Técnicas de Negociação

7

description

Técnicas de Negociação

Transcript of Técnicas de Negociação

Page 1: Técnicas de Negociação
Page 2: Técnicas de Negociação

Índice

Introdução.......................................................................................................................1

Desenvolvimento Parte I – Comunicação.........................................................................................1 Parte II – Negociação............................................................................................2

Conclusão........................................................................................................................3

Bibliografia......................................................................................................................3

Page 3: Técnicas de Negociação

Introdução Desde o início dos tempos a comunicação tem sido um meio de instrução, integração e desenvolvimento entre as pessoas independentemente das atividades desempenhadas. Com o advento da tecnologia surgem novas formas de administrar e de se comunicar e as organizações exigem cada vez mais novas habilidades e competências dos profissionais, porém, a forma como nos comunicamos continua sendo a ferramenta inter-relacional mais importante em um processo de expansão e negociação das organizações em todo o mundo.No mundo globalizado e competitivo em que vivemos a sociedade atual demanda que o profissional atue cada vez mais em equipe e transmita segurança e confiabilidade no desenvolvimento de suas negociações. Quando nos preparamos para uma negociação, é normal acreditarmos que os interesses das pessoas com quem vamos negociar são os mesmos que os nossos. Isso faz com que façamos uma preparação defensiva, com poucas alternativas. Por isso é importante tentar se antecipar aos reais interesses. Essa tarefa é realmente complicada, nem sempre é possível se antecipar a esses interesses, contudo, não se pode esquecer dos seus próprios interesses, que precisam estar bem claros e definidos para você mesmo.Todos nós negociamos o comunicação e a publicidade de uma empresa estão hoje intimamente ligadas ao relacionamento - e relacionamento é feito por meio de pessoas - é importantíssimo que cada pessoa saiba como pensar estrategicamente e se posicionar numa negociação. tempo todo. E todos nós vendemos algo, seja uma idéia, opinião, produto, serviço ou simplesmente nossa marca pessoal ou de nossa empresa.

DesenvolvimentoParte I – Comunicação

Numa transação comercial, como em qualquer outra situação em que se faça necessária a transferência de uma ideia ou ponto de vista entre pessoas, os canais de comunicação desempenham um papel fundamental.As pessoas se comunicam basicamente por três canais: o auditivo, o visual e o sinestésico. A maioria das pessoas tem um canal mais desenvolvido que os outros, contudo, mesmo que tenha um dos canais naturalmente predominante, é possível exercitar a percepção pelos demais canais.Normalmente, uma comunicação se dá 7% de forma escrita, 38% de forma oral (tons de voz, inflexões e outros sons) e 55% de modo não-verbal (gestos, expressões e movimentos). Daí a importância de identificar qual o canal de comunicação predominante das pessoas que estão envolvidas em uma negociação. Quando isso não for possível, sugiro comunicar sua proposta com clareza pelos três canais simultaneamente: oralmente, considerando que podem ser auditivas; por relatórios, diagramas e gráficos caso sejam visuais; e permita, sempre que possível, tocar, sentir o cheiro ou o paladar do que está sendo vendido, a fim de contemplar também os sinestésicos.

A comunicação não verbal apresenta diversos tipos:

1. Gestos calorosos

Page 4: Técnicas de Negociação

Normalmente são acompanhados por um relaxamento no tom de voz. Acompanhada de: gestos simpáticos, proximidade, posturas corporais similares, sorrisos, gestos expansivos.

2.Submissão

Normalmente com tom de voz baixo. Apresenta: interrupções permitidas, cabeça baixa, olhos voltados pata baixo, esfregamento de mãos e tocar a face.

3.Dominação

Acompanhado de tom de voz alto, porém controlado. Apresenta: atitude de ignorar respostas, interrupções, muita proximidade, apontar o dedo ou outros gestos fortes.

4.Hostilidade

Com tom de voz áspero. Apresenta: postura agressiva, arregalação dos olhos, punhos cerrados.

Parte II – Negociação Negociar é se comunicar em duas direções para chegar a um acordo, quando você e o seu cliente têm interesses comuns. Para você negociar bem é preciso estudo, treinamento e preparação. Conheça em profundidade as normas e procedimentos da nossa empresa, bem como os perfis dos clientes.

1. Negociando soluções

√ Busque incansavelmente alternativas criativas que via bilizem os interesses da nossa empresa e do cliente; √ Coloque-se no lugar do cliente e busque conhecer os reais interesses do mesmo;√ Saiba controlar o emocional e busque as melhores alternativas.

2. Tipos de negociação

Ganha X Ganha– quando a nossa empresa e o cliente ganham e todos sentem-se realizados com os resultados, criando boa vontade e atitudes positivas para negociações futuras. Perde X Perde– As partes envolvidas sentem-se frustradas e desenvolvem atitudes negativas em relação a outra, podendo atrapalhar futuras negociações. Ganha X Perde– Como o próprio nome indica, uma parte ganha e a outra perde. É comum uma grande frustração e ressentimento de quem perde e tais atitudes mais cedo ou mais tarde poderão comprometer o relacionamento e outras negociações.

Page 5: Técnicas de Negociação

Conclusão O sucesso de uma negociação depende de uma boa comunicação entre as partes e a informação assume um papel importante neste processo. Cada um dos membros envolvidos em um processo de negociação deve ser capaz de comunicar de forma nítida suas idéias e objetivos e verificar se a outra parte absorveu as informações e compreendeu a mensagem que lhe foi conduzida. Dessa forma, uma vez conhecida a posição das partes envolvida fica mais fácil encontrar pontos de semelhança que satisfaçam os interessem mútuos. É bastante comum que as partes entrem em intensa confrontação sem que nenhuma delas tenha a real consciência de qual é a posição da outra e isto pode ocorrer devido a falhas na comunicação. Todas as formas de comunicação estão sujeitas a dificuldades que comprometem a transmissão, recepção e a interpretação da mensagem. Por isso, as organizações devem ficar atentas a cada um desses elementos para que haja sincronismo na comunicação e que a informação seja transmitida com qualidade e de forma clara em todas as etapas do fluxo comunicativo.

Bibliografia

Sites: www.stj.jus.br

www.rribeiro.pro.br

luverona.blogspot.com