TEMAS PARA REDAÇÃO 10 11 2013 - Graduação, Pós, MBA e ... · signo por excelência da...

23
Teresina-PI - 10 / 11 / 2013 2 TEMAS PARA REDAÇÃO PRODUÇÃO DE TEXTO Escolha UM DOS TEMAS seguintes e elabore sua dissertação na forma de texto argumentativo em prosa. Dê um título ao texto e observe o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas. TEMA 1 Nos últimos dez anos, a frota de veículos no Brasil cresceu em 400%. Mobilidade urbana e meio ambiente: Como uma cidade pode crescer, gerar renda, emprego e, ao mesmo tempo renovar suas estruturas de transporte, respeitando o meio ambiente? TEMA 2 Os perigos da alimentação moderna Mais de 90% dos jovens brasileiros não se alimentam de forma saudável As redes de fast-food ganharam o mundo no fim dos anos 80 comercializando comida não saudável, mas rápida e fácil de comer: o junk food, ou traduzindo para o português: comida lixo. Há, nessa realidade, toda uma política econômica e cultural que proporciona a manutenção desse quadro preocupante. Em sua opinião, o que pode ser feito para que o sabor e a pressa não envenenem o cardápio do jovem brasileiro?

Transcript of TEMAS PARA REDAÇÃO 10 11 2013 - Graduação, Pós, MBA e ... · signo por excelência da...

T eresina -PI - 10 / 11 / 2013

2

TEMAS PARA REDAÇÃO

PRODUÇÃO DE TEXTO Escolha UM DOS TEMAS seguintes e elabore sua dissertação na forma de texto argumentativo em prosa. Dê um título ao texto e observe o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas. TEMA 1 Nos últimos dez anos, a frota de veículos no Brasil cresceu em 400%. Mobilidade urbana e meio ambiente: Como uma cidade pode crescer, gerar renda, emprego e, ao mesmo tempo renovar suas estruturas de transporte, respeitando o meio ambiente? TEMA 2 Os perigos da alimentação moderna Mais de 90% dos jovens brasileiros não se alimentam de forma saudável

As redes de fast-food ganharam o mundo no fim dos anos 80 comercializando comida não saudável, mas rápida e fácil de comer: o junk food, ou traduzindo para o português: comida lixo. Há, nessa realidade, toda uma política econômica e cultural que proporciona a manutenção desse quadro preocupante. Em sua opinião, o que pode ser feito para que o sabor e a pressa não envenenem o cardápio do jovem brasileiro?

Teresina-P I - 10 / 11 / 2013

3

LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto I, abaixo, para responder às questões de 1 a 3. TEXTO I

OS AUTOMÓVEIS IRÃO PARA O INFERNO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55

O papa Francisco não gosta de carros de luxo. Ao passear pelo Brasil, dispensou os carrões mais caros e fez uma opção por modelos simples. Feliz da vida, ele se aninhava no banco de trás e sorria para a janela aberta, com o cotovelo para fora. Bem que poderiam ter colado um adesivo no vidro traseiro: "Meu outro carro é um Papamóvel". Mas a ideia não ocorreu a ninguém. O ponto que interessa é que o papa abomina a ostentação e amaldiçoa as máquinas possantes. Estas, pobrezinhas, desgraçadas, aos poucos vão se tornando símbolos de futilidade, desperdício, vaidade, quando não de crime, corrupção e da mais desbragada bandidagem.

Ainda esses dias, uma quadrilha - mais uma - que desviava dinheiro público foi desbaratada numa dessas - mais uma - superoperações da Polícia Federal. Houve prisões e apreensões em várias cidades. Um dos chefões tinha uma coleção de SUVs e esportivos. O Jornal Nacional mostrou em close. Lá pelas tantas, os telespectadores puderam ver cenas melancólicas. Policiais reviravam armários, gavetas e até geladeiras de uma concessionária, em busca das chaves dos reluzentes bólidos em exposição, que seriam imediatamente conduzidos para a cadeia. (...)

Assim começa o século XXI: mandando para o inferno uma das mais festejadas inovações do século XX. Em 1908, Henry Ford tinha um sonho. Queria que todo americano pudesse comprar uma unidade de seu Ford T (...). Desde então, muita carroceria rolou em cima da ponte. James Dean se espatifou numa trombada de frente, o Fusca alemão virou astro de cinema nos Estúdios Disney, e Ayrton Senna deu a vida na batalha de levar os motores além dos limites de seus cavalos que zuniam. O século XX passou a 120 por hora na Rua Augusta e no planeta inteiro. John Kennedy foi baleado porque desfilava sem capota, casamentos começaram no banco de trás de um Simca Chambord ou no banco da frente de um Fiat 147. Convenções de partidos clandestinos aconteceram dentro de uma Kombi, um presidente brasileiro disse que a indústria nacional só fabricava carroças, outro desfilou dentro de um Fusca, que prometeu ressuscitar.

Veio o século XXI. Um novo presidente aliviou a carga tributária das montadoras e inundou as cidades de carcaças cinzentas e negras (isso foi no tempo em que as lojas só dispunham de veículos em duas cores, preto ou prata, numa escala cromática em que só variavam as vogais). A partir daí, o carro, essa entidade mítica que já tinha sido o signo por excelência da liberdade individual, virou sinônimo de cárcere em pleno logradouro público. Motoristas solitários, com GPS, ar-condicionado dual

56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84

zone, câmbio de oito marchas e rodas aro 18, são miseráveis prisioneiros enfileirados, vítimas de uma inovação que envelheceu, necrosou e entrou em colapso total. Numa cidade como São Paulo, tentar percorrer 100 metros num automóvel de luxo é como se refestelar num iate encalhado bem no meio do Rio Tietê, com sua fedentina pestilenta.

Por isso, além de símbolo de pecados veniais, vaidade, desperdício, bandidagem e corrupção, o carro vai virando também um estigma de estupidez paralisante. E de breguice. Em pouco tempo, bem pouco, as celebridades grã-finas, até elas, passarão a se envergonhar de ter um Bentley no jardim e inventarão outras alternativas de exibicionismo: bicicletas com pneus cor de abacate, por exemplo. Assim como o cigarro, que saiu da boca dos símbolos sexuais mais incendiários para ir parar na "área de fumantes", depois também banida para todo o sempre, o automóvel despencará do Olimpo na direção do castigo eterno - e em altíssima velocidade.

Isso será bom? Para a qualidade do ar, talvez. Para o que agora chamam de "mobilidade urbana", também é provável. Ônibus e metrô terão de melhorar, o que também será positivo. Agora, para quem amou (e ainda ama) esse invento que nos deu de presente a emoção de deslizar pela estrada ouvindo música, vendo o pôr do sol e pensando na vida, doerá um bocado.

Por Eugênio Bucci Revista Época, 30 de Setembro de 2013, nº 801.

01. De acordo com o autor, a superimportância que a

sociedade de consumo dá aos carros luxuosos é a mais completa prova do declínio e da degradação do ser humano. Qual dos pensamentos abaixo vai de encontro à visão exposta pelo autor?

A) Os amigos que eu tenho valem muito mais que

todos os rostos esnobes que vejo nas ruas e carros importados. (Andreza Filizzola)

B) O Deus que eu conheço não daria um carro zero quilômetro a um líder religioso; ele dividiria o dinheiro do carro entre os seus seguidores que lhe pediram com fé para não faltar o pão do dia seguinte. (Juliana Ladeira)

C) Não me venha com incríveis carros do ano, restaurantes badalados, quinquilharias digitais e passaportes cheios de carimbos exóticos. Luxo é ter o tempo e o silêncio que se quer e precisa. (Humberto Gessinger)

D) Há muitos miseráveis no território da emoção andando em carros luxuosos, usando joias caras, roupas de marca e saindo nas colunas sociais. Os verdadeiramente ricos fazem muito do pouco, extraem prazer das coisas simples. (Augusto Cury)

E) Cada pessoa pensa como pode, mas o topo de tudo é alcançar a humildade dirigindo uma Ferrari. (D.Oliveira)

Teresina-P I - 10 / 11 / 2013

4

LÍNGUA PORTUGUESA 02. Abaixo foram feitos comentários acerca das

estruturas linguísticas do texto. Observe-os com atenção e marque aquele em que houve falha.

A) O vocábulo “que” (l. 43 e l. 45) introduz orações

com valores sintáticos distintos. B) Os parênteses, empregados nas linhas 48 a 51,

visam a tecer um comentário sarcástico sobre algo escrito anteriormente.

C) Em Houve prisões e apreensões em várias cidades ( l. 18), caberia a substituição da forma verbal destacada por “houveram”, já que a oração apresenta sujeito composto.

D) As vírgulas presentes nas linhas 52 e 53 isolam um termo com função explicativa.

E) O conector “como” (l. 60) estabelece um confronto entre dois elementos.

03. No fragmento “Por isso, além de símbolo de pecados

veniais, vaidade, desperdício, bandidagem e corrupção” (ls. 63 a 65), a palavra sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo de valor, por

A) palpáveis. B) execrável. C) ínfimos. D) abomináveis. E) perdoáveis.

Considere a peça publicitária abaixo para responder à próxima questão.

Disponível em coletivo.maiscomunidade.com . Acesso em 14/10/2013 04. Acerca da estrutura linguística da publicidade, é

possível afirmar que

A) ocorre um desvio quanto à norma culta, porque as formas pronominais empregadas não correspondem à uniformidade exigida por ela.

B) o texto verbal, como um todo, atende à norma culta.

C) a forma verbal “escolha” (canto superior direito) encontra-se na 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo.

D) “erros de português” em peças publicitárias são inaceitáveis, uma vez que comprometem o entendimento desses textos.

E) a frase “A Claro lhe deixa 24h conectado. Monta teu plano sob medida” está adequada ao padrão culto da língua portuguesa.

Leia os textos II e III para responder à questão 05. TEXTO II TEXTO III Famosa canção brasileira do compositor, músico,

arranjador, cantor e maestro Tom Jobim, de 1972. A canção foi lançada inicialmente no compacto simples Disco de Bolso, o Tom de Jobim e o Tal de João Bosco e, no ano seguinte, no álbum Matita Perê. Em 1974, uma versão em dueto com Elis Regina foi lançada no LP Elis & Tom. Posteriormente, Tom Jobim compôs uma versão em língua inglesa, que manteve a estrutura e a metáfora central do significado da letra.

05. A relação entre os dois textos NÃO deixa nítida a

noção de

A) complementaridade. B) condicionamento. C) aditamento. D) ampliação. E) dissonância.

Usar os textos IV e V para responder à questão 06 :

TEXTO IV

“Tire o seu piercing do caminho

Que eu quero passar Quero passar com a minha dor”

(Zeca Baleiro, Piercing)

TEXTO V

“Tire seu sorriso do caminho Que eu quero passar com a minha dor

Hoje pra você eu sou espinho Espinho não machuca a flor.”

(A. Caminha, Nelson Cavaquinho e G. de Brito, A flor e o espinho)

06. Pode-se definir a intertextualidade como a

construção de um texto a partir de outro já existente. Conforme a situação, apresenta funções diferentes que dependem muito dos textos/contextos em que

Teresina-P I - 10 / 11 / 2013

5

LÍNGUA PORTUGUESA ela é inserida. Evidentemente, esse fenômeno está associado ao "conhecimento do mundo", que deve ser compartilhado, ou seja, comum ao produtor e ao receptor de textos. O diálogo pode ocorrer ou não em diversas áreas do conhecimento, não se restringindo única e exclusivamente a textos literários. A influência da obra de Nelson Cavaquinho sobre o texto de Zeca Baleiro é notória. Porém, além da autoria, outras diferenças podem ser detectadas como A) seleção lexical e reiteração. B) pares sinonímicos e reiteração. C) pares antonímicos e reiteração. D) reiteração e uniformidade de tratamento. E) seleção lexical e uniformidade de tratamento.

Leia a charge e o texto VI, abaixo, para responder à questão 07. CHARGE TEXTO VI Pelo Decreto n°. 6.583, de 29 de setembro de 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva promulgou o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990. 07. Observando a charge e aplicando conhecimentos

sobre figuras de linguagem, podemos dizer que, com relação à promulgação do acordo ortográfico por Lula e o conteúdo veiculado pelo balão da charge, teríamos

A) ideia reiterada. B) ar hiperbólico. C) relação paradoxal. D) um caráter metonímico. E) personificação de anseios.

Leia, a seguir, parte do sumário de uma revista e responda à questão 08.

ANTROPOLOGIA

As fronteiras da physis e tékhne: com técnicas avançadas de cirurgias plásticas, o que se busca é a imitação, não mais do humano, mas de avatares, seres virtuais. Segundo Sloterdijk, este é apenas o resultado do natural projeto eugenista, que ocorre pela evolução humana e pela universalização do capital.

Filosofia Ciência e Vida, janeiro de 2013, n.º 78. 08. Em se tratando de um sumário, “Antropologia” [De

antropo- + -log(o)- + -ia, ciência que se ocupa com o homem] especifica uma seção da revista. Essa palavra, nesse caso, não poderia ser substituída por “Antropogenia” [De antropo- + -geno- + -ia, estudo da evolução do homem], porque

A) são palavras sinônimas em diferentes

contextos. B) sendo antônimas se opõem ou se excluem. C) antropologia, nesse contexto, é hiperônimo de

antropogenia. D) não pertencem ao mesmo campo semântico. E) antropologia tem sentido mais amplo, logo é

hipônimo. As questões de 09 a 10 têm como referência os textos a seguir. TEXTO VII A nova Constituição, promulgada em 5 de outubro de 1988, garantia uma gama de direitos individuais, sociais e políticos inédita na história do Brasil. Era uma grande conquista para um país que, com apenas 99 anos de história republicana, acabara de sair de seu segundo período ditatorial. Na semana passada, a Constituição brasileira completou 25 anos, num país de comprovados avanços, mas ainda em busca de uma clara identidade. Após um quarto de século, o Brasil gerado a partir da Constituição reproduz as contradições do documento. […]

(Por Leandro Loyola, Revista Época, 17de outubro de 2013, n.º 802.) TEXTO VIII

(JOTA A. Traço e Riso. Teresina, 2012. p.21)

Teresina-P I - 10 / 11 / 2013

6

LÍNGUA PORTUGUESA 09. Com relação à leitura de cada um dos textos, é

correto afirmar que

A) o texto VIII dialoga com o texto VII, à medida que constitui uma paráfrase.

B) o texto VII trata o tema com parcialidade, acrítico, diferentemente do texto VIII.

C) os textos não se diferenciam quanto aos propósitos comunicativos.

D) ocorre entre os dois textos interdiscursividade. E) nos dois textos, os conteúdos expressos não

dialogam. 10. Considere as seguintes afirmações sobre a

pontuação dos trechos a seguir.

I. “A nova Constituição, promulgada em 5 de outubro de 1988, garantia uma gama de direitos…” (O par de vírgulas separa orações coordenadas).

II. “Na semana passada, a Constituição brasileira completou 25 anos, num país…” (As vírgulas separam termos de mesma função sintática).

III. […], mas ainda em busca de uma clara identidade.”(Emprego da vírgula por força da conjunção adversativa).

Está (ão) INCORRETA(S) A) apenas a afirmativa I. B) apenas a afirmativa II. C) a afirmativa I e a II. D) apenas a afirmativa III. E) a afirmativa II e a III.

Textos para as questões de 11 a 13. TEXTO IX SONETO DO AMOR TOTAL Amo-te tanto, meu amor... não cante O humano coração com mais verdade... Amo-te como amigo e como amante Numa sempre diversa realidade. Amo-te afim, de um calmo amor prestante E te amo além, presente na saudade Amo-te, enfim, com grande liberdade Dentro da eternidade e a cada instante. Amo-te como um bicho, simplesmente De um amor sem mistério e sem virtude Com um desejo maciço e permanente. E de te amar assim, muito e amiúde É que um dia em teu corpo de repente Hei de morrer de amar mais do que pude.

(MORAES, Vinícius de. Livro de sonetos. São Paulo: Cia. das Letras, 2009)

TEXTO X O mundo que venci deu-me um amor, Um troféu perigoso, este cavalo Carregado de infantes couraçados. O mundo que venci deu-me um amor, Alado galoupando em céus irados, Por cima de qualquer muro de credo, Por cima de qualquer fosso de sexo. O mundo que venci deu-me um amor Amor feito de insulto e pranto e riso, Amor que força as portas dos infernos, Amor que galga o cume ao paraíso. Amor que dorme e treme. Que desperta E torna contra mim, e me devora E me rumina em cantos de vitória.

(FAUSTINO, Mário. Poesia completa. São Paulo: Max Limonad, 1985)

11. Os dois poemas – do carioca Vinícius de Moraes e

do piauiense Mário Faustino, respectivamente, expressam um ponto de vista semelhante a respeito do amor. Considerando a temática comum apresentada pelos dois poetas modernistas, conclui-se que ambos retratam

A) por meio da ironia o fato de se amar e não ser

amado. B) a consciência e a intensidade do sentimento

amoroso. C) o erotismo gerado pela predominância da

atração física. D) a melancolia e o desejo de morte diante do fim

do relacionamento. E) o caráter antitético do sentimento amoroso:

sinceridade X falsidade. 12. Considerando a progressão temática, a organização

e a estruturação do texto literário, conclui-se que os textos

A) apresentam versos isométricos, decassílabos e

sem rimas. B) utilizam estruturas estróficas semelhantes, mas

diferentes na métrica. C) representam a forma lírica, soneto, no entanto,

de diferente distribuição dos versos. D) são exemplos do gênero lírico, caracterizado

pela objetividade na utilização da metáfora. E) denotam o tipo lírico ode – poema de versos

brancos com caráter de tristeza e melancolia amorosa.

13. Vinícius de Moraes (1913-1980), além da obra

poética, tem uma extensa produção musical. Juntamente com parceiros como Tom Jobim, Baden Powell, Carlos Lira, Toquinho e outros, é responsável por muitas das belas canções de nossa música popular, incluindo “Garota de Ipanema”, mundialmente conhecida. Considerando a participação efetiva do “Poeta da paixão” na música popular brasileira, conclui-se que Vinícius

Teresina-P I - 10 / 11 / 2013

7

LÍNGUA PORTUGUESA

A) esteve ao lado de Luiz Gonzaga, no movimento denominado Baião nos anos 40.

B) participou de forma intensa do Tropicalismo nos anos 60, época de repressão cultural.

C) participou do movimento Jovem Guarda que foi destaque nos anos 60 e 70.

D) foi um dos idealizadores do movimento denominado Bossa Nova que ocorreu no final dos anos 50.

E) foi um dos participantes da geração dos anos 80, marcadamente influenciada pelo Rock and Roll de protesto político.

14. Entendemos que vários romances de Permínio de

Carvalho Asfora (1913 – 2001), o Permínio Asfora, que nasceu no hoje município de Pimenteiras (PI), são romances que refletem os grandes temas sociais da ficção iniciada a partir da década de 1930, isto é, o chamado pela crítica, Romance de 30, ou Romance Regionalista de 30, ou período também chamado Neorrealista. Tipos como, migrantes, trabalhadores do eito, beatos, coronéis, senhores de engenho, cangaceiros e tantos outros tipos humanos característicos da região nordestina desde a zona da mata canavieira ao semiárido piauiense, foram inseridos nas páginas da ficção de um dos mais significativos romances,

A) Fogo Verde. B) Somos Todos Inocentes. C) Parabélum. D) Um Manicaca. E) Palha de Arroz.

Leia o texto abaixo. Texto XI : Samba da Bênção É melhor ser alegre que ser triste Alegria é a melhor coisa que existe É assim como a luz no coração Mas pra fazer um samba com beleza É preciso um bocado de tristeza É preciso um bocado de tristeza Senão, não se faz um samba não Fazer samba não é contar piada E quem faz samba assim não é de nada O bom samba é uma forma de oração Porque o samba é a tristeza que balança E a tristeza tem sempre uma esperança A tristeza tem sempre uma esperança De um dia não ser mais triste não [ ... ]

( Vinícius de Moraes )

15. Em 2013, o país celebra o centenário de nascimento de um grande artista e letrista - Vinícius de Moraes - o poeta múltiplo e o músico que participou da renovação do samba e da sofisticação da música brasileira. Samba da Bênção foi mais uma das grandes produções do artista. Nessa composição é possível reconhecer EXCETO A) o tom intimista que é também perceptível na

poesia neossimbolista da 2ª fase modernista brasileira.

B) um tom suave, maneiro, que sugere um cantar quase dialogado, como prescrevia o ideário da Bossa Nova.

C) a linguagem disciplinada, substantiva e direta em que se verifica função referencial.

D) a linguagem fortemente poética que apresenta antítese, comparação, metáfora e prosopopeia.

E) a metalinguagem recurso linguístico que verificamos em poetas Parnasianos, Modernistas e Pós – Modernos.

16. Assinale a alternativa, a seguir, que apresenta

INADEQUAÇÃO entre a imagem e o texto verbal que a representa.

A)

A vós correndo vou, braços sagrados, Nessa cruz sacrossanta descobertos; Que, para receber-me, estais abertos E, por não castigar-me, estais cravados.

( Gregório de Matos) B) Que bem é ver nos campos, trasladado No gênio do Pastor, o da inocência!

( Tomás Antônio Gonzaga )

Teresina-P I - 10 / 11 / 2013

8

LÍNGUA PORTUGUESA C)

Boa noite, Maria! Eu vou-me embora. A lua nas janelas bate em cheio... Boa noite, Maria! É tarde... é tarde... Não me apertes assim contra teu seio.

( Castro Alves ) D)

Longe do estéril turbilhão da rua, Beneditino, escreve! No aconchego Do claustro, na paciência e no sossego, Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!

( Olavo Bilac ) E)

Quando Ismália enlouqueceu, Pôs-se na torre a sonhar... Viu uma lua no céu, Viu outra lua no mar. As asas que Deus lhe deu Ruflaram de par em par... Sua alma subiu ao céu, Seu corpo desceu ao mar...

( Alphonsus de Guimaraens )

17. As alternativas a seguir referem - se a obras e autores importantes da literatura piauiense. Analise-as, cuidadosamente, e assinale a alternativa INCORRETA.

A) “Um Manicaca”, de Abdias Neves é exemplo de

narrativa documental voltada para o atraso da cidade de Teresina , na virada do século XIX para o século XX. Seu autor, influenciado por Eça de Queirós, denuncia a péssima influência do clero frente à sociedade local.

B) “Sangue” , de Da Costa e Silva foi a obra de estreia do autor.O título sugere tratar – se de obra reveladora da essência do poeta, que tem como núcleo temático, seus amores : a mãe, a terra natal e o rio Parnaíba.

C) “O Homem e sua Hora” foi a única obra publicada por Mário Faustino. Trata-se de obra poética complexa que nos permite conviver em comunhão entre a tradição e a modernidade , em exercício metafórico e metalinguístico constante.

D) “Beira rio beira vida” é um romance de dimensão política. Nele, Assis Brasil apresenta a sociedade brasileira na época do regime ditatorial e através de Jeremias, podemos vivenciar o sofrimento dos que desafiaram o sistema.

E) “Palha de Arroz” é um documento literário dos incêndios criminosos que ocorreram em Teresina na década de 40 do século passado.

Leia o texto abaixo para responder às questões 18 e 19. Texto XII : O Rapto de Joana do Tarugo Enfrentei fosso muralha e os ferros dos portais Só pela graça da gentil senhora Filtrando a vida pelos grãos de ampulhetas mortais D'além de trás dos montes venho Por campos de justas honrando este amor Me expondo à sanha sanguinária de côrtes cruéis Enfrentei vilões no Algouço e em Senhores de Biscaia Fidalgos corpos de armas brunhidas Não temo escorpiões cruéis carrascos vosso pai Enfreado à porta de castelo Tenho meu murzelo ligeiro e alazão Que em lidas sangrentas bateu mil mouros infiéis Ó Senhora dos Sarsais Minh'alma só teme o Rei dos reis Deixa a alcova vem-me à janela Ó Senhora dos Sarsais Só por vosso amor e nada mais Desça da torre Naíla donzela Venho d'um reino distante, errante e menestrel Inda esta noite eu tenho esta donzela Minha espada empenho a uma deã mais pura das vestais Aviai pois a viagem é longa Já vim preparado para vos levar

Teresina-P I - 10 / 11 / 2013

9

LÍNGUA PORTUGUESA Já tarda e quase que o minguante está a morrer nos céus Ó Senhora dos Sarsais Minh'alma só teme o Rei dos Reis Deixa a alcova vem-me à janela Ó Senhora dos Sarsais Só por vosso amor e nada mais Desça da torre Joana tão bela Naíla donzela, Joana tão bela. (Elomar Figueira Mello) Campos de justas: campos de batalha, onde comumente travavam-se as chamadas “Guerras Santas”empreendidas pela Igreja Católica. Murzelo: cavalo Senhora dos Sarsais: em Portugal é comum o castelo está cercado por um campo de sarsas. Naíla donzela: nome próprio. 18. A canção do músico e compositor de Vitória da

Conquista (BA), Elomar Figueira Mello, é uma das significativas expressões da música brasileira surgidas a partir da década de 1970. A respeito do texto, levando-se em consideração as informações lexicais e a temática aludida, pode-se inferir que

A) refere-se a uma desavença amorosa deflagrada

pelo impedimento do pai da moça, fato demonstrado no 9º verso.

B) a moça a que se refere o texto já tivera um encontro amoroso com o declarante.

C) trata-se do relato de um amor impossível, considerando-se que o raptor era um mouro devotado a uma cristã.

D) o velho tema do cavaleiro e moça na janela é revisitado num contexto que remete à idade média.

E) ainda que se perceba a expressão de amor do cavaleiro, a cena romântica é atroz, pois a moça seria levada contra a sua vontade.

19. A canção O Rapto de Joana do Tarugo, surgida em

1976, mostra claramente a influência da cultura ibérica no Nordeste brasileiro. Na sequência de itens abaixo, marque a afirmativa que NÃO é verdadeira quanto ao que reportam seus traços estilísticos e temáticos.

A) Quanto à forma, é visível a retomada das

cantigas de amigo, em que o vassalo apenas contempla a mulher amada.

B) Os valores medievos de cavalheirismo e heroísmo são evidenciados na letra da música de Elomar como indícios da influência portuguesa no Nordeste brasileiro.

C) A canção evoca uma fase heroica da Península Ibérica, os valores do cavalheirismo e as justas do mundo feudal.

D) O fundo histórico da canção relembra a luta contra os árabes, na reconquista, fator marcante na formação cultural Ibérica.

E) A temática de O Rapto de Joana do Tarugo remete a elementos das cantigas trovadorescas líricas, tais como o elemento religioso, o ambiente palaciano e o amor idealizado.

O texto abaixo se refere à questão 20. QUANDO VIER… Alberto Caeiro/ heterônimo de Fernando Pessoa Quando vier a primavera, Se eu já estiver morto, As flores florirão da mesma maneira E as árvores não serão menos verdes que na primavera passada. A realidade não precisa de mim. Sinto uma alegria enorme Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma. Se soubesse que amanhã morria E a primavera era depois de amanhã, Morreria contente, porque ela era depois de amanhã. Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo? Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo; E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse. Por isso, se morrer agora, morro contente, Porque tudo é real e tudo está certo. Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem. Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele. Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências. O que for, quando for, é que será o que é. 20. A respeito do poema é correto afirmar que

A) o poema revela sutil visão da natureza que transpõe a concretude das coisas.

B) Alberto Caeiro choca os olhares metafísicos que enxergam na morte uma simbólica significação.

C) os versos de Caeiro são uma negação de que “as coisas não têm significado: tem existência.”

D) nesse poema, a certeza/incerteza da estação das flores está entrelaçada à condição do eu lírico.

E) o verso “o que for, quando for,é que será o que é” coaduna-se com a frase:” o homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, e das coisas que não são, enquanto não são”.

T eresina-PI - 10 / 11 / 2013

10

INGLÊS INSTRUÇÃO: Leia o texto I para responder às questões de número 21 a 24. TEXTO I : Scientists find gene that erases memories

25th September, 2013

Researchers from the Massachusetts Institute of Technology have found the gene that could help people forget traumatic experiences. They say the research could benefit people with painful memories. Soldiers, crime victims and people who survived natural disasters are some of the people this research could help. Many of these people suffer from very bad stress because of their memories. It is an illness called post-traumatic stress disorder (PTSD). The scientists found the memory gene in mice. They hope that one day they can erase painful memories in humans. They think they can replace upsetting memories with more positive thoughts and feelings. This would help millions of people who suffer from PTSD. The head researcher, Li-Huei Tsai, did many tests to make mice forget their fear. Scientists put the mice into a cage and gave them a small electric shock. After many shocks, the mice became afraid of the cage. They were stressed when they saw it. Once the mice had "cage shock," the scientists put the mice in the cage again but didn't give them an electric shock. After a period of time, the mice no longer feared the cage. Positive feelings replaced their stress and fear. The scientists looked at the brain activity when the mice were afraid and when they were not afraid. They were surprised to find the gene that replaced old memories with new ones. They will now try to find this gene in humans.

(Sources: http://www.medicalnewstoday.com/articles/266368.php) 21) Pesquisadores do Massachusetts Institute of

Technology descobriram um gene que A) pode causar experiências traumáticas em

pessoas que possuam memórias dolorosas. B) pode fazer soldados, vítimas de crimes e de

desastres naturais sobreviverem a experiências traumáticas sem lesões físicas.

C) esperam, um dia, encontrar em humanos e possibilitar que memórias ruins sejam apagadas.

D) diferencia os ratos dos humanos uma vez que esses não tem memórias que precisem ser apagadas.

E) pode causar uma doença pós-traumática conhecida em PTSD.

22) Os ratos usados na experiência a que se refere o

texto A) nasceram em cativeiro e tinham medo de sair

de suas gaiolas. B) receberam choques para sentirem medo de

ficar em suas gaiolas. C) foram colocados juntos com gatos nas mesmas

gaiolas para sentirem medo.

D) ficavam estressados quando saiam de suas gaiolas.

E) recebiam um choque e eram colocados em suas gaiolas.

23) O tempo verbal usado na sentença Researchers

from the Massachusetts Institute of Technology have found the gene é A) Present Perfect. B) Simple Past. C) Past Perfect. D) Simple Present. E) Present Continuous.

24) “If they ___ the gene that replaces old memories they

___ humans to live better.” A alternativa que preenche correta e respectivamente a sentença anterior é A) find; will help. B) will find, help. C) found, helped. D) had found, would help. E) find; helps.

Com base no TEXTO SEGUINTE, responda às questões 25 a 27. TEXTO II Reproductive Medicine’s ___________: 5 Million Babies Methods like IVF have brought 2.5 million babies into the world in the last six years alone

Getty Images About 5 million babies have been born with the help of advanced reproductive medicine since 1978, a medical group said Tuesday. The International Committee for the Monitoring of Assisted Reproductive Technology, which represents fertility groups, unveiled the estimate at a reproductive medicine meeting in Boston. So-called Assisted

T eresina-PI - 10 / 11 / 2013

11

INGLÊS Reproductive Technology (ART) includes fertility treatments like in vitro fertilization, among others. “The number of babies born through ART is now about the same as the population of a U.S. state such as Colorado, or a country such as Lebanon or Ireland,” Richard Kennedy, a committee board member, said in a statement. “This is a great medical success story.” According to group’s calculations, the number of ART babies grew rapidly over the last few decades. By 1990, there had been an estimated 90,000 births worldwide with the help of ART; by 2000, 900,000 births; and by 2007, 2.5 million births. More than half of the 5 million ART babies were born in the last six years.

FONTE: http://healthland.time.com/2013/10/16/reproductive-medicines-gift-5-million-babies/#ixzz2i0eRVth3

25. Levando em consideração o assunto abordado, no

texto, a palavra que melhor completa o espaço deixado no título é

A) job. B) gift. C) task. D) obstacle. E) challenge.

26. Assinale a alternativa que apresenta a ideia central

do texto.

A) Destacar os tratamentos de fertilização como uma escolha segura para ter filhos.

B) Ressaltar que a fertilização in vitro é o método mais seguro entre os de fertilização.

C) Identificar os métodos de fertilização mais empregados pelos casais atualmente.

D) Avaliar a escolha dos pais pelos métodos de fertilização como forma de superar a dificuldade de ter filhos.

E) Mostrar que o número de bebês que nascem a partir da utilização dos métodos de fertilização vem crescendo nos últimos anos.

27. Tomando como base seu conhecimento linguístico

da língua inglesa, assinale a alternativa correta.

A) Others, empregado no segundo parágrafo, refere-se a fertility groups.

B) O pronome relativo which, destacado no texto, poderia ser substituído por that.

C) O termo unveiled, segundo parágrafo do texto, pode ser compreendido como revelou.

D) Such as foi empregado no texto para comparar a população entre os estados americanos.

E) Success em: “This is a great medical success story”, desempenha a função de substantivo.

CARTOON 28. O cartunista demonstra, a partir do cartoon

A) o difícil papel dos pais no mundo atual. B) a preocupação com o aumento populacional. C) a infelicidade do homem atual em tornar-se pai. D) a alegria que o nascimento de uma criança traz. E) a necessidade de cuidarmos melhor das

crianças. As questões de números 29 e 30 referem-se ao fragmento de texto a seguir.

Why Brazil Is Importing Cuban Doctors Amid Protests

Sep. 8, 2013 By SANTIAGO WILLS

Doctors hold a coffin with the picture of Brazilian President Dilma Rousseff as they protest _________ (29) the hiring of foreign medical doctors for Brazil's health care system, in Sao Paulo, ___________ (29) July 16, 2013.

Nelson Almeida/AFP/Getty Images

Last week, Brazilian medical associations and

human-rights groups greeted Cuban doctors who have been hired _________ (29) the federal government to bolster that country's ailing health system with accusations of entering the country to steal Brazilians' jobs.

The Brazilian government has condemned the demonstrations, and officials have repeatedly tried to convince medical associations of the

T eresina-PI - 10 / 11 / 2013

12

INGLÊS necessity of importing doctors as part of an initiative called Mais Médicos (More Doctors). The public program aims to send health professionals to some of the country's poorest and most remote areas.

Brazil has one of the worst patient-to-physician ratios of all the major economies, according to World Bank data. While Spain has four doctors for every 1,000 citizens, Brazil has 1.8. Cuba, meanwhile, has a large amount of doctors, ____________ (29) its numerous economic problems, with 6.7 physicians for every 1,000 people.

29. Preposição é a classe gramatical que liga palavras

entre si. É invariável e estabelece relação de vários sentidos entre as palavras que liga. Escolha a alternativa que preenche as lacunas do fragmento de texto e da legenda com as preposições corretas.

A) against – in – to – besides. B) for – on – by – before. C) against – on – for – in spite of. D) in favor of – on – by - despite. E) against – on – by – despite.

30. Segundo o governo brasileiro, o programa “Mais

Médicos” faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em áreas remotas. Observando a imagem e as informações contidas na legenda, pode-se inferir que A) os médicos brasileiros manifestaram um

sentimento de apatia diante do programa implantado pelo governo federal.

B) os médicos cubanos foram ovacionados pelos médicos brasileiros.

C) a manifestação dos médicos brasileiros em São Paulo demonstrou um sentimento de repúdio em relação à contratação dos médicos cubanos.

D) a associação médica brasileira homenageou a presidente Dilma Rousseff pela implantação do programa “Mais Médicos”.

E) a associação médica e o governo brasileiro corroboram as mesmas opiniões quanto ao programa “Mais Médicos”.

T eresina-PI - 10 / 11 / 2013

13

BIOLOGIA 31. Aconselhamento genético é, por definição, um

conjunto de técnicas que servem para o portador de qualquer doença hereditária e seus familiares conhecerem as consequências e também a probabilidade de transmitirem essa doença para os descendentes, bem como, os métodos de prevenção e alternativas de tratamento. Tais técnicas consistem na realização de exames que possam detectar as doenças genéticas. Um importante passo para posterior estudo é a montagem de genealogias, que são representações gráficas do histórico familiar de um indivíduo, como evidenciado a seguir.

A respeito do caráter em questão podemos afirmar

que A) a anomalia é condicionada por genes

holândricos de caráter dominante, portanto, responsável pela diferenciação sexual após a determinação cromossômica do sexo no momento da concepção.

B) a genealogia reflete um caso de dominância incompleta em que o homozigoto dominante não pode ser distinto do heterozigoto, pelo menos, fenotipicamente.

C) esse caráter é transmitido por genes contidos no DNA mitocondrial e, caso ocorram mutações, estas podem vir a ser repassadas à prole de ambos os sexos.

D) sofre determinação pela ação de genes complementares em que se observa a interação de alelos dominantes de genes distintos produzindo um mesmo traço fenotípico.

E) é um caso de letalidade com efeitos pleiotrópicos uma vez que cada indivíduo afetado apresenta ambos os genitores afetados, conferindo padrão alossômico recessivo na transmissão desses caracteres.

32. A maioria dos nematódeos parasitas pertence à classe Secernentea, que inclui alguns notáveis como oxiúros, ancilóstomos, lombrigas e outros. Uma das mais drásticas infecções de nematódeos nos seres humanos é a filariose, causada por qualquer nematódeo do grupo secernentídeos, chamado filarioideo. Observe o ciclo.

(Acesso em 14/10/13 as 9:56h; Disponível em www.negritosbio.blogspot.com)

Sobre o parasita, o ciclo reprodutivo e a doença

causada podemos considerar que A) a fêmea do Culex quando realiza o

hematofagismo em pessoas infectadas, ingere larvas no 3º estágio tornando-a infectada.

B) o verme Wuchereria bancrofti possui o corpo delgado, branco-leitoso, cilíndrico, dioico, blastocelomado sendo a fêmea maior que o macho.

C) para pessoas que vivem em regiões endêmicas a utilização dos vários medicamentos profiláticos específicos consiste na principal via de prevenção.

D) a doença se restringe basicamente ao Norte e Nordeste do país devido às condições climáticas como alta pluviosidade e temperaturas ambientais elevadas.

E) como todo Platelminto, o parasita pertencente ao ciclo acima, possui um dimorfismo sexual acentuado, cavidade corporal falsa e sistema digestivo completo.

33. Em populações pequenas, mudanças aleatórias

nas frequências alélicas podem produzir grandes mudanças nas frequências alélicas de uma geração para a próxima. Mesmo em grandes populações, determinado mecanismo evolutivo pode influenciar a frequência dos alelos que não afetam as taxas de sobrevivência e reprodução dos seus portadores. O mesmo princípio opera quando um grande contingente populacional sofre perdas consideráveis por catástrofes naturais e, apenas, um pequeno número de indivíduos sobrevive, reduzindo drasticamente a variabilidade genética, fenômenos conhecidos como gargalos populacionais.

T eresina-PI - 10 / 11 / 2013

14

BIOLOGIA Exemplo: as populações de guepardo da África do

Sul, devido à sua reduzida variação genética sugerem que as mesmas enfrentaram um evento extremo de gargalo populacional no passado. Esses felinos são geneticamente tão próximos que transplantes de pele de um animal para outro não sofrem rejeição nem desencadeiam uma resposta imune.

Dentre os apontados, abaixo, o mecanismo de

mudança evolutiva que explica de maneira mais coerente o fato acima exposto é

A) poliploidização. B) mutação. C) seleção natural. D) nocaute genético. E) deriva genética.

34. Após acidente com uma serpente, a vítima, com

ajuda de outras pessoas, se dirigiu ao posto de saúde mais próximo em busca de atendimento. Como não levara a serpente, para facilitar a identificação e o uso do soro específico, o técnico responsável analisou as marcas da mordida deixadas na pele da vitima. Além das impressões uniformes foram observadas duas marcas maiores e mais profundas correspondentes à região posterior da arcada dentária da serpente. Segundo relatos da vítima esse acidente ocorrera em pleno sertão nordestino numa fazenda da família. Com essas informações, das serpentes listadas abaixo, a responsável pelo acidente teria sido a

A) Naja. B) Cascavel. C) Falsa-coral. D) Jararaca. E) Coral-verdadeira.

35. O fenômeno ilustrado a seguir é uma importante

prova citológica das leis mendelianas tendo por isso relevância extrema nos estudos genéticos e evolutivos de muitas espécies atuais e até mesmo fósseis.

( Acessado em 20/10/2013 as 20:00; adaptado de www.vce.bioninja.com.au )

Uma informação NÃO diretamente vinculada ao fenômeno ilustrado pode ser indicada pela seguinte alternativa.

A) Tem como principal consequência o câncer. B) Em caso de falhas do próprio fenômeno podem

ocorrer severos danos ao metabolismo celular. C) É responsável por gerar variabilidade genética,

podendo, muitas vezes, levar a uma melhor adaptação dos organismos a seus ambientes.

D) Geralmente ocorre na prófase da primeira divisão meiótica.

E) Não se traduz em fonte de um novo conjunto gênico para uma população.

36. Em função do tipo de ovo oligolécito, o

desenvolvimento embrionário nos mamíferos difere um pouco dos demais vertebrados. Após a fecundação, começa uma série de clivagens e logo depois, o embrião se implanta na parede uterina, fenômeno conhecido por nidação. Em relação aos tecidos embrionários desse grupo de animais pode-se afirmar que

(Acesso em 17/10/13 as 00h25min; Disponível em www.brasilescola.com)

A) o fenômeno da nidação ocorre quando o

embrião se encontra na fase de nêurula. B) os três folhetos embrionários, ectoderma,

mesoderma e endoderma são oriundos do trofoblasto.

C) o primeiro tecido a surgir no desenvolvimento embrionário de um mamífero é o epiblasto.

D) a somatopleura é responsável pela formação dos anexos embrionários como o saco vitelínico e alantoide, ambos atrofiados.

E) a estrutura extraembrionária constituída por tecido trofoblástico e vasos sanguíneos mesodérmicos é o córion.

37. Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães

atacaram a União Soviética. Ao invés de contarem com uma vitória rápida ao longo da primavera, a guerra se prolongou e os alemães foram

T eresina-PI - 10 / 11 / 2013

15

BIOLOGIA apanhados pelo rigoroso inverno russo. Com temperaturas que atingiam 25 graus abaixo de zero, tanto sofria a tropa, por não ter um vestuário apropriado, como, também, o maquinário, pois o óleo utilizado para lubrificar o motor dos panzer congelava. Sabendo-se que para cada decréscimo de 10º C na temperatura, as taxas das reações mediadas por enzimas diminuem em até três vezes, qual seria a resposta corporal apresentada pelo soldado alemão nessas circunstâncias?

A) Vasodilatação. B) Diminuição da atividade mitocondrial. C) Hiperidrose. D) Aumento da glicogenólise. E) Diminuição da diurese.

38. Em um pequeno município do Piauí, cinco

mulheres receberam transfusões de sangue Rh positivo anos atrás e agora estão grávidas. Só se dispõe dos seus sangues para outras transfusões. Com os soros Anti-A, Anti-B, Anti-AB e Anti-Rh seus sangues mostraram as seguintes reações:

Mulher Soros Anti .

A B AB Rh

1 + - + + 2 - - - - 3 + - + - 4 - + + - 5 + + + +

Podemos afirmar que A) a mulher 1 pode doar sangue para a 3, tem

aglutinogênio A, sem risco de doença hemolítica.

B) a mulher 2 pode doar sangue para a 4, tem aglutinina anti-A, com risco de doença hemolítica.

C) a mulher 5 pode receber sangue da 2, tem aglutinogênio B, com risco de doença hemolítica.

D) a mulher 4 pode receber sangue da 2, tem aglutinogênio B, com risco de doença hemolítica.

E) a mulher 3 pode receber sangue da 1, tem aglutinina anti-B, com risco de doença hemolítica.

39. À medida que a célula aumenta em volume, a área

de sua superfície também aumenta, mas não na mesma proporção. Esse fenômeno tem um grande significado biológico porque o volume de uma célula determina a quantidade de atividade química realizada por unidade de tempo, mas a área de sua

superfície determina a quantidade de substâncias que uma célula pode captar de seu ambiente externo e a quantidade de resíduos que podem ser liberados ao ambiente.

Comparada a uma célula pequena, uma célula

grande com a mesma forma possui A) a área superficial menor. B) a menor área superficial por unidade de

volume. C) a mesma razão entre superfície e volume. D) a distância média menor entre a mitocôndria e

a fonte externa de oxigênio. E) a razão entre citoplasma e núcleo menor.

40. Leia a tirinha de Fernando Gonzalez: A relação ecológica entre os dois animais acima é

tida como desarmônica interespecífica. É, provavelmente, a segunda relação mais comum entre seres vivos nos diversos ecossistemas. Sobre essa relação e outros aspectos das interações entre organismos, assinale a alternativa correta.

A) O gráfico que melhor representaria a dinâmica

das populações de formigas e tamanduás seria aquele formado por duas curvas oscilantes.

T eresina-PI - 10 / 11 / 2013

16

BIOLOGIA B) A relação discutida no enunciado é o

parasitismo e, pode-se dizer que ele é um dos meios mais eficazes no controle do tamanho das populações naturais de presas e predadores.

C) O predatismo perde em frequência apenas para a sinfilia, especialmente, a intraespecífica.

D) A pirâmide de números das relações predatistas tem padrão invertido.

E) Nas cadeias predatistas, o fluxo de energia é crescente.

41. Cladograma é uma representação gráfica da

história evolutiva de várias linhagens de organismos. Dessa maneira, a cladística se baseia no princípio de que os organismos devem ser classificados de acordo com as suas relações evolutivas. A seguir, temos um cladograma dos vertebrados que os relaciona de acordo com as características que os organismos desse grupo compartilham.

Com base na análise do cladograma assinale a

alternativa correta. A) O caráter representado pelo número 3

corresponde às vértebras. B) Nos grupos abaixo do caráter representado

pelo número 4 não ocorrem anexos embrionários.

C) Todos os grupos acima do caráter representado pelo número 5 apresentam ectotermia.

D) Por estarem na base, os tubarões são os ancestrais dos vertebrados apresentados no cladograma.

E) Répteis, aves e mamíferos compartilham a apomorfia 4 que bem poderia ser o ovo amniótico.

42. No processo fotossintético, ocorre uma série de

reações químicas que possibilitam a formação de produtos de grande importância metabólica para a formação de ATP, NADPH, liberação de O2 e formação de compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos como H2O e CO2. Tais produtos são divididos em duas etapas de acordo com o local em que ocorrem: Etapa fotoquímica e

Etapa química, esta, também chamada de etapa escura ou enzimática. Marque o item no qual há uma relação correta entre o evento metabólico e a etapa na qual ocorre

(1) ETAPA FOTOQUÍMICA. (2) ETAPA ENZIMÁTICA. a. FORMAÇÃO DO ATP. b. FOTÓLISE DA ÁGUA. c. FORMAÇÃO DO NADPH. d. FORMAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS. A) 1 a, 1 b, 1 c, 2 d. B) 1 a, 2 b, 1 d, 2 c. C) 2 a, 2 b, 2 c, 1 d. D) 1 a, 1 b, 2 c, 2 d. E) 2 a, 2 b, 1 c, 1 d.

43. A figura a seguir corresponde ao desenho

esquemático de uma orquídea: flores com alas similares às abelhas e vespas, de tal forma que os machos dessas espécies são atraídos e chegam a copular com elas. Ao abandoná-las, poderão levar grãos de pólen e encontrando flores semelhantes, podem repetir o processo deixando o pólen que carregavam, polinizando-as. O processo descrito é chamado de

Fonte: Biologia: uma abordagem evolutiva e ecológica. Avancini e Favareto. 1ª. Ed, página 279.

A) Anemofilia. B) Ornitofilia. C) Heterostilia. D) Entomofilia. E) Quiropterofilia.

T eresina-PI - 10 / 11 / 2013

17

BIOLOGIA 44. A Adrenoleucodistrofia (ALD), também conhecida

como doença de Lorenzo, é manifestada por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X na porção não homóloga ao Y. Dessa forma, mulheres heterozigotas, casadas com homens normais

A) não manifestam a doença e seus filhos

homens certamente herdarão o alelo causador do problema.

B) terão 50% de chances de ter filhos do sexo feminino doentes.

C) não podem gerar crianças com a doença em nenhuma hipótese.

D) terão 50% de chances dos filhos do sexo masculino serem doentes.

E) terão 75% de chances de ter meninos doentes e 25% de meninas normais.

45. A anemia falciforme é uma doença que se deve à

produção de moléculas defeituosas de hemoglobina. A figura abaixo ilustra a comparação entre hemácias normais e siclêmicas. Sabe-se que a anemia falciforme ou siclemia é caracterizada por uma mutação que ocorre no 6º códon da cadeia beta da hemoglobina e que, no lugar de uma glutamina surge uma valina.

Hemácia de uma pessoa normal Hemácia de pessoa com anemia falciforme

HbA His Leu Thr Pro Glu Glu Lys Cromos-

somo 11 normal

Bases nitroge-nadas

CAC CAC

GAA GAA

TGA TGA

GGA GGA

CTT CTT

CTT TTC TTC

CAT

HbS His Leu Thr Pro Glu val Lys Cromos- somo 11 mutante

1 2 3 4 5 6 7

No quadro esquematizado acima, percebe-se um

caso de mutação gênica do tipo A) deleção. B) adição. C) substituição do tipo transição. D) substituição do tipo transversão. E) duplicação.

T eresina-PI - 10 / 11 / 2013

18

HISTÓRIA 46. Os fragmentos seguintes tratam das propostas de

um dos grupos protagonistas da Revolução Francesa (1789-1799). I - “É preciso fixar invariavelmente os preços dos

gêneros de primeira necessidade, os salários do trabalho, os lucros da empresa e os ganhos do comércio”. (1793)

II – “Que o máximo das fortunas será fixado (...). Que o mesmo indivíduo só poderá possuir um máximo (...). Que ninguém possa manter para alugar mais terra do que é necessário para a quantidade de charrua determinada (...). Que o mesmo cidadão só possa ter um estabelecimento comercial ou uma oficina”.

III - “Um movimento sobretudo urbano, de trabalhadores pobres, pequenos artesãos, lojistas, artífices, pequenos empresários etc. (...) Eram organizados (...) nas seções de Paris e nos clubes políticos locais e forneciam a principal força de choque da revolução e eram eles os verdadeiros manifestantes, agitadores, construtores de barricada.” (Eric Hobsbawm).

As características descritas acima vão de encontro

ao grupo A) dos Realistas, que vivenciavam a realidade da

exploração exercida pelos poderosos. B) dos Sans-culottes, que apoiavam as medidas

populares implantadas pelos Jacobinos. C) dos Jacobinos, que implantaram a

democratização da Revolução com o voto censitário.

D) da baixa nobreza, que sofria com a exploração dos grandes proprietários, como o Clero .

E) dos Girondinos, que buscavam espaço público numa França envolta em privilégios sócio-econômicos.

47. Analise a imagem do então presidente da

Venezuela, Hugo Chaves e leia, em seguida, o texto de Simón Bolívar.

O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, revelou hoje (24.07.2012) uma reconstrução facial

digitalizada, em três dimensões, do rosto de Simón

Bolívar, elaborado com base em estudos forenses e antropológicos do crânio do libertador sul-americano

iniciados em 2010. (fontes: http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2012/07/24/hugo-chavez-revela-

reconstrucao-facial-de-simon-bolivar) “É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o

Novo Mundo uma única nação com um único vínculo que ligue as partes entre si e com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, os mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes Estados que haverão de se formar.” (Simón Bolívar. Carta da Jamaica, 1815).

Hugo Chaves foi grande entusiasta do Bolivarismo e

renasceu certa veneração ao líder venezuelano que sonhava com uma América Hispânica independente, unida e fortalecida. Entretanto, a proposta bolivarista (pan-americanismo) de Simón Bolívar não se concretizou, devido às forças contrárias. Dentre estas forças, pode(m)-se citar A) os interesses locais, das elites criollas,

sobrepôs-se à ideia de unidade proposta por Simón Bolívar, apesar do apoio do Império do Brasil e da Espanha ao bolivarismo.

B) as rivalidades, aliadas às diferenças e às dificuldades de comunicação entre as regiões, o caudilhismo e as pressões contrárias da Inglaterra e dos Estados Unidos inviabilizaram a união.

C) as diferenças econômicas e culturais da América Hispânica foram obstáculos à unidade proposta por Simón Bolívar à medida que inviabilizavam as relações entre os países recém emancipados.

D) a “América para os americanos”, proposta na Doutrina Monroe dos Estados Unidos, estabelecia uma negativa às pretensões recolonizadoras europeias e às propostas unificadoras da América Hispânica.

E) a forma político-administrativa implantada pelos espanhóis ao longo do período colonial, baseada na centralização do Governo Geral, não resistiu aos interesses das elites criollas que ambicionavam o poder regional.

48. A História, como ciência viva e provocante de

discussões e em permanente mutação, possibilita, muitas vezes, comparações entre contextos e acontecimentos históricos, entre fatos passados e relatos presentes. Por vezes, acontecimentos e personagens, mesmo distantes no tempo e no espaço, apresentam semelhanças quanto ao significado para suas sociedades. Sabedor disso, analise os acontecimentos citados a seguir: • Revolta de Espártacus na Roma Antiga; • Quilombo de Palmares e o Quilombismo; • A Revolução Haitiana; • Nelson Mandela durante o Apartheid na África do

Sul.

T eresina-PI - 10 / 11 / 2013

19

HISTÓRIA

Qual o nexo de semelhança que melhor aproxima essas citações? A) Lutas do negro contra o preconceito dos

brancos. B) Revoltas antiescravas comandadas pelo negro. C) Combate ao preconceito racial. D) Formas de busca da liberdade. E) Busca da emancipação negra.

49. Fragmentos do Código Civil brasileiro de 1916.

CAPÍTULO II : Dos Direitos e Deveres do Marido Art. 233. O marido é o chefe da sociedade conjugal. Compete-lhe: I. A representação legal da família. IV. O direito de autorizar a profissão da mulher e a

sua residência fora do teto conjugal. V. Prover à manutenção da família, (...). Art. 234. A obrigação de sustentar a mulher cessa, para o marido, quando ela abandona sem justo motivo a habitação conjugal, e a esta recusa voltar. Neste caso, o juiz pode, segundo as circunstâncias, ordenar, em proveito do marido e dos filhos, o sequestro temporário de parte dos rendimentos particulares da mulher. CAPÍTULO III : Dos Direitos e Deveres da Mulher Art. 240. A mulher assume, pelo casamento, com os apelidos (sobrenome) do marido, a condição de sua companheira, consorte e auxiliar nos encargos da família. CAPÍTULO VI : Do Casamento Nulo e Anulável Art. 209. É anulável o casamento contraído com infração de qualquer dos nºs IX a XII do art. 183. Art. 219. Considera-se erro essencial sobre a pessoa do outro cônjuge: IV. O defloramento da mulher, ignorado pelo

marido. Baseando-se nos conhecimentos da sociedade

brasileira à época em que o Código foi aprovado, é correto afirmar que A) a sociedade tinha caráter machista e a mulher

era considerada inferior ao homem. B) o legislador imprimiu ao Código uma

equiparação conjugal entre homens e mulheres. C) o machismo se apresentava nas relações

conjugais, mas não se irradiava a outros setores sociais.

D) os brasileiros consideravam as mulheres inferiores aos homens, destituindo-a de qualquer direito.

E) o Código Civil atendia aos anseios sociais daquele momento, resultando em completa harmonia social.

50. Veja a distribuição de parques indígenas.

(http://www.mundovestibular.com.br/articles/4266/1/TERRAS-INDIGENAS-SAO-12-DO-

BRASIL/Paacutegina1.html, 27/10/13)

(http://www.nre.seed.pr.gov.br/cascavel/modules/conteudo/conteudo.php?c

onteudo=137, acesso em 27.out.2013) Os mapas mostram a distribuição de tribos e

reservas indígenas pelo território brasileiro. Um contribuinte à inexistência delas no Piauí se explica A) pelo extermínio das populações nativas ocorrido

no processo de devassamento do território. B) pela atuação bandeirante durante a fase

colonial, que exterminou todas as tribos indígenas do Piauí.

C) pela atuação dos pecuaristas no período colonial, que exploravam exclusivamente a mão de obra indígena.

D) pela precariedade da pesquisa, que, na falta de dados consistentes, desconsiderou a existência de tribos indígenas no Piauí.

T eresina-PI - 10 / 11 / 2013

20

HISTÓRIA E) pela incorporação da população nativa à

sociedade na fase colonial, período em que se consolidou de forma harmônica a integração indígena à população piauiense.

51. “A história de Roma depois do fracasso da

experiência reformista dos irmãos Graco foi marcada por dois processos interligados: o exército substituiu o Senado como núcleo de poder e o exercício desse poder passou dos senadores para um ditador e, mais tarde, para um imperador. Em suma, a República foi substituída pelo Império.”

KOSHIBA, Luiz. História. Origens, estruturas e processos. Atual Editora, p 96.

Com base no texto acima e nos conhecimentos

sobre a história da Roma Antiga, podemos afirmar corretamente que A) a decadência das instituições republicanas foi

resultado direto do embate entre o Senado romano e o exército, o que fez esvaziar as funções desse último.

B) durante a ditadura o exército esvaziou-se de sua função militar e assumiu um papel político que contribuiu para a falência das estruturas republicanas.

C) a República romana encontrou na ditadura seu momento de decadência e a fase seguinte, a monarquia, o esplendor dessa civilização.

D) foi o fracasso das reformas dos irmãos Graco o fator condicionante da decadência das instituições republicanas.

E) a ditadura foi aos poucos corroendo as bases da República e preparando terreno para a implantação da monarquia imperial.

52. Mesmo durante a Idade Média, o Catolicismo

sempre foi alvo de movimentos que buscavam resgatar a pureza do Cristianismo primitivo. Porém esses movimentos sempre foram idealizados por sacerdotes ligados à instituição, que tinham como desejo livrar a Igreja da corrupção e não romper diretamente com ela, formando assim outra igreja. Por isso esses movimentos jamais alcançaram seus objetivos, pois a grande maioria do clero sempre foi contra tais mudanças, já que eram os maiores beneficiados das “atividades” praticadas. Somente durante o século XVI, as insatisfações e críticas contra a Igreja tornaram-se tão fortes que desencadearam um movimento de ruptura com a instituição. http://bloghistoriacritica.blogspot.com.br/2009/11/reforma-e-contra-reforma-

protestantes.html. acessado em 06/10/2013. Uma explicação para que a Reforma Religiosa

somente tenha ocorrido no início da Idade Moderna é A) o choque entre as recém surgidas monarquias

nacionais e a Igreja Católica concorreu para a eclosão do momento reformista, afinal essas monarquias procuravam romper com os privilégios feudais do clero, provocando uma reação contundente do alto clero, e a separação do poder real e do poder clerical.

B) a Reforma Religiosa encontra ressonância nas manifestações liberais burguesas, que atingem a Europa provocando profundas transformações políticas e sociais. Integrante desse contexto, a Reforma Religiosa e o Iluminismo provocaram a decadência da força da Igreja Católica.

C) a falência moral da Igreja Católica, em meio a corrupção clerical e suas atividades, provocaram um movimento contínuo na Europa de rebeldia à autoridade do Papa. Esse movimento foi potencializado com a eclosão da Revolução Francesa que defendeu um estado laico.

D) a conjuntura social, econômica e política era favorável à eclosão do movimento. Não podemos potencializar apenas as questões religiosas que levaram as críticas à Igreja, mas é preciso inserir esse acontecimento nas grandes transformações que ocorriam na Europa.

E) o advento da imprensa, com um grande número de exemplares da Bíblia e de outras obras iluministas, tornou acessível o saber para os fiéis mais comuns. Essa maior facilidade de leitura gerou uma grande inquietação espiritual na Europa levando a questionamentos sobre a infalibilidade da Igreja.

53. Observe a imagem a seguir.

https://www.google.com.br/search?q=charge+fim+da+urss.

Acessado em 09/10/2013. A imagem acima retrata um dos episódios mais

chocantes da história contemporânea, a Guerra do Vietnã, a qual está inserida no contexto

A) da Segunda Guerra Mundial. B) do Período entre Guerras. C) da Desintegração do socialismo soviético. D) da Formação dos blocos econômicos. E) da Guerra Fria.

54. Robert A. Lewis foi um oficial da força aérea

americana, que serviu no Pacífico durante a segunda guerra mundial. No dia 6 de agosto de 1945, aos 26 anos, Lewis foi copiloto da aeronave Engola Gay, que bombardeou a cidade japonesa de Hiroshima. Naquele mesmo dia, pouco depois do

T eresina-PI - 10 / 11 / 2013

21

HISTÓRIA lançamento da bomba, às 08h15 da manhã, Lewis deu as seguintes declarações sobre o fato: “O clarão foi terrível. Quando viramos o avião e pudemos observar os resultados da nossa ação, vimos a maior explosão que o homem já testemunhou. Mais de 90% da cidade estava coberta de fumaça, e por uma coluna de nuvem branca que em menos de três minutos alcançou 30 mil pés. Tenho certeza que toda a tripulação experimentou uma sensação maior do que qualquer ser humano podia suportar. É impossível de compreender. Quantas pessoas nós matamos? Meu Deus, o que fizemos? Se eu viver 100 anos, nunca vou tirar aqueles poucos minutos da minha cabeça.”

http://horroresda2guerra.blogspot.com.br/ acessado em 14/10/2013. A Segunda Grande Guerra Mundial foi um dos

episódios mais horrendos da história da humanidade. É necessário discuti-la para que possamos aprender com nosso passado. A esse respeito, podemos entender, como motivação, que levaram os Estados Unidos a bombardear o Japão A) derrotar o principal aliado nazista dentro da

Segunda Guerra Mundial e assim evitar que o Japão construísse na Ásia uma extensão do império alemão. A derrota do totalitarismo no oriente era fundamental para a derrota de Hitler na Europa.

B) responder ao ataque nipônico à base naval de Pear Habour o qual havia provocado um duro golpe nas forças armadas norte-americanas fragilizadas com os constates ataques nazistas.

C) uma forma de os Estados Unidos se protegerem da força militar japonesa, que naquele momento, avançava sobre o território americano e estava a poucos meses de uma vitória incondicional.

D) além de abreviar a guerra, o bombardeio atômico sobre o Japão tinha como motivação fazer frente ao avanço da influência soviética na Europa diante de sua participação na derrota do nazismo.

E) a vitória de Hitler na Europa e a expansão militar do Japão sobre as ilhas do pacífico não deixaram os Estados Unidos com muitas opções. Para evitar a derrota iminente puseram em prática o Projeto Manhattan: usar a bomba atômica no Japão.

55. “(...) entre os escravos existiram distinções. Algumas

se referiam ao trabalho exercido, pois havia diferenças entre servir na casa-grande ou trabalhar no campo, ser escravo na grande propriedade ou ‘escravo de ganho’ (...).”

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fundação do Desenvolvimento da Educação, 6ª ed., 1998, p. 69.

Como se observa no fragmento textual acima, havia

distinções entre os escravos africanos no Brasil. Observando as imagens a seguir, assinale a que ilustra, explicitamente, os “escravos de ganho”.

A)

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0103-40142002000300015&script=sci_arttext

(Acesso: 27 de Outubro de 2013).

B)

http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/tema314.html

(Acesso: 27 de Outubro de 2013).

C)

http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2010/12/importância-do-papel-do-escravo-de.html

(Acesso: 27 de Outubro de 2013).

D)

http://thomasconti.blog.br/2013/13-de-maio-e-nossa-esquecida-luta-para-abolir-a-

escravidao/(Acesso: 27 de Outubro de 2013).

T eresina-PI - 10 / 11 / 2013

22

HISTÓRIA E)

http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=2204

(Acesso: 27 de Outubro de 2013).

56. Observe o cartaz abaixo.

http://virtualiaomanifesto.blogspot.com.br/2009/10/bacuri-o-guerrilheiro-brasileiro.html . Acesso: 22 de Setembro de 2013.

Esse cartaz e outros similares foram espalhados

pelas ruas de várias cidades brasileiras A) na década de 1980, quando organizações

criminosas consolidam o controle sobre o tráfico de drogas nas principais favelas do Rio de Janeiro.

B) no contexto da violação de nossas fronteiras por guerrilheiros das FARC que buscavam refúgio da repressão do governo colombiano na Amazônia brasileira.

C) durante o processo de abertura política no início dos anos 1980, quando a “linha dura” buscava entravar a distensão política praticando o chamado “terrorismo de direita”, como o atentado no Riocentro, em 1981.

D) como um instrumento do Governo Federal, nas últimas décadas, para diminuir os índices de criminalidade nos grandes centros urbanos.

E) no contexto da luta empreendida pelos grupos de extrema esquerda que, através da luta armada, buscavam destruir a ditadura militar no Brasil.

57. “As duas instituições básicas que, por sua natureza,

estavam destinadas a organizar a colonização do Brasil foram o Estado e a Igreja Católica. Embora se trate de instituições distintas, naqueles tempos uma estava ligada à outra.”

FAUSTO, Bóris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 6ª ed., 1998. p. 59-60.

O atrelamento da Igreja ao Estado foi uma das

características da colonização do Brasil que, inclusive, subsistiu no Período Imperial em que, através do Padroado Régio A) o monarca tinha o direito de participar dos

conclaves para a escolha de um novo sumo pontífice.

B) o soberano assumia, concomitantemente, o cargo de chefe de Estado e cardeal, possuindo o poder de interceder na jurisdição eclesiástica para alterar os dogmas da Igreja de acordo com os interesses do poder temporal.

C) o monarca possuía a prerrogativa de indicar os religiosos para o exercício das funções eclesiásticas, propondo a criação de novas dioceses e escolher os bispos.

D) o rei tornava-se, nos julgamentos do tribunal do Santo Ofício, o inquisidor-mor, cabendo somente a ele a responsabilidade de proferir as sentenças dos condenados.

E) o soberano tinha o direito de conduzir as liturgias católicas e executar os sacramentos da eucaristia e confissão.

58. Analise a charge abaixo.

http://www.rededemocratica.org/images/2012/09/operacao_condor.gif

(Acesso: 20 de Outubro de 2013).

T eresina-PI - 10 / 11 / 2013

23

HISTÓRIA

A charge faz alusão A) à Intentona Comunista (1935), um levante

comunista contra o governo de Getúlio Vargas, liderada por Luís Carlos Prestes, que eclodiu em quartéis de Natal, Recife e Rio de Janeiro, sendo prontamente reprimida pelas lideranças militares.

B) ao sadismo dos agentes do Regime Militar (1964-1985) que não permitiam aos elementos de esquerda feridos no enfrentamento com as tropas do governo de receberem anestesia nos atos cirúrgicos.

C) à operação montada pelos militares e Carlos Lacerda, da UDN, para envolver o então presidente João Goulart numa suposta conspiração comunista, forjando cartas que comprovariam sua participação nesta trama.

D) a uma ação conjunta de repressão aos opositores das ditaduras instaladas em vários países da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai) com o objetivo de reprimir os grupos de esquerda que lutavam contra os regimes ditatoriais instalados no continente sul americano.

E) ao Plano Cohen, farsa montada pelo governo Vargas em que os comunistas estavam, supostamente, planejando tomar o poder. Foi, na verdade, o pretexto usado por Getúlio Vargas para dar o golpe do Estado Novo.

59. “No início de 2007, bancos dos Estados Unidos

começaram a anunciar prejuízos. As pessoas que compraram imóveis com financiamento não estavam conseguindo pagar as suas dívidas e a crise no mercado imobiliário afetou diretamente os bancos. Em setembro daquele ano, ocorreu uma das mais graves crises da história do capitalismo, que eclodiu com o anúncio da falência do Lehman Brothers, importante banco norte-americano. A partir daí, outros bancos e algumas seguradoras quebraram e diversas empresas viram-se à beira da falência. A bolsa de valores de Nova York sofreu a maior queda desde a sua fundação.”

História: volume único/ Ronaldo Vainfas, Georgina Silva dos Santos, Jorge Luiz Ferreira, Sheila Siqueira de Castro Faria. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 887.

Diante dessa crise que atingiu os Estados Unidos e,

consequentemente, vários países do mundo, o governo brasileiro A) buscou estimular o consumo e a produção

industrial reduzindo o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre vários produtos, a exemplo da “linha branca” (geladeiras, fogões, máquinas de lavar etc.) e dos automóveis.

B) acelerou as privatizações de empresas estatais, como a venda da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), para diminuir os gastos governamentais.

C) recorreu a um vultoso empréstimo ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para estancar a

forte desvalorização do real frente ao dólar que ameaçava a estabilidade monetária.

D) abandonou as práticas de intervenção na economia, rejeitando completamente as práticas de regulamentação do mercado e adotando puramente a doutrina liberal.

E) ficou desacreditado no cenário internacional, pois a suposta solidez da nossa economia ruiu diante da forte recessão econômica que o Brasil vivenciou.

60. Analise as imagens sobre a blogueira Yoani

Sánches.

(http://gustavocarratte.blogspot.com.br/, acesso 27.10.2013)

“A dissidente cubana Yoani Sánchez encontrou no Brasil uma raridade, jovens manipulados para defender uma ditadura. Viu patetas fantasiados de

T eresina-PI - 10 / 11 / 2013

24

HISTÓRIA Che Guevara tentando, aos berros e à força, impedi-la de falar. Sua reação foi uma aula de política. Ela pouco se importou com o conteúdo do alarido. Aprendeu a valorizar o exercício da liberdade de protestar, mesmo quando o alvo é ela própria. Sua simplicidade assusta os adeptos das tiranias”. (http://www.alvarodias.blog.br/tag/yoani-sanchez/ , acesso em 27.out.2013)

Recentemente, esteve no Brasil, a blogueira cubana

Yoani Sánches. A presença dela suscitou discussões acaloradas entre aqueles que veem a blogueira como defensora das liberdades em Cuba e combatente do governo Castrista e aqueles que a veem como representante dos interesses dos EUA. Uma coisa é certa: a blogueira reacendeu a discussão sobre o significado da Revolução Cubana (1959).

A respeito da Revolução Cubana, analise as

assertivas seguintes. I – A Revolução culminou com a queda do ditador

Fulgêncio Batista, que mantinha na Ilha um governo de orientação pró-Estados Unidos.

II – Fidel Castro imprimiu à Revolução, desde o início, um governo de orientação comunista, provocando o embargo econômico imposto pelos EUA à Ilha.

III – A realização da reforma agrária, assim como a estatização de setores estratégicos, como energia, usinas, telefonia e petróleo, acenderam a oposição dos EUA ao governo de Fidel Castro.

IV – A Crise dos Mísseis, em que Cuba esteve no “olho do furacão”, foi um dos momentos mais nervosos da Guerra Fria, sacramentou a relação entre Cuba e URSS.

V – Às liberdades políticas dos cidadãos cubanos, adicionam-se aspectos positivos nos indicadores sociais, à exemplo da saúde e educação, desenvolvidos pelo governo de Fidel Castro.

Pode-se afirmar que A) somente I, II e IV estão corretas. B) somente I, II e V estão corretas. C) somente I, III e IV estão corretas. D) somente II, III e IV estão corretas. E) somente II, III e V estão corretas.