TEXTO I - conteudoseducar.com.br · semânticas no texto e entre textos, registros linguísticos....

13
EXERCÍCIO 16 TEMA “ÁGUA” Tipologias textuais, funções da linguagem, figuras de linguagem, gêneros discursivos, usos da vírgula, modalização, pronomes relativos, pronomes demonstrativos, acentuação gráfica, relações semânticas no texto e entre textos, registros linguísticos. TEXTO I ONU DIZ QUE ACESSO À ÁGUA POTÁVEL É DIREITO HUMANO Em: 28/07/2010 Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York. Resolução da Assembleia Geral recebeu 122 votos a favor, 1 41 abstenções e nenhum voto contra; quase 900 milhões de pessoas vivem sem água limpa em todo o mundo. Direito básico Resolução das Nações Unidas, 2 aprovada nesta quarta-feira, 3 declarou o acesso à água potável e ao saneamento básico um direito de todo ser humano. Segundo o documento votado pelos países-membros da ONU, 4 na Assembleia Geral, 5 é motivo de extrema preocupação o fato de 884 milhões de pessoas não terem acesso à água potável. Crianças O número dos que não recebem serviços de saneamento básico é quase 3 vezes maior, 6 chegando a 2,6 bilhões de pessoas. A resolução obteve 122 votos a favor, 7 41 abstenções e nenhum voto contra. Foi aprovado ainda o pedido do Conselho de Direitos Humanos para que a relatora independente do órgão, 8 Catarina de Albuquerque, 9 passe a apresentar um balanço anual sobre o tema à Assembleia Geral. Estudos analisados pela ONU revelam que pelo menos 1,5 milhão de crianças morrem, 10 anualmente, 11 antes de completar cinco anos por falta de água potável. O acesso à água limpa e ao saneamento básico faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, 12 uma agenda para erradicar ou reduzir males sociais até 2015. Fonte: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/182780.html,. Acesso em 24 abril 2014. 1ª questão Quanto à tipologia, o TEXTO I é predominantemente: A) argumentativo. B) descritivo. C) expositivo. D) narrativo. E) relato. 2ª questão Quanto ao gênero, o texto em estudo é: A) artigo de opinião. B) crônica. C) editorial.

Transcript of TEXTO I - conteudoseducar.com.br · semânticas no texto e entre textos, registros linguísticos....

Page 1: TEXTO I - conteudoseducar.com.br · semânticas no texto e entre textos, registros linguísticos. ... argumentativo. B) descritivo. C) expositivo. D) narrativo. E) relato. 2ª questão

EXERCÍCIO 16 – TEMA “ÁGUA” Tipologias textuais, funções da linguagem, figuras de linguagem, gêneros discursivos, usos da vírgula, modalização, pronomes relativos, pronomes demonstrativos, acentuação gráfica, relações semânticas no texto e entre textos, registros linguísticos.

TEXTO I

ONU DIZ QUE ACESSO À ÁGUA POTÁVEL É DIREITO HUMANO Em: 28/07/2010 Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Resolução da Assembleia Geral recebeu 122 votos a favor,1 41 abstenções e nenhum voto

contra; quase 900 milhões de pessoas vivem sem água limpa em todo o mundo.

Direito básico

Resolução das Nações Unidas,2 aprovada nesta

quarta-feira,3 declarou o acesso à água potável e ao

saneamento básico um direito de todo ser humano. Segundo o documento votado pelos países-membros

da ONU,4 na Assembleia Geral,

5 é motivo de extrema

preocupação o fato de 884 milhões de pessoas não terem acesso à água potável.

Crianças

O número dos que não recebem serviços de saneamento básico é quase 3 vezes maior,6

chegando a 2,6 bilhões de pessoas. A resolução obteve 122 votos a favor,7 41 abstenções e

nenhum voto contra. Foi aprovado ainda o pedido do Conselho de Direitos Humanos para que a

relatora independente do órgão,8 Catarina de Albuquerque,

9 passe a apresentar um balanço

anual sobre o tema à Assembleia Geral. Estudos analisados pela ONU revelam que pelo menos

1,5 milhão de crianças morrem,10

anualmente,11

antes de completar cinco anos por falta de água

potável. O acesso à água limpa e ao saneamento básico faz parte dos Objetivos de

Desenvolvimento do Milênio,12

uma agenda para erradicar ou reduzir males sociais até 2015.

Fonte: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/182780.html,. Acesso em 24 abril 2014.

1ª questão Quanto à tipologia, o TEXTO I é predominantemente:

A) argumentativo.

B) descritivo.

C) expositivo.

D) narrativo.

E) relato.

2ª questão

Quanto ao gênero, o texto em estudo é: A) artigo de opinião.

B) crônica.

C) editorial.

Page 2: TEXTO I - conteudoseducar.com.br · semânticas no texto e entre textos, registros linguísticos. ... argumentativo. B) descritivo. C) expositivo. D) narrativo. E) relato. 2ª questão

D) notícia.

E) reportagem

3ª questão Quanto à pontuação no TEXTO I, é CORRETO que as seguintes vírgulas foram empregadas em função de uma mesma regra:

A) 2, 3 e 6. B) 4, 5 e 12. C) 7, 10 e 12. D) 8, 9 e 12. E) 9, 10 e 12.

TEXTO II

O PROBLEMA DA ESCASEZ DE ÁGUA NO MUNDO

A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. De acordo com os números apresentados pela ONU - Organização das Nações Unidas - fica claro que controlar o uso da água significa deter poder.

As diferenças registradas entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento chocam e evidenciam que a crise mundial dos recursos hídricos está diretamente ligada às desigualdades sociais.

Em regiões onde a situação de falta d'água já atinge índices críticos de disponibilidade, como nos países do Continente Africano, onde a média de consumo de água por pessoa é de dezenove metros cúbicos/dia, ou de dez a quinze litros/pessoa. Já em Nova York, há um consumo exagerado de água doce tratada e potável, onde um cidadão chega a gastar dois mil litros/dia.

De acordo com os números apresentados pela ONU - Organização das Nações Unidas - fica claro que controlar o uso da água significa deter poder.

Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância ), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. A irrigação corresponde a 73% do consumo de água, 21% vão para a indústria e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico.

Um bilhão e 200 milhões de pessoas (35% da população mundial) não têm acesso a água tratada. Um bilhão e 800 milhões de pessoas (43% da população mundial) não contam com serviços adequados de saneamento básico. Diante desses dados, temos a triste constatação de que dez milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças intestinais transmitidas pela água. Vivemos num mundo em que a água se torna um desafio cada vez maior. A cada ano, mais 80 milhões de pessoas clamam por seu direito aos recursos hídricos da Terra. Infelizmente, quase todos os 3 bilhões (ou mais) d e habitantes que devem ser adicionados à população mundial no próximo meio século nascerão em países que já sofrem de escassez de água.

Já nos dias de hoje, muitas pessoas nesses países carecem do líquido para beber, satisfazer suas necessidades higiênicas e produzir alimentos.

Numa economia mundial cada vez mais integrada, a escassez de água cruza fronteiras, podendo ser citado como exemplo o comércio internacional de grãos, onde são necessárias 1.000 toneladas de água para produzir 1 tonelada de grãos, sendo a importação de grãos a maneira mais eficiente para os países com dé ficit hídrico importarem água.

Page 3: TEXTO I - conteudoseducar.com.br · semânticas no texto e entre textos, registros linguísticos. ... argumentativo. B) descritivo. C) expositivo. D) narrativo. E) relato. 2ª questão

Calcula-se a exaustão anual dos aquíferos em 160 bilhões de metros cúbicos ou 160 bilhões de toneladas.

Tomando-se uma base empírica de mil toneladas de água para produzir 1 tonelada de grãos, esses 160 bilhões de toneladas de déficit hídrico equivalem a 160 milhões de toneladas de grãos, ou metade da colheita dos Estados Unidos. Os lençóis freáticos estão hoje caindo nas principais regiões produtoras de alimentos:

• a planície norte da China;

• o Punjab na Índia e

• o sul das GreatPlains dos Estados Unidos, que faz do país o maior exportador mundial de grãos.

A extração excessiva é um fenômeno novo, em geral restrito a última metade do século.

Só após o desenvolvimento de bombas poderosas a diesel ou elétricas, tivemos a capacidade de extrair água dos aquíferos com uma rapidez maior do que sua recarga pela chuva.

Além do crescimento populacional, a urbanização e a industrialização também ampliam a demanda pelo produto. Conforme a população rural, tradicionalmente dependente do poço da aldeia, muda-se para prédios residenciais urbanos com água encanada, o consumo de água residencial pode facilmente triplicar.

A industrialização consome ainda mais água que a urbanização. A afluência (concentração populacional), também, gera demanda adicional, à medida que as pessoas ascendem na cadeia alimentícia e passam a consumir mais carne bovina, suína, aves, ovos e laticínios, consomem mais grãos.

Se os governos dos países carentes de água não adotarem medidas urgentes para estabilizar a população e elevar a produtividade hídrica, a escassez de água em pouco tempo se transformará em falta de alimentos.

Esses governos não podem mais separar a política populacional do abastecimento de água.

Da mesma forma que o mundo voltou-se à elevação da produtividade da terra há meio século, quando as fronteiras agrícolas desapareceram, agora também deve voltar-se à elevação da produtividade hídrica.

O primeiro passo em direção a esse objetivo é eliminar os subsídios da água que incentivam a ineficiência.

O segundo passo é aumentar o preço da água, para refletir seu custo. A mudança para tecnologias, lavouras e formas de proteína animal mais eficientes em termos de economia de água proporciona um imenso potencial para a elevação da produtividade hídrica. Estas mudanças serão mais rápidas se o preço da água for mais representativo que seu valor.

Com essa conscientização cada vez mais crescente, cada nação vem se preparando ao longo do tempo para a valorização e valoração de seus recursos naturais.

ww.cetesb.sp.gov.br/agua/Águas-Superf ic iais/37-O-Problema-da-Escassez-de-Água--no-Mundo Acesso em 24 abri l 2014.

Page 4: TEXTO I - conteudoseducar.com.br · semânticas no texto e entre textos, registros linguísticos. ... argumentativo. B) descritivo. C) expositivo. D) narrativo. E) relato. 2ª questão

4ª questão TRANSCREVEMOS a seguir fragmentos do TEXTO II. INDIQUE a alternativa em que o termo destacado é, simultaneamente, modalizador e marca de subjetividade.

A) ―Em regiões onde a situação de falta d'água já atinge índices críticos de

disponibilidade, como nos países do Continente Africano, onde a média de consumo de água por pessoa é de dezenove metros cúbicos/dia, ou de dez a quinze litros/pessoa.‖

B) ―A irrigação corresponde a 73% do consumo de água, 21% vão para a indústria

e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico.‖

C) ―Infelizmente , quase todos os 3 bilhões (ou mais) de habitantes que devem ser

adicionados à população mundial no próximo meio século nascerão em países que já sofrem de escassez de água.‖

D) ―Numa economia mundial cada vez mais integrada, a escassez de água cruza fronteiras, podendo ser citado com exemplo o comércio internacional de grãos, onde são necessárias 1.000 toneladas de água para produzir 1 tonelada de

grãos, sendo a importação de grãos a maneira mais eficiente para os países

com déficit hídrico importarem água. ‖

E) ―A extração excessiva é um fenômeno novo, em geral restrito a última metade

do século.‖ 5ª questão Não é rara a subversão da norma quanto ao emprego dos pronomes relativos tanto na linguagem oral quanto na escrita, como se observa no TEXTO II. Analise os fragmentos transcritos a seguir e IDENTIFIQUE aqueles em que o referido pronome foi empregado em conformidade com o registro padrão.

I- ―Em regiões onde a situação de falta d'água já atinge índices críticos de disponibilidade, como nos países do Continente Africano .‖

II- ―Já em Nova York, há um consumo exagerado de água doce tratada e potável,

onde um cidadão chega a gastar dois mil litros/dia.‖

III- ―Vivemos num mundo em que a água se torna um desafio cada vez maior. ‖

IV- ―Da mesma forma que o mundo voltou-se à elevação da produtividade da terra há meio século, quando as fronteiras agrícolas desapareceram, agora também deve voltar-se à elevação da produtividade hídrica. ‖

A) I, II. B) II, III. C) I, II, III. D) I, III, IV. E) II, III, IV.

Page 5: TEXTO I - conteudoseducar.com.br · semânticas no texto e entre textos, registros linguísticos. ... argumentativo. B) descritivo. C) expositivo. D) narrativo. E) relato. 2ª questão

TEXTO III

http://www.acritica.com.br/Fotos/charges/1996g.gif, Acesso em 24 abril 2014.

6ª questão A) A principal figura de linguagem a partir da qual se constrói a crítica no TEXTO III é:

A) catacrese. B) eufemismo. C) metáfora. D) paradoxo. E) zeugma.

B) EXPLICITE a crítica veiculada.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C) DESCREVA o plano simbólico a partir do qual se constrói a crítica.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 6: TEXTO I - conteudoseducar.com.br · semânticas no texto e entre textos, registros linguísticos. ... argumentativo. B) descritivo. C) expositivo. D) narrativo. E) relato. 2ª questão

7ª questão A função de linguagem que predomina no TEXTO III é

A) referencial. B) expressiva. C) apelativa. D) metalinguística. E) poética.

TEXTO IV TEXTO V

http://hugo-freitas.blogspot.com.br/2012/07/poluicao-e-falta-dagua-caema-

pode-ter.html Acesso em 24 abril 2014.

http://www.sociedadeativa.net/2011_08_10_archive.html

Acesso em 24 abril 2014. 8ª questão Há entre os TEXTOS IV e V a relação de:

A) adversidade. B) alternância. C) condição. D) consequência. E) finalidade.

9ª questão Quanto ao emprego dos pronomes demonstrativos nos TEXTO IV e V é CORRETO que:

A) a 1ª ocorrência do pronome no TEXTO IV está incorreta, uma vez que antecipa algo ainda não explicitado.

B) a 2ª ocorrência do pronome no TEXTO V justifica-se por fazer referência a algo próximo ao falante.

C) as duas ocorrências do pronome no TEXTO V apontam para passado próximo em relação ao momento da enunciação.

D) o pronome está corretamente empregado no TEXTO V por fazer referência a algo implicitamente enunciado por um dos interlocutores que compõem a cena.

E) no TEXTO V, o emprego do pronome demonstrativo não atende às normas da gramática, uma vez que refere-se a algo próximo ao falante, não ao ouvinte.

Page 7: TEXTO I - conteudoseducar.com.br · semânticas no texto e entre textos, registros linguísticos. ... argumentativo. B) descritivo. C) expositivo. D) narrativo. E) relato. 2ª questão

TEXTO VI

Água: a escassez na abundância

Hoje, 40% da população do planeta já sofre as consequências da falta de água. Além do aumento da sede no mundo, a falta de recursos hídricos tem graves implicações econômicas e políticas para as nações Mariana Segala Guia Exame Sustentabilidade 2012

A água é o recurso natural mais abundante do planeta. De maneira quase onipresente, ela

está no dia a dia dos 7 bilhões de pessoas que habitam o planeta. Além de matar a sede, a água

está nos alimentos, nas roupas, nos carros e na revista que está nas suas mãos — se você está lendo a reportagem em seu tablet, saiba também que muita água foi usada na fabricação do aparelho. Mas o recurso mais fundamental para a sobrevivência dos seres humanos enfrenta uma crise de abastecimento.

Estima-se que cerca de 40% da população global viva hoje sob a situação de estresse hídrico. Essas pessoas habitam regiões onde a oferta anual é inferior a 1 700 metros cúbicos de água por habitante, limite mínimo considerado seguro pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse caso, a falta de água é frequente — e, para piorar, a perspectiva para o futuro é de

maior escassez. De acordo com estimativas do Instituto Internacional de Pesquisa de Política

Alimentar, com sede em Washington, até 2050 um total de 4,8 bilhões de pessoas estará em

situação de estresse hídrico. Além de problemas para o consumo humano, esse cenário, caso se

confirme, colocará em xeque safras agrícolas e a produção industrial, uma vez que a água e o

crescimento econômico caminham juntos. A seca que atingiu os Estados Unidos no último verão — a mais severa e mais longa dos últimos 25 anos — é uma espécie de prévia disso. A falta de chuvas engoliu 0,2 ponto do crescimento da economia americana no segundo trimestre deste ano.

A diminuição da água no mundo é constante e, muitas vezes, silenciosa. Seus ruídos

tendem a ser percebidos apenas quando é tarde para agir. Das dez bacias hidrográficas mais

densamente povoadas do mundo, grupo que compreende os arredores de rios como o indiano Ganges e o chinês Yang-tsé, cinco já são exploradas acima dos níveis considerados sustentáveis. Se nada mudar nas próximas décadas, cerca de 45% de toda a riqueza global será produzida em regiões sujeitas ao estresse hídrico. "Esse cenário terá impacto nas decisões de investimento e nos custos operacionais das empresas, afetando a competitividade das regiões", afirma um estudo da Veolia, empresa francesa de soluções ambientais.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/populacao-falta-agua-recursos-hidricos-graves-problemas-economicos-

politicos-723513.shtml Acesso em 24 abril 2014.

10ª questão As palavras destacadas no TEXTO VI marcam, no contexto enunciativo em que se encontram, respectivamente as seguintes relações de sentido:

A) concessão, causa, concessão, explicação, adição. B) inclusão, conformidade, condição, causa, exclusão. C) adversidade, consequência, condição, conformidade, concessão. D) adição, causa, explicação, constatação, adversidade. E) condição, conformidade, concessão, explicação, inclusão.

Page 8: TEXTO I - conteudoseducar.com.br · semânticas no texto e entre textos, registros linguísticos. ... argumentativo. B) descritivo. C) expositivo. D) narrativo. E) relato. 2ª questão

TEXTO VII ALGUNS PONTOS ESSENCIAIS SOBRE A QUESTÃO MUNDIAL DA ÁGUA Escassez – O crescimento da população mundial, o desenvolvimento econômico não-sustentável (somado à poluição, ao desperdício e ao mau uso dos recursos hídricos) e a agricultura irrigada são os principais fatores que ameaçam as fontes de água doce no planeta. Quase 900 milhões de pessoas não possuem acesso à água limpa no mundo, segundo a ONU. Até 2050, o problema pode atingir quase a metade da população mundial. Além disso, coloca em risco os esforços para reduzir a fome no planeta. Para reverter esse quadro dramático, a ONU estabeleceu a meta de reduzir pela metade a população mundial sem acesso à água potável até o ano de 2015. Má distribuição – A má distribuição mundial dos recursos hídricos resulta de causas diversas, que vão desde fatores naturais, como a diversidade climática do planeta, àqueles de ordem política e social. Devido a questões naturais, há regiões que recebem menos de 250 mm anuais de chuva, como as áreas desérticas espalhadas pelos continentes. Por outro lado, em outros pontos do planeta a precipitação média anual ultrapassa os 2000 mm, como na Amazônia. Em termos políticos e sociais, há dificuldades de acesso à água potável e ao saneamento básico ligadas à falta de investimentos públicos e, também, à pobreza extrema. Agricultura – Amaior parte da água doce disponível para consumo no mundo é utilizada nos cultivos agrícolas. A tendência é essa utilização aumentar, porque a produção de alimentos precisará crescer para sustentar o crescimento populacional. Além de retirar água em quantidade exagerada dos rios, as lavouras com irrigação podem causar desmatamento e erosão do solo, o que prejudica ainda mais os mananciais. Conflitos – Cada vez mais escassa, a água é foco de conflitos internacionais, como ocorre no Oriente Médio e na África. Um terço de todas as bacias hidrográficas do mundo é compartilhado com mais de dois países. Nos últimos 50 anos, houve mais de 500 conflitos entre nações pelo acesso aos recursos hídricos. Doenças – A escassez de água e de saneamento básico leva ao aumento de doenças infecciosas. Água no Brasil – A distribuição de água no país é muito desigual. O maior volume está concentrado ao longo dos rios Amazonas e Tocantins, onde a concentração populacional é pequena. Nas grandes cidades, as chuvas não resolvem a falta de água, e, devido à impermeabilização do solo, elas causam enchentes e não são aproveitadas para o consumo. Mudanças no uso da água no Brasil – Entre as medidas para reduzir o desperdício de água em nosso país, cabe destacar: - a cobrança pelo uso da água – mesmo aquela não tratada e captada diretamente dos rios; - a criação de formas de reutilizar a água; - a conscientização da sociedade brasileira, habituada a pensar na água como recurso abundante e inesgotável.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26798 - Acesso em 24 abril 2014.

11ª questão A alternativa em que todas as palavras recebem acento gráfico em função de uma mesma regra é:

A) hídricos, água,além. B) até,má, há. C) climática, política, potável.

Page 9: TEXTO I - conteudoseducar.com.br · semânticas no texto e entre textos, registros linguísticos. ... argumentativo. B) descritivo. C) expositivo. D) narrativo. E) relato. 2ª questão

D) desérticas, básico, inesgotável. E) também, precisará, tonéis.

12ª questão O autor apresenta como causas para escassez da água:

A) desenvolvimento econômico não sustentável e cobrança do uso da água não tratada.

B) desmatamento e altas taxas cobradas pelo governo para distribuição de água.

C) distribuição desigual de água no país e campanhas de conscientização da população.

D) uso agrícola e impermeabilização de vias urbanas.

E) veiculação de doenças infecciosas pela água e erosão.

13ª questão

http://cadagotafazadiferenca.blogspot.com.br/2013/05/charges-criticam-situacao-da-agua-no.html - Acesso em 24 abril 2014.

EXPLICITE a crítica veiculada pela charge e FUNDAMENTE sua resposta a partir do plano simbólico acionado pelo autor.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 10: TEXTO I - conteudoseducar.com.br · semânticas no texto e entre textos, registros linguísticos. ... argumentativo. B) descritivo. C) expositivo. D) narrativo. E) relato. 2ª questão

14ª questão

http://www.wwf.org.br/?31763/Apesar-de-conhecer-como-economizar-gua-brasileiro-desperdia-valioso-recurso-natural - Acesso em 24 abril 2014.

A) Compare o consumo e desperdício da água:

- entre residências e indústria; - indústria e agricultura.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ B) INDIQUE uma ação para que o uso da água pela indústria ocasione menor impacto ambiental. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 15ª questão

Charge do Duke – Mineirão sem água, Minas Arena com multa

Por :Redação Portal Do Torcedor Em : 6 De Fevereiro De 2013

Page 11: TEXTO I - conteudoseducar.com.br · semânticas no texto e entre textos, registros linguísticos. ... argumentativo. B) descritivo. C) expositivo. D) narrativo. E) relato. 2ª questão

http://www.portaldotorcedor.net/charges/2013/02/charge-do-duke-mineirao-sem-agua-minas-arena-com-multa - Acesso em 24 abril 2014.

INFORME-SE sobre o contexto de produção da charge e responda ao que se pede:

A) EXPLICITE a crítica veiculada.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B) JUSTIFIQUE a grafia de ―gole‖, na forma como se lê na charge.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C) JUSTIQUE a grafia de ―pelo amor de Deus‖ em uma única sequência gráfica.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Proposta de redação Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo

de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua

portuguesa sobre a escassez de água potável, apresentando experiência ou proposta de ação

social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e

coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Page 12: TEXTO I - conteudoseducar.com.br · semânticas no texto e entre textos, registros linguísticos. ... argumentativo. B) descritivo. C) expositivo. D) narrativo. E) relato. 2ª questão

TEXTO I

APESAR DE CONHECER COMO ECONOMIZAR ÁGUA, BRASILEIRO DESPERDIÇA VALIOSO RECURSO NATURAL

26 Junho 2012 | 2 Comments O brasileiro desperdiça água, afirma conhecer formas de economizar o recurso, mas não as coloca em prática. A pesquisa - que faz parte do ―Programa Água para a Vida‖, uma parceria entre o WWF-Brasil e o Grupo HSBC – mostra que 68% dos entrevistados em 26 estados do país reconhecem o desperdício como a principal causa para o problema de abastecimento de água no futuro. Quase metade (48%) da população admite gastar água em suas casas com pouco controle. Há cinco anos, essa parcela representava 37%. Nos dois períodos, os entrevistados apontaram que diminuir o tempo de banho é a melhor forma de reduzir o consumo. No entanto, 30% informaram demorar mais de 10 minutos no banho em 2011, enquanto em 2006, 18% despendiam o mesmo tempo para a atividade. Estima-se que em um banho de 10 minutos sejam gastos 100 litros de água. Fechar a torneira ao escovar dentes, consertar vazamentos e não lavar calçadas com mangueira foram os outros meios destacados pelos quais o desperdício pode ser evitado. Outra questão revelada pelo estudo é o baixo conhecimento sobre o consumo de água no país. Para 81% da população, residências e indústrias são os grandes usuários e apenas 16% avaliam – corretamente – que a agricultura é a grande consumidora de água no Brasil. A produção agrícola é responsável por 70% do uso do insumo e pelo maior gasto sem controle. Além disso, a indústria é vista como a maior poluidora (77%). Ainda é desconhecido, por exemplo, que a poluição das águas por uso doméstico muitas vezes supera a poluição industrial em grandes centros urbanos. ―Esses dados demonstram que a percepção do problema se restringe ao ambiente onde vive a maioria da população do país: as grandes cidades. Não há uma visão integrada com a zona rural, onde estão as principais fontes do recurso, e do caminho que esta percorre até chegar às casas e apartamentos. O problema é visto da ―torneira para frente‖ e poucos o reconhecem da ―torneira para trás‖, explicou Maria Cecília Wey de Brito, CEO do WWF-Brasil.

A pesquisa aponta ainda que 67% dos domicílios pesquisados no país enfrentam algum tipo de falta d’água. No Nordeste, já existe escassez constante do recurso em 29% dos domicílios. Apesar disso, o consumo médio de água diário por habitante no país (185 l) é considerado mediano, próximo do da Comunidade Europeia (200 l), mas muito distante do de regiões secas

Page 13: TEXTO I - conteudoseducar.com.br · semânticas no texto e entre textos, registros linguísticos. ... argumentativo. B) descritivo. C) expositivo. D) narrativo. E) relato. 2ª questão

como o semiárido brasileiro, abaixo de 100 l, e partes da África subsaariana, abaixo de 50 l. O levantamento mostrou também que 87% das pessoas não conhecem a Agência Nacional de Águas (ANA), órgão regulador do recurso criado pelo governio federal em 2000, e o desmatamento foi apontado apenas por 1% dos entrevistados como uma das causas do agravamento do problema da água no país. ―O tema de água doce, seus problemas e oportunidades ainda precisam ser melhor compreendidos pelo cidadão brasileiro. A urbanização crescente nas últimas décadas fez com que mais de 80% da população passasse a morar nas cidades. O descompasso entre o reconhecimento do problema e a tomada de atitudes precisa ser compreendida. A visão sobre a água é limitada, assim como a percepção dos seus problemas‖, completa Maria Cecília. A pesquisa, encomendada pelo WWF-Brasil ao Ibope, ouviu 2.002 pessoas em novembro de 2011 em 26 estados da federação. http://www.wwf.org.br/?31763/Apesar-de-conhecer-como-economizar-gua-brasileiro-desperdia-valioso-recurso-naturalAcesso em 24 abril 2014.

TEXTO II

http://www.acritica.com.br/Fotos/charges/1996g.gif, Acesso em 24 abril 2014.

TEXTO III

http://aguaevida4.blogspot.com.br/2010/11/apenas-uma-charge-para-pensarmos-sobre.html - Acesso em 24 abril 2014.