Slides 1

16
Análise Semiótica da Sala de Análise Semiótica da Sala de Aula no tempo da EAD Aula no tempo da EAD

Transcript of Slides 1

Page 1: Slides 1

Análise Semiótica  da Sala de Aula no Análise Semiótica  da Sala de Aula no tempo da EADtempo da EAD

Page 2: Slides 1

Sala de aula e aulas em salas;Sala de aula e aulas em salas;

Aulas existem há muito mais tempo, desde Aulas existem há muito mais tempo, desde que houve a relação mestre/aprendiz;que houve a relação mestre/aprendiz;      

Page 3: Slides 1

• Não há necessidade de haver uma Não há necessidade de haver uma infraestrutura montada para que um infraestrutura montada para que um mestre ensine algo a um aprendiz.mestre ensine algo a um aprendiz.

Page 4: Slides 1

SALAS DE AULAS E SALAS DE AULAS E AULAS EM SALASAULAS EM SALAS

• A sala de aula, como a conhecemos, A sala de aula, como a conhecemos, é um fenômeno até recente na é um fenômeno até recente na história da humanidade.história da humanidade.

• A figura do professor somente se A figura do professor somente se destaca pelo conhecimento prévio de destaca pelo conhecimento prévio de seu papel e sua atuação.seu papel e sua atuação.

Page 5: Slides 1

Papéis actanciais e posições Papéis actanciais e posições espaciaisespaciais

• O professor é um ator ocupando o O professor é um ator ocupando o papel actancial de destinador.papel actancial de destinador.

• Os alunos são vários atores Os alunos são vários atores ocupando um papel actancial de ocupando um papel actancial de destinatário. destinatário.

Page 6: Slides 1

• A sala de aula pode ser considerado A sala de aula pode ser considerado um instrumento de autoridade,um um instrumento de autoridade,um instrumento de poder para o instrumento de poder para o professor.professor.

Page 7: Slides 1

• O papel estático de destinador O papel estático de destinador conferido ao professor, bem como o conferido ao professor, bem como o papel passivo conferido ao aluno, é papel passivo conferido ao aluno, é hoje questionado por muitos estudos hoje questionado por muitos estudos sobre educaçãosobre educação

Page 8: Slides 1

Transgressão em Transgressão em sala de aula:sala de aula:

Page 9: Slides 1

1.1. Pichação é uma forma de Pichação é uma forma de individualismo;individualismo;

1.1. Passar informações em bilhetinhos;Passar informações em bilhetinhos;

2.2. Sala de aula organizada em semi-Sala de aula organizada em semi-circulo (transgressão circulo (transgressão institucionalizada).institucionalizada).

Page 10: Slides 1

O olhar do aluno já não é à frente da sala.

Mesmo em salas onde existe um espaço especial para o professor, o foco continua sendo a tela do computador.

Page 11: Slides 1

O uso do computador em sala de aula abre uma porta para uma rede de relações

mundial.

Page 12: Slides 1

Existem plataformas de ensino que trazem o professor para a tela do computador do aluno .

Page 13: Slides 1

O que é uma sala online?O que é uma sala online?

É uma aula sem sala? Sem É uma aula sem sala? Sem professor?professor?

Sem horário?Sem horário?

Page 14: Slides 1

Sem sala e sem horário, mais ou Sem sala e sem horário, mais ou menos; sem professor, impossível.menos; sem professor, impossível.

Page 15: Slides 1

O Atendimento fornecido por um O Atendimento fornecido por um professor numa disciplina online é professor numa disciplina online é constante.constante.

Page 16: Slides 1

O uso de fóruns, nos quais todos os O uso de fóruns, nos quais todos os alunos podem colocar suas opiniões alunos podem colocar suas opiniões e discutirem as dos colegas, em e discutirem as dos colegas, em conjunto com o professor, minimiza a conjunto com o professor, minimiza a força da hierarquia.força da hierarquia.