Tendenciias_Pedagogicas

3
Tendências Pedagógicas e a Prática Docente Tendência Liberal Tradicional O papel da preparação intelectual e moral dos alunos com a cultural; direção do saber é a mesma para todos. Autoridade do professor; atitude receptiva dos alunos impede qualquer comunicação entre eles no decorrer da aula. O ensino consiste em repassar os conhecimentos; capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto; aprendizagem é receptiva e mecânica, recorre à coação; exercícios sistemáticos e recapitulação da matéria; avaliação se dá por verificações de curto prazo e de prazo mais longo. Tendência Liberal Renovada Progressista O papel da escola é de adequar as necessidades visuais ao meio social. O ensino consiste na vivência frente a desafios cognitivos e situações problemáticas; processos mentais e habilidades cognitivas; “aprender a aprender”. “Aprender fazendo” ; valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas; adequados à natureza do aluno e às etapas do seu desenvolvimento; importância do trabalho em grupo não apenas como técnica. O papel do professor é auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo e dar forma ao raciocínio do aluno; a disciplina surge de uma tomada de consciência dos limites da vida grupal; relacionamento positivo; vivência democrática. A motivação depende da força de estimulação do problema; interesses do aluno; aprender se torna uma atividade de descoberta, autoaprendizagem; o ambiente é apenas o meio estimulador; avaliação fluida; reconhecimento do professor. Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva 1

description

didatica

Transcript of Tendenciias_Pedagogicas

Page 1: Tendenciias_Pedagogicas

Tendências Pedagógicas e a Prática Docente

Tendência Liberal Tradicional

O papel da preparação intelectual e moral dos alunos com a cultural; direção do saber é a mesma para todos.Autoridade do professor; atitude receptiva dos alunos impede qualquer comunicação entre eles no decorrer da aula.O ensino consiste em repassar os conhecimentos; capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto; aprendizagem é receptiva e mecânica, recorre à coação; exercícios sistemáticos e recapitulação da matéria; avaliação se dá por verificações de curto prazo e de prazo mais longo.

Tendência Liberal Renovada Progressista

O papel da escola é de adequar as necessidades visuais ao meio social.O ensino consiste na vivência frente a desafios cognitivos e situações problemáticas; processos mentais e habilidades cognitivas; “aprender a aprender”. “Aprender fazendo” ; valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas; adequados à natureza do aluno e às etapas do seu desenvolvimento; importância do trabalho em grupo não apenas como técnica. O papel do professor é auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo e dar forma ao raciocínio do aluno; a disciplina surge de uma tomada de consciência dos limites da vida grupal; relacionamento positivo; vivência democrática. A motivação depende da força de estimulação do problema; interesses do aluno; aprender se torna uma atividade de descoberta, autoaprendizagem; o ambiente é apenas o meio estimulador; avaliação fluida; reconhecimento do professor.

Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva

O papel da escola é o de formar atitudes. O professor é um facilitador. Convicção na capacidade de auto-desenvolvimento do estudante, técnicas de sensibilização. Atenção centrada no aluno. A avaliação escolar perde inteiramente o sentido, privilegiando-se a autoavaliação.

Tendência Liberal Tecnicista

O papel da escola é o de produzir alunos “competentes” para o mercado de trabalho. O professor administra as condições de transmissão da matéria; aluno recebe, aprende e fixa as informações; ambos são espectadores frente à verdade objetiva; comunicação professor-aluno; técnico; transmissão de conhecimento.

Tendência Progressista Libertadora

Atuação “não-formal”, professores e alunos, mediatizados pela realidade que aprendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem; transformação social; a escola questiona concretamente a realidade das relações do homem com a natureza e com outros homens. Professor e alunos trocam experiências em torno da prática social; dispensam um programa previamente estruturado, trabalhos escritos, aulas expositivas,

1

Page 2: Tendenciias_Pedagogicas

assim como qualquer tipo de verificação direta da aprendizagem, formas essas próprias da “educação bancária”, portando domesticadoras; avaliação da prática vivenciada entre educador educandos; autoavaliação. Educação popular.

Tendência Progressista Libertária

A escola tem como papel a transformação da personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário. Os alunos têm liberdade de trabalhar ou não, ficando o interesse pedagógico na dependência de suas necessidades ou das do grupo; progresso da autonomia.O professor é um orientador e um catalisador, ele se mistura ao grupo para uma reflexão em comum; os alunos são livres frente ao professor; ao professor cabe a função de “conselheiro”; pedagogia libertária – recusa qualquer forma de poder ou autoridade. Ênfase na aprendizagem informal, via grupo, e a negação de toda forma de repressão visa a fortalecer o desenvolvimento de pessoas mais livres; vivência grupal; não faz sentido qualquer tentativa de avaliação da aprendizagem.

Tendência Progressista “Crítico-Social dos Conteúdos”

Valorização da escola como instrumento de apropriação do saber; garantir a todos bom ensino, apropriação dos conteúdos escolares básicos; a educação é “uma atividade mediadora no seio da prática social global”; preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições; aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da escola. Os métodos devem favorecer a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos. O professor é um mediador. Professores e alunos trabalham juntos. A democratização da sociedade brasileira.

2