SINTESI-RJ REALIZOU CURSO DE FORMAÇÃO...

4
Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais, Órgãos Classistas, Associações, Confederações e Federações dos Empregados e Empregadores Intermunicipais no Rio de Janeiro ANO XVIII - Nº 97 - MAIO/JUNHO - 2016 SINTESI-RJ 26 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS 09 MAIO - DIA DO SINDICATÁRIO 1 Sindicatários em Ação Sindicatários em Ação SINTESI-RJ REALIZOU CURSO DE FORMAÇÃO SINDICAL No dia 19 de maio foi realizado na sede do SINTESI-RJ o curso de Formação Sindical para a direção da entidade e também para os dirigentes do SINTESNIT, com o professor Helder Molina. Esse curso visa dar um novo olhar ao dirigente sindical, mostrando através das vivên- cias de cada um o quanto é importante ter conhecimento da conjuntura política, e quais são as consequências para os sindicatos e os seus trabalhadores. No dia 23 de junho acontecerá a segunda etapa do curso no SINTESI-RJ, que abordará a questão da negociação coletiva, também com a coordenação do Professor Helder Molina. Este também é tema fundamental para os dirigentes sindicatários, pois a cada ano é preciso buscar formas de se avançar em novas conquistas para os empregados dos sindicatos, federações, confederações e associações. Jornal Sintesi Maio - Junho 2016.indd 1 14/06/2016 18:06:46

Transcript of SINTESI-RJ REALIZOU CURSO DE FORMAÇÃO...

Page 1: SINTESI-RJ REALIZOU CURSO DE FORMAÇÃO SINDICALsintesirj.org.br/portal/v1/wp-content/uploads/2016/... · act 2016/2017 ass bras ind de cafÉ – act 2016/2017 sind metalÚrgicos

Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais, Órgãos Classistas, Associações, Confederações e Federações dos Empregados e Empregadores Intermunicipais no Rio de Janeiro ANO XVIII - Nº 97 - MAIO/JUNHO - 2016

SINTESI-RJ 26 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS 09 MAIO - DIA DO SINDICATÁRIO1

Sindicatários em Ação

Sindicatáriosem Ação

SINTESI-RJ REALIZOU CURSO DE FORMAÇÃO SINDICALNo dia 19 de maio foi realizado

na sede do SINTESI-RJ o curso de Formação Sindical para a direção da entidade e também para os dirigentes do SINTESNIT, com o professor Helder Molina.

Esse curso visa dar um novo olhar ao dirigente sindical, mostrando através das vivên-cias de cada um o quanto é importante ter conhecimento da conjuntura política, e quais são as consequências para os sindicatos e os seus trabalhadores.

No dia 23 de junho acontecerá a segunda etapa do curso no SINTESI-RJ, que abordará a questão da negociação coletiva, também com a coordenação do Professor Helder Molina. Este também é tema fundamental para os dirigentes sindicatários, pois a cada ano é preciso buscar formas de se avançar em novas conquistas para os empregados dos sindicatos, federações, confederações e associações.

Jornal Sintesi Maio - Junho 2016.indd 1 14/06/2016 18:06:46

Page 2: SINTESI-RJ REALIZOU CURSO DE FORMAÇÃO SINDICALsintesirj.org.br/portal/v1/wp-content/uploads/2016/... · act 2016/2017 ass bras ind de cafÉ – act 2016/2017 sind metalÚrgicos

SINTESI-RJ 26 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS 09 MAIO - DIA DO SINDICATÁRIO2

SINTESI-RJ FECHOU ACT COM A DIREÇÃO DA ADURCom muito esforço o SINTESI-RJ fechou o ACT 2015/2017 dos empregados da ADUR no dia 09/06/2016, retroativo a 01

de janeiro, em 11%. Essa vitória é dos empregados que sempre acreditaram que seria possível avançar.

FECHADO ACT DOS EMPREGADOS DO SINDICATO NACIONAL DOS MOEDEIROS

O SINTESI-RJ fechou o Acordo Coletivo de Trabalho 2016 dos empregados do Sindicato Nacional dos Moedeiros – conseguindo manter as cláusulas do antigo ACT, acrescentando novas cláusulas de suma importância, que foram aprovadas.

O SINTESI-RJ tem acompanhando com preocupação a utilização em algumas entidades sindicais de câmeras de segurança dentro dos locais de trabalho, uma ação no mínimo questionável do ponto de vista ético. A entidade não é contra a manutenção da segurança dos locais, porém a utilização dessa ferramenta de forma deturpada se configura sem sombra de dúvidas em assédio moral, passível de ingresso de ação judicial para proteger o trabalhador.

Segundo os especialistas a instalação de câmeras coloca em debate o direito à intimidade do trabalhador de um lado e, de outro, o direito de propriedade do empregador, na perspectiva da proteção do seu patrimônio.

A análise do caso concreto é que revelará qual desses direitos deverá prevalecer ou se há espaço para convivência harmônica entre eles. Caso o que prevaleça seja o direito de privacidade do funcionário e haja prova no processo da violação desse direito, o empregador poderá ser obrigado a indenizar o trabalhador.

CÂMERA NO LOCAL DE TRABALHO: ASSÉDIO MORAL OU SEGURANÇA PATRIMONIAL?

Dentre alguns casos que chegaram ao Poder Judiciário, percebe-se que a instalação de câmeras é permitida desde que efetuada em locais isentos de violação de privacidade dos trabalhadores, tais como: refeitórios, banheiros e vestiários. De mesma forma, a Justiça do Trabalho não admite que a instalação ocorra para capturar imagem de trabalhador específico, o que configuraria assédio moral.

Portanto, a instalação de câmeras não pode ser realizada em todos os ambientes de trabalho que integram uma entidade sindical, mas apenas naqueles cujo objetivo é manutenção da segurança patrimonial do empregador e pessoal dos trabalhadores.

O SINTESI-RJ considera lamentável que sindicalistas que sempre reivindicaram a defesa dos trabalhadores, contra as perseguições dos patrões e em defesa da democracia, se utilizem destes mecanismos de repressão e assédio. É fundamental que aconteça uma reflexão sobre o papel do sindicalismo e de suas ações dentro das entidades.

SINTESI-RJ fecha convênio com o SINDMERJ para facilitar a aquisição da casa própria

A casa própria é um sonho de todo trabalhador. Para facilitar a realização desse desejo tão importante, o SINTESI-RJ fechou um convênio com o SINDMERJ, entidade que atua como correspondente bancário da Caixa Econômica Federal.

Na condição de correspondente bancário autorizado pela Caixa Econômica, o SINDMERJ está autorizado a fechar parcerias com entidades de classe, como explica seu presidente Expedito Amora. “Já temos contrato fechado com algumas importantes entidades de trabalhadores, como o SINTSAMA-RJ, o Sindicato do ASSEIO e Sindicato dos Correios. Onde conseguimos a linha de crédito com juros mais baixos para os trabalhadores associados aos seus sindicatos, e o melhor, sem toda a burocracia exigida pelos bancos quando a pessoa se dirige a uma agência de forma individual”, afirma ele.

É importante destacar que somente os empregados filiados ao SINTESI-RJ têm a possibilidade de acessar os serviços do SINDMERJ no programa Minha Casa Minha Vida, imóveis novos ou usados.

Não perca tempo e venha realizar o seu sonho e de sua família. Filie-se ao SINTESI-RJ e faça sua análise de crédito com o SINDMERJ pelo telefone: 2210-6413.

Presidente do SINTESI-RJ, Israel Cunha e o Presidente o SINDMERJ, Expedito Amora

Jornal Sintesi Maio - Junho 2016.indd 2 14/06/2016 18:06:47

Page 3: SINTESI-RJ REALIZOU CURSO DE FORMAÇÃO SINDICALsintesirj.org.br/portal/v1/wp-content/uploads/2016/... · act 2016/2017 ass bras ind de cafÉ – act 2016/2017 sind metalÚrgicos

SINTESI-RJ 26 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS 09 MAIO - DIA DO SINDICATÁRIO3

A direção do SINDSPREV-RJ depois de muito relutar em cumprir as determinações do Ministério Público do Trabalho, encaminhou ao órgão os documentos solicitados na ultima mesa redonda, que são a ata da assembleia que deliberou pela reestruturação do sindicato, a folha de pagamento e as despesas do sindicato. Nesse período o SINTESI-RJ e a Comissão de Funcionários encaminharam o PCS e o ACT aos representantes do MPT com objetivo de acelerar o processo que se arrasta há dois anos.

A direção do SINDSPREV-RJ entregou ao Ministério Público do Trabalho uma

Acordo SINDSPREV-RJ: É hora de avançar rumo ao ACT dos empregados

contraproposta de ACT, que agora precisa ser avaliada com urgência pelos empregados em assembleia, para se ter conhecimento do seu conteúdo e se a mesma atende aos anseios dos trabalhadores.

Com a posse destes documentos do SINDSPREV-RJ o MPT terá as condições necessárias para esclarecer uma série de medidas que estão sendo tomadas pela direção patronal e que envolvem diretamente os empregados. O SINTESI-RJ tem a certeza de que os trabalhadores não podem pagar por erros cometidos pelos gestores, e por isso vai lutar pelos seus direitos até o fim.

Os empregados do SEC-RJ juntamente com o SINTESI-RJ têm lutado por um ACT digno, por isso, rejeitou a proposta apresentada pela direção do Sindicato, que estava muito aquém dos anseios dos trabalhadores.

A direção do SEC-RJ tem se mostrado no mínimo intransigente, ao insistir em só negociar o termo aditivo dos seus empregados somente após o fechamento do acordo dos comerciários, mas ao mesmo tempo está com uma campanha milionária na TV, no Rádio e em Outdoors em ônibus, para avançar no ACT da sua

O SINTESI-RJ após muitas reuniões de negociação com a direção patronal sobre o acordo coletivo de trabalho 2016-2017, conseguiu finalmente um avanço na proposta inicial, que era de 0% (zero) de reajuste, para uma nova, que apesar de estar ainda longe do que os trabalhadores mereciam, contempla itens fundamentais, que são:

- Reajuste salarial de 5% retroativo a março de 2016,- 2% em julho.- 2% em novembro.- Ticket refeição/Alimentação: Reajuste de 5% a partir de junho de 2016.

SEC-RJ: ENQUANTO DIREÇÃO FAZ CAMPANHA MILIONÁRIA, EMPREGADOS TEM SEU ACT IGNORADO

categoria. Ou seja, o dinheiro que existe é somente para seus gastos, mas quem está por trás dando o suporte a luta fica a ver navios.

O SINTESI-RJ apoia o fortalecimento das entidades sindicais e sua luta, porém, quer que se faça justiça com os empregados, reconhecendo os seus direitos, principalmente com relação ao ACT. O sindicato espera que os erros de gestões passadas não voltem a ser cometidos por esta direção do SEC-RJ, que veio com uma proposta de mudanças profundas na prática e na concepção sindical.

SINTESI-RJ CONSEGUE AVANÇAR EM UM ACORDO COLETIVO MAIS JUSTO PARA OS EMPREGADOS DA FIRJAN

PAUTAS ENCAMINHADASCTB - CENTRAL DOS TRABALHORES E

TRABALHORAS DO BRASIL – ACT 2016/2018

SINTTEL –RIO TERMO ADITIVO AO ACT 2015/2017

SIND DAS EMP DE ASSEIO E CONS DO EST DO RJ ACT 2016/2017

SINFA-RJ ACT 2016/2017

SEÇÃO SINDICAL DO SINASEFE DOS TRAB DO INST FED DE EDUC, CIÊNCIA E TECNOL. DO RJ – ACT

2016/2017

ASS DOS SERV DA INFRAERO DO RJ – ACT 2016/2017

SIND DOS TRAB NAS EMPRESAS DE SAN BASICO E MEIO AMBIENTE - ACT 2016/2018

SIND NAC DOS AER TERMO ADIT AO ACT 2015/2017

SIND DOS MÉDICOS DO RJ – ACT2016

SIND. DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS NO RJ

TERMO ADITIVO AO ACT 2015/2017

ACTs E TERMOS FECHADOSSINDICATO NACIONAL DOS MOEDEIROS –

ACT 2016/2017

FED DOS/AS TRAB DO RAMO FIN DOS EST DO RJ E ESPIRITO SANTO – ACT 2015/2016

FED DO COMERCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO EST DO RJ – ACT 2016/2017

SIND DOS SERV DO DEPART DA POLÍCIA FED DO EST DO RJACT 2016/2017

ASSOC. DOS SERVIDORES DA POLÍCIA FEDERAL DO ESTADO DO RJ2016/2017

ANICER TERMO ADITIVO AO ACT 2015/2016

FED NAC DOS URBANITÁRIOS 2016/2017

SIND. DOS PROFISSIONAIS TÉCNICOS IND DE NÍVEL MÉDIO DO ESTDO RJACT 2016/2018

SIND. NAC. DOS TAIFEIROS, CULINÁRIOS E PANIFICADORES MARÍTIMOS ACT 2016/2018

CLUBE DOS DIR LOJISTAS – RJ ACT 2016/2018

INSTITUTO DO VAREJO ACT 2016/2018

ASSOC SERV TÉC ADM DA UNIV DO RJ ACT 2016/2017

ASS BRAS IND DE CAFÉ – ACT 2016/2017

SIND METALÚRGICOS SUL FLUMI ACT 2016/2017

SIND NAC DOS SERV DO INMETRO ACT 2016/2018

FED DAS IND DO RJ ACT 2016/2017

SIND. TRAB. NA EMP. CORREIOS E TELÉGRAFOS ACT 2016/2017

ASS PROSSEGUR - TERMO ADITIVO AO ACT 2015/2017

SIND DOS MÉDICOS DO RJ – ACT 20152016

O SINTESI-RJ neste 1º semestre fechou importantes acordos coletivos. Pela primeira vez foram fechados os acordos do IVAR, CDL-RJ e o do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense. O Sindicato agradece a confiança de cada trabalhador, que apostou na capacidade do SINTESI-RJ em negociar uma pauta justa. Essa atitude mostrou que ao apostar na sua representação sindical os empregados só tem a ganhar, como é o caso da assinatura do Acordo Coletivo, um direito garantido por lei.

O SINTESI-RJ reforça o pedido junto aos empregados para que venham se filiar ao sindicato,pois somente uma entidade fortalecida é capaz de avançar ainda mais em novos acordos, já que o patrões percebem quando os trabalhadores confiam na sua representação sindical.

SINDLOJAS-RIO EM NEGOCIAÇÃOO SINDILOJAS-RIO é outra entidade muito representativa está em vias de

fechamentotambém pela primeira vez do ACT dos seus empregados.

SINTESI-RJ FECHOU ACORDOS INÉDITOS COM IMPORTANTES ENTIDADES: IVAR, CDL-RJ E SINDICATO

DOS METALÚRGICOS DO SUL FLUMINENSE

Jornal Sintesi Maio - Junho 2016.indd 3 14/06/2016 18:06:47

Page 4: SINTESI-RJ REALIZOU CURSO DE FORMAÇÃO SINDICALsintesirj.org.br/portal/v1/wp-content/uploads/2016/... · act 2016/2017 ass bras ind de cafÉ – act 2016/2017 sind metalÚrgicos

Presidente:Israel José CunhaSecretário Geral:Paulo Sérgio R. de AraújoDiretor Financeiro:Edivaldo S. da Silva

Conheça seus direitos visitando nossa página: www.sintesirj.org.brAv. Venezuela, 27 - sala 601 - Saúde/RJ - 20081-311 - Tels: 21 2263-8921 / 21 2233-0730 / E-mail: [email protected]

Diretor Jurídico:Marcus Vinícius Teixeira da CostaDiretor de Imprensa e Comunicação:Renan Ferreira da CostaDiretor de Base e Formação Sindical:José Luiz M. de Mello - (Jair)

SINTESI-RJ - Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais, Órgãos Classistas, Associações, Confederações e Federações dos Empregados e Empregadores Intermunicipais no Rio de Janeiro

CNPJ: 40.315.079/0001-64 - Registro nº 115.784 - Livro A. 31 - FUNDADO EM 05 DE JULHO DE 1989

Diretor de Administração e Patrimônio:Ricardo Lopes de BarrosProjeto Editorial, Diagramação e Arte:Ricardo BarbedoTiragem:3.000 exemplares

SINTESI-RJ 26 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS 09 MAIO - DIA DO SINDICATÁRIO4

Empregados do SINDJUSTIÇA-RJ, Sindicato dos Bancários-RJ e SINTUFRJ comemoraram o dia do Sindicatário

Em homenagem ao dia do Sindicatário foram realizadas atividades comemorativas na sede do Sindjustiça-RJ e do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro. Na oportunidade foram distribuídas pelo diretor do SINTESI-RJ e trabalhador Sindjustiça-RJ, Zenildo Júnior, camisetas da FITES (Federação Nacional dos Sindicatários) alusivas a data que hoje é nacional.

No Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro foi realizado também um evento comemorativo. O SINTESI-RJ foi representado pelo seu presidente, Israel Cunha, o Diretor de Patrimônio e empregado do sindicato dos Bancários e Ricardo Lopes de.

Os empregados do SINTUFRJ receberam camisas do Secretário Geral do Sintesi-RJ, Paulo Sérgio, alusivas ao dia dos Sindicatários, 09 de maio, oferecidas pela FITES ( Federação Nacional dos Sindicatários).

No TAICUPAN o dia 09 de maio também é respeitado pela direção, pois os trabalhadores na semana podem tirar alternadamente 1 dia de descanso.

Essa data comemorativa é estadual e federal, e representa muito para os trabalhadores em entidades sindicais, pois é o reconhecimento da sua importância para organização da classe trabalhadora. O SINTESI-RJ convida cada sindicatário a cerrar fileiras com seu sindicato, que é a casa do trabalhador, onde existe a defesa dos seus direitos.

Jornal Sintesi Maio - Junho 2016.indd 4 14/06/2016 18:06:48