Sustentabilidade cultural slides

1
CRIATIPÉDIA Helga Tytlik Tucunaré Desenvolvimento Cultural e Criativo SUSTENTABILIDADE CULTURAL [email protected]. br A sustentabilidade cultural implica um processo de desenvolvimento que mantém todos os tipos de ativos culturais, desde os idiomas das minorias e rituais tradicionais até trabalhos artísticos, artefatos e prédios e locais patrimoniais. São as indústrias criativas conjuntamente coordenadas com as políticas culturais que fornecem as estratégicas, para aquisição de investimentos a fim de desenvolver e promover a indústria cultural de uma forma sustentável. As indústrias criativas participam diretamente no desenvolvimento sustentável. A noção de “desenvolvimento cultural sustentável” implica alguns conceitos. Equidade intergeracional: o desenvolvimento deve ter uma visão de longo prazo e não comprometer as capacidades das gerações futuras de acessar recursos culturais e atender às suas necessidades culturais; isso exige uma atenção especial para a proteção e o aprimoramento do capital cultural material e imaterial de uma nação. Equidade intrageracional: o desenvolvimento deve oferecer equidade no acesso à produção, à participação e ao aproveitamento culturais a todos os membros da comunidade, de forma justa e não discriminatória; deve-se destinar atenção especial aos membros mais carentes de uma sociedade, a fim de assegurar que o desenvolvimento seja consistente com os objetivos de diminuição da pobreza . Importância da diversidade: da mesma forma como o desenvolvimento sustentável exige a proteção da biodiversidade, o valor da diversidade cultural para os processos de desenvolvimento econômico, social e cultural também deve ser levado em consideração. Princípio da precaução: ao tomarmos decisões que apresentem conseqüências irreversíveis, tais como a destruição de patrimônios culturais ou a extinção de práticas culturais valiosas, deve-se tomar uma posição de aversão ao risco. Interconectividade: os sistemas econômico, social, cultural e ambiental não devem ser vistos de forma Fonte: ONU – Relatório de Economia Criativa 2010 Compilação geral publicada na página CRIATIPÉDIA no facebook

Transcript of Sustentabilidade cultural slides

Page 1: Sustentabilidade cultural slides

CRIATIPÉDIAH

elg

a T

ytl

ikTu

cuna

ré D

esen

volv

imen

to C

ultu

ral e

Cria

tivo

SUSTENTABILIDADE CULTURAL

cont

ato@

tucu

nare

.art

.br

A sustentabilidade cultural implica um processo de desenvolvimento que mantém todos os tipos de ativos culturais, desde os idiomas das minorias e rituais tradicionais até trabalhos artísticos, artefatos e prédios e locais patrimoniais. São as indústrias criativas conjuntamente coordenadas com as políticas culturais que fornecem as estratégicas, para aquisição de investimentos a fim de desenvolver e promover a indústria cultural de uma forma sustentável. As indústrias criativas participam diretamente no desenvolvimento sustentável. A noção de “desenvolvimento cultural sustentável” implica alguns conceitos.

■ Equidade intergeracional: o desenvolvimento deve ter uma visão de longo prazo e não comprometer as capacidades das gerações futuras de acessar recursos culturais e atender às suas necessidades culturais; isso exige uma atenção especial para a proteção e o aprimoramento do capital cultural material e imaterial de uma nação.

■ Equidade intrageracional: o desenvolvimento deve oferecer equidade no acesso à produção, à participação e ao aproveitamento culturais a todos os membros da comunidade, de forma justa e não discriminatória; deve-se destinar atenção especial aos membros mais carentes de uma sociedade, a fim de assegurar que o desenvolvimento seja consistente com os objetivos de diminuição da pobreza.

■ Importância da diversidade: da mesma forma como o desenvolvimento sustentável exige a proteção da biodiversidade, o valor da diversidade cultural para os processos de desenvolvimento econômico, social e cultural também deve ser levado em consideração.

■ Princípio da precaução: ao tomarmos decisões que apresentem conseqüências irreversíveis, tais como a destruição de patrimônios culturais ou a extinção de práticas culturais valiosas, deve-se tomar uma posição de aversão ao risco.

■ Interconectividade: os sistemas econômico, social, cultural e ambiental não devem ser vistos de forma isolada; em vez disso, uma abordagem holística se faz necessária; isto é, uma abordagem que reconheça a interconectividade, especialmente entre o desenvolvimento econômico e o cultural.

Fonte: ONU – Relatório de Economia Criativa 2010Com

pila

ção

gera

l pub

licad

a na

pág

ina

CRIA

TIPÉ

DIA

no

face

book