Social, 16 de julho de 2011

16
Sábado, 16 de julho de 2011 Confira como foi a Festa Country (pág. 10) Eleitas as soberanas da X Blumenfest Selbach escolheu as Soberanas da X Blumenfest sábado passado, dia 9, durante um grande baile no Salão Paroquial. A promoção foi da Associação dos Funcionários Muni- cipais, com apoio da Prefeitura. Caroline Jacobs foi eleita Rainha e Andreza Krames Kunh Senhorita Turismo. Daniela Carolina Cezar, Tainara Aline Hammes, Vanessa Manfrim e Daniele Luisa Richter receberam o título de Princesa. A mesa julgadora foi constituída por representantes das áreas de Cultura, Turismo e Educação dos municípios que integram a Rota das Terras. Os critérios avaliados pelos jurados foram: simpatia, beleza e desenvoltura na passarela. Além do desfile, as candidatas também reali- zaram prova escrita sobre conheci- mentos gerais do município e re- gião. Confira alguns clicks: 1. Andreza, Daniela, Tainara, Vanessa, Daniele e Caroline 2. Jonatas, Ivanir e Rudi Seger 3. Alcir e Janete Maldaner 4. Árisson e Ângela de Souza 5.André Hunger e Margret Schwantes 6.Nadir Ana e Paulo Hammes 7. Pedro e Jussara Vergutz 8.Rosália e João Chaves 9.Ana e Marcos Francisco Huppes 10. Liamar e Jorge Ludwig 11. Salete e João de Oliveira 12.Vanessa Junges e Diogo Jacoby 13. Marta e Emerson Godoy 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Presidente Dilma premia estudante (pág. 5)

description

Social, 16 de julho de 2011

Transcript of Social, 16 de julho de 2011

Page 1: Social, 16 de julho de 2011

Sábado, 16 de julho de 2011

Confira como foi a Festa Country (pág. 10)

Eleitas as soberanasda X BlumenfestSelbach escolheu as Soberanas

da X Blumenfest sábado passado,dia 9, durante um grande baile noSalão Paroquial . A promoção foi daAssociação dos Funcionários Muni-cipais, com apoio da Prefeitura.

Caroline Jacobs foi eleita Rainhae Andreza Krames Kunh SenhoritaTurismo. Danie la Carolina Cezar,Tainara Aline Hammes, VanessaManfrim e Daniele Luisa Richterreceberam o título de Pr incesa.

A mesa julgadora foi constitu ídapor representantes das áreas deCultura, Tur ismo e Educação dosmunicípios que integram a Rota dasTerras. Os cr itérios avaliados pelosjurados foram: simpatia, beleza edesenvoltura na passarela. Além dodesfile, as candidatas também reali-zaram prova escrita sobre conheci-mentos gerais do município e re-gião. Confira alguns clicks:

1. Andreza, Da nie la, Ta inara,Vanessa, Daniele e Caroline2. Jonatas, Ivanir e Rudi Seger3. Alcir e Janete Maldaner4. Ár isson e Ânge la de Souza5.André Hunger e Marg re tSchwantes6.Nadir Ana e Paulo Hammes7. Pedro e Jussara Vergutz8.Rosália e João Chaves9.Ana e Marcos Francisco Huppes10. Liamar e Jorge Ludwig11. Salete e João de Oliveira12.Vanessa Junges e Diogo Jacoby13. Marta e Emerson Godoy

1

2

3 4

5

67 8

9 1011

12

13

Presidente Dilma premia estudante (pág. 5)

Page 2: Social, 16 de julho de 2011

2 Sábado, 16/7/2011

Page 3: Social, 16 de julho de 2011

3 Sábado, 16/7/2011

Suély Marasca - Tecnóloga emProdução de Vestuário

Moda

SELBACH E IBIRUBÁ:

Gente InocenteGente InocenteGente InocenteGente InocenteGente InocenteNicole Carboni

Pais: Liamar B. e Anildo L. CarboniNascimento/idade: 18/7/2005 – 5 anosOnde reside: IbirubáPeso: 25 quilosMania: Cantar e br incar de BarbieTime: Brasi l

“Meus pais são meus amigos, moram no meu coração. Amo muito eles”

Madrinhas de casamento: dicas para não errarCas o você foi conv idada para ser madrinha de um

casamento e não sabe o que vest ir, leia com atenção algumasdicas para não fazer feio nesta data tão importante.

Madrinha pode usar preto? O uso da cor preta paramadrinhas no altar ainda é rest rito e muitas vezes malinterpretado por uma questão cultural, portanto é melhorevitar, dando preferência a outras tonalidades, que podematé ser próximas ao preto como o azul-marinho e o marrom,por exemplo.

Madrinhas podem usar roupas brancas ou claras? Porquestões de et iqueta os t rajes claros, em especial o branc o,devem s er res ervados aos noivos, pois tonalidades depérola, marfim e o próprio branco são exclus ivos à noiva e,para não ofusc ar o grande dia dela, a orientação é evitaressas nuances.

Madrinha de casamento pode usar v est ido curto? O usode ves tidos mais curtos para casamentos se tornou bastantecomum, no entanto as madrinhas devem cuidar o comprimen-to, pois o exagero dos “mínis ” não é bem vindo em ocasiõesde gala e, sobretudo, para dividir o altar com os noivos.Modelos de comprimento médio são opções mais democrá-ticas, que podem ser usadas sem grandes rest riç ões.

Acessórios? Use acessórios como brincos, colares (quan-do a roupa não t iver muitos bordados), braceletes, bolsas demão e sapatos de preferência na tonalidade do vest ido, casonão consiga prefira preto. Para aquecer no inverno useestolas e casac os de pele.

Não se esqueça de que a noiva é o cent ro das atençõese não a madrinha, portanto evite exageros.

_ Daiane Diniz & Rocksane apresentam o seu pop/rock no CityPub em Tapera dia 23, próximo sábado. Ingressos a lote único (R$20) com Open Bar de cerveja Brahma 600, das 23h às 3h damanhã! Informações e reservas fone 8407-8419 ou pelo [email protected].

_ A Festa Country mais uma vez lotou a Capital 922 de Ibirubá.Os p romoters garantem que em torno de 1.500 pessoasprestigiaram o evento. Veja alguns registros na página 10.

_ Felic idades mil a Cecília Schweig, que trocou de idade no últimodomingo, ela que é a diretora de atividades e uma das chefes doGrupo Escoteiro Pitangueira do Mato. Parabéns!

_ Ibirubá sediu pela primeira vez o Velocross na pista do AquamaniaPark. Ademar Krammes, Cleomar Canal e Roni Schiefelbeinorganizaram a competição e já estudam a possibilidade trazer afinal do campeonato.

_ A sede do Cia e os banheiros do Moto Clube Papa-Léguas foramalvo dos larápios, nem os chuveiros foram poupados dessa vez.Qualquer informação é bem vinda!

_ Agora Ibirubá conta com a Casa do Pão Bittencourt, na Rua Setede Setembro, 765, aberta de segunda a sábado e no domingo, das16h às 22h30.

Page 4: Social, 16 de julho de 2011

4 Sábado, 16/7/2011

No sábado passado,dia 9, Bárbara Júlia

Ficagna representouo CTG Guido

Mombelli, de Tapera,no 23º Sarau daPrenda Jovem,

realizado pelo CTG 3Coqueiros, de

Soledade. Os paisRoberto Carlos eDenise e a manaBrenda desejam

muitas felicidades àbela, e que ela

continue demons-trando a paixão eorgulho que sentepelo Rio Grande.

Parabéns!

Em viagem pelo Brasil o ib irubenseMilton Emmel visitou conterrâneos

que moram longe hoje. Em Canarana (MT)se encontrou com Walter Basilio Hagemanne sua esposa Mar isa, que foram ao Centro-Oeste após a aposentador ia e lá fixaramresidência. Basí lio tem uma propriedade emÁgua Boa, município vizinho. Basíl io tevelancheria por 23 anos em Ib irubá e deixousaudades entre a vasta freguesia quandoencerrou as atividades, na Rua GeneralOsór io. Ele aproveitou para mandar umabraço aos amigos que deixou na Terra daPitangueira. “Nos recebeu com a cortesia eamizade típ ica ibirubense, um churrascogaúcho legítimo e aquela geladinha”, relataEmmel.

Durante o percurso ele também passoupor diversos lugares bonitos: a Serra do Roncador (MT), as praias do Rio Araguaia (GO), o ParqueNacional das Emas (MS), p lantações de algodão, milho e cana de açúcar. “Rodamos por algumas rodoviasexcelentes, outras nem tanto e algumas em péssimas condições”, disse.

Um dia estava Deusa pensar. ..

Em seu coracão odesejo imenso de cri-ar ...

Alguém que ele pu-desse amar...

Alguém que existis -se para ser fel iz.

Então ele teve umaidéia.

Resolveu com amore ternura criar você!

Nesse momentoDeus exultou de ale -gr ia em saber que você

Do Jeitinho que é, ir ia se tornar realidade.E e sse dia aconteceu! Para a alegria de todos você nasceu, dia 04/07/

2011Voce é a inspiracão de amor do Papai do Céu.

Bem vinda ao mundo

Victória Castelli Gengnagel.Beijos apaixonados da mamãe Gabi,papai

Adriano, avós, tios, dindosfamiliares e amigos.

Page 5: Social, 16 de julho de 2011

5 Sábado, 16/7/2011

Medalha de Ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática pela 4ª vez, oes tudante Dieilon Martins da Silva viajou ao Rio de Janeiro dia 21 de julho

participar da premiação. Ele foi um dos 504 estudantes de todo o Brasil que sedestacaram entre os 19,5 milhões de participantes da 6ª Olimpíada Bras ile ira deMatemática das Escolas Públicas (OBMEP) - edição 2010.

Contando com a presença do Ministro da Educação Fernando Haddad e dosministros Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Wagner Rossi (Agricultura),Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira (Pesca), Paulo Bernardo Silva (Comunicações), oevento teve participação inclusive da presidente Dilma Rousseff.

Como tetramedalis ta de ouro da OBMEP, Dieilon, juntamente com ospentamedalhistas, recebeu sua medalha diretamente das mãos da presidente Dilma.Eles foram homenageados pela presidente e pelo Banco Itaú, que distribuiu i-padsaos estudantes.

Dieilon é fi lho de Milton Andrade da Silva e Genair Simões Martins. Eleatualmente cursa o 3º ano do Ensino Médio na Escola General Osório, de Ibirubá.

Estudante ibirubense é premiado no RJ

Dieilon Martins recebeumedalha da presidenteDilma Rousseff

Page 6: Social, 16 de julho de 2011

6 Sábado, 16/7/2011

Aniversariantes da semana!Aniversariantes da semana!Aniversariantes da semana!Aniversariantes da semana!Aniversariantes da semana!¤ A belaBianca Goycomemorou no

sábado, 2, seus

15 anos comuma divertida

festa na AABB,

em Ibirubá.Felicidades!

¤ O garotinho João Vitor Iora completou1 aninho dia 22/6. Junto de f amiliares eamigos ele comemorou dia 23 em Santo

Antônio/ Ibirubá. Homenagens car inhosaspartem dos pai s Simoni/Ricardo. “Para-

béns, te amamos muito”.

¤ Registroda f esta de

aniversário deErnestoAntônio

Ferrari (13/6)e Lill ia Luiza

Fass iniFerrari (26/3)realizada dia

25 de junhona AABB de

Ibirubá. Ahomenagem é

dos f ilhosMauro,

Milton eHamil car , 4 netos e 2 bisnetos. Foto Magia

¤ Os 7 anos de Gustavo Veneral da Si lva

foram comemorados dia 30/6. As f elicitações

partem dos pais, demais famili ares e amigos .

Parabéns! Foto Arte

¤ Micheli GomesGarmatz comemorou13 anos dia 29/6.Homenagens especi-ais partem dos paisVera e Osmar e daavó Hilma Garmatz.Parabéns!

Bodas de Platina¤ Lucia e Avelino Fr itzen complaram 65anos de casados dia 11, e a comemoraçãoacontece dia 9 em Selbach. Felicitam ocasal todosos seus fami-liares e ami-gos. Na mes-ma data af ilha Marlicomemorouaniversár iode 50 anos.O genro/es-poso Dalmodeseja a to-dos muitasf el icidades.“ Marl i , teamo muito”.

¤ O 1º aninho de Izadora Beatriz DieringsSfalcim foi comemorado dia 29/6. Ela recebeo carinho todo especial dos pais Cristiane/Luis Antonio e irmãos Luis Felipe e Maria

Eduarda. Parabéns!

¤ ChristianBegrow Klein

completa 18anos dia 20.

“Tentei buscarpalavras para

definir este tãograndioso

sentimento deamor e alegriapela sua exis-

tência, que meinunda em

pensamentosgenerosos para

que sua vidaseja repleta degrandes acontecimentos e ótimas surpresas.

Que neste dia t oda a bondade, paz e serenida-de continuem a fazer parte de sua vida, tãoimportante para nós. Feliz aniversário meu

Filho”! Alemão, Tânia e mana Rafaela.

¤ Elida Dresch Pau-se completou 81 anosde vida em 4 de julho.A comemoração acon-teceu dia 9, na sedecampe st re daAscoprel, onde a ani-versariante re cebeufamiliares e amigospara um animado al-moço. Parabéns!

¤ Dia 9 Ivo Predigercompletou 80 anos .Ele recebe os parabénsde seus 11 fil hos, no-ras, genros, netos, bis-netos e em especial desua esposa Lúcia, queorganizou uma festapara reunir toda a fa-mília e comemorar estadata especial. Vô Ivo,um grande beijo!

¤ Felicidades aogarotão BrunoAntônio Lopes

Siqueira, que naúltima quinta-

feira (14) come-morou 7 anos. Ele

recebe o abraçocarinhoso dos

pais Duio/Valquíria, mana

Lívya, avós edindos. Parabéns!

¤ Esteve completando6 anos de vida segun-da-feira, dia 11, agarota Andressa NicoleSander . A gatinharecebe as felicitaçõesde seus pais Rosane eJaime e demais familia-res. Que Deus iluminesempre o seu caminho.Te amamos! Foto Arte

¤ Dia 2 Lourdes Ghellioni comemorou, juntamente de seus familiares, 80anos de vida. “O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,mas a intens idade com que acontecem. Por isso existem momentos inesque-cíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. Parabéns NonaLourdes, lhe desejam seus filhos , genros, noras, netos e bisnetos.

¤ O gatinho Maiquel Marangon Luf t com-

pletou 1 aninho dia 1º e comemorou com uma

festinha na AABB. Os pais Cezar e Silvane, e

demai s familiares desejam a ele muitasfeli cidades.

16/7 – Eno Jandrey, Felipe Giac omolli, Tânia dosSantos, Natháli a Laval l, Tiago Lu iz Lopes Sander,José da Fonseca, Marli Güths, Eldi r Kle in, Marce loFeli pe Sander, Milton Ve iga de Almei da , J oce laineMaidana, Jonas Prass Antonello , S hirlei V oge l Sieg,Fabrício G omes, Ju lio de S ouza, Tiago Endres,Rafae l B ert ina tto, Révis Roberto da S ilva, A rsên ioHugo Schweig, Daniel Rieckes, Lu iz Antôn io Spada;

17/7 - Ricardo Inácio Alexius, Darci Moresco, MªRegina Schaeffer, Sid inei S ch iefe lbein, Sad i Cattani,Janir Werner, Bruno Ferre ira, Isabel Facco A ntonello,Vivi ane do Amara l, A ne lize Höhn, Mariza Kuhn,Francisco Rocha, Cri stiane Mareli ze P aloschi , EliWelze l, Elid io Reinoldo Busch , P au lo HelmuthBeglia rdi, Dan ilo Guaresch i;

18/7 - Ricardo Tonello, Silvio Schmidt, Danie li Lorenzoni,Flaviana Margarida S ander, Luci elli A maral, FelipeMotta, I lze Goe lzer, Magali de L ima, Adão Dut ra daSilv a, Djonatan Budke, Ce lita Guareschi, CleciFritzen, Arnelis e S eibel, Max Güntze l, Débora InesSchne ider, Otavio Peukert , A manda Hentges S ehn,Ofé lia Ida Maurer Kurz, José Luiz Portella de Me llo,Li selo te Kumm de Me llo, Sí lvia Mari a Marasca;

19/7 – Luciana Bronst rup K rammes, Rosane Tonell o,Ke idi Fab iane Pazina to , Carlos Alberto Rossa tto ,John Lu iz Silv a da Ros a, Ce lso da Silva , LuizRoberto Antes, Geovana Blas i, Luciana B lasi, EvaFernandes de Souza, A ri Soprano de Medeiros,Ademar Fe ldkircher, Rui Ernesto Jappe, Rosé liaDias Gomes, Geovane W ermeier, Artemio Ramos,Ito Prediger, Mário Kre lling;

20/7 – Cirle i Backes, Irineu P rass, Thaís Luan i Born ,Celit a Jost , Nelci a Mª Bach, Soeli Rich te r, MaraKirch , A nie li Thaís Gomes, Adelia Pimente l, DanilloFreiberg , Christ ian K lein , Rudi Wojahn, MargridRistow, Caro lina Schweig, Alex Câmera, AndressaDesconsi, Ricardo Conrad, Lucia M.P ezzin i, MárcioLorenzoni;

21/7 - Alen i Mülle r, Tra jano Cambará Mendes, IreniFalc ade, Luiz Cezar S antos de Souza, Marce loGeller, Sonia W olter, Carlos Alexandre Mot ta, Re janePrediger, L isandra Petry Me llo, Mari lei Kle in, L iaMara Rodrigues, Andre ia Jandrey do Nascimento ,Joseane Ma iara Küntz er, L iliam Scapi m, NorbertoKüntzer, V era Lúcia S ieg Porto, Emilio S. Maldaner;

22/7 – Murilo Deborto li Mendes, P au lo Grave, IreneuOrth , Gerda Simon, P au lina S af t, Lurdes P innow,Dan iel Darold Voge l, João A nton io França, MªMada lena Weber Maurer, Duilho Antonello , Mª RitaElic ker, Den ieli Ruppelt , Le tí cia Mü ller, MárciaLocatelli, Pau lo Roberto Roque, Mª Madanela Jacoby,Darci Dalmolin, Rafael Desconsi, Elaine I lce Artmann;

Page 7: Social, 16 de julho de 2011

7 Sábado, 16/7/2011

¤ Jaiana Campeolcolou grau em

Ciências Biológi-cas/LP pela UPF dia

9. “O sucesso édaqueles que

batalham e comtoda certeza você é

merecedora des tesucesso”. As felicita-ções partem dos pais

Luis Fernando/Cleonice, da irmã

Fernanda e donamorado Daniel .

Parabéns pelaformatura. Sucesso

formanda!

¤ RaquelLorenzoni Cameracola grau hoje emEngenhar iaAmbiental pelaUPF. Votos demuitas felicidadespartem dos paisElaine/Sergio,namorado Marcelo,irmão Rodrigo,cunhada Dani,demai s familiares eamigos. Parabéns!

¤ Dia 13 a linda MaiéliKunz soprou 6 velinhas.Recebe os parabéns dospais Denise/Márcio, avóMarlei, prima Nati, dindosMarcia e Gelson e dos de-mais familiares. “Te ama-mos muito Léli”.

¤ Stevan Luis Reis com-pletou 8 aninhos dia 14. erecebe o carinho todo es-pecial dos pais Carla/Luís,irmã Stefania e cunhadoDavid. Parabéns!

¤ Dia 11 Carlos Eduar-do de Souza completou

10 anos . Recebe osparabéns dos pais Jane

Andréa/João Carlos e, emespecial, da manaGiovana Caroline.

Feli cidades!

¤ A gatinha Rafaela deSouza completou 6 anosdia 5. Homenagens ca-rinhosas partem dos paisCris tiane e Alan, manosGabriel e Miguel e dosavós. Foto Arte

¤ Ellen e seu irmãoNicolas de Oliveiraestiveram de aniver -sário. Ela comemo-rou dia 11 seus 5anos e o garotinho 2anos dia 7. Recebemo carinho todoespecial dos paisCláudia/Fábio eamigos Clarice eFabiano. FotoModelo

¤ Quem esteve aniversa-riando dia 7 foi LauroJosé Fritzen. Recebe osparabéns da esposaSerenita, filhos, genros,nora e netos . Foto Arte

Bodas de Ouro¤ Erno e Nels iErbes comemoraramBodas de Ouro dia 9.Junto de familiares eamigos, eles comemo-raram no ClubeAssepsel, em Selbach.As homenagenspartem das filhas,netos e bisnetos.Foto Arte

¤ O 2º aninho de Pedro Peukert Sefrin foi comemoradodia 13. Os pais Jennifer e Maur icio, demais familiares eamiguinhos desejam a ele muitas felicidades . Foto Arte

¤ O 1º aninho de Mariana Doneda Rodrigues f oicomemorado dia 10 no C lube Colibr i, em Ibirubá.A gat inha recebe as feli cit ações dos pai s Manoela

e Paulo, demais f amil iares e amigos. Parabéns!Foto Art e

¤ Ito Prediger esta-rá aniversariando napróx ima terça-f ei ra(19). Recebe as fel ici-tações da esposa VeraLúcia, fil hos Marcia eM arcos , genroVolmir , nora Franci ,neto Igor, demais fa-mili ares e amigos .

¤ Parabéns a FelipeScheffer que esteve

aniversariando na últimaquar ta-feira, 13. As

homenagens partem dospais Sil via/Cemildo e da

mana Sara. Foto Arte

Page 8: Social, 16 de julho de 2011

8 Sábado, 16/7/2011

A bela Jul ianeKloh esteve

aniversariandodia 9. Parabéns e

votos de muitasfelicidades

partem dos paisEvani/A irton,

demais fami lia-res, amigos e, em

especial , donoivo Cristiano

Metz.

A nutr icionis taLenis sa Sica Santos,especialista emNutrição Clin ica, édestaque em

Ibirubá, semprebuscando novida-des para melhor

atender seuspacientes. Atendeem Cruz Alta, noconsultório daClínica de Fraturas,e em Ibirubá, na

Clin ibel.

¤ Dia 1º de julho estiveram de aniversá-rio o vovô Nelson Marangon e seu netinhoMaiquel Marangon Luft, que completou 1

aninho. Felicidades é o que desejamLucila, Silvane, Marcelo, Rafael, Cezar,

Bárbara, Vânia e Murilo .

Page 9: Social, 16 de julho de 2011

9 Sábado, 16/7/2011

No último sábado, dia 9, na cidade de Formosa(GO), o casal Mar ia Mercedes Koch e Aloys io

Rauber comemorou 60 anos de casamento. A dataespecial motivou encontro de amigos e famil iares devár ias partes do Brasi l. A celebração religiosa aconte -ceu na Igre ja Nossa Senhora de Fátima, seguida deconfraternização no CTG Querência Formosa.

Mercedes e A loysio têm uma his tória de vida emTapera. Fi lhos de pioneiros no município, e la é dafamíl ia de Idal ina e Pedro F ridolino Koch; ele filho deEma e Guilherme Rauber . Mercedes nasceu em 16/2/1932 e Aloysio em 29/4/1931. Casaram em 11 deagosto de 1951 na Igreja Nossa Senhora do Rosário daPompéia de Tapera. Por muitos anos residiram emLinha Coronel Gervásio e, nos ú ltimos tempos deTapera, na cidade, na Rua Alm irante Barroso.

Do casamento vieram os seis fi lhos: José Canísio,João Celso, Naura Susana, Elton Pedro, Cr is tina e Guilherme, 13 netos e oito b isne tos . O casal , que vive o anojubilar , aproveitou o período de fér ias para realizar a comemoração e reunir am igos e fam il iares.

Em 1979 Mercedes e Aloys io participaram do projeto de colonização da Cotricel – Cooperativa Tritícolade Campos Borges, na região Central e Xique -Xique , na Bahia. Como o empreendimento não atendeu asexpectativas a fam íl ia mudou-se para Formosa, a 70 quilômetros de Brasí l ia, onde es tá há 22 anos. A regiãofoi desbravada por gaúchos, que mudaram o cenário através da atividade agrícola. Inúmeras famíl ias de Taperae Espumoso residem em Formosa, onde o CTG é o palco de encontros e o chimarrão a eterna recordação doRio Grande do Sul.

Mercedes e Aloysio Rauber celebram Bodas de Diamante

A benção na Igreja de Nossa Senhora de Fátima

Irmãos Koch: Pedro, Lurdes, Belmira, Ani, Arlita eJosé, com Mercedes e Aloysio (C)Aloysio e Mercedes, com fi lhos e noras

Page 10: Social, 16 de julho de 2011

10 Sábado, 16/7/2011

Mais uma grandeFesta CountryA Festa Country do último

sábado trouxe mais de 1.500pessoas à Capital 922. As gran-des atrações da noite foram abanda The Travellers e a duplasertaneja Sandro e Cícero.

A W hi te Season s es támarcada para o dia 20 de agostocom Fabrício Peçanha.

Confi ra quem esteve por lá:1 – Si lvia Bissolotti , FernandaFicagna e Maiara Bandera2 – Angélica Raber, MauraGuareschi, Ana Luiza Milanese,Guilherme Zanolla e CésarGuareschi3 – Cr istiane Rossato, Daiel iRauber e Jéssica Cocco4 – F lávia Te lles e AmandaJunges5 – Patr ícia Kloss e BiancaPezzini6 – Tatiane Pistori e ArtêmioCiprandi7 – Fábio e Mar ia Cr is tina Gentil8 – Beatriz Egler, Narjara Ber lt,Maiara Berlt e Luciana Braatz9 – Amanda Knob10 –Andressa Bammesberger eHugo Formentini11 – Henr ique B. Moce lin eAlessandra Rockenback12 – Meniten Tramontini eVinícius Copin i13 – Inanjaia Zuchetto, PatríciaPimentel, Jul iana Fole tto, LuisHenrique Maciel , ClaudianeVeber e Fábio Pimentel14. Glaucia Horst e MauroWinskoski, Kátia Müller eEduardo Cutti

12

3

4 5 6

7 8 9

10

1112

1314

Page 11: Social, 16 de julho de 2011

11 Sábado, 16/7/2011

A epidemia causadapela bactéria Escherichiacol i ( di se nt eri ahemorrágica), em países daEuropa, causou preocupa-ção. O ve t eriná riotape rense Rena to LuizCassol recebeu uma des-crição sobre o assunto domédico Sergio Dani, cien-tista e docente da Univer-sidade de Heidelberg, daAlemanha.

Segundo o Dr. Sergio, osurto é uma espécie de efei-to colat eral da industriali-zação e da urbanização,pois a bactéria Escherichiacoli, que causa essas do-enças , faz parte da floranormal do intestino de al-guns animai s, como vacas

Médico alemão esclarece sobre epidemiacausada pela bactéria Escherichia coli

e cabras .Assim, as pessoas que

vivem no campo adqui remresi st ênci a imunológicacontra a bactéria e, por ou-tro lado, os que vivem nacidade e que só bebem l ei-te industrializado ficam vul-neráveis ao vírus .

A comprovação sobrea relação dessas doençascom bactérias vindas dosanimai s iniciou há 200anos , quando o ci entistaEdward Jenner, inventor davacina contra a varíola, sim-plesmente observou queos vaquei ros eram imunesao vírus da varíola huma-na. Os vaqueiros tinhamcontato com o ví rus dasvacas, que não lhes causa-

va doença, mas servia comovac ina . O s i st e maimunológico dos vaquei-ros produzia anticorposcont ra a varíola da vaca, eesses ant icorpos funcio-navam também contra ovírus da varíol a humana.Conforme Sergio, não é atoa que vaccinae, em latim,significa “o que vem davaca”, e Variolae vaccinae,“a varíol a da vaca”.

Já as mulheres que tra-balham ou vivem na zonarural e têm contato com fe-ze s bovinas pr oduz emanticorpos cont ra os mi-cróbios das vacas e libe-ram esses anticorpos nocolostro quando amamen-tam seus filhos. As crian-

ças que recebem esse l ei teficam imunizadas e os quenão recebem ficam sem pro-teção.

Por is so, Sergio reco-menda que a populaçãoque vive na cidade t ente seaproximar mais do meiorural ou, pelo menos, con-suma o leite e derivados inna tur a, produzidosarte sanalmente. Se is sonão for possível ele sugereque as pessoas tratem deplantas em casa com es tru-me bovino.

Quanto ao tratamento,Sergio recomenda evitar osantibióticos, mas sim hidratar-se com muito soro caseiro. Senão resolver, o melhor é pro-curar um médico.

Criação do HospitalRegional deve ser

discutida em agostoA Comissã o de Sa úde e Meio Ambiente da

A ssembleia Legislativa (AL) gaúchaaprovou quarta-fei ra a realização de uma audi-ência pública para debater a c riação de umhospita l público regional em Cruz Al ta. A ativi -dade, proposta pelo deputado estadual ValdeciOliveira (PT), junto c om as deputadas MarisaFormolo (PT) e Zilá Brei tenbach (PSD B), deveocorre r na primeira quinzena de a gosto.

A demanda surgiu após reunião a gendadapor Valde ci dia 6 com o prefeito de Cruz Alta,Vilson Roberto Bastos dos Santos (PT) e umacomitiva de vereadores do município. Na oca-sião, o pre feito pediu o a poio da Assembleia,at ra vés da Comissão de Sa úde, para leva r adi-ante o debate sobre a construção do hospitalregional.

Desde a reunião Valdec i defende u a realiza-ção da audiência públic a, ressal tando que opapel do órgã o técnico AL é sempre t rabalharcom foco na melhoria da sa úde no Estado. “Acomitiva cruz alte nse t rouxe semana passa da aconsta tação de que há uma grande de ficiêncianos atendimentos de mé dia e alta c omplexidadena regiã o. A construç ão do hospi tal vai bene fi -ciar 42 municípios do Al to Jacuí, por issoprecisamos leva r adiante a discussão. É umaluta de todos os e nvolvidos com a saúde ne ssalocal idade”, concluiu. (Sarah Souza)

Grupos de SaúdeSelbach

• Dia 18: Grupo 5 (Módulo Esportivo, 14h)• Dia 19: Grupo Lª Floresta 01 (Salão, 14h)• Dia 20: Grupo 2 (Módulo Esportivo, 14h)• Dia 21: Grupo Lª Floresta 02 (Salão, 14h)• Dia 22: Grupo 6 (Módulo Esportivo, 14h) (reuniões em Ibirubá todas as segundas-feiras )

Eu sou responsável...

Quando qualquer um, seja onde for,es tender a mão pedindo ajuda, quero

que a mão A.A. esteja sempre ali .

E para isso: Eu sou responsável.

Page 12: Social, 16 de julho de 2011

12 Sábado, 16/7/2011

Em junho do anopassado a Admi-

ni st ração Municipal deQuinze de Novembro lan-çou o programa de Cirur-gias Eleti vas, com o obje-tivo de oferecer cirurgiasimportantes , porém nãourgentes, a pessoas quenão têm condições de ar-car com as despesas dascirurgias . Est as interven-ções cirúrgicas, que de-veriam ser oferecidas peloSU S, es t ã o sen docus teadas com recursosmunicipai s para que es taspessoas não tenham agra-vamento dos problemas desaúde .

Na primeira et apa doPrograma, real izada em

Departamento de Saúde de Quinze de Novembro dá continuidade ao

Programa de Cirurgias Eletivas

2010, foram benefi ci adas17 pessoas, somando uminvestimento do Depart a-mento Municipal de Saú-de de R$ 29,6 mil.

Na sext a-feira, di a 8,reuni ram-se junto ao Ga-binete do Prefei to as pes-soas que serão benefici a-das na segunda etapa doprograma. Es tão previ stasmai s 18 ci rur gi as ,totali zando R$ 27,5 mil deinvestimentos do Depar-tamento Municipal de Saú-de para a comunidade deQuinze de Novembro. Asprincipais cirurgias reali-zadas são: i ncontinênciaurinária, hi st erectomia,hérni a, ves ícula e ovário.

O Depart amento de

Saúde também encaminhapacientes para realizaçãode cirurgi as vasculares nomunicípio de Rio Grande,pelo SUS. Já foram feitos33 encaminhamentos , com25 cirurgias realizadas.

S egundo o pr efe it oClair Tomé Kuhn, o desen-volvimento humano é umadas prioridades da Admi-nis traçã o. “Es tamos naconstante busca de me-lhores condições na saú-de , c omo a ma iordes ti na ção de rec ur sosfederais e estaduais parao setor. Estas metas cons-tam no plano de governo eestão sendo seguidas pelaequipe adminis trat iva”,ressaltou.

Entre os dia 2 e 5 de julho o cirurgiãodentis ta Inácio Rauber, mest re emO rtodonti a e e spe ci al i s t a emimplantodontia part icipou do Congres-so Latinoamericano de Ósseointegração(Implantodontia), realizado em São Pau-lo. O evento reuniu os maiores pesqui -sadores do mundo r elac iona dos àImplantodontia e odontologia em geral.Na oportunidade o Dr. Inácio part icipoude um c urso c om o D r. TomasAlbrektsson, que, juntamente do Dr.Branemark, foram precursores de im-plantes dentários em 1962 na Suéci a.Albrektsson relatou que eles ficarampor 18 anos fazendo implantes sem aaceitação da comunidade científica. Em1980 foi cons t it uída uma equipemultidisciplinar e então começaram aser aceitas as pesquisas . No Brasi l ométodo chegou em torno 1990.

Tomas Albrektsson e sua esposa,Ann Wennerberg, falaram sobre os cui -dados e a evolução da Implantodonti a.Além das palestras, Inácio também con-feriu o lançamento dos novos implantesda linha Conexão. Um tipo de rosca quepermite maior estabilidade primária, prin-cipalmente em ossos moles, os quais já

Dentista participa do CongressoLatinoamericano de Implantodontia

Ann Wennerberg e o Dr. Tomas Albrektssoncom o dr. Inácio Rauber

Dr. Inácio conferiu as novidadesem implantodontia

estão disponíveis em seu consultório.O cientista Paulo Coelho mostrou

outra novidade, o aparelho que possuium plasma que é colocado em cima dosimplantes, dando mai s maleabilidade,diminuindo a tensão superficial e permi-tindo com que a célul a comece a aderircom mais facilidade ao implante. Essatécnica ainda não foi lançada no merca-do, pois necessita de mai s pesquisa.Assim que for lançada o Dr. Inácio pre-tende utilizá-la em seu consultório.

“Conheci mui tas novidades relaci-onadas à Odontologia, como o apare-lho de raios-x digital e o scanner paraboca. Aval iei a qualidade de cada umdeles e que benefí cios trarão para osclientes. O raios -x digital emite menorquantidade de radi ação, além da reve-lação imediata (1 segundo) e maiorqualidade da imagem. O scanner evi tatirar a moldagem da boca com os méto-dos tradicionais , que causam âns ia devômito e desconforto às pessoas. Noentanto, el e ainda não estava com umaqualidade aceitável. Quando ela au-mentar terei mais essa novidade noconsultório, além do raio-x digital”, des-tacou o dr. Inácio Rauber.

Page 13: Social, 16 de julho de 2011

13 Sábado, 16/7/2011

Musculação | Pilates | GinásticaTaekwondo | Muat Thai | Box

Fone: 9174-0037

É uma forma moderna de luta de solo semquimono, que utiliza elementos e técnicas docatch wrestling, luta livre, luta greco-roma-na, judô, shoot wrestling, e sambô. Este estilotem também um sistema de golpes.

Seus golpes limitam-se em torções, imobi-lizações, quedas, sufocamentos e estrangu-lamentos. É uma forma de competição em umtermo geral que descreve o aspecto das artesmarciais e dos esportes de combate que seconcentram no clinch e na luta no solo, como objetivo de obter uma submissão, ou sejauma desistência do adversário por não supor-tar a pressão dos golpes e das torções.

O esporte de submission wrestling reúnetécnicas de wrestling tradicional americano,luta livre esportiva, freestyle wrestling, jiu-jitsu brasileiro, judô e sambô. O submission éum elemento de grande variedade de espor-tes sendo muito comum nas artes marciaismistas, pancrácio, catch wrestli ng, entreoutros. Submission wrestlers ou grapplerscostumam usar shorts, e roupas coladas àpele, como lycra, sungas e roupas curtasmisturadas para que não sejam arrancadasem combate.

Aulas masculinas:terças e quartas feirasdas 22h30min ás 0hAulas femininas:sábados das 18hás 19h

Profes.: Cícero Scheid

Submission Wrestling

A Unimed Alto Jacuí/RS deflagrou dia 12 o pro-grama “Família Feliz – Bemvindo bebê”. Vinte gestan-tes e os pais dos bebês re-ceberão acompanhamentoprofissional.

Os encont ros serã oquinzenais, no auditório da Unimed, em Ibirubá. Partici-pa m da ini cia ti va ps i cólogo, obs t etra , pediat ra,nutricionis ta, fi sioterapeuta, enfermei ra, dentis ta eterapeuta corporal.

Os pais trabalharão a parte prática, recebendo orienta-ção profissional. O primeiro encontro teve atividades comuma barriga pos tiça, com tamanho e peso aproximado de

Unimed agora tem programaespecífico para gestantes

Cooperativamédica inova naregião com base

em atividadespráticas envol-vendo os pais

uma gestante de 9 meses, que dá noção sobre o descon-forto e dificuldades que a futura mãe tem durante o períododa gravidez.

Em setembro uma terapeuta corporal dará dicas e ensi-nará como aplicar a shantala: através do toque se estabe-lece um vínculo maior entre a mãe, o pai e a criança,deixando-a mais segura e adaptada ao novo ambiente.

A vacinaç ão con-tra o sarampo cont i-nuará até o dia 22 dejulho. Em Ta pe ra acampanha está sendofe i t a no Cent r o de

Encerra dia 22 a vacinação contra o sarampoAte ndimento Integradode Saúde (CAIS) e emtodas as U nida des deSaúde.

Em Lagoa dos TrêsCa ntos as doses es tã o

sendo aplicadas nas Uni-dades de Saúde de LinhaGlória e do Cent ro. Jáem Selbach a imuniza-ção ocorre somente naUnidade de Saúde Gil-

berto Wiesel.Todas as crianças de

0 a 7 anos incompletosdeverão ser imunizadas .É preciso apresentar acarteira de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Selbach promove-rá palestra sobre prevenção do câncer de mama e seutratamento com o dr. Rosalino Guareschi às 19h da próximasegunda-feira, 18, no Salão Paroquial.

Conforme informações do Insti tuto Nacional de Cân-cer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as

Prevenção do câncer de mama é tema de palestramulheres , correspondendo a 22% dos novos casos porano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prog-nós tico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mamacontinuam elevadas, muito provavelmente porque a doen-ça ainda é diagnosticada em estágios avançados.

Page 14: Social, 16 de julho de 2011

14 Sábado, 16/7/2011

Estudo internacional conduzido pelo GlobalHygiene Council – conselho composto por especia-listas em áreas relacionadas à Saúde e Higiene, inclu-indo a Microbiologia, Virologia, Infectologia,Imunologia e Saúde Pública, e mantido pela empresaReckitt Benckiser, fabricante da marca Dettol - revelaque o Brasil é o país que mais lava as mãos comsabonetes. Os brasileiros também foram apontadoscomo os que lavam as mãos mais vezes por dia (comsabonete ou não), com um índice superior a 67% dapopulação.

Participaram do estudo cerca de mil pessoas de 12países: Reino Unido, Canadá, Bras il, Estados Uni -dos , África do Sul, França, Alemanha, Malásia, Aus-trália, China, Índia e o Oriente Médio - Arábia Sauditae Emirados Árabes.

Entre os resultados encontrados pelo estudo,está a média global de pessoas que lavam as mãosmais de 5 vezes por dia: 54% da população dospaíses. Brasil e Alemanha são apontados como ospaíses mais higiênicos do mundo. China e Malásiativeram os índices mai s baixos . Na China, apenas27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5vezes por di a.

Bras il: alto índice de resist ência a infecçõesOs brasileiros também se destacam no índice de

saúde contra infecções – ou com a menor frequênciade gripe e diarreia. O país reporta o 2º melhor percentualde pessoas resistentes (67,6%), atrás da África doSul, com 74% da população com alta resistência.Brasil e África do Sul têm, portanto, melhor saúde adoenças infecciosas do que a população de paísesdesenvolvidos como Es tados Unidos, Austrál ia,Canadá e Reino Unido – segundo a Dettol .

Estudo aponta queBrasil é o país que

“mais lava as mãos”

Bras il lidera o ranking em higiene pessoal

Pesquisa mostra como fatores como educa-ção, cultura e traços de

personalidade impactam na higienedas pessoas e, em consequência,

na saúde contra infecções

Novo protocolo dá maisagilidade para prolongar

tratamento cominterferon peguilado.Medida potencializabenefício a 11.882

pacientes e incorporaoutros 500

Para melhorar o atendi-mento e a qualidade devida dos portadores dehepatite C, o Ministério daSaúde, por meio do Depar-tamento de DST, Aids eHepat ites Virais , realizauma série de modificaçõesnas diretrizes terapêuticaspara tratamento da doençapelo SUS (Sistema Únicode Saúde). O novo Proto-colo para o Tratamento daHepatite C proporciona,dent re outros benefícios,a ampl iação do uso deint erferon peguilado e fa-cilita o acesso ao tratamen-to em alguns casos quenão nec ess i ta rã o debiópsia prévia. As mudan-ças passam a valer a partir

Ministério amplia acesso amedicamento para hepatite C

do dia 18 de julho.Na prát ica, a medida

permite mais agilidade paraindicar o prolongamentode tratamento. O texto an-terior, publicado em 2007,garantia a extensão do usodo interferon desde quehouve sse aprova ção doComitê Estadual de Hepa-tites Virais. Agora, o médi-co que acompanha o paci-ente j á pode prescrever acontinuidade do tratamen-to, de acordo com os crit é-ri os estabelecidos no do-cumento.

No Bras il, há 11.882pessoas em t rat amento e aampl i aç ão do uso doint erferon pegui lado paraport a dore s de out r osgenótipos do vírus da he-pati te C beneficiará pelomenos outros 500 pacien-tes ainda nest e ano. A for-mulação trará mais confor-to e comodidade a es tespacientes, pois esta é uti-lizada apenas uma vez porsemana – no ca so doint erferon convencional,

são três doses a cada se-mana.

ImpactoEstimativas do Depar-

tamento de DST, Aids eHepatites Virais do Minis-tério da Saúde apontam quea mudança trará cerca de3,5% de impacto sobre osgastos atuais, que hoje es-tão em torno de R$ 17,7milhões com o insumo pro-duzido por dois laboratóri-os privados. Hoje, um tra-tamento com duração de 48semanas com o interferonpeguilado chega a custarR$ 23 mil reais ao SistemaÚnico de Saúde (SUS). Umpaciente com hepatite C étratado por até 72 semanas.

DoençaA hepatite C é uma do-

ença que acomete o fígado,transmitida por transfusãode sangue ocorrida antesde 1993 (ano em que ostest es para detecção deanticorpos da hepatite Cem bancos de sangue fo-

ram implantados), seringasou apare lhosperfurocortantes contami-nados, tais como equipa-mentos odontológicos emateriais utilizados para ta-tuagem e piercing. Lâminasde barbear e de manicure epedicure est ão ent re osmateriais que necessitam terseu uso individual izado. Ainfecção também pode sertransmitida pela via sexualem relações desprotegidas.

TransimissãoA transmissão vertical

(de mãe para o bebê na gra-videz) do vírus C é menosfreqüente e ocorre em cercade 5% dos nascidos de mãesportadoras do vírus comcarga viral elevada. A doen-ça tem tratamento e cura,particularmente com diag-nóstico e tratamento preco-ce. A prevalência da hepati-te C nas capi tais brasileirasé de cerca de 1,5%, e o Mi-nistério está ampliando oacesso ao diagnóstico pre-coce desta infecção.

CRACK,Nem pensar!

Page 15: Social, 16 de julho de 2011

15 Sábado, 16/7/2011

HORÓSCOPOHORÓSCOPOHORÓSCOPOHORÓSCOPOHORÓSCOPO

Reflexão

Efemérides

www.sergiodasilvaalmeida.com.br

Piadas

Áries (21/3 a 20/4): Momento de ses intonizar com as mudanças necessá-ri as que trarão novo sentido a suavida. Busque a compreensão espiri-tual dos fatos. Ação e reação.Touro (21/4 a 20/5): A prosperidadevem do desapego. Percepção do quepreci sa ser transformado. Encare asua verdade interior e tenha a cora-gem de viver segundo ela.Gêmeos (21/5 a 20/6): Visão diferen-te sobre os relacionamentos. Compai-xão e auxílio. Cuidado com as ilusões.Redefini ção de valores, prioridades,emoções e f inanças.Câncer (21/6 a 21/7): Conhecimen-to, inovação, v iagens e contatos po-dem lhe favorecer. Sensibilidade eintuição afloradas. Sonhos com men-sagens importantes. Espiritualidade.Leão (22/7 a 22/8): Procure perce-ber o lado posit ivo das coisas e seusensinamentos. Não se coloque comovít ima. Tudo tem um porquê e umsentido espiritual.Virgem (23/8 a 22/9): Desafio de seramoroso e compassivo nos relaciona-m entos, sem ilusões. Tendência deredefinição nas amizades e com asociedade.Libra (23/9 a 22/10): Oportunidadede preciosos aprendizados que am-pliam verdades e horizontes. Mudan-ças nos relac ionamentos, na v ida fa-miliar e profiss ional.Escorpião (23/10 a 21/11): Confian-ça nas habilidades podem auxiliar emmudanças profissionais. Reflita sobreo que você acredita possuir e com oque pode contar. Ponderações.Sagitário (22/11 a 21/12): Confie emsua intuição e nos desígnios maioresapontados nos sonhos. Mudanças lhefavorecem. O que está ocorrendo épara a sua evolução.Ca pri córnio ( 22/1 2 a 2 0/1 ):Interiorização, contemplação e refle-xão. Mudança de padrões nas emo-ções. Se aprox imar é também tornaras coisas mais familiares.Aquário (21/1 a 19/2): Você estáaprendendo importantes l ições, masdeve ol har para o futuro. Experiênc i-as envolvendo amigos. Conhecimen-tos e experiências a comparti lhar.Peixes (20/2 a 20/3): Ensinam entosemocionais . Necessidade superarvelhos padrões. Amor está longe deser carência ou dependência. Novasverdades ao seu coração.

Se você desistir hoje, estaráprejudicando a si mesmo amanhã

Na palestra “Sucesso é viver na contramão domundo” - título de um dos meus l ivros - eu costumoapresentar um sl ide em alusão ao meu case vivencial ,mostrando um esquilo tomando Coca-Cola de canu-dinho numa garrafa, semi-enterrada na areia, con-tendo a frase: “Você vê o refrigerante gelado que eutomo, mas não sabe quanto tempo senti sede nodeserto”. O público acha graça, mas na verdade aimagem faz referência a uma vir tude vital para osucesso: a pers is tência.

Eu sei que, devido às exigências da vida no dia-a-dia, se manter persistente em seus obje tivos não éuma tare fa fáci l. Porém , se quiser que algo seja feito,independente dos obstáculos, a palavra des istir nãopode existir no seu vocabulário. É como eu digo:“Pela graça de Deus, eu tenho que estar inteiramentedecidido a perseverar , aconteça o que acontecer, enão de ixar que nada afete meu compromisso commeu sonho. Ainda que ninguém venha comigo, euainda assim es tarei posicionado em minha missão.De um jeito ou de outro farei esse sonho se tornarrealidade”.

Mas porque há pessoas que “jogam para o alto”uma vida de sucesso amanhã, desistindo hoje? Ora,porque o medo de falhar ou de ser contrar iado sugao pique e desvanece o empenho.

A saga de Harry Potter é um dos maiores sucessosda história editor ial e cinematográfica mundial , commais de 400 milhões de livros vendidos em 69idiomas e b ilhe terias superiores aos 6 b ilhões dedólares . O que poucos sabem é que o primeirovolume da saga, cu ja tiragem foi de um mil exempla-res e a metade des tinada a bibl iotecas, só foi publi-cado após ter sido rejeitado por inúmeras editoras .

O lateral dire ito Cafu , pentacampeão de futebole recordista de jogos pela Seleção, com 148 partidas ,foi reprovado em nove peneiras antes de assinarcontrato com o São Paulo em 1989 e dar o pontapéin icial em sua bem-sucedida carreira.

Quer mais? Certa vez uma agência de modelosdisse a Norma Jeane Mortensen que era melhor elafazer um curso de secretar iado ou arrumar ummarido, porque não servia para ser modelo. Você jáouviu falar de Norma Jeane Mortensen? Não? E la foiuma das mais famosas e strelas de cinema de todos ostempos e usava o nome artístico Mar ilyn Monroe .Esta você conhece, não é ?

Portanto, se hoje a fase não es tá boa e as coisasnão estão dando certo, não des is ta, do contrár ioestará prejudicando a si mesmo amanhã.

O ciumento passa a vida a procurar umsegredo, cuja descoberta lhe destruiria a

felicidade. (Axel Oxenstiern)

17/7 - Dia da Proteção das Florestas; 18/7 - Dia deSão Francisco Solano; Dia Nacional do Trovador; 19/7 - Dia de São Símaco; Dia Nacional do Futebol; Diada Caridade; 20/7 - Dia de São Elias, Santo Elizeu eSanto Aurélio; Dia da Amizade; Dia Pan-Americanodo Engenheiro; Aniversário da chegada do homem àLua (1969); 21/7 - Dia de São Lourenço de Brindsi; 22/7 - Dia de Santa Maria Madalena; 23/7 - Dia de SantaBrígida; Dia do Guarda Rodoviário.

Jonas, a baleia e umaprofessora desconsertada

Uma menina estava conversando com a suaprofessora e ela lhe disse ser fisicamente im-

possível uma baleia engolir um ser huma-no.

- Apesar de ser um mamí fero muitogrande, sua garganta é muito pequena -e bla-bla-blá...

A menina afirmou que Jonas foi engo-lido por uma baleia, que ouviu não-sei-quem contar, que “tá naBíblia”, aquela história toda. Irritada, a professora repete que umabaleia não pode engolir nenhum ser humano, é fisicamente impos-

sível, coisa e tal. A menina então diz:- Quando eu morrer e for ao céu vou perguntar a Jonas.A professora, querendo dar uma de esperta, pergunta:- E o que vai acontecer se Jonas tiver ido ao inferno?- A menina respondeu:- Então é a senhora que vai lhe perguntar...

Page 16: Social, 16 de julho de 2011

16 Sábado, 16/7/201116Sábado, 16 de Julho de 2011

Um grupo de amigos esteve entre os dias23 e 25/6 em Buenos Aires. A viagem foipromovida pelas integrantes da Casa da

Amizade de Ibirubá.

Dia 9 a Gute Reise Viagens e Turismo levouum grupo de amigos à Carlos Barbosa paraprestigiar a Festiqueijo. Por lá conheceramalguns pontos turísticos e o melhor festival

gastronômico da Serra Gaúcha.

Ibirubenses emPorto Seguro

Mário Rohr , acompanhado dafi lha Marluci Rohr e do genroArisson Carvalho, esteve em PortoSeguro entre os dias 17 e 26 dejunho. Durante a viagem eles pas-searam pelo Arraial D’Ajuda,Trancoso e pelo Parque Marinhodo Recife de Fora.

Marluci Rohr eAr isson Carvalho Mário Rohr

A bela Eduarda C.

Sand completou 11

anos na última

segunda-feira. Ela

recebe as felicita-

ções dos pais

Raquel e Ivan Sand.

Parabéns!