tema 1 e 2

6
LINGUÍSTICA TEXTUAL Tema 1: A Coesão Textual Tema 2: Os Mecanismo de Coesão e as Relações Textuais Profa: Gilse T. Lazzari Perosa Subi a porta e fechei a e escada. Tirei minhas orações e recitei meus sapatos. Desliguei a cama e deitei me na luz Tudo porque Ele me deu um beijo de boa noite... (Autor anônimo) - “(...) não é possível tomar como unidade básica de ensino nem a letra, nem a sílaba, nem a palavra, nem a frase que, descontextualizadas, pouco têm a ver com a competência discursiva, que é a questão central.” (PCN/MEC) A Linguística Textual é o ramo da linguística que pode dar ao professor de português os subsídios necessários para o desenvolvimento dashabilidades mencionadas nos PCN/MEC. Contribuições da Linguística Textual Oferece ao professor subsídios para a realização do trabalho com o texto: a ela cabe o estudo dos recursos linguísticos e condições discursivas que presidem à construção da textualidade e, em decorrência, à produção textual dos sentidos. Com os estudos da Linguística Textual o texto passou a ser tomado como objeto central de ensino. Nas aulas de Língua Portuguesa, as atividades de leitura e de produção de textos ganharam mais espaço. Texto, objeto de interação e de aprendizagem para além do contexto escolar e para além das aulas de Língua Portuguesa. A construção de um bom texto depende da maneira que palavras e ideias são organizadas. Para tanto é importante observar o uso

Transcript of tema 1 e 2

Page 1: tema 1 e 2

LINGUÍSTICA TEXTUAL

Tema 1: A Coesão Textual

Tema 2: Os Mecanismo de Coesão e as Relações TextuaisProfa: Gilse T. Lazzari Perosa

Subi a porta e fechei a e escada.Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.Desliguei a cama e deitei me na luzTudo porqueEle me deu um beijo de boa noite...(Autor anônimo)- “(...) não é possível tomar como unidade básica de ensino nem a letra, nem a sílaba, nem a palavra, nem a frase que,descontextualizadas, pouco têm a ver com a competência discursiva, que é a questão central.” (PCN/MEC)

A Linguística Textual é o ramo da linguística que pode dar ao professor de português os subsídios necessários para o desenvolvimento dashabilidades mencionadas nos PCN/MEC.

Contribuições da Linguística TextualOferece ao professor subsídios para a realização do trabalho com o texto: a ela cabe o estudo dos recursos linguísticos e condições discursivas que presidem à construção da textualidade e, em decorrência, à produção textual dos sentidos.Com os estudos da Linguística Textual o texto passou a ser tomado como objeto central de ensino. Nas aulas de Língua Portuguesa, as atividades de leitura e de produção de textos ganharam mais espaço.Texto, objeto de interação e de aprendizagem para além do contexto escolar e para além das aulas de Língua Portuguesa.

A construção de um bom texto depende da maneira que palavras e ideias são organizadas. Para tanto é importante observar o uso dos anafóricos e dos articuladores como elementos fundamentais na formatação textual.Reconhecer que o texto está coeso é reconhecer que suas partes (das palavras aos parágrafos) não estão soltos, fragmentados. (ANTUNES, 2011)Segundo Geraldi (1995), para produzir um texto emquaisquer situações, por mais ingênuas que sejam, é preciso que:a) Se tenha o que dizer.b) Se tenha uma razão para dizer o que se tem a dizer.c) Se tenha para quem dizer o que se tem a dizer.

Page 2: tema 1 e 2

A função da coesão é a de promover a continuidade do texto, a sequência interligada das suas partes para que não se perca o fio de unidade que garante a sua interpretabilidade.“Escrever é, como falar, uma atividade de interação, de intercâmbio verbal. Por isso, é que não tem sentido escrever quando não se está procurando agir com outro, trocar com alguém alguma informação, alguma ideia, dizer-lhe algo, sob algum pretexto. (ANTUNES, 2011).lampertop.com.br

Palavras como preposições, conjunções e pronomes possuem a função de criar um sistema de relações, referências e retomadas no interior de um texto garantindo unidade entre as diversas partes que o compõe. Essa relação, esse entrelaçamento de elementos no texto recebe o nome de Coesão Textual.

Exemplo de Texto sem CoesãoA escola possui um excelente time de futebol, portanto até hoje não conseguiu vencer o campeonato.O conectivo “portanto” confere ao período valor de conclusão, porém não há verdadeira relação de sentido entre as duas frases.A escola possui um excelente time de futebol, mas até hoje não conseguiu vencer o campeonato. porém até hoje não conseguiu vencer o campeonato. contudo até hoje não conseguiu vencer o campeonato.A escola possui um excelente time de futebol, todavia até hoje não conseguiu vencer o campeonato. entretanto até hoje não conseguiu vencer o campeonato.

A coesão sequenciadora faz o texto avançar, garantindo a continuidade dos sentidos.

Mecanismos de coesão:• Coesão por substituição.• Coesão por elipse.• Coesão por conjunção.• Coesão lexical.

Coesão por substituição: consiste na colocação de um item em lugar de outro elemento do texto, ou até mesmo de uma oração inteira.Ele comprou um carro. Eu também quero comprar um.Ele comprou um carro novo e eu também.Coesão por elipse: ocorre quando elemento do texto é omitido em algum dos contextos em que deveria ocorrer.___ Pedro vai comprar o carro?___Vai!Há omissão do sujeito e do predicado verbal.Todavia não prejudicou nem a correção gramatical nem a clareza do texto.

Page 3: tema 1 e 2

Coesão por conjunção: estabelece relações entre os elementos ou orações do texto, por meio do uso de marcadores formais – as conjunções.Perdeu as forças e caiu. (adição)Perdeu as forças,mas permaneceu firme. (adversidade)

Coesão por conjunção: estabelece relações entre os elementos ou orações do texto, por meio do uso de marcadores formais – as conjunções.Perdeu as forças, porque não se alimentou. (causa)Perdeu as forças, quando soube a verdade. (tempo)Coesão Lexical: é obtida pela seleção vocabular e é garantido por dois tipos de procedimentos: reiteração e colocação (contiguidade).

Coesão Lexicala) Por reiteração: ocorre por repetição do mesmo item lexical ou por meio de hiperônimos, sinônimos ou nomes genéricos.O aluno estava nervoso. O aluno havia sido assaltado.Houve um grande evento nas areias de Copacabana, no último dia 2. O motivo da festa foi este: o Rio sediará a final Copa do Mundo em 2014.Foto do arquivo pessoalb) Por colocação ou contiguidade: uso de termos pertencentes a um mesmo campo semântico.

Coesão LexicalAgora é a sua vez Leitura de imagem - Coesãofacebook.comVamos discutir o vídeo Coesão Textual do Prof. Dr. João Wanderley Geraldi/TV Escola?

Agora é a sua vez

http://artisticamente.com.br/comoescrever-bem/Agora é a sua vezO que ANTUNES ( 2011 ) quer nos dizer com “Escrever é, como falar, uma atividade de interação, de intercâmbio verbal” ?

Qual a função da Coesão?

FinalizandoA Linguística Textual é o ramo da linguística que pode dar ao professor de português os subsídios necessários para o desenvolvimento das habilidades mencionadas nos PCN/MEC.

Page 4: tema 1 e 2

A Linguística Textual oferece ao professor subsídios para a realização do trabalho com o texto: a ela cabe o estudo dos recursos linguísticos e condições discursivas que presidem à construção da textualidade e, em decorrência, à produçãotextual dos sentidos.

A construção de um bom texto depende da maneira que palavras e ideias são organizadas. Para tanto é importante observar o uso dos anafóricos e dos articuladores como elementos fundamentais na formatação textual.

Segundo Geraldi (1995), para produzir um texto em quaisquer situações, por mais ingênuas que sejam, é preciso que:a) Se tenha o que dizer.b) Se tenha uma razão para dizer o que se tem a dizer.c) Se tenha para quem dizer o que se tem a dizer.

A função da coesão é a de promover a continuidade do texto, a sequência interligada das suas partes para que não se perca o fio de unidade que garante a sua interpretabilidade.

“Escrever é, como falar, uma atividade de interação, de intercâmbio verbal. Por isso, é que não tem sentido escrever quando não se está procurando agir com outro, trocar com alguém alguma informação, alguma ideia, dizer-lhe algo, sob algum pretexto. (ANTUNES, 2011).

Palavras como preposições, conjunções e pronomes possuem a função de criar um sistema de relações, referências e retomadas no interior de um texto garantindo unidade entre as diversas partes que o compõe. Essa relação, esse entrelaçamento de elementos no texto recebe o nome de Coesão Textual.

A coesão sequenciadora faz o texto avançar, garantindo a continuidade dos sentidos.

Mecanismos de coesão:Coesão por substituição.Coesão por elipse.Coesão por conjunção.Coesão lexical.

Coesão por substituição: consiste na colocação de um item em lugar de outro elemento do texto, ou até mesmo de uma oração inteira.

Coesão por elipse: ocorre quando elemento do texto é omitido em algum dos contextos em que deveria ocorrer.

Page 5: tema 1 e 2

Coesão por conjunção: estabelece relações entre os elementos ou orações do texto, por meio do uso de marcadores formais – as conjunções.

Coesão Lexical: é obtida pela seleção vocabular e é garantido por dois tipos de procedimentos: reiteração e colocação (contiguidade).