Trabalho de Macroeconomia

5
Administração Prof. Tadeu Silvestre da Silva Nome: Bruna Oliveira Alves Carolina Guimaraes de Lucas Thais Harumi de Oliveira TRABALHO DE MACROECONOMIA Comente de forma sucinta a contribuição dada por John Maynard Keynes para a evolução do pensamento macroeconômico, enfatizando as implicações da oposição entre o postulado clássico da lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva. John Maynard Keynes discordou com a Lei de Say, na qual significa "a oferta cria a sua própria procura". E assim como Thomas Malthus, não acreditava que a produção de mercadorias geraria sempre a demanda suficiente para outras mercadorias. O Princípio da demanda efetiva determina que se deveria produzir a quantidade dada e não o que o sistema tivesse a capacidade de produzir. Assim, se não houver demanda não haverá produção tornando assim a capacidade de produção se torna ociosa. Keynes defendeu uma política econômica de Estado intervencionista, através da qual os governos usariam medidas fiscais e monetárias. Suas ideias serviram de base para a escola de pensamento conhecida como economia keynesiana. A partir dos estudos básicos sobre Contabilidade Nacional, explique: a) Defina o que é Produto Nacional Bruto (PNB) e aponte a diferença desse conceito para o Produto Nacional Líquido (PNL) e para o de Produto Interno Bruto (PIB). É uma expressão monetária dos bens e serviços produzidos por fatores de produção nacionais, independentemente do território econômico. Produto Nacional Líquido é PNB subtraído desse total o montante destinado à reposição da depreciação do sistema. O PIB é o valor de toda a produção de bens e serviços ocorrida dentro das fronteiras do país já o PNB considera as rendas recebidas do exterior por nacionais do país e desconta as que foram apropriadas por nacionais de outros países. b) Como é possível contornar o problema da dupla contagem do Produto Nacional? O problema da dupla contagem, ela torna o PIB muito maior do que ele realmente é. A solução é contar apenas os produtos finais, aqueles que não são usados na produção de outros produtos.

description

Questionário de Macroeconomia - mateiral para estudo

Transcript of Trabalho de Macroeconomia

Page 1: Trabalho de Macroeconomia

AdministraçãoProf. Tadeu Silvestre da SilvaNome: Bruna Oliveira Alves

Carolina Guimaraes de Lucas Thais Harumi de Oliveira

TRABALHO DE MACROECONOMIA

• Comente de forma sucinta a contribuição dada por John Maynard Keynes para a evolução do pensamento macroeconômico, enfatizando as implicações da oposição entre o postulado clássico da lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva. John Maynard Keynes discordou com a Lei de Say, na qual significa "a oferta cria a sua própria procura". E assim como Thomas Malthus, não acreditava que a produção de mercadorias geraria sempre a demanda suficiente para outras mercadorias. O Princípio da demanda efetiva determina que se deveria produzir a quantidade dada e não o que o sistema tivesse a capacidade de produzir. Assim, se não houver demanda não haverá produção tornando assim a capacidade de produção se torna ociosa.Keynes defendeu uma política econômica de Estado intervencionista, através da qual os governos usariam medidas fiscais e monetárias. Suas ideias serviram de base para a escola de pensamento conhecida como economia keynesiana.

A partir dos estudos básicos sobre Contabilidade Nacional, explique:a) Defina o que é Produto Nacional Bruto (PNB) e aponte a diferença desse conceito para o Produto Nacional Líquido (PNL) e para o de Produto Interno Bruto (PIB).

É uma expressão monetária dos bens e serviços produzidos por fatores de produção nacionais, independentemente do território econômico.Produto Nacional Líquido é PNB subtraído desse total o montante destinado à reposição da depreciação do sistema. O PIB é o valor de toda a produção de bens e serviços ocorrida dentro das fronteiras do país já o PNB considera as rendas recebidas do exterior por nacionais do país e desconta as que foram apropriadas por nacionais de outros países.

b) Como é possível contornar o problema da dupla contagem do Produto Nacional?

O problema da dupla contagem, ela torna o PIB muito maior do que ele realmente é.

A solução é contar apenas os produtos finais, aqueles que não são usados na produção de outros produtos.

• Defina o que é moeda. Aponte e explique suas funções e suas características. É o meio pela qual serve para facilitar as trocas. ●Meio troca – representa em direito sobre a riqueza existentes permitido ao seu portador adquirir certa quantidade a sua escolha. ●Unidade de conta- é descrita na troca indireta, a moeda aparece para satisfazer a

Page 2: Trabalho de Macroeconomia

necessidade de meio de pagamento. ● reserva de valor- a moeda permite armazenar e conserva o valor. Caraterísticas: ●moeda metálica- é representada por determinado peso de metal ●moeda de papel- nota de papel que expressa o valor em ouro ●moeda fiduciária- não possui lastro em mercadoria

• Ainda sobre economia monetária:

a) Explique como funcionam e para que servem seguintes instrumentos de política monetário: operações de Open Market (Mercado Aberto); e fixação de taxa de reserva (Depósito Compulsório).

As operações de open-market consistem em técnicas de intervenção dos Bancos Centrais nos mercados monetários através da compra e venda de títulos. Através destas operações, os Bancos Centrais conseguem regular a oferta de moeda numa economia e, por essa via, influenciar as taxas de juros praticadas pelos bancos. O Depósito Compulsório é uma das formas de atuação de um banco central para garantir o poder de compra da moeda em menor escala, para execução da politica monetária. é geralmente feito através de determinação legal, obrigando os bancos comerciais e outras instituições financeiras a depositarem, junto ao banco central.

b) Quais as funções que o Banco Central exerce na economia? Como o Banco Central pode controlar a oferta monetária? As funções é controlar oferta de moeda do país. Ele também tem que cumprir a meta da inflação imposta pelo Conselho Monetário, para isso controla essa meta através das taxas de juros. Ele controla a oferta de moeda através do sistema de mercado aberto. Quando há excesso de moeda na economia, ele emite títulos públicos, as pessoas compram e assim o governo tira dinheiro da economia. Quando ocorre falta de moeda na economia, o governo compra títulos públicos das pessoas e não emite outros, colocando dinheiro na economia.

c) Aponte e explique os três fatores determinantes (motivos) da demanda de moeda. Depois explique a repercussão de um aumento na taxa de juros sobre a demanda de investimento e a atividade econômica, de acordo com a perspectiva keynesiana.A demanda de moeda ocorre por três motivos: transação, precaução e especulação.-Transação: representa a guarda de moeda para se fazer face a pagamentos e recebimentos não são perfeitamente sincronizados-Precaução: é a guarda de moeda para cobrir gastos imprevistos.-Especulação: a moeda é considerada como reserva de valor e não apenas meio de troca.De acordo com Keynes a taxa de juros, tanto determina o ganho pela aplicação em título, como pela aplicação em investimentos diretos na atividade econômica que constituem o desenvolvimento nacional ou não. O incentivo para investir, depende da demanda de investimento e da taxa de juros. Então altas taxas de juros, o investidor não tem nenhum incentivo para fazer sua aplicação em investimento direto; mas, sim, aplicar em títulos e a queda da taxa de juros gera um incentivo a investir o que eleva ainda mais a renda.

Page 3: Trabalho de Macroeconomia

• Sobre o assunto Inflação:

• Defina Inflação e explique no que consiste a inflação de demanda; A inflação e o aumento continuo e generalizado do nível geral dos preços.a inflação de demanda consiste no excesso de demanda agregada em relação a produção disponível de bens e serviços .

• Aponte e explique dois efeitos produzidos pela inflação. ●Efeito distribuição de renda- a diminuição do poder aquisitivo das classes de baixa renda que dependem de rendimentos fixos com o passar do tempo vão ficando com o orçamento mais baixos em cada novo reajuste. ●Efeito mercado de capitais – em um processo inflacionário, acaba ocorrendo um desestimulo na aplicações de recursos como aplicações em cada cadernetas de poupanças, títulos e outros, mais estimula a aplicação de bens duráveis como terra, imóveis que se valorizam durante o processo de inflação.

• Sobre o setor público,

• Explique as funções do governo.

●função alocativa: relaciona-se à alocação de recursos por parte do governo a fim de oferecer bens públicos (ex. rodovias, segurança) ●função distributiva: é a redistribuição de rendas realizada através das transferências, dos impostos e dos subsídios governamentais. ex saúde publica ●função estabilizadora: é a aplicação das diversas políticas econômicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento

• Explique como o governo, através da política fiscal, pode promover induzir a economia a superar um quadro de desemprego.Aumentando os gastos públicos gera aumento no emprego.O governo pode provocar déficit através da Política Fiscal expansionista, visando incentivar um aumento do nível de atividade da economia. Ele deve atuar sobre as variáveis reais da economia, procurando diminuir a demanda agregada, até atingir o pleno emprego, diminuindo seus gastos e elevando a carga tributária sobre o consumo.

Explique como se manifestam sistemas tributários progressivos, regressivos e neutros. -Dizemos que o sistema tributário é progressivo quando a participação dos impostos na renda dos indivíduos aumenta conforme a venda aumenta, ou seja, paga mais quem ganha mais.-Quando o sistema é regressivo, a participação dos impostos na renda dos agentes diminui conforme a venda aumenta (paga mais quem ganha menos).-O sistema tributário é neutro quando a participação dos impostos na renda dos indivíduos é a mesma independente do nível de renda.

Page 4: Trabalho de Macroeconomia

• Observe os dados macroeconômicos do país X, relacionados abaixo:

(valores em bilhões de reais)

Y C I S PMgC (b)

(C/Y)

PMgS (1-b)

PMgI (bI)

10 10 0 0 0,8 0,2 0,15

20 18 1,5 2 0,8 0,2 0,15

30 26 3,0 4 0,8 0,2 0,15

40 34 4,5 6 0,8 0,2 0,15

• Complete a tabela;

• Calcule as funções de comportamento da economia;

• Demonstre algebricamente a situação de equilíbrio e o multiplicador;

Renda de equilíbrio Multiplicador y= 0,5+0,95y k= 1/1-b =1/1-0,8 =1/0,2 = 5

• Deduza algebricamente o efeito da variação de $ 2,00 no Investimento autônomo; Δ Ia=+2 Y=0,5+0,95Y+2 -0,95Y+=0,5+2 0.05Y=0,5+2 Y=50

• Após essa mudança no Investimento, deduza as novas funções que explicam o comportamento da economia, a nova situação de equilíbrio e verifique se houve mudança no multiplicador; C=2+0,8Y S=-2+0,2Y I=1,5+0,15Y+2 I =3,50+0,15Y

• Faça a representação gráfica;

• Analise o significado prático dessa nova conjuntura econômica.