Soc

18
ÁFRICA DO SUL O CENTRO CULTURAL DA TERRA Carlos Dias 12P

description

Cultura sul africana

Transcript of Soc

Page 1: Soc

ÁFRICA DO SULO CENTRO CULTURAL DA TERRA Carlos Dias 12P

Page 2: Soc

- Localiza-se no extremo sul de África e é banhada pelos oceanos Índico e Atlântico.

- Habitado por quase 50 milhões de pessoas em 2010 (mais 5 milhões do que em 2001), é considerado a maior economia do continente africano.

- Como ex-colónia da Inglaterra e da Holanda, é um país caracterizado pela sua enorme diversidade cultural.

- Politicamente, a África do Sul é uma democracia constitucional onde o presidente está dependente do parlamento.

DADOS GERAIS

Page 3: Soc

- Estima-se que 79% da população é de raça negra, 10% é de raça branca, 9% são mestiços e 2% são asiáticos.

Cidade do Cabo (cidade mais visitada da África do Sul).

Concentração da população branca nas principais cidades.

Page 4: Soc

- Entre as principais cidades, destaca-se a Cidade do Cabo (capital legislativa) e Pretória (capital administrativa). Na região suburbana, deparamo-nos com bairros de lata e com cenários de desemprego e criminalidade crescentes.

Pretória Soweto

Page 5: Soc

- Quase 58% da população sul-africana vive no meio urbano.

- Joanesburgo (6 milhões de habitantes) é a cidade mais importante para a economia nacional, representando 33% do PIB da África do Sul e 10% do PIB de África. Alberga o maior hospital do mundo.

- A criminalidade é o principal problema social do país. Este flagelo tem levado muitos cidadãos a abandonar o país e mesmo a refugiarem-se em condomínios fechados para se protegerem dos assaltos.

Page 6: Soc

- É uma nação de acentuados contrastes sociais. Estima-se que as famílias de raça branca possuem rendimentos 4 vezes superiores ao das famílias de raça negra.

- Apesar de existirem 23 universidades em todo o território, a desigualdade está patente também no ensino: a escolaridade obrigatória é até aos 16 anos para os brancos e até aos 11 anos para os jovens negros.

Universidade da Cidade do Cabo

Page 7: Soc

O apartheid foi instaurado na África do Sul no século XVII pelos colonos ingleses e holandeses. Visava afirmar a superioridade da raça branca na África do Sul, através da supressão dos direitos dos indivíduos negros.

APARTHEID

Page 8: Soc

- Em 1990, após décadas de contestação, o presidente sul-africano decide por fim ao apartheid. Nelson Mandela que estava detido desde 1964 por lutar contra o regime, é libertado e após se candidatar ao poder torna-se o primeiro presidente sul-africano de raça negra.

Page 9: Soc

Foi adoptada em 1994 após o fim do apartheid.- O “Y” deitado simboliza a centralização num só país dos vários povos sul-africanos.

- O vermelho simboliza o sangue e o azul o céu; o verde representa a terra sul-africana coberta de vegetação; o amarelo representa o ouro, o branco os cidadãos de cor branca e o preto os cidadãos de cor negra.

BANDEIRA

Page 10: Soc

LÍNGUA Na África do Sul existem 11 idiomas oficiais. O inglês, considerada a língua do comércio e da ciência, é uma língua muito usada. No entanto, o afrikáans, derivado do holandês, é a língua dominante na África do Sul. Além destes, existem outros idiomas oficiais usados por determinados grupos étnicos: tswana, swasi, sesotho, venda e zulú.

Page 11: Soc

RELIGIÃO Mesmo no que respeita à orientação religiosa dos sul-africanos, não podemos deixar de sublinhar a forte influência da presença europeia no país durante séculos. Neste sentido, 80% dos sul-africanos são cristãos; 1,5% são muçulmanos; 1,3% são hindus e 0,2% são judeus.

Cristãos

Sem religião

Muçulmanos

Hindus

Judeus

Page 12: Soc

MOEDA O Rand (R) surgiu em 1961, com a implantação da república e veio substituir o Peso sul-africano. Também é a moeda oficial do Lesoto e da Namíbia.

Page 13: Soc

MÚSICA Na África do Sul, alguns cantores de raça branca que cantam sobretudo em inglês, conseguiram obter algum sucesso no país e mesmo no estrangeiro. Após o apartheid, os cantores negros desenvolveram um estilo tradicionalmente africano chamado kwaito.

Zola, o ícone do Kwaito, premiado em 2006 nos Africa Music Video Awards.

Page 14: Soc

O rugby é considerado o principal desporto da África do Sul. Nesta modalidade, a seleção já conquistou dois campeonatos do mundo (1995 e 2007), o primeiro como país anfitrião. Entre o cricket, surf, atletismo e natação destaca-se o futebol que ganhou grande popularidade após o país ter organizado o campeonato do mundo em 2010.

DESPORTO

Page 15: Soc

GASTRONOMIA A gastronomia sul-africana, tem por base a carne, seja de vaca, frango ou porco. Dado que possui as melhores vinhas do mundo, o vinho nunca pode faltar nas refeições. Realiza-se frequentemente um churrasco tradicional – braai – onde os homens se encarregam de grelhar a carne, enquanto as mulheres preparam as saladas e sobremesas.

Page 16: Soc

- Enquanto assistem a eventos desportivos ou em viagem, os sul-africanos, costumam consumir um bife de carne seca chamado biltong.

Page 17: Soc

LITERATURA A África do Sul concentra importantes nomes da literatura mundial. Entre eles destaca-se John Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis, e dois escritores vencedores do Nobel da literatura: Nadine Gordimer (1991) e John Coetzee (2003).

Page 18: Soc

BIBLIOGRAFIA - Sites usados:http://blog.ademar.org/2008/viagem-a-africa-do-sul-chegada-e-impressoes-gerais/

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica_do_Sul

http://www.suapesquisa.com/paises/africa_do_sul/cultura_africa_do_sul.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_%C3%81frica_do_Sul

http://tv-aovivo.net/wp-content/uploads/2010/06/africaDoSul_bandeira.jpg

http://saboreiosbonsmomentos.blogspot.com/2010/04/copa-2010-africa-do-sul.html

- Músicas usadas:Gladiator soundtrack – Now we are freeZola - Mdlwembe