SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO...

9
SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO MPU PROF. ALEXANDRE LÊNIN / PROF. JUNIOR MARTINS www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf 1 Olá, pessoal, tudo bem? Vamos fazer um simulado com 10 questões de informática direcionadas para o cargo de TÉCNICO DO MPU? São questões já aplicadas pelo CESPE em certames anteriores, mas que podem ser reeditadas e/ou adaptadas. Escolhemos 10 questões comentadas dentre centenas disponíveis em E-books no site Hora do Estudo (http://www.horadoestudo.com.br). São questões interessantes para quem quer testar os conhecimentos e saber mais sobre o estilo de prova do CESPE. Vale a pena checar se você está afiado! Ótimos estudos e até já! Lênin e Jr.

Transcript of SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO...

Page 1: SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO …api.ning.com/files/hzHalJRlCScinmlHyvUVQvOpZCGUL5R0I7ClJp44gTT… · mais sobre o estilo de prova do CESPE. Vale a pena checar se

SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO MPU PROF. ALEXANDRE LÊNIN / PROF. JUNIOR MARTINS

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf 1

Olá, pessoal, tudo bem?

Vamos fazer um simulado com 10 questões de informática direcionadas para o cargo de TÉCNICO DO MPU? São questões já aplicadas pelo CESPE em certames anteriores, mas que podem ser reeditadas e/ou adaptadas.

Escolhemos 10 questões comentadas dentre centenas disponíveis em E-books no site Hora do Estudo (http://www.horadoestudo.com.br). São questões interessantes para quem quer testar os conhecimentos e saber mais sobre o estilo de prova do CESPE. Vale a pena checar se você está afiado!

Ótimos estudos e até já!

Lênin e Jr.

Page 2: SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO …api.ning.com/files/hzHalJRlCScinmlHyvUVQvOpZCGUL5R0I7ClJp44gTT… · mais sobre o estilo de prova do CESPE. Vale a pena checar se

SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO MPU PROF. ALEXANDRE LÊNIN / PROF. JUNIOR MARTINS

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf 2

SIMULADO LINUX CESPE

1. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nível Superior - Conhecimentos Básicos - EXCETO Cargo 4 Advocacia) O Windows 7 Professional grava os arquivos em formato nativo ext3 e fat32; o Linux utiliza, por padrão, o formato NTFS, mais seguro que o adotado pelo Windows.

2. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nível Superior -

Conhecimentos Básicos - EXCETO Cargo 4 Advocacia) Na árvore de diretórios do Linux, o /lib contém os programas necessários à inicialização do sistema, e o /home contém os arquivos e diretórios dos usuários.

3. (CESPE - 2011 - BRB - Escriturário) Apesar de multiusuário e

multiprogramável, o sistema operacional Linux não permite o redirecionamento de entrada e saída de dados.

4. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nível Médio - Conhecimentos

Básicos) O sistema Linux tem código-fonte disponível, escrito na linguagem C, o que permite a sua modificação por qualquer usuário.

5. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nível Superior -

Conhecimentos Básicos - Cargo 4 Advocacia ) O sistema operacional Linux não pode ser instalado em máquinas que possuam o sistema operacional OS/2.

6. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nível Superior -

Conhecimentos Básicos - Cargo 4 Advocacia) No ambiente Linux, o comando ls permite listar todos os arquivos do diretório atual.

7. (CESPE/2011/Técnico-Nível Médio - PREVIC) No Linux, para se

ajustar as permissões via linha de comando, utilizam-se os

Page 3: SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO …api.ning.com/files/hzHalJRlCScinmlHyvUVQvOpZCGUL5R0I7ClJp44gTT… · mais sobre o estilo de prova do CESPE. Vale a pena checar se

SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO MPU PROF. ALEXANDRE LÊNIN / PROF. JUNIOR MARTINS

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf 3

comandos chmod e chown. O primeiro permite transferir a posse, especificando a qual usuário e grupo determinada pasta ou arquivo pertence, e o segundo permite ajustar as permissões dos arquivos e pastas.

8. (CESPE/2010/Ministério da Saúde/Analista Técnico-

Administrativo/Q.13) No sistema operacional Linux típico, o subdiretório /dev do diretório raiz contém os arquivos executáveis (binários) de comandos essenciais pertencentes ao sistema, e que são usados com frequência pelas aplicações.

9. (CESPE/2010/Ministério da Saúde/Analista Técnico-

Administrativo/Q.14) No sistema operacional Linux, um ponto (.) no início do nome identifica os arquivos ocultos.

10. (CESPE/2010/TRE-BA/Técnico/Q.20) O Linux é um sistema

operacional que pode ser usado apenas em servidores, não sendo adequado para a utilização em estações de trabalho do tipo PC. No entanto, é um sistema cujo código-fonte fica disponível para alterações, permitindo que os usuários contribuam para a sua melhoria.

Page 4: SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO …api.ning.com/files/hzHalJRlCScinmlHyvUVQvOpZCGUL5R0I7ClJp44gTT… · mais sobre o estilo de prova do CESPE. Vale a pena checar se

SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO MPU PROF. ALEXANDRE LÊNIN / PROF. JUNIOR MARTINS

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf 4

QUESTÕES COMENTADAS

1. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nível Superior - Conhecimentos Básicos - EXCETO Cargo 4 Advocacia) O Windows 7 Professional grava os arquivos em formato nativo ext3 e fat32; o Linux utiliza, por padrão, o formato NTFS, mais seguro que o adotado pelo Windows.

Resolução

A afirmação está errada. O Windows utiliza nativamente o NTFS e o Fat32, enquanto o Linux utiliza o ext3.

GABARITO: E.

2. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nível Superior - Conhecimentos Básicos - EXCETO Cargo 4 Advocacia) Na árvore de diretórios do Linux, o /lib contém os programas necessários à inicialização do sistema, e o /home contém os arquivos e diretórios dos usuários.

Resolução

Vejamos a estrutura de diretórios do Linux na tabela abaixo. Nela podemos perceber que inicialização tem relação com /boot. O diretório /lib contém arquivos (geralmente programas ou parte de código) utilizados por diversos programas. LIB vem de Library = biblioteca.

Diretório Descrição

/bin - Arquivos binários de comandos essenciais do sistema.

/boot - Arquivos de boot (inicialização; boot-loader; Grub); kernel do Linux.

/dev - Dispositivos (devices) de entrada/saída: floppy, hardisk, cdrom, modem.

Page 5: SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO …api.ning.com/files/hzHalJRlCScinmlHyvUVQvOpZCGUL5R0I7ClJp44gTT… · mais sobre o estilo de prova do CESPE. Vale a pena checar se

SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO MPU PROF. ALEXANDRE LÊNIN / PROF. JUNIOR MARTINS

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf 5

/etc - Arquivos de configuração (scripts) e inicialização.

/home - Diretório local (home) de usuários.

/lib - Bibliotecas e módulos (drives): compartilhadas com frequência.

/mnt - Diretório de montagem de dispositivos, sistemas de arquivos e partição.

/opt - Para instalação de programas não oficiais da distribuição.

/proc - Diretório virtual (RAM) onde rodam os processos ativos.

/root - Diretório local do superusuário (root).

/sbin - Arquivos de sistema essenciais (binários do superusuário).

/tmp - Arquivos temporários gerados por alguns utilitários.

/usr - Arquivos de usuários nativos da distribuição.

/usr/local - Para instalação de programas não oficiais da distribuição.

/usr/src - Arquivos fontes do sistema necessários para compilar o kernel.

/var - Arquivos de log e outros arquivos variáveis.

GABARITO: E.

Page 6: SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO …api.ning.com/files/hzHalJRlCScinmlHyvUVQvOpZCGUL5R0I7ClJp44gTT… · mais sobre o estilo de prova do CESPE. Vale a pena checar se

SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO MPU PROF. ALEXANDRE LÊNIN / PROF. JUNIOR MARTINS

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf 6

3. (CESPE - 2011 - BRB - Escriturário) Apesar de multiusuário e multiprogramável, o sistema operacional Linux não permite o redirecionamento de entrada e saída de dados.

Resolução

O Linux é sim multiusuário (permite vários usuários ao mesmo tempo) e multiprogramável (vários programas executando ao mesmo tempo)

GABARITO: E.

4. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nível Médio - Conhecimentos Básicos) O sistema Linux tem código-fonte disponível, escrito na linguagem C, o que permite a sua modificação por qualquer usuário.

Resolução

É verdade. Qualquer pessoa pode modificar o sistema Linux. Basta alterar o código-fonte (programa em linguagem C) e compilar o sistema novamente (compilar é converter o código-fonte para a linguagem do computador. Calma isto é feito por programas especializados chamados de compiladores).

GABARITO: C.

5. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nível Superior - Conhecimentos Básicos - Cargo 4 Advocacia ) O sistema operacional Linux não pode ser instalado em máquinas que possuam o sistema operacional OS/2.

Resolução

Sistema Operacional OS/2? Por essa eu não esperava, pois é um sistema operacional antigo. Eu me lembro bem dele, pois o utilizei por algum tempo. Mas é da época em que estávamos começando a falar em sistemas com ambientes gráficos.

Page 7: SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO …api.ning.com/files/hzHalJRlCScinmlHyvUVQvOpZCGUL5R0I7ClJp44gTT… · mais sobre o estilo de prova do CESPE. Vale a pena checar se

SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO MPU PROF. ALEXANDRE LÊNIN / PROF. JUNIOR MARTINS

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf 7

De qualquer forma, este sistema funcionava em Personal Computers (PCs) então certamente o Linux funciona em computadores com este sistema. Item errado.

GABARITO: E.

6. (CESPE - 2011 - EBC - Cargos de Nível Superior - Conhecimentos Básicos - Cargo 4 Advocacia) No ambiente Linux, o comando ls permite listar todos os arquivos do diretório atual.

Resolução

É verdade. O ls é um dos comandos básicos do sistema. Ele lista o conteúdo de diretórios. Usado assim, sem parâmetros, ele lista dos diretórios e arquivos da pasta atual.

GABARITO: C.

7. (CESPE/2011/Técnico-Nível Médio - PREVIC) No Linux, para se ajustar as permissões via linha de comando, utilizam-se os comandos chmod e chown. O primeiro permite transferir a posse, especificando a qual usuário e grupo determinada pasta ou arquivo pertence, e o segundo permite ajustar as permissões dos arquivos e pastas.

Resolução

A banca inverteu os comandos!! É o comando chown que permite transferir a posse (o dono do arquivo!), especificando a qual usuário e grupo determinada pasta ou arquivo pertence, e o comando chmod permite ajustar as permissões dos arquivos e pastas.

GABARITO: E.

Page 8: SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO …api.ning.com/files/hzHalJRlCScinmlHyvUVQvOpZCGUL5R0I7ClJp44gTT… · mais sobre o estilo de prova do CESPE. Vale a pena checar se

SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO MPU PROF. ALEXANDRE LÊNIN / PROF. JUNIOR MARTINS

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf 8

8. (CESPE/2010/Ministério da Saúde/Analista Técnico-Administrativo/Q.13) No sistema operacional Linux típico, o subdiretório /dev do diretório raiz contém os arquivos executáveis (binários) de comandos essenciais pertencentes ao sistema, e que são usados com frequência pelas aplicações.

Resolução

O subdiretório /dev do diretório raiz guarda os arquivos de dispositivo e os arquivos binários (também chamados de executáveis) são guardados no /bin e no /sbin.

GABARITO: E.

9. (CESPE/2010/Ministério da Saúde/Analista Técnico-Administrativo/Q.14) No sistema operacional Linux, um ponto (.) no início do nome identifica os arquivos ocultos.

Resolução

Os nomes dos arquivos ocultos do Linux começam com um PONTO. Dessa forma, esses arquivos não irão aparecer nas visualizações normais de arquivos.

GABARITO: C.

10. (CESPE/2010/TRE-BA/Técnico/Q.20) O Linux é um sistema operacional que pode ser usado apenas em servidores, não sendo adequado para a utilização em estações de trabalho do tipo PC. No entanto, é um sistema cujo código-fonte fica disponível para alterações, permitindo que os usuários contribuam para a sua melhoria.

Resolução

O Linux pode ser utilizado tanto em estações de trabalho do tipo PC, quanto em servidores!

GABARITO: E.

Page 9: SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO …api.ning.com/files/hzHalJRlCScinmlHyvUVQvOpZCGUL5R0I7ClJp44gTT… · mais sobre o estilo de prova do CESPE. Vale a pena checar se

SIMULADO DE INFORMÁTICA BÁSICA –TÉCNICO DO MPU PROF. ALEXANDRE LÊNIN / PROF. JUNIOR MARTINS

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf 9

Forte abraço e bons estudos!

Prof. Lênin

Alexandre Lênin Carneiro é Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento. É Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília, onde foi professor substituto. Já foi servidor do Serpro, Ibama e Analista Tributário da Receita Federal. Professor desde os 18 anos, lecionou em diversas escolas e universidades de Goiânia e Brasília, onde se especializou no ensino de Informática Básica para Concursos. É sócio do site Hora do Estudo e leciona nos melhores sites de cursos online para concursos do país.

Prof. Júnior

Junior Martins é Analista de Sistemas atuante há 17 anos. Gerenciou projetos na Caixa Econômica, na Rio Negro Usina de Álcool e em colégios da Capital Goiana. É professor de Informática Básica, sócio fundador do Hora do Estudo, onde desenvolve é o responsável pela tecnologia do site. Sua especialidade é o ensino de informática para iniciantes, especialmente para concursos públicos.