Teoria ou abordagem comportamental na administração

20
Escola de Negócios Escola de Negócios Disciplina Fundamentos da Administração Professor Marco Aurelio

Transcript of Teoria ou abordagem comportamental na administração

Page 1: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de NegóciosEscola de Negócios

Disciplina Fundamentos da Administração

Professor Marco Aurelio

Page 2: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de Negócios

Teoria ou Abordagem Comportamental na Administração

Varas e Cenouras

Page 3: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de Negócios

Na antiguidade não era necessária a preocupação com motivação humana para realização de qualquer atividade ou trabalho.

Page 4: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de Negócios

A abordagem comportamental marca a mais forteênfase das ciências do comportamento na teoriaadministrativa e a busca de soluções democráticas eflexíveis para aos problemas organizacionais. Estaabordagem originou-se das ciênciascomportamentais e, mais especificamente, dapsicologia organizacional.

Page 5: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de Negócios

É com a abordagem comportamental que a preocupação com a estrutura se desloca para a preocupação com os processos e com a dinâmica organizacional, isto é, com o comportamento organizacional. Aqui ainda predomina a ênfase nas pessoas, inaugurada com a Teoria das Relações Humanas, mas dentro de um contexto organizacional.

Page 6: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de Negócios

A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) daAdministração veio significar uma nova direção e umnovo enfoque dentro da teoria administrativa: aabordagem das ciências do comportamento, oabandono das posições normativas e prescritivas dasteorias anteriores e a adoção de posições explicativas edescritivas. A ênfase permanece nas pessoas, masdentro de um contexto organizacional.

Page 7: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de Negócios

A Teoria Comportamental defendia a valorização do trabalhador emqualquer empreendimento baseado na cooperação, buscando umnovo padrão de teoria e pesquisa administrativas. Foi bastanteinfluenciado pelo desenvolvimento de estudos comportamentaisem vários campos da ciência, como a antropologia, a psicologia e asociologia. Adotando e adaptando para a administração conceitosoriginalmente elaborados dentro dessas ciências, propunha-sefornecer uma visão mais ampla do que motiva as pessoas paraagirem ou se comportarem do modo que o fazem, particularizandoas situações específicas do indivíduo notrabalho.

Page 8: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de Negócios

Page 9: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de Negócios

Page 10: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de Negócios

A Teoria Comportamental procura demonstrar avariedade de estilos de administração que estão àdisposição do administrador. A administração dasorganizações em geral está fortementecondicionada pelos estilos com que osadministradores dirigem, dentro delas, ocomportamento das pessoas. Por sua vez, osestilos de administração dependemsubstancialmente das convicções que osadministradores têm a respeito docomportamento dentro da organização.

Page 11: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de Negócios

McGrecor, um dos mais famosos autoresbehavioristas da Administração, preocupou-se emcomparar dois estilos opostos e antagônicos deadministração: de um lado, um estilo baseado nateoria tradicional, excessivamente mecanicista epragmática (a que deu nome de Teoria X) e, de outro,um estilo baseado nas concepções modernas arespeito do comportamento humano (a quedenominamos Teoria Y).

Page 12: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de Negócios

O homem é indolente e preguiçoso por natureza, ele evitao trabalho. Falta-lhe ambição, não gosta de assumirresponsabilidades. O homem é egocêntrico. A sua próprianatureza o leva a resistir às mudanças. A sua dependência otorna incapaz de autocontrole e autodisciplina.

X

Page 13: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de Negócios

As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer. Otrabalho é uma atividade tão natural como brincar oudescansar. As pessoas procuram e aceitamresponsabilidades e desafios. As pessoas podem serautomotivas e autodirigidas. As pessoas são criativas ecompetentes.

Y

Page 14: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de NegóciosTeoria Z

1- Emprego estável para as pessoas, mesmo em época de dificuldades paraa organização.

2- Pouca especialização das pessoas que passam a ser desenvolvidasatravés de uma filosofia de treinamento nos seus cargos.

3- Avaliação do desempenho constante e promoção lenta.

4- Igualitarismo no tratamento das pessoas, não importando o seu nívelhierárquico. Todas as pessoas passam a ter igual tratamento, iguaiscondições de trabalho, iguais benefícios etc.

5- Democracia e participação: todas as pessoas participam em equipe enenhuma decisão é tomada sem o consenso do grupo.

6- Valorização das pessoas, a tal ponto que o maior patrimônio dasempresas japonesas, são as pessoas que nela trabalham

Page 15: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de Negócios

A organização é um sistema de decisões. Neste sistema,cada pessoa participa racional e conscientemente,escolhendo e tomando decisões individuais a respeitode alternativas mais ou menos racionais decomportamento. Assim, a organização está permeadade decisões e de ações. Nas teorias anteriores muitaimportância foi dada às ações e nenhum às decisõesque as provocaram. Decisão é o processo de análise eescolha, entre várias alternativas disponíveis, do cursode ação que a pessoa deverá seguir.

Teoria da decisão

Page 16: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de Negócios

1- Tomador de decisão: é a pessoa que faz uma escolhaou opção entre várias alternativas de ação. É o agenteque está frente a alguma situação.

2- Objetivos: são os objetivos que o tomador de decisãopretende alcançar com suas ações.

3- Preferências: são os critérios que o tomador dedecisão usa para fazer sua escolha pessoal.

6 ELEMENTOS BÁSICOS DA DECISÃO:

Page 17: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de Negócios

4- Estratégia: é o custo de ação que o tomador dedecisão escolhe para melhor atingir os objetivos.Depende dos recursos de que pode dispor e da maneiracomo percebe a situação.

5- Situação: São os aspectos do ambiente que envolve otomador de decisão, muitos dos quais fora do seucontrole, conhecimento ou compreensão e que afetamsua escolha.

6- Resultado: é a consequência ou resultante de umadada estratégia

6 elementos da decisão:

Page 18: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de Negócios

7 ETAPAS DA DECISÃO:

1- Percepção da situação que envolve algum problema;

2- Análise e definição do problema;

3- Definição dos objetivos;

4- Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação;

5- Avaliação e comparação dessas alternativas;

6- Seleção da alternativa mais adequada ao alcance dosobjetivos;

7- Implementação da alternativa escolhida.

Page 19: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de Negócios

Comportamento organizacional

Comportamento organizacional é o estudo do funcionamento eda dinâmica das organizações e de como os grupos e osindivíduos se comportam dentro delas. É uma ciênciainterdisciplinar.Como a organização é um sistema cooperativo racional, elasomente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que acompõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo queindividualmente jamais conseguiriam. Por essa razão, aorganização se caracteriza por uma racional divisão do trabalhoe por uma determinada hierarquia.

Page 20: Teoria ou abordagem comportamental na administração

Escola de Negócios

O modo pelo qual os objetivos individuais são satisfeitosdetermina sua percepção do relacionamentoOrganização/indivíduo.

Esse relacionamento poderá ser percebido comosatisfatório para as pessoas que percebem que suasrecompensas excederam as demandas feitas sobre elas.

O indivíduo ingressa na organização e nela permanecequando espera que suas satisfações pessoais sejammaiores que seus esforços pessoais. Se acredita que seusesforços pessoais ultrapassam as satisfações, eles setorna propenso a abandonar a organização, se possível.