 2008. Leonardo 9885-5626Vende-se Carro: Voyage Comfortiline completo. Cor: Prata. Ano: 2009. Telefone para contado: (28)9253-5083 Magno.Biz 125 Azul, ano 2006 com Partida Elétrica, R$ 4.000,00 falar com Renata 9916-5424 / 9919-9416

Page 11: Sexta 24/09/2010

11 Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Setembro de 2010Cachoeiro de Itapemirim (ES)

QUANDO BURARAMA AINDA SE CHAMAVA FLORESTA

O documen-tário AIB - Inte-gra l i smo em Flo-

resta exibido no últi-mo dia 16, em sessão especial no Cineclube Jece Valadão, recebeu merecida consagra-ção do público presen-te. Com apresentação e mediação de Gabrie-la Fardim, uma das re-alizadoras, os deba-tes pós-exibição foi

dos mais participati-vos, que predominou os elogios a importan-te realização.

AIB em Floresta re-trata o Distrito de Bu-rarama na década de 1930, quandoainda se chamava Floresta. Na época, o pequeno luga-rejo era formado, em-sua quase totalidade,

por famílias ita-lianas que traziam consigo atradição e os valores de sua terra natal. E essas raízes represen-tam umadas cau-sas que explicam a enorme reper-cussão que a Ação IntegralistaBrasi-leira (AIB), difundida pelo Brasil sob a lide-rança de PlínioSalga-do, recebeu no local e nas regiões do entorno.

A adesão de umnúmero considerável e crescen-te de brasileiros (na-tivos e imigrantes) ea organização do movi-mento representavam uma ameaça ao Gover-no deGetúlio Vargas que, na época, liderava o Brasil.

Com o lema “Deus, Pátria e Família”, o

movimento político inspirava-senos ideiais nazi-facistas e prega-va a instauração de um governocentralizado.

Em bandeiras, uni-f o r -m e s , c a r t a -zes e t o d a f o r m a d e d i -v u l -g a ç ã o i n t e -g r a -l i s t a e s t a -va es-

t a m p a d o o síbolo do movi-mento, o “Egrego”, que sigini-fica soma, totalidade

(para os princípiosinte-gralistas representava a união da nação). Os in-tegralistas eramconhe-cidos como Camisas-Verdes devido à cor

d o s u n i -f o r -m e s ; u m a alusão a o s Cami-s a s -N e -g r a s d e M u s -solini.

A l i d e -r a n -ça do

movimento no lugare-jo e regiões vizinhas

era feita porJoão Gava e um de seus maiores opositores era seu pró-prio amigo Antônio-Perim. Em Floresta, pela pequena dimen-são geográfica e pouca população,a rivalida-de existia entre amigos e familiares e resulta-va em brigas emágoas que podem persistir até hoje. Esses sentimen-tos e recoradaçõesex-plicam o enorme receio das pessoas que vive-ram na época em falar sobreo Integralismo.

“AIB em Floresta” é um documentário que narra um momento da históriapolítica brasi-leira de forma diferen-te da que encontramos nos livros. Novídeo, a história é contada com um viés huma-nístico, revelando osimpactos do movi-mento integralista so-bre a vida das pesso-as: rivalidade,brigas, mágoas, amizades desfeitas e famílias dissociadas pela de-fesa deum ideal.

Page 12: Sexta 24/09/2010

A má postura em geral é a grande vilã das famosas dores nas costas

saúde É preciso prestar atenção principalmente na maneira como sentamos e como nos postamos nas atividades.

MÁ POSTURA CAUSA DOR NAS COSTAS

saúdemai

s“Será que eu desli-guei mesmo o fogão?”Todos sabemos o quanto nossa memória pode não ser confiável. Os psicólo-gos já descobriram todo tipo de situação que leva à criação de memórias falsas.Mas agora eles descobri-ram mais um: ver alguém fazer uma ação pode fazer você pensar que foi você mesmo quem fez aqui-lo. Mas então, durante um experimento, eles desco-briram que pessoas que haviam assistido a um ví-deo de alguém fazendo uma ação simples - sacu-dir uma garrafa ou emba-ralhar um conjunto de car-tas, por exemplo - muitas vezes se lembravam da ação duas semanas mais tarde, como se elas pró-prias tivessem feito aquilo. O achado foi tão interes-sante que eles mudaram o rumo da pesquisa ini-cial para examinar este fenômeno mais de per-to, por meio de uma série de novos experimentos.

Lembranças falsas

Os brasileiros são os que mais esperam ser ampa-rados pela família na ve-lhice, segundo uma pes-quisa feita em 12 países.A pesquisa da multina-cional de seguro de saú-de Bupa, conduzida pela universidade London School of Economics, foi feita com mais de 12 mil entrevistados em junho deste ano. No Brasil, 1.005 pessoas foram ouvidas.Três em cada quatro bra-sileiros entrevistados (75%) disseram acreditar que sua família vai sus-tentá-los na velhice. Em países como França, Es-tados Unidos, Grã-Bre-tanha e Alemanha, me-nos de 70% das pessoas acreditam que serão sus-tentadas pelos parentes ao chegarem a velhice.

Visões da velhice

A g r a n -de maio-ria das quei-xas de dores nas costas

é funcional, ou seja, re-lacionadas aos vícios de posturas, e falta de er-gonomia no trabalho e no cotidiano, segun-do especialistas do Gru-po Medicina da Coluna (Bibliomed) . “Não po-demos responsabilizar um único ato ou hábi-to como os principais vi-lões para as dores, geral-mente há uma somatória de causas que culminam com as dores crônicas ou mesmo as crises de agu-dização”, destacam os especialistas em nota.

Obesidade, sedenta-rismo e o hábito de fu-mar, aliados à falta de er-gonomia no trabalho e em atividades de vida di-ária, são apontados como fatores que aumentam as chances de uma pes-soa sofrer dor nas costas.

De acordo com os profissionais, aqueles que têm uma vida ativa fisicamente, peso ade-quado e postura correta no trabalho correm me-nos risco de desenvolver essas dores, e caso isso ocorra, vai chamar mui-

12 Cachoeiro de Itapemirim (ES)Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Setembro de 2010

to mais a atenção do es-pecialista para que este recorra a exames subsidi-ários com intuito de afas-tar causas mais graves.

“A má postura é a grande vilã das dores nas costas. Muitas ve-

zes achamos que esta-mos confortáveis, mas, na verdade, essa sensa-ção não garante que a co-luna esteja ‘protegida’.

É preciso prestar aten-ção principalmente na maneira como sentamos

e como nos postamos nas atividades em que fica-mos muito tempo na mes-ma posição ou em ativida-des repetitivas” explica o ortopedista Jefferson Gal-ves, especialista em do-enças da coluna vertebral.

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

Page 13: Sexta 24/09/2010

esporte Aos 40 da etapa final,Petkovic marcou o gol de empate do rubro-negro, que valeu um precioso ponto em Porto Alegre.

13Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Setembro de 2010Cachoeiro de Itapemirim (ES)

esportemaisO EMPATE NÃO

ERA O ESPERADOPe t k o v i c

s u b s t i t u i u Rodrigo Al-vim aos 24 minutos do

segundo tempo e evi-tou a derrota do Fla-mengo no Estádio Olímpico. Aos 40 da etapa final, o jogador marcou o gol de em-pate do rubro-negro, que valeu um pre-cioso ponto em Por-to Alegre. No lance, o sérvio recebeu de Leo Moura e deixou a bola escapar, o que enganou o goleio Vic-tor. Após a partida, o Pet reconheceu que teve sorte na jogada.- O campo estava muito molhado e es-corregadio. A bola escapapou. Dei sor-

te e consegui enga-nar o Victor - disse o camisa dez da Gávea, ainda no gramado.O empate por 2 a 2, en-tretanto, não era o re-sultado esperado por todos no clube. Mas o sérvio valorizou o re-sultado no Olímpico.- Pelas circunstân-cias do jogo, não foi mal resultado. Está-vamos perdendo, cor-remos atrás e empata-mos no fim. Dá para comemorar como se fosse uma vitória.Com 28 pontos, o Flamengo ocupa a 14ª colocação no Cam-peonato Brasilei-ro. A equipe volta a jogar contra o Pal-meiras amanhã, às 18h30, no Engenhão. “Pelas circunstâncias do jogo, não foi mal resultado”

A frieza para cobrar o pênalti e a vibra-ção para comemo-rar o gol do empa-te por 2 a 2 com o Vasco, nessa quar-t a - f e i -ra, são e x e m -plos de a t i t udes que re-forçam a adoração da tor-cida do Botafogo por Loco Abreu. A admiração se estende ao téc-nico Joel Santana, que reconheceu no atacante uma figu-ra fundamental para fazer do Alvinegro

uma equipe capaz de superar lesões e uma expulsão e re-agir num clássico. - Ele lutou muito. Foi um algo mais,

um dos jogado-res que p lan ta -ram a energia p o s i t i -va ne-c e s s á -ria para a rea-ção. As-

sim, quem teve o gostinho de vitória fomos nós. Se se-guirmos assim, va-mos brigar até o fim - disse o téc-nico Joel Santana.

MOTIVAÇÃO DE LOCO

‘Primeiro objetivo é vencer’

Os últimos resulta-dos do Vasco afasta-ram a equipe da briga por uma vaga na Li-bertadores. Em nove jogos, a equipe ven-ceu apenas um e em-patou sete, contabili-zando 10 pontos em 27 disputados. Para pio-rar, a última vitória cruzmaltina aconteceu há seis rodadas, con-tra o Ceará. Por isso, o técnico PC Gusmão diz que, no momen-to, o pensamento do time é só um: vencer.- Eu não tenho falado de Libertadores. Nos-so primeiro objetivo agora é vencer. Só de-pois disso vamos po-der ver onde podemos chegar – sentencia.

Não desistir

O Fluminense nem pen-sa em abandonar a bri-ga pelo título do Brasilei-rão. Quer a todo custo ser campeão. A equipe não pode mais perder tem-po para buscar uma re-cuperação e permanecer na Série A.- Os adversá-rios vêm jogar contra o Fluminense mais motiva-dos. Ouviu-se uma decla-ração do Diego Tardellli (atacante) falando sobre isso, dizendo que eles po-dem surprender falando sobre isso, dizendo que eles poderiam surprender o Fluminense em casa.

Page 14: Sexta 24/09/2010

Samba no Rubem BragaSamba tradicional, samba-canção, sam-ba-bossa, partido-alto, samba de raiz. As mais variadas nu-ances do ritmo mais brasileiro estão no show “Tempo de sor-rir e cantar”, que a cantora Dorkas Nunes apresenta neste sá-bado (25), em Cacho-eiro de Itapemirim. A intérprete mostra composições próprias e de letristas consa-grados, como Paulo César Pinheiro e João Nogueira, a partir das 20h, no Teatro Muni-cipal Rubem Braga. A entrada é franca.

culturamais

Clássico no Carlos GomesHoje, o maestro Os-valdo Ferreira, diretor artístico da Orquestra do Algarve, de Portu-gal, será o regente da quarta edição da sé-rie Concertos Sinfôni-cos. Os compositores Brahms, Lanna e Co-nus serão os home-nageados desta apre-sentação da Orquestra Filarmônica do Espíri-to Santo (Ofes), reali-zada no Theatro Car-los Gomes, no Centro de Vitória, às 20 horas.

Homem verde no centroSegue bastante concor-rida, a mostra do pintor capixaba João Henri-que Curcio Allemand, “O Universo do Homem Verde”, na Sala Levino Fanzeres. A exposição conta com 26 obras do artista, sendo uma iné-dita, e mais uma de seu amigo e mestre, Carlos Scliar. A mostra fica por mais 15 dias, no Bernar-dino Monteiro, centro.

14 Folha do E. SantoSexta-Feira, 23 de Setembro de 2010 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Como surgiu a idéia de adaptar o livro de Marcelo Grillo ao roteiro de filme? “Fui convidado para fazer esse trabalho há pouco mais de três meses. Como sou his-toriador, o livro de Marcelo me conquis-tou pela riqueza em detalhes. O livro é óti-mo e estamos trabalhando para fazer uma boa adaptação”.

Quando será concluída essa fase do ro-teiro do filme? “A previsão é que no final de outubro es-teja pronto. Já estamos com a metade pro-duzida”.

Qual a realidade do cinema nacional e ca-pixaba hoje? Dá para viver de roteirista? “Fazer cinema no Brasil é muito compli-cado. O cinema capixaba está bom, não é o ideal, mas está em um nível bacana e crescendo. Sobre a profissão, a gente vive bem como roteirista, porque faz o que gos-ta e tem um ideal”.

Apesar de ser mineiro, o senhor está em Vitória desde o final da década de 70. Por isso, deve conhecer uma certa im-plicância do povo da capital com o bair-rismo cachoeirense. Como o senhor vi-sualiza essa situação e o cenário cultural de Cachoeiro atualmente? “Falar mal do bairrismo de Cachoeiro é dor de cotovelo (risos). Esse bairrismo tem fundamento, afinal, os grandes nomes da cultura capixaba são dessa cidade. A gen-te não sabe em que ponto e por que essa efervescência diminuiu, mas atualmente temos pessoas que trabalham para manter viva essa chama. Cachoeiro tem essa ca-racterística cultural forte e precisa aprovei-tar essa aptidão”.

Sobre o filme, o que as pessoas podem esperar? “Será uma história de amor, como pano de fundo o movimento integralista e seus desdobramentos em Cachoeiro, mais es-pecificamente em Burarama. É uma his-tória real, misturada com a ficção. O mais bacana do filme, no entanto, é que se trata de uma produção capixaba. Será o primei-ro grande filme produzido totalmente pelo Espírito Santo”.

Tem algum ator já consagrado para o elenco? “Estamos conversando com alguns de re-nome nacional. Ainda não fechamos con-trato, mas as conversas estão rolando e a expectativa é a melhor possível”.

Quando o pessoal vai poder conferir esse trabalho? “A previsão é que no segundo semestre do ano que vem o filme fique pronto. Será um longa de aproximadamente duas horas de duração”. Fonte: Revista Leia

entrevistaRoteirista

Jovany Sales Rey

Uma profis-são um tanto quanto inusi-tada. Talvez, até pouco

conhecida. Mas funda-mental para o sucesso de qualquer filme ou pro-dução áudio-visual. Jo-vany Sales Rey é roteiris-ta e, em algum momento de sua vida, foi dentista. O cinema, no entanto, é a sua maior paixão. Dedi-ca-se integralmente a essa função e está com um pro-jeto impressionante: pro-duzir um longa metragem inteiramente capixaba. Os detalhes ainda não se-rão divulgados, só para criar expectativa mes-mo, mas o leitor pode se preparar para um traba-lho pioneiro, profissional e com elenco de primei-ra. Está programada até

uma cena para ser filma-da em Cachoeiro, na an-tiga estação ou na Praça Jerônimo Monteiro e, se-gundo o próprio roteiris-ta, será surpreendente, com enfrentamento entre polícia x integralistas. O filme é uma adaptação do livro de Marcelo Grillo, que trata sobre o mo-vimento integralista no Brasil, mais precisamen-te em Burarama, distri-to de Cachoeiro. Joveny nasceu em Alfenas, Mi-nas Gerais, foi criado no Rio de Janeiro e há anos mora em Vitória, capital do ES. Na última quinta-feira ele esteve no Cine-club Jece Valadão, onde participou de um bate-papo e também falou so-bre o filme. Na ocasião, concedeu entrevista para a Revista Leia.

“...O cinema capixaba está em um nível bacana e crescendo”

Page 15: Sexta 24/09/2010

15Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Setembro de 2010Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Loja é furtada no centroA PM foi acionada para comparecer na Rua Ber-nardo Horta, onde a loja Itapuã havia sido fur-tada. A PM conseguiu localizar o autor do cri-me e com ele foram en-contrados quatro pares de sandália e uma car-teira de couro. O acu-sado Jonas de Almeida Silva, 21, é morador do bairro Monte Cristo e já tem outras passagens por furto. Ele ficou à disposição da Justiça.

polícia Ação da Pólicia em Monte Líbano e no Bela Vista resultaram em prisões

políciamais

COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGASpor Ronaldo Índio Brasil

A P o l i c i a M i l i t a r intensifi-cou o ser-viço de

combate às drogas e posse ilegal de armas em Cachoeiro de Ita-pemirim. Na última quarta-feira, três pes-soas foram presas, en-tre elas, Alessandro Caetano de Amorim, 33, detido na locali-dade de Monte Líba-no. Ele é suspeito fa-zer disparos em via pública. Segundo de-núncias, os disparos aconteceram na BR-482 e Alessandro es-tava com mandado de prisão por tráfico de drogas expedido pela 1° Vara Criminal de Cachoeiro. Na casa dele, a PM encontrou um revólver de cali-bre 32, uma pistola de pressão, celulares, materiais para prepa-rar drogas e R$1.000. Ele encaminhado para o DPJ e está à dis-posição da justiça.

Alessandro C.de Amorim (E), Mateus de S. Lopes e Isaías M. Machado estão detidos

Mais duas pessoas fo-ram detidas e acusadas de envolvimento com o tráfico de drogas, no bairro Bela Vista. A prisão foi por vol-ta das 17h da última quarta-feira, através dos policiais do Grupo de Apoio Operacional que realizam um pa-trulhamento quando avistaram duas pesso-

as em atitude suspeita. Ao serem abordados, foram identificados como Isaías Motta Ma-chado, 18, e Mateus de Souza Lopes, 20. Com Isaías foram encon-tradas duas trouxas de maconha que se-riam comercializadas. Segundo o tenente Ta-deu, que comandou a operação, Isaías con-

fessou ter comprado as drogas com “Nei-zinho” na casa de Dalvo da Silva vulgo “Jiló”. A policia rea-lizou buscas na casa de Jiló porem nada de ilícito foi encon-trado. Isaías e Mateus foram detidos e enca-minhados para o DPJ onde foram autuados por trafico de drogas.

OUTRAS PRISÕES

Menor é preso com crackA RP 1885 foi aciona-da para comparecer na Rua Amilcar Figliuzi, no bairro Coronel Borges onde três pessoas esta-vam traficando drogas. Os policiais ao chegar no local encontraram um menor de 15 anos imobilizado por outro policial militar. Com ele foram encontradas 13 pedras de crack. Os outros dois compar-sas conseguiram fugir.

Preso pordesacatoAgentes da Guarda Municipal realizava um preventivo na Rua Tamandaré, no bairro Aquidabam, quando se depararam com uma moto, de cor preta, placa HFA 9380, de Governa-dor Valadares. De acor-do com as informações, o condutor da moto ao avistar a GM seguiu para sua casa quando foi solicitada para que parasse e ficasse em posição de abordagem. Segundo os guardas, o condutor M.V.N.A., desobedeceu a ordem e começou a desferir palavras de ofensas e acabou detido e enca-minhado ao DPJ, depois de ouvido foi liberado.

Page 16: Sexta 24/09/2010

16 Cachoeiro de Itapemirim (ES)Folha do E. SantoSexta-Feira, 24 de Setembro de 2010

Cinema - Foram 20 anos de ausência do set. Fo-ram também 20 anos de textos escritos no calor da hora e críticas ácidas aos governos e ao país. Da soma dessas duas ex-periências surgiu “A Su-prema Felicidade”, o lon-ga-metragem que marca a volta de Arnaldo Ja-bor, 69 anos, ao cinema.

Sorte - Ninguém acertou as seis dezenas do concur-so 1.216 da Mega-Sena que aconteceu ontem. Os números sorteados foram: 04 - 07 - 13 - 25 - 27 - 58.No próximo sábado, o prêmio acumulado é esti-mado em R$ 53 milhões.Os 555 ganhadores da Quina vão levar R$ R$ 6.029,59, cada. Já a Qua-dra vai pagar R$ 180,23 para cada um de seus 26.524 acertadores.

Volta

40 Graus+ Lions Clube “Frade e a Freira” completando 32 anos+”Haja palavra para o que eu não digo” CD imperdí-vel do músico Aroldo Sampaio + Dorkas Nunes se apresen-ta amanhã , a partir das 20h, no Teatro Municipal Rubem Braga. A entrada é franca.

+ Museu Ferroviário aber-to a visitação. Um peda-ço da história dos trilhos em Cachoeiro de Itapemirim+ Casa de Cultura Rober-to Carlos atraindo turistas de todas as partes do Brasil. + CD “Maurício de Oli-veira - O Pescador de

Sons - Concerto 2010”, uma obra de puro talento. + Musical “Os Prateados” é sucesso por onde passa. O grupo é um dos mais requi-sitados nas festas do interior+ Mais um tributo a Sérgio Sampaio está pintado na área. Vem de gente bamba da MPB

Música - banda gaúcha Fresno, foi a escolhi-da para fazer a abertura das duas apresentações do Bon Jovi no Brasil, segundo informou a or-ganização dos shows. Os shows da banda ame-ricana ocorrem no dia 6 de outubro no estádio do Morumbi, em São Paulo, e dois dias de-pois na Praça da Apote-ose, no Rio de Janeiro. O grupo vem ao Bra-sil com “The Circle Tour” depois de 15 anos sem passar pelo país.

Fresno

Mega

Esporte – Hoje tem os jogos finais do cam-peonato de futsal que reúne times de vá-rios bairros de Ca-choeiro. É o 2° Jo-gos Comunitários de Futsal 2010 que vai movimentar o ginásio Nello Borelli, às 20h.A definição dos fina-listas será em jogos de mata-mata. O públi-co tem comparecido em massa às partidas.

Futsal

7° Encontro dos veteranos PQDT, com MAJOR FAGUNDES, CAP. LY ADORNO e demais lideranças da brigada