Teologia do antigo testamento a esperança messianica

28
TEOLOGIA DO ANTIGO

Transcript of Teologia do antigo testamento a esperança messianica

Page 1: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO

Page 2: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

A ESPERANÇ

A MESSIÂNIC

A

Page 3: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

Messias – Do hb Massiah e do gr Christos, significa “ungido”. Jesus, como o Messias de Deus, foi designado, desde a mais remota eternidade, para executar o Plano de Salvação. Como o Messias, Jesus de Nazaré apresentou e executou os três ofícios do Antigo Testamento: Profeta, sacerdote e rei. Só existe um Messias: Cristo Jesus. Ele é o nosso Salvador.

Page 4: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

ESPERANÇA MESSIÂNICA ,

GN 3.15

Page 5: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

NOS SALMOSOs Salmos como hinário

de uso constante na adoração de Israel, focando a profecia messiânica como um dos seus temas, em forma poética, facilitava a fixação da esperança messiânica na mente dos adoradores, porquanto, foi utilizado por Deus para alimentar a esperança messiânica ao longo dos séculos.

Page 6: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

NOS LIVROS PROFÉTICOSOs livros proféticos

revelam que a nação israelita se tornara infiel, ingrata e desobediente, porquanto, a missão profética era advertir a nação com relação ao seu afastamento de Deus, e apontar para uma salvação futura que seria executada pelo Messias.

Page 7: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

A SALVAÇÃO MESSIÂNICAEmbora o crente da

Antiga Aliança experimentasse, pela fé, a paz que o perdão divino proporcionava, contudo, não era algo permanente, ele precisava buscar justificação pelas obras da lei. A salvação messiânica proporciona uma paz perene. Os sacrifícios de valores transitórios do Antigo Testamento criava uma expectativa por algo melhor.

Page 8: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

CARACTERÍSTICAS DA SALVAÇÃO MESSIÂNICA

A. A Salvação Messiânica é eterna, Ez 16.60

B. A Salvação Messiânica é da graça livre de Deus,

C. A Salvação Messiânica é puramente espiritual, Is 44.3; Ez 36.26,27

D. A Salvação Messiânica removerá as consequências do pecado

Page 9: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

MESSIASA. Emanuel, Is 7.14B. O filho da virgem,

Is 9.6,7C. O Rebento, Is 11.1-

5D. Natural de Belém,

Mq 5.2-4

Page 10: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

O MESSIAS COMO FILHO DO HOMEM

Esse termo tem origem profética no livro de Daniel, 7.13,14. No Antigo Testamento, observamos que Ezequiel é tratado igualmente como filho do homem. A diferença acha-se no artigo que precede o título de Nosso Senhor. No original hebraico, Ezequiel é chamado simplesmente de “Filho do homem”, ao passo que o Senhor Jesus é sempre destacado como “O Filho do Homem”

Page 11: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

O MESSIAS COMO O SERVO SOFREDOR

Esse é um título conferido a Cristo no Antigo Testamento, tendo em vista o seu sofrimento vicário pela humanidade que se afastara de Deus. Como Servo do Senhor, Cristo exerceu três ministérios distintos: Profeta, sacerdote e rei, cumprindo as profecias de Isaías 40-53.

Page 12: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

O REINO MESIÂNICODo lat. “millenium”, significa “mil

anos”. Reino com duração de mil anos a ser instaurado, na terra pelo Senhor Jesus logo após o arrebatamento da Igreja, término da Grande Tribulação, e julgamento das nações, Ap 20.4-6. Portanto, participarão do milênio, o povo de Israel e os gentios que sobreviverem à Grande Tribulação e ao Juízo das nações, Mt 25.31-41. O Milênio será a última dispensação bíblica, antes de raiar o áureo dia da eternidade; a primeira foi a Inocência, a

Page 13: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

segunda a Consciência, a terceira, o Governo Humano, a quarta, a Patriarcal, a quinta, a Lei, a sexta, a Graça, e a sétima, o Milênio. Será a dispensação da plenitude dos tempos, Ef 1.9, e será estabelecido logo após o julgamento das nações. No milênio toda terra se encherá do conhecimento e da glória do Senhor, Sl 72.19. Os judeus serão os mensageiros do Senhor, Is 14.1,2; Mq 4.1-3. No período do milênio será derramado o Espírito Santo sobre todos, Jl 2.28; Ez 39.29; 36.27; Zc 12.10. E as nações que se rebelarem serão punidas, Zc 14.16-20.

Page 14: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

O MILÊNIO E SUAS DEFINIÇÕES BÍBLICAS.

Será um período de paz sobre a terra, Ef 1.10.Satanás estará preso, Ap 20.1,2.Será a plenitude do reino de Cristo e de Deus, Ef 5.5; Is 9.6,7.Será a regeneração da ordem mundial, Mt 19. 28.Será o tempo da restauração de tudo, At 3.20.Jesus reinará de Jerusalém, Sl 72.8,9; Zc 14.9.E reinará com justiça e paz, Sl 85.10; Is 2.4.Aquele que recusar obedecer será punido, Sl 2.9; Is 11.4; 65.20; Zc 14.16,19.

Page 15: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

A TERRA NO MILÊNIOCéu e terra serão restaurados, Cl 1.20; Ef 1.10.Haverá saúde para todos, Is 33.24; 35.5,6.Abundância de alimentos, Jr 31.12; Is 30.23.Vida prolongada, Is 33.24; 65.19,20; 35.5; Zc 8. 4Mudanças no reino animal, Is 11.6-8; 65.25.Prosperidade para todos, Is 65.21,22.O solo será fértil, Is 35.1,2; Am 9.13; Jl 3.18.Os desertos desaparecerão, Is 35.1,6; 41.19,20.As armas se converterão em ferramentas, Is 2.4Haverá um elevado índice de natalidade, Zc 8.5; 10.8

Page 16: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

ISRAEL NO MILÊNIOSerá um reino judaico, II Sm 7.13-16; Lc 1.32.Serão os judeus possuindo a terra, Gn 15.18.Palestina e os judeus serão exaltados, Zc 8.23; Jr 3.17.Israel será uma bênção para o mundo, Is 27.6.Jerusalém será a capital mundial, Is 2.3; 60.3.O templo do Senhor reconstruído, Zc 6.12-15.A Glória do Senhor estará no templo, Is 2.2,5.Um rio fluirá do Templo, Jl 3.18; Zc 14.8.O mar morto ressuscitará, Ez 47.8-12Israel se converterá a Cristo, Zc 12.10,12.

Page 17: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

A IGREJA NO MILÊNIOA Igreja estará glorificada com Cristo, Jo 14.1-3, Ap 20.4-6; 5.9,10..O conhecimento do Senhor será pleno, Is 11.9; Jr 31.34.O pecado não será aceito, Is 60.12; 65.20; 11.4.O Espírito Santo será derramado, Is 32.15; Jl 2.28.A igreja estará na Jerusalém celestial, Cl 3.4; Rm 8.17,18, que descerá e ficará pairando nas alturas, sobre a Jerusalém terrestre, Is. 2.2; M4.1; Ap 20.4, 21. 10,11.

Page 18: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

NO MILÊNIO O SENHOR JESUS CUMPRIRÁ SEU MINISTÉRIO DE

REI.  a) Reinará na Terra, onde Reinou Davi:

“Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo

justo; sendo rei, reinará, e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na terra”,

Jeremias 23.5.b) Reinará sobre toda a Terra.“E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e

o reino para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu

domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que

não

Page 19: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

será destruído”- Daniel 7:14. “Dominará de mar a mar, e desde o

rio até as extremidades da Terra. Aqueles que habitam no deserto se

inclinarão ante ele, e os seus inimigos lamberão o pó”, Salmo 72.8-9.c) Reinará de Jerusalém - a Capital

Mundial de Seu Reino “Desperta, desperta, veste-te da tua

fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas vestes formosas, ó Jerusalém, cidade santa, porque nunca mais entrará em

ti nem incircunciso nem imundo. Sacode o pó, levanta-te e assenta-te,

ó

Page 20: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

Jerusalém; solta-te das ataduras de teu pescoço, ó cativa filha de Sião”, Isaias 52.1-2. “Assim virão muitos

povos, e poderosas nações, buscar em Jerusalém o Senhor dos Exércitos, e

suplicar a benção do Senhor”, Zacarias 8.22. “...porque de Sião sairá

a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor”, Isaias 2.3.

COMO SERÁ A TERRA DURANTE O MILÊNIO?  

A terra, hoje geme, Rm 8.22. Não somente a terra, mas, “toda a criação geme”, em conseqüência do pecado. Isto acontece, também, com a raça humana, e isto acontece,

Page 21: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

também, com os crentes, salvos.Aquele que aceita o Senhor Jesus como seu Salvador, recebe a salvação, através do seu sacrifício Expiatório da Cruz, onde Ele consumou a Obra da Redenção. Pelo ensino de Paulo sabemos que um crente salvo está de posse da sua redenção, alcançada em Jesus e por Jesus, Ef 1.7. No entanto, embora salvos, o nosso corpo continua, também, “gemendo”. Temos a redenção espiritual, mas, continuamos aguardando a redenção de nosso corpo. É certo que o Senhor Jesus Cristo nos libertou do poder

Page 22: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

do pecado, nos libertou da culpa do pecado, porém, continuamos sujeitos às conseqüências do pecado. Assim, tal como a terra e toda a criação, nós, também, embora sendo salvos, gememos, em conseqüência dos efeitos do pecado, conforme afirmou Paulo: “ E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo”, Rm 8.20. Nosso corpo material, tal como a terra, continua aguardando uma redenção. Foi neste sentido

Page 23: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

que o Senhor Jesus Cristo disse: “ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima”, Lc 21.28. Nesse dia, conforme diz Paulo o que é corruptível se revestirá da incorruptibilidade, e o que é mortal se revestirá da imortalidade...”, I Co 15.54, então o Senhor Jesus “... transformará o nosso corpo abatido para ser conforme o seu corpo glorioso...”, Fp 3.21. Então, neste corpo glorificado, estaremos, para sempre, livres, também, das conseqüências, ou dos efeitos do

Page 24: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

pecado. Estaremos na posse, eterna, da redenção plena. Porém, a terra e “toda a criação” continuará gemendo, e gemerá muito mais, como nunca gemeu antes, pois estará vivendo no período da Grande Tribulação. A redenção da terra só virá sete anos depois do arrebatamento da Igreja, quando o Senhor Jesus vier e implantar o Milênio. Este é um dos propósitos de Cristo, em relação ao Milênio, sarar a Terra, sarar as águas, sarar o ar, sarar toda criação e toda criatura. Outros propósitos serão vistos, na seqüência.

Page 25: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

1 - Dar resposta à oração que ele nos mandou fazer, Mt 6.9,10.2 - Fazer cumprir as seguintes profecias, Jr 1.12, Zc 14.9, Dn 2.34, 35, 44.3 - Exaltar Israel diante de todas as Nações, Zc 8.13,22.6 - Estabelecer a Paz e a Justiça em toda a Terra, Mq 4.3,4;Is 9.6;11.5-9; Zc 9.10. 7 - Mostrar o Seu Poder para reger as Nações, Sl 2.1-4.8 - Destronar o usurpador e assumir o controle pleno da Terra e de Seu Governo, a Bíblia diz:

Page 26: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

“Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam”, Sl 24. A terra pertence a Deus, por direito de criação, Gn 1.1. Somente ele pode dizer: “...porque toda a terra é minha”, Ex 19.5. A terra pertence a Deus, por direito de preservação. É ele que a sustenta sobre o nada, Jó 26.7. É ele que mantém a vida sobre ela: “...e formou a terra e a tudo quanto produz, que dá a respiração ao povo que nela está e o espírito, aos que andam nela”, Is 42.5. Por esta razão foi que Paulo afirmou: “Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos...”- At 17.28.

Page 27: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

Sabemos, pela Bíblia, que Deus não transferiu, não doou, não vendeu a terra a ninguém. Ela continua sendo sua. Todavia, sabemos, ainda, pela Bíblia, que Satanás construiu aqui na terra seu Império e estabeleceu nela o seu Reino.  Em Apocalipse 12.3 ele é descrito como “um grande dragão vermelho” ostentando “sete diademas”, ou coroas. Isto fala de Governo. Sendo que a terra pertence a Deus, então Satanás estabeleceu o seu império e o seu reino sobre uma propriedade que não é sua. Isto significa que ele é um invasor, um “grileiro”, um “sem

Page 28: Teologia do antigo testamento a esperança messianica

terra”, ele é um usurpador. Assim, um dos Propósitos de Cristo, em relação ao Milênio, é destronar o usurpador e assumir o controle pleno da Terra e de Seu Governo. O usurpador não apenas será destronado, tirado da posse fraudulenta, como também preso, inicialmente, por mil anos, Ap 20.1-3. Então, o Salmo 97 poderá ser entoado: “O Senhor reina. Regozije-se a terra, alegrem-se as muitas ilhas”.